6 de dezembro de 2018

Jornal Última Hora destaca na sua Edição de hoje:

Técnicos do Gtape roubam ata de reunião interna não assinada para entregar na Presidência, criando confusão, cintando o Diretor geral interino Cristiano Na Betam-a.



Aliu Cande

Vara Crime da Delegacia do Ministério Público do Tribunal Regional de Bissau suspende todos os trabalhos do Gtape e ordena a colocação da Polícia para o controlo das instalações.





Aliu Cande

SOBRE TECNICOS NIGERIANOS



UA APELA CALMA DURANTE PROCESSE ELEITORAL

O representante da União Africana (UA), igualmente porta-voz do P5, apela Serenidade e Calma dos Lideres Políticos da Guiné Bissau a volta do processo de recenseamento eleitoral em curso

Ouvido Pequeno fez este apelo, hoje quinta-feira 06 de Dezembro, à saída da audiência com o presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassama.

O diplomata São-tomense ao serviço da União Africana reconheceu que o processo começou com algumas dificuldades mas acredita que o diálogo poderá ajudar a ultrapassar os problemas.

“O processo começou com algumas dificuldades mas as dificuldades quando eles existem são para serem suprimidas na base de um diálogo permanente entre os actores políticos para a satisfação de todos”, referiu Ovídio Pequeno.

Pequeno pede ainda, capacidade e paciência de esperar, para a resolução dos problemas que afligem o processo de recenseamento eleitoral em curso.

O chefe do escritório da União Africana na Guiné Bissau, disse por outro lado que a comunidade internacional está preocupada e contínua aguardar da parte do governo, que seja indicada uma data para o fim do recenseamento eleitoral e a marcação das eleições legislativas. 

Por: Turé Da Silva

Radiosolmansi.net

Ministério Público guineense impede técnicos nigerianos de entrar em edifício de órgão eleitoral

A polícia guineense impediu que três técnicos nigerianos prestassem colaboração a peritos locais na configuração do servidor em que estão os dados do recenseamento eleitoral, disseram à Lusa fontes do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE).

Fonte do comissariado da polícia indicou à Lusa que a ordem de retirada aos técnicos nigerianos das instalações do GTAPE foi dada pelo Ministério Público.

Os três técnicos nigerianos, solicitados pelo GTAPE, chegaram a Bissau na terça-feira e iriam permanecer no país até hoje para ajudar os peritos guineenses a configurar o servidor que tem dados do recenseamento eleitoral.

Por volta das 20:00 de quarta-feira, a polícia entrou nas instalações do GTAPE, no centro de Bissau, dando ordens para que os técnicos nigerianos abandonassem o local, disseram os presentes, realçando que não houve nenhuma resistência.

Os três técnicos, cuja empresa forneceu grande parte dos equipamentos de registo biométrico de eleitores guineenses, encontram-se numa unidade hoteleira, aguardando orientações da Nigéria, disseram à Lusa fontes do GTAPE.

A pedido do Governo guineense, a Nigéria mandou fazer 'kits' de registo biométrico, que estão a ser usados no recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau, mas vários setores políticos têm vindo a questionar a fiabilidade do processo, levantando dúvidas sobre a real colaboração dos nigerianos.

Um grupo de partidos políticos tem vindo a denunciar alegadas interferências de técnicos nigerianos nos servidores do GTAPE, a partir de controlo remoto.

O Ministério Público ouviu esta semana três técnicos do GTAPE, na sequência da queixa posta por um grupo de partidos políticos, a quem impôs a medida de coação de termo de identidade e residência.

Hoje, o diretor-geral do Gtape, Cristiano Na Betam, e outros técnicos foram ouvidos pelo Ministério Público na qualidade de testemunhas no âmbito daquele processo.

DN.PT

Director-geral do Gtape está a ser ouvido na Vara Crime do Ministério Público,

Cristiano Na Betam-a, juntamente com mais três tecnicos de Banco de Dados do Gtape, Moanesi Albano Quadé, Gabriel Gibril Balde e Buam Na Mbana são ouvidos como testemunhas em denuncias por alegadas irregularidades na configuração do Servidor de Base de Dados do recenseamento eleitoral.

