sexta-feira, 20 de novembro de 2020

-Senegal 🇸🇳 Dakar! - Audiencias realizadas em Dakar, durante sua estada, com os embaixadores residentes em Dakar;

Audiencias realizadas em Dakar, durante sua estada, com  os  embaixadores residentes em Dakar;

Embaló, passagem à Dakar em visita privada, preencheu nesta manhã de sexta-feira dia 20 de Novembro 2020, as audiências com os embaixadores residentes na capital Senegalesa que cobrem a Guiné-Bissau;

O chefe de Estado Guineense recebeu os embaixadores da Arábia Saudita Fahad Dosary, de Portugal, Victor Sereno, de Reino Unidos, Victoria Billing de Alemanha Stepah Roben e da Holanda Joan Wiegman;

O encontro serviu para analisar o estado da Cooperacao entre a Guiné-Bissau e os respeitivos países; dos encontros tidos com Umaro Sissoco Embalo, foram igualmente analisados as possibilidades destes Paises apoiaram à Guiné-Bissau combate à COVID-19

Senegal 🇸🇳 20 de Novembro 2020.









 Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

GUINE-BISSAU - Eng. Domingos S. Pereira, Presidente do PAIGC

10 DICAS PARA FAZER COM QUE O SALÁRIO DURE 30 DIAS


Por  Agência de Notícias da Guiné-Bissau

10 DICAS PARA FAZER COM QUE O SALÁRIO DURE 30 DIAS

1. Faça o plano do més antes do salario sair

2. Se és casado/a e se os dois trabalham o melhor é fazer o plano juntos, isso facilita porque vão poder repartir as despesas

3. Nunca procura viver a vida do vizinho, porque não sabes a onde sai o seu dinheiro e nem quanto ganha.

4. Nunca gaste mais do que ganhas, procura comprar o essencial

5. Evita receber dinheiro ou produtos para pagar com juros

6. Ter uma poupança mensal de pelo menos 20% do salário

7. Evite andar com muito dinheiro no bolso ou com cartão multicaixa sem planos

8. Nunca entre num supermercado sem saber o que vai comprar, de preferência levar uma lista

9. Evite falar muito ao telefone, seja curto e objectivo

10. Se usas bebidas alcoólicas evite beber muito na rua..

Alocassi

UNTG EXIGE FIM DAS NOMEAÇÕES “DESENFREADAS” NA FUNÇÃO PÚBLICA

Por Radiosolmansi.net

O Líder da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) - maior central sindical do país - solicita o chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, a orientar o executivo a cumprir com as leis da República evitando as nomeações desenfreadas na função pública.

Ouvido hoje (20), pela Rádio Sol Mansi (RSM), dias depois do presidente da República anunciar ter proposto ao governo a redução de dias de feriados na Guiné-Bissau, Júlio Mendonça disse congratular-se com a posição do chefe de Estado, mas afirma que o presidente deve preocupar primeiro com organizar o Estado.

“Não estou contra mas quero que o presidente da República saiba se o salário das pessoas que quer sobrecarregar é suficiente para viver durante uma semana. Se a lei e o direito laboral for respeitada, então o trabalhador não terá problema em cumprir a lei”, disse Júlio Mendonça que exige a explicação pela forma de nomeação de pessoas “sem preparação” e sem concurso público do aparelho de Estado.

Na terça-feira (17 de Novembro), presidente da República, Umaro Sissoco Embalo, após o encontro com a esposa e filhos do falecido presidente da República, João Bernardo “Nino” Vieira, diz que o país falhou muito e não pode continuar a falhar.

“Já falei com o governo porque existem muitas férias que precisamos trabalhar. Aqui na Guiné-Bissau se o feriado coincidir com o dia domingo, então não haverá trabalho na segunda-feira. Isso vai acabar”.

A justiçarão da decisão é que a função pública da Guiné-Bissau perde muita receita com os feriados. Muitos analistas apontam que as autoridades nacionais devem controlar também o funcionamento no aparelho público.

