quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Odete Semedo, enfrenta o Estado Guineense, e alega ter Direito nato de apropriar de tudo no país, o custo normalmente descreve reputação, desses benefícios, privilégios e regalias são intermináveis, então isso lhe da Direito de apoderar- se da Casa, porquê? Porque Guiné-Bissau é o patrimônio do PAIGC. By O Democrata Osvaldo Osvaldo 11 de agosto de 2020

CONMOVEDOR - “APOIANTES DE DSP BÔ PARA USA ARMAS KU COLONIZADORES TA UTILIZA BA PA OPRIMI É POVO (ETNIAS, RELIGIÃO, ANALFABETISMO)”

Essa é uma táctica para o Aristides Gomes abandonar a Guiné-Bissau de uma forma covarde para fugir a justica!...O Democrata Osvaldo Osvaldo

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau
O ex primeiro-ministro anarquista demissionário torna-se o primeiro ministro nas instalações das Nações Unidas em Bissau sem gabinete, dizem que: O fugitivo foragido da justiça está extremamente doente, só pode ser melhores pegadinhas inéditas do João Kléber Show no Brasil.

Essa é uma encenação do PAIGC e do seu cúmplice o Covarde e grande Gatuno chamado João Bernardo Vieira ladrão biológico.

Essa é uma táctica para o Aristides Gomes abandonar a Guiné-Bissau de uma forma covarde para fugir a justica!

Ambos devem ser julgados, condenados, presos e desterrados para a ilha de Carrache no arquipélago dos Bijagós!

Uma mentira que não vai dar certo!

O Democrata em ação, I Feel like I'm doing God's work, afirma O. C. D-Organização Cívica da Democracia. On SeT 🎥 😍. I am still a student learning about life.

Leia Também:

Povo da Guiné-Bissau

Eu não gostava de relatar o assunto,
mas foi extremamente importante ouvir o nosso irmão Sene Canté. Boa tarde foi Brilhantemente E-X-E-C-U-T-A-D-O!
Curto, Claro e Inequívoco discurso!
Adorei! Apenas vou parabenizar sem mais assunto, dizer que Sene é Fruto do Espírito Guineense.

Cidadão atento preste bem atenção:

Todos os Cidadãos Guineenses que já falaram sobre o grupo EXTREMISTA FULANI no Facebook live, agora falou o verdadeiro Pátriota Guineense de nome Sene Canté, todos os outros camaradas estão apenas a fazer bagunças e propagandas gratuitas, pronto já falei, agora que vem os processos.

Sene Canté, melhores cumprimentos para toda a sua família em casa, e grandes consideração. Parabéns, Parabéns, Parabéns / é assim que se especula um visionário intelectual, para os outros aberrantes a questão é: Para quê plantarem cenouras numa montanha da areia no deserto?

Fiquei satisfeito por Sene Cante, nada haver com o irmão arogante chamado Sene Canté, meus concidadãos circula pelas redes sociais um vídeo interessante desse personagem elegantíssima, na minha opinião Sene Cante, é o único que ainda interpretou a verdade nua e crua, sobre a polêmica significante. Essa questão, devia ser da responsabilidade dos deputados dada a natureza muito sensível do assunto!

O povo ainda ou nunca se debruçou nesse assunto e uma vez que está na ordem do dia, devia ser, matéria prioritária para ser debatida na ANO e isso, é urgente para dissipar todos os preconceitos que possam ser conectados em benefício de alguns e que possam comprometer a Unidade Nacional!

Existem tipos e tipos de olhar, mas é fácil reparar de que: Sene Canté pensa com a sua própria cabeça, enquanto a isso Sana Cante, é um aplicativo programado para fazer alarme, que agora disparou no país, e faz muito barulho.

O Democrata em ação, I Feel like I'm doing God's work, afirma O. C. D-Organização Cívica da Democracia. On SeT 🎥 😍. I am still a student learning about life.

♠📷🎥 💏💟🙏!

