sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Assinado Convénio/Acordo de Parceria Técnica entre o Ministério da Defesa Nacional e Combatentes da Liberdade da Pátria e o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática

Assinado Convénio/Acordo de Parceria Técnica entre o Ministério da Defesa Nacional e Combatentes da Liberdade da Pátria e o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

A cerimónia decorreu no salão de reuniões do Ministério da Defesa, e foi presidida pelos responsáveis máximos dos Ministérios acima referenciados, sua Excelência Ministro da Defesa Nacional e Combatentes da Liberdade da Pátria Tenente General Sandji Fati e o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural Senhor Abel da Silva Gomes respetivamente.

Na ocasião, O titular da pasta da Agricultura, mostrou-se otimista na concretização do pacto ora assinado.

As Forças Armadas têm Recursos Humanos capacitados e dispõem de bolanhas aráveis que garantem a sustentabilidade das Forças Armadas em termos de alimentação, afirmou Abel da Silva Gomes.

Por seu lado, o Tenente General, muito satisfeito com o acordo rubricado entre as partes, que trará grandes benefícios aos militares no que diz respeito à melhoria da dieta alimentar, e uma poupança enorme para o Estado no tesouro público.

O ato teve dois momentos altos, o primeiro, aconteceu no salão de reuniões do Ministro e o último na Enfermaria Militar.

De salientar que pela primeira vez na história da Guiné-Bissau, será produzido arroz na época da seca em todas as bolanhas que pertencem aos militares, entre as quais:

Bindinga Nanhassé, Salato, Fa-Mandinga e Ilonde, daqui a um mês os trabalhos preliminares começarão.

"Governar Para o Povo"





Visita do ministro das Obras Públicas Habitação e Urbanismo as obras de reabilitação das estradas nas regiões de Quinara e Tombali 02




Vídeo by: Madem G15 Movimento para Alternância Democrática 

Visita do ministro das Obras Públicas Habitação e Urbanismo as obras de reabilitação das estradas nas regiões de Quinara e Tombali 01




Vídeo by: Madem G15 Movimento para Alternância Democrática

YES... He doesn't look happy and the reason is obvious

 New Africa

A Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, Suzi Barbosa, recebeu hoje em audiência o Movimento Nacional da Sociedade Civil, que foi felicita-la pelo trabalho que tem feito a frente daquele pelouro em prol do país.

Os responsáveis da organização aproveitaram para manifestar o interesse em estabelecer uma parceria de trabalho com esta instituição do Governo para estar mais próximo à Diáspora Guineense.

Nessa audiência, participaram elementos de diferentes ONGs que integram o Movimento Nacional da Sociedade Civil.

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

REABILITAÇÃO DA ESTRADA

Por Carlos Ussumane Bangura

Hoje caminhando para o Ministério da Educação Nacional passando pelo Dallas encontrei o Senhor Deputado Houssein Kammel Farhat na reabilitação e manutenção da Estada de Rua Boe que dá acesso ao Ministério passando pelo Liceu Agostinho Neto e Liceu Rui Barcelos, com a construção de uma nova praça denominado Praça Areolino Lopes da Cruz, além de espaços de recriações e de laser. 

Tudo isso mostra que a Guiné-Bissau é viável e é possível dar uma nova imagem a esta cidade, aliás a este País com participação de todos os guineenses. 

Homens como Houssein Farhat devem merecer respeito na nossa Sociedade, porque ele é diferente dos outros e ele não está para nós roubar, mas sim trabalhar para ganhar dinheiro assim como fazer acções sociais com vista a dar apoio a população guineense.







Mudanças nas Forças da defesa e segurança: DECRETO PRESIDENCIAL Nº 12/2021

O Presidente da República, sob proposta do Ministro da Defesa Nacional e Combatentes da Liberdade da Pátria, e aprovação do Conselho Superior Militar, decreta nos termos e para os efeitos da Alínea f) do n.º 2 do artigo 33.º da Lei n.º 11/2011, de 28 de Junho, conjugado com o Artigo 70.º da Constituição da República, o seguinte: 

Decretos👇


Fonte:  CAP GB

Guiné-Bissau: PAIGC exige devolução de sede à Ordem dos Advogados

DW.COM

O PAIGC acusa o Presidente Umaro Sossoco Embaló de violar "flagrantemente a liberdade e garantias de cidadãos e instituições".

