sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

A imagem na foto mostra claramente uma imagem da hipocrisia, ao lado da Sua Excelência Mário Vaz Presidente da República, e mais nada.


Povo da Guiné-Bissau

De baixo para cima o Democrata olhando para o corrupto e Corruptível, de Cipriano Cassamá, um homem com sorriso de um grande hipócrita e JUDAS!!

A imagem na foto mostra claramente uma imagem da hipocrisia, ao lado da Sua Excelência Mário Vaz Presidente da República, e mais nada.

- Sem dúvidas!

Mas, se persistirmos, havemos de sair dessa como victoriosos!

E por outro lado Guineenses vejam só como o MCCI está dividido?

Os fracos ficam pelo caminho e os fortes seguem!

E o fazem por amor, determinação e convicção!

E esses, chamam-se, OS PATRIÓTAS!

E nós não só somos Patriótas mas sim, OS LÍDERES de uma futura Guiné-Bissau, próspera, justa, solidária, digna e acima de tudo DEMOCRÁTICA!

Nós somos Homens de carácter e determinados numa mudança POSITIVA, por isso os nossos motivos são claras, resgatar a nossa Pátria.

É isso que importa e seremos eternamente LEMBRADOS!

Porque quando a PÁTRIA estava de rastos, tivemos a coragem de mostrar as nossas caras e dizer, PRESENTE!!

A pergunta que se coloca é:
Algum dia vamos ver de novo nossos parentes e amigos que já morreram na POLITICA derivado nas mentiras falcidades e traição?

A resposta e a verdade é simples, era como se Lázaro estivesse num sono profundo a pensar nisso, cabe cada um de nós pensar e repensar até chegar a resposta certa!

Estamos condenados para exterminar o PAIGC, nunca mas nunca mesmo vou mudar da minha direção, porque Eu tenho às minhas minhas condições físicas, não sou um Lacaio, e muito menos um BAJULADOR, que isso fique claro e claríssimo para todos e todas, contra o PAIGC é "4live" quero dizer para eternidade.

Até Guiné-Bissau um dia encontrar um
PRESIDENTE DE UNIDADE NACIONAL.

Afirma o Democrata em Ação.

O Democrata Osvaldo Osvaldo 

Aristides Gomes terá pedido ao Sissoko Embaro para lhe manter como P-ministro em caso da sua eleição

Umaro Sissoko Embalo falava apos passeatas à cidade velha para abertura da sua campanaha à segunda ROUND.



CANAL JOVEM

Diminguinho kuma i tudo contra 1.

Parel 1 tah significa:

Gabriel Indi, Yaia Djaló, Idriça Djaló, Vicente Fernandes, Baciro Dja...

É preciso ser burro mesmo, para acreditar neste homenzinho trapaceiro!


Abel Djassi

De Praça a Chapa de Bissau


Círculo 28! - USE na Quelele, Intervenção do Engenheiro Nuno Gomes.














Madem-G15/Sector Autónomo Bissau

NO COMMENT



Volta de Cupilum!





Madem-G15/Sector Autónomo Bissau

Hora H! - Embaló disloca da sede da diretoria nacional à Sede Nacional do MADEM-G15 para encontrar com seus aliados;

A hora tocou, já estamos firmes a segunda fase de passeata, desta vez Umaro Sissoko Embaló sai às ruas com seus maiores aliados políticos, os políticos de pesos pesados na Guiné-Bissau: Engenheiro Nuno Gomes Na Bian, Carlos Gomes Júnior, entre outros;











Bissau 13 de Dezembro de 2019, primeiro dia de campanha eleitoral às presidencais

Madem-G15/Sector Autónomo Bissau

Fim Matinal! - Umaro sissoko Embaló agradece seus apoiantes pelos esforços feitos duramente durante a passeata desta manhã;

Obrigado a todos.




 

Madem-G15/Sector Autónomo Bissau

Justiça/tráfico de drogas - Julgamento de envolvidos no processo “Operação Navarra” agendado para Janeiro próximo

Bissau, 13 Dez 19(ANG) – A primeira sessão de julgamento do processo de tráfico de droga conhecido por “Operação Navarra”, está  agendado para o dia 07 de Janeiro de 2020.

De acordo com o comunicado à imprensa da Procuradoria Geral da República enviado hoje à ANG, em relação ao referido caso, doze indivíduos são constituídos arguidos, nomeadamente, Armando Foreto Ortiz, Domingos José Biaguê, Abulai Culubali, Apollinair Mendes, Avito Domingos Vaz e John Fredy Valencia Duque.

Outros suspeitos mencionados no comunicado da Procuradoria Geral da República, são Pedro Nel Mahecha Marentes, Saido António Seidi Bá, Mussa Seidi Bá, Braima Seidi Ba, Ricardo Ariza Monge e Baba Henrique José.

São  sete guineenses, três colombianos, um mexicano e um maliano.

O Ministério Público informa que neste rol de acusações, impendem sobre os suspeitos em causa, fortes indícios de prática de crimes de tráfico de droga, associação criminosa e branqueamento de capitais.

