terça-feira, 19 de novembro de 2019

Leão guardava casa em frente a escola na Nigéria

O leão era, ao que tudo indica, usado para guardar uma casa em Lagos, na Nigéria.


Um leão de dois anos foi encontrado pelas autoridades, na passada sexta-feira, numa propriedade em frente a uma escola, na cidade de Lagos, na Nigéria. Ao que tudo indica, o animal era utilizado, desde há cerca de dois meses, para guardar a habitação.

Esta segunda-feira, a equipa veterinária entrou em ação, tranquilizou o leão e transferiu-o para o jardim zoológico Bogije Omu, disse à BBC o chefe da equipa Yinka Egbeyemi.

O animal foi localizado depois de os vizinhos terem apresentado uma petição ao Ministério do Ambiente.

Saliente-se que em frente à habitação onde estava o leão há uma creche e uma escola primária.

NAOM

NUNO NA BIAN PEDE COMUNIDADE INTERNACIONAL DEIXAR OS GUINEENSES DECIDIREM O SEUDESTINO

O candidato do partido Assembleia do Povo Unido (APU-PDGB) às eleições presidenciais de 24 de novembro, disse que o escrutínio será determinante para o futuro do Povo guineense, por isso as pessoas devem ser capazes de escolher a pessoa que vai poder ajudar o país a sair da miséria em que se encontra.

Nuno Gomes Na Bian que falava num comício popular na cidade de Gabu, leste da Guiné-Bissau, disse que a união entre a APU-PDGB e o Partido da Renovação Social (PRS),vai lhe garantir uma  vitória no dia 24 de Novembro.

“Mas se isso não acontecer, estaremos só a espera de quem é que vai nos acompanhar na segunda-volta. Por isso queremos dizer a comunidade internacional que a nossa relação de amizade vai continuar, mas também pedimos que deixem o Povo guineense decidir nas urnas sobre quem é que querem como Presidente da República”, referiu.

Disse para a Comunidade Internacional “não tentar fabricar um chefe de Estado para a Guiné-Bissau”.

Na Bian disse que não se quer um Chefe de Estado que vem hipotecar os recursos do país, salientando que a terra é do povo, por isso os recursos que dela provem deve beneficiar ao povo não o contrário.

Ainda agradeceu ao líder do PRS, pelo apoio que lhe deu tendo se abdicado de ter um candidato presidencial.

Nuno Na Bian afirmou que foi o APU quem ajudou o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) a conseguir formar um Governo, salientando que podiam unir com o PRS e o Movimento para Alternância Democrática (Madem-G15) para formar uma maioria parlamentar.

“Mas não fizemos isso porque o PAIGC foi vencedor das eleições e não seria justo afastar o partido do poder que conquistou nas urnas, apesar de ter uma minoria para governar. Por isso, avançamos para o acordo de incidência parlamentar para viabilizar a governação”, explicou.

O político afirmou que foi traído pelos libertadores, porque deram-lhes os Ministérios mas proibiram-lhes de nomear pessoas do partido nessas instituições.


O líder da APU-PDGB recordou que durante o debate televisivo mostrou ao candidato apoiado pelo PAIGC que ele não pode ser Chefe de Estado da Guiné-Bissau, porque, segundo ele, se isso acontecer Domingos Simões Pereira será um Presidente da República pior  que José Mário Vaz.

Nuno Na Bian frisou que se for eleito Presidente vai chamar todos os outros candidatos derrotados para ouvir as suas ideias em relação ao progresso do país, tendo prometido dar igualmente um devido respeito aos régulos dando-lhes um estatuto especial como se verifica noutros países da sub-região.

Por seu turno, o líder dos renovadores Alberto Nambeia agradeceu aos apoiantes que compareceram em massa no comício, tendo pedido uma votação massiva no candidato que o PRS apoia, ou seja, em Nuno Na Bian. 