Em comunicado, o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) afirmou-se preocupado com "os incidentes ocorridos nos últimos tempos no país e que têm estado a violar, flagrantemente, direitos, liberdades e garantias de cidadãos e instituições, através de um dos seus pilares essenciais, o do livre exercício da profissão de advogado".

O Tribunal Regional de Bissau ordenou na quarta-feira (18.02) a devolução da sede à Ordem dos Advogados. Esta fora anteriormente apreendida pela Presidência guineense, que alegou questões de segurança do chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló como motivo para a decisão.

O bastonário da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau, Basílio Sanca, anunciou, no passado dia 8 de fevereiro, que a sede tinha sido encerrada a cadeado por elementos da Presidência da República, um dia depois de terminar o prazo dado para que desocupasse o imóvel. A ordem tinha indicado que não ia sair do edifício que lhe foi dado pelo Estado guineense em 2000.

O analista Luís Vaz Martins duvida que o Presidente Embaló acate a ordem do tribunal

"Presidente não tem a cultura de cumprir com regras"

O maior partido do país, agora na oposição, afirmou associar-se à onda de solidariedade, a nível nacional e internacional, "exigindo, ao mesmo tempo e nos termos da legislação em vigor, a reversão da posse e o cumprimento integral da recente decisão saída dos tribunais, quanto ao conflito que opõe a Ordem dos Advogados à Presidência da República", lê-se no comunicado.

O PAIGC apelou também a todos os atores políticos e sociais e órgãos de soberania a, frisou, "sujeitarem-se às leis como forma de expressarem a sua fidelidade e lealdade à Constituição da República, enquanto pilar do nosso regime democrático".

À DW África, o analista Luís Vaz Martins disse duvidar que que o presidente Umaro Sissoco Embaló acate a ordem do tribunal. "Não me parece que ele [Presidente da República] seja uma pessoa com cultura de cumprir com as regras pré-estabelecidas, muito menos respeitar a soberania dos tribunais", comentou o jurista.

Infraestruturas rodoviárias - Avenida Macky Sall já na fase de acabamento...obras a serem implementadas pela Empresa Arezky...




Via alternativa de Sintra-Amedalai reabilitada graças ao esforço do Governo em parceria com a empresa Aresky...

O Boletim com dados atualizados do dia 18 de fevereiro, mostra o registo de:

_ 39 novos casos de COVID-19 no nosso país;

_ 520 casos ativos;

_ 7 pessoas internadas com COVID-19

O combate a propagação da COVID-19 depende de todos, cumpra as medidas de prevenção.

#somos2milhõesdecomportamentos

Alto Comissariado para o Covid-19

Ontem se concluio o segundo curso de Formação de Empreendedorismo no CIFAP de Bula, de jovens da região de Cacheu e Oio 🇬🇼

Por ENGIM Guiné-Bissau

Parabéns aos formandos do #ProjectGOT Générateur des opportunités de travail sur la route Guinée Bissau – Sénégal – Mali , financiado pela Agenzia Italiana per la Cooperazione allo Sviluppo - Ufficio di Dakar




Portugal doa mais de três mil fardamentos ao Ministério do Interior


Bissau, 19 Fev. 21 (ANG) – O embaixador de Portugal no país procedeu hoje a entrega de um donativo de mais de três mil fardamentos e calçados ao Ministério do Interior, destinados as forças da Guarda Nacional e da Polícia de Ordem Pública(POP).

Em declarações à imprensa no acto da entrega da referida ajuda, o embaixador de Portugal na Guiné-Bissau José Velez Carroço disse que o gesto se enquadra nas acções de cooperação entre os dois países.

“O donativo foi possível graças as boas relações existentes entre os Ministérios da Administração Interna português, representado aqui pelo seu oficial de ligação junto da embaixada de Portugal, o coronel Samuel Branco e que em contacto com a Guarda Nacional Republicana e a Polícia da Segurança Pública de Portugal mantiveram, há muito tempo, uma cooperação e colaboração forte, quer com a POP assim como com a Guarda Nacional guineense”, explicou.

Disse que a ajuda não foi a primeira e nem será a última, frisando esperar a continuidade dessa cooperação que considera “muito útil”, tendo em conta que  as forças de segurança, em qualquer país, são fundamentais para o bem estar das populações e para a condução e desenvolvimento do Estado de direito democrático.

