sexta-feira, 30 de abril de 2021

PR - Audiência (por videoconferência) com o Fundo Monetário Internacional (FMI) no âmbito da retoma do Programa para a Guiné-Bissau.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló



Presidente da República da Guiné-Bissau - Visita às Instalações do Estado-Maior da Armada ( Marinha)

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló


ARROZ IMPRÓPRIO EM GRANDE QUANTIDADE APREENDIDO PELA PJ NUM ARMAZÉM EM BISSAU

A Unidade Nacional de Repressão a Delitos Económicos da Polícia Judiciária fez quarta-feira, 29 deste mês, uma apreensão num armazém em Bissau na AV. Dr. Kumba Yalá-Guimetal, de uma grande quantidade de arroz de marca Tulip perfumado fora do prazo de consumo humano, desde 2019, mas que estava a ser comercializado no mercado nacional.

O proprietário do armazém é um cidadão com dupla nacionalidade, Guiné-Bissau e Conakry, tendo como parceiro um paquistanês, ambos indiciados e sob medidas de coacção.

A apreensão se concretizou através de uma denúncia anónima feita à PJ, a bem pouco tempo. 

A data de expiração do arroz em causa é desde Fevereiro de 2019 mas adulteraram a data para Fevereiro de 2023 e puseram à venda o cereal impróprio no mercado nacional.

De momento, o armazém encontra-se cerrado e pede-se a colaboração da população para estar atento na verificação da data de validade e estado de conservação de qualquer produto, antes de ser comercializado e consumido, de modo a evitar  situação de género.

A investigação continua para identificar e capturar mais envolvidos neste atentado à saúde pública

PJ, 29.04.2021

DIA MUNDIAL DA LINGUA PORTUGUESA – A língua que nos une no tempo e no espaço

A UNESCO, em parceria com a CPLP e o Instituto Camões, assinala a 5 de Maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, com um filme evocativo da língua portuguesa como veículo de partilha da cultura e conhecimento nos nove países e nas centenas de comunidades que em todo o mundo falam português.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi instituído em 25 de Novembro de 2019 pela UNESCO, numa proclamação subscrita por 193 estados-membros da organização. A iniciativa nasceu de uma proposta apresentada por todos os estados da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A língua portuguesa é falada por mais de 265 milhões pessoas em todos os continentes, sendo a língua mais falada no Hemisfério Sul. Esta foi a língua da primeira globalização da era moderna, estando na origem de um grande encontro cultural-civilizacional, com uma marca direta e indireta e influências de muitas outras línguas no mundo. É património comum dos países que a têm como língua oficial e é uma declaração de diversidade em si própria.

As comemorações decorrem em todos os países de língua portuguesa, com iniciativas nos campos da Educação, Ciência e Cultura.

O vídeo comemorativo da língua portuguesa foi produzido pela DDB Portugal e será exibido nos vários canais da RTP entre os dias 2 a 8 de Maio, bem como nas redes sociais.

O vídeo pode ser visto aqui: vídeo comemorativo Tem todos os direitos, para todo o mundo, assegurados e pode ser livremente difundido e divulgado em todos os meios, online e TV.

Em anexo juntamos: Nota explicativa sobre o proposto Dia Mundial da Língua Portuguesa e decisão da UNESCO 

Fonte: Claudia Vieira Borges & Pedro Rodrigues

Movimento Nacional da Sociedade Civil para Paz, Democracia e Desenvolvimento - Comunicado de Imprensa relativo o caso dos Agentes Policiais da incorporação do PIR detidos por motivos de questionamento de salários correspondentes as suas graduações.




Bissau: 80% das famílias têm alguém que consome liamba ??? ...Seco Duarte Nhaga

© Lusa

Notícias ao Minuto  30/04/21 

Um estudo hoje divulgado em Bissau pela Rede Nacional das Associações Juvenis (Renaj) da Guiné-Bissau concluiu que 80% das famílias inquiridas reconhecem sofrer consequências por terem um membro que consome liamba.

O estudo, que também serviu para a organização assinalar o Dia Internacional do Associativismo Jovem, foi apresentado por Seco Duarte Nhaga.

Segundo o presidente da Renaj, o estudo revela que o consumo de liamba "está a crescer em Bissau" e os dados recolhidos em bairros como Bandim, Bairro Militar, Mindara, Hafia, Belém, Reno, "comprovam isso mesmo".

