terça-feira, 9 de março de 2021

COORDENADOR NACIONAL DE MADEM-G15 GARANTI KUMA POERA NA CONTINUA LANTA NA GUINÉ-BISSAU 🇬🇼.


Braima Camara vulgo Ba Di Povo fassi lançamento de pedra aos pa pudi alcatroa Rua nunde ki ele propi e mora ba otchal jovem (Rua Chegue Vara Calquir ).


Viva mudança. 
Guiné-Bissau acima de tudo.

Gaitu Balde/ Mutaro Uldada Cisse
Vídeo by: Mustafa Cassamá

Guiné-Bissau: Boletim Diário N. 42 - 7 casos novos de COVID-19

Boletim Diário N. 42

_ 7 casos novos de COVID-19

_ 15 pessoas recuperadas

_ 578 casos ativos de COVID-19

_ 12 pessoas internadas com COVID-19

#somos2milhões

#somos2milhõesdecomportamentos

Alto Comissariado para o Covid-19

Ali 👇 ke ku Aly Silva skirvi...

Será que existe motivo para incentivar manifestações sem sentido?
Neste momento país não está vivendo instabilidade de nada, não pode ter nenhum perturbação a paz social que sociedade guineense precisa.
Kusas tá parsi mas i kata djuntu.
👇👇👇

PRIMAVERA OESTE-AFRICANA: MANIFESTAÇÃO MARCADA PARA BISSAU...

@Consty Junior / ASF  terça-feira, 9 de março de 2021

A juventude de Bissauguinéenne acaba de lançar nas redes sociais e diversos meios de comunicação o anúncio de uma manifestação que, segundo os organizadores, está marcada para 27 de março de 2021 para exigir a saída do Presidente Umaro Sissoco Embalo que é acusado de estar ao serviço do Presidente Macky Sall, ao invés de seu país. Ele também é acusado de infringir a liberdade de expressão, autoritarismo, absolutismo, ditadura, contra-produção, etc.

Para muitos Bissauguinéens, as condições de ascensão ao poder do Sissoco Embalo permanecem obscuras ou pelo menos não convencionais, apesar do reconhecimento de sua vitória pela comunidade internacional.

 Uma parte da população que ainda acredita que o resultado da eleição presidencial de dezembro de 2019 foi fraudado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) sob pressão dos presidentes Macky Sall do Senegal, Mohamadou Issoufou do Níger e Buhari da Nigéria que foram os primeiros a reconhecer a vitória de Umaro Sissoco Embalo quando o Supremo Tribunal não se pronunciou definitivamente sobre os recursos interpostos por Domingos Simões Pereira, candidato declarado perdedor pela CNE.

Um atentado à liberdade de exercer a justiça que o povo Bissauguinéen, na sua maioria, equipara à fraude eleitoral.

Soma-se a isso a cerimônia de posse “manus-militari” organizada em um pequeno hotel da cidade sob alta proteção militar e em condições que não respeitam o procedimento.

Observe que o presidente Macky Sall nunca escondeu seu protecionismo de Umaro Sissoco Embalo e, deste último, de sua admiração por seu mentor.

A Guiné-Bissau, vizinha do Senegal e da Guiné, é um país que deve o seu encanto turístico às suas numerosas ilhas povoadas.

Em comunicado à imprensa, o PAIGC repudia o avanço do terrorismo de estado vigente na Guiné-Bissau.

A prática de sequestro, seguido de espancamento, contra o bloguista Aly Silva é mais uma violação aos direitos humanos e liberdade de expressão. 

Por PAIGC 2021

Afinal í cúma alí sílva íka mílítar núnde kí saí kú farda ku bála nel....

Por Carlos Santiago Guine Bissau 

Afinal í cúma alí sílva íka mílítar núnde kí saí kú farda ku bála nel bó puntal de ho i ten avenda ná fera de bande es foto í publical a 4/días atras ate ná punto de tchoma sy cábeça de makína de guerra bó puntan núnde kí sai kú farda nél tudo ku bála En vez díbo difindil pábía es crime más gárade kú pudi ten

CANHOTA CANHOTA CANHOTA!

Por: yanick Aerton

Eu que sou um jovem e sonhador, nunca pensei que na pátria de Cabral ainda houvesse Guineenses tão maus que pensam até no incrível cenário de catástrofe, na autodestruição, na completa destruição do seu país. Sinceramente!