CONMOVEDOR
“APOIANTES DE DSP BÔ PARA USA ARMAS KU COLONIZADORES TA UTILIZA BA PA OPRIMI É POVO (ETNIAS, RELIGIÃO, ANALFABETISMO)”
Por Djemias (SENE CANTÉ)

ESTUDO - Consumo de heroína "perigoso" na África do Sul e Moçambique

O rápido crescimento do tráfico e consumo de heroína na África Oriental e Austral tem um impacto "perigoso" no desenvolvimento urbano em países como África do Sul e Moçambique, revela um estudo do Instituto de Estudos de Segurança (ISS).

© iStock
A pesquisa do programa sobre crime organizado Enact do ISS sul-africano indica que a economia em expansão da heroína nesta região do continente africano "é possibilitada pela urbanização não planeada e disfuncional, fraca governação, crime organizado e corrupção generalizada entre a polícia e os políticos na África do Sul e Moçambique (além do Quénia e da Tanzânia)".

"As Nações Unidas estimam que 20 a 40 toneladas de heroína entram anualmente no continente africano, mas a quantidade real pode ser muito superior", estima o ISS.

"Há 10 anos, 90% da droga saiu do continente para consumidores no mundo desenvolvido, mas uma quantidade significativa agora é comercializada e consumida localmente, criando um vasto mercado ilegal com um impacto devastador", refere a instituição sul-africana, em comunicado hoje divulgado.

O estudo "Do Maskani ao Edil: A economia política dos mercados de heroína na África Oriental e Austral", da autoria da investigadora Simone Haysom, baseia-se num trabalho de campo realizado no Quénia, Tanzânia, Uganda, Zâmbia, Moçambique e África do Sul.

A investigadora refere que há cinco cidades portuárias que são "centrais" para a economia regional da heroína, nomeadamente Stonetown, na ilha de Zanzibar, Dar es Salaam, na Tanzânia, Mombaça, no Quénia, e Durban e Cidade do Cabo, na África do Sul.

Em Moçambique, o estudo refere que Mocímboa da Praia, Pemba, Nacala e Angoche, norte do país, são pontos suspeitos da entrada da droga proveniente do Paquistão, e identifica o aeroporto internacional de Maputo como "centro de tráfico de heroína".

A Cidade do Cabo, sul da África do Sul, tem relações comerciais através da logística de contentores marítimos com a Europa e juntamente com Durban, litoral do país, adianta a mesma fonte, estas cidades têm assistido ao desenvolvimento dos "maiores e mais lucrativos mercados de retalho e de redes criminosas que fazem da violência uma característica do comércio da heroína".

Segundo o estudo, a capital sul-africana Joanesburgo e Nairobi, no Quénia, são os locais onde os "grandes 'players'" se reúnem para negociar acordos ilícitos.

"São as 'capitais paralelas' da economia da heroína devido ao seu envolvimento com o comércio ilícito e legal, às fortes ligações com a autoridade política central e à capacidade de conectar as economias regionais e globais", sublinha Simone Haysom.

A investigadora prevê um crescimento ainda maior no comércio de heroína, juntamente com o surgimento de megacidades africanas e a expansão de centros urbanos de menor dimensão.

"Os mercados de droga estão a evoluir com esses espaços urbanos gigantes, e a heroína está a acelerar a corrupção na polícia, a aumentar a violência dos 'gangs', afetando os serviços governamentais e devastando comunidades numa crise de saúde pública", salienta.

"Este é um grande desafio de desenvolvimento numa região que passa por enormes mudanças sociais e económicas", sublinha a investigadora.

Dados do ISS indicam que a população urbana em África é a que mais cresce no planeta e que a urbanização nos países da África Oriental e Austral deverá aumentar 74,3% e 43,6%, respetivamente, em 2050.

O programa Enact, sigla inglesa para "Melhorar a Resposta de África ao Crime Organizado Transnacional", financiado pela União Europeia, é implementado pelo ISS sul-africano, em articulação com a Interpol e a Iniciativa Global contra o Crime Organizado Transnacional.