O dirigente associativo explicou que o estudo procurou saber se nas famílias inquiridas existe alguém que consome liamba e quais as consequências resultantes dessa atividade nos jovens.

"Mais de 80% de famílias entrevistadas reconheceram que há consequências por terem alguém na família que consome liamba", notou Seco Duarte Nhaga.

O líder da Renaj, plataforma que congrega mais de 60 associações juvenis guineenses, realçou que um dos sinais do aumento do consumo de liamba é o aumento "cada vez mais" de jovens com problemas psíquicos em Bissau.

O líder juvenil responsabiliza as autoridades pela situação, pela forma como negam a educação e o ensino formal aos jovens guineenses.

"O país está a criar um exército de delinquentes, já lá vão quatro anos que as escolas andam em percalços", observou Seco Nhaga, que pede, contudo, a responsabilização da juventude.

A Renaj vai partilhar os resultados do estudo com outras entidades no país e ainda prosseguir com a educação cívica para a consciencializar os jovens sobre o problema do consumo de droga, referiu Seco Nhaga.

O estudo da Renaj foi lançado na Casa dos Direitos.

O coordenador da Casa dos Direitos, Gueri Gomes lamentou a situação geral da juventude guineense e afirmou que o consumo de liamba "está a minar a esperança dos jovens na Guiné-Bissau".

CABO VERDE - PAICV reúne-se em breve para discutir liderança

© Lusa

Por  LUSA  30/04/21 

O Conselho Nacional do PAICV vai reunir-se até junho para discutir a liderança do partido, após o pedido de demissão de Janira Hopffer Almada, na sequência da derrota nas legislativas de 18 de abril, disse hoje fonte oficial. 

Em conferência de imprensa, na cidade da Praia, para dar conta dos resultados da reunião da Comissão Política Nacional, o vice-presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), João Batista Pereira, disse que o pedido de demissão de Janira Hopffer Almada vai ser apresentado proximamente ao Conselho Nacional do partido, o órgão máximo entre os congressos. 

"Nessa linha, e proximamente, será reunido, nos termos estatutários, o Conselho Nacional do partido, para os devidos efeitos", informou o dirigente partidário, indicando que essa reunião poderá acontecer em maio ou início de junho, após a posse dos deputados à Assembleia Nacional. 

Neste momento, referiu que o PAICV está em fase de composição do grupo parlamentar, que a Assembleia Nacional deverá reunir-se pela primeira vez em 19 de maio, o 20.º dia após a publicação dos resultados oficiais das eleições, e que só depois disso o partido vai discutir a sua liderança. 

Depois de falhar pela segunda vez a vitória do PAICV (perdeu em 2016 para o MpD após 15 anos no poder), a líder do atual maior partido da oposição cabo-verdiana, Janira Hopffer Almada, anunciou que vai demitir-se do cargo. 

"Como sempre disse, para mim, a política não pode ser encarada como profissão nem como carreira. Penso que na política sempre é preciso ser-se coerente e consequente e retiro sim consequências políticas dos resultados destas eleições, por isso, nos próximos dias apresentarei a minha demissão como presidente do PAICV aos órgãos do partido", anunciou. 

Segundo o mapa com o resultado total da eleição de 18 de abril publicado pela CNE, o MpD obteve 110.211 votos, o que corresponde a 50,04% do total, e elegeu 38 deputados, enquanto o PAICV conseguiu 87.151 votos, equivalentes a 39,57%, ficando com 30 deputados. 

Já a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) teve 19.796 votos, que corresponde a 8,99%, tendo conseguido quatro deputados, todos pelo círculo eleitoral de São Vicente. 

Concorreram ainda o Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS), Partido Popular (PP) e Partido Social Democrático (PSD), mas não conseguiram votos suficientes para eleger deputados à Assembleia Nacional de Cabo Verde. 

O ciclo eleitoral em Cabo Verde começou em outubro de 2020 com as eleições autárquicas, prosseguindo em 18 de abril com as legislativas e termina em 17 de outubro próximo com a primeira volta para as presidenciais, às quais já não concorre o atual chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, por ter atingido os dois mandados legalmente previstos.

FATHER MBAKA IS EVERYTHING APART FROM WHAT HE CLAIMS TO BE


An outsider distilling the avalanche of verbiage, will be surprised that after supporting the President two times to win the Presidency, Father Mbaka has made a complete U-Turn, preposterously asking President Buhari to resign or be impeached.

