sexta-feira, 15 de julho de 2022

Visita de Estado a Quénia do Presidente da República Úmaro Sissoco Embaló...

OS PRESIDENTES DA GUINÉ-BISSAU E DO QUÉNIA TROCAM CONDECORAÇÕES. 

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS ATRIBUIU AO PRESIDENTE UHURU MUIGAI KENYATTA A MEDALHA "AMÍLCAR CABRAL" E O PRESIDENTE QUENIANO CONFERE AO GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ A MAIS ALTA CONDECORAÇÃO QUENIANA.

AS DELEGAÇÕES DOS DOIS PAÍSES RUBRICAM UM ACORDO DE AMUZADE E COOPERAÇÃO QUE SELA AS RELAÇÕES GUINEENSE-QUENIANA E O ALTO NIVEL DA AMIZADE ENTRE OS CHEFES DE ESTADO DA GUINÉ-BISSAU E DO QUÉNIA.

Com Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

GUERRA NA UCRÂNIA - Vladimir Putin demite chefe da agência espacial russa Roscosmos

© Reuters

Por LUSA  15/07/22 

O Presidente russo, Vladimir Putin, demitiu hoje por decreto o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitry Rogozin, conhecido pelo seu estilo abrasivo e nacionalismo extremo.

Rogozin, de 58 anos, será substituído por Yuri Borissov, que até agora ocupava o cargo de vice-primeiro-ministro responsável pelo complexo militar-industrial russo, que também inclui o setor espacial.

Borissov, de 65 anos, vem das fileiras militares.

Dmitri Rogozin, que chegou à liderança da Roscosmos em 2018, destacava-se no mundo monótono dos burocratas russos com a publicação de 'memes' na rede social Twitter ou frases chamativas e provocativas na rede social Telegram.

Em cinco anos nesta posição, no entanto, não conseguiu conter o declínio da indústria espacial russa, prejudicada pela falta de inovação, pela corrupção e por estar obsoleta.

Em 2020, a Rússia perdeu o monopólio de enviar foguetes para o espaço através dos lançadores Soyuz, com a chegada no cenário da SpaceX, do bilionário Elon Musk.

Desde a ofensiva russa contra a Ucrânia em 24 de fevereiro, Rogozin, que também foi embaixador russo na NATO, fez declarações beligerantes em relação ao Ocidente, elogiando a destruição que as armas nucleares russas poderiam infligir.

A cooperação russo-ocidental no campo espacial também foi prejudicada pela invasão da Rússia na Ucrânia.

Essa mudança ocorre num cenário de crescentes tensões russo-ocidentais. Os russos e os norte-americanos acusam-se mutuamente de ambições militares no espaço.

A agência espacial russa Roscosmos trabalha nos campos civil e militar.


Leia Também: 

Pelo menos dez mísseis russos atingiram duas universidades de Mykolaiv, na manhã desta sexta-feira, segundo revelou Vitaliy Kim, governador da região.

"Hoje, os terroristas russos atacaram as duas maiores universidades de Mykolaiv. Pelo menos dez mísseis. Agora, atacam a nossa educação", apontou o responsável, na rede social Twitter.

O governador apelou ainda "às universidades de todos os países democráticos [para] que declarem a Rússia aquilo que ela é realmente - a terrorista", rematou.

O bombardeamento surge um dia depois do ataque a uma escola na mesma região, bem como do 'massacre' em Vinnytsia, perto de Kyiv, que provocou, pelo menos, 23 vítimas mortais - entre elas três crianças -, e mais de 100 feridos...Ler Mais


A Comissão Europeia propôs hoje uma proibição, na União Europeia (UE), às importações de ouro russo e um reforço dos controlos às exportações de tecnologia avançada, medidas que visam um "alinhamento das sanções" europeias com as internacionais.

"O pacote de hoje irá introduzir uma nova proibição de importação de ouro russo, reforçando ao mesmo tempo a nossa dupla utilização e os nossos controlos de exportação de tecnologia avançada", indica o executivo comunitário em comunicado.

De acordo com Bruxelas, o objetivo é "reforçar o alinhamento das sanções da UE com as dos parceiros do G7".

Além disso, "reforçará também os requisitos de apresentação de relatórios, a fim de tornar mais rigorosos os congelamentos de bens da UE", adianta a instituição europeia...Ler Mais

ONU - Egito anuncia retirada dos seus 'capacetes azuis' de missão no Mali

© iStock

Por LUSA  15/07/22  

A missão das Nações Unidas no Mali (Minusma) anunciou hoje que o Egito retira os seus 'capacetes azuis' em meados de agosto, que o Cairo justifica com ataques que já provocaram este ano sete mortos entre os seus militares.

O anúncio da retirada e consequente suspensão das atividades do Egito no Mali foi feito pelo porta-voz da Minusma, Olivier Salgado.

"Confirmamos que o Egito, através da sua Missão Permanente junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, manifestou no início da semana a sua preocupação com o aumento dos ataques contra as suas forças de paz que escoltam os comboios que abastecem as nossas bases no centro e norte do Mali. Esses ataques causaram a morte de sete soldados egípcios desde o início do ano", lê-se num comunicado assinado por Olivier Salgado.

"Fomos informados que o contingente egípcio suspenderá temporariamente suas atividades dentro da Minusma a partir de 15 de agosto", acrescentou.

A ONU tem sempre afirmado que a segurança das suas forças de paz é uma prioridade.

Atualmente, o Egito contribui com cerca de 1.030 soldados e 24 funcionários para a missão da ONU no Mali.

A Minusma tem 17.609 efetivos destacados no Mali (15.209 dos quais são militares ou polícias), e é há anos a missão mais perigosa da ONU, enfrentando ataques de grupos fundamentalistas islâmicos que atuam com relativa liberdade em toda a metade norte do país.

O anúncio egípcio ocorre dias depois da junta militar no poder no Mali ter detido 49 militares costa-marfinenses -- motivando fortes críticas de Abidjan -, e de ter divulgado na quinta-feira a suspensão da rotação dos contingentes de 'capacetes azuis' da Minusma.

A decisão de suspender as rotações surge num contexto de tensão crescente com todas as missões estrangeiras no país, principalmente o contingente francês, mas também a própria Minusma.

O mandato da Minusma, presente no Mali desde 2013, foi renovado por um ano em 29 de junho, mas com a "firme oposição" do Mali à liberdade de circulação destes para investigações relacionadas com os direitos humanos.

O Mali foi palco de dois golpes militares em agosto de 2020 e maio de 2021.

A crise política anda a par de uma grave crise de segurança, desde 2012, marcada por rebeliões secessionistas e atividades de movimentos fundamentalistas islâmicos no norte que se estenderam a outras zonas do país e aos vizinhos Burkina Faso e Níger.

Visita de Estado a Quénia do Presidente da República Úmaro Sissoco Embaló... Encontro bilateral no State House em Nairóbi.... Com direito a 21 tiros de salvas de canhões

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ RECEBIDO COM UMA PARADA MILITAR CONSTITUÍDA POR UM BATALHÃO DA FORÇAS AÉREA QUENIANA.

A cerimônia com Honra de Estado para o Presidente Úmaro Sissoco Embaló, que está no Quênia em uma visita de Estado de três dias, incluiu uma saudação de 21 tiros de canhão.

Depois das saudacoes militares seguiu-se um encontro bilateral no State House em Nairobi entre as delegações dos dois países.