segunda-feira, 2 de novembro de 2020


Presidente da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embalo torceu hoje na pista do Aeroporto Internacional de Ouagadougou, para apoiar o Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, de luto desde 27 de outubro após a morte do seu pai.

Umaro Sissoco Embalo foi recebido no aeroporto pelo Primeiro-Ministro, Christophe Dabiré. Após um breve encontro com o chefe do governo de Burkinabè, o presidente Embalo irá com seu homólogo Issoufou a Tuiré em Ganzourgou, onde Charles Bila Kaboré será enterrado.



Fonte: Diretoria de Comunicação da Presidência de Burkina Faso

02 de Novembro de 2020

Agência de Notícias da Guiné-Bissau

Revistas coreanas - Desfiles militares e civis, 10 de outubro, 75º aniversário da fundação do Partido Trabalhista da Coréia













Dia dos defuntos: FIÉIS CATÓLICOS DEPOSITAM COROAS DE FLORES NOS TÚMULOS DOS SEUS ENTES-QUERIDOS

Por  Jornal Odemocrata  02/11/2020

Os fiéis católicos guineenses depositaram esta segunda-feira, 02 de Novembro de 2020, coroas de flores nos túmulos de seus familiares, amigos e entes-queridos no cemitério de Antula em Bissau. Este ano, a celebração da data pela comunidade católica não teve ambiente diferente.

Uma equipa de repórteres do Jornal O Democrata esteve no cemitério de Antula para reportar a cerimónia que, para muitos, é de reflexão e de honra aos defuntos. O ambiente registado foi de muita tristeza em homenagem aos familiares falecidos.

A diferença registada este ano tem a ver com a situação da pandemia provocada pelo novo coronavírus covid-19 pelo que não foi possível a realização da Santa Missa na capela do cemitério visitado pelo repórter como acontecia nos anos anteriores.

Mas alguns dos fiéis católicos entraram na capela e fizeram as suas orações e outros preferiram fazer as orações nas campas dos seus familiares e entes-queridos.

Outra situação registada tem a ver com o desrespeito das regras ou medidas de prevenção. Notou-se que não há cumprimento do distanciamento social nem tão pouco a lavagem das mãos, e a maioria das pessoas não utilizou máscaras faciais.

Alguns dos entrevistados pelo semanário disseram que o dia dos fiéis defuntos constitui um dia de grande emoção pela perda irreparável dos seus familiares, amigos e entes queridos, realçando a importância de os familiares concentrarem-se no cemitério em para honrar a memoria os falecidos, e rezar pelas almas dos seus familiares, amigos e entes queridos para que tenham o perdão de Deus.

“Deus é maior. Ele quem dá e tira e por mais que acontecer não há força para enfrentar a vontade Deus. Por isso, temos que nos conformar com a esperança de que todos esperam um dia deixar este mundo para” disseram alguns dos fiéis entrevistados pelo O Democrata.

Por: Carolina Djemé

Foto: C.D

Guiné-Bissau: Afinal são mais de 30 milhões de FCFA “desviados” pelo diretor financeiro do Ministério “de Jorge Malú”

Por CNEWS  novembro 2, 2020

São, afinal, mais de 31 milhões de Francos CFA supostamente desviados pelo diretor financeiro do Ministério da Energia e do Recursos Naturais da Guiné-Bissau, Joaquim da Silva, apurou o Capital News, esta segunda-feira (02.11), junto de uma fonte da instituição governamental.

Segundo a fonte, o financeiro, que se encontra detido na Polícia Judiciária (PJ), desde sexta-feira (30.10), antes de levantar 22 milhões de FCFA no Ministério das Finanças, já “teria levantado mais de 10 milhões de Francos CFA nos cofres do Ministério, dinheiro que terá entregue a um vidente, no sentido de este multiplicar o valor, conforme o próprio Joaquim da Silva teria explicado à PJ.

A fonte sublinhou que “o responsável pelas finanças do Ministério da Energia e dos Recursos Naturais, poucas horas depois de ter levantado mais de 22 milhões de francos CFA, dia 29 de outubro, no Ministério das Finanças, teria apoderado dos três milhões, e entregado, novamente, 19 milhões ao vidente, de nome Mussá Candé, que teria poderes para a multiplicação do dinheiro, através do mistério que faz na sua residência, no Bairro Militar, em Bissau.