Here is the point of departure: Father Mbaka asked for a meeting and to the shock of Presidential Aides, he came accompanied by three contractors. The President graciously allowed them in, and to everyone’s surprise, Father Mbaka asked for contracts as compensation for his support.

Anyone familiar with President Buhari knows that he doesn’t break the laid down rules in dealing with contracts or any other government business for that matter. He requested the appropriate authorities to deal with the matter in accordance with laid down rules.

Inside the Villa, discretion prevailed, that if those pictures and requests were made public, the followers will turn against the religious leader. None of it was released. Now, this is what is eating Father Mbaka.

Garba Shehu

Senior Special Assistant to the President

(Media & Publicity)

April 30, 2021

Source: Buhari Sallau

MENSAGEM SEMANAL DA COORDENADORA DE WANEP GB SOBRE A PAZ

Está sexta-feira (30.04), a Coordenadora da Rede Oeste Africana para Edificação de paz Denise Dos Santos Indique fez uma panorama sobre consequências de discursos de ódio. 

Ainda a Coordenadora trouxe alguns exemplos de danos causados pelo discursos incendiários.

Assista vídeo AQUI...

Bissau, 30 de Abril de 2021

Por Wanep Guiné-bissau

CAÇADOR DOS ABUTRES PRESO EM CANCHUNGO.

Por Nicolau Gomes Dautarim 

NO PRINCÍPIO DE 2020, AMBIENTALISTAS DENUNCIARAM O PERIGOSO FENÓMENO AMEAÇADOR À ESPÉCIE, SÃO POUCO MAIS DE DOIS MIL CORPOS DE ABÚTRES  ENCONTRADOS SEM VIDAS E CABEÇAS REMOVIDAS.

HOJE UM CIDADÃO DA GUINÉ CONACRI, QUE DISFARÇADO EM NEGÓCIOS DE CALÇADOS PLÁSTICOS, FOI FLAGRADO EM PLENA OPERAÇÃO PELA COMUNIDADE, NUMA DAS ALDEIAS NO SECTOR DE CANCHUNGO.



Statement by the National Security Adviser (NSA) after today’s National Security Council Meeting

By Buhari Sallau

Cerimónia de condecoração do Senhor Amadou Oumar Ba, Representante Residente do Banco Mundial na Guiné-Bissau, que se encontra em fim de missão.

O Representante Residente foi agraciado com a Medalha “ORDEM NACIONAL DE MÉRITO, COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO”, por, durante a sua missão, ter contribuído para promoção da cooperação entre o nosso país e o Banco Mundial.














Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

O Presidente da República, General de Exército Umaro Sissoco Embalo, recebeu, em audiência no Palácio da República, uma delegação da UNITA, chefiada pelo Presidente, Adalberto da Costa Júnior.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Leia Também: 

Presidente da UNITA procura apoio político em  Bissau

Bissau, 30 Abr. 21 ANG – O Presidente da União Nacional  para a Independência Total de Angola (UNITA) está de visita à Guiné-Bissau no quadro de “movimentação  política a procura de apoios ”.

Adalberto da Costa Júnior manteve esta sexta-feira um encontro com o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, com quem disse ter partilhado impressões.

Disse que é com grande satisfação que está na Guiné-Bissau representando a UNITA e que está  num périplo por alguns países africanos e europeus com desafios grandes e imediatos.  

ʺTemos com a Guiné-Bissau e CPLP em comum o continente africano e portanto é absolutamente natural, eu mais ou menos neste altura do ano passado visitei o Cabo Verde onde desenvolvi o mesmo tipo de objectivo desta visita”, explicou.

Aquele político disse que saiu hoje de Portugal e em seguida estará na Alemanha, acrescentando que está numa movimentação de âmbito político a procura de apoios para Angola principalmente ligados ao aprofundamento da democracia.

O Presidente da UNITA sustentou que o seu país está num processo de democratização que está muito lento, frisando que, um país como Angola, com todas as suas potencialidades, tem vindo a ser adiado a um futuro risonho e que a UNITA tem uma proposta  forte de ser alternância que a Angola almeja por via democrática.

Adalberto da Costa, disse que a sua formação acompanhou um ciclo de mutações de liderança em 2017 e que a nova liderança surgiu com reformas, de combate à impunidade e corrupção.