Tudo começou a partir de uma Ata da Reunião Interna dos responsaveis do Banco de Dados, denunciando alegadas tentativas de manipulação dos dados de recenseamento a partir de Nigéria, que segundo os tecnicos poderia por em causa a soberania nacional.

Na última terça-feira, o Ministério Publico ouviu o Coordenador de Base de Dados do Gtape, Mamadu Iaia Bari e mais dois tecnicos, Bacar Sanha e Joao Oquica de Sá. Eles foram ouvidos como suspeitos e aplicados o Termo de Identidade e Residência- TIR.

Aliu Cande

Foram confiscados os passaportes aos nigerianos que vieram apoiar no processo de sincronização dos cadernos eleitorais. Neste momento, o Embaixador da Nigéria está reunido com o primeiro-ministro no ministério das Finanças

ditaduraeconsenso.blogspot.com

A retirada dos técnicos nigerianos das instalações do Gtape foi uma ordem expressa do Ministério do Interior.


Assim confirmou uma fonte do Comissariado da Pop, tendo adiantado que o Comissário da Pop, Celso de Carvalho executou apenas um alegado mandado do Ministério Público.

Os tecnicos nigerianos se encontram no país a pedido das autoridades guineenses para apoiar na configuração do Servidor, para a consolidação dos dados do recenseamento na Base de Dados de Gtape.

A Nigéria é o país que respondeu a tempo, o pedido das autoridades de Bissau, tendo disponibilizado equipamentos para o recenseamento eleitoral.

Aliu Cande

Opinião: DOIS MESES SEM AULAS E TANTOS DE INDIFERENÇA DO GOVERNO!

O nosso povo tem todo o motivo para se orgulhar do seu passado histórico marcado por um momento particularmente glorioso e exemplificativo do sentido de patriotismo e compromisso com o bem-estar comum. Refiro-me à honrosa luta pela libertação dos povos da Guiné e Cabo-verde do colonialismo português. Uma luta que o PAIGC libertador e o seu inesquecível líder, Amílcar Cabral, mesmo antes da independência, consideraram do “programa menor”, não no sentido inferior da expressão, mas em comparação lógica com o que seria, na mesma perspectiva, o “programa maior” – reconstrução de uma sociedade, na altura, há mais de cinco séculos sob uma administração colonial que não apenas dominou o seu território; promoveu isolamento fractura entre comunidades já de si diferentes em termos étnicos e culturais; mas sobretudo impondo à população no território guineense o seu modo de ser e ver o mundo.

Era esta a sociedade que os nossos gloriosos combatentes da liberdade de pátria herdaram do colonialismo. No entanto, embora difícil a sua situação financeira, o novo Estado da Guiné-Bissau sabia da sua missão de levar o país ao progresso, depois de conseguir, de modo exemplar, unidade para a luta que libertou o seu povo do esquecimento. E a educação do povo, que é o que me motiva a este exercício, já se destacara como prioridade mesmo antes da independência do país, se bem que todos nos devemos recordar dos esforços consideráveis que os dirigentes do partido e o seu líder fizeram no sentido de garantir, mesmo que sob mangueiras ou à sombra de polons, que funcionassem escolas nas então zonas libertadas. Escolas com bons professores, com materiais que eram fundamentais para os alunos aprenderem com os seus professores e escolas que já prenunciavam a forte vontade de investir, de facto, na formação do homem novo que ia tomar conta de um Estado novo, erguido de cinzas de opressão colonial.

