quarta-feira, 20 de março de 2024

Guiné-Bissau: MADEM-G15 desafia UNTG de Laureano Pereira a citar nomes dos instigadores dos alunos

Por  Rádio Capital Fm

Bissau - (20.03.2024) - O secretariado nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) desafiou a ala da UNTG, liderada por  Laureano Pereira, a mencionar nomes de supostos dirigentes dessa formação política que estariam a instigar os alunos para reivindicarem contra nomeações dos Diretores das Escolas. 

No Comunicado à imprensa, tornado público hoje, 20, o Secretariado do MADEM-G15 disse que  tomou conhecimento, através dos órgãos da comunicação social e nas redes sociais, de que “numa conferência de imprensa realizada pela UNTG foram feitos ataques infundados na tentativa de imputação de responsabilidades ao MADEM-G15 sobre os problemas ocorridos nas escolas que, segundo as declarações proferidas na referida conferência de imprensa, são altos dirigentes do MAMDEM-G15 que estariam a instigar os professores e os alunos no sentido de criarem situações perturbadoras para que os diretores das escolas possam ser substituídos por outros de suas conveniências”.

Para MADEM-G15, essas declarações “vem refutar todas essas vãs tentativas de manchar a imagem e o bom nome dos seus dirigentes e do próprio”.

“Outrossim, o secretariado nacional do MADEM-G15 esclarece aos dirigentes sindicais afiliados na UNTG que proferiram essas declarações, que nem o MADEM-G15, nem os seus dirigentes, que pela sua idoneidade e sentido de responsabilidade, jamais foram apologistas de políticas de clientelismo, favoritismo ou compadrio”, replicou. 

Por: Mamandin Indjai

DECORAÇÃO: Não sabe de que cor pintar as paredes? Eis as que transmitem felicidade... Podem fazer toda a diferença. Experimente!

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   20/03/24 

Está a renovar a maioria das divisões da casa? Não sabe de que cor pintar algumas das paredes? Pode sempre escolher os tons que mais transmitem felicidade. Não sabe quais são? Felizmente, duas especialistas na área da decoração, citadas no website de Martha Stewart, explicaram tudo. 

Por exemplo, Nicole Gibbons, da Clare Paint, recomenda amarelos e rosas "quentes e vibrantes" para criar uma sensação de alegria e elevação no seu espaço.

Arianna Cesa, da Benjamin Moore, menciona tons como "vermelhos apaixonantes, amarelos ensolarados e laranjas picantes" que transmitem energia e vigor em qualquer casa. 


OMS: Cólera aumenta exponencialmente pelo mundo, principalmente em África

© Lusa

POR LUSA   20/03/24 

Os casos de cólera estão a aumentar exponencialmente no mundo, principalmente na República Democrática do Congo, Etiópia, Somália, Sudão, Zâmbia, Zimbabué, Haiti e Síria, anunciou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A OMS, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, os Médicos Sem Fronteiras (MSF) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) fazem parte do Grupo Internacional de Coordenação (ICG) para a Disponibilização de Vacinas, que gere a reserva mundial de vacinas contra a cólera. 

"É necessária uma ação imediata para travar" este aumento de casos em todo o mundo, segundo o ICG, citado no comunicado da OMS.

Para tal, é crucial que se invista no acesso a água potável, saneamento e higiene, em testar e detetar rapidamente os surtos, melhorar a qualidade e o acesso aos cuidados de saúde e acelerar a produção adicional de doses acessíveis da vacina oral contra a cólera (VCO), declarou a OMS.

A Gavi, a Aliança para as Vacinas, financia a reserva de vacinas e a distribuição da VCO, mas apenas existe um fabricante das mesmas, a EuBiologics.

Desta forma, a OMS exortou que fosse aplicada nas vacinas para a cólera a mesma "urgência e inovação" das vacinas para a covid-19 no passado.

