sábado, 12 de abril de 2014

ELEIÇÕES 2014: ENG.º NUNO GOMES NA BIAN REFORÇA QUE VAI INCENTIVAR FORMAÇÃO DUM GOVERNO DE UNIDADE NACIONAL


O candidato independente às eleições Gerais de 13 de Abril, Nuno Gomes Na Bian, disse que caso seja eleito Presidente da República vai incentivar formação dum Governo Unidade Nacional, onde todos vão participar.

«Com Nuno Gomes Na Bian como Presidente da República, vamos incentivar no sentido de partido ganhador formar um Governo de unidade nacional, onde tomarão parte todos os filhos da Guiné-Bissau, porque nenhum partido pode governar sozinho neste país», referiu o candidato, dizendo que a administração pública guineense está desorganizada e frisando as dificuldades no atendimento de pacientes no sistema sanitário do país.

«Para que haja desenvolvimento temos que ter bons alunos e bons professores», defendeu Gomes Na Bian, referindo-se ao Ensino no país.
O candidato a Chefe de Estado disse que, se for eleito, vai trabalhar em pareceria com o Governo que sairá do escrutínio de 13 de Abril, de forma a travar a realidade vigente no país.

Em termos de governação, Nuno Gomes Na Bian disse que, com a sua eleição ao mais alto cargo da magistratura guineense, vai executar uma Presidência aberta a todos sem distinções da cor, etnia ou religião.

«A partir do dia 13 de Abril vocês têm responsabilidade nas vossas mãos para mudar tudo neste país. Não podemos continuar a ver falta de escolas, falta de luz eléctrica, falta de estradas», defendeu. IBD
http://bambaramdipadida.blogspot.com/2014/04/eleicoes-2014-eng-nuno-gomes-na-bian.html

ONU Nigerianos dominam lista de filantropos africanos

Os nigerianos dominam a lista dos dez principais filantropos de África, com metade dos integrantes, à frente dos sul-africanos e do único zimbabuano, mas o principal contribuinte é da África do Sul, revelou a Organização das Nações Unidas (ONU).

A listagem foi estabelecida pela agência da ONU para os Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em Inglês), com base em informação da revista Forbes e do sítio na internet de informação de negócios AFK Insider, que apurou um total anual de sete mil milhões de dólares (cinco mil milhões de euros) de ajuda filantrópica em África.

François van Niekerk, fundador do Mertech Group, é o maior filantropo africano conhecido, deu 70% dos seus ativos, num total estimado de 170 milhões de dólares, à sua fundação Mergon, que atua nas áreas da educação, formação e saúde.

O segundo maior filantropo, Allan Gray, também é sul-africano e proprietário da empresa homónima de gestão de investimento. A sua fundação Allan Gray Orbis foi dotada de 150 milhões de dólares, com que financia, designadamente, bolsas a estudantes do ensino superior.

O primeiro nigeriano, Theophilus Danjuma, presidente da South Atlantic Petroleum, surge em terceiro lugar, ao financiar a sua fundação TY Danjuma com 100 milhões de dólares, com que financia ações na educação, saúde e pobreza, entre outras áreas.

O homem mais rico do Zimbabué, Strive Masiyiwa, fundador da Econoet Wireless, é o oitavo da lista, e tem ações de filantropia um pouco por toda a África. Em 2012 criou um fundo com 6,4 milhões de dólares, para financiar os estudos de 40 estudantes e também apoia organizações de apoio a órfãos no Zimbabué.
http://www.noticiasaominuto.com/mundo/202723/nigerianos-dominam-lista-de-filantropos-africanos

Autoridades sanitárias da Guiné-Bissau avançam com plano de prevenção do vírus do Ébola


Governo ainda não decidiu fechar as fronteiras mas avança com medidas preventivas.

As autoridades sanitárias da Guiné-Bissau puseram em acção um plano de prevenção e resposta contra a doença provocada pelo vírus do Ébola, que já vitimou dezenas de pessoas na vizinha República da Guiné.

Bissau em prevenção contra o Ébola

Orçado em cerca de 170 mil dólares americanos, o plano inclui a activação de equipas de triagem sanitária no aeroporto e nos diferentes postos fronteiriços com a Guiné-Conakri, conforme disse à VOA Cristóvão Majuba, director de Serviços de Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis do Ministério da Saúde Publica, em Bissau.

Questionado sobre o facto de as fronteiras se manterem abertas, ao contrário de outros países vizinhos da República da Guiné, Cristóvão Majuba, que relega essa responsabilidade para o Governo, mas diz que as medidas tomadas controlam os movimentos perto das fronteiras.

As autoridades guineenses dispõem já de alguns medicamentos sintomáticos para eventuais contágios e máscaras para o pessoal de saúde que venham a ser eventualmente afectados à luta contra o vírus da ébola.
VOA

HAPPY 35TH BIRTHDAY DJARA SONCO IYERE

Money can buy designer clothes, luxury homes, expensive cars, lavish holidays and the lifestyle of the royals. But all that is useless without the love of an honest and beautiful queen. Thank you for being the queen in my life. Happy Birthday MY QUEEN!!!
DJARA SONCO IYERE