In LUSA

TAP oferece 15% de desconto nas viagens para as Américas e para África

Se voltar a viajar é um desejo que vem alimentando, chegou a altura de concretizá-lo: a TAP está a promover descontos de 15% nos voos de longo curso. Mas não durante muito tempo... Informe-se aqui.

  © Shutterstock
Abrandar o ritmo. Desligar da rotina. Mudar de ares. Explorar novos mundos. Estes são apenas alguns dos objetivos que entroncam o conceito de férias, e que, por sinal, estão intrinsecamente ligados a outro: o de viajar.

E se férias e viagens andam de mãos dadas, a TAP acrescenta o ingrediente extra que faltava a esta relação para torná-la perfeita: descontos, disponibilizando bilhetes 15% mais baratos nos voos de longo curso - mas, atenção, só entre os dias 12 e 18 de agosto. 

O que entendemos por longo curso? América do Norte, Brasil, México, África... Sim, todos os destinos dos Estados Unidos incluídos, bem como o Canadá. Para não falar nas paradisíacas praias mexicanas de Cancún, ou - já no continente africano -, na beleza incomparável de São Tomé e Príncipe, sem esquecer a mística de Casablanca, passando também por Marraquexe e Cidade do Cabo.

Para usufruir destas promoções TAP, basta introduzir o promocode MULTI15 aquando da realização da reserva, sendo que o desconto se aplica a todas as tarifas, à exceção da Discount e da Top Executive.

Embora, para beneficiar dos preços especiais, as viagens tenham de ser reservadas até ao dia 18 de agosto, os voos poderão acontecer até ao dia 31 de março do próximo ano, excluindo apenas o período compreendido entre 17 de dezembro de 2020 e 10 de janeiro de 2021. Não obstante, a maioria das rotas está disponível já a partir de dia 12 deste mês, portanto, é só escolher a data.

Sujeitos a um início de operação mais tardio estão três destinos, a saber: São Tomé e Príncipe - disponível a partir de 1 de setembro -; Cancún - disponível a partir de 26 de outubro -; e Cidade do Cabo - disponível a partir de 11 de novembro.

Viajando com a TAP a sua segurança e saúde são prioritárias, portanto, resta apenas não deixar escapar esta oportunidade única e proceder à sua reserva!

noticiasaominuto.com

O secretário de Estado da Juventude e Desportos da Guiné-Bissau, Florentino Fernando Dias, afirmou esta quarta-feira(12.08), que a "Juventude representa a força, resiliência e promessa de continuidade de qualquer sociedade.

Fernando Dias discursava na cerimônia da celebração do Dia Internacional da Juventude que foi assinalado esta quarta-feira em tudo mundo, incluindo a Guiné-Bissau.


By: Alison Cabral

Empresas Privatizadas - Funcionários cuja empresas são privatizadas clamam pela ajuda do chefe de governo, Nuno Gomes Nabiam.



TGB Televisão da Guiné-Bissau


ANP Visita - Comissão especializada para os assuntos sociais da ANP visita o maior centro de armazenamento dos medicamentos do País



TGB Televisão da Guiné-Bissau


Justiça - Ministro considera “chocante” as condições em que funciona instituições sob sua tutela

Bissau, 12 ago 20 (ANG) – O ministro da Justiça considerou de “chocante” as condições em que funcionam as instituições sob sua  tutela, sobretudo os serviços da Polícia Judiciária (PJ).



Fernando Mendonça, em declarações à imprensa no final da visita que efetuou hoje às diferentes instituições sob sua tutela, disse constatar muito sacrifício, entrega, profissionalismo e espírito de cumprimento da missão do pessoal.

“Mas também, constamos muitas dificuldades em termos de recursos humanos e principalmente na Polícia Judiciária, pela dimensão da sua missão e o número de pessoal. É preciso perceber o elevado sentido patriótico para trabalhar naquelas condições”, lamentou o governante.