"Os membros do ICG apelam aos governos, doadores, fabricantes de vacinas, parceiros e comunidades para que se juntem num esforço urgente para travar e inverter o aumento da cólera", referiu a OMS. 

Os dados preliminares relativos a 2023 da OMS revelam mais de 700.000 casos registados.

De acordo com a OMS, vários dos surtos têm elevadas taxas de mortalidade.

"Estas tendências são trágicas, dado que a cólera é uma doença evitável e tratável e que os casos tinham vindo a diminuir nos anos anteriores", referiu a OMS.

A cólera é uma infeção intestinal aguda que se propaga através de alimentos e água contaminados com fezes que contêm a bactéria Vibrio cholerae.

Embora estejam a ser feitos esforços para que se aumente a higiene e o acesso a água potável, em algumas regiões estas carências estão a aumentar, "impulsionadas por fatores relacionados com o clima, a insegurança económica, os conflitos e a deslocação da população", explicou.

"A gestão segura da água e do saneamento é um pré-requisito para travar a transmissão da cólera", declarou.

Outra preocupação é a "grave lacuna no número de doses de vacinas disponíveis, em comparação com o nível de necessidade atual", referiu.

"Entre 2021 e 2023, foram solicitadas mais doses para a resposta a surtos do que em toda a década anterior", declarou.

Por isso, em outubro de 2022, a atual escassez de vacinas obrigou o GCI a recomendar uma dose única de vacina, em vez do anterior regime de duas doses.

"As campanhas de vacinação preventiva tiveram de ser adiadas para preservar as doses para os esforços de controlo dos surtos de emergência, criando um círculo vicioso", alertou.

A OMS referiu ainda que se prevê que "a capacidade de produção global em 2024 seja de 37 a 50 milhões de doses, mas é provável que continue a ser inadequada para satisfazer as necessidades de milhões de pessoas diretamente afetadas pela cólera".


ISRAEL/PALESTINA: O Exército israelita disse hoje que já deteve cerca de 600 supostos combatentes de milícias palestinianas dentro do Hospital Al-Shifa, na cidade de Gaza, no âmbito das operações que decorrem há três dias na unidade hospitalar.

© Ahmed El Mokhallalati/Reuters

POR LUSA   20/03/24 

Israel afirma ter capturado 600 combatentes no Hospital Al-Shifa em Gaza

O Exército israelita disse hoje que já deteve cerca de 600 supostos combatentes de milícias palestinianas dentro do Hospital Al-Shifa, na cidade de Gaza, no âmbito das operações que decorrem há três dias na unidade hospitalar.

O porta-voz do Exército, Daniel Hagari, indicou que foram identificados 250 dos detidos como membros do Hamas e da Jihad Islâmica, enquanto estão a ser investigadas as ligações dos outros 350 detidos com estes grupos.

"Estamos a falar de muitos membros da Jihad Islâmica, incluindo comandantes de batalhão e membros e responsáveis políticos do Hamas", explicou Hagari num vídeo gravado à entrada do hospital.

O Exército indicou que, nas últimas horas, as suas forças em conjunto com os serviços de informações internas, Shin Bet, detiveram mais de 300 suspeitos na área e localizaram armas em todo o hospital, incluindo metralhadoras, carregadores, morteiros, granadas e lança-granadas RPG.

Nas buscas no hospital, o Exército afirma ter apreendido também dinheiro no valor de 11 milhões de shekels (2,75 milhões de euros) e notas de dólares e dinares jordanos.

Dois dias depois de o Exército israelita ter invadido pela quarta vez o maior hospital da Faixa de Gaza, na manhã de segunda-feira, os militares continuam a ocupar o complexo hospitalar, que afirmam ser usado pelo Hamas para "fins terroristas".

As forças de Telavive alegam que se trata de "parte do esforço para capturar terroristas que se escondem e operam dentro de edifícios hospitalares e que usam a população civil como escudo humano".

