quinta-feira, 7 de julho de 2022

Putin desafia Ocidente a derrotar Rússia. "Eles que tentem"

© Getty Images

Notícias ao Minuto  07/07/22 

Quaisquer perspetivas de negociações de paz tornar-se-ão cada vez mais escassas quanto mais tempo o conflito se arrastar, disse o líder russo.

Vladimir Putin disse que "todos devem saber que" a Rússia está apenas a começar na Ucrânia e ainda não "começou nada a sério". Quaisquer perspetivas de negociações de paz tornar-se-ão cada vez mais escassas quanto mais tempo o conflito se arrastar, disse o líder russo num discurso aos líderes parlamentares.

Segundo o The Guardian, Putin disse que se o Ocidente queria derrotar a Rússia no campo de batalha, era bem-vindo a tentar.

“Hoje ouvimos que eles [o Ocidente] querem derrotar-nos no campo de batalha. Eles que tentem. Ouvimos várias vezes que o Ocidente quer lutar connosco até ao último ucraniano”, afirmou o chefe de Estado russo, disse. “Isto é uma tragédia para o povo ucraniano, mas parece que tudo aponto nesta direção", acrescentou. 

Mas Putin continuou. "Todos devem saber que, de um modo geral, ainda não começámos nada a sério. Ao mesmo tempo, não rejeitamos as conversações de paz. Mas aqueles que as rejeitam devem saber que quanto mais longe se for, mais difícil será para eles negociar connosco". 

Putin disse que as suas propostas para criar um novo sistema de segurança na Europa foram rejeitadas, assim como as suas iniciativas para resolver a ameaça da defesa antimíssil dos Estados Unidos no continente europeu.

O Ocidente, segundo Putin, também rejeitou os avisos de que a Rússia não poderia aceitar a expansão da NATO a leste, especialmente nas antigas repúblicas soviéticas.

"Porquê? Porque simplesmente não precisam de um país como a Rússia, é por isso", afirmou.

"Foi por isso que apoiaram o terrorismo, o separatismo na Rússia, as forças destrutivas internas e a 'quinta coluna' no nosso país. Todos eles receberam e recebem apoio incondicional deste mesmo Ocidente coletivo", denunciou o líder do Kremlin.

Putin acusou os países ocidentais de terem começado a guerra no Donbass em 2014, quando separatistas pró-russos iniciaram uma luta armada contra Kiev, com apoio de Moscovo, depois da anexação russa da península ucraniana da Crimeia.

"Dizem-nos que começámos uma guerra no Donbass, na Ucrânia. Não, foi desencadeada por este mesmo Ocidente coletivo ao organizar e apoiar um golpe armado anticonstitucional na Ucrânia em 2014, e depois ao encorajar e justificar o genocídio do povo do Donbass", afirmou.

Ao anunciar a invasão da Ucrânia, em fevereiro, Putin disse que estava a responder a um pedido de ajuda dos separatistas do Donbass e que a ofensiva se destinava a "desmilitarizar e desnazificar" o país vizinho.

"Este mesmo Ocidente é o instigador e o culpado do que está a acontecer hoje", disse o chefe do Kremlin.

Putin acusou o Ocidente de ter provocado o conflito na Ucrânia para "passar a uma nova fase na luta contra a Rússia, uma nova fase na contenção" do país.

"Por isso, podemos dizer que teve algum sucesso. E a guerra irrompe e são impostas sanções", disse, referindo-se às medidas decretadas pelos países ocidentais contra os interesses russos.

Putin defendeu que o Ocidente "deveria ter compreendido que já perdeu" desde que a Rússia começou a sua "operação militar especial" na Ucrânia.

Na sua perspetiva, o início da ofensiva na Ucrânia "significa também o início de uma rutura radical da ordem mundial à americana".

Putin denunciou ainda o "liberalismo totalitário" ocidental e disse que a ofensiva na Ucrânia marcou o início de uma transição de um mundo marcado pelo "egocentrismo globalizado norte-americano para um mundo verdadeiramente multipolar".

"E devemos perceber que este processo já não pode ser interrompido", acrescentou.

