quinta-feira, 17 de maio de 2018

Cabo Verde: Crime pode abanar turismo na Ilha do Sal

Menino brincando no mar, Cabo Verde. Foto de Zé Pereira.

Empresários estão seriamente preocupados com a situação de insegurança, temem pela vida de cada um e a própria economia da ilha.

A onda de assaltos a pessoas e bens na Ilha do Sal, maioria de casos à mão armada,tem tirado o sossego e tranquilidade dos residentes, que se mostram revoltados com a situação.

Ninguém escapa as acções dos criminosos. O caso mais recente foi o conhecido Cidadão Kula, homem da cultura, que ao reagir a um assalto foi agredido mortalmente.

Os empresários também estão seriamente preocupados com a situação de insegurança, temem pela vida de cada um e a própria economia da ilha.

Patone Lobo um conhecido empresário no ramo da hotelaria afirma que se as autoridades competentes não adoptarem outra politica, o turismo que é o maior motor económico do Sal e do país sairá prejudicado.

"Ninguém escapa aos criminosos, todos somos alvo de assaltos e agressões, já não aguentamos a este tipo de coisas. Pedimos urgentemente o reforço e melhoria da segurança ", desabafa Patone.

Aquele empresário e figura conhecida do Sal pede o engajamento de todos, com realce para as autoridades locais e centrais, no sentido de apertar o cerco à venda ilegal de bebidas e drogas, bem como na atribuição de licenças e fiscalização de horários.

O director nacional da Policia Nacional(PN), Emanuel Estaline, confidenciou à VOA que as autoridades competentes trabalham seriamente para garantir mais e melhor segurança em todas as ilhas do arquipélago.

No caso particular da ilha turística do Sal, o chefe máximo da PN fala no reforço do contingente com mais 25 agentes, e alguns oficiais, para aumentar o patrulhamento urbano, bem como o trabalho de investigação.

A vigilância marítima e área serão igualmente reforçadas, já que com a normalização da situação num determinado ponto do país, nota-se a movimentação dos criminosos de uma ilha para outra, diz o director nacional da polícia.

“Penso que a polícia tem grande responsabilidade em matéria de segurança, mas entendo que os cidadãos e as Câmaras municipais também jogam um papel importante na prevenção e reforço da segurança, daí pedirmos a estreita colaboração de todos”, destaca Estaline.

VOA

APRENDA EM 1 MINUTO A DAR ADEUS AS DORES NAS COSTAS


Você sabia que a coluna humana tem 33 vértebras? Bom, são 33 ossinhos, e ali no meio deles passa a medula. Ela é o grande canal de comunicação entre o cérebro e o corpo. É muito sensível, cheia de músculos, nervos e discos, o que faz dores nas costas serem bastante comuns. Segundo especialistas, 80% da população mundial vai sofrer com esse problema alguma vez na vida.

Muitas pessoas que trabalham em um escritório sentando à frente de um computador sabem exatamente o tormento dessas dores. Existem empresas que se preocupam com isso e preparam um local para seus funcionários descansarem. Bom, nós da Fatos Desconhecidos separamos alguns métodos que vão te ajudar a dar adeus as dores nas costas. Confira:

1 - Reforço da espinha e alongamento


Método 01
Primeiro você deve saber que os métodos terão influência nos músculos abdominais e das costas. Se os executar corretamente, você sentirá um alongamento na parte inferir das costas. Bom, primeiro coloque devagar os dois joelhos de lado. Seus ombros devem permanecer imóveis, fixos no chão. Fique nessa posição por 10 minutos e repita as mesmas ações do outro lado. Repita 4 vezes.

Método 02

No método 02 você irá esticar a perna direita sobre a sua esquerda. Fazendo isso, incline o joelho dobrado para fora e sua cabeça para dentro. Lembre-se que você deve ficar relaxado todo o procedimento. Repita isso pelo menos 20 vezes.

Método 03
No método 03, gentilmente, um de cada vez, você vai inclinar os joelhos para um lado e depois para o outro, com cuidado. Ao mesmo tempo que realiza esse movimento, vire a cabeça na direção oposta. Faça isso 10 vezes sem pausa.

 2 - Reforço da espinha torácica


Método 01
Fique na posição inicial igual a imagem acima, respire livremente e profundamente. Faça um arco com suas costas e conserte essa posição por 15 ou 30 segundos. Uma outra variante é usar a mesma posição inicial e dobrar as costas para o chão. Corrija a posição por 15 ou 30 segundos. Repita 2 vezes a cada exercício.