Durante a manhã de hoje, Israel também afirmou ter matado cerca de 90 supostos militantes palestinianos e transferido "160 suspeitos para território israelita para posterior interrogatório".

Por outro lado, insistiu que em todas as suas operações militares dentro do Al-Shifa está a evitar danos a "civis, doentes e equipamentos médicos" e disse que na noite de terça-feira forneceu 1.800 litros de água e 3,8 toneladas de alimentos de ajuda humanitária às pessoas refugiadas dentro do hospital.

No entanto, a agência oficial palestiniana Wafa indicou que alguns dos doentes tiveram de abandonar o complexo hospitalar e dirigir-se para o Hospital Baptista, apesar do seu estado de saúde.

O hospital Al-Shifa voltou a funcionar parcialmente no dia 02 de março para cuidar dos feridos na cidade de Gaza, apesar das dificuldades e dos poucos bens médicos, água e alimentos disponíveis, segundo o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom.

A guerra na Faixa de Gaza foi desencadeada em 07 de outubro com um ataque em solo israelita do movimento islamita palestiniano Hamas, que deixou 1.163 mortos, na maioria civis, levando ainda cerca de 250 reféns, dos quais 130 dos quais permanecem em cativeiro no enclave.

Em retaliação, Israel declarou uma guerra total para erradicar o Hamas, tendo sido mortas nas operações militares em grande escala mais de 31 mil pessoas, na maioria mulheres e crianças, de acordo com as autoridades locais, controladas pelo grupo palestiniano.

O conflito, que ameaça alastrar a várias regiões do Médio Oriente, fez também quase dois milhões de deslocados, mergulhando o enclave palestiniano sobrepovoado e pobre numa grave crise humana.


Leia Também: Exército israelita reclama morte de 90 alegados membros do Hamas

Conselho nacional de direitos do MADEM-G15 suspende militância partidária do camarada Sandji Fati por 2 anos.

RÚSSIA/UCRÂNIA: Putin planeia ferrovia de 720 quilómetros até à Crimeia

© REUTERS/Turar Kazangapov

Notícias ao Minuto   20/03/24 

O presidente russo diz que a rota servirá como linha de abastecimento para as tropas caso a Ucrânia destrua a ponte Kerch.

Vladimir Putin planeia construir uma ferrovia 720 quilómetros da Rússia à Crimeia  na tentativa de criar uma linha de abastecimento alternativa para as tropas caso a ponte de Kerch seja destruída novamente. 

O presidente russo disse a uma multidão de apoiantes na segunda-feira que iria garantir que a nova ferrovia, que atravessa a Ucrânia ocupada, estaria operacional em breve.

“Acabo de ser informado de que a ferrovia que liga Rostov-on-Don a Donetsk, Mariupol e Berdyansk foi reconstruída”, disse ainda, citado pelo The Telegraph. 

“Continuaremos este trabalho e em breve os comboios irão até à Crimeia, e esta será outra rota alternativa, além da ponte da Crimeia", continuou. 

Ponte de Kerch   © REUTERS/Stringer

A criação da rota ferroviária, disse ainda, fortalecerá a Rússia. "Vai tornar-nos genuinamente mais fortes", afirmou.

Yevgeny Balitsky, chefe das partes ocupadas de Zaporizhzhia nomeado pela Rússia, acrescentou: "Ao construir uma linha ferroviária – mesmo que seja de via única, resolveremos os problemas dos militares. E o mais importante, resolveremos a questão da exportação de cereais, minério de ferro, carvão e outras mercadorias".

A ferrovia seria numa rota que a tornaria menos vulnerável aos bombardeamentos ucranianos.

Recorde-se que a Rússia conquistou áreas do sul e do leste da Ucrânia nos primeiros meses da invasão de 2022, criando uma "ponte terrestre" para a Crimeia.

