quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Tabaski - Fiéis muçulmanos guineenses lamentam aumento de preços de produtos no mercado

Bissau, 31 Ago 17 (ANG) – Alguns fiéis muçulmanos guineenses ouvidos hoje pela ANG sobre os preparativos para a celebração do Tabasky que se assinala sexta-feira deploraram o disparo abrupto de preços de produtos da primeira necessidade no mercado nacional.

É o caso do Técnico de cortes gráficas da INACEP, Suncar Baldé que aponta a uma grave situação que o pais atravessa e cujos reflexos se sente em todos os domínios nomeadamente família, comunidade, religião e demais sectores da vida nacional.

“É muito grave quando o preço de um carneiro no mercado chega a atingir 200 mil francos Cfa”, ilustrou sem deixar de citar também os aumentos de preços de outros produtos de primeira necessidade tais como arroz, óleo alimentar, açúcar, farinha e géneros alimentares afins.

Para este técnico é urgente que o governo adopte medidas correctivas face a presente postura dos comerciantes. “O governo deve ter mão dura para sanear a situação vigente e que está a prejudicar a população em geral”, disse Suncar Baldé.

“Tudo esta mais caro no mercado, portanto, seremos obrigados a conformar-nos e celebrar a festa de acordo com as nossas possibilidades”, sublinha por seu lado a funcionária pública, Aua Camará, que recorda com nostalgias “alguns anos atrás”, período em que, segundo ela, a festa era assinalada com “pompa e circunstância” e as autoridades não toleravam especulações de preços dos produtos.

No entanto, enfatizou na necessidade do executivo impor a sua autoridade e fazer baixar as taxas alfandegárias e controlar os preços dos produtos comercializados nos mercados.
Finalmente, Seco Baldé, que exerce funções de Chefe de Redacção do semanário No Pintcha criticou os comerciantes pelas suas condutas neste período em que se regista alta procura por parte dos clientes, sobretudo os da confissão muçulmana.

“Isso afecta bastante”, criticou lembrando que a maioria dos próprios comerciantes pertencem a comunidade muçulmana pelo que exortou as autoridades, particularmente, a Inspecção Geral do Ministério do Comércio para agir em conformidade com a lei junto aos comerciantes.

A festa de Tabaski assinala-se sexta-feira com o abate de, pelo menos um carneiro, pelo crente muçulmano em homenagem ao profeta Muhammad S.W.A.

No Senegal a festa de Aïd al-Adha vai ser celebrada oficialmente no sábado, segundo a Comissão Nacional de Observação Lunar, mas uma parte da população se prepara para a celebrar na sexta-feira.

No país vizinho, os preços de carneiro são mais altos neste período de festa, segundo uma reportagem da Agência Marroquina de Informação, MAP.

Existem no Senegal várias categorias de carneiro e a mais cara chama-se Ladoum, uma espécie de carneiro de raça melhorado, fruto de cruzamento entre duas raças de carneiros do Norte do Senegal(Toubabaires e Maures).

Para um Ladoum , carneiros que seduzem pela corpulência, o preço varia entre 650.000fcfa à 03 milhões de fcfa.

ANG/JAM/LLA/SG

ÚLTIMA HORA - Conselho de ministros da Guiné-Bissau acaba de nomear governadores de oito região administrativos do país.

COMUNICADO DO CONSELHOS DE MINISTROS DA GUINÉ-BISSAU




Segue em ordem nome de novo governadores:

1. Região de Tombali, senhor Armando Toté;
2. Região de Quinara, senhor Mamadú Sanhá;
3. Região de Bolama-Bijagos, senhor Quintino Rodrigues;
4. Região de Bafatá, senhor Saido Embaló;
5. Região de Gabú, senhor José Carlos M. Monteiro; 
6. Região de Oio, senhora, Anita Djaló Sani;
7. Região de Cacheu, senhor Justino Gomes Carone;
8. Região de Biombo, senhor Bobo Gomes Cá;

Por: DS/RPRS-CV 

Era um autoestrada, agora é um oceano. O 'antes e depois' de Harvey

A tempestade que se abateu sobre o Estado do Texas, designada Harvey, provocou a precipitação de 41 mil milhões de litros de água sobre aquele Estado.



Um norte-americano saiu no seu barco para ver como estavam os seus animais e captou uma imagem que mostra de forma incontornável a forma como a tempestade Harvey está a deixar marcas.

Na estrada inter-estadual 10, a sul de Beaumont, no Texas, Logan Wheat fotografou aquilo que parecia mais um oceano.

“O barco estava a ser bastante abanado” pela força das águas, indicou o homem à CNN.

A tempestade que se abateu sobre o Estado do Texas, designada Harvey, e se prolongou para o vizinho Luisiana, provocou a precipitação de 41 mil milhões de litros de água sobre aquele Estado.


Este não é, no entanto, o único exemplo da devastação causada pela subida das águas:

Esta tempestade, por outro lado, provocou, direta ou indiretamente, 33 mortes, segundo o último balanço fornecido e pelas autoridades norte-americanas.
A morte de dez pessoas foi confirmada em vários condados no sudeste do Texas, enquanto 23 outras mortes "estão potencialmente ligadas ao Harvey", anunciou Tricia Bentley, porta-voz do serviço dos médicos legistas de Harris, o condado onde está a cidade de Houston, particularmente afetada pela tempestade e pelas suas chuvas devastadoras.

Este balanço permanece baixo, quando comparado com o do furacão Katrina, que provocou 1.800 mortos entre a população de Nova Orleães, vítima da subida brutal nas águas do mar e da rutura dos diques.

NAOM

Moscovo apela a Washington para não usar a força contra a Coreia do Norte

Moscovo apelou a Washington para não recorrer à força contra a Coreia do Norte, após o lançamento do míssil em direção ao Japão, durante uma conversa telefónica na noite de quarta-feira para quinta-feira entre os chefes da diplomacia russa e norte-americana.


O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, transmitiu ao homólogo norte-americano, Rex Tillerson, a "necessidade de se abster de qualquer intervenção militar perante consequências verdadeiramente imprevisíveis", segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

O responsável russo qualificou igualmente de "contraproducente e perigoso" qualquer reforço das sanções contra Pyongyang.

Serguei Lavrov acentuou novamente "a ausência de alternativa à procura de uma via político-diplomática para atenuar as tensões na península coreana", de acordo com o comunicado.

Perante a ameaça proferida pelo Presidente Donald Trump de retorquir com "fogo e fúria" contra Pyongyang e o disparo de um míssil norte-coreano na terça-feira, que sobrevoou o norte do Japão, as tensões redobraram de intensidade este mês.

A Coreia do Norte preveniu que serão lançados outros mísseis no cenário do Pacífico.

Lavrov e Tillerson condenaram este lançamento, que representa uma "nova violação flagrante de Pyongyang das resoluções do Conselho de Segurança da ONU", indicou a diplomacia russa.

No terreno, bombardeiros pesados e aviões furtivos do exército norte-americano participaram hoje na Coreia do Sul num exercício com fogo real.

Estes exercícios ocorrem após as manobras anuais entre os dois países e são vistos como uma provocação pela Coreia do Norte, que justifica as suas ambições militares com a necessidade de se proteger dos Estados Unidos.

No mês passado, Pyongyang realizou os dois primeiros lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais, que têm deixaram aparentemente uma boa parte do continente americano sob seu alcance.

NAOM