domingo, 23 de fevereiro de 2020

Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo - Arrivé à Bissau


Mes voyages m'ont conduit en Indonésie, en Turquie, en Afrique du Sud et au Nigeria. J'ai reçu la promesse du chef de l'État indonésien de se rendre en Guinée-Bissau dans le courant de l'année. Bientôt une société turque commencera à opérer en Guinée-Bissau et l'arrivée des bateaux que je mettrai sur les îles et Farim pour des traversées , une des priorités pour sortir le pays de son isolement. 

En ce qui concerne mon investiture. Je serai investi le 27... Il y aura deux phases... Comme je l'ai toujours dit pendant la campagne, ma prise de fonction n'entraînera pas de coûts pour les caisses de l'État. Le pays doit avoir sa priorité. Il n'y a pas d'école, il y a une grève, il n'y a pas de salaires...

Je pense qu'au lieu de penser à prendre le pouvoir et à dépenser beaucoup d'argent, il est important de payer des salaires aux enseignants. Les garçons et les filles doivent étudier. Nous avons cette société parce que nous n'avons pas eu d'éducation. Ma devise sera "livre en main". 

"J'ai également reçu le président de la Banque africaine de développement (BAD) qui a proposé d'aider la Guinée-Bissau à redynamiser son économie.Le pays a traversé une situation très compliquée au cours des cinq dernières années et avec la nouvelle direction, je devrai utiliser mes relations pour le bien de la Guinée-Bissau. J'ai parlé au gouvernement portugais qui voulait aussi aider le pays.


Fonte: Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo

ACORDO DE GABU, PEDE INVESTIDURA DO GENERAL U.S. EMBALO URGENTE NO DIA 27 DE FEVEREIRO DE 2020 .

ENCONTRO DOS PARTIDOS POLÍTICOS E MOVIMENTOS QUE APOIARAM PRESIDENTE ELEITO. GENERAL U.S.EMBALO, ALADJI ALANSO FATI EM REPRESENTAÇÃO DO SECTOR AUTÔNOMO DE BISSAU. (SAB); O COLETIVO EXIGE URGENTEMENTE A INVESTIDURA DO USE. ESTE ENCONTRO FOI REALIZADO NA TABANCA DE BONDJÉ REGIÃO DE GABU.


LION INTERNACIONAL EM AÇÃO.
PA AGRADECI POVO LESTE MANERA KU E VOTA NA GENERAL DE POVO.

DIA 27 IKANA MAINA





Junior Gagigo /Gaitu Balde

NO COMMENT




Abel Djassi/faladepapagaio

A CHAVE DO ENIGMA?


Algo extraordinário está a acontecer no seio da Comunidade de Interesses acreditada em Bissau. 

É preciso desvendar este enigma. Como muitos cronistas já estranharam, regista-se, de facto, um estranho silêncio por parte das organizações que argumentavam sobre a importância da organização das eleições presidenciais como condição principal para estabilizar o país, chegando a CEDEAO a enviar contingentes de militares para o efeito, e que hoje, estranhamente, diante do imbróglio jurídico-eleitoral, se fecharam em concha.

Qual será então a causa do fenómeno? A resposta pressupõe a seguinte pergunta de partida: quem lidera o P5, em Bissau? a União Europeia (EU)! O que se passa com a EU? Ela está frustrada. A razão do silêncio de toda a Comunidade de Interesses tem a ver com a decepção da EU, por uma questão de megalomania, decidiu colocar muitos milhões de euros à disposição da candidatura derrotada de Domingos Simões Pereira como contrapartida para a exploração do nosso pescado.

Fonte: bambaramdipadida.blogspot.com

Boko Haram Attack Adamawa Community, Burnt Houses, Churches Health Centre, Killed Soldiers (Photos)

Boko Haram attack in Garkida Community in Gombi Local Government Area of Adamawa State on 21st February, 2020.


The attack left several houses burnt, which includes those of prominent sons of Garkida, Gen. Paul Tarfa (rtd) among others. Market places, EYN, Living Faith and Anglican churches were also burnt.

A rural health center was also destroyed; 2 ambulances belonging to the rural center were also burnt while another 2 were taken by the insurgents.

A police station and a barrack were burnt. Two soldiers were reported killed.

