Por: Braima Sigá

OGE 2021: GOVERNO PREVÊ NOVOS IMPOSTOS AOS SERVIDORES PÚBLICOS E PRIVADOS

O governo da Guiné-Bissau prevê para o Orçamento Geral do Estado (OGE) 2021 o aumento do imposto profissional de 12% para 20%. Entretanto, a sessão parlamentar terá lugar no dia 30 de Novembro de 2020 a 14 de Janeiro de 2021.

Em reacção a esta medida do Governo, o Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), Júlio Mendonça, disse, hoje (20 de Novembro de 2020), em entrevista à Rádio Sol Mansi, que a central sindical “nunca vai aceitar” a introdução de novos encargos aos funcionários.

“Estes governantes têm várias casas e prédios e ganham milhões, mas não pagam imposto (…) Enquanto legítimos representantes dos funcionários da Guiné-Bissau, não vamos tolerar isso. Vamos esperar um deputado que vai votar este diploma, mas caso o fizeram que fiquem sabendo que têm uma guerra com a classe trabalhadora da Guiné”, adverte.

Além do aumento do imposto profissional, o Governo também fez a introdução no OGE de novos impostos aos servidores públicos e privados, incluindo o da democracia.

A este propósito, Júlio Mendonça descorda com esta intenção, questionando a utilização dos anteriores impostos.

“Existem várias taxas e impostos criados na Guiné-Bissau, mas qual é a sua utilidade marginal e será que é usado para o seu fim”, questiona.

Entretanto ouvido pela Rádio Sol Mansi, o economista guineense e comentador dos assuntos económicos, José Nico Dju, disse à nossa reportagem que a introdução destes novos impostos o Governo ambiciona tornar economia do país mais agradável.

“É preciso que o Estado demonstre realmente qual será a sua ambição futura. Depois da recolha das receitas, Estado tem a obrigação com o cidadão guineense no sentido de garantir o crescimento económico ao longo prazo; e tem que apostar na construção de novos aeroportos e infra-estruturas que permitam actividades económicas desenvolverem facilmente para permitir que o circuito económico funcione sem problemas”, aconselha o economista.

Soube à Rádio Sol Mansi, de uma fonte parlamentar, que a sessão parlamentar terá lugar no dia 30 de Novembro de 2020 a 14 de janeiro de 2021.

 Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

Governo guineense aberto e disponível em apoiar a Federação de futebol da Guiné-Bissau

Por capgb.com

O Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Carlos Alberto Teixeira afirmou esta sexta-feira 20 de Novembro de 2020 que, o governo liderado pelo Nuno Gomes Nabiam manifestou a sua total disponibilidade em apoiar a nova direção da Federação de Futebol nos seus projetos com vista a desenvolver o futebol guineense.

Carlos Alberto Teixeira falava no Palácio do governo, em Bissau,depois da audiência com o Primeiro-ministro guineense , Nuno Gomes Nabiam.

” Saímos muito mais satisfeito ” disse para de seguida afirmar que ” apesar de reconhecer que o país depara com dificuldades ao nível financeiro mas acreditamos que com o diálogo e a proximidade vamos em conjunto encontrar soluções mais viáveis”

Objectivo do encontro segundo Caíto Teixeira, vem na sequência da nova dinâmica que a nova direção da Federação de Futebol quer implementar e, o governo como sendo o primeiro parceiro e ” extremamente ” importante para materialização dos projetos.

” A federação de Futebol da Guiné-Bissau tem que privilegiar o seu parceiro direto, neste caso o governo que para nos é primeiro parceiro e extremamente importante, daí que devemos cimentar os laços de relações sérias para em conjunto desenvolver o futebol da Guiné-Bissau” Defendeu

Ladeado dos vice-presidentes, Caíto Teixeira sublinhou que a nova direção da Federação está aberta por isso deve caminhar juntamente com os seus parceiros.


Leia Também:

Por Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DA GUINÉ-BISSAU | Recebi esta manhã os elementos da Direção da Federação Nacional de Futebol, com quem abordei vários assuntos e projetos em carteira, no âmbito de uma parceria estratégica entre o Governo e este órgão, responsável pela gestão do Futebol no nosso país.