Método 02
No método 02 você vai formar um arco com suas costas. Levante um joelho no peito e tente tocar sua testa. Logo após, endireite essa perna, mantendo a posição paralela ao chão. Retorne à posição inicial. Repita esse exercício 10 vezes em um ritmo bem lento.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Fonte: fatosdesconhecidos

África do Sul - Tensão em Durban entre locais e imigrantes deixa polícia em alerta


Associação de Negócios no Norte de Durban deu 14 dias para imigrantes comerciantes deixarem a cidade

Unidades da polícia sul-africana estão em alerta máximo na zona norte da cidade de Durban na sequência de ameaças contra imigrantes feitas por membros da Associação de Negócios do norte de Durban.

O governador da província de Kwazulu-Natal, da qual a cidade de Durban faz parte, manteve uma reunião de emergência com os residentes de Kwamashu numa tentativa de apaziguar os ânimos, que agravam a crispação das relações entre os nacionais e imigrantes, reactivando as memorias de 2015 em que pelo menos sete pessoas foram brutalmente assassinadas durante a violência contra imigrantes, sobretudo africanos, em Durban.

Os membros da Associação de Negócios no Norte de Durban deram um prazo de 14 dias para os imigrantes operadores de pequenos negócios fecharem as suas lojas e abandonarem pacificamente a zona norte da cidade costeira.

Os imigrantes são acusados de sufocarem a economia das comunidades.

Na reunião, os comerciantes locais insistiram que os estrangeiros devem mesmo fechar os seus negócios e saírem da zona esta semana.

O governador de Kwazulu-Natal, Willies Mchinu, pediu até dia 24 para lidar com o assunto.

A ministra dos Pequenos Negócios, Lindiwe Zulu, esta a par da situação e apelou a calma dizendo que todas as pessoas que vivem na África do Sul são protegidas por lei.

“Nós apelamos ao nosso povo para não fazer justiça com as próprias mãos, não fazer pilhagem, destruição ou mesmo matar pessoas que vem de outros países”, afirmou Zulu.

Para a ministra, cabe aos órgãos de administração da justiça lidarem com casos de imigrantes ilegais que operam pequenos negócios nas comunidades.

VOA

Através de um financiamento do Governo Americano, a Innovalab concluiu com éxito a formação sobre Liderança e Empreendedorismo das mulheres, no quadro do projeto WeAgri na área de Agricultura, destinado a fortalecer as mulheres agricultoras em todo o país. Nos dias 25, 26, e 27 de Abril, a Innovalab deu a formação às mulheres da Província Norte, na cidade de Canchungo.

Parabéns aos jovens Guineenses pela grande iniciativa.



Representação da Embaixada dos Estados Unidos em Bissau

A Tailândia foi considerada o país mais barato para se viajar. Existe hospedagem que custa 30 reais (4500 CFA) por dia.



Fatos Desconhecidos


Governo da Guiné-Conacri demite-se em bloco

O primeiro-ministro da Guiné-Conacri, Mamady Youla, apresentou hoje a sua demissão, bem como a de todos os membros do Governo, uma decisão já aceite pelo Presidente daquele país.


A decisão surge dois meses após a promessa do Presidente Alpha Condé de proceder a uma "grande remodelação ministerial", na sequência de uma série de greves e de manifestações, marcadas por assassinatos.

"O primeiro-ministro Mamady Youla apresentou a sua demissão e a de todo o Governo", anunciou numa conferência de imprensa o ministro de estado e porta-voz da presidência, Kiridi Bangoura.

O Presidente da República "aceitou a sua demissão"" e "instruiu o primeiro-ministro e ao Governo cessante que assumam a gestão dos assuntos correntes, até á tomada de posse de um novo Governo", acrescentou.

NAOM

NOTÍCIA DC: Domingos Monteiro Correia é o novo director-adjunto da Polícia Judiciária.

