terça-feira, 30 de outubro de 2018

Polícia de Ordem Pública detém um individuo suspeito de falsificar cartões do eleitor, anuncia o Gtape.

Suspeito de falsificar cartões do eleitor um elemento da papelaria Banfica foi detido e ouvido pela POP. De seguida o caso foi transferido para a Policia Judicia, entidade do Ministerio Publico responsavel pela investigaçao criminal.

O Gabinete Tecnico de Apoio ao Processo Eleitoral Gtape foi quem conduziu a policia ao local, onde se encontrou um cartao de eleitor alegadamente falso.

O cartão foi levado para comprovar, mas se constatou que nao se encontrava registado no sistema que alegadamente devia pertencer.


ACANDÉ 
30 Out 2018

Aliu Cande

PR da Guiné-Bissau põe PM a explicar razões de adiamento de legislativas

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, iniciou hoje uma reunião com as autoridades eleitorais, partidos políticos e sociedade civil para o primeiro-ministro explicar as razões para o adiamento das legislativas, marcadas para 18 de novembro.


"Na semana passada, o primeiro-ministro veio dizer-me que por razões várias - é a ele que compete explicar - não é possível ir às urnas no próximo dia 18 de novembro", afirmou o chefe de Estado, numa intervenção no início do encontro.

O Presidente esclareceu que o primeiro-ministro lhe apresentou um conjunto de documento e que está presente na reunião porque é a "ele que compete explicar os fundamentos para a transferência as eleições que estavam marcadas para dia 18 para outra data".

"Penso que se falarmos direito, na unidade e amizade encontraremos uma saída para a atual situação", afirmou o chefe de Estado guineense.

O Presidente guineense também afirmou que se deve encontrar uma solução interna e não uma que "venha de fora".

"Quando há problemas em outros países não somos convidados para as ir dirimir e eu penso que temos capacidades e determinação como filhos da Guiné para encontrarmos uma solução", afirmou.

No encontro não participam os partidos com assento parlamentar com exceção do Partido de Renovação Social (PRS), segunda maior força política do país.

Numa carta, lida por José Mário Vaz, o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) explicou a sua ausência do encontro com o facto de estar no Governo, que já apresentou um relatório sobre o recenseamento eleitoral.

O processo eleitoral para as legislativas, marcadas para 18 de novembro na Guiné-Bissau, tem sido bastante criticado pelos partidos políticos e pela sociedade civil, principalmente o recenseamento, que começou atrasado a 20 de setembro.

Recentemente, o Governo anunciou o que o recenseamento eleitoral se deveria prolongar até 20 de novembro e terminar dois dias depois da data marcada para a realização das legislativas, que deverão ter de ser adiadas.

A nova data das eleições legislativas ainda não foi confirmada, mas fontes ligadas ao processo admitem dois cenários, nomeadamente eleições em meados de dezembro ou em finais de janeiro de 2019.

No início de outubro, o Presidente da Guiné-Bissau já tinha feito uma reunião idêntica para perceber as críticas ao processo de recenseamento eleitoral em curso no país, tendo pedido para haver mais diálogo.

dn.pt/lusa

NOTA À IMPRENSA

Nos termos da Legislação Eleitoral da República da Guiné-Bissau, o recenseamento eleitoral é oficioso, obrigatório, permanente e único para todas as eleições, por sufrágio direto, universal e secreto, assim como para os referendos (artigo 2º). 

O recenseamento eleitoral é um direito inalienável de todos os cidadãos da Guiné-Bissau, independente de qualquer Órgão ou Entidade. 

É inaceitável o fornecimento de um único kit de recenseamento para um país arquipelágico como Cabo Verde, que em recenseamentos anteriores conseguiu inscrever cerca de 5000 guineenses. Ademais, o kit enviado não pertence ao lote dos da Nigéria, mas sim os primeiros enviados por Timor Leste, contrariando as informações veiculadas pelo Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE). Até a presente data, o número de recenseados em Cabo Verde, isto é, na ilha de Santiago não ultrapassa os 1563 cidadãos e sem perspetiva de recenseamento nas outras ilhas por falta de meios financeiros, segundo o representante do GTAPE. 