Notabanca; 19.11.2019

LANÇAMENTO DO MANIFESTO DO CANDIDATO Umaro Sissoco Embalo GENERAL DO POVO. Hotel Azzalai




Fonte: Sarathou Nabian 



PADRE DOMINGOS EXORTA AUTORES POLÍTICOS A RESPEITAREM O CÓDIGO E ÉTICA ELEITORAL

O presidente da Comissão Organizadora da Conferência Nacional para a Reconciliação, padre Domingos da Fonseca exortou aos políticos, sobretudo os candidatos às eleições presidenciais marcadas para  24 de novembro a assumirem uma postura integral de respeito ao compromisso assumido perante o Código de Conduta e Ética Eleitoral.

A exortação foi tornada pública numa conferência de imprensa realizada esta terça-feira, após um retiro realizado nos dias 15 à 17 deste mês em Bula, denominado “Apelo de Bula”.

Domingos da Fonseca disse que as eleições presidenciais marcadas para o próximo domingo(24) são determinantes para a estabilização política, governativa e institucional do país.

“Almeja-se que as eleições decorram num clima de paz, tranquilidade e que sejam livres, justas e transparentes dentro do quadro democrático e de respeito pelos direitos e liberdades fundamentais de todos os cidadãos”, acentuou.
                          
Fonseca exortou ainda a todos os candidatos, partidos políticos, seus apoiantes e forças vivas da Nação a tolerância e não incitamento ao ódio e à violência individual e colectiva, tanto antes assim como depois do processo de publicação dos resultados eleitorais.

Aquele responsável da igreja católica pediu aos concidadãos guineenses o exercício do direito cívico de escolha do mais alto Magistrado da Nação com base numa reflexão livre, consciente e responsável.

Perguntado se ainda é possível a realização da Conferência Nacional para Reconciliação uma vez que a instabilidade política não facilitou a concretização do evento, Domingos da Fonseca disse que está convicto de que é possível realizar a conferência porque será um passo determinante para o futuro do país.

“Já fizemos enorme trabalho e estamos mais de que preparados para materializar o mandato da comissão. É claro que nós não queremos uma conferência falhada, que não nos ajudará a atingir os resultados almejados”, afirmou.

Domingos da Fonseca sublinhou que numa situação de tensão política não é possível realizar a conferência, e que  espera contar com a boa vontade dos actores políticos e dos órgãos da Soberania Nacional, justificando que chegará o momento em que todos terão um olhar fixo na realização desse evento porque o povo espera  que isso se materialize.

Disse ainda que espera que o Povo vai ser capaz de escolher um candidato que lhes garante ser um elo de comunhão entre os guineenses e factor de estabilidade permanente, que para ele, é uma condição absolutamente necessária para que se possa trilhar um caminho de desenvolvimento sustentável.

Doze candidatos perfilam na corrida presidencial cuja votação terá lugar no domingo. Os concorrentes assumiram o compromisso de promover uma campanha sem incitamento ao ódio, nem violência, e sobretudo na base de civismo e ordem para preservar a paz social.

Notabanca; 19.11.2019

Domingos Simões Pereira denuncia venda de cartões de eleitor

Candidato fez a afirmação em Bissau

O candidato à Presidência da Guiné-Bissau Domingos Simões Pereira, apoiado pelo PAIGC, no poder, denunciou num comício popular no Bairro Militar, na capital do país, que alguns eleitores guineenses estão a vender os seus cartões e afirmou ainda que “as pessoas não vendem apenas os seus cartões, mas também a sua dignidade”.

Ele afirmou na segunda-feira, 18, estar preocupado com essas informações e lembrou que "não é apenas o cartão que está a ser comprado, mas também a dignidade, o respeito e as suas esperanças no futuro”.

Antes, em Caliquisse, alertou os eleitores que os guineenses só podem ser só um povo, quando existir unidade entre os guineenses, lembrando que a "Guiné-Bissau é feita de um único povo guineense".