Como é que alguns Guineenses podem pensar naquilo que chamaram de “primavera da África do Oeste”, desejando que na Guiné-Bissau se instale o caos, à semelhança do que infelizmente acabámos de assistir na República vizinha do Senegal.

A legislatura dura 4 anos, e o mandato presidencial é de 5 anos. A legislatura já vai entrar no segundo ano, e o PR já consumiu 1 ano dos seus 5 cinco anos de mandato.

Qual é a pressa? 

Porque não concentrar-se numa melhor preparação e aguardar pelas eleições, uma vez que, de acordo a nossa lei fundamental, o acesso ao poder político se processa através de eleições, como tem sempre acontecido, desde a introdução do multipartidarismo em 1992?

Quem é que ganharia com uma Guiné-Bissau mergulhada na confusão, na instabilidade? Quem é que ganhou com o conflito político-militar de 7 de Junho?

Será que já não é o momento de nos concentrarmos no essencial e deixar de lado as nossas pequenas querelas, que a lado nenhum nos leva, senão à agudização das nossas contradições fúteis?

É chegado o momento de as pessoas saberem que, o que a Guiné-Bissau necessita é de uma economia robusta que deve ser protagonizada pelo sector privado, apoiado pelas instituições financeiras vocacionadas para criar o emprego, contribuir para o fisco e realizar o sonho da nossa juventude. 

Esta guerra toda é motivada pelo facto de a política se tornar no negócio mais lucrativo na Guiné-Bissau, por isso é que todos querem fazer politica para se tornaram facilmente ricos, porque uma vez nomeados para altos cargos nas instituições do Estado, como tem acontecido ao longo dos tempos, com maior ênfase nos últimos 20 anos, de simples “Petit Mamadus” passam a milionários (casas no estrageiro, mansões em Bissau, casas 2 e 3, contas bancarias bem alimentadas, etc.).

Daí, lanço um vibrante apelo, aqui e agora, para que os nossos representantes na Assembleia Nacional Popular se debrucem seriamente e adotem leis destinadas a pôr fim aos subsídios chorudos dos titulares dos órgãos públicos, a começar pelos mesmos, rever os critérios de atribuição de subsídios a ex-membros de governo, e as remunerações dos membros dos Conselhos de administração das empresas públicas. 

A Guiné-Bissau e o único país onde se atribui subsídios vitalícios a alguém que tenha desempenhado o cargo de membro de governo, mesmo que seja por dois meses. A Guiné-Bissau e o pais na nossa sub-região com o número mais elevado de ex-membros de governo. 

A única forma de libertar este país de aspirantes ao exercício do poder politico ao mais alto nível, com essa mentalidade, é de promover e apoiar os verdadeiros operadores económicos, aqueles que de facto apostaram nessa profissão e que não a misturam com a politica, e mesmo que a misturam com a politica, não abandonam as suas actividades, como tem acontecido com os nossos conterrâneos que hoje poderiam ser o motor do desenvolvimento do país.

Com a liberalização económica, quis-se dar a oportunidade aos empresários nacionais para crescerem e assim poderem criar riquezas que poderiam ser benéficos não só aos mesmos, mas também a sociedade em geral, através da criação de emprego e contribuição ao fisco.

Mas, como a política, a nossa política, a política a moda do Guineense, veio revelar-se a via mais fácil para a acumulação de riqueza, uma vez que o enriquecimento ilícito não é punido, os Guineenses passaram a privilegiar essa actividade. 

É esse o motivo por que os que desejam ver o país cair na desgraça, estão a fazer tudo para que os seus desejos sejam realizados. Ma suma Deus cata durmi, nin I cata djungu, não sei como é que vão conseguir que esse seu satânico desejo seja realizado.

Figa canhota, Guiné-Bissau ika Tunísia, ika Argélia, ika Egipto, ika Burquina, ika Côte d’Ivoire, e muito menos Senegal.

Kaba no esta na tempo de covid-19

Canhota canhota canhota bo! 

Viva a Unidade nacional!

Uma inútil tentativa de intimidar e coarctar os direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos! ...LGDH


A Liga Guineense dos Direitos Humanos apresenta vídeo sobre o jornalista e Editor do Blog Ditadura do Consenso, António Aly Silva e, denuncia sequestro, espancado e abandonado.

Por isso, a Liga condena com firmeza o ato e, exige das autoridades nacionais a abertura de um inquérito urgente para identificar e traduzir à justiça os autores.

