quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Belmiro Pimentel - É FOTOGRAFIA I KA FALSO NÃO ???


KIM K TENE É FOTOGRAFIA KA MISTI PA I IDENTIFICADO DE FORMA ALGUMA, DAÍ K I KA SETA ENVIA FOTOGRAFIA, I PIRMITI APENAS PA TIRA FOTOGRAFIA DI ECRÃ DI SI TELEMÓVEL KU É FOTO ABERTO LÁ.

KÁ BÔ BIM KU HISTÓRIA DI FALA I FALSO, PORQUE VÍDEO TEM. ENQUANTO BÔ STA NA MUNTRUNDADI, I NA BA TA SAI AOS POUCOS...Ler Mais


Belmiro Pimentel



Temos de ser realistas e duros no que toca a República da Guiné-Bissau se realmente queremos e amamos este país!

Temos esta fotografia do líder do PAIGC, um dos partidos que sustenta este actual governo constitucional, com traficantes de drogas, o Primeiro a contar da esquerda é o senhor Zambrano, com eles está também o senhor Chichi Nancassa, Malam Bacai Júnior e demais senhores da Colombia.

Defender um partido e uma pessoa é uma coisa, defender um PAÍS, é outra coisa completamente diferente, este país é nosso, e só nós mesmos é que vamos ser capazes de erguê-la. Basta de mentiras e aldrabices, esses senhores para financiar as campanhas eleitorais milionárias associam-se e associam o País ao tráfico de drogas duras.


O problema do tráfico de droga existe e é real, quando o próprio governo da Guiné-Bissau está envolvido nesse mesmo tráfico,o País todo tem de estar preocupado.

ditaduraeconsenso.blogspot.com

DESMONTAGEM: Muntrundadi passanta
Nem montagem sabem fazer, desgraçados


Junior Gagigo estava ao vivo com Fidélis De Forbs - DOKA INTERNACIONAL E BRAIMA CAMARÁ - VULGO BÁ KEKUTO REAGIR AS ACUSAÇÕES DE ARISTIDES GOMES NA RADIO ÁFRICA FM E EM DIRETO NAS REDES SOCIAIS



Junior Gagigo


Por R Kelly R Kelly Sané 

DESMONTANDO MENTIRAS DE ARISTIDES SOBRE A FÁBRICA DE GELO DE BRAIMA CAMARA EM BAFATÁ

Eis aqui os documentos que desmontam os argumentos vadios de ARISTIDES GOMES sobre a construção da fábrica de Gelo de BRAIMA CAMARA em BAFATA. 

Aristedes Gomes afirmou de que, a fábrica foi edificada por um custo de 100.000 euros, e foi mais longe, dizendo de que esse dinheiro procedia de troca de favores entre ZAMBRANO e digníssimo líder de MADEM-G 15 Sr. BRAIMA CAMARA. 

Essa afirmação não passa duma falsa acusação. Para ser preciso, a fábrica foi erigido por uma soma de 1.500.000, dólar com a fonte da financiação próprio do empresário BRAIMA CAMARÁ
Para comprovar de maneira clara e concisa a procedência da capital investida no projecto da construção desta fábrica deixamos-vos extractos de despesas efectuadas no banco ECOBANK com datas e detalhes. 

Não é nada de segredo ao longo dos anos o Braima Camará foi maior Empresario e foi condecorado varias vezes pelo investimento que tem feito na Guiné Bissau, porém o BC, é capaz de justificar origem de todos bens adquiridos por ele com fontes fidedignas, coisa que o Aristides Gomes e Domingos Simões Pereira, nunca serão capazes de expor ao público origem dos seus bens, aliás bens ilícitas deles de onde adquirem os.Não é nenhum segredo que o BC foi maior empresário da Guiné Bissau e isso por muitas vezes e pela mesma razão foi condecorado várias vezes.......... seus bens...Ler mais 











CORTE DE TARRAFES COLOCA GUINÉ-BISSAU EM RISCO DE DESASTRE NATURAL

Um estudo que está a ser realizado pelo Instituto Nacional da Educação e Pesquisa (INEP) sobre Diagnostico Base de Referência das Paisagens alerta na necessidade de travar as cortes abusivas de tarrafes

Caso contrário, o estudo alerta que a Guiné-Bissau poderá ter problemas sérios no futuro.

O alerta vem no âmbito da presentação e da validação do diagnóstico Base de referência das paisagens do Fundo Mundial do Ambiente na Guiné-Bissau.