A nota refere que o referido processo relativo a apreensão de cerca de duas toneladas de droga, teve lugar no dia 02 de Setembro do ano em curso, nos sectores de Canchungo e Caio, região de Cacheu, norte do país.

A acusação definitiva contra os suspeitos foi feito pelo Ministério Público a 25 de Setembro passado. 

ANG/ÂC//SG

Operação: USE Presidente. GAMTONGÓ Sector de KÓMO. Força PRS

A procura da Vitória do GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO. Força MÁRIO FAMBE



Prs Bissau 

O presidente da República de Guiné Bissau DR JOSÉ MÁRIO VAZ deixou, o país esta manha rumo a Congo Brazzaville.


Junior Gagigo

De Belém à Bairro de Ajuda! - Umaro Sissoko Embaló termina sua passeata matinal na sede nacional da sua própria candidatura às Presidenciais, no Bairro de de Ajuda

Fim da passeata matinal, após o longo percurso muscular de exercício de campanha eleitoral às ruas de Bissau; Umaro Sissoko Embaló termina sua passeata matinal na sede nacional da sua própria candidatura às Presidenciais, no Bairro de de Ajuda.







Bissau 13 de Dezembro de 2019.

Madem-G15/Sector Autónomo Bissau

Operação: USE Presidente. Força PRS, Força Máquinas MÁRIO FAMBE Capitão. Si kanua ka nkadja no na tchiga

SEGUNDA VOLTA DAS PRESIDÊNCIAS DE 2019. Operação: USE Presidente


Chegada à Porto de CATCHIL rumo a KOMO e CAIAR
Força Máquinas do PRS, Capitão de Fragata, Mário Siano Fambe










Prs Bissau

"Os vendedores da ilusão. - Autor desconhecido, mas gostei!

Por Saliatu Da Costa

São da velha escola, têm o dom da retórica e convencem facilmente os sonhadores.

Vendem baratos os sonhos, em troca da permissão para roubar.

Os mercadores do sonho, embalam tudo em pacotes de oiro do tolo, as falsas promessas e enrolam quase todo o mundo ou os menos atentos. São capazes de provocar a chuva em plena estação seca e as angústias transformam em esperanças.

São manipuladores e têm falsos olhos, pois piscam sempre a esquerda quando esperam curvar a direita. São capazes de vender todo um país sob aplausos dos cérebros lavados e, estes se vêm na obrigação de uma escravatura sem saberem como. São altruístas, são arrogantes, dizem que são "cabeças" mas de poucos cérebros. 

Se dizem espertos mas só na arte de roubar o que é comum, e capazes de cálculos com resultados acima dos 100% e até mesmo dizem que haverá abundante colheita mesmo que não chover durante os seis meses, põem pontes onde não há rios, inventam, para melhor driblar o pouco que resta da inteligência popular.

Os mercadores da ilusão são da velha escola, todos são doutores mesmo se nunca deram injeção à um sapo, mas são bons, bons nas operações clandestinas dos falsos cálculos.

Durante os seus discursos, evitam a palavra povo, pátria, nação e se concentram nas palavras nós e os verbos na primeira pessoa sob aplausos dos bobos da corte. São falsos até nos sorrisos pois nunca lhes vêm naturalmente, os forçam arreganhando os dentes enquanto pensam baixinho nos maquiavélicos planos de nos sugar até aos ossos.

São muitos, os salteadores e na mais vezes, usam gravatas caras que nunca custaram o salário ganho.

São da velha escola e fizeram do país uma dinastia contudo divididas em clãs.

Malas na konkonhidu...baratas
Si terra bindidu bo konta, pabia katiberasku nó kurpu malgos pá kila. "

Yaguitarey

OPERAÇÃOTURBADA! - OBRIGADO POPULAÇÃO DE NOROBANTAN MANDINGA, NORTE DO PAÍS.

NÓ TOMA PUNTO NA GUERRA KATA KUMPÉ TERRA.



Junior Gagigo

Bom dia irmãos, hoje é o primeiro dia de campanha eleitoral às presidenciais de segunda volta; General Umaro Sissoco Embaló já está na sede nacional do MADEM-G15 para mais um inicial do dia percurcial eleitoral;








Umaro El Mokthar Sissoco Embalo 
Prezados.

O candidato Umaro Sissoco Embaló, inícia a campanha eleitoral para a segunda volta das eleições presidências com uma ARUADA “passeata” pela cidade de Bissau a partir das 10h com a saída prevista para a Sede Nacional do MADEM-G15 nos coqueiros.

Walter Félix Da Costa

RETROSPETIVA E PERSPETIVA ECONÓMICA DA GUINÉ-BISSAU 2019/2020

A economia guineense desde os últimos anos tem vindo a atravessar momentos difíceis, condicionada por duas variáveis: 
1) constante instabilidade política, 
2) não diversificação da economia dependendo somente da Castanha de Caju, o seu principal produto de exportação.

O ano de 2019 está quase a acabar e a economia guineense não registou um crescimento aceitável, não obstante alguns esforços que estão a ser feitos para que possamos estar numa posição de convergência com alguns países da UEMOA.