José Velez Carroço disse que abordaram com o ministro do Interior, Botche Candé aspectos ligados a cooperação no domínio de formação policial.

“É uma área a qual nós também damos muita importância porque obviamente, não só o material é importante mas sim tudo o que tem a ver com os recursos humanos e a formação é extraordinariamente fundamental, a qual temos acções e que vamos continuar a aprofundar”, disse o embaixador de Portugal.

ANG/ÂC//SG

Fotos: @Junior Gagigo






Sociedade Civil confirma interesse do Presidente da República de entregar à organização a governação regional

Bissau, 19 fev 21 (ANG) – O Presidente da Sociedade Civil da Guiné-Bissau confirmou  hoje que o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, está interessado em que a organização assuma a governação das regiões do país.

Numa curta declaração, esta sexta-feira, à  Agência de Notícias da Guiné, Fodé Caramba Sanhá disse que o Presidente pediu para que a sua organização assumisse este cargo nas regiões para poder ajudar no desenvolvimento do país.

Sanhá informou que a organização não avançou com nenhuma resposta porque antes, pretende concertar para depois posicionar.

“A direção vai ter uma reunião na segunda-feira e na terça-feira vamos ter o nosso espaço de concertação para podermos decidir sobre a proposta do Presidente da República”, disse Fodé Caramba Sanhá.

Segundo a informação avançada pela Capital News, o Presidente da República pediu à Sociedade Civil para assumir a governação regional devido a falta de consenso entre os partidos que suportam o executivo de Nuno Gomes Nabian nesse sentido. 

ANG/DMG/ÂC//SG

Covid-19 - Banco Mundial vai disponibilizar cinco milhões de dólares à Guiné-Bissau para aquisição de vacinas

Bissau 18 fev 21 (ANG) – O Banco Mundial vai disponibilizar cinco milhões de dólares  à Guiné-Bissau para aquisição de vacinas contra a covid-19.

O anuncio, segundo a Rádio Bombolom, foi feito esta quarta-feira pelo Director das Operações Monetários do organismo para Guiné-Bissau, Natham Belete, à saída do encontro com o chefe de Estado Guineense, Umaro Sissoco Embaló.

Disse que o Banco Mundial está a preparar um novo  projecto urgente de resposta à covid-19.

“A nossa abordagem  com o governo guineense se enquadra num apoio constante na implementação dos projectos para poder alcançar  resultados concretos, em prol da população”, afirmou Natham Belete.

Neste quadro, Natham Belete disse estar confortado com o empenho do governo ao mais alto nível.

ANG/LPG/ÂC//SG

LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos - APELO À PAZ EM CASAMANSA!

O conflito armado de Casamansa, no sul do Senegal entre o Movimento das Forças Democráticas de Casamansa (MFDC) e as forças Governamentais Senegalesas, que perdura há mais de 34 anos, apesar de ser considerados de baixa intensidade, tem provocado confrontos armados, causando mortes, destruição de bens, insegurança e deslocação das populações transfronteiriças, bem como:

• Paralisação ou limitação de campanha de castanha de caju, com consequência direta no rendimento familiar e com efeitos na segurança alimentar;

• Insegurança dos operadores económicos que precisam de fazer passar os respetivos produtos nas zonas fronteiriças;

• Paralisação ou limitação de funcionamento dos serviços de saúde e de educação (escolas) nas imediações em conflito;

• Risco de disfuncionalidade de mecanismos de coordenação entre Estados para assegurar a implementação das medidas de prevenção e combate à pandemia de COVID-19 e igualmente a Ébola, já confirmado na Africa Ocidental;

• Traumas psicológicos, tanto nos soldados envolvidos, como nas populações locais, com efeitos imprevisíveis, que podem levar inclusive à prática de crimes.

Os efeitos de conflito em Casamansa têm consequências tanto para o Senegal, como para a Guiné-Bissau e Gâmbia, com impacto direto na estabilidade político-institucional desses três países e, é por isso, a necessidade de uma ação com vista à promoção da paz, criando as condições para a cessação do confronto armado. 