Hoje, 06 de Dezembro de 2018 e após 45 anos de independência, as aulas nas escolas públicas da Guiné-Bissau estão por começar. Quem diria a Cabral e seus camaradas que ia fazer para ser assim?! O governo abre o ano lectivo 2018/19 a 14 de Setembro, tendo no mesmo dia indicado a data de 01 de Outubro para o início das aulas, mas a realidade é que, depois de sessenta e sete dias, só as escolas privadas onde estudam os filhos dos governantes e outras é que se encontram de portas abertas, consequência de uma greve dos sindicatos de professores, que exigem do governo, sobretudo, a aprovação e implementação do Estatuto de Carreira Docente e pagamento de todos os atrasados mensais aos professores de diferentes categorias profissionais. Exagero ou não, a verdade é que, independentemente do tipo de governo em administração dos assuntos do Estado, a quem trabalha se deve o seu digno salário. O que não deixa de ser exagerado e incompreensível, no entanto, é a incapacidade de o governo convencer os sindicatos a levantarem a greve, numa altura em que o primeiro período lectivo se encontra praticamente perdido, estando o ano lectivo em perigo “de se salvar”, usando a triste expressão que, ao longo dos tempos que vivo e que estudei na Guiné-Bissau, se usa pelos próprios responsáveis do Ministério da Educação, quando não quiserem assumir as suas responsabilidades perante uma realidade educativa (evito dizer sistema educativo) desorganizada e representadora do que é a Guiné-Bissau desviada do “programa maior”.

Desde o dia 08 de Novembro passado, tem havido manifestações de diferentes formas e de modo continuado, por parte de diferentes quadrantes da sociedade civil, no sentido de pressionar e exigir do executivo liderado por Aristides Gomes o início das aulas nas escolas públicas, mas em resposta, ou é a polícia que bate em estudantes, ou é Ministro da Educação que, de modo indiferente, passa por alunos barricados em frente da instituição que tutela, como se esses não lhe dissessem a mais sagrada frase que qualquer governante digno desta alcunha devesse prestar em máxima atenção: “Bo danu no diritu! / No misti bai skola!”, ou seja, “Exigimos o nosso direito! / Queremos estudar!”. Mais do que triste, estamos perante uma situação vergonhosa, num país em que, não tarda, teremos comícios a colocar os setores de Educação e Saúde no topo dos seus projetos eleitorais, para depois nos manterem cada vez mais presos na ignorância e medo, enquanto povo. E é por isso que o povo é chamado a se erguer para o seu bem, para a sua sobrevivência, porque os tempos de “Djitu ka tem” já devem estar para a História, se quisermos retomar o sentido dignificante de ser guineense. 

Por: Sumaila Jaló

Professor do secundário e estudante de História Contemporânea.

OdemocrataGB

ESCÂNDALO CRIMINOSO PAIGC APANHADO EM FLAGRANTE CRIME NA GTAPE, VICIANDO OS DADOS DO SERVIDOR COM NIGERIANOS

Que País é este a Guiné Bissau?? 

Ontem pela calada da noite, depois de todos os funcionários da GTAPE, terem abandonado o seu posto de trabalho, os criminosos e bandidos do PAIGC, Justen Nosolini, Iaia Bari, Edson Pereira  sobrinho do DSP a mando deste, o vendido Cipriano Na Betan, e dois NIGERIANOS autores de todos os softwares/ programas, que foram instalados nos Kits e no Servidor Principal a operar no processo de recenseamento na Guiné Bissau, foram surpreendidos pela Polícia Guineense SÓZINHOS no local do crime a preparar e a viciar o servidor principal antes da sincronização dos dados, isto depois de várias denúncias de partidos de oposição destes actos  fraudulentos e pouco transparentes que visam viciar pela primeira vez o recensenseamento eleitoral na Guiné Bissau, como é habito nos Países da CEDEAO para darem vitória eleitoral antecipada a quem melhor servir os seus interesses, neste caso ao PAIGC e DSP.

Os Nigerianos tinham uma mala de ferro aonde transportavam outro computador já preparado para ligarem ao servidor principal antes da sincronização dos dados que tinha sido convocado para hoje por forma a viciarem, manipularem todo o sistema enganando tudo e todos, por eles concebido e ainda sómente por eles conhecido intrinsicamente.

Apanhados em flagrante delito, estes criminosos deviam de imediato serem todos presos. Como sempre nada lhes aconteceu, ligaram de imediato para o Primeiro Ministro Aristides Gomes pedindo socorro, perante isto o mandante môr destes crimes 

Aristides Gomes em conluío com DSP, deslocou-se de imediato a GTAPE para evitar a prisão destes CRIMINOSOS, coisa que conseguiu garantir com êxito. 

