terça-feira, 12 de janeiro de 2021

COLETIVO DE OPERADORES ECONÓMICOS ACUSA COMISSÃO INTERMINISTERIAL DE MÁ GESTÃO DE MADEIRAS

12/01/2021 / Jornal Odemocrata 

O presidente do coletivo de operadores económicos, Calos Cá,que integra madeireiros e as mulheres vendedeiras de lenhas, acusou a Comissão Interministerial de má gestão das madeiras que haviam sido estocados  nas matas do país a agurdar drenagem. 

Em conferencia de imprensa realizada esta terça-feira, 12 de janeiro de 2021, Carlos Cá responsabiliza a Comissão Interministerial na pessoa do ministro do Ambiente e Biodiversidade, Viriato Soares Cassamá, de ter roubado madeiras e lenhas aos madeireiros e mulheres vendedeiras de lenhas. 

Segundo Carlos Cá, os touros de madeiras e lenhas cortados em 2012  foram roubados e levados para a Base Aérea e apontou que a solução para apaziguar a situação deve passar por um diálogo entre todos os atores envolvidos no processo. 

“A Comissão Interministerial está a fugir do teor do comunicado do Conselho de Ministros que recomenda a criação de uma Comissão Gestão de madeiras estocadas em diferentes partes do país a espera de drenagem”,  disse.

O presidente do coletivo de operadores económicos afirmou que  os deputados não têm nenhuma informação sobre a problemática de madeiras e revelou que até ao memento a quantidade da madeira exportada é de vinte e quatro mil e trezentos e trinta e nove troncos (24.339) de madeiras e vinte e quatro mil e quinhentos e um (24.501) é o número de madeiras que sobrou no mato.

Por sua vez, o vice-presidente de Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços, Issuf Dabó, revelou que a 27 de março de 2019 a organização recebeu uma correspondência dos operadores económicos, na qual explicaram que não conseguiram retirar todas as madeiras do mato, porque a operação estava a decorrer no período das eleições e na  época das chuvas.

Acusou o ministro do Ambiente e Biodiversidade de recusar dialogar com os operadores económicos nacionais e bloquear as atividades das mulheres vendedeiras de lenhas.

Por: Noemi Nhanguan 

Foto: N.N    

“A ESTABILIDADE DO PAÍS DEPENDE DAS AÇÕES DOS TITULARES DOS ÓRGÃOS DA SOBERANIA” – presidente da ANP

12/01/2021 / Jornal Odemocrata 

O Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, disse esta terça-feira, 12 de janeiro de 2021, que a estabilidade política e social do país depende das ações que os titulares dos órgãos da soberania empreenderem e convidou o Presidente da República a celebrar um pacto conjunto e formar uma geração de pragmatismo, da concórdia, da unidade e do desejo de desenvolver o país.

No seu discurso à margem da habitual cerimónia de cumprimentos do ano novo ao chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, Cipriano Cassamá disse que a ANP e a Presidência têm a obrigação de não falhar.

“É nessa perspetiva que o texto Constitucional reserva À Vossa Excelência, numa relação de interdependência com os outros órgãos da soberania, atribuições com enorme significado político no aprofundamento da nossa democracia e no regular funcionamento das instituições democráticas”, sublinhou.  

Para o presidente da ANP, o ano 2020 foi um ano “inelutavelmente” marcado pela crise da pandemia que assolou o mundo e a Guiné-Bissau, porque no início havia indefinição e descoordenação, mas que mais tarde houve algumas melhorias com a criação do Alto Comissariado de Luta contra a Covid-19. 

Esse fato terá resultado na redução de casos, graças às medidas adotadas.

Cassamá disse esperar que este ano, 2021, seja um ano de unidade, da coesão nacional e de solidariedade entre os guineenses, tendo manifestado abertura à colaboração com as demais instituições do estado no cumprimento das leis.

Cipriano Cassamá realçou que a sua instituição está a empreender uma revisão da Constituição da República, da lei eleitoral e a do quadro dos partidos políticos. 

Por: Epifânia Mendonça

Foto: E.M

Guiné-Bissau e Senegal assinaram esta segunda-feira, 11 de Janeiro de 2021, um Protocolo de Acordo de Cooperação no Domínio Agrícola no âmbito da visita do ministro de agricultura e equipamento rural do Senegal ao país...

Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural

Guiné-Bissau e Senegal assinaram esta segunda-feira, 11 de Janeiro de 2021, um Protocolo de Acordo de Cooperação no Domínio Agrícola no âmbito da visita do ministro de agricultura e equipamento rural do Senegal ao país.

Após as audiências com o Presidente da República, General Umaro Sissokó Embaló, Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, ministro da economia, Vitor Mandinca e o ministro das finanças, Aladje Mamadu Fadia, a comissão mista das duas delegações realizou esta tarde a primeira reunião em Bissau dirigida pelos dois ministros, Abel da Silva Gomes, ministro de agricultura e desenvolvimento rural e Moussa Baldé, ministro de agricultura e equipamento rural do Senegal.

O encontro culminou com a assinatura de um Protocolo de Acordo de Cooperação no Domínio Agrícola.

O diretor geral do Gabinete da Planificação Agrária, Marcelino Vaz, apresentou as áreas prioritárias do acordo durante a leitura do comunicado final conjunto.

Em representação da ministra dos negócios estrangeiros, o secretário do estado da Cooperação Internacional, Augusto Gomes, considerou de importante o acordo assinado entre as partes afirmando que a soberania do país depende da nossa capacidade de garantir a auto-suficiência alimentar.

O acordo conta com cinco artigos e visa reforçar a cooperação no domínio agrário entre os dois países.

Antes da assinatura deste pacto, o governante senegalês, a saída de uma audiência com o presidente da república, General Umaro Sissokó Embaló, transmitiu a vontade do seu Estado em apoiar a Guiné-Bissau no domínio da agricultura, através de projetos concretos e viáveis. 

A visita termina esta terça-feira, 12 de Janeiro 2021, com os últimos acertos entre os dois governantes e regresso da delegação ao Senegal.


O assessor de imprensa 

Mamadú Baldé 

11 de Janeiro de 2021

Cumprimentos de Ano Novo ao Chefe de Estado pela Sociedade Civil e Entidades Religiosas.









 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Apresentação de cumprimentos de Ano Novo ao Chefe de Estado pela ANP (Poder Legislativo e Órgãos sob sua tutela).











 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Guiné-Bissau - ANP: Apresentação discussão e votação do projeto sobre Antigos Combatentes da Liberdade da Pátria.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO


Cumprimentos de Ano Novo ao Chefe de Estado pelo Poder Executivo e Chefias Militares.















Cerimonia de cumprimentos de Ano Novo ao Chefe de Estado pelo Poder Judicial e Instituições Judiciais.












Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló