quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Guiné-Bissau: Governo não consegue iniciar recenseamento eleitoral

Contrariamente ao cronograma estabelecido, o Governo não conseguiu dar início esta quinta-feira, 23 de Agosto, ao processo de recenseamento eleitoral. No terreno, o único sinal de recenseamento é a publicação da lista dos agentes recenseadores, ainda previsto para esta quinta-feira, enquanto se espera pela chegada dos Kits provenientes da Nigéria.


Entretanto, o Governo inaugurou novas instalações do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral, entidade responsável pelo ato.

Foi nesta ocasião que o Primeiro-ministro, Aristides Gomes, anunciou a abertura oficial do processo, mas reconheceu também existirem dificuldades financeiras e logísticas para o início prático do registo dos eleitores, com vista as eleições legislativas de Novembro.

“Ainda não temos, à nossa disposição, os Kits necessários para o início do recenseamento eleitoral, são dificuldades inerentes a um processo organizado por um Governo que não tem controlo efetivo de todos os parâmetros do processo. E fatores aleatórios acabam por pesar, de forma muito forte, a começar pelo financiamento. De citar, aliás, que até a data presente, em termos práticos, a única disponibilidade que existe no campo do aspeto financeiro vem do próprio Governo”, salientou Gomes. Mesmo assim, o chefe do Governo garantiu que as eleições vão ter lugar na data prevista.

Sobre as reações políticas relativas ao atraso no início do processo, o chefe do Governo, disse compreender tais posicionamentos. “Nós compreendemos as reações dos diferentes atores deste processo. Podemos assegurar todos os partidos políticos e a sociedade em geral que mobilizamos todos os esforços para que os diferentes planos possam funcionar. Daí a certeza de nós podermos dizer que as eleições vão ser realizadas na Guiné-Bissau a 18 de Novembro”, concluiu o Primeiro-ministro guineense.

De acordo com o cronograma inicial o recenseamento eleitoral deveria iniciar hoje, 23 de Agosto, mas o cenário aprovado pelos atores políticos, referente à inscrição e receção de cartão do eleitor no local de recenseamento, não facilitou ao PNUD enquanto entidade coordenadora de ajuda financeira ao processo de eleições.

© e-Global Notícias em Português

O Partido da Renovação Social (PRS), segunda força política no parlamento guineense, manifestou hoje ter "sérias dúvidas" quanto à realização de eleições legislativas a 18 de novembro e acusou o primeiro-ministro de "distração e incompetência".


Em conferência de imprensa, Orlando Viegas, vice-presidente do PRS, considerou que o decreto do Presidente guineense, José Mário Vaz, "corre sérios riscos de não ser cumprido" já que o primeiro-ministro, Aristides Gomes, afirmou que a data do início do recenseamento eleitoral "é indicativa".

Lusa

Braima Darame

POSICIONAMENTO DE MADEM G-15 SOBRE O PROCESSO DE RECENSEAMENTO ELEITORAL



ENTREVISTA COM ALASSANA QUEITA...AQUI

Braima Darame

COMUNICADO DO PRS SOBRE RECENSEAMENTO ELEITORAL




Braima Darame

PM guineense propõe ao parlamento dispositivo jurídico para financiar eleições

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, disse hoje que vai propor à Assembleia Nacional Popular a criação de um dispositivo jurídico que imponha a qualquer Governo a contribuição para um fundo para a realização de eleições no país.


"Vamos propor à Assembleia Nacional a institucionalização de um dispositivo jurídico que imponha a qualquer equipa governativa do nosso país a necessidade ou mesmo a imperatividade de contribuir anualmente para que nós possamos alimentar um fundo que permita à Guiné-Bissau realizar a partir de futuras eleições com os nossos próprios meios, qualquer processo de eleições", afirmou Aristides Gomes. 

O primeiro-ministro falava durante a cerimónia oficial de lançamento do recenseamento para as eleições legislativas, previstas para 18 de novembro, na direção-geral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral.

"A partir daí, nós teríamos controlado esse parâmetro aleatório (apoio da comunidade internacional) do processo de organização de qualquer eleição do nosso país e seria um passo importante para assegurarmos a soberania na Guiné-Bissau, o exercício da soberania exige esforços e tem o seu preço", afirmou o primeiro-ministro.

O recenseamento eleitoral arrancou hoje oficialmente, mas sem os necessários 'kits' de registo biométrico que o Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) adquiriu. A Nigéria prometeu emprestar 300 'kits' à Guiné-Bissau, que segundo o primeiro-ministro, ainda não chegaram ao país, devido a problemas logísticos.

O recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau vai decorrer até ao dia 23 de setembro.

MSE // PVJ

Lusa/Fim

ONU em Bissau diz que país está estável e eleições acontecem a 18 de novembro

O representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, José Viegas Filho, disse hoje que o país está estável e que as eleições legislativas vão ser realizadas a 18 de novembro, conforme previsto.


O antigo ministro da Defesa brasileiro falava aos jornalistas na Presidência guineense, depois de um encontro com o chefe de Estado, José Mário Vaz, para o informar sobre o que vai dizer ao Conselho de Segurança da ONU, que realiza consultas sobre a Guiné-Bissau a 30 de agosto.

"A minha intenção é, ao falar perante o Conselho de Segurança da ONU, dizer que o país está estável, que não há qualquer problema nas ruas, que as eleições serão realizadas este ano a 18 de novembro e que essa data é importante que seja mantida", afirmou o diplomata brasileiro.

José Viegas Filho disse também acreditar que as eleições legislativas deste ano e as presidenciais, previstas para 2019, vão "consolidar o caminho democrático e calmo e cooperativo do futuro da Guiné-Bissau". 

A Guiné-Bissau realiza eleições legislativas a 18 de novembro, depois de um período de uma grave crise política. Desde as últimas legislativas realizadas em 2014, a Guiné-Bissau teve sete primeiros-ministros.

MSE//PVJ

Lusa/Fim

PM guineense abre recenseamento eleitoral, mas ainda sem 'kits' para registo

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, anunciou hoje a abertura oficial do recenseamento eleitoral no país, para as eleições legislativas, previstas para 18 de novembro, mas os 'kits' para o registo biométrico ainda não estão disponíveis.


Num discurso proferido na direção-geral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) e na presença de representantes da comunidade internacional, Aristides Gomes salientou que têm existido dificuldades, que são "inerentes a um processo organizado por um Governo que não tem o controlo efetivo de todos os parâmetros do processo de organização das eleições legislativas".

"Em todo o processo há sempre uma previsão e a previsão tem as suas margens de erro. A margem de erro depende do controlo sobre os parâmetros que participam neste processo. Neste caso concreto, como eu disse, há parâmetros fundamentais que agem naturalmente fora do controlo do Governo a começar pelo financiamento", afirmou.

Segundo o primeiro-ministro, até hoje há teoricamente um orçamento para as eleições legislativas e promessas de apoio da comunidade internacional, mas em "termos reais e práticos a única disponibilidade que existe, no tocante ao aspeto financeiro, é a disponibilidade do Governo".

"Uma disponibilidade cuja primeira parte é gerida pelo PNUD (Programa da ONU para o Desenvolvimento), segundo os acordos assinados entre o Governo e as Nações Unidas, e a segunda parte é gerida pelo próprio Governo. Portanto, nós temos esse parâmetro que é uma condicionante forte e que impõe um caracter aleatório ao processo de forma significativa", disse.

Por isso é que, continuou o primeiro-ministro, em "virtude desse carácter aleatório e do peso desse carácter aleatório, nós nesse momento ainda não temos à nossa disposição todos os ?kits' necessários para o início do recenseamento eleitoral".

"No entanto, podemos assegurar a todos os partidos políticos, à sociedade em geral, que nós batemos em todas as portas, mobilizamos todos os esforços para que os diferentes planos que estabelecemos desde o início possam funcionar. As eleições vão ser realizadas na Guiné-Bissau a 18 de novembro, apesar dos condicionalismos a que já me referi, apesar da dimensão do aspeto aleatório do processo", afirmou Aristides Gomes.

O primeiro-ministro explicou também se a compra de 'kits' fosse só uma "questão de compra" e não de "encomenda para fabrico em função do cenário utilizado", o recenseamento eleitoral estaria neste momento a ser feito e haveria a "garantia fundamental do 18 de novembro", data das eleições.

"Apesar disso, os amigos da Guiné-Bissau estão a trabalhar com muita intensidade para que possamos iniciar dentro de alguns dias o exercício efetivo da realização do referendo", disse.

Destacando o apoio da Nigéria, que emprestou 300 'kis', que ainda não chegaram devido a questões logísticas e de Timor-Leste, que destacou uma equipa que vai estar na Guiné-Bissau durante três meses, Aristides Gomes anunciou que Cabo Verde vai emprestar alguns 'kits' de registo biométrico para se avançar com o recenseamento.