Fonte: ditaduraeconsenso

ANÚNCIO DE VAGAS na empresa Industrial, especializada em fabricação de cimento


Para acompanhar o desenvolvimento de nossa empresa localizada na área industrial de BOLOLA, em Bissau – Guiné-Bissau, procuramos os seguintes perfis:

  1. CHEFE DE MANUTENÇÃO (Réf :Cimaf CM)
  2. RESPONSÁVEL DE PRODUÇÃO (Réf: 001 Cimaf RP)
  3. ESPONSÁVEL MANUTENÇÃO MECÂNICA (Réf: Cimaf RMM)
  4. RESPONSÁVEL DA MANUTENÇÃO ELECTRICA (Réf :Cimaf RME)
  5. RESPONSÁVEL SALA DOS METODOS (Réf : Cimaf RBM)

Qualificação
  • Engenheiro, Engenheria Industrial, Eletricista, Mecânico, Logístico, Processos.
  • Ter um diploma BAC + 5 ou equivalente (Formação Superior)
  • Com um mínimo de três (3) anos de experiência profissional como técnico
  • Demonstrar uma boa base técnica, respeitar as regras de segurança
  • Demonstrar rigor, método, lógica e senso de responsabilidade
  • Ter um domínio da língua francesa (oral e escrita) o domínio de outras línguas é desejável

  6.  CHEFE DE POSTE (Réf : Cimaf CP)
  7.  CHEFE DE FABRICAÇÃO Réf : Cimaf CF)
  8.  CHEFE DOCA (Réf :Cimaf CQ)
  9.  TECNICOS DE PRODUÇÕES Réf : Cimaf TP)

Qualificação:
  • Mecânico, Eletromecânico, Técnico em Processos Industriais.
  • Ser titular de um diploma Bac + 2 (BTS ou DUT) – (Curso Técnico/Medio)
  • Com um mínimo de três (3) anos de experiência profissional como técnico
  • Demonstrar uma boa base técnica, respeitar as regras de segurança
  • Demonstrar rigor, método, lógica e senso de responsabilidade
  • Ter um domínio da língua francesa (oral e escrita) é essencial,o domínio de outras línguas é desejável

 10.  SUPERVISOR ELECTRICISTA (Réf :Cimaf SEL)
 11.  ELECTRICISTA DE POSTE (Réf : Cimaf EP)
 12.  TECNICO AUTOMATISMO (Réf : Cimaf TA)

Qualificação
  • Electricista, Electromecânico
  • Ter um diploma BAC + 2 (BTS ou DUT)
  • Com um mínimo de dois (2) anos de experiência profissional como técnico
  • Demonstrar uma boa base técnica, respeitar as regras de segurança
  • Demonstrar rigor, método, lógica e senso de responsabilidade
  • Ter um dominio da língua francesa (oral e escrita) é essencial, o domínio de outras línguas é desejável

 13.  CHEFE DE POSTE (Réf : Cimaf CP)
 14.  CHEFE DOCA (Réf : Cimaf CQ)
 15.  OPERADORES DA SALA DE CONTROLE (Réf : Cimaf OSC)
 16.  TECNICOS DE PRODUÇÕES Réf : Cimaf TP)

Qualificação
  • Mecânico, Eletromecânico, Técnico em Processos Industriais.
  • Ser titular de um diploma Bac + 2 (BTS ou DUT)
  • Com um mínimo de três (3) anos de experiência profissional como técnico
  • Demonstrar uma boa base técnica, respeitar as regras de segurança
  • Demonstrar rigor, método, lógica e senso de responsabilidade
  • Ter um dominio da língua francesa (oral e escrita) é essencial, o domínio de outras línguas é desejável

 17.  SUPERVISOR MECÂNICO (Réf : Cimaf SM)
 18.  TECNICO EXPEDIÇÃO (Réf : Cimaf TE)
 19.  CONTROLADOR DE FILTROS E AUXILIARES (Réf : Cimaf AFA)
 20.  LUBRIFICADOR (Réf : Cimaf G)
 21.  VISITANTE (Réf : Cimaf V)
 22.  PREPARADOR/DEZENHADOR (Réf : Cimaf PD)

Qualificação
  • Mecânico, Electromecânico
  • Ter um diploma BAC + 2 (BTS ou DUT)
  • Com um mínimo de dois (2) anos de experiência profissional como técnico
  • Demonstrar uma boa base técnica, respeitar as regras de segurança
  • Demonstrar rigor, método, lógica e senso de responsabilidade
  • Ter um dominio da língua francesa (oral e escrita) é essencial, o domínio de outras línguas é desejável

 23.  RESPONSÁVEL LABORATÓRIO ( Réf : Cimaf RL)

Qualificação
  • Engenheiro Quimico, Engenheiro Geologico
  • Ter um diploma BAC + 5, Licença
  • Com um mínimo de três (3) anos de experiência profissional como técnico
  • Demonstrar uma boa base técnica, respeitar as regras de segurança
  • Demonstrar rigor, método, lógica e senso de responsabilidade
  • Dominar a língua francesa (oral e escrita) é essencial, o domínio de outras línguas é desejável