Preocupados com o conflito armado em Casamansa, que se agudizou no último mês, , as organizações da sociedade civil membros do Espaço de Concertação, nomeadamente MNSC, LGDH, TINIGUENA, CONSELHO DAS MULHERES, REMSECAO, PPM, RENLUV, CNJ, RENAJ, RENALJEF, CONAEGUIB, FADPD, FONAEFEP, AJPDH, WANEP-GB, VOZ DE PAZ, FNJP, ASSOCIAÇAO DAS MULHERES JURISTAS, REMUME, NADEL, ACOBES, CNV e FAROL apelam à:

1) Cessação imediata das hostilidades por ambas as partes; 

2) Diálogo entre as autoridades Senegalesas e todas as fações de MFDC, com a participação das autoridades de Guiné-Bissau e da Gâmbia, de forma a se encontrarem uma solução para a paz douradora em Casamansa; 

3) Necessidade de se respeitarem os civis não-envolvidos no conflito em Casamansa. 

PELO ESPAÇO DE CONCERTAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL CONSTITUÍDAS POR MNSC, LGDH, TINIGUENA, CONSELHO DAS MULHERES, REMSECAO, PPM, RENLUV, CNJ, RENAJ, RENALJEF, CONAEGUIB, FADPD, FONAEFEP, AJPDH, WANEP-GB, VOZ DE PAZ, FNJP, ASSOCIAÇAO DAS MULHERES JURISTAS, REMUME, NADEL, ACOBES, CNV QUE SE ADERIRAM À AGENDA COMUM DAS OSC PARA A PAZ E DESENVOLVIMENTO:

____________________________________

BISSAU, 18 DE FEVEREIRO DE 2021




LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

Leia Também:

SOCIEDADE CIVIL GUINEENSE APELA À PAZ EM CASAMANÇA

Jornal Odemocrata  19/02/2021

O Espaço de concertação das organizações da sociedade civil apela à paz em Casamança. Em nota publicada esta sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021, na página oficial da Liga Guineense  dos direitos humanos, as organizações lembram que o conflito armado de Casamança, no sul do Senegal, entre o Movimento das Forças Democráticas de Casamansa (MFDC) e as forças Governamentais Senegalesas, que dura há mais de 34 anos, “apesar de ser considerado de baixa intensidade”, tem provocado confrontos armados e causado mortes, destruição de bens, insegurança e deslocação das populações transfronteiriças.

A título de exemplo, as organizações apontam a paralisação ou limitação da campanha de castanha de cajú, com consequências diretas no rendimento familiar e com efeitos na segurança alimentar, a insegurança dos operadores económicos que precisam passar os respetivos produtos pelas zonas fronteiriças, assim como a paralisação ou a limitação do funcionamento dos serviços de saúde e de educação (escolas) nas imediações em conflito.

Também falam do risco de disfuncionalidade de mecanismos de coordenação entre Estados para assegurar a implementação das medidas de prevenção e combate à pandemia da COVID-19 e da epidemia do Ébola, já confirmada na África Ocidental e traumas psicológicos, tanto nos soldados envolvidos, como nas populações locais, com efeitos imprevisíveis, que podem levar inclusive à prática de crimes.

As organizações da sociedade civil sublinham que os efeitos do conflito em Casamança têm consequências tanto para o Senegal, como para a Guiné-Bissau e Gâmbia, com impacto direto na estabilidade político-institucional dos três países.

Por isso, existe a necessidade de uma ação com vista à promoção da paz para que sejam criadas as condições para a cessação do confronto armado. 

“Preocupados com o conflito armado em Casamança, que se agudizou no último mês”, as organizações da sociedade civil membros do Espaço de Concertação ( MNSC, LGDH, TINIGUENA, CONSELHO DAS MULHERES, REMSECAO, PPM, RENLUV, CNJ, RENAJ, RENALJEF, CONAEGUIB, FADPD, FONAEFEP, AJPDH, WANEP-GB, VOZ DE PAZ, FNJP, ASSOCIAÇAO DAS MULHERES JURISTAS, REMUME, NADEL, ACOBES, CNV e FAROL) apelam à cessação “imediata das hostilidades” por ambas as partes, assim como ao Diálogo entre as autoridades Senegalesas e todas as fações do MFDC, com a participação das autoridades da Guiné-Bissau e da Gâmbia, de forma a ser encontrada uma solução para a paz douradora em Casamança e a necessidade de se respeitarem os civis não-envolvidos no conflito em Casamansa. 

Por: Tiago Seide

Autoridades regionais e setorais de Cacheu e São Domingos consideram de falsas as informações que dão conta da envolvência do exercito guineense no conflito que opõe senegal e os rebeldes de Casamansa...