domingo, 12 de setembro de 2021

Setembro Vitorioso - Mensagem do Presidente do PAIGC

A propósito do Setembro Vitorioso, o Presidente do PAIGC Domingos Simões Pereira dirige uma palavra de força e confiança aos militantes, simpatizantes e todo o povo guineense no sentido de resgatar o espírito patriótico que faz do PAIGC uma célula viva dessa luta iniciada por Amilcar Cabral.

Por PAIGC 2021

Se a remoção do limite de mandato serve como um gatilho para a derrubada de governos, então talvez a CEDEAO deva fazer todo o possível para garantir que os limites de mandato nas constituições de todos os estados membros sejam respeitados. " ...George Weah

Fonte: Antônio Dá Costa

O presidente da Libéria, George Weah explicou na quarta-feira, 8 de setembro de 2021, durante a cúpula virtual extraordinária de chefes de estado da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na Guiné.

“É a modificação das constituições pelos Chefes de Estado que explica os golpes militares na Guiné e no Mali. ou poderia ser apenas uma coincidência?

Se a remoção do limite de mandato serve como um gatilho para a derrubada de governos, então talvez a CEDEAO deva fazer todo o possível para garantir que os limites de mandato nas constituições de todos os estados membros sejam respeitados. "

Armando Contekunda fez uma transmissão ao vivo ...11 de setembro de 2021

 






Armando Contekunda 

Guiné-Bissau - Ministro de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural visita as bolanhas da província sul e leste.

Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural

" GOVERNAÇÃO DE CAMPO 2021"

Ministro de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural visita as bolanhas da província sul e leste.

Acompanhado da sua equipa técnica, Marciano Silva Barbeiro visitou as bolanhas das regiões de Quínara e Tombali (Sul) e das regiões de Bafatá e Gabú (Leste) para acompanhar a evolução dos trabalhos da presente campanha agrícola.

Constatando as dificuldades no terreno e os esforços dos agricultores, Marciano Silva Barbeiro lamentou a atual situação da agricultura no país que ainda continua numa fase rudimentar.

O titular da pasta de agricultura apelou a contribuição de todos na modernização da agricultura…

"Em todas as localidades vimos pessoas com enxadas e arados, devemos ultrapassar a prática rudimentar da agricultura, precisamos de máquinas para a mecanização da nossa agricultura" lamentou o governante.

Silva Barbeiro afirmou que a economia do país está centrada na agricultura exortando o governo a criar meios para uma revolução agrária na Guiné-Bissau.

"O Governo deve investir seriamente no setor agrário pois a nossa economia está na agricultura, devemos concentrar-se na luta contra o desemprego e combate a fome e a pobreza" aconselhou Marciano Silva Barbeiro.

O governo da Guiné-Bissau dispõe atualmente de 54 tratores para a cobertura das oito regiões do país, o que obriga a grande parte dos agricultores a utilizarem meios rudimentares para a prática da lavoura.

Perante a situação, o titular da pasta de agricultura pediu o envolvimento da camada juvenil a participar na modernização da lavoura para uma estabilização económica no país.

"Em todas as bolanhas em que passamos só encontramos mulheres e crianças a trabalhar, os jovens devem participar nas atividades agrícolas eles constituem a força de trabalho" 

No setor de Empada, região de Quínara, o ministro de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural apelou a colaboração da população local no aproveitamento da bolanha de Gã-Cumba reabilitada pelo PADES em 2020.

Visivelmente preocupado com a situação da disputa de posse de terra na referida bolanha por parte dos agricultores das tabancas arredores, Marciano Silva Barbeiro deixou claro que os investimentos do Estado, atraídos através dos parceiros, devem ser aproveitados para o bem coletivo e não o acontrário.

Os agricultores aproveitaram a ocasião para apresentar as suas dificuldades.


O assessor de imprensa 

---------------------------------------

      Mamadú Baldé 

11 de Setembro de 2021