14 de março de 2021

Covid-19. Guiné-Bissau regista mais 11 casos

Boletim Diário N. 47

_ 11 novos casos de COVID-19

_ 11 pessoas recuperados da doença

_ 634 casos ativos

_ 14 pessoas internadas, mais 6 pessoas do que ontem.

Ajude os profissionais de saúde, cumprido as medidas de controlo da infeção em vigor.

#somos2milhõesdecomportamentos.

 Alto Comissariado para o Covid-19

RTP ÁFRICA – UM INSTRUMENTO DE NEOCOLONIZAÇÃO CULTURAL AFRICANA?

Por Jorge Herbert

RTP ÁFRICA – UM INSTRUMENTO DE NEOCOLONIZAÇÃO CULTURAL AFRICANA?

A interrogação constante do título deste texto, é uma das que gostava de ver Mamadou Ba e Joacine Katar Moreira a fazerem, em vez de defenderem a destruição dos símbolos que representam a História de Portugal. Na minha ótica, precisamos conhecer a história de um povo e não destruí-la, para se corrigir o presente e o futuro. Em vez de investir na destruição dos símbolos coloniais, exigir ter “pivôts” negros nas cadeias televisivas portuguesas, porque não olhar atentamente e questionar o princípio da existência de uma Rádio Televisão PORTUGUESA PARA A ÁFRICA! Que saiba, esta cadeia televisiva estatal, portanto patrocinada pelos contribuintes portugueses, tem uma vertente cuja programação é dirigida a emigrantes portugueses pelo mundo fora, denominada “RTP internacional”, com possibilidade de ser rececionado em vários países do mundo, inclusive da África lusófona. Pergunto, porque razão então, a existência de um outro canal específico para os africanos lusófonos? Será a necessidade de uma certa manipulação de consciências no sentido de uma neocolonização cultural desses povos?

Já há algum tempo que recuso assistir qualquer programa desse canal televisivo, como forma de protesto e não colaborar com essa tentativa de neocolonização cultural… No entanto, nas redes sociais, vou cruzando com publicações de programas dessa vertente neocolonial da RTP, de assuntos em voga na Guiné-Bissau. Ontem foi o caso! A passar o dedo polegar nas publicações do Facebook, cruzei com a publicação de um programa de nome “Causa e Efeito”... Esse programa, que de forma quase descarada sempre “remou” a favor da corrente política do político guineense patrocinado por um lobbie luso, desta vez, no dia 12/3, perdeu a vergonha e tentou mais uma outra sessão de pura aldrabice aos guineenses menos atentos, sobre a violação da liberdade de expressão na Guiné-Bissau, assente em três casos, tendo o Presidente da Guiné-Bissau como alvo.

Desde já, esclareço que nunca fui apoiante do atual Presidente da República da Guiné-Bissau e repudio os atos de violência como forma de fazer justiça na Guiné-Bissau, mas não aceito ser enganado nem deixar os meus irmãos guineenses serem intrujados por interesses de um pequeno grupo de portugueses, guineenses e cidadãos de outros países lusófonos, saudosistas do neocolonialismo africano…

Quando vejo o infeliz apresentador do programa a começar o programa com um rol de aldrabices, adivinhei tudo o que vinha a seguir! A maior aldrabice no início do programa, foi a referência de António Aly Silva como "Blogger com posições críticas aos detentores dos vários poderes na Guiné-Bissau e que ACOMPANHOU DE PERTO o candidato presidencial e líder do PAIGC."

Quer o infeliz apresentador, como os seus convidados no painel, esqueceram-se de esclarecer aos ouvintes de que Aly Silva, embora detentor de carteira profissional de jornalista, não tem exercido jornalismo nos últimos anos, como tem exercido apenas o bloguismo e a política ativa, posicionando-se descarada e despudoradamente em defesa dos interesses de um líder partidário e, segundo mail’s do próprio líder do PAIGC tornados públicos e não desmentidos, António Aly Silva é por este pago para desinformar os guineenses… Portanto, Aly Silva é um mais um blogger e ativista político do que propriamente jornalista! Ainda “esqueceram-se” de informar aos ouvintes que Aly Silva foi vítima da violência que o mesmo vem promovendo já há algum tempo, contra outros políticos e os seus familiares, como é o caso de ter incentivado a agressão da antiga primeira-dama, no contexto da sua participação num evento no Reino Unido… Se o apresentador e os convidados desse painel fossem sérios, esses seriam os pressupostos básicos com que começariam a trabalhar no programa, denunciando-os e colocando-se a margem deles, para dessa forma informarem os ouvintes com isenção, antes de partir no jogo da denúncia da agressão de um jornalista que há muito que não tem exercido jornalismo, mas cujas atividades são políticas e sustentadas por políticos...