ʺO país está pior do que o período de transição que trouxe  a esperança  para toda gente. Os angolanos vivem muito pior com mais dificuldades, a crise económica aprofundou-se e se é verdade que a pandemia atingiu todo mundo e a nós também”, disse.

Adalberto da Costa disse que a UNITA  gostaria de ver mudada essa realidade  porque Angola é um “país extraordinário” com um povo que merece o melhor do que a pobreza que aumenta todos os dias.

Frisou que estão a viver um período praticamente de pré-campanha para eleições gerais de 2022 e que  a espectativa da sua formação é muito grande embora  o governo tenha  a tendência de incumprir compromissos estratégicos institucionais.

O líder da UNITA disse que estão a formatar uma ampla frente democrática para alternância do poder em 2022.

Questionado sobre o projecto de revisão de Constituição em Angola, disse que ninguém propõe revisão constitucional no período da pré-campanha eleitoral  e que quando já se está com a corrida em andamento não se mudam as regras.

ANG/MI/ÂC//SG

A EMBAIXADA DA CHINA NA GUINÉ-BISSAU OFERECE BOLSAS DE ESTUDO PARA 12 ESTUDANTES DA ESCOLA NORMAL SUPERIOR "TCHICO-TÉ".

BISSAU, 30 abril (CHINA REAL)- O Embaixador da China na Guiné-Bissau, Guo Ce entregou formalmente esta sexta-feira 12 bolsas de estudo para melhores estudantes da Escola Normal Superior "Tchico-Té",  maior escola da Educação na Guiné-Bissau, através do pagamento das suas propinas.

"A China também teve um passado similar, em relação ao elevado taxa de analfabetismo, mas graças ao Partido Comunista Chinês, (PCC) a situação foi invertida", sublinha o embaixador, Guo Ce.

O diplomata chinês reiterou a vontade do seu país para apoiar à educação na Guiné-Bissau, nomeadamente "na formação dos jovens".

"Antes da ascensão do PCC, a China chegou de ter 80%  da sua população analfabeta", lembrou o diplomata.

Visivelmente satisfeito, Quintino Bonson, Presidente da Associação de Estudantes da Escola Normal Superior, "Tchico-Té" elogiou a iniciativa do governo chinês.

"Sinto intimamente satisfeito com este gesto do governo da China", afirma M. Bonson.

As bolsas de estudo são destinadas para melhores alunos nas áreas, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia.

A China continua a ser um parceiro incontornável  para o Desenvolvimento da Guiné-Bissau,  contribuindo significamente na formação dos jovens guineenses.

Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - COMUNICADO

 Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - EAGB

2Rs, África Ocidental: Chade e Sahel pós Deby

 
2Rs

Por voaportugues.com

A morte de Idriss Deby, presidente do Chade, em circunstâncias ainda não totalmente claras, mas oficialmente na linha-de-frente da luta contra os jihadistas, apanhou todos de surpresa. Acabara de ser reeleito para um novo mandato presidencial. O seu sexto mandato.

A morte causou ondas de choque em várias capitais africanas e europeias. Sob a sua liderança as tropas chadianas tornaram o país numa potência militar que combatia por todo a região do Sahel.

O que pode significar o seu desaparecimento para o próprio Chade, onde um dis seus filhos assumiu interinamente a liderança do país, mas que não tem nem de longe nem de perto a força (até militar) do pai? Para a região do Sahel? E para a França, tão envolvida na região e que tinha em Idriss Deby uma das suas grandes alavancas e um contraforte numa região envolvida em icontra Boko Haram e o Estado Islâmico da África Ocidental na região do Lago Chade e no nordeste da Nigéria. Estes os temas colocados pela Ana Guedes em mais uma rubrica 2Rs, Africa Ocidental com os nossos politólogos Rui Neumann e Raul Braga Pires.

Escute a rubrica abaixo:

Estudo: Dormir mal duplica risco de disfunção sexual nas mulheres

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  30/04/21 

Estudo estabelece associação entre insónias e ausência de interesse ou prazer sexual.

Dormir mal com frequência pode levar a uma vida sexual carente de prazer em mulheres mais velhas, segundo um estudo divulgado na revista científica Menopause: The Journal of The North American Menopause Society, informa um artigo publicado no site do canal televisivo CNN.