 24.  AGENTE ENSAIOS FÍSICOS ( Réf : Cimaf AEPh)
 25.  AGENTES ENSAIOS QUIMICOS (Réf : Cimaf AEC)

Qualificação
  • Engenheiro Quimico, Engenheiro Geologico
  • Ter um diploma BAC + 2, Licença
  • Com um mínimo de dois (2) anos de experiência profissional como técnico
  • Demonstrar uma boa base técnica, respeitar as regras de segurança
  • Demonstrar rigor, método, lógica e senso de responsabilidade
  • Dominar a língua francesa (oral e escrita) é essencial, o domínio de outras línguas é desejável

 26.  COORDENADOR DE MATÉRIAS-PRIMAS (PM) (Réf : Cimaf CMP)

Qualificação
  • Logistico, Gerente de stock
  • Ser titular de um diploma Bac + 2 (BTS ou DUT)
  • Demonstrar uma boa base técnica, respeitar as regras de segurança
  • Demonstrar rigor, método, lógica e senso de responsabilidade
  • Ter um dominio da língua francesa (oral e escrita)o domínio de outras línguas é desejável

Se estiver interessado nesta oferta, por favor, envie seu Curriculum Vitae e uma carta de motivação para o nosso site localizado em Bolola ou pelo seguinte endereço de e-mail:  Contact.GNBS@cimentsafrique.com   23 de Maio de 2018 mencionando a referência correspondente.

Fonte: OdemocrataGB

Guiné-Bissau simplifica procedimentos para retirar mercadorias das alfândegas

A Guiné-Bissau simplificou os procedimentos para retirada de mercadorias nas alfândegas, que passam de 27 para nove e reduziu o tempo de espera de três semanas para cinco dias úteis, informa um despacho do Governo.

No documento com data de 03 de outubro, a que a Lusa teve hoje acesso, o então ministro das Finanças João Fadiá assinalava a entrada em vigor de um novo regulamento sobre os procedimentos e circuito de receção e declaração das mercadorias no processo de importação.

João Fadiá afirmou no despacho que o processo em causa "afigura-se moroso e longo" pelo que, disse, "justifica-se a sua agilização por vias mais flexíveis", propostas no novo regulamento.

O processo de desembaraço aduaneiro de mercadorias "constitui o núcleo principal de toda atividade alfandegária" que passa por vários intervenientes, considerou o então ministro das Finanças, para salientar a importância de celeridade nas tramitações.

Fontes ligadas ao processo de implementação das novas medidas, apoiadas pelo Banco Mundial, indicaram à Lusa que "alguns setores das alfândegas" apresentam "reservas na aplicação" do novo regulamento.

Hoje, vários intervenientes no circuito de importação e exportação, bem como o pessoal alfandegário, reúnem-se para debater a aplicabilidade do novo regulamento.

As novas regras de desembaraço aduaneiro referem, por exemplo, que passa a ser tramitação obrigatória que as agências de navegação marítima introduzam o manifesto eletrónico das mercadorias no sistema sydónia++ (principal software utilizado nas alfândegas a nível mundial) com o mínimo de 48 horas antes da chegada do navio.

O novo regulamento determina que toda tramitação entre o despachante oficial do importador e o pessoal alfandegário, não ultrapasse os cinco dias úteis para a saída da mercadoria.

Os importadores chegam a esperar três semanas para retirar os produtos das alfândegas.

dn.pt/lusa

Gâmbia - Ex-PR da Gâmbia acusado da morte de mais de meia centena de imigrantes

As organizações Human Rights Watch (HRW) e Trial International acusaram hoje o ex-Presidente da Gâmbia Yahya Jammeh da morte de mais de 50 imigrantes oriundos de países da África Ocidental, maioritariamente do Gana e Nigéria.


Num comunicado conjunto, a HRW e a Trial denunciam os factos registados em julho de 2005 e perpetrados por uma unidade paramilitar controlada pelo então Presidente gambiano, atualmente refugiado na Guiné Equatorial, e pedem a extradição de Jammeh para o Gana para ser julgado.

As duas organizações baseiam as acusações em entrevistas a mais de três dezenas de funcionários gambianos, 11 deles diretamente implicados no incidente, e a um sobrevivente, no quadro de uma investigação do caso.

Os imigrantes -- 44 ganeses e vários nigerianos, senegaleses, costa-marfinenses e togoleses -- foram detidos numa praia de Banjul, a capital, quando tentavam chegar à Europa.