Assim, a representação do Partido da Renovação Social (PRS) em Cabo Verde, apresenta a sua reclamação relativamente a: 

1. Número insuficiente de Kits para cobrir o recenseamento no território nacional; 

2. Envio de Kits usados em recenseamentos anteriores, sem conhecimento dos partidos políticos, o que consideramos ser falta de transparência em todo o processo; 

3. Falta de divulgação/publicidade do processo de recenseamento eleitoral em Cabo Verde; 
4. Falta de meios para deslocação às ilhas para promover o recenseamento. 

Neste sentido, o PRS em Cabo Verde, apela a entidade responsável pelo Recenseamento Eleitoral providenciar meios para a efetiva deslocação as ilhas e reparar os erros cometidos. 

Sem mais assunto de momento, subscreve-se

Dauda Sanó - Representante

Dauda Sanó



Dauda Sanó 

Breakings News:Os imigrantes Guineenses, amigos e Familiares exigem as autoridades Angolanas a justiça pelo assassinato de um jovem imigrante da Guine Bissau, aparentemente 27 anos de Idade Natural de Paunca, ja 5 meses, mais ate agorá,nada foi esclarecida,pelos detentores da justiça Angolana.

O Jovem Natural de Paunca Leste do Pais, foi assassinado num dos bairros da Luanda Capital Angolana, por um grupo das pessõas, não identificadas no seu local de trabalho, uma loja Comercial estabelecida pelo tio do Malogrado, ja 10 anos.

Visivelmente indignados, com a morocidade do processo,os imigrantes afirmam que a diaspora Guineense em Angola esta, no estado de abondono sem qualquer protecçao em todos vertentes.

Por este motivo exortam as autoridades da Guine Bissau dar pelo menos um pouco atençao a comunidade Guineense imigrada.



Braima Camara

PAIGC comunicado de imprensa

PARTIDO AFRICANO PARA A INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ E CABO-VERDE 

SECRETARIADO NACIONAL

Comunicado de Imprensa

O PAIGC e os guineenses estão a ser confrontados, mais uma vez, com uma grande encenação por parte de Sua Excelência Srº Presidente da República, num jogo político de conveniências pessoais e do seu grupo de interesses, que determina a convocação dos partidos políticos para um novo encontro para a análise e discussão do processo de recenseamento e, eventualmente, de um novo cronograma eleitoral, quando na verdade os interlocutores oficiais para essa discussão não é o Presidente da República, mas sim o Governo e a Comissão Nacional de Eleições.

O Sr. Presidente da República não desarma e age com um calculismo político claro, ao fingir que não aceita uma data pós 2018, quando no fundo é o que ele sempre quis com o seu Roteiro apresentado em 2017, ou seja, a organização de eleições simultâneas em 2019. 

O que o Sr. Presidente da República pretende é um pretexto para o derrube do atual Governo, o que o PAIGC considera muito arriscado, na medida em que o adiamento das eleições para além de 2018 será interpretado como um confronto à CEDEAO e a toda a comunidade internacional, o que irá contribuir para o agudizar da tensão política no país e a deterioração das condições de vida das nossas populações.

De acordo com a Constituição da República, o órgão de consulta do Presidente da República é o Conselho de Estado e não os partidos políticos (cerca de 50 legalmente constituídos), o que demonstra, mais uma vez, que o Presidente da República fez uma opção clara de entrar pelos caminhos da ilegalidade e da inconstitucionalidade. Esta obsessão do Presidente da República de se furtar as suas obrigações constitucionais tem sido a principal causa da prevalência da crise política e institucional no nosso país.

O PAIGC vem recordar que, se não tivesse havido lugar a irresponsabilidade e a falta de patriotismo do Presidente da República em aprofundar a crise iniciada por si em 2015, com sucessivos derrubes de governo, as eleições legislativas teriam lugar em Abril 2018, de acordo com a Constituição da República e o calendário eleitoral. Neste momento, só as datas de 16, 23 e 30 de Dezembro de 2018, são viáveis, pois respeitam o ano marcado para a renovação do mandato do parlamento e do governo. 