Com a eleição da nova Direção, estão criadas as bases para o aprimoramento das relações de cooperação e parceria para o desenvolvimento do Futebol na Guiné-Bissau.

Desejei, boa sorte ao Presidente eleito, meu estimado amigo Carlos Teixeira e formulei votos de sucessos à frente da Federação.

Juntos somos mais fortes!

GOVERNAR PARA TODOS 

#ReuniaoFFGB

#GovernoGB2020 




21 DE NOVEMBRO, DIA MUNDIAL DAS PESCAS

Por  Ministério das Pescas GB

A Guiné-Bissau tem uma das maiores plataformas continentais da região, com cerca de 45. 000 km2 de água pouca profunda alimentada por numerosos fluxos de nutrientes dos rios e correntes ascendentes. Estás condições naturais ajudam a criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de importantes e valiosos recursos pesqueiros marinhos nas águas da sub- jurisdição.

O sector pesqueiro desempenha um papel importante no desenvolvimento socioeconómico do país, contribuído com serca de 4% de BIB e oferece o emprego direta au indiretamente a mais de 120 000 pessoas.

Para comemoração desta data, o Ministério das Pescas realizará neste sábado, 21 de Novembro de 2020 a comemoração do dia MUNDIAL DE PESCA com a exposição de trabalhos científicos videos sobre o sector das Pescas, com o Lema: PESCA RESPONSÁVEL, BASE DO AUMENTO DA PRODUÇÃO PESQUEIRA E DESENVOLVIMENTO NACIONAL. com o objetivo de dar a conhecer ao público em geral as potencialidades pesqueiras existentes no país, estudos realizados sobre o sector, as políticas e medidas de gestão e conservação dos recursos nas marítimas e territoriais da Guiné-Bissau.

Tendo em conta a necessidade de melhorar a divulgação de informações a fazer conhecer as realizações científicas do Ministério das pescas em particular o Centro de Investigação Pesqueira Aplicada CIPA, no domínio da investigação pesqueira. Sendo assim, presente-se de uma forma específica o seguinte:

* Apresentar os trabalhos de investigação realizadas nas águas da Guiné-Bissau pelo CIPA, assim como a proposta de implementação do período de Repouso Biológico;

* Fazer a exposição de PÔSTER do Centro de Investigação Pesqueira Aplicada;

* Fornecer as informações sobre o modo de funcionamento da fiscalização na ZEE , através de monitoramento do sistema VMS;

* Apresentar uma comunicação sobre contribuição económica do sector das pescas na economia nacional;

* Dar a conhecer os participantes no sector das pescas

Apresentação da proposta de implantação do período de repouso biológico na ZEE da Guiné-Bissau, compilação e analise de toda informação existentes no sector das pescas ( Industriais e Artesanal, CIPA e a FISCAP), nomeadamente as campanhas de avaliação de stock na ZEE e a da pesca científica realizadas nas rias da Guiné-Bissau, constituem base para a comemoração do dia Mundial das Pescas. 

 Estes documentos representam uma etapa chave na realização da comemoração do dia Mundial das Pescas.

A pesquisa documental e analise de informação da pesca industrial e artesanal, existente na Direção da pesca industrial DPI e Direção de pesca artesanal, relatórios das campanhas de avaliação de stocks na ZEE e campanha de pesca científica, relatórios do comité científico e anuários de pesca industrial e artesanal disponível no Centro de Investigação Pesqueira Aplicada CIPA, relatório sobre a pesca INN nas águas da Guiné Bissau servirão de base para a realização de comunicação para o dia Mundial das Pescas.

NOTA DE IMPRENSA



 Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social

EMMANUEL MACRON - "A situação é grave" na Guiné-Conacri, alerta presidente francês

© Getty Images

Notícias ao Minuto 20/11/20 

O Presidente francês considerou hoje que "a situação é grave" na Guiné-Conacri, e lamentou que o Presidente Alpha Condé, reeleito em outubro, tivesse "organizado um referendo e mudanças na Constituição apenas para se manter no poder".