Como gostava de ver o Secretário Geral do Sindicato de Jornalistas e o Presidente da Liga Geral do Direitos Humanos da Guiné-Bissau a demarcarem-se das atividades e posições públicas do cidadão e jornalista António Aly Silva, como o facto por todos conhecidos de, durante a presidência de JOMAV, aparecer publicamente a insultar um Presidente da República e a frente de manifestações de caráter puramente político a gritar “JOMAV RUA”. 

Se a posição do Secretário Geral do SINJOTEC surpreendeu-me, do Presidente da Liga Geral dos Direitos Humanos em nada me surpreendeu, uma vez que as suas posições tendenciosas já vêm sendo conhecidas, porquanto a LGDH continua a dormir um sono profundo sobre o cadáver de Demba Baldé, assassinado pelo poder defendido pelos protagonistas desse vergonhoso programa. Estranhamente, nem a LGDH, nem a RTP África viu no assassinato de um manifestante pacífico de nome Demba Baldé, uma ameaça à liberdade de manifestação e ao pluralismo na Guiné-Bissau! Estranhamente, nem a LGDH nem a RTP África fez um programa para responsabilizar o então Primeiro-Ministro de nome Aristides Gomes e o partido que o nomeou de nome PAIGC, como ameaças à liberdade de manifestação e o pluralismo na Guiné-Bissau! 

Durante o programa, foi mais que evidente o esforço do apresentador em fazer os seus convidados responsabilizarem, sem qualquer prova, o Presidente da República da Guiné-Bissau sobre esses casos de violência pública… Na sequência, vi um esforço patético, por parte desses protagonistas, para a responsabilização do Presidente da República pela invasão e destruição de uma estação da Rádio, sem demonstrar qualquer prova desse envolvimento! Mais vergonhoso e degradante, foi ver o responsável máximo do Sindicato dos Jornalistas e da Liga Geral dos Direitos Humanos da Guiné-Bissau a assumirem existirem Rádios a operar na Guiné-Bissau SEM LICENÇA e a insurgirem contra o facto do Presidente da República ter afirmado que mandaria encerrar as estações da Rádio que não adquirirem essa licença num prazo de trinta dias! Se é lícito insurgirem contra essa pretensão do Presidente da República, por não fazer parte das suas funções previstas na Constituição da República, escandaliza-me ver os constituintes desse painel, jornalistas e um jurista, a corroborarem a ilicitude da existência de Rádios a funcionarem a margem da lei na Guiné-Bissau, alguns com insultos e ofensas diretas aos representantes dos órgãos do Estado!

Ainda assisti a outra patética tentativa de colagem do despedimento de um jornalista por não ter obedecido as orientações da sua linha editorial, ao não entrevistar o Presidente da República num jogo de futebol amigável, com a tentativa de condicionamento da liberdade de expressão! Gostaria de perguntar ao jornalista João Rosário, apresentador desse triste programa, se acha que não cumprindo as orientações da sua linha editorial no que concerne a política da Guiné-Bissau, não sofria as devidas consequências por parte da Administração da RTP?!

Termino com aquilo que é apenas um pormenor, mas que não deixa de ser curioso, que é a imagem da ponte 25 de Abril projetada por trás do Secretário Geral do Sindicato dos Jornalistas da Guiné-Bissau, que se encontrava em Bolama, uma ilha da Guiné-Bissau que não conheço, mas que dizem ser muito bonita e que decerto tem imagens mais bonitas para representar o local onde se encontrava esse representante dos jornalistas guineenses… 

Por favor, parem de tentar aldrabar os guineenses, que já têm quadros suficientemente esclarecidos, para desmontar esse vosso maquiavelismo neocolonial e a exacerbação do complexo de colonizado de alguns africanos.

Jorge Herbert

Kidnappers Shot Dead In Abuja

By Abubakar Sadiq Isah  dailytrust.com  Sun Mar 14 2021

The police have gunned down two kidnappers in Anguwar Hausawa, Naharati community in Abaji Area Council, Abuja.

Daily Trust learnt that the kidnappers were killed during an exchange of gunfire with the police and members of the vigilante group guarding the area.

A resident, simply identified as Suleiman, said around 1am on Sunday, gunmen in their large numbers swooped on some houses in Anguwar Hausawa.

