sábado, 28 de janeiro de 2017

GOVERNO DE SISSOCO PROMOVE A TÍTULO PÓSTUMO BITCHOFULA NA FAFÉ A TENENTE-GENERAL NO FUNERAL

O Governo da Guiné-Bissau promoveu a título póstumo Bitchofula Na Fafé, a tenente-general, durante a cerimónia fúnebre de honras de Estado, feitas em memória do malogrado.

Anunciou o Primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló.

Tegna Na Fafé um dos filhos do malogrado, lamentou a forma como o seu pai foi tratado quando decidiu ir voluntariamente à reforma em 2012, abandonado a sua sorte. 

Arafam Mané companheiro do malogrado reconheceu as virtudes do general Bitchofula Na Fafé, que sempre se respeitou a cadeia de comando e foi um policial por excelência.

Os restos mortais de Bitchofula Na Fafé foram sepultados na tarde de sábado dia 28, na sua residência no bairro de Plubá, mais precisamente em “Massa Cobra”, com honras de Estado e promovido a título póstumo a tenente-general.
General na reserva, faleceu no dia 25 de janeiro em Bissau, aos 68 anos, foi Comissario Nacional da Policia da Ordem Publica e conselheiro para área da defesa e segurança do ex-primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, deposto por um golpe de Estado em 2012.

O general Bitchula Na Fafé foi o primeiro-oficial militar na Guiné-Bissau a aceitar voluntariamente ir para a reforma.
A promoção de Bitchofula Na Fafé a título tenente-general, aconteceu após a sua morte. “Lamentavelmente!...”

Coisas Nossas!


Gloria eterna a sua alma que a terra seja leve ao general Bitchofula!

Publicada por notabanca

Moçambique em "derrapagem histórica" no índice de corrupção

Moçambique desceu 30 posições no Índice de Percepção da Corrupção da Transparência Internacional. Dos PALOP, a Guiné-Bissau é o pior classificado e Cabo Verde o melhor. STP subiu 20 posições. Angola desceu um lugar.


Neste índice anual sobre a percepção da corrupção no mundo, feito pela organização não-governamental alemã Transparência Internacional, os países escandinavos continuam a ser os melhores qualificados: a Dinamarca está novamente em primeiro lugar, em segundo a Nova Zelândia (que não é escandinavo), em terceiro a Finlândia e em quarto a Suécia.

Também em último lugar no ranking, na posição 176, está o país do costume: a Somália. E antes dele o Sudão do Sul e a Coreia do Norte. 

Moçambique: dívidas ocultas na origem da queda

No que diz respeito aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), Moçambique registou uma derrapagem nunca antes vivida nesta avaliação. Em 2015 ocupou o lugar 112 e, em 2016, o 142. Para o Centro de Integridade Pública (CIP), ONG vocacionada para a transparência na administração pública e antena da transparência internacional no país, as razões são sobejamente conhecidas.

Baltazar Fael, pesquisador do CIP, recorda que "o país foi conhecendo ao longo do ano passado as dívidas ocultas, contraídas no Governo de Armando Guebuza."

Baltazar Fael, pesquisador do CIP
E acrescenta: "É só olhar para a questão da corrupção internacional que envolve agentes moçambicanos e altos funcionários do Estado. Pensamos que isso contribuiu grandemente para que Moçambique caísse 30 posições no ranking da Transparência Internacional, aliados a outros casos de corrupção que foram surgindo em Moçambique."

A credibilidade de Moçambique junto dos mercados financeiros internacionais ficou "queimada" na sequência da descoberta das dívidas ocultas avaliadas em 1,2 mil milhões de euros, avalizadas pelo Governo moçambicano em 2014. A recente avaliação da Transparência Internacional veio novamente colocar o país numa posição constrangedora.

Para Baltazar Fael, isso tem as suas consequências. "Todo o mundo, de alguma forma, olha para Moçambique como um país não viável, em que não se pode investir e como um país em que tudo que gira à volta de si é corrupção, onde não há mais credibilidade sobre as instituições, políticos e funcionários", explica. "Não há nenhuma credibilidade sobre as atividades realizadas neste país", finaliza o investigador.

STP: melhorias significativas apesar das dificuldades

Mas nem tudo são desgraças nos PALOP. São Tomé e Príncipe (STP) soma e segue no combate à corrupção, segundo o índice da ONG alemã. O país subiu da posição 66, em 2015, para a posição 46, em 2016, ou seja, 20 posições.

Waldyner Boamorte, investigador e jornalista são-tomense
É o segundo melhor classificado entre os países africanos de expressão portuguesa. Uma melhoria histórica que mereceu uma avaliação positiva de Waldyner Boamorte, pesquisador da International Budget Partnership (IBP), uma organização que trabalha na transparência orçamental no arquipélago. 

"Por um lado, é bastante salutar, mas por outro é um compromisso de continuarmos a ser mais transparentes de forma a que os resultados continuem a melhorar cada vez mais", afirma.

Waldyner Boamorte sublinha que os casos de corrupção em STP ainda se mantêm no nível das suspeitas. Segundo o investigador, não tem havido denúncias nem investigações de casos por falta de indicadores concretos e, por isso, não há caso nenhum que tenha ido a julgamento: "Temos a plena consciência de que as nossas autoridades ainda estão muito aquem do que se pode fazer a escala mundial em matéria de investigação. Mas acreditamos que com a melhoria das instituições a situação pode melhorar."