O PAIGC lamenta e condena profundamente que o Presidente da República queira manter esta crise política, continuando com a sua deriva lunática e exorta, por fim, a todos os seus militantes e simpatizantes, a sociedade civil e a comunidade internacional a manterem-se atentos a todas as iniciativas incendiárias que visam adiar as eleições legislativas para além de 2018.

Bissau, 30 de Outubro 2018

O Secretariado Nacional do PAIGC



ditaduraeconsenso

Florestas - Brigada de Proteção Ambiental da Guarda Nacional recebe viaturas para reforço da vigilância

Bissau, 30 Out 18(ANG) – A Brigada da Proteção da Natureza e Ambiental da Guarda Nacional beneficiou no fim de semana de três viaturas dupla cabine e trinta e oito motorizadas para o reforço das suas atividades de vigilância e proteção das florestas do país.

Em declarações à imprensa no ato da entrega dos referidos materiais, o ministro do Interior lamentou a devastação das florestas ocorrida em 2012.

 “Para travar essa situação o governo disponibilizou cinco por cento  da taxa de venda de madeiras apreendidas com a finalidade de reforçar a fiscalização das nossas matas”, revelou Mutaro Djaló.

O governante disse que depois da disponibilização  das verbas cujo montante não revelou, adquiriram de imediato as referidas motorizadas e viaturas  e doaram  um montante em dinheiro para aquisição de fardas específicas para as forças da Brigada de Proteção Ambiental.

“Com os meios postos a vossa instituição vamos exigir  esforços da vossa parte para cumprir o vosso papel na vigilância das nossas matas para que, de facto, possamos diminuir  cortes abusivos das árvores”, disse o ministro do Interior. 

ANG/ÂC//SG

Avião com 189 pessoas a bordo cai no mar na Indonésia


Um avião da companhia Lion Air com 189 pessoas a bordo caiu nesta segunda-feira (29) no mar de Java, poucos minutos depois de decolar do Aeroporto de Jacarta, na Indonésia.

Cerca de 300 pessoas, entre soldados, agentes da polícia e pescadores, estão empenhadas na busca de vítimas ou sobreviventes, e os primeiros corpos foram achados a oito quilômetros da península de Tanjung Karawang.


O piloto tinha pedido à torre de controle para retornar ao aeroporto depois de notar um problema técnico. Os controladores autorizaram o pouso, mas o voo JT610 desapareceu dos radares aproximadamente 10 minutos após decolar, às 6h30 (horário local).

O Boeing 737 tinha como destino Pangkal Pinang, cidade situada na ilha de Bangka. A Agência Nacional para Medidas contra Desastres (BNPB) publicou no Twitter fotos de partes da fuselagem do avião, celulares, livros e bolsas encontrados pelas equipes de busca e socorro.

O CEO da Lion Air, Edward Sait, disse em nota que o avião havia sido inspecionado na noite do último domingo (28) devido a um problema técnico. A aeronave tinha viajado de Dempassar a Jacarta no sábado (27), quando os pilotos perceberam algo de errado. Engenheiros verificaram a aeronave, mas a liberaram para voo.

Esse é o pior desastre aéreo na Indonésia desde setembro de 1997, quando a queda de um avião em Sumatra matou 234 pessoas.

As companhias aéreas do país foram impedidas em 2007 de voar para a Europa por problemas de segurança, ainda que a permissão tenha sido concedida novamente a algumas empresas nos anos seguintes. Em junho de 2018, o veto foi completamente revogado.

Ansa Brasil

29.10.2018 - Denuncia de um consumidor - HNSM Serviço do laboratório

"Eu queria denunciar um caso no KLUB dos Consumidores. Estou aqui no hospital no serviço do laboratório já a 4 horas só há uma analista em todo o hospital

As outras só ficam a bater papo nem se quer pegam a amostra eu vim com a minha mãe depois de 1 hora de espera resolvi entrar e vi a amostra da minha na mesa e resolvi levar para sala e vi que havia só uma pessoa. A população sofre no serviço da saúde"


‎Ivinho Lurdes‎ para KLUB dos Consumidores