Alfa, outro nome citado como colaborador do vidente Mussá, é identificado pela fonte contactada pelo CNEWS, como alguém que “frequentava sistematicamente” o Ministério da Energia e dos Recursos Naturais, e o gabinete do diretor financeiro daquela instituição. A fonte revela que “os dois, Mussá e Alfa, e as respetivas famílias encontram-se em parte incerta, desde que receberam os últimos 19 milhões. Mas “os suspeitos estão a ser procurados pela Polícia Judiciária”, disse a fonte.

Em relação a mais de três milhões de FCFA, destinados para pagar a viagem ao estrangeiro, do ministro Jorge Malú, o confidente do CNEWS informou que uma parte do valor “foi recuperada das mãos do Motoristas de Joaquim da Silva e a outra, das próprias mãos do diretor financeiro, agora detido”.

Contactada pelo CNEWS, uma fonte do Ministério das Finanças confirmou ter efetuado pagamentos para trabalhos preparativos da reunião dos Ministros da Energia dos países membros da Organização para Valorização do Rio Gâmbia (OMVG), e que “não pode haver novos pagamentos para o mesmo fim”, afirma.

A reunião em causa deverá ter lugar em Bissau, nesta primeira semana de novembro.

Guiné-Bissau: Polícia mata jovem e fere “gravemente” duas pessoas em Safim

Por CNEWS novembro 2, 2020

Um jovem morreu este domingo (01.11), em Safim, no norte da Guiné-Bissau, na sequência de tiros disparados contra a sua pessoa, pelo comandante da polícia local, com quem a vítima esteve envolvida numa “discussão acesa”, informou ao Capital News, fonte da corporação policial.

De acordo com a mesma fonte, duas outras pessoas, ficaram feridas e em “estado grave”, também por causa dos disparos do comandante da Polícia.

Revoltados com a situação, revela a fonte, os familiares da vítima mortal tentaram, esta segunda-feira, invadir a esquadra da polícia de Safim, em jeito de represália, mas a “pronta intervenção” dos agentes da Guarda Nacional (GN) e da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), que saíram de Bissau, evitou o pior e a situação “está agora aparentemente ultrapassada”. O funeral do jovem realiza-se esta tarde, as 16horas, mas “vamos continuar aqui até que tudo se acalme definitivamente”, disse ao Capital News, um agente da Guarda Nacional, presente no local.

Vários responsáveis da polícia, incluindo o Comandante Geral da Guarda Nacional (Sadjo Sissé), e o Comissário Nacional da Polícia de Ordem Pública (POP), Tomás Djassi, deslocaram-se ao lugar dos acontecimentos, para “serenar” os ânimos.


Observadores dizem que eleições na Costa do Marfim não foram credíveis

© Reuters
 Por LUSA   02/11/20 

A missão de observação eleitoral conjunta do centro Carter e do instituto EISA disseram hoje, em Abidjan, que as eleições presidenciais de sábado na Costa do Marfim "não foram credíveis" devido a numerosos incidentes e ao boicote da oposição.

"O contexto político e de segurança não permitiu a organização de uma eleição presidencial competitiva e credível", de acordo com a missão de observação conjunta do Instituto Eleitoral para a Democracia Sustentável em África (EISA) e do Centro Carter, uma organização não-governamental (ONG) que trabalha na promoção da democracia e dos direitos humanos e na resolução pacífica de conflitos.

As duas organizações divulgaram hoje um relatório sobre o escrutínio, quando se aguarda ainda a divulgação dos resultados globais e numa altura em que os dados parciais divulgados pela Comissão Eleitoral Independente (CEI) dão a liderança ao Presidente cessante, Alassane Ouattara, cuja candidatura é considerada inconstitucional pela oposição.

"O processo eleitoral excluiu um grande número de forças políticas da Costa do Marfim e foi boicotado por parte da população num ambiente de segurança volátil", de acordo com o mesmo relatório.

Quarenta das 44 candidaturas presidenciais foram invalidadas pelo Conselho Constitucional, e a oposição tinha apelado à "desobediência civil" e ao boicote, denunciando a candidatura do Presidente Ouattara a um controverso terceiro mandato.