A pesquisa apurou que as mulheres que sofriam de distúrbios do sono apresentavam quase o dobro de probabilidade de reportar problemas como, por exemplo, desinteresse ou falta de prazer sexual, comparativamente a mulheres que repousavam durante horas suficientes. 

Para efeitos daquela pesquisa, o défice de sono foi medido pelo Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, que inclui questões acerca da capacidade de dormir e permanecer a dormir, toma de medicação para as insónias, sonolência diurna, entre outros elementos relevantes.

Por outro lado, o estudo concluiu que a boa qualidade do sono estava relacionada a uma atividade sexual mais frequente.

"Se colocar uma bandeja de sono e uma bandeja de sexo à frente de uma mulher cansada, ela vai escolher o sono todas as vezes", disse à CNN Stephanie Faubion, que dirige o Centro de Saúde da Mulher da prestigiada Clínica Mauo e é também diretora médica da Sociedade Norte-Americana de Menopausa.

"Num mundo ideal, todas as mulheres deveriam ser questionadas pelo seu médico sobre a sua função sexual. Atualmente, isso está a acontecer? Não, não está", apontou Faubion.

"O sono pode ser algo mais fácil de perguntar, e um sono mau está associado a muitas consequências negativas para a saúde, como doenças cardiovasculares". 

"E se a mulher conta que não está a dormir bem, isso leva à próxima questão, porque provavelmente a função sexual também está a sofrer", concluiu a especialista. 

NAÇÕES UNIDAS - PAM alerta para risco de desastre humanitário em Madagáscar devido à seca

© iStock 

Notícias ao Minuto  30/04/21  

As Nações Unidas alertaram hoje para o perigo de um desastre humanitário em Madagáscar, onde os efeitos da seca foram agravados por tempestades de areia.

O diretor-principal das operações do Programa Alimentar Mundial (PAM), Amer Daoudi, numa missão na região, descreveu cenas de "crianças com apenas pele e ossos" e de mulheres forçadas a vender os seus utensílios de cozinha, noticia a agência France-Presse (AFP), que cita a sua participação num 'briefing' da ONU em Genebra, Suíça.

"O que vi ontem [quinta-feira] foram imagens terríveis de crianças famintas, sofrendo de subnutrição. E não só as crianças, mas também as mães, os pais e as pessoas das aldeias que visitámos", disse Daoudi, que acrescentou que foram situações que não testemunhava há muito tempo.

O responsável acrescentou que o PAM necessita de 75 milhões de dólares (62 milhões de euros) de forma imediata para "cobrir as necessidades para os próximos meses".

"O que temos no terreno é suficiente até julho com meia-doses, mas não chega", advertiu Daoudi, que acrescentou que estas doses "permitem preservar, mas não aliviam o sofrimento".

Na quinta-feira o PAM tinha já alertado que a seca em Madagáscar não acabou e que está a agravar a fome no sul da ilha, tendo o número de crianças em desnutrição aguda quase duplicado em quatro meses.

"Esta desnutrição de crianças menores de 05 anos atingiu agora o espantoso valor de 16,5%, de acordo com uma recente avaliação do Ministério da Saúde malgaxe", afirmou então o organismo da ONU.

O PAM, que já está a ajudar quase 750.000 malgaxes com alimentos e donativos em dinheiro, estima que são necessários mais de 61 milhões de euros durante os próximos seis meses para "evitar uma catástrofe".

Vários anos consecutivos de seca deixaram 1,35 milhões de pessoas numa situação vulnerável, necessitando de "ajuda alimentar e nutricional de emergência".

Desde setembro, o início da estação seca, as famílias esgotaram as suas reservas alimentares e consumiram as suas reservas de sementes, não deixando nada para a época de plantio de novembro/dezembro de 2020. E as perspetivas para a colheita de 2021 são "pobres", dada "a falta de chuva durante a última época de plantio", segundo o PAM.

As condições semiáridas, no sul de Madagáscar, combinadas com elevados níveis de erosão do solo, desflorestação e tempestades de areia sem precedentes, transformaram terras aráveis em terrenos baldios em toda a região.