O que aconteceu ontem a noite ultrapassou tudo o que é admissível e razoavél, meus Senhores a ùnica solução é o abandono imediato de todas as forças Nacionalistas deste governo de TRAPAÇA, para que amanhã não venham a ser chamados a prestarem contas também.

GUINEENSES chegou o momento de todos estarmos vigilantes e de novo lutarmos pela nossa Independência e Soberania mesmo que para isso tenhamos que dar as nossas VIDAS.

 BASTA das manobras de DSP, da CEDEAO, NIGERIANOS, do P5 (Ovido Pequeno) e dos inimigos deste POVO.

GUINEENSES, conhecemo-los todos, apartir de hoje  preparemo-nos para tudo, somos a maioria, vamos acabar  defenitivamente com estas manobras criminosas está nas nossas mãos.

 BASTA, JOMAV ABÓ KI CULPADU U MEDI QUIM????

Fonte: dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

PM guineense garante no Parlamento recenseamento transparente e eleições justas

O primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, garantiu hoje no parlamento que o recenseamento eleitoral decorre de forma transparente e que as eleições legislativas serão realizadas de forma justa e livre, refutando suspeitas de vários partidos do país.

Respondendo às interpelações dos deputados, Aristides Gomes aproveitou para esclarecer várias dúvidas sobre o andamento do recenseamento eleitoral e garantir que "tudo decorre dentro da lei" e disse que quem tiver dúvidas poderá contactar o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (Gtape).

Quanto à data das eleições, o primeiro-ministro guineense disse que será anunciada oportunamente pelo chefe do Estado, José Mário Vaz, e que os cidadãos irão votar para escolher um novo Governo.

O presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, agradeceu o facto de Aristides Gomes ter respondido aos apelos dos deputados, enalteceu a forma como esclareceu as dúvidas, mas pediu que tudo seja feito para as eleições legislativas "não passem do mês de janeiro" de 2019.

A ocasião serviu igualmente para o primeiro-ministro esclarecer sobre as diligências junto dos sindicatos de professores para os demover da greve em curso e que tem impedido a abertura das escolas públicas.

Aristides Gomes disse ser difícil o entendimento entre o Governo e os professores, já que os sindicatos têm recusado todas as propostas apresentadas e que poderiam levar ao levantamento da suspensão laboral. 

"Se fosse só uma greve cuja motivação era reclamar salários em atraso já havia uma solução, mas como a greve tem motivações políticas é difícil o entendimento com os sindicatos", notou Gomes.

O primeiro-ministro guineense aproveitou para explicar o significado das suas palavras, bastante criticadas no país, quando considerou a greve dos professores como selvagem.

"Disse que é uma greve selvagem porque os sindicatos não estão a respeitar as leis de greve. Nunca vi uma greve por tempo indeterminado, uma greve por 21 dias renováveis", afirmou Aristides Gomes.

O líder do Governo guineense defendeu que tem sido alvo de vários ataques de forma injustificada, por parte de sindicatos e de setores políticos, mas sublinhou que compreende a natureza das investidas. 

"Como dizia um célebre treinador do Benfica, Otto Gloria, a melhor defesa é o ataque. Atacas para não seres atacado, mas isso não te deixa vacinado", avisou Aristides Gomes, prometendo responder aos ataques em devido tempo.

MB // JH
Lusa/Fim

O Dia Internacional do Voluntariado foi comemorado no Bairro de Gabuzinho em Bissau sob o lema “Voluntários constroem comunidades resilientes”.


 O evento contou com a presença de aproximadamente 70 participantes, voluntários e residentes da comunidade. O público foi sensibilizado sobre a temática, através de uma peça de teatro dinâmica. Em seguida, foi evidenciada a gravidade dos danos causados pelo vendaval de 27 de junho de 2018, com um mural de fotografias. Logo depois, voluntários e residentes plantaram, juntos, 50 árvores em frente à Gabusinho, para servir de quebra-vento e, assim, ajudar a reduzir a força do vento naquela área. Além disso, está prevista a entrega de 500 árvores em Gabúsinho e em Antula Kuio nos próximos dias.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Associação de Moradores e Amigos de Bairro Belo Horizonte "zona Djolo", António Jacinto Gomes, Amadu Balde, Representante do Poder tradicional, o Secretário Geral do Comité Nacional de Voluntários, Mutaro da Silva, Encarregada do Programa dos Voluntários das Nações Unidas, Diva Biai, o responsável pelo Programa, Dauda Sal, em representação do PNUD e Nkitchna Na Obna, em representação do Secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desportos.