Mas a Ucrânia atacou e danificou gravemente a ponte de Kerch duas vezes desde a invasão. O tráfego rodoviário e ferroviário através da ponte é frequentemente interrompido pela ameaça de novos ataques.

As autoridades ucranianas já deixaram claro que consideram a ponte um alvo legítimo e que a atacarão sempre que puderem. O último grande ataque à ponte foi em outubro de 2022, deixando-a  parcialmente destruída.

ESTUDO: Vestígios de cocaína nas águas residuais aumentam em 50 cidades europeias

© iStock

POR LUSA   20/03/24 

Um estudo europeu hoje divulgado sobre as águas residuais de 88 cidades revela que em mais de metade (50) os vestígios de cocaína detetados nas estações de tratamento demonstram um aumento da utilização desta droga.

O estudo 'Wastewater analysis and Drugs -- A European multi-city study', publicado pelo grupo europeu SCORE, em colaboração com o Observatório Europeu das Drogas e da Toxicodependência (EMCDDA, na sigla em inglês), realizado em 24 países (23 da União Europeia + Turquia) e 88 cidades, entre elas as portuguesas Lisboa, Porto e Almada, detetou em análises de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) uma 'tendência crescente' desde 2011 do consumo de cocaína.

Pela primeira vez neste estudo, que analisou amostras diárias de águas residuais durante um período de uma semana, entre março e maio de 2023 e a que a agência Lusa teve acesso, são apresentados dados internacionais fora da União Europeia (UE), como por exemplo do Brasil, Estados Unidos e Nova Zelândia.

Cerca de 55,6 milhões de pessoas foram analisadas para detetar vestígios de cinco drogas estimulantes ilícitas (cocaína, anfetaminas, metanfetaminas, MDMA/ecstasy e cetamina), bem como de canábis.

Juntamente com o aumento constante das deteções de cocaína, o estudo mostra um aumento recente do uso de MDMA/ecstasy, após um quadro misto na análise anterior.

No caso das anfetaminas e da canábis, as análises registaram padrões divergentes, enquanto nas metanfetaminas mais de metade das cidades registam uma diminuição. Apesar de as deteções variarem consideravelmente entre os locais estudados, 'é significativo' que todas as seis drogas ilícitas investigadas tenham sido encontradas em quase todas as cidades participantes, adianta um resumo do estudo.

Em comparação com análises anteriores, verifica-se uma menor divergência nos hábitos de consumo de droga entre cidades grandes e pequenas.

As principais conclusões do estudo apontam que os resíduos de cocaína nas águas residuais continuam a ser mais elevados nas cidades da Europa Ocidental e Meridional (em especial na Bélgica, nos Países Baixos e em Espanha), mas foram também detetados vestígios na maioria das cidades da Europa Oriental, onde se observaram alguns aumentos.

'Das 72 cidades que dispunham de dados para 2022 e 2023, 49 reportaram um aumento, enquanto para 13 cidades não existiu qualquer alteração e 10 outras registaram uma diminuição. Quando comparadas com locais de estudo fora da UE, cidades no Brasil, na Suíça e nos Estados Unidos apresentam níveis de utilização semelhantes aos das cidades europeias com valores mais elevados', adianta o documento.

Quanto às metanfetaminas, com um consumo tradicionalmente concentrado na Chéquia e na Eslováquia, esta substância está agora também presente na Bélgica, no leste da Alemanha, em Espanha, em Chipre, nos Países Baixos e na Turquia e em vários Estados do norte da Europa (Dinamarca, Lituânia, Finlândia e Noruega). Nas 67 cidades com dados relativos a 2022 e 2023, mais de metade (39) reportaram uma diminuição, 15 um aumento e 13 uma situação estável, enquanto nos restantes os valores encontrados foram e muito baixos a negligenciáveis, embora alguns aumentos tenham sido relatados nas cidades do centro e sul da Europa.