VOA

Presidenciais 2019 - Candidato Umaro Sissoco se compromete à respeitar a Constituição e apoiar o governo eleito na realização do seu programa

Bissau, 19 nov19 (ANG) – O candidato apoiado pelo Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15 Umaro Sissoco Embola apresentou hoje, numa das unidades hoteleiras em Bissau, o seu manifesto político para o cargo do presidente da República, que concorre com mais outros 11 candidatos.


No  documento de 33 pâginas, o candidato apoiado pelo Madem G-15 e  outras formações políticas sem assento parlamentar se compromete a respeitar a separação de poderes e a interdependência conforme a Constituição, exercendo a sua magistratura de influência ajudando o Executivo na implementação do seu programa de governação.

A cerimónia de apresentação do manifesto acontece à quatro dias do fim da campanha eleitoral e    traça  as linhas mestras da presidência de Umaro Sissoco embaló, se for escolhido no próximo dia 24 de Novembro como novo Chefe de Estado da Guiné-Bissau.
No acto, o candidato deu parabéns às forças armadas por mais um aniversário e prometeu acompanhar o processo da reforma e de qualificação das forças armadas, caso for eleito o presidente da república.

Umaro Sissoco, segundo o manifesto, pretende  ser um presidente próximo do cidadão, de todas as camadas sociais e de todas as crenças religiosas.

Enquanto Presidente da República  promete ainda  ser  activa, mas também prudente e cooperativa.

Disse que se for eleito Presidente da República fará de tudo para consolidar o Estado de Direito e a  modernização da sociedade guineense.

Garantiu igualmente trabalhar em colaboração com executivo no sentido de o país completar o ciclo eleitoral ou seja  realizar as autarquias, e que para tal não hesitará em marcar a data para  a realização dessas eleições, nunca realizadas no país.

Justificou  que só com a descentralização do poder é que será possível um rápido desenvolvimento das  regiões do interior da Guiné-Bissau.

Embaló assegurou através do manifesto que irá defender a participação activa da Guiné-Bissau na União Africana, CEDEAO e na UEMOA, mas antes valorizar a  convivência guineense no seio dessas organizações, redimensionando-lá de modo a servir melhor os interesses nacionais e não ao contrário, “e preservar a dignidade, independência e soberania conquistada a custa de muito sacríficos”.

Afirmou que prestará uma atenção especial a política externa, no âmbito da função de Presidente da República, e que vai dedicar um esforço permanente em defesa dos  interesses nacionais, da soberania e  dignidade guineense no concerto das Nações.

Na ocasião, o Coordenador do Movimento para Alternância Democrática Braima Câmara acusou o governo de estar a preparar uma fraude eleitoral a favor do candidato do PAIGC, Domingos Simões Pereira.

 Camará relacionou a sua acusação à não  fixação da lista dos potenciais eleitores nos respectivos locais de voto pela Comissão Nacional de Eleições(CNE).

Por isso, instou desde logo os seus fiscais no sentido de não aceitarem que alguém vote sem que o nome conste no caderno eleitoral .

Entretanto, a propósito dessas  reclamações do Madem G-15 para a afixação da lista dos eleitores, a Comissão Nacional de Eleições, na voz de seu porta-voz, Felisberta Moura declarou esta terça-feira que as listas de eleitores só são afixadas após o recenseamento, o que quer dizer que essas reclamações não serão atendidas.

A CNE vai utilizar para as eleições de domingo os Cadernos Eleitorais que haviam sido utilizados nas legislativas de março passado.

