15 de maio de 2013

OMS Guiné Bissau gasta o triplo de Cabo Verde em saúde mas vive menos 20 anos


A Guiné Bissau gasta mais do triplo do que Cabo Verde com a Saúde, mas a esperança média de vida regista uma diferença superior a 20 anos a favor dos cabo-verdianos, segundo um relatório da OMS.

De acordo com os dados hoje divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no seu relatório 'Estatísticas Mundiais de Saúde 2013', a Guiné Bissau gasta 7% do seu Produto Interno Bruto em despesas de saúde, ao passo que Cabo Verde apenas precisa de 2,3% para conseguir chegar a uma esperança média de vida à nascença de 72 anos, ou seja, 22 anos a mais.

O relatório com 172 páginas apresenta dados sobre variados aspetos da saúde, desde os gastos por habitante até à incidência de várias doenças nos cidadãos, passando pelo número de médicos por habitante e por uma análise do cumprimento dos Objetivos do Milénio, um conjunto de metas a serem atingidas até 2015.

Cabo Verde também se destaca dos restantes países lusófonos em África (só haverá dados para o Brasil “nos próximos meses”, refere a OMS) no que diz respeito à probabilidade de uma criança morrer antes dos cinco anos: 21 por cada mil nascimentos, o que contrasta com a Guiné Bissau (161) e com Angola (158), os países que apresentam o pior registo neste capítulo.

Um dos itens onde Cabo Verde não tem uma liderança significativa é, aliás, no que diz respeito à morte por sida por cada cem mil habitantes: 32 contra 33 em São Tomé, o que contrasta com Moçambique, que apresenta o pior registo nesta área: 310.

Entre os países lusófonos, o que tem o menor número de médicos por cada 10 mil habitantes é Moçambique (embora não haja números para São Tomé e Príncipe). No extremo oposto está Cabo Verde, com 3, e pelo meio está a Guiné Bissau, com 0,7, e Angola, com 1,7.

Os esforços dos países a nível mundial para alcançarem os Objetivos do Milénio (ODM) resultaram numa melhoria nos indicadores de saúde dos países com piores condições, de acordo com as estatísticas hoje divulgadas pela OMS.

"As diferenças entre os países mais desfavorecidos e os mais desenvolvidos do mundo estão a reduzir-se", disse hoje numa conferência de imprensa para apresentação do relatório 'Estatísticas Mundiais de Saúde 2013' o diretor do Departamento de Estatísticas de Saúde e Sistemas de Informação da OMS, Ties Boerma.

A melhoria no número de mortes de crianças com menos de cinco anos e a descida do número de casos de pessoas infetadas com o vírus da Sida são dois dos exemplos apontados pelo responsável como podendo ser atribuídos diretamente aos esforços que os países estão a fazer para cumprirem com os ODM, um conjunto de metas a serem alcançadas até 2015.

Estas melhorias, afirma o diretor do Departamento de Estatísticas de Saúde e Sistemas de Informação da OMS, contribuem para um aumento da esperança média de vida no mundo, que passou de 62 anos, em 1990, para 68 em 2011, para os homens, e de 67 para 72 anos, no mesmo período, para as mulheres.

Ex-Primeiro Carlos Gomes Jr ‘estaria’ sob investigação da PJ portuguesa por transferência de 1,5 milhões de euros


O ex-Primeiro da Guiné Bissau, Carlos Gomes Júnior, ‘estaria’ a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ) portuguesa, por receber de transferência, 1,5 milhões de euros em Portugal.
Esta notícia foi avançada pela revista Sábado, na sua edição do dia 9 deste mês.

De acordo com esta revista, Carlos Gomes Júnior terá recebido esse montante através do empresário angolano, Domingos Manel Inglês.

A revista adianta que a operação foi comunicada pelo banco à PJ e ao Departamento Central de Investigação e Acção Penal, que investiga as movimentações financeiras do cidadão angolano, no âmbito do processo de denúncia deste empresário.

A revista refere que Carlos Gomes Júnior recebeu a transferência em Julho de 2012, através de bancos internacionais.





http://www.gbissau.com/?p=5843

Morreu Henrique Rosa, Presidente da Guiné-Bissau de 2003 a 2005

 
Henrique Pereira Rosa
O antigo Presidente de transição da Guiné-Bissau, Henrique Pereira Rosa, morreu esta quarta-feira, 15 de Maio, aos 66 anos de idade, depois de meses internado no Hospital de São João, no Porto, Portugal.

Henrique Rosa nasceu em Bafatá em 1946, descendente de pai português e de mãe guineense, de etnia fula, tendo-se destacado no sector empresarial.