Durante a sua alocução o Director Geral do INEP, João Paulo Pinto Có, alertou que com esta prática muitas espécies estão ameaçadas a extinção.

“As especiais que talvez estão a ser a trabalhados para poder equilibrar a sua população, então as medidas têm que ser tomadas imediatas. Também temos o avanço do mar, porque os tarrafes também têm estas funções de evitar o avanço do mar e hoje sabemos que o nível do mar está a subir a cada dia e a Guiné-Bissau como um país nivelado está vulnerável a qualquer desastre natural”        

João Paulo Pinto Có apelou a prevenção dos tarrafes e das outras especiais de árvores e pede a reflorestação das zonas desmatadas que pode ser um mecanismo para evitar males maiores no futuro. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Turé da Silva

radiosolmansi.net

DEPUTADOS DA NAÇÃO ESCOLHEM OS MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Os 53 deputados da nação presentes no segundo dia de primeira sessão extraordinária marcada para discutir e aprovar o programa de governo, aprovaram por unanimidade os membros que vão constituir o conselho de administração de Assembleia Nacional popular (ANP).

Os 11 membros pertencem aos partidos PAIGC, PRS, MADEM e APU-PDGB.

Na ordem do dia desta quarta-feira (16/10) estava prevista a discussão e aprovação do orçamento de ANP que ficou para ser debatido amanhã, dado que os deputados não tinham acesso ao documento como manda o regimento do parlamento.

Após o anúncio do ponto em questão pelo presidente de Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassama, o líder da bancada parlamentar do PAIGC Califa Seide propôs que o assunto seja debatido numa outra sessão a convocar em Novembro, dado que os deputados não receberam atempadamente os documentos para a sua análise.

A intenção foi revogada depois pelo Seide, tendo em conta a decisão das bancada parlamentares que decidiram discutir e aprovar o assunto já amanhã (17/10) último dia dessa sessão extraordinária.

Entretanto, o presidente do Conselho de Administração, Amizade Farã Mendes justificou entre outras razão que a ausência das duas bancadas parlamentares, do PRS e Madem-G 15, impediu que o documento fosse discutido hoje

A sessão ficou suspensa após a aprovação com emenda do novo cartão de identidade dos deputados.

De referir que o orçamento-geral de estado devia ser discutido e aprovado só no mês de novembro mas o presidente de ANP deixou claro que pode ser apreciado numa sessão extraordinária mas acompanhado do plano nacional de desenvolvimento.

Por: Nautaran Marcos Có

radiosolmansi.net

Guiné-Bissau/Eleições: Supremo Tribunal de Justiça mantém 12 candidaturas admitidas

O Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau divulgou hoje a lista DEFINITIVA das candidaturas aprovadas para as presidenciais do país, marcadas para 24 de novembro, mantendo como aprovados 12 candidatos e sete rejeitados.





Braima Darame

ONU investe 55ME nos próximos cinco anos na Guiné-Bissau para combater a fome

O plano estratégico do Programa Alimentar Mundial (PAM) para a Guiné-Bissau prevê erradicar a fome e má nutrição no país até 2030, estimando um investimento de 55 milhões de euros até 2024.


O plano foi hoje assinado em Bissau pelo Governo guineense e o PAM, tendo o investimento dos próximos cinco anos sido definido de acordo com o programa do Governo guineense, aprovado na terça-feira pelo parlamento do país.

“Tenho a certeza que podemos fazer a diferença nas vidas da população da Guiné-Bissau, mudando a situação da segurança alimentar e da nutrição para melhor. O PAM vai contribuir com o Governo para que, até 2030, a Guiné-Bissau chegue mais perto de atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2: fomes zero e erradicação da má nutrição”, afirmou a representante do PAM em Bissau, Kiyomi Kawaguchi.

Na cerimónia de assinatura do memorando de entendimento, que decorreu no Palácio do Governo, em Bissau, a chefe da diplomacia guineense, Susy Barbosa, destacou a importância da nutrição para o desenvolvimento do país.

“Muitas pessoas esquecem-se de associar a fome a má nutrição ao rendimento escolar. Uma criança subnutrida não tem a mesma capacidade de assimilação e de receber os ensinamentos que uma criança nutrida e isso tem reflexos na sociedade”, afirmou a ministra.

Segundo a ministra dos Negócios Estrangeiros, uma sociedade com problemas de fome e má nutrição será uma sociedade que no “futuro não terá capacidades para responder às necessidades do povo e da Nação e consequentemente os próprios dirigentes desse país poderão não ter capacidade por terem sofrido má nutrição no passado”.