Os detidos, em número superior a meia centena, foram considerados suspeitos de serem mercenários, que tinham por missão derrubar o regime de Jammeh, que chegou ao poder através de um golpe de Estado em 1994 e que foi derrotado nas eleições presidenciais de dezembro de 2016, tendo, depois de recusar inicialmente os resultados, acabado por os reconhecer.

Como resultado da forte pressão interna e internacional, Jammeh foi forçado a partir para o exílio, fixando-se na Guiné Equatorial.

"Os imigrantes da África Ocidental não foram assassinados por pessoas de forma isolada, mas sim por um esquadrão da morte paramilitar que recebia ordens diretamente do Presidente Jammeh", afirmou, no comunicado, o assessor legal da HRW, Reed Brody.

"Os subordinados de Jammeh destruíram então as provas-chave para impedir os investigadores internacionais de conhecer a verdade", acrescentou.

Um relatório da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e das Nações Unidas concluiu em 2009 que as mortes e desaparecimentos foram realizados por membros corruptos das forças de segurança gambianas, embora sem provas credíveis de que receberiam ordens superiores, realça-se no comunicado conjunto da HRW e da Trial

"As novas provas, porém, deixam claro que esses responsáveis foram os 'Junglers' [a unidade paramilitar de Jammeh]", lê-se no comunicado das duas organizações não governamentais de defesa e promoção dos Direitos Humanos.

A HRW e a Trial, bem como várias organizações de direitos humanos do Gana, pediram ao novo Governo gambiano, liderado pelo Presidente Adama Barrow, que investigue as novas provas, de forma que o processo permita extraditar Jammeh para Acra, onde, defendem, deve ser julgado.

NAOM

ONU destaca “razões para optimismo” em relação ao fim da crise na Guiné-Bissau

ONU/Manuel Elias Secretário-geral assistente para os Assuntos Políticos, Tayé-Brook Zerihoun.

Embaixador brasileiro pediu apoio internacional ao processo eleitoral; vice-chefe dos Assuntos Políticos disse que preparação da votação é momento essencial mas cheio de incertezas.

O Conselho de Segurança realizou esta quarta-feira uma sessão sobre a situação na Guiné-Bissau.

O secretário-geral assistente para os Assuntos Políticos falou de “razões para otimismo”, após os esforços junto às partes pelo fim do impasse político e intuticional e para lançar o país rumo à paz e ao desenvolvimento sustentáveis.

Eleições
Tayé-Brook Zerihoun disse que o momento atual de preparação das eleições legislativas deste ano, e particularmente das presidenciais de 2019, é essencial e cheio de incertezas.

Ele falou do contributo “sem precedentes de US$ 1,8 milhão” dado pelo governo da Guiné-Bissau para realizar as eleições legislativas.


O total para o processo é de US$ 7,7 milhões para apoiar a parte técnica, a aquisição de material para o registo eleitoral, a logística e outros.

Paz
O embaixador do Brasil junto à ONU, Mauro Vieira, também falou no encontro na qualidade de presidente da estratégia para a Guiné-Bissau da Comissão para a Consolidação da Paz, PBC.

Vieira disse que o governo guineense já formalizou a sua colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, e a União Europeia também vai ajudar.


Apesar destes avanços, Vieira informou que “fundos adicionais são necessários” e pediu o envolvimento da comunidade internacional. O embaixador manifestou também a intenção de visitar o país em julho.

Missão
O embaixador mencionou um encontro com os membros da organização que preside, que aconteceu na segunda-feira. Os membros da PBC reiteraram a importância do envolvimento da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental, Cedeao, através da sua missão no país, Ecomib.

O embaixador disse que os países destacaram também “que é importante assegurar a sua continuidade até que as condições necessárias para a sua saída sejam completamente conseguidas, pelo menos até as eleições presidências de 2019. ”

Liderança
Mauro Vieira disse que “é necessário continuar com o cumprimento de outras provisões do Acordo de Conacri, como a adoção de um pacto de estabilidade. ” O embaixador afirmou ter “a certeza de que as autoridades da Guiné-Bissau e os atores políticos chave vão continuar a demonstrar a liderança e determinação nesta direção.”

Na sessão também discursou o diretor executivo do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime, Unodc.

Na sua primeira intervenção ao órgão para falar do país lusófono, Yury Fedotov disse que é preciso reforçar capacidades locais para ajudar a combater fluxos financeiros ilícitos e fortalecer as respostas da polícia ao crime marítimo.