Conflito posse de terra - Cidadão Bacar Tcherno Dolé acusa ministro de Administração Territorial de tribalismo

Bissau, 09 mar 21 (ANG) – O cidadão Bacar Tcherno Dolé acusou o ministro de Administração Territorial, Fernando Dias de estar a demonstrar a postura tribalista na resolução do diferendo de posse de terra entre os populares de Pelundo e Pantufa.

A acusação foi feita esta terça-feira numa conferência de imprensa realizada pelas vítimas de conflito de posse da terra no secção de  Pelundo, sector de Canchungo, região de Cacheu, com o objetivo de denunciar os abusos do poder político sobre a população daquela povoação.

Bacar Dolé afirmou que foi ele quem alertou o ministro do problema, mas quando ele programou ir fazer a delimitação no local não  chamou nenhuma vítima incluindo ele, Bacar Tcherno Dolé.

“Fui eu que informei o Fernando Dias do problema que existe entre o Pelundo e Pantufa porque vai trazer muitos problemas no futuro. Quando temos o conhecimento de que o ministro irá para Pelundo, decidimos igualmente ir aquela localidade e nesse encontro ele ouviu todas as partes envolvidas no conflito”, explicou.

Acrescentou que após o primeiro encontro que o ministro manteve com todas as partes, foi de seguida para tabanca de Augusto Barros com a outra parte envolvida no problema, sob a orientação do Papa Mané onde reuniram mais de 30 minutos nas suas línguas étnicas.

“Acho que reuniram para fazer o que entenderam connosco, porque o ministro não tinha razão de ir reunir mais com a outra parte uma vez que ouviu todas”, frisou Dolé.

Disse estranhar a actitude do ministro em mandar fazer a delimitação de fronteira entre as duas povoações e não chamou as vítimas de Pelundo, subinhando que tinha alertado o governante de que muitas pessoas foram aliciadas nesse problema.

“Quando tive conhecimento da ida do ministro sem me avisar, fui ter com ele no seu gabinete e aconselhou-me para deixar esse problema porque é no fundo muito sensível. E eu disse-lhe deve falar somente a verdade e mais nada”, explicou.

 Bacar Tcherno Dolé sublinhou que, o ministro disse-lhe que se quiser ele vai arranjar um outro espaço com a mesma dimensão bem como a disponibilização de uma quantia em dinheiro”, sustentou.

Bacar Dolé afirmou que rejeitou a proposta do ministro, justificando que está a defender a família porque o espaço em litígio é propriedade familiar e não pode lhe beneficiar sozinho e penalizar outras vítimas.

Bacar Tcherno Dolé informou que no dia 20 de abril de 2017 foi entregue a pertença, acrescentando que pretende ver se a política sobrepõe a justiça, prometendo continuar com a reclamação sobre o mesmo processo.

Estavam presentes nessa conferência de imprensa as outras vítimas de conflito da posse de terra de Pelundo, nomeadamente,  Adulai Monteiro, Ibo Djoco, Bacar Dolé e entre outras que lamentaram a mesma situação.

Segundo a edição do Jornal Nô Pintcha de 20 de abril de 2017, o Tribunal Judicial do setor de Canchungo procedeu no dia 13 de abril a restituição formal da mata denominada Plong ao cidadão Bacar Tcherno Dolé após o cumprimento de todas as normas sobre o processo, requerido pelo queixoso contra a cidadã Bana Vaz no qual estiveram envolvidos Degol Biai e Belam Djassi ambos da tabanca de Pantufã. 

ANG/DMG/ÂC

Sociedade - Populares do Ilhêu do Rei sem água potável nem assistência sanitária

Bissau, 09 Mar 21(ANG) – Os populares do ilhêu do Rei, situada à pouco mais de uma milha da capital Bissau, se deparam com problemas de falta de água e de assistência médica, disse a ANG uma cidadã que habita no Ilhêu.

Em declarações ao repórter da ANG,  Isanefa Máximo Vieira, uma das cerca de 500 pessoas que habitam  aquele ilheu, disse que deslocam diariamente à Bissau à procura de água para o consumo e outros afazeres.

Disse  que o centro de saúde do Ilhêu foi reablitado há cerca de um ano, pelo deputado Hussein Farat mas que não está a funcionar devido a falta de pessoal sanitário, nomeadamente médicos, enfermeiros e parteiras.

“O hospital está fechado e se porventura tivemos  doentes, somos obrigados a evacuá-los para Bissau e as vezes recorremos aos remédios tradicionais”, explicou.