"A votação foi marcada por um grande número de incidentes. Em seis das 17 regiões observadas (a Costa do Marfim tem 31 regiões) a organização do escrutínio foi gravemente afetada, com pelo menos 1.052 mesas de voto que não puderam abrir", aponta-se no relatório.

Foram criadas cerca de 22.000 mesas de voto em todo o país, de acordo com a Comissão Eleitoral.

No dia da votação, registaram-se pelo menos cinco mortes em numerosos incidentes e confrontos que afetaram principalmente a metade sul do país, de acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP).

No domingo, ainda segundo a AFP, quatro pessoas da mesma família morreram em consequência de um incêndio na sua casa e na sequência de tumultos em Toumodi, a cerca de 40 quilómetros de Yamoussoukro (centro), segundo o testemunho de habitantes locais.

Os observadores disseram ainda que "a taxa de participação observada é mista e mostra fortes disparidades, com uma taxa elevada no norte, baixa no centro e oeste e muito variável no sul do país".

"Estes problemas ameaçam a aceitação dos resultados pela população e a coesão do país", adverte a missão de observação.

Cerca de 30 pessoas tinham morrido em incidentes violentos desde o anúncio, em agosto, da candidatura do Presidente Ouattara.

O ambiente continua tenso na Costa do Marfim, onde se receia uma nova crise pós-eleitoral, dez anos após as eleições presidenciais de 2010, em que 3.000 pessoas morreram, na sequência da recusa do então presidente Laurent Gbagbo em admitir a derrota para Ouattara.


Guiné-Conacri: Tribunal Constitucional tem seis dias para decidir sobre resultados eleitorais

Conacri: Bola está agora no Tribunal Constitucional, único órgão competente, para a resolução de litígios eleitorais. O prazo para interposição de recursos expirou neste domingo, às 00h00.

Na Guiné-Conacri, os resultados provisórios das eleições presidenciais proclamados pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) dão a Alpha Condé o vencedor com 59,49%, seguido do seu eterno rival Cellou Dalein Diallo, que obteve 33%.

Esses resultados são contestados e rejeitados em bloco pelo coletivo de dez candidatos que denunciam “fraude maciça”. “Refinado” ao bloco pelas recentes observações da União Europeia, França e Estados Unidos, que por unanimidade manifestaram reservas aos resultados provisórios proclamados pela CENI, os adversários de Alpha Condé decidiram todos levar petições em litígio perante o Tribunal Constitucional, na esperança de que este seja capaz de restaurar a “verdade das urnas”.

Como desembaraçar os emaranhados? A instituição encarregue de resolver a disputa eleitoral tem agora, no máximo, seis dias para decidir. A arbitragem do Tribunal Constitucional, que é o único competente para validar ou invalidar os resultados, não durará mais de uma semana.

De acordo com o artigo 163 do Código Eleitoral, após a apresentação pela CENI dos resultados provisórios, se não houver disputa relativa à regularidade das operações eleitorais por um dos candidatos a Escriturário do Tribunal Constitucional no prazo de oito ( 8) dias após o dia da divulgação da primeira totalização (24 de outubro de 202), o Tribunal Constitucional proclama o Presidente da República eleito.

No entanto, especifica o texto, em caso de litígio, o Tribunal Constitucional examina os pedidos formulados antes de proclamar os resultados finais.

“ Em caso de litígio, o pedido é comunicado pelo Secretário do Tribunal Constitucional aos demais candidatos interessados, que têm o prazo máximo de quarenta e oito (48) horas para apresentarem o memorando de resposta”, afirma o artigo 166 do Código Eleitoral.

Em seu artigo 167, o Código dispõe que “ O Tribunal Constitucional decide no prazo de três (3) dias após a transmissão das alegações. O seu julgamento implica a proclamação final ou a anulação da eleição ”.

Por Africaguinee

Recursos naturais: DAF DESVIOU 22 MILHÕES E ENTREGOU 19 A UM VIDENTE (MURU) PARA MULTIPLICA-LOS

Por Jornal Odemocrata 02/11/2020 

O diretor financeiro do ministério da Energia e Recursos Naturais, Joaquim António da Silva, confirmou à Polícia Judiciária (PJ) que desviou 22 milhões de Francos CFA levantados do Tesouro Público e que terá entregado 19 milhões de Francos CFA a um vidente (muru) para que este multiplicasse a soma para 40 a 50 milhões de Francos CFA e depois reporia a parte do ministério.