“Para nós é uma prioridade combater tanto a fome como a desnutrição na Guiné-Bissau e por isso consideramos prioritária a assinatura deste documento”, salientou.

interlusofona.info

No Comment!


Guinea Conakry - Balanço desde segunda-feira, 14 de outubro de 2019


1-Mamadou Lamarana Bah, 16 anos de idade, aluno. Ele é originário da prefeitura de astral e foi morto por bala em sonfonia;
2-Thierno sadou bah, 18 anos, motorista
3-Mamadou Karffa Diallo, 22 anos, aluno;
4-Mamadou aliou diallo, 24 anos, pedreiro;
5-Amadou Oury Diallo, 25 anos, motorista;
6-Abdoulaye timbo sow, 27 anos, mercador;
7-Thierno Mamadou Kalidou Diallo, 27 anos, médico estagiário;
8-Ousmane Kéita, 22 anos, oriundo de mamou dounet, táxi-Moto;
9-Boubacar Diallo, 14 anos, aluno, originário de n ' diarreia poredaka, mamou;
10-Thierno aliou barry, colegial, 17 anos, Kimbely-Mamou

PS: todos esses corpos, com exceção de thierno aliou barry, falecido a mamou e já enterrado, foram transportados nas morgues dos centros hospitalares de conacri pela cruz vermelha.

70 feridos por balas, incluindo 5 cujo prognóstico vital está comprometido.
Quase 200 detenções das quais uma centena em conacri com vários menores, 42 em mamou, 10 em guéckédou e vários em yomou.

Fonte: Barry Ufdg

A POLÍTICA É ARTE E É CIÊNCIA E NUNO NABIAN SABE JOGAR E JOGOU BEM. ONDE É QUE ESTÁ O PROBLEMA? PAREM DE INSULTAR O HOMEM.



Gervasio Silva Lopes

DIRECÇÃO GERAL DOS SERVIÇOS DE MIGRAÇÃO E FRONTEIRAS EFECTUARÁ EM BREVE, UMA VASTA RUSGA POLICIAL CONTRA MIGRANTES ILEGAIS NA GUINÉ-BISSAU


COMUNICADO:

Pede-se à todos os cidadãos estrangeiros no país que se movimentem com o documento que prove a sua legalidade na Guiné-Bissau.

Brevemente, os oficiais da Migração e Fronteiras, acompanhados da Guarda Nacional do Ministério de Interior começarão a fiscalizar residentes não munidos de documentos legais para a sua estadia na Guiné-Bissau.

Para evitar consequências de multas à deportação, dependendo da situação, se pede que todos os residentes com cartão de residência expirado se dirijam à Migração para que o mesmo seja renovado. Para os que ainda não fizeram a petição para a sua legal permanência no país se pede que se aproximem dos Serviços da Migração e Fronteira para iniciar o processo de petição, munido de todos os documentos que se requer para a concessão da residência.

Muito obrigado e partilhem se faz favor.

Pela,
Direcção Geral dos Serviços de Migração e Fronteiras
Av. dos Combatentes da Liberdade da Pátria
Bissau, Guiné-Bissau

Publicada por CONOSABA DO PORTO à(s) 12:51 

O Presidente do PAIGC e próximo Presidente da República da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, comenta a grande conquista da Guiné-Bissau com a aprovação do Orçamento do Governo na ANP.

A democracia guineense ganhou robustez e um importante fôlego

Por via de uma atitude muito simples, tranquila e determinada, mas com altivez, nobreza e dignidade! Não valeram as ameaças, os insultos, as tentativas de intimidação, tampouco outros mecanismos conhecidos de amordaçamento e sequestro das liberdades, individuais e coletivas.

Numa linguagem também ela simples - aliás devidamente calibrada para corresponder à fiel representação do povo - os deputados da maioria afirmaram o seu apego à coerência, à afirmação do Estado de Direito Democrático, à estabilidade e à justiça. Assumiram que a legislatura é de quatro anos, e é para cumprir! Isso irritou a muita gente, tão sedenta de lugares, de negociatas e de aproveitamentos indevidos, quais abutres políticos, já sem pudor nem qualquer vergonha. Lamentável.