A Rússia lançou, em 24 de fevereiro, uma ofensiva militar na Ucrânia, condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

CHINA - Homem pensava ter problemas urinários, mas descobre que é a menstruação

Getty Images

Notícias ao Minuto   07/07/22 

Um homem chines tem sangue na urina todos os meses e dores abdominais, há 20 anos.

Um homem na China, natural de uma pequena cidade na província de Sichuan, que pensava ter problemas urinários descobriu que, na verdade, é intersexo e tem tido menstruação nos últimos 20 anos.

Após 33 anos a identificar-se como homem, foi-lhe dito que tem cromossomas do sexo feminino após um teste de análise cromossómica, avança o South China Morning Post.

Depois de ter sido operado, há mais de 20 anos, para solucionar o facto de urinar irregularmente, começou a ter sangue recorrente na sua urina. Ao ter um desconforto abdominal, que durou mais de quatro horas, um médico diagnosticou-lhe uma apendicite. No entanto, mesmo após o tratamento, os sintomas continuaram.

Foi através de uma consulta de rotina que descobriu a verdadeira causa da sua condição que dura há anos. O facto de ter cromossomas sexuais femininos faz com que tenha mensalmente sangue na sua urina e desconforto abdominal, causados pela menstruação. 

TERRORISMO - Estado Islâmico da África Ocidental reivindica ataque a prisão na Nigéria

© Native Reporters

Por LUSA   07/07/22 

O grupo terrorista Estado Islâmico da África Ocidental (Iswap) assumiu a responsabilidade pelo ataque a uma prisão na capital da Nigéria, Abuja, que resultou na fuga de várias centenas de prisioneiros, incluindo de dezenas de membros do Boko Haram.

O grupo indicou, em comunicado, que o ataque faz parte da operação 'Breaking the Walls', lançada antes de sua ofensiva relâmpago, em 2014, no Iraque e na Síria, segundo o sítio Intelligence Group, agência especializada no controlo de grupos terroristas.

As autoridades nigerianas realçam que mais de 800 prisioneiros conseguiram escapar-se da prisão, na sequência do ataque, embora mais de 400 tenham sido capturados pouco depois pelas forças de segurança, conforme noticiado pelo jornal nigeriano 'The Premium Times'.

O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, fez uma visita à área durante o dia, na quarta-feira, enquanto os governos dos Estados Unidos e do Reino Unido lançaram alertas de segurança por causa da fuga dos reclusos.

A embaixada norte-americana em Abuja informou, numa nota no seu sítio oficial, que "um aumento da criminalidade é esperado em Abuja e nos arredores" e recomendou aos seus cidadãos que "mantenham um alto nível de consciencialização sobre a sua segurança pessoal durante as próximas duas semanas e evitem viagens desnecessárias na estrada do aeroporto".

Por seu lado, o Ministério das Relações Exteriores britânico atualizou o alerta para viagens, recomendando aos seus cidadãos "que sejam ainda mais vigilantes na área" após o ataque à prisão, que causou "a fuga de um número indeterminado de prisioneiros".

O ataque ocorreu na última terça-feira e os terroristas usaram explosivos contra a prisão de Kuje, uma cidade perto da capital nigeriana, Abuja.

O Iswap surgiu como uma divisão de outro grupo terrorista, o Boko Haram, após o líder deste último, Abubakar Shekau, ter jurado fidelidade, em 2015, ao então líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al Baghdadi.

Após isso, Abubakar Shekau foi retirado da liderança, tendo sido nomeado um outro líder para o Boko Haram, facto que conduziu à separação do grupo e ao surgimento do Iswap.

Os ataques na Nigéria, antes concentrados no nordeste do país - onde operam Boko Haram e o Iswap - espalharam-se nos últimos meses para outras áreas do norte e noroeste, lançando o alerta sobre a possível expansão dessas redes, de terroristas e criminosos.


Leia Também: Seiscentos presos escapam de prisão na Nigéria após alegado ataque

PM | SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE MINISTROS - COMUNICADO

Finalizou a Reunião Ordinária do Conselho de Ministros, presidido por Sua Excelência Senhor Primeiro-Ministro Eng. Nuno Gomes Nabiam.

Confira as deliberações e medidas anunciadas pelo Coletivo Governamental, no comunicado final.

