quarta-feira, 10 de abril de 2024

Junta do Mali suspende atividades dos partidos e associações políticas

© Alexander Ryumin/TASS Host Photo Agency via REUTERS

POR  LUSA    10/04/24 

A junta militar no poder no Mali anunciou hoje, através da leitura de um decreto, a suspensão das atividades dos partidos e associações políticas "até nova ordem, por razões de ordem pública".

Num decreto emitido pelo chefe da junta, o coronel Assimi Goïta, e lido aos jornalistas pelo porta-voz do Governo, o coronel Abdoulaye Maïga, "as atividades dos partidos e associações políticas em todo o país são suspensas até nova ordem por razões de ordem pública".

Trata-se de uma nova restrição a qualquer expressão de oposição ou dissidência por parte dos militares que tomaram o poder pela força em agosto de 2020, derrubando o Presidente, Ibrahim Boubacar Keïta.

Esta medida surge numa altura em que os militares se mantêm à frente do país após 26 de março, data em que se tinham comprometido, sob pressão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a entregar o poder a civis eleitos, sendo que também não organizaram uma eleição presidencial em fevereiro, como tinham prometeram.

O coronel Maïga justificou a suspensão dos partidos invocando um suposto diálogo nacional iniciado a 31 de dezembro.

Desde 2012, o Mali é assolado pela propagação do terrorismo e por uma grave crise de segurança, política e humanitária.

Os militares que tomaram o poder pela força em 2020 procederam a uma reorientação estratégica, rompendo a aliança com a antiga potência colonial, França, virando-se militar e politicamente para a Rússia.



Leia Também: Mais de 80 partidos e organizações apelam à realização de eleições no Mali  

Telavive confirma morte de três filhos do líder político do Hamas

© Ahmad Salem/Bloomberg via Getty Images

POR LUSA     10/04/24 

O exército israelita e os serviços secretos israelitas confirmaram que três filhos do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, descritos como "agentes militares" do movimento islamita palestiniano, foram mortos hoje num ataque aéreo na Faixa de Gaza.

"A Força Aérea israelita atingiu três operacionais militares do Hamas que estavam a levar a cabo atividades terroristas no centro da Faixa de Gaza", afirmou o exército de Israel em comunicado.

"Os três agentes atingidos foram Amir Haniyeh, comandante de uma célula da ala militar do Hamas, Mohammad Haniyeh, um agente militar da organização terrorista Hamas, e Hazem Haniyeh, também um agente militar da organização terrorista Hamas", acrescentou a mesma fonte.

Anteriormente, o próprio Ismail Haniyeh tinha acusado Israel de matar os seus filhos, quando visitavam familiares por ocasião do Aid al-Fitr, ou Festa do Jejum, que marca o fim do mês sagrado do Ramadão, no noroeste da cidade de Gaza.

"Com esta dor e este sangue, criamos esperança, um futuro e liberdade para o nosso povo, a nossa causa e a nossa nação", declarou Haniyeh numa mensagem partilhada pelo Hamas pouco depois da divulgação da notícia.

O Governo de Gaza, enclave palestiniano controlado pelo Hamas desde 2007 e alvo de intensos bombardeamentos israelitas desde outubro passado, confirmou que cinco pessoas foram mortas e várias outras ficaram feridas num ataque israelita a um carro que transportava vários filhos e netos de Haniyeh, mas não os nomeou.

O ataque ocorre num momento em que o Hamas analisa a última proposta de trégua resultante das negociações no Cairo, que, segundo os meios de comunicação israelitas, permitiria a libertação de 40 reféns em Gaza em troca de um cessar-fogo temporário e da libertação de centenas de prisioneiros palestinianos.

No entanto, o acordo não inclui o regresso dos palestinianos deslocados às suas casas nem a retirada total das forças israelitas, exigências fundamentais apresentadas pelo grupo islamita.



Leia Também: Três filhos e quatro netos do líder do Hamas mortos em ataque em Gaza 

Leia Também:  Os Presidentes da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e do Irão, Ebrahim Raisi, apresentaram hoje condolências ao líder do movimento islamita palestiniano Hamas, Ismail Haniyeh, pela morte de três dos seus filhos em Gaza, num ataque reivindicado por Israel. 

Biden anuncia rede de defesa aérea conjunta com Japão e Austrália

© Getty Images

POR LUSA   10/04/24 

Os Estados Unidos, o Japão e a Austrália vão lançar uma rede conjunta de defesa aérea, anunciou hoje o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante a visita a Washington do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.

