sexta-feira, 1 de julho de 2022

‼Jato que fechou pista do aeroporto de Lisboa aterrou para transportar Presidente da Guiné-Bissau‼

 DW Português para África 

O jato privado que esta tarde sofreu um rebentamento de um pneu no aeroporto Humberto Delgado, levando ao encerramento temporário da pista, o que obrigou 23 voos a divergir, aterrou em Lisboa para transportar o Presidente guineense.

Fonte da presidência da Guiné-Bissau confirmou à agência Lusa que o jato privado que teve o acidente aterrou em Lisboa para transportar, no sábado, o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, para o Gana, onde vai participar na cimeira da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

A operação no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, esteve interrompida desde as 17:14 e foi retomada às 18:53, depois de terem sido divergidos 23 voos, devido ao rebentamento de um pneu de uma aeronave na pista, disse fonte de ANA - Aeroportos de Portugal à Lusa. 

"A operação no Aeroporto Humberto Delgado foi retomada às 18:53", indicou a ANA, destacando que "devido a esta ocorrência foram divergidos 23 voos para os aeroportos do Porto e Faro". 

O reencaminhamento dos passageiros afetados cabe agora às companhias aéreas. 

A Lusa questionou a ANA sobre se houve mais divergências para outros aeroportos, além de Faro e Porto, e encontra-se à espera de resposta. 

Lusa


Veja Também:

Por RTP

O aeroporto de Lisboa esteve encerrado durante duas horas. Um problema com um jato particular impediu a descolagem ou aterragens de mais de uma dezena de voos no aeroporto Humberto Delgado.

Um avião particular provocou este encerramento do aeroporto de Lisboa e que tornou impossível aterragens e descolagens de todos os voos, que tiveram de ser desviados para o Porto e para Faro.

Dois pneus deste jato rebentaram na única pista do Aeroporto Humberto Delgado. O aparelho ficou desta forma imobilizado durante horas.

Só ás 18:53 descolou o primeiro voo após o incidente do aeroporto de Lisboa. Foi o avião da Air Canadá com destino a Toronto. Mas a atividade do aeroporto de Lisboa está ainda ainda condicionada com os atrasos de duas horas provocadas por este incidente.

UCRÂNIA/RÚSSIA - Vídeo. Após retirada, Rússia ataca Ilha das Serpentes com fósforo branco

© DR

Notícias ao Minuto   01/07/22 

Esta não é a primeira vez que esta arma - proibida pela Convenção para a proibição de Armas Químicas - é utilizada em ataques russos.


O comandante das Forças Armadas da Ucrânia disse, esta sexta-feira, que a Ilha das Serpentes foi hoje alvo de um ataque russo, que acontece no dia seguinte às tropas russas se terem retirado do local.

"Hoje, por volta das 18h [16h em Lisboa] aviões da Força Aérea russa atacaram duas vezes com bombas de fósforo na ilha Zmiinyi", referem os responsáveis numa publicação no Facebook.

As autoridades ucranianas partilham ainda um vídeo do ataque, que poderá visualizar acima.

Recorde-se que o fósforo branco é uma arma química ilegal, segundo a Convenção para a proibição de Armas Químicas  de 1997.

Esta não é a primeira vez que as forças russa recorrem a este tipo de armamento, tendo sido já usado no complexo siderúrgico de Azovstal, em Mariupol, mas também na região do Donbass ou mesmo em Hostomel, Irpin.

Leia Também: Putin realça "natureza perigosa e provocativa do regime de Kyiv"

Supremo Tribunal de Justiça guineense absolve Braima Bá e Ricardo Monges

© Lusa

Notícias ao Minuto    01/07/22 

A Câmara Criminal do Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau absolveu dos crimes de narcotráfico Braima Seidi Bá e Ricardo Ariza Monges, que se encontram em fuga desde 2019, quando foram apreendidas mais de 1.800 toneladas de cocaína.

A decisão, a que Lusa teve acesso, consta num acórdão ao recurso interposto pelo Ministério Público de uma outra decisão de recurso do Tribunal de Relação, que tinha já diminuído as penas dos vários arguidos condenados no âmbito daquela apreensão.