Um dos exemplos é o Arquipélago dos Bijagós, com 88 ilhas, que expõe a Guiné-Bissau a atividades criminosas, devido às dificuldades de controlar vastas águas territoriais.

Apresentação: Alexandre Soares.

news.un.org/pt

Senegal: - VIOLENTOS CONFRONTO ENTRE ESTUDANDES E POLÍCIA CAUSOU 1 MORTO


Confrontos violentos entre os estudantes e a força de ordem casou 1 morto e varias viatuaras policiais foram queimadas.

Os actos da violencia ocorreram na terça-feira, dia 15 de maio, na sequêcia das manifestações dos estudantes que exigem do governo o pagamento das suas bolsas de estudos. Um estudante da Universidade Gaston Berger, de nome Fallou Sene foi atingido por bala e acabou por morrer no hospital.

A procuradoria geral da Republica prometeu uma semana para descobrir o policial que atiriou no estudante, assim como, os autores de actos de vandalismo.

Muitos estragos foram causados tambem na universidade Cheik Anta Diop. E segundo a imprensa, a culpa é governo. Mas o presidente senegalês, Macky Sall ja ordenou hoje na reunião do conselho dos ministros, o pagamento dos estudantes. Cada estudante beneficia de uma bolsa 30 mil fcfa por mês.

//Seneweb

Fonte: Bissau Online

SORI DJALÓ ABANDONA PRS A CAMINHO PARA ADERIR AO APU-PDGB

Fonte: Notabanca 

PRS (Partido da Renovação Social) em queda livre, devido o imbróglio política no seio desta formação politica. ???

Depois de Koumba Ialá, agora é a vez de Sori Djaló um dos membros fundador do PRS decide, doravante abandonar os renovadores para aderir ao APU-PDGB de Nuno Gomes Nabian.

De acordo com uma fonte credível de Notabanca, Djaló leva com sigo vários militantes com o mesmo objetivo. O ato que marcará a cerimónia da integração do antigo Presidente Interino do Parlamento guineense e os seus apoiantes aos apuanos realizar-se-á no sábado, 19 deste mês em Bissau.

Conforme a mesma fonte, se desconhece porquanto as razões que motivaram o politico a deixar os renovadores. Mas presume-se que tem a ver com a crispação política vivida no seio do PRS antes e depois do congresso.

Notabanca soube ainda que, Para além de Sori Djaló, o empresário Mamadú Saliu Lamba, ativista Fatumata Djau Baldé e vários políticos sonantes da praça público de Bissau, também vão enfileirar-se com ele com o mesmo objetivo, nos apuanos.

Com a decisão, o “PRS caminha-se para o declínio no xadrez político da Guiné-Bissau”.

Sori Djaló é membro fundador do PRS, foi o primeiro vice-presidente do partido no regime de Koumba Ialá, e oito anos como Presidente Interino dos renovadores.

Igualmente, Sori Djaló foi 2º vice-presidente da Assembleia Nacional Popular e por vigência do regimento da ANP, liderou esse órgão legislativo durante o período de transição política.

Já em 2014, Sori Djaló concorreu as eleições presidenciais como candidato independente, na qual foi o quinto mais votado num universo de mais de dez candidaturas.

Herson Goudiaby Vaz - A todos os meus irmãos muçulmanos.

Fonte: Herson Goudiaby Vaz 

Brevemente começa para todos os seguidores da religião muçulmana um dos momentos mais importantes de demonstração religiosa.

Sabemos todos que sendo um mês de sacrifícios e de muito esforço, também é um mês de reflexão, de oração e de aproximação. Peço vos que Orem por todos nós, para que Deus ilumine os Guineenses, que saibamos nos entender e que nos abençoe e que nos perdoe com a Sua infinita bondade.

Ami i ka Muçulmano, mas nfoi adoptado como fidju de um terra de muçulmanos ( Gabu Sara), nha fidju William tene sangue de Embalokundas ,ntene amigos muçulmanos ke nta considera nha sangue, guinti ku nta conta kel principalmente na momentos dificeis! Ntene garandes muçulmanos ku nrispita i npega papendade ku mamendade. El kumanda nunca nka pudi sedu intolerante e desrespeitador pa bo fé.

Na mon de muçulmano son benção kun otcha! Nada nka pudi paga bós.

Pa Deus da bós ku bó familas um mis sagrado, Pa Deus da bós força e principalmente pa bo buri fé na futuro de no Terra Guiné Bissau.