Native Reporters

DA RUA PARA O CAMPO

O Carnaval na Guiné-Bissau é uma "celebração da cultura guineense", ou seja, é o momento em que se "combina a cultura tradicional do país com a alegria e a magia de África". Habitualmente, essa celebração da cultura é feita nas ruas do país. 

Mas, presentemente o actual desgoverno fê-lo ser uma celebração da cultura num campo de futebol. Em vez de ser a celebração da cultura do povo para o povo, é a celebração da cultura para uma pequena elite de praça de Bissau.

Em suma, um país deve ser governado conforme a sua cultura. Mas se tiver os assimilados no comando, tenderá a perder a sua cultura, consequentemente, a sua identidade. As duas imagens em nexo 👇👇👇 falam por si: rua cheia e bancadas vazias.



Por Quintino Na N'duk
(O Filósofo e a Sociedade)

Guiné-Bissau. “Portugal deveria ter mostrado maior contenção”

E continua a senda das Mentiras e das Manipulações...!

Agora insurge que "Portugal deveria ter mostrado maior contenção", quando ele próprio, assumiu a derrota da sua candidatura presidencial, não mostrando, por isso, qualquer contenção, face à verdade das Actas Síntese que estavam em sua posse, tendo telefonado e felicitado o candidato vencedor da segunda volta da eleição presidencial de 29.12.2019 na Guiné-Bissau.

Dizer que o Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau deu-lhe razão, ignorando que todas as suas iniciativas de recurso contencioso foram simplesmente indeferidas, é de facto, desinformar a opinião pública.

O que o Supremo Tribunal de Justiça fez e mal, foi pegar numa falha administrativa da Comissão Nacional de Eleições "o envio da Acta de Apuramento Nacional aos Órgãos de Soberania, sem assinaturas" para assumir o papel de "queixoso", quando o recurso contencioso apresentado pelo queixoso e candidato derrotado nunca fez referência ao objecto assumido indevidamente, pelo Supremo Tribunal de Justiça.

Sr. Domingos Simões Pereira, estamos fartos e enjoados das suas MENTIRAS e MANIPULAÇÕES; dos seus permanentes bloqueios ao País; das suas birras, feito bebé-chorão...

Por Fernando Casimiro 

Guiné-Bissau. “Portugal deveria ter mostrado maior contenção”

Domingos Simões Pereira, líder do PAICG, já primeiro-ministro da Guiné-Bissau e secretário-geral da CPLP. E também foi candidato às eleições presidenciais de dezembro, que impugnou, por irregularidades graves. O Supremo Tribunal de Justiça deu-lhe razão e mandou recontar os votos, mas a Comissão Nacional de Eleições recusa cumprir a ordem. Entretanto, o tempo passa e o impasse só favorece o candidato proclamado vencedor, Umaro Sissoco Embaló, que anda há um mês pelo mundo em périplo diplomático

Simões Pereira a votar, a 29 de dezembro, quando tudo parecia correr bem 
SEYLOU/AFP/GETTY IMAGES

Primeiro-ministro em 2014-15, Domingos Simões Pereira impugnou, por irregularidades graves, o resultado das presidenciais de 29 de dezembro de 2019, às quais concorreu como líder da maior força política nacional, o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) deu-lhe razão e mandou recontar os votos, mas a Comissão Nacional de Eleições (CNE) recusa-se a cumprir essa ordem. O impasse favorece, entretanto, o candidato proclamado vencedor, Umaro Sissoco Embaló, que anda há um mês pelo mundo em périplo diplomático. O alegado apoio do Senegal a Embaló dificulta a clarificação do processo, que não melhora com a indiferença da comunidade internacional.

Eleições, impugnação dos resultados, recontagem de votos, em que ponto estamos e qual é a sua expectativa?

O objetivo é criar um Estado com instituições democráticas onde a vontade soberana do povo seja respeitada. O elemento central dessa construção é o império da lei e não queremos o passado feito de homens fortes que impunham a sua vontade. Fomos a eleições supostamente democráticas e, perante irregularidades que constatámos, impugnámos os resultados anunciados. Estamos a utilizar um mecanismo democrático e constitucional, recorrendo ao STJ, que é a instância máxima para dirimir qualquer contencioso, neste caso eleitoral. O STJ concluiu o mesmo que nós: estamos perante falhas grosseiras graves que podem pôr em causa a verdade eleitoral. O plenário do STJ decide ordenar à CNE o apuramento dos resultados.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. ...