He said before the arrival of security operatives, the gunmen had broken into some houses and whisked away four persons.

The persons kidnapped were identified as Abdullahi Umar, Abdulkarim Yusuf, Abubakar Umar and 13 year -old Abdulrahman Isah.

“They started shooting sporadically into the air to scare residents after they kidnapped four people,” he said.

The chairman of the council, Alhaji Abdulrahman Ajiya, confirmed the abduction of the residents and killing of two kidnappers.

Our reporter, who visited the police station, saw the corpses of the kidnappers lying on the floor.

Some residents rushed to the scene to take snap shots and videos of the corpses.

Among the items reportedly found on them were SIM Cards, charms and phones.

When contacted, the spokesperson of the FCT police command, ASP Maryam Yusuf, confirmed the abduction and killing of two kidnappers.

She said the police repelled the attack, narrating that the kidnappers, who sustained gunshot injuries, died while being taken to the hospital.

BREAKING: Bandits Break Into Another School In Kaduna

How to end arms proliferation in Nigeria – Don

Read Also

Boko Haram Leader, Shekau Curses Sheikh Gumi For Negotiating With Bandits

The leader of Boko Haram terrorists, Abubakar Shekau, has lambasted Kaduna-based Islamic cleric, Sheikh Ahmad Gumi, for negotiating with bandits.

Gumi had recently embarked on a tour to armed bandits’ hideouts in the forests to strike peace deals with the criminals.

The cleric’s tour had drawn mixed reactions among Nigerians, with many, including the governor of Kaduna state Nasir El-Rufai, condemning the move.

But in an audio that is 1 hour and 55 minutes long, obtained by DAILY NIGERIAN, Shekau said Gumi was among those who deliberately transgress.

“Oh Ya Ahmad Gumi! Oh Ahmad Gumi, now you are wandering around, addressing Fulanis, and thinking you are serving God.

“Just because you are called doctor or Sheikh? Woe unto you, Ahmad Gumi,” he said.

Quoting chapter 7:175 of the Qur’an, the terrorists leader said of Gumi: “And relate to them O Prophet the story of the one to whom We gave Our signs, but he abandoned them, so Satan took hold of him, and he became a deviant.”

Shekau also faulted the Minister of Communication and Digital Economy, who is a Muslim cleric, for joining a government under democratic setting.

“To you (Gumi) and others like Pantami, who is even a minister, huh? And still a cleric? Ask yourself! Oh clerics who savour the taste of power seasonings, ask yourselves,” he said.

“You all know democracy is the ideology of Jews and Christians, why didn’t you leave government?

“Despite knowing the truth, you are using the Qur’an to preach democracy. Why this?”

Limitemos a informar em vez de desinformar a nossa população.

De facto a nossa vivência expulsou a verdade, a dignidade e a decencia do nosso quotidiano. As claques instaladas e as vontades inconfessos estão a levar certos cidadãos neste país a tomarem caminhos perigosos, de intrigas e de invençôes com vista a incriminar inocentes, atribuindo-lhes autoria de factos sobre os quais nada têm a ver.

Todos tiveram a oportunidade de acompanhar a notícia de que um elemento pertencente a escolta da presidência da República foi autor material do espancamento do jornalista Adão Ramalho da Rádio Capital FM. Porém, a notícia, da autoria dessa mesma emissora, acrecentou que o agente em causa pertencia ao corpo da escolta do Presidente Cipriano Cassamá

Essa notícia foi repetidas vezes passada, mas estranhamente, e mais uma vez dentro da linha do seu autor, foi maldosamente transformado o agente no filho do Presidente da ANP,

Agora, na infinita fertilidade mental do autor desta falsidade, o filho do Presidente Cipriano Cassamá, Ricardo, foi o autor da violência perpetrada sobre o jornalista.

Por mais desatenta que se possa ser, não pode uma fake news dessa enormidade passar sem a devida censura.

Que motivos pode ter um adoscente, alheio aos assuntos dessa natureza, para perpetrar um ignóbil acto como este?

Não deixemos guiar por emoções e nos cobardes perfís para atacar e intrigar pessoas inocentes.

O Ricardo, filho do Cipriano Cassamá, nada tem e nem podia ter a ver com o acto daquele indole.

Limitemos a informar em vez de desinformar a nossa população.

Bem haja!