"Dou por aberto o processo de recenseamento eleitoral no nosso país", concluiu Aristides Gomes.

O recenseamento eleitoral vai decorrer até 23 de setembro.

dn.pt/lusa

Alassane ouattara deitado em uma esteira até o chão como todos os outros peregrinos.

ALASSANE OUATTARA COUCHÉ SUR UNE NATTE À MÊME LE SOL COMME TOUS LES AUTRES PÈLERINS.


Jacob Aimé Loboué

Óbito - “Restos mortais do primeiro vice-presidente da ANP serão enterrados no Sábado”, diz Secretário Nacional do PAIGC

Bissau, 23 Ago 18 (ANG) – O Secretário Nacional do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), afirmou hoje que as exéquias do deputado António Inácio Correia (Tchim) falecido na passada segunda-feira serão no próximo sábado.

Em declarações à ANG, Aly Hijazi disse que o partido já está pronto para dar o último adeus ao seu militante e deputado da nação.

Disse que o cortejo fúnebre vai iniciar na sexta-feira, de casa do falecido à sede do PAIGC e de seguida o corpo estará em câmara ardente na Assembleia Nacional Popular (ANP).

O SECRETÁRIO NACIONAL DO PAIGC ACRESCENTOU AINDA QUE, O FUNERAL COM HONRAS DE ESTADO ACONTECE NO SÁBADO NO CEMITÉRIO MUNICIPAL, ÁS 12 HORAS ANTECEDIDO DE MISSA DE CORPO PRESENTE NA SÉ CATEDRAL DE BISSAU.  

ANG/JD/ÂC//SG

ENCONTRO DE IRMÃOS



O antigo Primeiro Ministro, UMARO SISSOCO EMBALO, o Coordenador de MADEM-G15, BRAIMA CAMARA e o Presidente da Assambleia Nacional Popular, CIPRIANO CASSAMA, juntos hoje no Tabasky, em união, paz e irmandade.

Cipriano Casssma, uma aliança com MADEM-G15?

Só o futuro o dirá.




Fotos: Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo/Sarathou Nabian

Sarathou Nabian

Mestruação atrasada? Estes podem ser os motivos

Sabe que não está grávida, mas o tempo sem menstruação está a demorar demasiado. O que quer isto dizer sobre o seu corpo?

Diminuição excessiva de peso - Se a mudança na sua rotina diária foi repentina e brusca, mesmo que seja uma mudança para melhor, é normal que os níveis hormonais se alterem. As mudanças devem ser inseridas de forma gradual, para que o corpo se habitue às mesmas.
© iStock

Não há mulher que espere ansiosamente pela chegada do período, que nos altera as hormonas e faz reinar a indisposição a vários níveis. Ainda assim, se não o podemos evitar, ao menos que o corrimento seja regular, e venha no dia previsto.

Quando tal não acontece, muitas são as que pensam o pior (leia-se, engravidar acidentalmente). Feito o teste de gravidez e despistado o problema junto de especialistas, levanta-se a questão ‘o que se passa com a menstruação que nunca mais chega?’ ou ‘porque ficou super desregulada de um momento para o outro’?

Vários podem ser os motivos para tal, mas em comum deverá estar uma única questão: Se algo mudou no seu corpo, é porque algo se passa. Veja na fotogaleria os possíveis motivos porque o seu período está atrasado.

Stress - Uma vez mais, questões hormonais são a origem do problema. Se algo não está bem a sua cabeça, todo o corpo é afetado, e é no hipotálamo que prevalece o problema. Especialistas apontam casos de stress extremos como um divórcio ou a perda de um ente querido, não é por ter um exame para a semana que o seu período irá evidenciar o seu stress © Reuters

Síndrome dos ovários policísticos - Este é um reconhecido problema que afeta o processo de ovulação devido a um desequilíbrio hormonal que resulta na formação de cistos. Na verdade, os cistos são produzidos a cada menstruação, mas aquando do problema, estes não desaparecem após o ciclo, levando a atrasos ou anulação do mesmo. © iStock

A sua pílula - O atraso da menstruação pode ser resultado de uma toma prologada de uma certa pílula contracetiva. Ora, cada pílula conta com diferentes concentrações hormonais e nem todas funcionam da mesma forma para diferentes mulheres. Especialistas alertam para quem, caso opte por mudar de pílula ou deixar de a tomar de todo, é normal que a chegada da menstruação seguinte demore ainda mais. © iStock