No que se refere ao MDMA, das 69 cidades com dados em igual período, 42 comunicaram um aumento nas deteções (principalmente do sul e centro da Europa), 16 uma diminuição (principalmente no norte da Europa) e 11 uma situação estável, com os resíduos mais elevados encontrados em localidades da Bélgica, da Alemanha, da Espanha, França e dos Países Baixos.

Os dados de 2023 referentes à cetamina revelaram níveis relativamente baixos nas águas residuais comunicados por 49 cidades, mas com sinais de aumento em mais de metade destas.

Relativamente à canábis, a substância mais consumida na UE, as cargas mais elevadas foram encontradas nas cidades da Europa ocidental e meridional, em especial na Chéquia, Espanha, Países Baixos e Eslovénia, refere o estudo, explicando que em 2023 foram observadas tendências divergentes (20 das 51 cidades relataram um aumento em comparação com 2022 e 15 uma diminuição).

O diretor do EMCDDA, Alexis Goosdeel, sublinha no resumo do documento que 'a monitorização das águas residuais é um indicador de vanguarda valioso, que permite alertar precocemente para ameaças emergentes para a saúde e para a mudança de tendências'.


ANGOLA: Funcionários públicos angolanos iniciam hoje greve geral

© Lusa

POR LUSA    20/03/24  

Os funcionários públicos angolanos iniciam hoje a primeira fase da greve geral convocada pelas três centrais sindicais, que terá a duração de três dias, reivindicando aumentos salariais e redução dos impostos.

As três centrais sindicais angolanas aprovaram, por unanimidade, uma greve geral interpolada com início a 20 de março e que vai decorrer em três fases, com um primeiro período de três dias entre 20 e 22 de março, outro de sete dias entre 22 e 30 de abril e outros 11 dias entre 03 a 14 de junho de 2024.

Após auscultação aos trabalhadores, a Central Geral de Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CGSILA), a União Nacional dos Trabalhadores Angolanos - Confederação Sindical (UNTA-CS) e a Força Sindical - Central Sindical (FS-CS) concluíram que o Governo não respondeu de forma satisfatória ao seu caderno reivindicativo - aumento do salário mínimo, subida dos salários da função pública,  atualização de subsídios e desagravamento dos impostos - e decidiram, em assembleia geral, avançar para uma paralisação total.

As centrais sindicais começaram por exigir o aumento do salário mínimo dos atuais 32.000 kwanzas (35 euros), para 245.000 kwanzas (268 euros), proposta "flexibilizada", entretanto, para 100.000 kwanzas (109 euros), redução do Imposto sobre o Rendimento de Trabalho para 15% e um representante no conselho de administração do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) angolano, "exigências" que dizem terem sido recusadas pelas autoridades em seis rondas negociais.

As centrais sindicais exigem, também, o reajuste do salário da Função Pública, na ordem de 250 por cento, e a redução do Imposto de Rendimento de Trabalho (IRT) em 10 por cento.

O executivo angolano decidiu propor um salário mínimo em função da dimensão da empresa, nomeadamente 48.000 kwanzas (52 euros) para as pequenas empresas, 70.000 kwanzas (76 euros) para médias empresas e 96.000 kwanzas (104 euros) para as grandes empresas, o que foi recusado pelos sindicatos.

Os sindicatos garantem que os serviços mínimos serão cumpridos e mostram-se disponíveis para continuar com as negociações.

O MPLA, partido no poder desde 1975, manifestou-se solidário com os trabalhadores, mas contesta a aplicação de uma tabela salarial que coloque problemas à solvabilidade do Estado e às famílias, alertando para o aumento do desemprego.

O partido que suporta o executivo angolano defende o aumento salarial fracionado no quinquénio do atual mandato com aumentos de 25% ao ano.