#chefiadogoverno2022

#GCPM

0️⃣7️⃣ 0️⃣7️⃣ 2️⃣2️⃣2️⃣✅

 Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Infelizmente a Guiné-Bissau não vai participar na peregrinação deste ano em cidade santa de Meca apesar de muitos esforços.

 Alto Comissariado a Peregrinação

União Africana pede solidariedade com empréstimos ao Banco Mundial

©Macky Sall 

Por LUSA  07/07/22 

O presidente do Senegal e presidente em exercício da União Africana, Macky Sall, defendeu hoje junto do Banco Mundial que os empréstimos concessionais não deviam entrar no cálculo dos níveis de dívida pública dos países africanos.

"Perante as nossas urgências e prioridades, coloca-se a questão da utilização ótima do financiamento dado pela Associação Internacional de Desenvolvimento; os nossos países necessitam de um espaço orçamental adequado para levar a cabo as suas políticas de resiliência e recuperação económica", disse Macky Sall, acrescentando que as especificidades de África, como os elevados gastos militares destinados a "garantir a soberania territorial" têm de ser tidos em conta.

"Gostava de pedir, em nome de todos os chefes de Estado, a todos os membros da IDA que não considerem o uso destes recursos concessionais como dívida, e isto melhorará significativamente o nível do défice", disse o Presidente senegalês, na abertura oficial do processo de reabastecimento do fundo da IDA destinado aos países mais frágeis e pobres.

Na intervenção na reunião que hoje decorre em Dacar, a capital do Senegal, e que decorreu a seguir à do diretor de operações do Banco Mundial, Macky Sall disse também que é preciso "enfrentar a realidade e não aplicar receitas universais, porque aqui nada é universal, as situações são muito diferentes".

Como exemplos apresentou a situação de insegurança que muitos países africanos enfrentam, e que obriga a desviar até 25% dos orçamentos para combater o terrorismo interno e grupos armados que ameaçam a autoridade do Estado.

O encontro, que reúne vários chefes de Estado africanos, incluindo o Presidente da Guiné-Bissau e os primeiros-ministros de Cabo Verde e da Guiné Equatorial, marca o pontapé de saída oficial do processo de reabastecimento deste fundo do Banco Mundial destinado a apoiar os países mais pobres, e que decorre desde este mês até 2025, com o objetivo de angariar 93 mil milhões de dólares (91,2 mil milhões de euros), dos quais 23,5 mil milhões de dólares (23 mil milhões de euros) virão de doadores internacionais.

"O ponto de partida deste reabastecimento é a ambição de fazer crescer as economias de forma inclusiva e sustentável, criar emprego e garantir que o capital humano é melhorado", disse o diretor de operações do Banco Mundial, chamando a atenção para a diferença fundamental relativamente a este processo de reabastecimento fundo, o 20.º desde a sua criação, em 1960.

"A grande diferença neste processo de IDA20 é que os chefes de Estado chamaram para si uma participação direta nas negociações e também por isso decidimos que o IDA19 devia durar apenas dois anos, e não três, como habitualmente, devido à magnitude das crises e das necessidades que os países enfrentam", disse Axel van Trotsenburg.

A IDA foi criada em 1960 para lidar com os desafios na Ásia, particularmente na Índia, mas nos últimos anos o foco tem-se movido para África; em 2000, cerca de 15% dos recursos eram canalizados para África, mas as necessidades de financiamento foram subindo e no ano passado o continente recebeu quase metade do total de financiamento disponível para os países mais frágeis, a rondar os 100 mil milhões de dólares, cerca de 98 mil milhões de euros.

"Neste próxima ronda de negociações, dos 93 mil milhões de dólares, cerca de 70% irão para África", concluiu Alex van Trotsenburg.


Leia Também: Banco Mundial vai ajudar Moçambique a suportar aumento dos combustíveis

REINO UNIDO - "Chamada de cortesia". Boris ligou à Rainha para lhe anunciar a demissão... O Palácio de Buckingham não confirma.

© Reuters

Notícias ao Minuto  07/07/22 

Boris Johnson telefonou à rainha Isabel II, esta quinta-feira, dando-lhe conta da sua intenção de se demitir, informa a imprensa britânica.

Esta manhã, o primeiro-ministro fez "uma chamada de cortesia" à monarca, para lhe indicar que se tenciona demitir. Contudo, este não precisa de se deslocar até ao palácio até que realmente abandone o cargo.