Joaquim António da Silva foi detido na passada sexta-feira, 30 de outubro de 2020, pela polícia judiciária, depois da denúncia do desaparecimento de 22 milhões de Francos CFA. 

De acordo com o site Capital News, parte desta soma era destinada para os trabalhos preparativos da reunião do Conselho de Ministros da Organização para Valorização do Rio Gâmbia (OMVG), num total de 19.947.500 Francos CFA, 3 429 680 Francos CFA estavam destinados ao pagamento de uma “Ordem de Missão”, do ministro Jorge Malú.

O suspeito, de acordo com a informação apurada pelo jornal O Democrata, negou inicialmente que tivesse desviado o dinheiro, alegando que tinha sido roubado do seu caro, porque o vidro da janela da viatura estava baixada e alguém aproveitou e abriu a porta e pegou a pasta que continha o dinheiro.

“Depois de algumas horas de interrogatório acabou por confessar-nos que desviara o dinheiro e que entregou 19 milhões de francos cfa a um vidente para que este o pudesse multiplicar para 40 ou até 50 milhões de Francos CFA e só depois devolveria a parte do ministério”, contou a nossa fonte.

O Democrata soube que o vidente mora no bairro Cuntum Madina, mas reunia-se com o suspeito no seu escritório no bairro militar. A fonte avançou que Joaquim António da Silva, nem sequer conhece a casa do vidente que lhe prometera multiplicar o dinheiro.

Segundo a fonte, agentes da PJ deslocaram-se acompanhados de uma testemunha que conhece a casa do vidente, mas não o encontraram. E frisa que, neste momento o vidente estará em fuga e que a polícia vai continuar a fazer o seu trabalho.

“O Joaquim entregou ao vidente 19 milhões de Francos CFA. O resto de três milhões de francos CFA entregou ao condutor e este passou todo o dinheiro a PJ que está a investigar o caso” informou a nossa fonte, para de seguida assegurar que o Joaquim António da Silva, continua preso nas instalações da PJ.

Por: Assana Sambú

Partido no poder na Costa do Marfim deixa avisos à oposição

Ex-primeiro-ministro Pascal Affi N'Guessan, um dos candidatos inscritos

Por DW.COM

A oposição na Costa do Marfim não reconhece a validade das presidenciais de sábado, das quais Alassane Ouattara deverá sair vencedor. Partido no poder já avisou que não aceitará "qualquer tentativa de desestabilização".    

"O RHDP adverte Affi N´Guessan [porta-voz da oposição] e outros contra qualquer tentativa de desestabilizar o país", disse o diretor executivo do partido, Adama Bictogo, numa conferência de imprensa.

Bictogo também acusou os responsáveis da oposição de serem os "patrocinadores" da violência que manchou as eleições de sábado (31.10) e que provocou pelo menos duas mortes.

Os principais partidos da oposição afirmaram que pelo menos 12 pessoas morreram em confrontos, enquanto decorriam as votações.

"Lamentamos os mortos", tendo os "agressores da oposição" como patrocinadores "os vários responsáveis da oposição, que são Affi N´Guessan, Guikahue, Mabri e outros", enumerou Adama Bictogo na conferência de imprensa.

O responsável apelou à "firmeza das autoridades" do país e disse que ninguém está acima da lei.

Oposição pede "transição civil"

A oposição, que boicotou as eleições presidenciais no sábado (31.10) e apelou à "desobediência civil" e a um "boicote ativo" em protesto contra a candidatura do Presidente Alassane Ouattara a um terceiro mandato, pediu uma "transição civil" para que sejam criadas as condições para a realização de um escrutínio justo e transparente.

"Os partidos e grupos políticos da oposição constatam o fim do mandato do Presidente Ouattara e apelam à abertura de uma transição civil a fim de serem criadas as condições para uma eleição presidencial justa, transparente e inclusiva", disse o ex-primeiro-ministro Pascal Affi N'Guessan, que faz parte dos candidatos inscritos.