Mendonça considera de degradante as condições em que o pessoal da PJ trabalha, acrescentando que, mesmo assim, a sociedade reclama resultados em termos de combate ao tráfico de drogas.


“Pergunto com que meios, sabendo que o tráfico envolve muitos meios financeiros e como é que se pode combaté-lo sem meios”, questionou o ministro da Justiça.

Prometeu tudo fazer para que haja mudança, e considera que  é inaceitável as pessoas continuarem a trabalhar nas condições que constatou.

Mendonça disse que não é só com a construção de uma estrutura própria para funcionamento é que a  PJ pode  desempenhar cabalmente as suas funções, mas também a criação de subvenções para o pessoal.

Garantiu para futuro próximo a criação de estruturas províncias da PJ no país para facilitar o trabalho.

Questionado sobre as investigações do caso da vandalização da Rádio Capital FM, Fernando Mendonça disse que a visita não serviu para se informar sobre um caso, mas sim para se inteirar do funcionamento de todas as estruturas ligadas ao Ministério da Justiça.

Instado a falar sobre a aglomeração dos cidadãos no Centro de Produção de Bilhete de Indentidade, informou que no quadro da reforma em curso no Ministério, perpectiva-se a abertura de outros centros de produção de Bilhete em Antula e Bairro de Ajuda, para se reduzir o congestionamento que se verifica no momento, sobretudo na instalações principal deste serviço.

Fernando Mendonça acrescentou ainda que no quadro dessa política o Bilhete de Identidade passa agora a ter a duração de 48 horas para ser entregue ao requerente.  

A Presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos da Guiné-Bissau, Fernanda Maria da Costa disse que a visita simboliza um acto de reconhecimento, porque desde da sua criação em 2009 até então nunca receberam  uma visita de um governante, e que essa é primeira vez.

Por essa razão, Fernanda Maria da Costa disse acreditar que a instituição que dirige vai beneficiar de apoio financeiro do governo, através do Ministério da Justiça.

Segundo esta responsável, a maior parte das actividades da Comissão Nacional dos Direitos Humanos é suportada financeiramente pelos seus parceiros.

O Director Geral do Gabinete Central Nacional de Interpol disse, por seu lado, que a organização está longe de atingir o nível das suas congéneres, conforme as recomendações da Organização Internacional da Polícia Criminal.

Disse esperar receber apoio financeiro do governo em cumprimento do Acordo de Cooperação com a Polícia Internacional(Interpol).

Melâncio Correia referiu que continuam a apoiar a justiça no âmbito de combate ao tráfico de droga e crime organizado transnacional.

Perguntado sobre o alegado aumento de tráfico de drogas no país nos últimos tempos, Melância Correia afirmou que a instituição que dirige só intervém nas questões transforentiço do tráfico e que até ao momento não receberam qualquer pedido de auxilio neste sentido.

ANG/LPG/ÂC//SG

PR da Guiné-Bissau e CNE falam sobre recenseamento eleitoral

O chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, recebeu hoje o presidente da Comissão Nacional de Eleições, José Pedro Sambú, para abordar a a realização do recenseamento eleitoral em 2021.


"Viemos aqui no quadro de uma reunião normal com o Presidente da República, abordamos questões relacionadas com o recenseamento eleitoral, que se pretende realizar no próximo ano, a CNE enquanto entidade fiscalizadora do recenseamento deu o seu parecer", afirmou, aos jornalistas no final do encontro, José Pedro Sambú.

Questionado pelos jornalistas sobre quando se realizará o recenseamento, o presidente da CNE disse que a informação é da responsabilidade do Governo.

Nas declarações à imprensa, José Pedro Sambú recordou que a lei do recenseamento eleitoral prevê que o mesmo seja feito nos meses de janeiro, fevereiro e março.

O recenseamento eleitoral realizado em 2018 para as eleições legislativas e presidenciais de 2019 esteve envolto em polémica, acabando por seu auditado e certificado por peritos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Segundo a lei do recenseamento da Guiné-Bissau, é da responsabilidade do Governo, através do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral, realizar o recenseamento eleitoral.