O Palácio de Buckingham, contudo, recusou confirmar qualquer diálogo que possa ter existido entre Boris Johnson e a rainha.

Isabel II encontra-se no castelo de Windsor e terá realizado a sua audição semanal com o governante na quarta-feira de manhã.

Foram mais de 60 políticos a sair do executivo de Boris Johnson, numa onda de despedimentos que teve início na terça-feira e que visa protestar contra o facto de o primeiro-ministro se manter no cargo mesmo com todas as polémicas em que está envolvido.

Embora tenha inicialmente rejeitado demitir-se e ter afirmado estar mais focado em resolver os problemas do país, Boris Johnson deverá assumir hoje que não há condições para continuar no cargo. A sua intenção, porém, é demitir-se apenas da liderança do Partido Conservador, mantendo-se como primeiro ministro até ao outono.

Boris tem agendada, para o início desta tarde, uma declaração aos meios de comunicação social.


Leia Também: Boris Johnson terá aceitado demitir-se, mas quer ficar até ao outono.

UCRÂNIA - Nova Zelândia critica incapacidade do Conselho de Segurança da ONU

© Lusa

Por LUSA  07/07/22 

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, criticou hoje a "incapacidade" do Conselho de Segurança da ONU em bloquear o poder de veto da Rússia sobre a invasão da Ucrânia.

"Temos de reformar as Nações Unidas para que não tenhamos de depender que cada país imponha as sanções autonomamente", disse Ardern num discurso no Lowy Institute em Sydney, no âmbito da visita oficial à Austrália que começou na segunda-feira e termina na sexta-feira, com um encontro com o homólogo australiano, Anthony Albanese.

O representante de Moscovo no Conselho de Segurança da ONU vetou todas as tentativas para se sancionar e criticar a invasão da Ucrânia pelas tropas russas.

"Nestas circunstâncias, esperar que as nossas instituições multilaterais atuassem não era uma opção para a Nova Zelândia", disse, justificando as medidas unilaterais tomadas pela Nova Zelândia e por outras nações para decretar sanções contra indivíduos e entidades russas ligadas à invasão.

A Nova Zelândia também prestou ajuda militar e humanitária à Ucrânia, bem como apoio a Kiev para levar ao Tribunal Internacional de Justiça os responsáveis por alegados crimes de guerra cometidos durante os combates.

PM | SESSÃO DE CONSELHO DE MINISTROS... 0️⃣7️⃣ 0️⃣7️⃣ 2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣✅

Sua Excelência Primeiro-Ministro preside neste momento a reunião ordinária do Conselho de Ministros.

O Coletivo Governamental vai nesta sessão analisar, discutir e aprovar os seguintes diplomas :

a) Projecto de Decreto relativo à Estratégia Nacional de Inclusão de Pessoas com Deficiência 

b) Projecto de Decreto que aprova o Regulamento de Concessão de alvará para o exercício da atividade de Televisão.

#chefiadogovernogb2022

#GCPM

 Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

A Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa recebeu hoje em audiência o Embaixador de Portugal.

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

Durante o encontro foram analisados entre outro, várias questões que afectam os cidadãos guineenses nomeadamente :

* Processos de pedido de visto

* Morosidade no agendamento 

O Embaixador informou das diligências que têm vindo a ser tomadas para melhorar o atendimento. 

O Diplomata português informou ainda que, o pedidos de agendamento é superior à capacidade de atendimento,  representando um número tão elevado que só é superado pelo Serviço Consular em Angola que supera todos os demais países dos PALOP. 

De acordo com o Embaixador de Portugal o atual número de pedidos de vistos para estudantes,  já supera 4.500, mas já foram atribuídos este ano mais de 2.000 vistos de estudantes. 

Durante a audiência as partes abordaram ainda questões sobre o projecto de construção da Escola Portuguesa de Bissau, um pedido especial do Presidente Úmaro Sissoco Embaló. 

O Embaixador de Portugal aproveitou para parabenizar a Sua Excelência Senhor Presidente da República pela nova Presidência da Conferência de Chefes de Estado e a Ministra de Estado pela Presidência do Conselho de Ministros da CEDEAO.