"Pela primeira vez, o Japão, os Estados Unidos e a Austrália criarão uma rede de mísseis aéreos e uma arquitetura de defesa", revelou Joe Biden em conferência de imprensa conjunta com o chefe do executivo japonês, focada no reforço da cooperação militar e na ameaça da China.

Segundo o líder da Casa Branca, os três países "estão a tomar medidas significativas para reforçar a cooperação na defesa e segurança", considerando que se trata do desenvolvimento desta aliança "mais importante desde o fim da Guerra Fria".

Biden apontou a modernização das estruturas de comando e controlo, interoperabilidade e planeamento das respetivas forças armadas, "para que possam trabalhar em conjunto de forma integrada e eficaz".

O primeiro-ministro do Japão sustentou, por seu lado, que a cooperação na área da segurança e defesa com os Estados Unidos é fundamental para evitar no futuro uma situação semelhante à da Ucrânia, país invadido pela Rússia em fevereiro de 2022.

"Hoje é a Ucrânia e amanhã poderá ser a região da Ásia-Pacífico", disse Kishida, destacando a importância de manter o diálogo com a China e favorecer a resolução pacífica das diferenças, em concreto no que respeita à tensão no Estreito de Taiwan, ao mesmo tempo que lembrou que Pequim deve "cumprir as suas responsabilidades como uma das grandes potências" do mundo.

Neste sentido, Biden garantiu que os canais e a comunicação com Pequim são constantes, com vista a reduzir possíveis erros de cálculo.

"As nossas conversas [com o primeiro-ministro japonês] têm a ver com uma aliança que é de natureza puramente defensiva e trata-se de desenvolvimentos de defesa que nada têm a ver com o conflito", sublinhou Biden.

Kishida defendeu que a relação com a China é de importância estratégica, embora áreas disputadas no Mar da China Meridional continuem a aumentar as tensões com Tóquio, a que se soma a instabilidade acrescida pelo comportamento de desafio da Coreia do Norte e o seu programa nuclear.

Na conferência de imprensa de hoje, Joe Biden reiterou que está aberto ao diálogo com a Coreia do Norte e considerou que se as condições estiverem reunidas será algo positivo.

"Congratulo-me com a oportunidade de iniciar o diálogo com a República Popular Democrática da Coreia pelos nossos aliados. Já disse muitas vezes que estamos abertos ao diálogo a qualquer momento, sem condições prévias", declarou.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o antecessor de Biden, o republicano Donald Trump (2017-2021), reuniram-se três vezes entre 2018 e 2019, um passo histórico desde o fim da Guerra da Coreia (1950-53), que dividiu a península coreana em dois países.

Fumio Kishida encontra-se em visita de Estado aos Estados Unidos, tendo sido recebido com grande destaque na Casa Branca pelo Presidente norte-americano, que falou de uma parceria indestrutível entre os dois países e tão florescente como as cerejeiras na primavera, e saudou um líder "visionário e corajoso".

Em 1912, o autarca de Tóquio ofereceu à cidade de Washington milhares de cerejeiras, cujo florescimento atrai turistas à capital federal norte-americana todos os anos.

Kishida indicou que o seu país ofereceria 250 cerejeiras adicionais por ocasião do 280.º aniversário da fundação dos Estados Unidos, a celebrar em 2026.


Coordenador Nacional do MADEM-15, Braima Camará, na manda boas festas de ramadan pa tudo fiel muçulmanos.

  Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, quer avaliar com o Governo de Portugal os primeiros meses de implementação do acordo de mobilidade, procurando soluções para acelerar o processo.

Foto: João Carlos/DW

Dw.com/pt   10/04/2024 

CPLP quer avaliar com Portugal formas de acelerar mobilidade

O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa quer avaliar com o Governo de Portugal os primeiros meses de implementação do acordo de mobilidade, procurando soluções para acelerar o processo.

Questionado pela Lusa sobre a visão da CPLP quanto ao aumento do fluxo migratório de cidadãos dos países africanos da comunidade Lusófona, maioritariamente para Portugal, Zacarias da Costa disse que o secretariado e os embaixadores junto a CPLP estavam a analisar a situação com o antigo Governo português, por isso espera continuar o processo.

"Nós agora temos um novo Governo [em Portugal] e estamos a aguardar que possamos ter também essa oportunidade de avaliarmos conjuntamente aquilo que foram os primeiro meses da implementação do acordo de mobilidade, olhar para os desafios que tivemos, alguns constrangimentos e naturalmente procuramos juntos com o Governo de Portugal soluções para obviar e também acelerar essa mobilidade dos cidadãos", disse Lusa Zacarias da Costa.

Vistos caducam ou não?