"Penso que a situação é grave na Guiné, pela sua juventude, pela sua vitalidade democrática e pelo seu progresso", disse Emmanuel Macron, numa entrevista publicada na revista Jeune Afrique.

Alpha Condé, 82 anos, foi reeleito na primeira volta das eleições presidenciais, em 18 de outubro, com 59,50% dos votos, mas a oposição denunciou irregularidades de todo o tipo após uma campanha agitada.

"O Presidente Condé tem uma carreira de opositor que justificaria que ele próprio preparasse uma boa alternância na sua organização. E, evidentemente, ele organizou um referendo e uma mudança na Constituição apenas para se manter no poder. É por isso que ainda não lhe enviei uma carta de felicitações", afirmou Emmanuel Macron.

Questionado sobre estas eleições bem como sobre as igualmente controversas eleições na Costa do Marfim, Macron salientou que "a França não tem de dar lições". "O nosso papel é apelar ao interesse e à força do modelo democrático num continente cada vez mais jovem", explicou.

Porém, o Presidente francês disse que "pensa realmente" que Alassane Ouattara, 78 anos, "concorreu ao cargo por dever" nas eleições presidenciais, de 31 de outubro, porque "não queria". A crise eleitoral causou, entretanto, 85 mortos em três meses.

"Caberá ao Presidente Alassane Ouattara definir os termos de uma vida política pacífica. Ele deve sem dúvida ter gestos de abertura na composição do próximo governo e em relação à geração mais jovem de partidos políticos", disse Emmanuel Macron.

"Num país onde mais de 60% da população tem menos de 35 anos, seria bom que o próximo Presidente tivesse menos de 70 anos", acrescentou.

O chefe de Estado francês também acredita que o antigo líder rebelde e ex-primeiro-ministro da Costa do Marfim Guillaume Soro, que apelou à insurreição, "não tem de criar desordem".

"Penso que já não está em França para falar sobre o assunto. Não queremos que ele realize ações de desestabilização a partir de solo francês", sublinhou Macron.

ESTAMOS OU NÃO, NO BOM CAMINHO?

Por: yanick Aerton

Em situações normais em que um partido ganhe as eleições legislativas com uma maioria acima dos 55%, a prudência aconselha a que esse partido forme o seu Governo sozinho, ou se assim entender, convide outros partidos e organizações da sociedade civil.

Se isso é verdade, não é menos verdade que em contextos como o da Guiné-Bissau, em que os resultados eleitorais não deram uma maioria absoluta ao partido vencedor, é aconselhável optar-se por uma solução diferente da acima exposta, isto é, o partido vencedor deve estabelecer parcerias estratégicas para poder governar. Foi precisamente o que o PAIGC fez depois das eleições de Março de 2019, quando as ganhou com 47% dos votos validamente expressos.

Contudo, a falta de visão e de humildade fez com que, com o tempo, o PAIGC foi dando tiro no pé ate o poder lhe escapar infantilmente. 

Agora pergunta-se:  o porquê desse amadorismo político ou falta, de leitura correta dos sinais do tempo?

Primeiro, o PAIGC nunca devia propor o Aristides Gomes para o cargo de PM, quando nas suas fileiras, na linha da sucessão, tinha quatro vice-presidentes, o Cipriano Cassamá (impedido, por estar a desempenhar outras funções), a tia Odete Costa Semedo, o tio Califa Seide e a tia Adiatu Djalo Nandigna, todos primo-ministeriáveis. 

Com todas as situações complicadas cridas pela governação do AG, que teve a sua repercussão nos resultados eleitorais, propor a sua recondução não passou de amadorismo político, de um partido como o PAIGC, com os anos de experiência que acumulou no exercício do poder político.

Nenhuma mente sã pode compreender essa decisão, sabendo-se de antemão de que a coabitação com o recém-eleito PR seria impossível, porquanto o próprio AG, tinha declarado publicamente que iria demitir-se caso o General ganhasse as eleições, palavra que não foi depois seguido de ato, por falta de algo difícil de chamar neste espaço publico, pabia fidju furu ta sedu furu te na morte, o que não foi o caso di Nhá garandi e bem-querido PM, que até não é um mau quadro, sem tirar aquela sua parte de …… 

O que é que me leva a escrever sobre este assunto? 