Herson Goudiaby Vaz

Ps: durante o mês sagrado do Ramadão todas as actividades do Espaço Jomav Gabu serão suspensas.

Umaro El Mokthar Sissoco Embalo - Caros Irmãos e amigos muçulmanos

Fonte: Umaro El Mokthar Sissoco Embalo

1. Chegou novamente o tempo do Ramadão. Nesta ocasião, estou feliz por vos cumprimentar e vos apresentar as minhas felicitações. Durante este mês especial a refeição comum, iftâr, que interrompe o jejum no final do dia, reúne os membros da família e os amigos num clima de alegria.

Frequentemente, algumas pessoas de outras religiões são convidadas a compartilhar este momento de convívio, e está aumentando o costume de cristãos que organizam um iftâr para os próprios amigos muçulmanos. Estes sinais de amizade são dignos de apreço, especialmente neste período em que existem muitas inquietações e tensões no mundo. E é neste espírito de fraternidade que apresento as minhas felicitações pessoais e de todo o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso a todos os muçulmanos no mundo, em particular por ocasião do 'Id al-Fitr, a Festa que conclui o mês do Ramadão.

2. Como é habitual, com esta Mensagem anual, desejo compartilhar convosco algumas reflexões.

Parece-me apropriado que elas se concentrem na necessidade de construir a paz. O meu ponto de partida é uma carta que o Papa João XXIII enviou a todas as pessoas de boa vontade, em 1963, há 40 anos. Esta carta, intitulada Pacem in Terris, "Paz na Terra", propõe considerar a paz como um edifício que se apoia em quatro colunas: Verdade, Justiça, Amor e Liberdade. Cada um desses valores deve estar presente para que existam relações boas e harmoniosas entre os povos e nações.

3. A verdade é a primeira coluna, pois inclui o reconhecimento de que os seres humanos não são donos de si mesmos, mas são chamados a cumprir a vontade de Deus, Criador de todos, que é a Verdade Absoluta. Nas relações humanas a verdade implica a sinceridade, essencial para a confiança recíproca e para um diálogo frutuoso que leve à paz. A verdade conduz ainda cada um a reconhecer os próprios direitos, mas também os próprios deveres em relação aos outros.

4. Além disso, a paz não pode existir sem a justiça, o respeito pela dignidade e os direitos de cada pessoa. A falta de justiça nas relações pessoais, sociais e internacionais é a causa de tanta inquietação no mundo actual e conduz à violência.

5. Todavia, a justiça deve ser temperada com o amor. Isto implica a capacidade de reconhecer que todos nós pertencemos a uma única família humana, e assim ver os nossos semelhantes como nossos irmãos e irmãs. Isto confere a disponibilidade à partilha tanto da alegria quanto do sofrimento. Torna as pessoas sensíveis às necessidades dos outros como se fossem as próprias, e esta empatia leva-as a compartilhar com os outros os próprios dons, não só os bens materiais, mas também os valores intelectuais e espirituais. Além disso, o amor sabe compreender a fraqueza e, dessa maneira, torna-as capazes de perdoar.

O perdão é essencial para reconstruir a paz depois de um conflito, para que se abra a possibilidade de recomeçar, sobre novas bases, uma relação reconstituída.

6. Tudo isto pressupõe a liberdade, uma característica essencial da pessoa. De facto, a liberdade permite às pessoas agir de acordo com a razão e assumir a responsabilidade das próprias acções. Diante de Deus, cada um de nós é responsável pelo próprio contributo à sociedade.

NOVA DIRETORA DA PJ SUSPEITA DE TRÁFICO DE DROGA PELOS AGENTES DA INSTITUIÇÃO

Perigo a vista na polícia judiciária da Guiné-Bissau. 


Comissão dos subinspetores e alguns agentes da Policia Judiciária estão contra a nomeação de Filomena Maria Mendes Lopes ao cargo de Directora Nacional da instituição.

Em conferência de imprensa, promovida terça-feira em Bissau, o porta-voz do grupo afirmou que a mesma responsável já havia exercida as mesmas funções com nódoas indeléveis.
  
Jone Tidjane Baldé anunciou que durante o mandato de Filomena Mendes Lopes havia desaparecido de uma forma misteriosa uma certa quantidade de droga, que se suponha ser tráfico que a instituição luta diariamente para combater.

Todavia, adianta que desde que foi aberto concurso nº01/2018 tem havido sempre “guerras” contra o coletivo dos subinspetores e agentes dos níveis I, II e III, pondo em causa os seus direitos.