ANG/LPG//SG

Dara Fonseca Ramos - A comissão Nacional de eleições da Guiné-Bissau diz que não vai dizer outra vez em eleição diferente mas recenseamento igual, quem e onde os eleitores vão votar 🙈🤔 ,,,


Mundo é verdade que,

A comissão Nacional de eleições da Guiné-Bissau diz que não vai dizer outra vez em eleição diferente mas recenseamento igual, quem e onde os eleitores vão votar 🙈🤔 a CNE pretende aldrabar o voto dos guineenses para que Domingos Simões Pereira seja o próximo presidente da República???? 🙆🏾‍♀️🙆🏾‍♀️🙆🏾‍♀️🙆🏾‍♀️ Um dotorando em ciências políticas que aceita ser eleito em fraude eleitoral 🙆🏾‍♀️🙆🏾‍♀️ ou ele já disse que quer ver a lista? Que VERGONHAAAA 🙈🙈🙈🙈

Esclareçam me por favor

Dara Fonseca Ramos

Prontos para zarpar! Caravana da Vitória de Domingos Simões Pereira segue rumo às ilhas. Um verdadeiro Presidente deve levar sua mensagem para todo o seu povo!



Tchon na fria, Pa Terra Ranka!

Fonte: DSP Presidente

Post-Election Violence: Kogi PDP Women Leader Burnt To Death By Political Thugs


Kogi State is witnessing a rein of fear and anarchy at the moment. Sporadic gunshots could be heard ringing out from major towns in the state, forcing peace-loving citizens to continue to live in fear and angiush. There is terror in land, walking on all fours.

In Monday afternoon, political thugs were said to have gone on the rampage, killing a middle-aged PDP women leader who was said to have been locked up in her house and burnt to ashes.

This was a sequel to the announcement by the Independent National Electoral Commission (INEC) that the candidate of All Progressives Congress (APC), Governor Yahaya Bello had been re-elected for the second term even as the thugs trooped out to celebrate the victory.

The victim, Mrs Acheju Abuh, the Women Leader of Wada Aro Campaign Council, Ochadamu Ward, was said to have been burnt alive in her home by alleged jubilant supporters and thugs said to be celebrating their party’s victory.

Reacting to the banal act, the spokesman, Wada/Aro Campaign Council, Faruk Adejoh-Audu said: “Chanting GYB 4+4, the thugs, shooting sporadically, arrived Hon (Mrs) Abuh’s house at about 2pm this afternoon (yesterday) and surrounded the house, bolting every exit and escape from outside.

“They then poured petrol on the building and set it ablaze as other terrorized villagers watched from hiding. She reportedly attempted to escape through a window but was prevented by the metal burglary proof and gun shots with bullets raining in her direction.

“The blood-thirsty thugs waited, shooting and watching with relish while Mrs Abuh cried from inside the inferno until her voice died out.

“They reportedly left only when the entire house and Mrs Abuh had been burnt to ashes. There are fears that the killing spree may escalate over the night.

“We are calling on all men of good conscience to immediately help the people of Kogi State appeal to the Inspector General of Police to rein in Bello’s thugs and protect our people whose only crime was that they voted for their choice, a vote that was never allowed to count.

Fonte: Native Reporters

Ainda não se questionou porque é que a CNE da Guiné-Bissau ainda não publicou os cadernos eleitorais, a cinco dias das eleições?

Fonte: Caitano Joao Lopez 

À CPLP!

Ou está a dar tempo a Domingos Simões Pereira de os arranjar para não ter uma derrota estrondosa?

Uma vergonha a posição da comunidade internacional quando tem o mundo a arder e está a tentar arranjar mais uma fogueira ao querer impor um presidente que o povo da Guiné não quer.

Por. Santos Gomes.

Doka Ferreira - Guineenses, amigos e irmãos, já estou em Liberdade. Obrigado a todos.


__________________________________________________________________________
Guineenses

Esse assunto merece atenção especial de um debate Nacional.

Prisões arbitrárias e torturas estado ditatorial, autoritário e Narco sobre liderança do PAIGC à décadas numa Democracia em andamento.