GRANDES ACONTECIMENTOS ECONÓMICOS EM 2019
2019 é o ano em que a nossa economia conhece uma retração do crescimento de 5,9% para 3,5%, deixando a situação Orçamental sob stress. Primeiramente, devido à despesa ser mais elevada do que previsto. O défice público nos meados de 2019 ultrapassou significativamente a meta do projeto do orçamento. 

A Castanha de Caju, principal produto de exportação, foi vendida a 500 FCFA. É o ano que a Guiné-Bissau rubricou o Acordo de Livre Comércio Africano, acordo esse que estabelece um enquadramento para a liberalização de serviços e mercadorias e tem como objetivo eliminar as tarifas aduaneiras em 90 por cento. Também é o ano em que o governo emitiu títulos do Tesouro num montante de 10 mil milhões de FCFA. 

A inflação situou-se nos 1,3%, para um país que já teve taxas anuais de inflação significativas é realmente um percurso assinalável em relação ao qual nos devemos sentir orgulhosos, sendo um país com uma economia muito aberta ao exterior, importando a maior parte dos bens de consumo, este é um elemento muito importante para assegurar a estabilidade dos preços na Guiné-Bissau. 

É o ano em que registamos um défice fiscal de 6% do PIB, muito acima do previsto pelos critérios de convergência da UEMOA. É o ano em que a taxa de financiamento a economia permanece fraca abaixo dos 15%, em contraponto com a média da UEMOA que é de 30%.

OS PRINCIPAIS DESAFIOS ECONÓMICOS PARA 2020
O grande desafio que se coloca agora ao nosso país é a diversificação da economia guineense, de modo a diminuir a sua ainda dependência da Castanha de Caju, para evitar que uma situação paradoxal em que um país com muitos recursos não consegue diversificar a sua economia, não cresce do ponto de vista económico e passa a viver uma situação de estagnação ou mesmo de contração económica. Apesar das perspetivas favoráveis, a dependência da Guiné-Bissau das receitas da Castanha de Caju e das importações deixa a economia altamente vulnerável a choques externos.

Ainda existem outros desafios importantes que o executivo deve priorizar já em 2020.

Os principais desafios económicos para 2020 resultam principalmente dos constrangimentos financeiros num contexto de pressões sobre a despesa e um peso da dívida externa que se estima em cerca de 50,1% do PIB.

Confiança no País- Sempre defendi que a confiança é o factor mais importante para o desenvolvimento económico de uma empresa, de um país. E esta deve ser uma questão que deve ser tratada com seriedade suficiente para entender os factores que sustentam a sua ausência.

Degradação das Contas Públicas- umas das variáveis que complica a economia guineense, são tidas como “desafios significativos” num contexto de baixo crescimento económico. O défice das contas públicas permanece elevado e os receios sobre a divida “in distress” pode fazer reverter os ganhos do crescimento da economia.

Agricultura- tem um forte desempenho, trazendo um alivio muito necessário à inflação, principalmente nos bens alimentares.

Investimento Direto Estrangeiro- A lei do investimento Privado vigente na Guiné é boa, manifesto pessoalmente a necessidade da existência de isenção fiscal aos investidores externos. Entretanto, a baixa taxa de investimento levanta sérias preocupações no longo prazo.

Industrialização- O executivo deve defender maior celeridade e pragmatismo na viabilidade dos projetos.

Economia Informal- Esta assume peso considerável no contexto do mercado guineense, sendo expectável a integração desses agentes económicos na economia formal. Certo é que na Guiné-Bissau a relevância da economia informal é significativa, e como tal, faz sentido adotar algumas medidas no sentido de incentivar tais agentes a aderir à economia formal, com regimes adequados à dimensão dos respetivos negócios. O desafio centra-se por isso neste processo de aperfeiçoamento por parte do governo e dos contribuintes.

Economia Azul- O mar é um dos nossos principais recursos naturais. Guiné-Bissau é possuidora de recursos marinhos que podem ter um peso importante na nossa economia. Não devemos subestimar a economia do mar, que pode também contribuir para aumento do nosso Produto Interno Bruto.

Combate à corrupção- a corrupção é um flagelo que abala o aparelho do Estado guineense, razão pela qual deve ser combatida a todos os níveis. Quando se fala constantemente de corrupção os empresários têm medo de insvestir.

Privilegiar acordos com o FMI- A economia guineense enfrenta uma situação económica e financeira adversa, devido à quebra nas receitas o que teve sérias implicações nas contas fiscais do país, na balança de pagamentos e na economia real. Um novo acordo com o FMI pode relançar o crescimento económico através de algumas medidas a serem implementadas para melhorar as politicas fiscais, bem como garantir maior solidez ao sector financeiro.

Em 2020, o país precisa de continuar a crescer. Hoje já não há dúvidas que o crescimento económico é a condição essencial para o desenvolvimento. Sem crescimento económico não há desenvolvimento. Parte da nossa economia depende da conjuntura externa, se essa conjuntura não é favorável, será mais difícil para a economia guineense crescer.

Bom Natal e um bom ano novo a todos!
Dakar, 12 Dezembro de 2019
Mestre Aliu Soares Cassama