"Confirmou-se por provada a existência de crimes de tráfico de droga em relação ao conjunto dos arguidos excetuando os arguidos Braima Seidi Bá e Ricardo Ariza Monges", refere o acórdão da Câmara Criminal do Supremo Tribunal de Justiça.

A decisão absolve Braima Seidi Bá e Ricardo Ariza Monges de todos os crimes de que estavam acusados e mantém "as penas aplicadas aos restantes arguidos".

O acórdão mantém as penas dos restantes 10 arguidos, bem como a decisão de declarar perdido a favor do Estado os bens apreendidos na operação e de devolver os restantes "bens móveis e imóveis aos arguidos e proprietários, assim como o levantamento dos cativos das contas bancárias aos mesmos pelos motivos referenciados".

Em setembro de 2019, a Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau apreendeu 1.869 quilogramas de cocaína, a maior feita no país, e 12 pessoas, entre nacionais e estrangeiros, foram condenadas pelo Tribunal Regional de Bissau em 2020, incluindo Braima Seidi Bá e Ricardo Ariza Monges, que acabaram por ser julgados à revelia por se encontrarem em fuga desde então.

A PJ mantém na secção de procurados, da sua página na Internet, as fotografias de Braima Seidi Bá e de Ricardo Ariza Monges.

O Coordenador Nacional, Braima Camará, fez-se presente hoje dia 1 de julho na Assembleia Nacional Popular, na sequência das visitas que tem vindo a realizar, juntamente com a delegação superior do partido, em jeito de cumprimento aos órgãos, instituições e organismos internacionais...

 Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR

O Coordenador Nacional, Braima Camará, fez-se presente hoje dia 1 de julho na Assembleia Nacional Popular, na sequência das visitas que tem vindo a realizar, juntamente com a delegação superior do partido, em jeito de cumprimento aos órgãos, instituições e organismos internacionais. 

Foi recebido pelo Presidente da A.N.P, Senhor Engº Cipriano Cassamá.

O MADEM-G15 faz-se presente para consolidar todos os laços existentes.

Muito obrigado!

TÉCNICOS DE SAÚDE NOVOS INGRESSOS PARALISAM A PARTIR DE HOJE OS SERVIÇOS DE SAÚDE EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL.

 By Rádio Jovem  Julho 1, 2022

Os Técnicos de Saúde Novos Ingressos iniciam esta sexta-feira uma paralisação dos seus serviços em todo o território nacional.

Em causa está o não pagamento de salários em atraso há mais de 12 meses, não inclusão destes técnicos no último recenseamento dos funcionários públicos bem como a situação da efetivação.

Segundo as informações na posse da Rádio Jovem, a paralisação dos serviços em todos os centros hospitalares ao nível nacional terá a duração de duas semanas, caso o governo não resolver as suas preocupações.

Numa entrevista à nossa estação emissora esta manha, o porta-voz do coletivo dos técnicos recém-colocados, Dencio Florentino Ié, informou que enviaram uma carta ao ministro de saúde para lhe informar sobre a grave, mas até então não receberam nenhuma reação por parte do governante.

Embora se registe o silêncio por parte do governo, o jovem médico disse que continuam abertos ao diálogo para resolver a situação, alertando que as consequências desta paralisação podem gerar complicações graves na saúde da população guineense, principalmente no interior do país.

Segundo as informações disponíveis, os serviços da maioria dos centros de saúde a nível do território nacional são assegurados por referidos técnicos.

Recorda-se que o mesmo coletivo dos técnicos ameaçou apresentar uma queixa contra o Estado guineense junto às instâncias internacionais, caso o governo persista com a suposta tentativa de retirar os referidos técnicos do sistema de saúde nacional por causa das suas legítimas revindicações.