O recenseamento eleitoral deve ser feito, segundo a lei, anualmente nos meses de janeiro e fevereiro. No estrangeiro, o período decorre anualmente entre janeiro e março.


In LUSA

Leia Também:

O Presidente da República recebeu hoje em audiência o Presidente da Comissão NACIONAL de Eleições, CNE.

Segundo José Pedro Sambú diz ter a audiência serviu para abordar alguns aspetos tecnicos ligados ao recenseamento eleitoral que se pretende realizar em 2021.


By: Aliu Cande

O Primeiro magistrado da Nação desvaloriza a acção levada acabo pela Liga Guineense dos Direitos Humanos, no que se refere a produção duma constituição anotada.



TGB Televisão da Guiné-Bissau 

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO TERRITORIAL E PODER LOCAL - Apresentação do documento/regulamento da Agência de Desenvolvimento Municipal ao ministro da Administração Territorial e Poder Local Dr. Fernando Dias.






Governação na Guiné-Bissau 

ACOBES apela combate à comercialização de produtos fora de prazo

Bissau, 12 Ago 2020 (ANG) – A Associação de Consumidores de Bens e Serviços (ACOBES) apela aos Mistérios de Comércio e de Saúde no sentido de solicitarem à  Polícia Judiciária (PJ)  investigações para descobrir e pôr cobro a comercialização de refrigerante  tipo coca cola fora de prazo.

Em entrevista exclusiva à ANG, O Secretário-geral de ACOBES Bambo Sanhá disse que tiveram conhecimento de que foram deitados fora grande quantidade de sumo coca- cola  fora de prazo de validade, nos arredores de Safim, mas que alguns elementos da população, entre idosos e crianças, estão a apoderar-se desse produto  para consumo.

Referiu  que o referido sumo  pode estragar-se facilmente devido a má conservação mesmo não estando fora de prazo, por causa de conservantes que integram a sua composição.

“O mais grave de tudo é quando está fora de prazo, pelo que peço ao Ministério de Comércio através da sua Inspecção-geral , no sentido de assumir sua responsabilidade para poder garantir as populações o consumo de produtos de qualidade , enquanto entidade que dirige a política de mercado”, disse.

Bambo Sanhá afirmou que hoje em dia o mercado é extenso e o mundo está desenvolvendo e que os operadores económicos têm poderes muito forte pelo que é preciso  inspectores à altura de poder acompanhar a evolução do desenvolvimento no mercado.

Questionado sobre os mecanismos de controlo de consumo de alguns produtos fora de prazo vendidos nos mercados neste período da pandemia, reiterou que a ACOBES não pode  tomar medidas para corrigir males nos mercados.

Acrescentou  que quem lei reserva o direito de tomar medidas são os Ministérios de Comercio e o de Saúde através dos  seus serviços de Inspecções enquanto entidades de Estado.

Disse que lamenta  a fragilidade que se tem verificado no país e a forma como as entidades  públicas estão organizadas.

“Muitas pessoas são admitidas nos serviços de Inspecção sem ter vínculo com o Estado. Entram  através de cunhos políticos e  muitas das vezes não estão preparadas para criar mecanismos que garantam as populações o consumo de produtos de qualidade”, disse.

Bambo Sanhá afirmou que neste período de pandemia, os preços de muitos produtos estão sendo especulados nos mercados de uma hora a outra, caso concreto de cebola que dantes custava 11 mil francos CFA por saco de 50 quilos e agora passou para 14 mil.

Disse que denunciaram a situação e estão a espera do resultado porque têm conhecimento que essas pessoas são notificadas pelo Ministério do Comércio para que possam ser responsabilizados.

 “O mercado livre não é sinónimo de preço livre.O Estado deve controlar os preços no mercado”, disse o secretário-geral da ACOBES, Bambo Sanhá, em entrevista à ANG.