Baldé duvida, contudo, que futuramente esses elementos não entrem em “guerra” com os Subinspetores e Agentes dos níveis I, II e III, através de vingança “seletiva, indevida e injusta”.

“Estamos num jogo de dois contra dois, porque alguns agentes de primeira e inspetores coordenadores não querem que agentes da Segurança Interna e Subinspetores sejam promovidos”, acusa, acrescentando que alguns jovens inspetores coordenadores estão a atuar com medo dos Subinspetores, para continuar a ter o monopólio de decisões de mandar deter suspeitos e libertar os presos.

Os Subinspetores e agentes da Policia Judiciária contestam a nomeação de Filomena Maria Mendes Lopes ao cargo da directoria-geral da instituição.

“Estamos aqui há 12 anos sem promoção. Havia 56 vagas para preenchimento, e o Ministério da Função Pública, enquanto órgão arbitrário, alargou número das vagas de 56 para 123, para permitir que outros coletivos, que supostamente estariam a ser penalizados pelos critérios definidos, fossem incluídos no processo, porém, os inspetores e coordenadores da PJ não aceitaram e avançaram com uma providência cautelar que suspendeu todas as atividades administrativas da Polícia Judiciária. E, ontem, surpreendentemente aparece nomeação de Filomena Lopes”, referiu.

Ainda, o agente de serviço, armamento e segurança da PJ acusou a UNIOGBIS de ser o autor de instabilidade na instituição judiciária:

 “Somos portadores de armas, sem ameaças a ninguém, mas é muito perigoso que numa casa de investigação, polícia por excelência hajam divisões”, alerta, pedindo a detentores do poder, Tribunais, Ministério da Justiça e demais entidades a engajarem-se seriamente na resolução urgente do caso

DE sublinhar que Filomena Maria Lopes substituiu a vaga deixada do exonerado, Jucilino Pereira

Notabanca;

MINISTÉRIO DE JUSTIÇA ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE CENTRO PRISIONAL DE RAIZ EM BISSAU

O Ministro da Justiça e Direitos Humanos, Iaia Djaló, anunciou hoje, 16 de maio de 2018, a construção de um edifício de centro prisional de raiz, em Bissau. Acrescentou ainda que uma das prioridades do ministério de Justiça é garantir que haja certo respeito pelos direitos humanos.

O governante falava a O Democrata, depois de visitar o Centro de Detenção da Polícia Judiciária ao lado do mercado de Bandim para se inteirar do funcionamento e condição das celas onde estão detidas as pessoas em conflito com a lei.

Na ocasião, Iaia Djaló informou que neste momento o seu ministério já tem um projeto em manga que irá apresentar aos parceiros da comunidade internacional que poderão estar sensíveis em apoiar na construção deste edifício. Explicou neste particular que objetivo da visita enquadra-se dentro das preocupações do Governo em relação ao respeito escrupuloso dos direitos humanos, sendo uma das componentes da responsabilidade do ministério de justiça.

“Viemos aqui para constatar in-louco as condições em que os prisioneiros vivem e sabemos que não há grandes problemas e muito menos tortura, mas há grandes dificuldades porque as celas são pequenas, o que origina a aglomeração dos prisioneiros, que precisam tanto de conforto. Portanto, estas preocupações vão ser levadas ao Conselho de Ministros e aos parceiros de desenvolvimento para ver como apoiar financeiramente a fim de poder ultrapassar esta situação”, espelhou Iaia Djaló.

Lino Leal da Silva, Diretor-geral dos Serviços Prisionais da Guiné-Bissau, alerta, por sua vez, que é urgente que se crie um espaço mais amplo para os prisioneiros, porque os crimes estão a multiplicar dia após dia no país. Revelando, no entanto, que no passado dia 14 de Maio, 43 pessoas deram entrada no Centro de Detenção da Polícia judiciária de Bissau e neste momento o centro está superlotado devido à falta de espaço.

Segundo Lino Leal da Silva, dada à situação de superlotação das celas, a sua direção é obrigada a trabalhar em função das condições que tem, através das guardas “prisionais dinâmicos e corajosos que conseguem dialogar e mobilizar os prisioneiros a estarem calmos a espera da sua vez de sair das celas.

De recordar que o Centro de Detenção da Polícia Judiciária de Bandim tem neste momento 106 detidose cada cela comum alberga 13 reclusos.

Por: Aguinaldo Ampa
OdemocrataGB