Polícia usou gás lacrimogéneo para dispersar apoiantes da oposição em Abidjan

Este pedido foi feito antes do anúncio final dos resultados que devem dar uma vitória ao Presidente Alassane Ouattara, no poder há uma década.

A oposição "pede a mobilização geral dos marfinenses para derrotar a ditadura e a perda do mandato do Presidente cessante Alassane Ouattara", frisou Affi N'Guessan, que falava na residência do ex-presidente Henri Konan Bédié.

Resultados parciais dão vitória a Ouattara

A Comissão Eleitoral começou no domingo (01.11) a divulgar os resultados parciais das eleições, mas sem um adversário real devido ao boicote da oposição, o Presidente Ouattara deve vencer com uma pontuação favorável.

Alassane Ouattara, 78 anos, no poder há 10 anos, concorre contra o antigo chefe de Estado Henri Konan Bédié (no cargo de 1993 a 1999), de 86 anos.

Os dois candidatos mais jovens na corrida são o ex-primeiro-ministro de Laurent Gbagbo, Pascal Affi N'Guessan, 67 anos, e o independente Kouadio Konan Bertin, 51 anos, cujas candidaturas têm, segundo os analistas, poucas possibilidades. 

Apenas quatro das 44 candidaturas apresentadas foram validadas pelo Conselho Constitucional, que deixou de fora outro dos líderes históricos do país, o ex-Presidente Laurent Gbagbo, 75 anos, no poder de 2000 a 2010, recentemente absolvido pelo Tribunal Penal Internacional.

Desde agosto, altura em que Ouattara, anunciou a sua recandidatura, vários incidentes e confrontos causaram já cerca de 30 mortes, reforçando os receios de uma escalada de violência étnica, dez anos após a crise pós-eleitoral de 2010 de que resultaram 3.000 mortos.

CCIAS empossa membros eleitos da Associação de Retalhistas dos Mercados de Bafatá PT2


Presidente em exercício da CCIAS-Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Seviços, MamaSamba Embaló confere posse ao Presidente da Associação dos Retalhistas dos Mercados de Bafatá, Ba Seco Camará.

Radio Bantaba

Italian Police Swoop on Nigeria Mafia Group, Arrest 73 including itheir leader, 50-year-old Emmanuel Okenwa aka ‘Boogye’:

By: 9newsng.com  
November 1, 2020

It was the end of the road for dozens of members of a notorious Nigerian mafia called the Vikings in Italy as the police swooped on them in the last two days, leading to the arrest of about 73 members of the dreaded cult, including their leader, 50-year-old Emmanuel Okenwa aka ‘Boogye’ during the week.

Agency reports yesterday quoted Italian police as saying that Okenwa was arrested by undercover officers in the city of Verona as he prepared to flee the country.

More than 200 Italian policemen were involved in the operation which was carried out in Turin and Ferrara.

In all, 31 people were arrested in Ferrara. A further 43 were taken into custody in Turin, including several women who allegedly ran prostitution rackets.

According to the Italian authorities, the Vikings and other groups traffic Nigerian women to Italy and force them to work as prostitutes.

Gang members have names such as “Strike chief”, “Executional” and “Arkman”.

Each group demands a cult-like loyalty from its followers and subjects’ new members to initiation rites.

Bologna preliminary investigations judge Gianluca Petragnani Gelosi said the Vikings’ criminal plan was to “violently annihilate” other Nigerian crime outfits and take over their turf.

Interior Minister Luciana Lamorgese said the police guard against criminal organisations and their illegal trafficking was high even amid the COVID emergency.

The outlawed group, which also goes by the name Arobaga Vikings or Norsemen Kclub, according to reports, is organised into local cells called Decks and is present in many Italian cities.

According to reports, rival groups include the Maphites, the Eiye and the Black Axe, all of them largely composed of Nigerian immigrants.

Trafficking Nigerian women to Italy to become street prostitutes is one of their most lucrative criminal activities.

The Nigerian government in 2003 had established the National Agency for the Prohibition of Trafficking in Persons (NAPTIP), a law enforcement agency to combat human trafficking and other similar human rights violations.

In spite of this, women and girls – some as young as 14 – are still being lured to Italy with the offer of jobs as hairdressers, beauticians and baby sitters, only to end up as sex slaves.