ANG/MI/ÂC//SG

COVID-19 - Vacina russa só foi testada em 38 pessoas e tem efeitos secundários

A vacina russa contra a Covid-19 vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países.

© Getty Images
Chama-se 'Sputnik V' e, segundo anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, na terça-feira, é a primeira vacina do mundo registada contra o novo coronavírus. De acordo com o chefe de Estado, é "eficaz" e superou todas as provas necessárias assim como permite uma "imunidade estável" face à Covid-19.

No entanto, segundo documentos oficiais divulgados pela agência de notícias Fotanka, a vacina foi aprovada após ter sido testada em apenas 38 pessoas e causa efeitos secundários que incluem dores, febre e inchaço. Terá ainda sido registada depois de apenas 42 dias de investigação e a sua eficácia é desconhecida.

E no 42.º dia, 31 dos efeitos secundários observados nos pacientes ainda continuavam, entre eles, inchaço, dor, hipertermia e comichão no local da injeção. Em geral, os pacientes queixavam-se também de cansaço físico e falta de energia, febre, falta de apetite, dores de cabeça, diarreia, congestão nasal e garganta dorida.

Um dos documentos submetido para o registo diz que "não foram conduzidos estudos clínicos para estudar a eficácia epidemiológica", apesar de Putin ter alegado que "passou todos os testes necessários".

A Rússia fez da corrida pela descoberta de uma vacina uma questão de orgulho nacional, chamando-lhe 'Sputnik V' em honra do satélite soviético, o primeiro aparelho espacial a ser lançado para a órbita do planeta Terra e criando receio de que a segurança tenha sido comprometida em prol da imagem do país.

Estas revelações surgem após uma onda de críticas da parte de cientistas devido à rapidez com que foi registada, sem ter passado ainda os testes de Fase 3.  Essa fase por norma demora vários meses, envolve milhares de pessoas e é a única forma de se provar que a vacina experimental é segura e funciona.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu com cautela a notícia de que a Rússia registou a primeira vacina do mundo contra a Covid-19, sublinhando que deverá seguir os trâmites de pré-qualificação e revisão definidos.

noticiasaominuto.com

DESPACHO № 054/MENES/GM/2020

Por despacho do Sr. Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, foi criada a Comissão Ad-hoc para a gestão de Bolsas de Estudo do Reino de Marrocos no ano 2020/21.
Esta Comissão tem como objectivo criar as condições para que a atribuição de Bolsas de Estudo tenha o rigor e a transparência necessárias e garantam a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos interessados, sem dar lugar a nenhuma espécie de discriminação.

Esta Comissão integra vários membros do Governo, sendo supervisionada pelo próprio Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior



Texto: Cady Djaló

Leia Também:

Urgente: Bolsas de Estudo Marrocos.



Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Guiné-Bissau: Visita do presidente da Câmara Municipal de Bissau no parque Nbatonha



Acompanhe a entrevista do presidente da Câmara Municipal de Bissau Prof. Luís Simão Enchama no local da visita (Parque Nbatonha).


Dia Internacional da juventude: Governo e organizações da juventude em parceria com UNFPA assinalam o dia internacional da juventude sob o lema “engajamento de jovens para ação global.



Organizações da juventude entregam sexta-feira ao Governo Agenda da Juventude com cinco áreas prioritárias para os próximos 12 meses.

O anúncio foi feito hoje na sequência das celebrações do Dia Internacional da Juventude pela Presidente do Conselho Nacional de Juventude Aissatu Forbs Djalo, que realçou a necessidade de investimento sério na juventude e traçar políticas públicas para minimizar as dificuldades dos jovens.

Sob o lema “ engajamento da juventude para ação global, as organizações juvenis apresentam em conferência a contribuição da juventude na luta contra a pandemia de COVID-19 no país.


KIM KU TEM TERRA?, SI ANÓS TUDO NÓ BIM NAM, DIPUS NÓ DJAGASSI!

