domingo, 1 de novembro de 2020

GREVE DOS TRANSPORTES PÚBLICOS: 3 dias de paralisação

Os transportes públicos na Guiné-Bissau - os mais usados pela população - iniciam uma greve de 3 dias, a começar na próxima terça-feira, dia 3. Entre outras exigências, pedem o fim das cobranças feitas pelos polícias nas vias públicas e querem a reposição da totalidade da lotação nos veículos. 

Fonte: Ditaduraeconsenso.blogspot.com

O Presidente do PAIGC Domingos Simões Pereira envia a sua mensagem semanal ao povo guineense e avisa: estou preparando o meu regresso para a minha terra.

Reconhecido internacionalmente como o maior líder político da Guiné-Bissau na atualidade, o Presidente do PAIGC Domingos Simões Pereira envia a sua mensagem semanal ao povo guineense e avisa: estou preparando o meu regresso para a minha terra. 

PAIGC - I Força di Povo! 🇬🇼

By PAIGC 2020

Opinião Pública 01/11/2020

SAÚDE E BEM ESTAR - NO PROGRAMA DE HOJE A DRA. ADIATO EXPLICA OS PERIGOS DA AUTOMEDICAÇÃO

Costa-marfinenses aguardam resultados após votação presidencial tensa

Funcionários de mesa começam a contar votos para as eleições presidenciais em Abidjan, Costa do Marfim, 31 de outubro, 2020.

Por VOA

Pelo menos duas pessoas morreram em confrontos no sábado

Autoridades da Costa do Marfim registaram os resultados no domingo, após uma tensa eleição presidencial marcada por um boicote da oposição e confrontos que mataram pelo menos duas pessoas, num processo marcado pela candidatura do Presidente Alassane Ouattara a um terceiro mandato.

Agitações dispersas, material de votação vandalizado e algumas seções eleitorais fechadas foram relatados principalmente em redutos da oposição durante as eleições de sábado, embora Ouattara tenha apelado para a calma e o seu partido esperasse uma vitória.

Pelo menos duas pessoas morreram em confrontos no sábado no centro de Tiebissou e Oume, a noroeste de Abidjan, disse uma fonte da segurança, embora um presidente da câmara de Tiebissou tenha dito que quatro pessoas foram mortas na sua cidade.

Pelo menos 30 pessoas foram mortas em confrontos antes da votação, reavivando os temores de uma repetição da crise pós-eleitoral de 2010-2011 do país da África Ocidental, quando três mil pessoas morreram depois que o então Presidente Laurent Gbagbo se recusou a aceitar a derrota para Ouattara.

No sábado, os protestos degeneraram em confrontos entre comunidades étnicas que apoiam facções políticas rivais em Tiebissou, Oume, Yopougon, um distrito pobre de Abidjan, e na cidade de Gboguhe, no centro-oeste, segundo testemunhas.

De acordo com o gabinete do presidente da câmara de Tiebissou, que é membro do partido RHDP de Ouattara, alguns dos 27 feridos na cidade tiveram ferimentos a bala e facadas.

As rixas políticas do país costumam estar associadas a identidades étnicas e lealdades regionais.

A tensão explodiu em agosto depois que Ouattara, no poder há dez anos, anunciou que concorreria a um terceiro mandato, irritando os líderes da oposição que consideraram um "golpe eleitoral" inconstitucional.

O líder da oposição Henri Konan Bedie, cuja rivalidade com Ouattara marcou a política marfinense por três décadas, convocou um boicote e uma campanha de desobediência civil para interromper ou interromper as eleições.

"31 de outubro não foi o dilúvio como previram os líderes da oposição", disse Adama Bictogo, um alto funcionário do partido no poder, após a eleição.

“A vontade popular foi expressa e tudo o que a oposição fez durante meses foi defender a ideia de não realizar eleições”.

As autoridades eleitorais têm até cinco dias para divulgar os resultados. Neste domingo, as mesas de voto estão a enviar as contagens para a comissão eleitoral.