Perguntada sobre as principais actividades económicas da Ilha, Isanefa Máximo Vieira afirmou que é a pesca, e relata que as mulheres adquirem pescados, principalmente, bagres  que depois de serem fumados são levados para vender em diferentes mercados de Bissau.

Para a Ivilita Mendonça, é um  pesadelo  para um jovem viver no Ilhêu do Rei. Disse  que o nível do ensino é somente até a quarta classe e se concluir esse nível a pessoa obrigatoriamente  tem que passar a estudar em Bissau.

Ivilita Mendonça sublinhou que todos os professores que leccionam no Ilhêu do Rei residem em Bissau e que deslocam-se diariamente para dar aulas e no final do dia regressam para as suas casas.

Adiantou que, caso não houver a disponibilidade de pirogas para os transportar,  automaticamente os alunos ficam sem aulas.

Salientou que, o Ilhêu do Rei não tem nenhum mercado, acrescentando que, todas as suas compras para o consumo e igualmente as vendas dos seus produtos são feitas em Bissau.  

Na sua intervenção no acto da entrega da escola primária por ela reabilitada, a ex-candidata à deputado, Catarina Taborda afirmou que a infraestrutura faz parte do leque de promessas aos populares da Ilha durante as legislativas de 2019, embora não fora eleita no Circulo 24 ,de que a localidade faz parte.

“Em todas as dificuldades enumeradas pelos populares da Ilha do Rei, escolhemos a reabilitação da escola, tendo em conta que é o foco do Partido da Convergência Democrática(PCD)”, explicou, acrescentando que a educação é a solução para a Guiné-Bissau.

Catarina Taborda disse que ter-se abdicado do projecto da reabilitação da referida escola porque não foi escolhída como deputada, mas diz que não a fez  porque a sua intenção não era  apenas  ser deputada, mas sim ajudar a população carenciada da Ilha.

Catarina Taborda promete igualmente fazer diligências para fazer furos de água potável, colocação de uma piroga e construção de um mercado para comércio interno, para minimizar as dificuldades dos populares da Ilha de Rei.

ANG/ÂC//SG

Sequestro e espancamento do Aly Silva!

Por LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

Sequestro e espancamento do Aly Silva!

 A Liga Guineense dos Direitos Humanos registou com bastante preocupação as informações que dão conta que o jornalista e Editor do Blog Ditadura do Consenso, António Aly Silva foi sequestrado, espancado e abandonado numa das artérias de Bissau.

Neste momento o jornalista está a receber tratamento médico numa clínica privada em Bissau. A LGDH já contactou as autoridades policiais que afirmaram desconhecer as circunstâncias que rodearam este ato criminoso. 

A Guiné-Bissau é um Estado de Direito Democrático onde a liberdade de expressão e de informação constitui a trave mestra, sendo que qualquer delito resultante do exercício desse direito fundamental deve ser processado nos termos das leis vigentes no país. 

A Liga condena com firmeza este ato criminoso e exige das autoridades nacionais a abertura de um inquérito com vista a identificação e tradução à justiça dos autores deste ato hediondo.

A Liga apela aos cidadãos para se manterem firmes e vigilantes contra todos os atos que atentam contra os direitos fundamentais.

Presidente da República General USE, Ministro da Finança Aladje Fadia, Embaixador Dino Seidi, Ministra de Negócios Estrangeiros Suzi Carla Barbosa (AMIRAH) Conselheiro Janasano Sano Chefe da Gabinete Califa Soares Cassama entre Safar e Marwa

Omar Buli Camará 


Quando você carrega sua própria água, ...você saberá a valor de cada gota.

 New Africa

Presidente do Senegal apelou à calma depois de libertação de opositor

© Getty Images

Notícias ao Minuto  08/03/21 

O Presidente do Senegal, Macky Sall, apelou hoje à calma no país, anunciando também um alívio no recolher obrigatório em vigor contra a covid-19, depois de vários dias de agitação que continua a atingir a capital, Dacar, apesar da libertação do opositor Ousmane Sonko.

"Todos nós, juntos, vamos calar os nossos ressentimentos e evitar a lógica do confronto, que leva ao pior", disse Sall num discurso transmitido pela televisão nacional do Senegal e citado pela agência France-Presse (AFP).

Sall apelou também à justiça para "seguir o seu curso com total independência" no caso de Sonko, envolvido num processo de violação contra uma jovem mulher.