A razão é muito simples, porque depois de o PAIGC perder o poder por culpa própria, formou-se um governo inclusivo, que compreende figuras de várias proveniências.

Em face disso, qual o verdadeiro poder do Equipa Manager (TM), o Primeiro-ministro, se não é ele quem propôs os homens e mulheres que integram o governo que lidera? 

Aí é que esse PM precisa de forte apoio político do Presidente da República, o verdadeiro detentor do poder político (porque um dos artigos da CR diz claramente que ele pode dirigir o Governo sempre que bem entender).

Numa situação atípica como esta a que assistimos em relação ao Governo, cada membro presta contas primeiro ao seu líder que o indicou, e só depois ao PM, que lidera o executivo, gerando muitas vezes situações de indisciplina, contra a qual o PM se torna muitas vezes impotente. 

Essa indisciplina agrava-se muito mais quando temos um PM que, por dissensões internas no seu partido conta apenas com um deputado que lhe e fiél, razão pela qual não pode evitar que alguns dos seus colaboradoras se sirvam dos lugares para se servirem, e reforçar a capacidade financeira das respectivas formações politicas através de praticas dificilmente controláveis, em vez de servirem o povo, devido a ausência de um monitoring permanente. Muito complicada esta situação!

Por isso, como se perspectiva uma remodelação que não se sabe ainda se será profunda ou apenas uma operação cirúrgica, recomenda-se que ao futuro PM, quer seja este que continue ou um novo, seja dado um cheque em branco para escolher os candidatos aos postos dentre os quatro nomes que lhe serão apresentados pelos partidos, para assim poder ter esse peso necessário que lhe permita impor-se e rigorosamente ter o controlo da situação. 

Se pensarmos que neste momento o PM Nuno tem poderes, não de coação, mas sim aquela fidelidade que é necessária entre o PM e o seu membro de Governo, muitas dúvidas pairam no ar, pabia no tene inda kil mania di fala “anta el cu cudjin, anta âmi i di si partido?

Aí é que não se compreende porque certas pessoas tentam questionar o porquê das presenças do PR nas reuniões do conselho de ministros. 

O PR tem a plena consciência de que nesta bagunça, se ele se afastar, isto será um terreno fértil à desgovernação, o que mancharia a sua reputação, impossibilitando-lhe de implementar a sua visão.

Yes, o PR deve continuar a dirigir o barco e exigir accountabilty, senão a corrupção que tende a tornar-se endémico na nossa sociedade, vai agravar-se.

PR, o povo esta com a Vossa Excelência, e exige rigor e tomada de decisões, ainda que impopulares, desde que vão ao encontro das suas aspirações!

Não devemos perder de vista que este PR, além de militar de carreira é um Manager, condutor de homens, e como tal, nunca deixará a barco afundar-se, porque tem um contrato social com o povo que o escolheu dentre muito pesos-pesados da nossa classe política, pá limpal espingarda.

Bom fim-de-semana a todos!

Parabéns todos/todas finalistas das diferentes escolas!

On behalf of the Federal Government, and Nigerians in general, I congratulate former President Goodluck Jonathan on his 63rd birthday, today. We celebrate a life of service that has brought honour and goodwill to Nigeria.

Nigeria specially appreciates the dedication that has kept Dr. Jonathan working most recently as ECOWAS envoy to bring peace to the Republic of Mali. 

I pray that the Almighty God will grant him longer life, good health and more wisdom to keep serving the nation and humanity.

President  Muhammadu Buhari 

Guiné-Conacri: Presidente manda investigar origem de financiamento das organizações religiosas


Por Africaguinee 

O presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé, quer controlar as organizações religiosas que operam no território guineense.

Nesta quinta-feira (19.11), o Chefe de Estado deu instruções a alguns serviços do Estado, a fim de monitorizar as fontes de financiamento destas organizações.