GUINÉ-BISSAU - Eleições: Umaro Sissoco Embaló confirma tomada de posse para quinta-feira

O major-general Umaro Sissoco Embaló confirmou hoje que vai tomar posse como Presidente da Guiné-Bissau na próxima quinta-feira, e que a cerimónia será simbólica para evitar custos aos "cofres do Estado".


Em declarações aos jornalistas, momentos após ter chegado ao aeroporto Osvaldo Vieira, em Bissau, proveniente de Dacar, Senegal, Umaro Sissoco Embaló, que, segundo a Comissão Nacional de Eleições, venceu as eleições presidenciais do país de 29 de dezembro, confirmou a tomada de posse na quinta-feira.

Questionado pelos jornalistas se iria tomar posse mesmo sem uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça, Umaro Sissoco Embaló disse que o "Supremo terá tempo de se pronunciar".


"Eu deixo o Supremo fazer o trabalho dele e eu farei o meu trabalho político. Isto haverá duas fases. Há uma coisa simbólica, como sempre disse, a minha tomada de posse não iria acarretar custos aos cofres de Estado", afirmou.

O Supremo Tribunal, que na Guiné-Bissau também tem as competências de tribunal eleitoral, mantém um braço de ferro com a Comissão Nacional de Eleições, a quem exige que faça o apuramento nacional dos resultados eleitorais, conforme a lei.

Na sexta-feira, a comissão permanente do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15, líder da oposição) e partido que apoiou a candidatura de Umaro Sissoco Embaló instruiu o seu grupo parlamentar para requerer, com "caráter de urgência", uma sessão para a tomada de posse.

A CNE, que já publicou os resultados eleitorais, dando vitória a Umaro Sissoco Embaló, com 53,55% de votos, e atribuindo a Domingos Simões Pereira 46,45%, refere ter esgotado a sua intervenção no processo eleitoral.

Nas declarações à imprensa, Umaro Sissoco Embaló salientou que o país tem de ter "prioridades" e que em vez de pensa na "tomada de posse e gastar mais dinheiro", deve "pagar aos professores, porque os meninos têm de estudar".

"Temos esta sociedade assim por falta de escola. O lema do meu mandato tem de ser 'livro na mão', e significa que nós temos de pôr os livros nas mãos das crianças", afirmou.

Umaro Sissoco Embaló disse também que, durante as últimas semanas, esteve na Etiópia, onde decorreu a cimeira da União Africana e uma cimeira extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Indonésia e Turquia.

NAOM

RECEPÇÃO CALOROSA DE LION NACIONAL EM GABU.

CHEFE DE OPERAÇÃO E O DEPUTADO DA NAÇÃO José Carlos M. Monteiro DE MADEM-G15.






RECEPCAO CALOROSA DO MINISTRO DE ESTADO SR BOTCHE NA TABANCA DE BIDJINE REGIÃO DE BAFATA.







ASSISTIR VÍDEOS DE JUNIOR GAGIGO AQUI👇👇👇


FORÇA DE POVO.

Fonte: Gaitu Balde / Junior Gagigo


Alfussene Ture

Um alto e histórico dirigente de PAIGC que, pediu ainda anônimato, já tem em mãos um livro com título DOMINGOS SIMÕES PEREIRA, UMA LIDERANÇA FALHADA!

Um ensaio que vai espelhar desde Cacheu até a data presidente, os demandos e falhanço do lider de PAIGC, desde que assumiu presidência de partido.

Preparam, para grande livro



Fonte: O PAÍS

O eleito Presidente da República regressa a Bissau, depois de périplo a alguns países amigos

No Aeroporto Osvaldo Vieira o Novo Presidente da República fala a imprensa, sobre os contactos mantidos com os países e diversas personalidades subregionais continentais e mundial.


Rogério Gomes Dias

CHEGADA DO PRESIDENTE ELEITO DA REPÚBLICA DA GUINÉ BISSAU, GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO, NO AEROPORTO INTERNACIONAL OSVALDO VIEIRA

General Umaro Sissoco Embalo, foi recebido pelo dirigentes do deferentes partidos MADEM G15, PRS E APU-PDG, saída de sala ir diretamente ao encontro com imprensa nacional e internacional onde foi declara a tomada de posse na mesma data marcada no dia 27 de corrente mês quinta feira.