Disfunção tireoidiana - A tiróide influencia não só o metabolismo como outros sistemas do organismo humano e o período pode ser um dos aspetos afetados – caso sobre de hiper ou hipotiróide. © iStock

Aborto espontâneo - Se fez um teste de gravidez que lhe mostrou que estava grávida e momentos depois sobre com algo semelhante a uma gravidez, poderá significar que sofreu um aborto espontâneo. Por vezes a mulher sofre-o sem se ter apercebido de que esteve grávida. © iStock

Algum tipo de medicação - Tal como a pílula pode influenciar com o normal período, também certos medicamentos têm o mesmo efeito conforme a altura do ciclo menstrual em que o toma. Estamos a falar de medicamentos bastante comuns como o próprio ipobrufeno. © iStock

Menopausa - Em casos em que as mulheres sofrem de grandes alterações hormonais, a menopausa pode (quase) chegar mais cedo. Dizemos quase porque a menopausa é assumida quando uma mulher não tem menstruação por um ano. Perto desta fase, a mulher mantém alguns ciclos menstruais, ainda que possam ser mais afastados. © iStock


NAOM

PRESIDENTE DE ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR APELA RECONCILIAÇÃO ENTRE OS GUINEENSES

Os políticos guineenses presentes na reza desta quarta-feira (22 de Agosto) apelaram a reconciliação e dizem-se dispostos a trabalharem juntos pelo bem do país.


Na reza desta quarta-feira na câmara municipal de Bissau estava Cipriano Cassama, Braima Camará, Umaro Sissoko Embalo, Baciro Dja e mais outras personalidades.

Depois da reza o presidente da Assembleia Nacional Popular Cipriano Cassama voltou a pedir a reconciliação entre os guineenses.

“ Mais uma vez, pedimos a reconciliação e a unidade nacional pensando num desenvolvimento equitável porque a Guiné-Bissau precisa”.

Já Braima Camara do recém-criado partido Movimento para a Alternância Democrática disse que ter partidos diferentes não significa criar inimigos ou adversários porque “ a democracia é liberdade de expressão e cada cidadão pode criar seu partido desde que se respeite a Constituição da República. Mas o mais importante é todos os guineenses se unir para que as eleições de 18 de Novembro sejam livre, justas e transparentes”.

Para Umaro Sissoko Embalo, para se sair da crise vigente no país “ é preciso que os guineenses aceitem uns aos outros como são”.

Entretanto, Baciro Dja presidente do também recém-criado partido Frente Patriótico nacional diz-se disposto a reconciliar com as partes envolvidas na crise já dura 3 anos.

Por: Yasmine Fernades

radiosolmansi.net

Formulários para recenseamento eleitoral já chegaram a Bissau

Os formulários para o recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau, que arranca na quinta-feira, chegaram hoje ao aeroporto internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, faltando agora rececionar os 'kits' para registo biométrico prometidos pela Nigéria.


“É um sinal, um primeiro passo está dado, temos aqui os formulários o que quer dizer que as operações estão em andamento”, afirmou o diretor-geral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), Alain Sanka.

Segundo Alain Sanka, os 920 mil formulários hoje rececionados foram fabricados na África do Sul.

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, marcou eleições legislativas para 18 de novembro e o recenseamento eleitoral vai decorrer entre quinta-feira e o dia 23 de setembro.

As autoridades guineenses têm tido algumas dificuldades financeiras e técnicas para a realização do recenseamento eleitoral, incluindo a falta de ‘kits’ eleitorais, com equipamentos de registo biométrico.

A Nigéria anunciou o empréstimo de 300 ‘kits’ de registo biométrico, que deverão chegar ao país no decurso desta semana, segundo o representante do embaixador da Nigéria na Guiné-Bissau, Anthony John Ebipador.

O primeiro-ministro guineense já tinha afirmado na semana passada que o recenseamento poderia começar a 23 de agosto, devido à cooperação com a Nigéria e a uma cooperação suplementar com Timor-Leste.

O Governo de Timor-Leste aprovou o envio para Bissau de um representante especial para identificar as necessidades do Governo guineense para a realização das eleições de 18 de novembro.

A Comissão Nacional de Eleições guineense estima que sejam registados cerca de um milhão de eleitores.

Por interlusofona.info