#DokaLivre, o PAIGC não vai segunda volta das eleições presidenciais do País, porque o povo não vai tolerar a incompetência e os Cidadãos Conscientes dos seus valores vão ter que dizer isso nas urnas, dizer que sobre as orientações do DSP, e com a autorização do Aristides Gomes, o Cidadão Doka Internacional foi preso por abuso de poder, para que assim ficasse sem falar de crimes perpétuados, que são roubo, trafico e estupro; e cidadãos inocentes nativos da nossa Pátria presos e maltratos em troca da convicções no País, os traficantes estrangeiros em flagrante delito se encontram em fuga, protegidos pela organização criminosa exibicionista e ganacioso conhecido como dito PAIGC.

Afirma o Democrata em ação.

Tudo pronto para a votação do domingo, afirma CNE.

A Secretária Executiva Adjunta da Comissão Nacional das Eleições-CNE garante que a CNE tem todas as condições necessárias para as operações do voto do próximo domingo, tendo já os kits de votação disponíveis nas regiões e na diáspora.

Felisberta MOURA VAZ, esclarece que os cadernos eleitorais só são fixados, depois do recenseamento.


Fonte: Aliu Cande

ATENÇÃO DIÁSPORA: Preço de passaporte

MAIS UMA MEDIDA PARA PROTEGER O INTERESSE DOS GUINEENSES NA DIÁSPORA.

O GOVERNO, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, reduziu o custo da emissão dos passaportes, em todas as Embaixadas, acabando com a cobrança de excessivas taxas.

Esta é mais uma medida deste Governo no âmbito da melhoria das condições de vida dos guineenses na Diáspora.

Porque a DIÁSPORA é uma das grandes prioridades do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e por isso tem vindo a tomar várias medidas administrativas para apoiar os nossos concidadãos na Diáspora.


Fonte: ditaduraeconsenso

Nigeriano de 12 anos é premiado após descobrir nova formula de dividir na matemática


O nigeriano Chika Ofili, que mora no Reino Unido, tem 12 anos e orgulha a Nigéria e a África.

Chika Ofili descobriu uma nova fórmula matemática que facilitou o estudo da matemática. Em um artigo em um jornal educacional, sua professora de matemática, Miss Mary Ellis, que também é chefe do departamento de matemática da Westminster Under School, disse que Chika descobriu a nova fórmula após um trabalho de férias.

Ela disse que deu a Chika um livro chamado Primeiros Passos para Resolvedores de Problemas (publicado pela UKMT) para estudar durante as férias. O livro continha vários testes de divisibilidade, que são usados ​​para determinar rapidamente se um número é exatamente divisível por 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9 antes de começar a dividir. No entanto, não havia nenhum teste listado para verificar a divisibilidade por 7. Isso não foi listado porque não há um teste fácil ou memorável para dividir por 7, mas Chika Ofili resolveu esse problema.

Ele descobriu que, se você pegar o último dígito de qualquer número inteiro, multiplicar por 5 e adicionar à parte restante do número, obterá um novo número. Se esse novo número é divisível por 7, o número original é divisível por 7.

Chika então demonstrou sua nova fórmula na frente do corpo docente da escola. Depois, Miss Ellis conseguiu um guru de matemática neutro para testar a teoria. Essa pessoa era Simon Ellis, seu irmão mais novo, que também ensinava matemática.

Ele testou a teoria e escreveu uma prova algébrica para ela. Ele descobriu ainda que o teste funciona se você começar multiplicando o último dígito por 12, 19, 26, 33 … e depois adicioná-lo à parte restante do número.

Fonte: https://www.pulse.com.gh/

portalrapmais.com

O diretor nacional adjunto da polícia judiciária guineense confirma apreensão de mais 3kgs de cocaína na posse de uma cidadã caboverdiana, no aeroporto de Bissau

Segundo Domingos Monteiro Correia diretor, a detenção da cidadã em causa aconteceu na madrugada de sábado 16 de novembro, proveniente do Brasil.



Fonte: Nicolau Gomes Dautarim

Dara Fonseca Ramos was live


Enquanto morriam doentes, grávidas e recém-nascidos no Hospital Simão Mendes, por falta de meios para tratá-los, enquanto as escolas se degradam na Guiné-Bissau e aos professores de greve em greve para reclamaremos seus salários ...