📖 Audiência com o Presidente da República da Guiné-Bissau, Sua Ex. Umaro Sissoco Embaló

 Universidade Lusófona da Guiné - ULG

✍️ A Senhora Presidente do Conselho de Administração da COFAC – Sucursal da Guiné Bissau, e Administradora do Grupo ENSINUS, Dra. Teresa do Rosário Damásio, o Senhor Administrador Delegado do Grupo ENSINUS para a Guiné-Bissau e Cabo Verde, Dr. Martilene dos Santos, e o Senhor Reitor da Universidade Lusófona da Guiné-Bissau, Professor Doutor Rui Jandi, estiveram ontem, dia 29 de abril de 2021, reunidos com o Presidente da República da Guiné-Bissau, Sua Ex. Umaro Sissoco Embaló, Comandante Supremo das Forças Armadas.

✍️ Uma audiência verdadeiramente distinta e essencial no contínuo diálogo do desenvolvimento e cooperação.



Universidade Lusófona da Guiné - Ontem foi um dia especial para nós. Decorreu a Cerimónia de Entrega de Diplomas.

🎓 É o terminar de um percurso, mas também é a certeza de que o melhor está para vir. Por muito que se diga o contrário, a vida muda depois da passagem pela Universidade. Aprendemos, rimos, temos momentos de tensão, mas também crescemos. É um misto de emoções verdadeiramente especial.

🍀 Ontem foi um dia especial para nós. Decorreu a Cerimónia de Entrega de Diplomas. Dia que marca o inicio do resto das vidas dos nossos mais recém-diplomados. O evento teve lugar no Estádio 24 de Setembro. 


PROGRAMA 

9:30 | Chegada e instalação dos Licenciados

10:00 | Chegada e instalação dos Convidados

10:30 | Chegada e recepção dos Membros do Governo

10:30 | Chegada da Senhora Presidente do Conselho de Administração da COFAC - Sucursal Guiné-Bissau,Prof.ª Dra. Teresa Damásio

11:00 | Chegada de Sua Excelência Senhor Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló

11:05 |Entoação do Hino Nacional e do Hino da ULG

11:10 |Discurso de boas-vindas do Magnífico Reitor da ULG, Professor Doutor Rui Jandi

11:15 |Discurso do Representante dos Diplomados, Dr. Djibril Djaló

11:20 |Discurso do Presidente da Associação Académica da ULG, Senhor Abulai Djaura

11:25 |Discurso do Senhor Administrador da ULG, Engenheiro Luís de Miranda Colaço

11:30 | Discurso de Sua Excelência Senhora Presidente do Conselho de Administração da COFAC - SucursalGuiné-Bissau, Prof.ª Dra. Teresa Damásio

11:35 | Discurso de Sua Excelência Senhor Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior

11:40 | Entrega de Presentes

11:50 | Momento Cultural

12:00 | Discurso de Sua Excelência Senhor Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló

12:10 | Entrega dos Diplomas

Por: Universidade Lusófona da Guiné - ULG

Após quase 40 anos sem obras de manutenção de infraestruturas rodoviárias em Bolama, foram iniciadas as obras de reabilitação das principais estradas do interior da ilha.

Fonte: União Europeia na Guiné-Bissau

Após quase 40 anos sem obras de manutenção de infraestruturas rodoviárias em Bolama, foram iniciadas as obras de reabilitação das principais estradas do interior da ilha.

Neste momento os trabalhos, que incluem a desmatação de bermas e taludes, a construção de radies submersíveis, regularização das plataformas, recarga de material laterítico e abertura de valetas laterais e divergentes em terra, encontram-se já em fase avançada de execução.

Esta é uma atividades que faz parte do projeto de "Apoio ao Desenvolvimento das Ilhas de Bolama, Galinhas e Soga", implementado pelas ONGs AIDA, Ayuda, Intercambio y Desarrollo, ACRA, UNIVERS-SEL, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Bijagós da União Europeia na Guiné-Bissau.

Presidente do PAIGC denuncia absurdos com o dinheiro público

O Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, denunciou a maneira irresponsável como o dinheiro público tem sido usado e desfaz boatos difundidos pelos adversários em desespero.

 PAIGC 2021

EUA colocam Cabo Verde e mais 146 países na lista negra de viagens

EAGB - Comunicado

Um acidente de viação na madrugada de hoje no troço que liga Guimetal à Escola Nacional de Saúde, resultou na queda de um posto de energia, afectando os seguintes Bairros: Plack, Aeroporto, Brene, Afia e Safim.

Já se encontram  no terreno técnicos a trabalharem para a reposição  do  fornecimento da corrente electrica nos respectivos Bairros.

A EAGB agradece a compreensão.

Por Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - EAGB