// Comunicação - imagem//

Irrigation Project: FG Hands Over Seven Sectors To Farmers In Bunkere LG, Kano State

AGRICULTURE - Jubilation As FG Hands Over Renovated Irrigation Facilities To Farmers

A section of the rehabilated water canal as part of the facilities handed over to farmers PHOTO: Ibrahim Musa Giginyu

Dailytrust.com  Sun Mar 14 2021

It was a day of joy and celebration for communities around Kano River Irrigation Scheme (KRIS) sites as seven rehabilitated irrigation facilities that were initially in a state of despair were officially handed over to farmers.

In a ceremony organised by Hadejia Jama’are River Basin Development Authority (HJRBDA) in collaboration with the federal government’s Transformation Irrigation Management In Nigeria (TRIMING) project with support from the World Bank, the Chairman of Water Users Association (WUA), Alhaji Shu’aibu Kirya, revealed that the rehabilitation of the facilities would bring more wealth to the area and the state, in general. He added that the rehabilitation of the facilities means rehabilitating the whole communities surrounding the KRIS sites.

“Today is a historic day for our people as pure wealth is being handed over to us by this project. No doubt, hundreds of hectares will now be used for irrigation farming by our people and this means tremendous boosts in agricultural activities as well as a significant lift in our per capita income,” he said.

One of the farmers, Malam Usman Babale Bunkure, said the most interesting part of the project, apart from rehabilitating the over three decades abandoned irrigation sites, was the construction of access roads along all the areas rehabilitated, adding that this has brought about huge opportunities that will reduce rural-urban migration.

It was gathered that the rehabilitated irrigation facilities had not been working for over 30 years due to blockage and dilapidation to an extent that people around the area had lost hope in irrigation activities despite their fertile and agrarian land space.

Earlier, Minister for Water Resources, Engineer Suleiman Hussein Adamu, represented by the Managing Director of HJRBDA, Ma’amun Da’u Aliyu, said the federal government had for long considered irrigation development as essential to the sustainable growth of agricultural production in Nigeria, adding that based on an estimated 3.1 million hectares of potentially irrigable area of which the largest portion is in the North, government finds it deem to intervene in boosting agricultural activities through irrigation.

TRIMING national project coordinator, Mr Peter Manguk, explained that the initial over N18 billion project was reviewed, after some inclusions, to over N23 billion, adding that for sustainability purposes, the project had brought on board farmers that would take over ownership of the irrigation sites.

TUDU KIM KU FALA FULA, MANDINGA KU BIAFADA I KA GUINEENSES SI DUNU I KA FASSI PARTI DI PROJETO DSP...By Gervasio Silva Lopes



Nigeria: Nine Things To Know About The New Electronic Temporary Passport

By Khadijat Lawal dailytrust.com Sun Mar 14 2021

The Federal Government has inaugurated an electronic temporary passport to replace the Emergency Travel Certificate (ETC) for effective identity management.

The Minister of Interior, Rauf Aregbesola, said the temporary passport is an electronic document with all the features of a regular passport.

Aregbesola said the new passport will allow Nigerian citizens abroad to return home without disturbance at borders.

Below are some key points you should know about the Nigeria Temporary Passport:

When was it launched?

The Nigeria Temporary Passport (NTP) was launched on Tuesday in Abuja to replace the paper-based based Emergency Travel Certificate (ETC).

ICAO compliant

The temporary passport is ICAO (International Civil Aviation Organisation) compliant and is valid for only 30 days, after a period of 30 days, you’ll have to apply for a new temporary passport.

One time pass

The temporary passport is a one-time pass and will be retrieved by the immigrations service after a traveller has arrived his/her destination.

Issued by embassies outside Nigeria

The temporary passport is issued to citizens by embassies and high commissions outside the country

Replacement to ETC

The temporary passport is a replacement for the hitherto Emergency Travel Certificate (ETC) issued to Nigerians in emergency situations where their passports were not available and had the need to travel to Nigeria.

Not a replacement for the original passport

This new document is not a replacement for the Nigerian passport; it’ll only serve a temporary purpose in the case of loss or misplacement of the Nigerian passport by a Nigerian abroad.

Checkmate crime

In the light of the present security challenges faced by the country, the temporary passport will be used to checkmate the excess of criminal elements taking advantage of the ETC to infiltrate the country

Electronic chip

The temporary passport has an electronic chip embedded in it, the chip contains information about the traveller just like the standard Nigerian passport.

Dark blue in colour

Unlike the standard Nigerian passport which is green in colour, the temporary passport is dark blue. The Nigerian Government is, however, yet to release any information about the cost of the temporary passport.

Niger shuts all public secondary schools over insecurity

Insecurity threatening Nigeria’s corporate existence — PRP