@pt.mapsofworld.com
Por Jorge Herbert

Os povos originários do Saara entraram na Guiné através do «corredor» do Gabu. «Papéis, manjacos, brames, balantas e beafadas, entraram em contacto uns com os outros ao atravessar o citado corredor, explicando-nos assim o facto de os beafadas se dizerem parentes próximos dos balantas e papéis, e vice-versa».
Por outro lado, a arte bijagó revela extraordinárias semelhanças com a arte rupestre do Saara, a indiciar uma origem saariana para os bijagós.

OS FULAS
Com a progressão do deserto do Saara, a partir de certa altura, os próprios pastores bovídeos são obrigados a partir. Estes povos, considerados os antepassados dos fulas, acabaram por se instalar no Boro, Tekrur e Macina e, mais tarde, no Futa-Djallon. É a partir daqui que eles se deslocarão, mais tarde, para o território que atualmente constitui a Guiné-Bissau.

OS MANDINGAS
Na sucessão de todos estes impérios (Ghana, Mali e Songhai), os grupos populacionais miscigenaram-se, adquirindo características culturais comuns.
A Guiné recebeu influências destes três impérios, tendo feito parte integrante dos dois últimos.
Os mandingas, como já vimos, entraram no país principalmente durante a vigência do Império do Mali.

OS PAPEIS
Mecau, filho de um rei de Quínara, andando à caça, chegou à ilha de Bissau. Gostou muito do lugar e resolveu aí instalar-se.
Trouxe, depois as suas seis mulheres e também a sua irmã mais velha, já casada. A irmã garantia-lhe a sucessão, de acordo com o costume, segundo o qual é o sobrinho, filho da irmã mais velha, e não o filho do rei, quem sucede ao trono.
Mecau seria, pois, o primeiro rei de Bissau.
Da sua irmã e das seis mulheres ter-se-iam originado as sete gerações (clãs) da etnia papel.
Pungenhum, a irmã de Mecau gerou o clã Intchassu, no plural Bissassu, donde se teria originado o nome Bissau. De facto, este clã ainda hoje habita na cidade de Bissau. Os indivíduos desta geração diziam-se bravos como a onça e, por isso, escolheram o apelido Nanque. Hoje também usam o apelido Ié. Ocupavam posições de mando: eram reis, fidalgos ou djagras
Mala, uma das seis mulheres, gerou o clã Intsó (plural: Bitsó) que povoou Bandim. As pessoas desta geração escolheram como totem o sapo – Có – porque se dedicavam à agricultura, andavam metidos na água como os sapos.
Intsoma, outra mulher, gerou o clã Indjokomo, no plural Bidjokomo, que povoou o Alto Crim. Tinham como totem a hiena – Cá – pois eram destemidos guerreiros, atacavam como as hienas.
Djokom, a terceira mulher, gerou o clã Intsafinte, no plural Bitsafinte, que povoou Safim. Usavam como totem a lebre – Té – pois diziam-se matreiros como a lebre.
Kliker, a quarta mulher, originou o clã Iga, no plural Biga, que povoou Kliker (atualmente Calequir). Esta geração escolheu como totem a cabra do mato – Sá – pois afirmavam serem rápidos como este animal.
Intende, a quinta esposa, gerou o clã Intsutu, no plural Bitsutu, que povoou Mindara. Usavam como totem o timba ou urso formigueiro – Djô.
Finalmente, Intchopolo, a sexta mulher, gerou o clã Intsalé (plural: Bitsale) que foi para Bissalanca. Esta geração escolheu como totem o macaco – Indi – pois eram hábeis a subir às palmeiras, para extraírem o vinho de palma.
Dos locais onde viviam estes clãs, irradiaram depois para todos os pontos da ilha, sem discriminação.

Uma lenda corrobora a ligação que teria existido entre papéis e beafadas: dizia-se que, quando era abatido um animal no Irã de Quínara, aparecia sangue desse animal na Baloba de Bissau. Neste caso a tradição oral mistura-se com a superstição, retirando credibilidade à informação. Mas, digamos que esta lenda foi «inventada» por alguém que reconhecia haver laços de parentesco entre papéis e beafadas.