As autoridades eleitorais disseram que apenas 30 a 40 assembleias de voto em mais de 22.000 em todo o país foram vandalizadas. Mas eles não disseram quantas assembleias de voto foram forçadas a encerrar.

Os boletins de voto não chegaram ao feudo de Bedie na cidade central de Daoukro, por exemplo, onde jovens ativistas da oposição bloquearam estradas. Os residentes locais disseram que as seções eleitorais não abriram lá.

LIVE - Presidente em exercício da CCIAS-Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Seviços, MamaSamba Embaló confere posse ao Presidente da Associação dos Retalhistas dos Mercados de Bafatá, Ba Seco Camará.



Exclusive interview with Al Jazeera, French President Emmanuel Macron

Breaking News: Earthquake of magnitude 7.0 hits western Turkey, Greece

MEMÓRIA - FARIM E O MASSACRE DE 1965

ALGUNS SOBREVIVENTE DO ATAQUE DA FESTA DE MORCUNDA ONDE PERECERAM MAIS DE 20 PESSOAS EM 1965 - FOTO DE ARMANDO CONTE (facebook)

Fonte: Guine-bissau.tv

Depois de quarenta e nove (49) anos do Massacre de Morcunda, uma tabanca situada nos arredores da cidade de Farim, no norte do país, um grupo de pessoas decidiu trazer à memória os acontecimentos ocorridos a 01 de novembro de 1965 com registros de mais de trinta vítimas mortais e cerca de cem feridos, na sua maioria mulheres e crianças.

Na cerimónia de homenagem às vítimas deste bombardeamento de 1965 foi depositada uma coroa de flores em memória dos falecidos. O Governo central, a administração local e os deputados da nação eleitos em Farim nas últimas eleições legislativas de abril fizeram-se representar na cerimónia.

Segundo informações de testemunhas, o atentado que matou civis inocentes, aconteceu à noite, no meio da dança do “Djamdadon”, uma das manifestações culturais da etnia Mandinga.

A dança ocorria ao ritmo de sons de tambores tocados pelos “Djidius” com a multidão a volta do local. Dados recolhidos no terreno pelo Jornal O Democrata revelaram ainda que o número das vitimas poderá não ter sido o que consta dos documentos coloniais. Depois do bombardeamento houve pessoas que tentaram resistir aos ferimentos, mas acabariam por morrer, ficado fora dos dados oficiais disponíveis nos boletins de informações coloniais.

A equipa de O Democrata que se deslocou a cidade de Farim viu o local e pôde ainda constatar a tristeza e as lágrimas a caírem dos olhos de crianças depois de vários depoimentos de testemunhas ainda em vida. Este facto revela que o que aconteceu foi muito doloroso e que ainda abala a memória dos cidadãos daquela terra.

Os organizadores pretendem que no futuro a iniciativa seja institucionalizada como dia de Farim, porquanto é um dos maiores massacres da história do povo local.

Malam Sané, um dos sobreviventes do ataque, recorda de 01 de novembro de 1965 com muita tristeza e mágoa. O sobrevivente disse que estava inconsciente e que apenas se lembra dos momentos ocorridos antes do ataque.

Depois do Bombardeamento, na mesma noite do dia 01 de novembro, o primeiro grupo dos feridos foi evacuado de imediato para Bissau num avião. A segunda equipa que incluia Malam Sané saiu de Farim em direçao a Bissau as 08 horas do dia seguinte.

Malam Sané informou ainda que antes do rebentamento, estava ainda em casa com a sua mãe e que de repente chegaram-lhes uma série de rumores que indicavam que um avião militar “ Dakota” iria efetuar uma rusga para perseguir e consequentemente prender pessoas nos bairros de Morcunda, Nema, Sintcham, Gã-sapo e Praça.

Mas sobretudo Gã-sapo e Praça não especificando contudo as razões porque os dois últimos bairros foram sublinhados. Poucas horas depois de chegar no local, por volta das 22 horas, aconteceu o ataque que vitimou civis inocentes e feriu perto de cem pessoas, explicou Malam Sane com lágrimas nos olhos “não posso prosseguir chaga” – concluiu.

Sadjo, também uma das sobreviventes do atentado, conta a sua versão na primeira pessoa. Disse que foi atingida por um estilhaço de granada que lhe cortou a barriga e que, em consequência dos ferimentos, não conseguiu comer nem beber água durante um mês. E enquanto recuperava desses ferimentos foi ajudada por médicos que administraram um soro. “Até agora padeço de dores devido aos ferimentos na barriga. Não consigo fazer nada nem jejuar”, notou a vítima.

Ela fez parte do primeiro grupo evacuado para Bissau. Referiu que depois da detonação que ouviu nada mais soube e não pode avançar com explicações se foi algo preparado internamente ou pelos colonialistas, porque “estava no ponto da morte”, assinalou.

Armando Conté, um dos membros da organização, referiu que o motivo fundamental da comemoração do dia, é solidarizar-se com todas vítimas e também informar as pessoas que não tinham nascido, quando o triste acontecimento sucedeu em Farim, para poderem se informar daquilo que realmente se passou no sítio do monumento ainda em construção.

Lembra que é um primeiro passo apenas para que agora em 2015, quando se completam 50 anos, que o Governo central declare o dia 01 de novembro, curiosamente dia dos fiéis defuntos, como um dia de “ reflexão de Farim”, referiu.

“Penso que o Governo vai estar na posição de nos ver, ouvir e dar a voz a quem não tem voz. Acredito que esse ato vai ser o princípio de muitas coisas que virão para Farim e com a eminência da exploração do fosfato local”, disse.

Armando Conté disse ainda que em 2015, a organização está construindo um monumento com nomes de todas as vítimas, para que sirva de informação aos mais novos e as gerações vindouras.

Entretanto, até agora não há informações concretas sobre a verdadeira origem do ataque. Vítimas sobreviventes do atentado dizem desconhecerem por completo a proveniência desse bombardeamento e os seus motivos específicos.

Sobreviventes ilesos e testemunhas reclamam que se tratou de um ato bárbaro e premeditado perpetrado pelos colonialistas portugueses devido às perseguições contra certas pessoas ligadas ao partido PAIGC.

As vozes que se levantaram agora atribuem o ataque aos portugueses. Ao mesmo tempo pedem a intervenção do Governo guineense junto de Portugal par indemnizar todas as vítimas do atentado que ceifou as vidas de dezenas de pessoas e cerca de cem feridos.

O registo do atentado está nas duas páginas deste livro que O Democrata conseguiu fotografar, com a solidariedade de um dos elementos da equipa de reportagem da RTP-áfrica em Bissau.

Fora do plano do massacre, Armando Conté, atual administrador da GB Minerais, SARL, empresa responsável neste momento pela exploração do fosfato revelou a O Democrata que, dentro de duas semanas, uma quantia que não especificou de fosfato vai ser transportada pela DHL, uma companhia aérea para Miami para provar a sua pureza.

Segundo este responsável da empresa mineira, atualmente a Guiné-Bissau figura na lista dos países com fosfato mais puro do mundo com 36 por cento acima de Marrocos que tem 32 por cento.

Armando Conté anunciou ainda que até 2016 estará pronta a aldeia mineira em Banni, uma tabanca situada nos arredores de Salquenhe (centro do fosfato), antes do início oficial da exploração do mineiro, prevista para 2017.

“A exploração durará 25 anos antes atingir propriamente a localidade de Salquenhe “, afirmou.

Dados indicam que primeiros indícios da existência deste mineiro em Farim aconteceram pela primeira vez nos anos 40 por franceses. Mais tarde, na década 80 com os mesmos franceses.

Curiosamente, um cheque de cinquenta e sete milhões e quatrocentos e um mil e trezentos e setenta e sete milhões de francos cfas foi entregue este ano à administração local como valor trimestral de que deve beneficiar a população por ano. O montante foi entregue de seguida à população de Farim A distribuição deste produto mineral está esquematizada em 25 por cento para população local (setor de Farim), 25 por cento para o Ministério que tutela a área e 50 por cento destina-se ao tesouro público.

Fonte local contatada pelo Jornal O Democrata disse que é a primeira vez que isso acontece, desde a primeira exploração há 09 anos. “É um momento histórico” – frisou.

Segundo técnicos da empresa, o fosfato é um fertilizante com grande valor agrícola que pode interessar neste momento gigantes na agricultura, como a China, Japão, etc. Quanto ao fosfato de Farim, as primeiras indicações de exploração apontavam que pode acontecer por um período máximo de 25 anos, mas fontes ligadas ao produto dizem que a exploração pode durar perto de cem anos.

Por: Filomeno Sambú

http://www.odemocratagb.com/reportagem-farim-recorda-o-massacre-de-1965-com-magoa/

Nigeria - We’ve Failed Our Children – Finance Minister, Zainab Says

By 9newsng.com November 1, 2020 Uchenna Mbam

The Minister of Finance, Budget and National Planning, Zainab Ahmed, has urged parents to instill family values in their children as a way to save the country from degeneration.

The minister made the call on Saturday in Kaduna during a stakeholders’ engagement with 77 district heads, religious and community leaders from the 23 Local Government Areas of Kaduna State.

We are calling the attention of parents that we have failed our children in the sense that the kind of values we use to have is no more.

“We need to remind ourselves that our children need to be upright and that this criminality going on, on daily basis, is not for their benefits and the benefit of the state and country.”

The minister appreciated efforts by the Kaduna state government in managing security issues in the state.

Ahmed told the stakeholders that the Federal Government has created an N75 billion entrepreneurship support fund, to enable youths in the country to grow their businesses and be economically independent.

The minister explained that the fund would support the youth to actualize their innovative and enterprenueral ideas, be productive and employers of labour.

Also speaking at the event, the Minister of Environment, Dr. Muhammad Mahmud, called for collective efforts to tackle the security challenges in the country.

He urged the stakeholders to support the government in addressing the security challenges and unemployment in the country.

The minister advised the youths to be self-reliant, by focusing on skills acquisition and not depending on the government.

Mahmud urged the leaders to be advocates of peace in their respective communities in order to bring about meaningful development.

Earlier, the Kaduna State Deputy Governor, Dr. Hadiza Balarabe, appealed to the stakeholders to sensitise their communities on the need to always uphold the law in all their conducts.

According to her, the state government will remain resolute in dealing with any lawlessness and criminal acts.

She also condemned the recent spate of looting and destruction of public and private properties.

“These mob actions are unreasonable and intolerable,” the deputy governor said.

She expressed the hope that the interactions would lead to understanding and collective efforts to develop the state.

“As good citizens, it is part of our civic duty to support the government in the development of the state.

“So, we need these interactions between the government, traditional, and religious institutions that allow us to reason together.

“It is agreed that there are problems, but the government is doing all it can to address them. I urge all on the need to join forces to save society from those seeking to destroy it.

“This is a responsive government and we have listened to the demands of our people and are doing our best to address them,” the deputy governor added.

The stakeholders tasked the government to do more in securing the lives and property of the people.

They appreciated the government for its efforts so far in managing the security situation across the state, and requested that such an interface be held quarterly, to address emerging challenges.

The News Agency of Nigeria (NAN) reports that the Ekiti State Governor and Chairman of Nigeria Governors Forum, Dr Fayemi Kayode, and Governors of Sokoto and Jigawa, Aminu Tambuwal and Badaru Abubakar, respectively, attended the event.

(NAN)


IZMIR - Pelo menos 51 mortos e 900 feridos na Turquia devido ao sismo

© Lusa

Por LUSA   01/11/20

Pelo menos 51 pessoas morreram e quase 900 ficaram feridas na Turquia devido ao sismo de magnitude 6,8 que abalou a costa do Egeu na sexta-feira, anunciou hoje o vice-presidente do Governo turco, Fuat Oktay.

Um total de 104 pessoas já foram libertadas vivas dos escombros de 17 edifícios que se desmoronaram na cidade, disse Oktay numa conferência de imprensa em Izmir, transmitida em direto na NTV.

As equipas do serviço de emergência turco (AFAD) continuam a trabalhar em nove edifícios em Izmir, a cidade que, com quatro milhões de habitantes, é a terceira maior da Turquia e a mais atingida pelo sismo, cujo epicentro foi localizado a 60 quilómetros da cidade no Mar Egeu.

A última pessoa salva com vida foi um homem de 70 anos, Ahmet Çitim, resgatado pouco depois da meia-noite local e transferido para um hospital, depois de ter ficado preso durante 33 horas, um sucesso celebrado como um "milagre" pela imprensa turca.

Um total de 896 pessoas foram tratadas pelos serviços de saúde após o sismo, incluindo 682 que já tiveram alta e 214 que ainda estão em tratamento, das quais cerca de uma dúzia estão nos cuidados intensivos, de acordo com os números da AFAD divulgados hoje.

Embora não haja estimativas oficiais do número de pessoas ainda desaparecidas, as equipas de salvamento estimam que cerca de 30 continuem por localizar, disse o especialista em salvamento Muhammed Zahiroglu aos meios de comunicação locais.

As réplicas ainda eram sentidas hoje em Izmir, embora estivessem a ficar mais fracas.

Segundo o AFAD, desde o meio-dia de sexta-feira, quando o forte sismo surpreendeu os cidadãos da cidade, houve 812 réplicas, incluindo 40 de magnitude superior a 4.

O sismo foi sentido numa vasta área, mesmo em várias cidades da Bulgária, enquanto nas proximidades da ilha grega de Samos causou a morte de dois jovens, elevando o número total e provisório de mortos da catástrofe para 53.

Hyundai revela carro elétrico ideal para os mais pequenos

© Hyundai

Por Notícias ao Minuto  01/11/20 

A Hyundai Motor Company revelou na passada semana  o primeiro vislumbre do seu veículo elétrico mais pequeno até ao momento. O design exterior do pequeno EV é baseado no concept “45” que a Hyundai apresentou em 2019 no Salão Automóvel de Frankfurt.

Os designers da Hyundai adaptaram a assinatura de design ‘kinetic cube lamp’ do ‘45’ com o seu perfil suave e angular de forma a criar este EV, sem nome definido ainda, presente na cor exterior Performance Blue com apontamentos em laranja. Este pequeno veículo para os mais novos possui dois motores DC que o elevam para uma velocidade máxima de 7 km/h.

Para impulsionar a confiança do 'mini-condutor', os designers da Hyundai inspiraram-se no desporto automóvel colocando apenas um banco no centro do veículo. Mantendo a identidade de design do ‘45’, a Hyundai construiu este veículo único de passageiros através de material ecológico tradicional, madeira. Este novo EV ainda não tem uma autonomia oficialmente avaliada, mas acredita-se que o riso do condutor alimente o veículo de forma a que consiga viajar ainda mais longe com a tecnologia de 'Emotion Adaptive Vehicle Control' (EAVC).

A Hyundai prometeu mais detalhes em breve, demonstrando como é que este EV oferecerá uma experiência de mobilidade única aos mais pequenos. Fique com as imagens!







Greve de 30 dias inicia hoje no sector da saúde da Guiné-Bissau

Fonte Agência de Notícias da Guiné-Bissau

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros, Técnicos de Saúde e Afins da Guiné-Bissau (SINETSA) inicia hoje, 01 até 30 de Novembro de 2020, a terceira fase da greve, acusando o Governo de não mostrar vontade de negociação para ultrapassar a greve no setor de saúde.

O presidente da comissão negocial da greve do Sindicato Nacional dos Enfermeiros, Técnicos de Saúde e Afins (SINETSA), Ensa Baldé, confirmou no dia, 30 de outubro de 2020, a terceira vaga de paralisação no setor de saúde que vai durar 30 dias, para exigir o cumprimento do memorando de entendimento assinado com o governo, no dia 28 de agosto de 2019 e da adenda ao memorando de assinada a 11 de março de 2020 entre o governo e as centrais sindicais.

A nova paralisação no setor de saúde está prevista para os dias 01 a 30 de novembro deste ano, para exigir o pagamento dos subsídios de vela, dos salários em atraso e a aprovação da lei da carreira de saúde, a regulação da situação de 91 técnicos de novo ingresso de 2019, excluídos do despacho do primeiro ministro por erro do ministério da saúde pública e a efetivação dos técnicos que já têm mais de cinco anos de serviço. Tudo isso acontece numa altura em que ainda decorre a segunda vaga de greve iniciada no passado dia 19 a 30 deste mês.

A confirmação foi feita durante a conferencia de imprensa realizada numa das salas da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG). Relativamente a terceira vaga de greve decretada pelo SINETSA, o presidente da comissão negocial da greve explicou que o governo continua a não mostrar vontade de negociação para ser ultrapassada a greve no setor de saúde.

“Continua a invocar que cumpriu os pontos em exigência, estão a fazer o trabalho político de confundir a opinião publica” disse. 

Ensa Baldé disse que, durante a paralisação de 30 dias, será garantido o serviço mínimo em todos os centros hospitalares. Contudo, alerta que a retenção do salário dos técnicos de saúde por parte do ministério das finanças poderá impossibilitar a prestação do serviço mínimo devido à falta de meios financeiros para assegurar as despesas de deslocação ao local de serviço.

“Estamos firmes em continuar com a greve devido à falta de vontade do governo, mas continuamos também a exigir dos técnicos o cumprimento do serviço mínimo” disse.

Guiné-Bissau: Operação Bissorã - O ministro da Administração Territorial e o Secretário de Estado da Ordem Pública visitam o mercado de Bissorã.



TGB Televisão da Guiné-Bissau

O Ministro Fernando Dias e o Secretário de Estado da Ordem Pública Mário Fambé estão em mais uma acção no terreno.

 

TGB Televisão da Guiné-Bissau

BUHARI GOVT TO STOP DOCTORS FROM LEAVING NIGERIA

By Native Reporters October 31, 2020 

The Minister of Health, Dr Osagie Ehanire, has said the Federal Government will do all it can tp prevent medical doctors from leaving the country.

The minister stated this on Friday in Abuja after inspecting work on the new cancer centre at the National Hospital, Abuja.

Ehanire revealed that the Muhammadu Buhari-led administration will provide the necessary incentives to make migration unattractive for the doctors.

The Health Minister admitted that medical doctors leaving Nigeria to foreign countries has become a challenge.

“We have plans to provide better funding for our hospitals in Nigeria and make such migration unattractive,” he said.

According to Ehanire, hospitals performed well during the peak of the COVID-19 pandemic in the country

He, therefore, pledged that the government will do everything possible to ensure that doctors will prefer to remain and work in the country.

Ehanire advised hospital managements to spend wisely, properly maintain the facilities when completed and seek alternative sources of funding.

He praised the hospital administrators for its prompt services to patients and advised them to be prepared for a possible resurgence of the COVID-19 pandemic as other countries are now experiencing.

“Schools are resuming, people are travelling in and out the country so we must be prepared for any emergency,” he warned.

Guiné-Bissau - Sinetsa GB, terceira vaga de greve.🇬🇼👇👇


Agência de Notícias da Guiné-Bissau