Cabo Verde continua a ser o melhor nos PALOP neste índice: subiu da posição 40 para a 38. Angola, que tem ficado regularmente na cauda da avaliação, em 2016 desceu apenas uma posição e está no lugar 164. 

A Guiné-Bissau é o pior classificado da organização, desceu dez lugares e está na posição 168.

Dw.com/pt

GUINÉ-BISSAU - Guia turístico vai ser renovado este ano

O primeiro e único guia turístico da Guiné-Bissau contemporânea, publicado em 2016, vai ter este ano uma segunda edição atualizada para consolidar o país enquanto destino de viagem, disse à Lusa a autora, Joana Benzinho.


«Nos últimos meses tem havido desenvolvimentos na área turística», nomeadamente com o aparecimento de nova oferta hoteleira, o que justifica uma revisão do guia, referiu.

O trabalho no terreno está em curso e a segunda edição deverá ser publicada a meio do ano, mantendo quatro línguas: português, inglês, francês e espanhol.

O guia «À descoberta da Guiné-Bissau» contará com uma versão digital gratuita na Internet, acessível em diferentes endereços – bastando pesquisar pelo título num motor de busca, tal como já acontece com a primeira edição.

A segunda edição vai ter um novo aspeto gráfico, mais mapas do país e ilustrações de Jorge Mateus a pontuar fotos e textos sobre as nove regiões do país – incluindo as ilhas Bijagós, uma das pérolas guineenses em que a biodiversidade é o principal trunfo.

O projeto surge numa altura em que o país continua mergulhado numa crise política, mas Joana Benzinho realçou que «a instabilidade política não interfere de forma nenhuma com o turismo».

«Nunca tivemos problemas sociais de monta e não temos assaltos ou criminalidade contra estrangeiros na Guiné-Bissau», referiu.

Joana Benzinho lidera a organização não-governamental portuguesa Afectos com Letras, que desenvolve projetos nas áreas da educação, saúde e alimentação em território guineense.

O guia surgiu como um projeto paralelo daquela responsável, em articulação com as autoridades guineenses, e é financiado na totalidade pela União Europeia, com 50 mil euros de investimento total nas duas edições.

«Temos que dar a conhecer a Guiné-Bissau, desconstruir um pouco esse mito» de que o país não é seguro, acrescentou à Lusa, Inês Pestana, gestora de projetos na delegação guineense da União Europeia (UE).

A primeira edição do guia da Guiné-Bissau já serviu para mostrar o país em certames como a Bolsa de Turismo de Lisboa e noutras iniciativas no Parlamento Europeu – nomeadamente junto de quem reside noutros países que não têm uma relação histórica com a Guiné.

Ao mesmo tempo que sugere percursos pelo país, o guia mostra os projetos que a UE tem apoiado ao longo de 40 anos de trabalho na Guiné-Bissau.

Serve de exemplo o memorial à escravatura, um museu inaugurado em 2016 em Cacheu, cidade no norte do país, ponto de chegada dos portugueses à Guiné no século XV e entreposto da rota de escravos do Atlântico.

Ou outros trabalhos relacionados com o meio-ambiente e promoção dos saberes tradicionais.

«Aqui não falamos de um turismo de massas, mas sobretudo de atividades sustentáveis, como ecoturismo», conclui Inês Pestana.

Lusa
Abola.pt

Pontapeia muçulmana no aeroporto. "Trump vai livrar-se de vocês todos"

Os crimes de ódio começam a ser cada vez mais comuns.


Se dúvidas houvesse sobre o impacto perverso da eleição de Donald Trump e das suas políticas na sociedade, elas começam agora a desfazer-se. Depois de na sexta-feira o Presidente norte-americano ter assinado um decreto que prevê o controlo das fronteiras impedindo a entrada de cidadãos muçulmanos (vindos do Irão, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iémen) os problemas já se fazem sentir.

Conforme o Notícias ao Minuto noticiou, cinco passageiros iraquianos e um iemanita foram proibidos de embarcar, este sábado, no Cairo num avião da EgyptAir que tinha como destino Nova Iorque.

Do lado americano, chega-nos o relato de uma agressão de um homem sobre uma mulher muçulmana. Segundo conta o Metro britânico, o caso aconteceu no aeroporto John F Kenedy, em Nova Iorque.

O homem terá ainda gritado que Donald Trump "vai correr com vocês todos", refere o mesmo jornal, baseando-se nas autoridades. Tudo terá acontecido na noite de quarta-feira quando o agressor, Robin Rhodes, de Massachusetts, abordou uma empregada, Rabeeya Khan, que usava um hijab.

Robin ter-se-á dirigido especificamente ao escritório de Rabeeya com violência. Perguntou-lhe se estava a rezar, ao que a mulher lhe respondeu: "O que é que eu lhe fiz?". "Você nada", respondeu-lhe antes de lhe dar um pontapé na perna.

"Trump está aqui agora. Vai livrar-se de vocês todos", continuou a ofensa, ao mesmo tempo que imitava gestos muçulmanos, em tom de gozo.Rhodes foi acusado de crime de ódio.

NAOM