Depois de vários dias de agitação civil no país, marcados por pilhagens e saques numa cidade habitualmente considerada como um oásis de estabilidade na África Ocidental, a capital senegalesa foi hoje novamente cenário de novos confrontos entre jovens simpatizantes de Sonko e as forças de segurança.

Sonko, hoje libertado sob supervisão judicial, apelou hoje também a uma mobilização "muito maior", mas "pacífica", assinalando que há "uma revolução em curso".

Falando à comunicação social na sede do seu partido, e perante centenas de apoiantes que o aclamavam como presidente, Sonko defendeu que Sall já não é "legítimo para liderar o Senegal", tendo-se oposto a um derrube pela força e mostrando-se ansioso pelas eleições presidenciais previstas para 2024.

A detenção de Sonko, a 03 de março, originou três dias de confrontos entre jovens e as forças da lei, pilhagens e saque num país de 16 milhões de pessoas, geralmente considerado uma ilha de estabilidade política.

Pelo menos cinco pessoas foram mortas, com a imprensa a relatar números mais elevados, mas dificilmente confirmáveis.

Por seu lado, Sonko relata dez mortes, apontando Macky Sall como o "único" responsável.

A capital senegalesa acordou hoje, dia em que Sonko foi presente a tribunal, com veículos militares do exército nas ruas, no início de um dia de protestos de alto risco no país.

A área em redor do tribunal foi isolada e os veículos blindados posicionados nas proximidades, segundo um jornalista da agência AFP. Outros veículos blindados do exército, equipados com metralhadoras, foram colocados à entrada de um bairro popular que foi palco de confrontos na semana passada.

Sonko, que terminou em terceiro lugar nas eleições presidenciais de 2019 e se esperava que fosse um dos principais candidatos nas eleições presidenciais de 2024, foi oficialmente preso por perturbar a ordem pública quando se dirigia ao tribunal para responder a acusações de violação, apresentadas contra ele por uma empregada de um salão de beleza, onde ia receber uma massagem para aliviar as dores nas costas.

Leia Também: Opositor do Senegal acusado de violação e libertado sob supervisão

🔴 O Chefe de Estado Guineense, General Umaro Sissoco Embalo, visita a Mesquita do Profeta para orar e que a paz esteja com o Profeta, que Allah o abençoe e conceda-lhe a paz, e aos seus companheiros, que Allah esteja satisfeito com eles # Esta noite🌿

🔴

رئيس دولة غينيا بيساو يزور المسجد النبوي للصلاة والسلام على النبي صلى الله عليه وسلم وصاحبيه رضوان الله عليهما #الليلة🌿

🔴

Head of state of Guinea Bissau visits the Prophet's Mosque to pray and peace be upon the Prophet, peace be upon him and his companions, may Allah's satisfaction be upon them #Tonight 🌿

 Omar Buli Camará / مكة المكرمة


O ministro de agricultura e desenvolvimento Rural visitou este fim-de-semana, 06 e 07 de Março de 2021, o setor de Calequisse, região de Cacheu.



"GOVERNAÇÃO DE CAMPO 2021" 

    "FOME ZERO"

O ministro de agricultura e desenvolvimento Rural visitou este fim-de-semana, 06 e 07 de Março de 2021, o setor de Calequisse, região de Cacheu.

Acompanhado dos técnicos agrónomos e hidráulicos do seu ministério, ABEL DA SILVA GOMES deslocou-se para se inteirar da situação agrícola da zona e dos agricultores afectados pelas inundações verificadas durante a campanha agrícola 2020/2021.

Durante a sua presença nas bolanhas de Bassarel, Bipar e Bajob, Abel da Silva encorajou os agricultores a continuarem nos seus esforços para a dinamização do setor prometendo tudo fazer para inverter a situação dos agricultores.

O titular da pasta da agricultura quer a mecanização do setor agrário e a implementação da produção na época seca para combater a fome e a pobreza no país.

Abel da Silva Gomes voltou a apelar os técnicos agrários a redobrarem os seus esforços para relançar o setor da agricultura e participarem no combate a fome e a pobreza na Guiné-Bissau.

O ministro de agricultura visitou também a bolanha de Calequisse-Bangura e o perímetro hortícola da referida Vila e ainda a povoação isolada de UCO a mais de 25 quilómetros do setor de Calequisse.   





Fonte: O assessor de imprensa Mamadú Baldé 08 de Março de 2021 Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural