domingo, 11 de novembro de 2018

A SEGUNDA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO PAIGC APROVA O SLOGAN DA CAMPANHA


António Oscar Barbosa


PND APONTA NECESSIDADE URGENTE DE MUDAR SISTEMA POLÍTICO

O Líder cessante do Partido da Nova Democracia (PND) admitiu, este domingo (11/11), que “qualquer guineense atento” sente que o sistema político nacional necessita de um “urgente” e “profundo rejuvenescimento”

Iaia Djalo falava na abertura da IIª Convenção Nacional do partido sob o lema: “PND força necessária e reconciliadora de todos os guineenses”. O evento junta mais de quinhentos delegados vindos de diferentes regiões do país.

“A logica do espectro político tradicional é fechada, a sua manutenção conduzir-nos-á, de certeza, a um beco sem saída. O país está profundamente dividido, uma divisão que empurra uma metade das populações contra a outra metade levando a vitória tangenciais nas eleições, sem base social e cultural de apoio suficientes para levar por adiante as necessárias mudanças que a sociedade requer”, sustenta.

Na mesma ocasião Iaia Djalo, presidente cessante do PND, disse que a crise de confiança entre o Estado e a sociedade está no centro dos conflitos, das tenções e da pobreza que tem afectado o país nos últimos anos.

“Em poucos Estados da África, a falta de entendimento entre o Estado e a sociedade é discutida e sentida como na Guiné-Bissau. Todos os esforços em direcção a estabilidade, paz e o desenvolvimento social e económico só poderão ter, de facto, impacto, se o desenvolvimento entre o Estado e a sociedade for resolvido pelo próprio povo guineense e em especial, pelos seus líderes e classe politica”, justifica.

Djalo assegura também que a responsabilidade “do colapso do nosso Estado” deve ser assumido numa escala “mais abrangente” porque o “diagnóstico da situação da governação e do funcionamento do nosso Estado apresenta-nos um cenário carregado de frustração e desmotivação”.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

radiosolmansi.net

PAIGC/BUREAU POLÍTICO: Resolução Final

RESOLUÇÕES FINAIS DA SEGUNDA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO BUREAU POLITICO DO PAIGC REUNIDO A 11 DE NOVEMBRO 2018.

Sob a presidência do Camarada Eng. Domingos Simões Pereira, Presidente do PAIGC, reuniu no Salão Nobre Amílcar Cabral da Sede Nacional do PAIGC a Segunda Sessão Extraordinária do Bureau Politico que aprovou por unanimidade dos 62 membros presentes a seguinte ordem do dia:

Informações gerais

Visita de uma delegação do PAIGC ao exterior

Processo de recenseamento

Lema e slogan da Campanha Eleitoral do PAIGC

Apresentação, discussão e adopção das propostas de aliança do partido com outras formações políticas

O camarada Presidente do PAIGC, Eng. Domingos Simões Pereira abriu a sessão dos trabalhos do Bureau Politico saudando os presentes e muito em especial a camarada Iva Cabral, para de seguida tecer algumas considerações sobre o momento político actual e das responsabilidades acrescidas que incumbem os órgãos estatutários do Partido na assumpção de alguns posicionamentos, nomeadamente, de possíveis coligações com outras forcas políticas tendo em conta as próximas eleições legislativas;

De seguida o Presidente do PAIGC abordou as visitas efectuadas a Franca e a Portugal tendo acentuado a forma extraordinária e a qualidade demonstrada pelas respectivas Comissões Politicas na organização destes contactos, facto que faz pesar sobre os ombros da Direcção Nacional uma acrescida responsabilidade, pela manifesta confiança e esperança depositada pela diáspora guineense nos trabalhos que o PAIGC tem desenvolvido.

Em seguida, o Terceiro Vice-presidente cda Califa Seidi fez uma exposição sobre o processo de recenseamento e da recente visita ministerial da CEDEAO cujos resultados foram positivos e que deixou bem clara na sua mensagem o desejo da organização ver a Guiné-Bissau sair definitivamente da actual crise que já dura há mais de três anos a esta parte.

Foi apresentado e adoptado o seguinte lema e slogan para a campanha eleitoral do PAIGC: 

PAIGC, FORÇA DI POVO - VOTA PAIGC - PA TERRA RANKA UM BIAS, PA SOL IARDI PA TUDO.

A Segunda Reuniao Extraordinaria do Bureau Politico adoptou e remeteu para a agenda do Comite Central as propostas de eventuais alianças do partido com outras formações políticas.

A segunda reunião extraordinária do Bureau Politico expressou por unanimidade o seu repúdio pela forma violenta como as forcas da ordem reprimiram as manifestações estudantis e exige a imediata abertura de um exaustivo inquérito que possa apurar e responsabilizar os responsáveis desta condenável acção que redundou em ferimentos graves entre os jovens manifestantes.

A segunda reunião extraordinária do Bureau Politico decorreu num ambiente de elevado militantismo, disciplina e camaradagem.

Feito em Bissau a 11 de novembro de 2018

O Bureau Politico do PAIGC

ditaduraeconsenso.blogspot.com

INOVAÇÃO - Polícia do Dubai já treina com motas voadoras

As motas deverão começar a ser utilizadas pelas autoridades do Dubai a partir de 2020.


Os Emirados Árabes Unidos estão muitas vezes na vanguarda das construções arquitetónicas mas também na tecnológica. Um ano depois da empresa norte-americana Hoversurf ter apresentado a hoverbike – uma mota voadora – com as cores da polícia do Dubai na exposição tecnológica GITEX, já há imagens dos agentes da polícia do Dubai a treinarem com o novo modelo da mota voadora, de acordo com a CNN.

“Atualmente temos duas equipas a treinar e vamos aumentar o número”, disse o brigadeiro Khalid Nasser Alrazooqi da polícia do Dubai, que descreveu a hoverbike como um veículo de equipas de emergência que será utilizado chegar a zonas de difícil acesso. O responsável da polícia revelou ainda que as motas voadoras deverão começar a circular em 2020.

Joseph Segura-Conn, COO da Hoversurf, considera que os candidatos ideias a pilotarem a hoverbike devem ser capazes de conduzir uma mota e ter experiência com drones.

É possível a um civil comprar uma destas hoverbikes a troco de 150 mil dólares (cerca de 132 mil euros).

NAOM