Aos mais frustrados talvez valha o consolo de descobrirem, quando passar a ira, que essa postura dos deputados é a que se alinha com os desígnios democráticos – feita a escolha pelo povo, cumprir! É a postura de responsabilidade – não se vergar à pressão por interesses particulares, mas à lei e à própria consciência.

Fosse necessário, terminava esta lembrando da existência de um acordo “de incidência parlamentar para a estabilidade governativa”.

Obrigado parlamentares! Assim se constrói a nação e o futuro. Esta Vossa atitude entra direto para os anais da consolidação democrática e a história da nova Guiné-Bissau em construção.

Assim, temos todos razões para acreditar e olhar em frente com confiança.

O país está a mudar. Muitos não dão conta ou não querem aceitar, nem admitir o fim do pretenso maquiavelismo.

Tchon na fria, terra na Ranka, sol na yardi pa tudu!🇬🇼

Domingos Simões Pereira
Presidente do PAIGC
Candidato à Presidência da República






PAIGC - I força di povo!🇬🇼

Por DSP Presidente

Neste momento decorre a conferência de imprensa do "Movimento Botche Candé" respostas as declarações do Primeiro-ministro ontem na ANP sobre Ministro Conselheiro do Presidente da República Botche Candé



Dauda Sanó / Junior Gagigo

Palavra dada, palavra honrada - Vice Líder da Bancada Parlamentar da APU-PDGB garante que compromisso de viabilizar a governação do país é irreversível



TGB Televisão da Guiné-Bissau

Votação do Programa do Governo liderado por Aristides Gomes. Após aprovação do Programa, o Primeiro-ministro falou sobre tráfico de droga na Guiné-Bissau.






DOMINGOS SIMÕES PEREIRA HAVE JUST SHOWN TO THE OPPOSITION “MADEM-G15 & PRS”, 
“THE NEED” 
TO GO BACK TO SCHOOL



O Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau deverá fixar hoje a lista definitiva dos candidatos às eleições presidenciais de 24 de novembro, tendo admitido 12 candidaturas e rejeitado outras sete.

Segundo a lista provisória afixada no início desta semana, a justiça aceitou como candidatos aqueles que os analistas consideram como favoritos às eleições.


Foram aceites as candidaturas de Domingos Simões Pereira, apoiado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Mutaro Intai Djabi, independente, Baciro Djá, do Frente Patriótica de Salvação Nacional (Frepasna), Vicente Fernandes, do Partido de Convergência Democrática (PCD), António Afonso Té, do Partido República da Independência para o Desenvolvimento (PRID), Gabriel Fernando Indi, Partido Unido Social Democrático (PUSD), Nuno Gomes Nabian, Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Carlos Gomes Júnior, independente, Iaia Djaló, Partido Nova Democracia (PND), Idrissa Djaló, Partido da Unidade Nacional (PUN), José Mário Vaz (atual Presidente da República), independente, e Umaro Sissoco Embalo, do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15).

Alaje Dijmo, Armando Có, Nancy Okeigwe, Jorge Otinta, Luís Nancassa, Impossa Ié e Nadeem Cabral de Almada foram os candidatos rejeitados pelo Supremo Tribunal de Justiça e tinham 48 horas para apresentar a sua reclamação.

A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais a 24 de novembro, e a segunda volta do escrutínio, caso seja necessária, vai decorrer a 29 de dezembro.

A campanha eleitoral vai decorrer entre 01 e 22 de novembro.

LUSA

Braima Darame

MANIFESTATIONS DU FNDC DES 14 ET 15 OCTOBRE 2019



Barry Ufdg

Mamadou Diallo, da Guiné-Conacri, nomeado representante especial adjunto de Guterres em Bissau


Bissau, 15 out 2019 (Lusa) - O secretário-geral da ONU, António Guterres, nomeou Mamadou Diallo, da Guiné-Conacri, como seu representante especial adjunto e coordenador residente do sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau, refere um comunicado divulgado hoje à imprensa.

Mamadou Diallo, licenciado em Medicina, vai substituir no cargo o australiano David McLachlan-Karr, que deixou o cargo em junho.

Até agora, Mamadou Diallo era representante especial adjunto de António Guterres na missão da ONU para apoio à justiça no Haiti.

Na sua carreira nas Nações Unidas, o novo representante adjunto ocupou também funções na missão da ONU na República Democrática do Congo, tendo sido também diretor regional para a África Ocidental e Central da ONUSIDA, representante residente do Programa da ONU para o Desenvolvimento na Eritreia e, no Mali, representante do Fundo da ONU para a População.

RTP