Questionado ainda sobre as informações segundo as quais os vistos da CPLP conferidos por Portugal aos cidadãos da CPLP vão caducar em junho, o secretário executivo disse que não recebeu a informação oficial por parte do Governo português.

"Essa informação surgiu de facto na comunicação social quando o anterior Governo já estava em gestão, portanto eu não posso aqui confirmar essas notícias [...] mas quero mais uma vez reiterar a nossa vontade firme de trabalhar com as autoridades portuguesas para que um acordo que também foi assinado por Portugal, que foi logo o primeiro país a adaptar a sua legislação interna, para que tudo se possa cumprir dentro da normalidade de funcionamento", reagiu.

Zacarias da Costa admitiu que "certamente muitos cidadãos da CPLP procuram mais Portugal", referindo que é importante observar que agora Portugal "também atravessa uma fase que novas instituições estão instituídas".

"Importa garantir que os nossos cidadãos possam circular com segurança, sobretudo nos seus documentos para que possam olhar para os seus sonhos e as suas perspetivas serem melhores num futuro muito próximo", sublinhou Zacarias da Costa à margem da 18ª Conferência dos Ministros da Justiça dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CMJPLOP) que se realizou esta terça-feira (09.04), em São Tomé.

Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, cumpre hoje 10/ 04/2024 reza de Ramadão no Palácio da República

Radio TV Bantaba 

Mensagem do Presidente da República por Ocasião da Celebração do Eid el- Fitr

“Caros compatriotas,

Neste auspicioso momento em que celebramos o fim do sagrado mês do Ramadão e nos preparamos para comemorar a festa do Eid al-Fitr, quero estender as minhas mais calorosas felicitações a todos os nossos irmãos e irmãs muçulmanos. 

Neste dia de festa, reafirmamos o nosso compromisso com os valores de tolerância, respeito mútuo e coexistência pacífica. 

Que Allah, Todo-Poderoso, faça com que esta festa do perdão e da partilha contribua para a paz, a unidade e a fraternidade, para um maior progresso e prosperidade na Guiné-Bissau.

EID MUBARACK!”

Por Presidência da República da Guiné-Bissau

MNE israelita avisa que o país vai reagir se for atacado pelo Irão

© Reuters

POR LUSA   10/04/24 

O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz, disse hoje que Israel irá reagir a qualquer ataque realizado por parte do Irão, após as ameaças realizadas pelo líder supremo iraniano, ayatollah Ali Khamenei.

"Se o Irão atacar a partir do seu próprio território, Israel responderá e atacará o Irão", declarou Katz na rede social X, garantindo que haverá retaliação por qualquer ofensiva em solo israelita.

Hoje, em entrevista à rádio pública israelita Reshet Bet, Katz reiterou que nenhum ataque será tolerado e acusou o Irão de ser "a cabeça da cobra", numa referência ao apoio que os iranianos dão ao grupo islamita palestiniano Hamas e à milícia xiita Hezbollah, do Líbano.

Essas declarações do ministro israelita surgem após um discurso televisivo de Khamenei, em Teerão, por ocasião do Eid al-Fitr, feriado que encerra o mês sagrado muçulmano do Ramadão, no qual reiterou que "o regime sionista (Israel) deve ser e será punido".

"Quando atacam o nosso consulado é como se atacassem o nosso solo", acrescentou o líder iraniano.

Khamenei garantiu que Israel cometeu um "erro" ao atacar em 01 de abril o consulado iraniano em Damasco, na Síria, no qual morreram seis sírios e sete membros da Guarda Revolucionária do Irão, incluindo o líder das Forças Quds para a Síria e o Líbano, o general Mohamed Reza Zahedi.

As autoridades iranianas prometeram repetidamente vingança pelo ataque à sede diplomática iraniana na Síria.



Leia Também: Uma analista iraniano-luso-canadiana afirmou hoje que as sanções impostas ao Irão após Donald Trump ter retirado os Estados Unidos do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, 2017) levaram Teerão a enriquecer urânio "além dos limites", vivendo-se agora um impasse. 

No último dia do mês sagrado do Ramadan, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, convidou líderes de diversas confissões religiosas, para cortar jejum.

Na ocasião, o chefe de Estado destacou a importância da tolerância religiosa e da união. "Na diversidade, há força, a força da Guiné-Bissau reside na sua capacidade de se unir como um só povo, unido em aspirações comuns de paz, prosperidade e progresso”, recordou o chefe de Estado à sua audiência.


 Presidência da República da Guiné-Bissau / 

Feodor Vassilyev, a Mulher que teve mais filhos do mundo