Por Jorge Herbert

Enquanto morriam doentes, grávidas e recém-nascidos no Hospital Simão Mendes, por falta de meios para tratá-los, enquanto as escolas se degradam na Guiné-Bissau e aos professores de greve em greve para reclamaremos seus salários, o governo de Domingos Simões Pereira e a sua Casa da Guiné no Porto brincavam com a organização de eventos para constar no Guiness Book, com base em aldrabar os outros para conseguir concretizar o evento!

A publicação a seguir vai revelar parte dessas aldrabices, que eram recorrentes e eram apenas uma parte das aldrabices cometidas nesse ANTRO DE ALDRABICES...






Leia Também: 

PORQUE CHAMO DOMINGOS SIMÕES PEREIRA DE ALDRABÃO.

Por Jorge Herbert

Sr. Candidato à Presidência e ex-Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira. Tive conhecimento que este testemunho de uma portuguesa que foi "contratada" para trabalhar no ANTRO DE ALDRABICES de nome Casa da Guiné no Porto, que o Sr. e a pessoa da confiança criaram, foi-lhe endereçado e entregue.

Este testemunho, retratava ao então Primeiro-Ministro de forma sucinta, parte das aldrabices que estavam a decorrer no ANTRO DE ALDRABICES, mas o Sr. Domingos Simões Pereira, na qualidade de Primeiro-Ministro, responsável pela abertura desse ANTRO DE ALDRABICES, não se dignou sequer a primeiro averiguar a veracidade do que é relatado, como agir de forma consentânea, para dignificar a imagem da Guiné-Bissau, ressarcindo essas pessoas pelo trabalho desempenhado e gastos inerentes...

PF, leiam o testemunho.

O MEU TESTEMUNHO

Em outubro, encontrei o Nilson, por acaso, falou-me que estava a frente do projeto Casa da Guiné-Bissau no Porto e convidou-me a integrá-lo, dando o meu contributo no departamento de investimento, mediante um salário que seria atualizado em janeiro de 2015, quando chegasse a verba disponibilizada pelo governo.

O meu contributo começou a ser dado a partir do encontro de empresários, realizado no Hotel Sheraton, onde esteve presente o Sr. Primeiro Ministro.

Desde então, ainda não me foi paga qualquer tipo de remuneração. Mesmo assim, mantive-me sempre em serviço e sempre ao dispor da Casa da Guiné-Bissau.

Foi também feita uma entrevista a uma jovem para ingressar neste projeto como recepcionista. Foi lhe prometido pelo Nilson que teria um contrato de trabalho feito através da empresa do Sr. João até a Casa da Guiné-Bissau estar legalizada. Esta jovem exerceu as suas funções quando lhe foi pedido e até hoje, ainda não lhe foi apresentado qualquer contrato de trabalho nem remuneração.

No dia 29 de dezembro, o Nilson disse-me que teriamos de procurar uma fábrica de velas, para fazer a encomenda para o evento do dia 20 de janeiro, porque o sr. que tinha ficado incumbido de o fazer, tinha falhado. Comecei logo a contactar fábricas de velas até conseguir alguma que nos entregasse rapidamente as 75000 velas o mais rápido possível. Consegui uma fábrica, CERATEMA que se disponibilizou logo a entregar as velas no dia seguinte. Marquei uma reunião com o sr Ulisses e o Nilson, nesse mesmo dia, onde este disse ao sr. que lhe faria a transferência do dinheiro acordado nessa mesma noite ou na manhã seguinte (30-12.2014) e o sr. comprometeu-se a entregar no dia seguinte as velas no armazém que o Nilson indicou e assim cumpriu o prometido. Entregou as velas no armazém no dia 30-12-2014, mas até agora diz não ter recebido qualquer transferência do valor acordado (11 000 euros) e diz-se enganado e aldrabado pelo Nilson e pela Casa da Guiné-Bissau. Ligou-me várias vezes muito zangado e dizendo já ter tirado a ficha do sr. Nilson e que já sabia que ele era um grande vigarista e que ia agir judicialmente contra ele e contra a Casa da Guiné, desligando-me até o telefone na cara. Contactei também uma empresa de insufláveis (Pulamania) e o Nilson pediu para fazer uma encomenda de dois insuflaveis para levar para o evento, encomenda essa que seria paga no acto da entrega (830 euros). Recebi esta semana um email a dizer que iriam levanta-los pois estavam a ter despesas, porque ninguém apareceu para os pagar.