NOTA INFORMATIVA


Gabinete de Imprensa de Secretaria de Estado do Turismo e Artesanato

NOTA INFORMATIVA: Bissau, 11 de Agosto de 2020.

O conselho directivo da Secretaria de Estado do Turismo e Artesanato – SETA, reuniu-se esta Terça-Feira, 11, 08, 2020, sob auspícios da titular da pasta, sua excelência, Doutora NHIMA SISSÉ.
A reunião versou-se sobre análise das acções feitas, planejar e debater os projectos do curto, médio e longo termo.

Igualmente o encontro serviu para debruçar e viabilizar as metodologias apresentadas pelas direcções gerais do Turismo – DGT, e da Promoção, Investimento Turístico e Hoteleiro – DGPITH respectivamente.

Na reunião ficou aprovada a proposta da DGPITH, sendo que, o processo da discussão e eventual aprovação da proposta da DGT ficou protelado para a semana que vem.

Na final da reunião que durou pouco mais de quatro horas, a Secretária de Estado do Turismo e Artesanato, sua excelência, Dra. NHIMA SISSÉ, pediu os membros do Conselho Directivo maior engajamento e o redobrar do esforço no trabalho.



//BDS, o Assessor.

Guiné Conakry/Eleições: Presidenciais marcadas para Outubro


12 Agosto de 2020  Por angop.ao/angola/pt_pt

Conakry - O chefe de Estado guineense, Alpha Condé, convocou esta terça-feira as eleições presidenciais para 18 de Outubro próximo, anuncia um decreto lido na Radiotelevisão Guineense (RTG).

Este decreto confirma a data recentemente proposta pela Comissão Nacional Eleitoral Independente (CENI) que se prepara para reunir-se com os candidatos ou seus representantes às eleições presidenciais para a fixação conjunta da caução e do orçamento da campanha.

Na semana passada, os delegados da Convenção Nacional da Coligação do Povo da Guiné (RPG Arco-íris), no poder, escolheram Alpha Condé para defender as cores do seu partido nas próximas eleições presidenciais, e este disse ter tomado nota desta proposta.

Os partidos do campo presidencial alegaram que a nova Constituição, aprovada a 22 de Março, mas boicotada por vários partidos da oposição, garante que "nada impede a candidatura" do Presidente cessante depois de dois mandatos sucessivos de cinco anos.

A nova Constituição, segundo eles, permite ao chefe de Estado cessante concorrer a outro mandato, desta vez alargado para seis anos, renovável uma vez.

O Presidente cessante, de 82 anos, foi o principal líder da oposição durante o regime do falecido chefe de Estado, Lansana Conté, que o deteve  em 1998 no dia seguinte às  eleições presidenciais, cujos resultados ainda não foram publicados.

Antonio Iaia SEidi - Comunico a todos os amigos e conhecidos de que morreu esta madrugada a minha esposa KOMBOM SANHA.

ANTÓNIO IAIÁ SEIDI NA CONTA TUDO AMIGOS E CONHICIDOS DIKUMA E MORI SI MINDJER ES MADRUGADA...RIP KOMBOM SANHA



Antonio Iaia SEidi

ÚLTIMA HORA: ACIDENTE DE VIAÇÃO!

Carlos Sambu Coordenador do Coletivo "Estamos a Trabalhar" teve um acidente está noite junto de hotel Leger entrada de B. Militar/Quelelé. Neste momento se encontra no hospital Nacional Simão Mendes.




Fonte: Rei David 

Leia Também:

ESTÁVEL E FORA DE PERIGO


Coordenador de CET, escritor CARLOS SAMBÚ, sofreu na noite de hoje acidente de viação. Graças à Deus, encontra-se estável e fora do perigo.

Informaremos pontualmente sobre o estado de nosso COORDENADOR.


A CET por sua vez quer agradecer à todos nossos seguidores que se interessaram pelo estado de saúde do nosso COORDENADOR.

Estamos a Trabalhar