Mutilação genital e casamentos infantis duplicaram no Corno de África

© Reuters

Por LUSA  01/07/22 

A seca severa no Corno de África fez com que os números da mutilação genital e de casamentos de meninas até 12 anos duplicasse na região, alertou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A região atravessa a pior seca dos últimos 40 anos, 3,3 milhões de alunos abandonaram a escola e 1,8 milhões de menores precisam de ajuda imediata para sobreviver, acrescenta um comunicado da Unicef divulgado hoje.

"A média de casos de casamento de meninas mais que duplicou no espaço de um ano e a quantidade de crianças sob risco de êxodo escolar na Etiópia, Quénia e Somália triplicou nos últimos 90 dias por causa da crise" climática, escreve a organização.

As famílias em toda a região do Corno de África estão a tomar decisões em situação de desespero para sobreviver à seca, agravada pela mudança climática, que mata o gado e impede as culturas, o que está a provocar um "efeito dominó", alerta a UNICEF.

A guerra na Ucrânia, que fez subir ainda mais os preços dos combustíveis e dos alimentos, diretamente e indiretamente, veio tornar a situação insustentável.

"Mais de 1,8 milhão de crianças estão a precisar de cuidados para sobreviver por causa da subnutrição aguda. Só na Somália, pelo menos 213 mil pessoas enfrentam o risco de morte. Com o desespero, muitos pais e tutores estão a entregar as meninas em casamentos, assegurando dotes com que sustentam o resto da família", sublinhou a organização.

De acordo com o conselheiro para a Proteção Infantil da Unicef para o leste e sul de África, Andy Brooks, citado no comunicado, os níveis de casamento infantil e mutilação genital atingem meninas de até 12 anos com homens cinco vezes mais velhos.

O casamento infantil e a mutilação genital colocam um ponto final à infância e expõem as meninas à violência doméstica e ao abandono escolar, criando o risco de condenação a uma vida inteira de pobreza, sublinha o fundo da ONU para a infância, para quem "esta é uma crise das crianças, que precisa de financiamento imediato para uma resposta eficiente".


Leia Também: África enfrenta vários "desafios existenciais" com ajuda de Portugal

Banco Mundial cria fundo para prevenir e responder a pandemias

© Getty Images

Por LUSA  01/07/22 

O Conselho de Administração do Banco Mundial (BM) aprovou na quinta-feira a criação de um fundo para financiar investimentos para fortalecer as capacidades de prevenção, preparação e resposta à pandemia (PPR), anunciou a instituição.

O foco deve ser em países de baixo e médio rendimento e o objetivo é lançar este fundo no outono, disse o BM em comunicado.

"O devastador custo humano, económico e social da covid-19 destacou a necessidade urgente de uma ação coordenada para fortalecer os sistemas de saúde e mobilizar recursos adicionais", defendeu o BM.

O Banco Mundial acrescenta que este fundo foi desenvolvido sob o impulso dos Estados Unidos, Itália e Indonésia como parte das suas presidências do G20 e com amplo apoio do G20.

"Mais de mil milhões de dólares (cerca de 955 milhões de euros) em compromissos financeiros foram já anunciados" para este fundo, incluindo contribuições dos Estados Unidos, União Europeia, além da Indonésia, Alemanha, Reino Unido, Singapura, Fundação Gates e Wellcome Trust.

"O Banco Mundial é o maior financiador de prevenção, preparação e resposta (à pandemia) com operações ativas em mais de 100 países em desenvolvimento para fortalecer os seus sistemas de saúde", recordou o presidente do Banco Mundial, citado no comunicado de imprensa.

O Fundo, denominado Fundo Intermediário Financeiro (FIF) garantirá "financiamento de longo prazo adicional para complementar o trabalho das instituições existentes na ajuda a países e regiões de baixo e médio rendimento a se prepararem para a próxima pandemia", acrescentou David Malpass.

A OMS é parte interessada no projeto ao qual dará a sua experiência técnica, disse o diretor-geral desta agência da ONU, Tedros Adhanom Ghebreyesus, citado no comunicado de imprensa do Banco Mundial.

O FIF será usado em muitas áreas, incluindo vigilância de doenças.


Leia Também: Banco Mundial dá 715 milhões de dólares em doações e créditos à Etiópia