The UN migration agency estimates that 80 per cent of Nigerian women who come to Italy are victims of sex trafficking.

Many of the women are forced to undergo voodoo-style religious rituals in which they are told they or their families will be harmed if they try to escape the sex trade.

It is common to see young Nigerian women touting for business along busy roads in Italy, especially during the summer.

~Thisday Newspapers

Como descobrir se alguém está mentindo pra você


 Fatos Desconhecidos 

Uma vez por ano na cidade de Yoro (Honduras) chove peixe. Geralmente acontece no fim de maio ou no início de junho, por um ou dois dias. Cientistas não sabem explicar o porque isso acontece ou de onde vem os peixes.

 Fatos Desconhecidos 


Guiné-Bissau: Política - Dezenas de militantes do PAIGC do Círculo Eleitoral 26 aderiram ao projecto político de MADEM - G15 - Movimento para Alternância Democrática.


 TGB Televisão da Guiné-Bissau

Turismo e Hotelaria - Foi lançado o programa “nô raça” na presença de membros do Governo e Corpo Diplomático acreditados no país. A iniciativa é da Direcçao-geral da Promoçao, Investimentos e Hoteleiros.


A secretária de Estado do Turismo e Artesanato diz que a divulgaçao do programa “nô raça” irá proporcionar a visibilidade étcnico-cultural da Guiné-Bissau.


TGB Televisão da Guiné-Bissau



Mulheres de zona de São Paulo escolheram Seco Baio como padrinho. By Mustafa Cassamá

Guiné-Bissau: Política - A juventude do Movimento para Alternância Democrática reuniu-se com objectivo de alinhar novas estratégias.




 TGB Televisão da Guiné-Bissau


Primeiros resultados confirmam vitória esperada de Alassane Ouattara na Costa do Marfim

Presidente Alassane Ouattara vota no sábado, 31 outubro 2020

Por VOA

Oposição boicotou por considerar ilegal a candidatura de Ouattara depois de dois mandatos

Os primeiros resultados da eleição presidencial de sábado, 31, na Costa do Marfim apontam para a reeleição de Alassane Ouattara, que assim entra num terceiro mandato.

As eleições foram boicotadas pela oposição que pediu neste domingo, 1, uma "transição civil".

A Comissão Eleitoral (CE), protegida por um fortedispositivo policial, iniciou neste domingo o anúncio dos primeiros resultados pela televisão.

Como era previsível, uma vez que a oposição boicotou o pleito, Ouattara, que disputa um terceiro mandato, será o vencedor das presidenciais, segundo os primeiros resultados.

Os primeiros número reflectem uma vitória clara do Presidente sobretudo no seu reduto, no norte do país, onde venceu na capital regional, Korhogo, com 98% dos votos e participação de 88% dos eleitores.

Os principais candidatos da oposição preferiram não fazer campanha, já que consideraram um "golpe de Estado eleitoral" que Ouattara disputasse um terceiro mandato, embora a Constituição marfinense só contemple dois.

Ouattara defendeu que, com a nova Constituição de 2016, ele tinha, até agora, completado um único mandato, o que lhe permitia concorrer agora.

"Os partidos e grupos políticos da oposição constataram o fim do mandato" de Ouattara e "pedem o início de uma transição civil para criar condições de eleições presidenciais justas, transparentes e inclusivas", assegurou hoje em conferência de de imprensa, o ex-primeiro-ministro e candidato opositor Pascal Affi N'Guessan.

As eleições foram marcadas por assembleias de voto fechadas, roubos em lugares de votação, boletins de voto vandalizados e, pelo menos, duas pessoas morreram em confrontos no centro de Tiebissou e Oume.

Nos últimos meses, pelo menos 30 pessoas foram mortas em confrontos que reavivaram os temores de uma repetição da crise pós-eleitoral de 2010-2011, quando três mil pessoas morreram depois que o então Presidente Laurent Gbagbo se recusou a aceitar a derrota para Ouattara.

No sábado, os protestos degeneraram em confrontos entre comunidades étnicas que apoiam facções políticas rivais em Tiebissou, Oume, Yopougon, um distrito pobre de Abidjan, e na cidade de Gboguhe, no centro-oeste, segundo testemunhas.