O Nilson também me disse que todos os membros da Casa iriam viajar para a Guiné no dia 16 de janeiro, com tudo pago pelo governo (viagens, estadia e alimentação), entretanto, depois do sucedido com a viagem da Mónica, comecei a ficar preocupada e na terça-feira (13-01-2015) telefonei para a companhia aérea e perguntei se havia alguma passagem marcada com o meu nome, ao qual me responderam que não e que também já não havia lugares vagos para o voo do dia 16 de janeiro. E aqui se vê que era tudo mentira.

Tenho conhecimento do relatório elaborado pela Mónica e para não me tornar repetitiva, declaro que a sua descrição é em tudo verídica. E está ser criada uma má imagem da Casa e do próprio estado guineense, pois as encomendas estão a ser faturadas em nome do Governo.

Mantenho-me ao seu dispor e ao dispor do projeto CASA DA GUINÉ-BISSAU NO PORTO, pois com as pessoas certas o sucesso será, sem dúvida, alcançado.

Os mais sinceros cumprimentos

S.F.

O QUÍMICO GUINEENSE, LUÍS OSCAR PEREIRA (vulgo LOTU OU ZINGA), DESPERTANDO CONSCIÊNCIAS. Confiram o vídeo de síntese da crise política na Guiné-Bissau 2014-2019👇🏻


Mutaro Cassama Cassama was live


Última hora : Amanhã as 11h, está prevista uma conferência de imprensa junto a Sede da Ordem dos Advogados sobre o caso da Doka.



Notícias ao minuto GB

Leopold Sedar Domingos was live



Em referência a CNE



Em referência a USD$60,000,000.00. (Sessenta milhões de dólares)

Em referência a campanha



Leopold Sedar Domingos

Um candidato patriota não precisa de ir buscar um estrangeiro para fazer campanha por ele! A isso se chama complexo de inferioridade

Por Jorge Herbert

Um candidato patriota, busca entre os seus conterrâneos, figuras de relevo (artistas, escritores, médicos, economistas e advogados de relevo, para fazerem campanha com e por ele.

O que José Maria Neves esqueceu de dizer, é que Cabo-Verde só entrou na rota de desenvolvimento , depois de ter conseguido livrar-se do PAICV no poder... Só quando o MPD pôs o PAICV fora do poder, é que os hábitos do Partido- Estado começou a desaparecer em Cabo-Verde. E a Guiné-Bissau precisa urgentemente de fazer o mesmo com o PAIGC, para encontrar o caminho da paz e do desenvolvimento...

José Maria Neves não tem lições a dar aos guineenses, senão ao complexado do Domingos Simões Pereira e alguns militontos do PAIGC, porquanto o PIB de Cabo-Verde e a sua estratégia de desenvolvimento se assentarem predominantemente na prestação de serviços a empresas estrangeiras e os seus respetivos enriquecimento, à custa de mão de obra barata dos caboverdeanos... Não é esse desenvolvimento que queremos para a Guiné-Bissau.

O José Maria das Neves que leve o Domingos Simões Pereira com ele para Cabo-Verde, em vez de tentar vir dar aulas à guineenses, da matéria em que merecia um chumbo redondo! Se os dois assumiram compromissos com lobbies europeus de que o patrono caboverdeano deles pertence, que respondam a eles, mas que não tentem vender a Guiné-Bissau e escravizar os guineenses...

Jorge Herbert