Leia Também: Diversificação económica "não acontece de um dia para o outro", diz FMI

Gâmbia quer voltar a legalizar mutilação genital feminina. "Foi a coisa mais dolorosa ver homens a reduzir a nossa dor à influência ocidental"

Mutilação genital feminina (AP)

Por  Joana Azevedo Viana   Cnnportugal.iol.pt

Ao final de oito anos, uma maioria dos deputados gambianos quer reverter a lei que proíbe a excisão feminina no país. O projeto vai agora ser analisado por uma comissão parlamentar, esperando-se uma decisão final dentro de três meses. Especialistas temem que abra caminho à reversão de outras leis, como a que proíbe o casamento infantil

Proibida na Gâmbia desde 2015, a mutilação genital feminina (MGF) pode vir a ser novamente legal no país, depois de uma maioria de deputados ter aprovado um projeto-lei para reverter a ilegalização aprovada há oito anos. A votação teve lugar na segunda-feira, quando os deputados decidiram enviar a proposta para uma comissão parlamentar, na prática adiando a decisão final por pelo menos três meses.

Os ativistas que lutam contra a MGF na nação de 2,64 milhões de habitantes, de maioria muçulmana, temem a reversão de décadas de trabalho para proteger as raparigas e mulheres gambianas de uma prática que continua a ser realidade em pelo menos 92 países – apesar de em 51 deles já estar proibida por lei, apontam dados da ONG Equality Now.

“O projeto-lei foi enviado para a comissão, o que pode ser uma coisa boa e uma coisa má”, disse Jaha Dukureh, fundadora do grupo Safe Hands for Girls, citada pelo Guardian. “A coisa boa a sair daqui hoje é que a MGF continua a ser ilegal na Gâmbia. Enviar o projeto-lei para a comissão significa que temos um bocadinho mais de tempo, mas significa que, em 2024, ainda estamos a debater cortar os genitais das meninas no meu país-natal. [...] Foi a coisa mais dolorosa ver homens a invalidar as nossas experiências e a reduzir a nossa dor à influência ocidental.”

De acordo com um inquérito nacional das autoridades de saúde da Gâmbia, três quartos das raparigas e mulheres do país com entre 15 e 49 anos já foram sujeitas à prática de excisão feminina, que inclui a remoção parcial ou total da genitália externa, muitas vezes às mãos de pessoas sem formação médica e com recurso a instrumentos como lâminas de barbear. 

Segundo a AP, sob a crença errónea de que a MGF controla a sexualidade das mulheres, há relatos de crianças com menos de cinco anos a serem sujeitas ao procedimento, que não raras vezes resulta em perda de sangue abundante e, em última instância, morte – para além do óbvio impacto na saúde sexual e reprodutiva das mulheres.

Do total de deputados, 42 votaram a favor de enviar o projeto-lei para a comissão parlamentar, e apenas quatro votaram contra a medida, defendida pelo deputado Almameh Gibba como um "suporte da lealdade religiosa e salvaguarda das normas e valores culturais” da Gâmbia. Os que se opõem à medida dizem que mutilar a genitália das mulheres contraria as regras islâmicas, com ativistas anti-MGF a sublinharem que a prática não encontra sustento no Alcorão.

Aprovada em 2015 pelo governo do ex-presidente Yahya Jammeh, a proibição prevê multas e penas de prisão para quem praticar MGF, com Jammeh a defender nesse ano que a prática está “obsoleta” e não constitui um pré-requisito sob o Islão. Em agosto do ano passado, três mulheres foram multadas por mutilar oito bebés do sexo feminino, as primeiras a serem condenadas à luz da lei que proíbe a MGF.

Antes do debate e votação de segunda-feira, a relatora especial dos direitos das mulheres em África, da Comissão Africana dos Direitos Humanos, disse estar preocupada que a possível reversão da lei contra a mutilação feminina abra a porta a outras medidas retrógradas na Gâmbia, como acabar com a proibição de casamentos infantis. “Temos de esperar que a sociedade civil fique totalmente galvanizada e defenda vigorosamente [a lei em vigor]”, disse a gambiana Janet Ramatoulie Sallah-Njie.