As celebrações começaram no dia 3 com um ateliê para 55 voluntários sobre infraestruturas, resistência ao clima e prevenção de riscos. A iniciativa resulta de uma parceria entre o programa dos Voluntários das Nações Unidas (UNV), o Comité Nacional de Voluntários da Guiné-Bissau, a ONU Habitat, o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), o Serviço Nacional de Proteção Civil (SNPC), a Cruz Vermelha e a Câmara Municipal de Bissau.








Fonte: ONU na Guiné-Bissau

PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU VIAJA PARA GUINÉ EQUATORIAL EM VISITA OFICIAL DE 48H

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, viaja nesta quinta-feira, 6 de Dezembro, para a Guiné-Equatrorial a convite do seu homologue, o Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, para uma visita oficial de dois dias.

Nesta deslocação o presidente da Republica será acompanhado pelo Ministro dos negócios estrangeiros, Ministro da defesa nacional e alguns dirigentes da presidência da República.


Bissau On-line

COMUNICADO DE IMPRENSA DA EMBAIXADA DE ANGOLA NA RGB






guineendade

PM Aristides Gomes: “SE A GREVE DOS PROFESSORES FOSSE PURAMENTE SINDICAL, JÁ TERÍAMOS AS ESCOLAS DO PAÍS ABERTAS”

O Primeiro-ministro, Aristides Gomes, afirmou esta quarta-feira, 05 de dezembro de 2018, que se as reivindicações dos professores fossem greves puramente sindicais, as escolas públicas do país estariam abertas. Assegurou que “se houver más intenções com cunho político, é impossível controlar a situação das greves no setor educativo”.

Aristides Gomes falava aos jornalistas depois de ter sido interpelado pelos deputados da nação sobre a situação da greve no setor educativo bem como do processo de recenseamento eleitoral em curso no país. O Chefe de executivo estava acompanhado de onze (11) membros do governo na sessão parlamentar.

O chefe do executivo guineense disse à imprensa que não compreende a motivação que levou os professores a prosseguirem com a onda de greves nas condições difíceis em que se encontra o país, tendo frisado que o governo que dirige fez um aumento salarial na função pública bem como engajou-se em pagar os salários atrasados progressivamente. Mesmo assim continua a ver professores que não querem trabalhar.


“Estamos a tentar fazer o nosso trabalho e pensamos que razoavelmente estamos a conseguir alguma coisa, nomeadamente a estabilização social do país ao mesmo tempo, organizar o processo eleitoral para que possamos ir às eleições com maior tranquilidade. Vamos continuar a negociar com os sindicatos pedindo que sejam razoáveis para que as dívidas anteriores não venham a paralisar o clima de estabilidade que estamos a construir neste momento”, exortou Aristides Gomes.

Relativamente ao processo de recenseamento eleitoral, Aristides Gomes assegurou que quando se ultrapassa os 90 por cento de recenseados da população estimada, pode-se dizer que  estão reunidas as condições para terminar o recenseamento. Contudo sustentou que “a pressão feita pelos partidos políticos em relação ao processo obrigou o governo a aumentar um bocadinho os dias para recensear o máximo de potenciais eleitores”.

“Nós pensamos que ultrapassamos os 90 por cento, já atingimos uma barra extremamente favorável para a realização das eleições livres, justas, transparentes e inclusivas”, afirmou o primeiro-ministro. 

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

OdemocrataGB 

A DELEGAÇÃO CHINESA ESTÁ NO PAÍS PARA SABER SE HÁ CONDIÇÕES PARA DESENVOLVER A PRODUÇÃO DE ARROZ HÍBRIDO


O Embaixador da República Popular da China no país, Jin Hong Jun que falava à imprensa após o encontro esta quarta-feira com o Presidente da República, disse que a delegação chinesa veio ao país para saber se há condições para desenvolver a produção de arroz híbrido.