Entre 1965 e 1971, integrou os serviços da Fazenda e foi distinguido como militar nos Ranger´s portugueses na Guiné.

Foi membro do Conselho Inter-Diocesano de Projectos da Igreja Católica, do Conselho dos Assuntos Económicos da Diocese de Bissau, e também membro do Conselho de Administração da Caritas da Guiné. Era agente da empresa britânica de seguros LIoyd´s of London e da seguradora francesa Cesam.

Henrique Rosa foi Director Executivo da Comissão Nacional de Eleições, nas primeiras eleições Presidenciais e Legislativas, em 1994, na Guiné-Bissau.

Durante a Guerra de 7 de Junho de 1998 foi coordenador do Comité Ad-hoc da Sociedade Civil para a Paz, primeiro movimento da Sociedade Civil para o restabelecimento da Paz na Guiné-Bissau, criado em Outubro de 1998.

Foi também Cônsul honorário da Costa do Marfim na Guiné-Bissau durante a Presidência de Laurent Gbagbo, tendo sido distinguido pela Costa do Marfim com as insígnias de Comendador da Ordem Nacional da Costa do Marfim. Também a França distinguiu Henrique Pereira Rosa com as insígnias da Legião de Honra.

Depois do Golpe de militar que derrubou Kumba Yala, em 2003, Henrique Rosa assumiu a Presidência durante o período de transição, até às eleições Presidenciais, em 2005.

Guiné-Bissau pede ao CS da ONU resolução de apoio ao país


O representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau apelou, em Nova York, aos membros do Conselho de Segurança que "falem a uma só voz", adoptando, no próximo dia 23, "uma resolução que dê um sinal claro de apoio" aos guineenses.

José Ramos-Horta falava, na quinta-feira, numa reunião do Conselho de Segurança, organismo que deverá aprovar no próximo dia 23 o relatório do secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, que propõe mais um ano de mandato para o escritório da ONU na Guiné-Bissau mas sugere uma reformulação que contempla a abertura de delegações regionais e um segundo representante especial.
  José Ramos-Horta disse que a Guiné-Bissau, que vive um período de transição na sequência de um golpe de Estado a 12 de Abril do ano passado, pode ainda tornar-se "um exemplo brilhante de uma história de sucesso".

O representante especial atribuiu a culpa da situação "às elites que falharam ao seu povo durante quase quatro décadas", acrescentando que os militares também devem ser responsabilizados.
"As consequências do falhanço destas elites inclui violações de direitos humanos, impunidade, crime organizado e tráfico de droga", disse Ramos-Horta.

O político apresentou a ideia de "uma transição de duas faces", que deve, "primeiro, apoiar o regresso à ordem constitucional através de eleições" e, depois, preparar o período pós-eleitoral "fortalecendo as instituições do Estado, com apoio financeiro e disponibilizando especialistas" em áreas específicas durante um período de cinco anos.

A detenção do ex-chefe da Armada Bubo Na Tchuto durante uma operação contra o narcotráfico no Golfo da Guiné e a acusação do chefe do Estado Maior das Forças Armadas, António Indjai, foi também mencionada, com Ramos-Horta a classificá-la como "um ponto de viragem no combate ao tráfico de droga."

A presidente da Comissão de Configuração para a Construção da Paz na Guiné-Bissau, Maria Luisa Viotti, recordou o caso para pedir um reforço do orçamento do escritório das Nações Unidas para as Drogas e o Crime (ODC, na sigla em inglês)) no país.

O representante da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), o embaixador da Côte d’Ivoire ONU, Youssoufou Bamba, referiu a "determinação [da ONU] em apoiar o combate e em punir os perpetradores deste crime".

Todos os representantes falaram na necessidade de realizar eleições até final do ano, mas, em declarações à agência Lusa, o embaixador da Guiné-Bissau na ONU, João Soares da Gama, sublinhou que o país "não tem condições financeiras para realizar eleições sem o apoio da ONU".
A ideia é partilhada por Youssoufou Bamba, que pediu "apoio financeiro e técnico à comissão eleitoral" guineense.

No final do encontro, o representante da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o embaixador António Gumende, sublinhou uma "tendência positiva de consenso" entre os atores nacionais e internacionais envolvidos no futuro do país.

Contudo, alertou que "todo o optimismo em relação à Guiné-Bissau deve ser moderado, devido a complexidade da situação, bipolarização política e à deteriorada situação económica e humanitária."
Os membros do Conselho de Segurança preparam agora uma resolução que deve ser votada no dia 23 de Maio.