Jin Hong Jun, disse que o seu país espera, com expectativa que a Guiné-Bissau venha a conhecer um período de verdadeira estabilidade,  indispensável para o desenvolvimento do país, disse. 

Salientou ainda que, o arroz é dieta muito importante para os guineenses e neste momento o país produz apenas 40% do que necessita, o que não é suficiente. Por isso, o Presidente da República quer que o sector de plantação do arroz seja desenvolvido, e ele espera que, com a vinda da delegação, poderá ver se há condições ideais, para tal, assegurou. 

Para Jin Hong Jun, depois do encontro com o José Mário Vaz, a delegação irá visitar algumas bolanhas do país, e manter contactos com especialistas do Ministério de Agricultura para troca de opiniões, a fim de recolher dados sobre o país para saber se há condições agrícolas e climáticas para a plantação de arroz híbrido. 

O diplomata informou que, a Guiné-Bissau produz-se duas  toneladas por hectar, e o arroz híbrido é um tipo de semente pequeno ou seja, o filho de dois tipos de arroz que multiplica ou triplica a produção. Com esse tipo de sementes podemos produzir 20 toneladas por hectar, disse. 

A visita da delegação chinesa ao país insere-se no quadro do convite feito pelo Presidente da República José Mário Vaz ao Pai de Arroz Híbrido, na província chinesa de Hunan, durante a cimeira China-África, no passado mês de setembro, na República Popular da China. 

Por: Noémia Gomes da Silva

Rádio Nossa 05.12.18


Recenseamento eleitoral: PAIGC DENUNCIA QUE A OPOSIÇÃO PRETENDE AVANÇAR COM PROVIDÊNCIA CAUTELAR

O Porta-voz do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), João Bernardo Vieira, denunciou esta quarta-feira, 05 de dezembro 2018, a intenção de alguns partidos políticos da oposição em avançar com uma providência cautelar na justiça guineense com o propósito de atrasar o processo eleitoral.

O dirigente dos libertadores falava em conferência de imprensa realizada na sede nacional daquela formação política em Bissau, com o propósito de reagir sobre as ameaças proferidas pelo deputado da nação Sola N`Quilim Na Bitchita contra a pessoa da ministra de Administração Territorial, Ester Fernandes, que igualmente é dirigente do PAIGC.

Sustentou ainda na sua comunicação que os partidos políticos que supostamente pretendem avançar com a providência cautelar no tribunal não têm elementos que justifiquem a mesma intenção, tendo revelado que o único objetivo destes partidos, cujos nomes não precisou à imprensa, “é atrasar o processo do recenseamento eleitoral em curso no país”.

“Desde o início deste processo falaram-nos de cenários e vimos vários cenários. Depois, falaram-nos dos kits e agora estão a reclamar a questão do servidor. Está claro que estão desesperados e não querem que as eleições tenham lugar” acusou.

Sobre as ameaças proferidas pelo deputado Sola N`Quilim Na Bitchita contra a ministra de Administração Territorial, João Bernardo Vieira contrataca e pede a demissão do deputado dos renovadores do seu posto de presidente da Comissão Parlamentar Especializada para a defesa da Mulher e Criança, porque, conforme disse, “não está a fazer o seu trabalho em defesa da mulher e criança, mas sim ameaçar a mulher”.

O porta-voz dos libertadores exigiu ainda o primeiro-ministro, Aristides Gomes, a fazer um pronunciamento ao país, informando ao povo guineense se o processo do recenseamento eleitoral vai terminar hoje ou não, tendo em conta que o executivo teria concedido mais duas semanas (15) dias para o registo eleitoral, que precisamente termina hoje, 05 de dezembro.

Vieira reafirma a posição do PAIGC em ver realizadas as eleições ainda no decurso deste mês. Para isso, apela o Presidente da República, José Mário Vaz, a remarcar a nova data das eleições legislativas. 

Por: Assana Sambú

OdemocrataGB