«O Chefe de Estado pediu ao Secretário-Geral para os Assuntos Religiosos e ao Ministro encarregado da Administração Territorial que zelem escrupulosamente pelo funcionamento e financiamento das organizações religiosas», anunciou o porta-voz do governo.

Desde outubro passado, a Guiné-Conacri fechou suas fronteiras com três dos seus vizinhos (Senegal, Guiné-Bissau e Serra Leoa). No dia seguinte à sua reeleição, Alpha Condé declarou que uma conspiração preparada do exterior tinha como alvo a Guiné-Conacri, e que mercenários “foram presos”.

Por que ele quer ficar de olho nas organizações religiosas? Alpha Condé quer “evitar cair em uma atitude negligente que poderia facilitar” a infiltração ou apoio financeiro de algumas delas por organizações jihadistas ou terroristas”, acreditam os observadores.


NO COMMENT

 

"We will not be intimidated...We are going to clean this mess up now. President Trump won by a landslide. We are going to prove it. And we are going to reclaim the United States of America for the people who vote for freedom."—Sidney Powell
Embedded video
0:52
2.2M views

O Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira exalta a força e disposição da juventude da Guiné-Bissau na luta por dias melhores.

DSP cobra transparência e garantias de que o dinheiro dos parceiros internacionais está a ser usado em benefício do povo guineense. 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

A incrível face de uma formiga vista através de um microscópio eletrônico 🐜

 Mistérios da Humanidade

A Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, Suzi Barbosa, está em Abuja, onde foi recebida por Sua Excelência, o Presidente Buhari, a quem entregou uma mensagem do seu homólogo, o Presidente Umaru Sissoco Embalo, na qualidade de sua enviada Especial.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Geoffrey Onyeama, também esteve presente na audiência.



 Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

UGANDA - Número de mortos em confrontos no Uganda sobe para 16

© Reuters

POR LUSA  19/11/20 

A polícia ugandesa anunciou hoje a subida para 16 do número de mortos durante violentos confrontos entre as forças de segurança e manifestantes na capital, Kampala, desencadeados pela detenção do opositor Bobi Wine, candidato às eleições presidenciais de 2021.

O porta-voz da polícia metropolitana de Kampala, Patrick Onyango, afirmou que o número deverá subir, havendo registo de pelo menos 65 feridos durante os protestos que eclodiram em várias partes deste país da África Oriental.

De acordo com o porta-voz, 350 pessoas foram detidas na capital, com a polícia e o Exército a serem destacados depois de os manifestantes terem bloqueado estradas e queimado pneus.

Robert Kyagulanyi, o nome verdadeiro de Bobi Wine, um deputado da oposição e estrela musical, de 38 anos, foi novamente preso na quarta-feira por alegadamente violar as medidas de contenção da covid-19 durante os seus comícios.

Os confrontos registaram-se na quarta-feira em Kampala, onde as forças de segurança estiveram durante várias horas em luta com jovens manifestantes, zangados após saberem de uma nova detenção do seu ídolo, que será o principal adversário do atual Presidente, Yoweri Museveni, nas eleições de 14 de janeiro.

Confrontos semelhantes irromperam em outros centros urbanos do país, como Jinja, Masaka, Mukono e Mityana.

A situação permaneceu hoje tensa em Kampala, onde foi visível uma forte presença policial e militar. Pedras de grande dimensão, restos de pneus queimados e lixo no chão eram visíveis em muitas ruas do centro da capital do Uganda.

No leste do país, um grupo de apoiantes do Bobi Wine permanecem acampados fora da prisão de Nalufenya, onde o adversário Yoweri Museveni se encontra detido.

O líder deste grupo, Muhammad Ssegirinya, foi detido hoje de manhã, após ter colocado uma gravação áudio dizendo que Bobi Wine tinha desmaiado na prisão e que deveria ser transferido para fora do país para tratamento.

Patrick Oboi Amuriat, outro candidato presidencial, também foi preso na quarta-feira em Gulu, no norte do Uganda, mas libertado na mesma noite sem acusação.

O alto representante da União Europeia (UE), Josep Borrell, utilizou a plataforma social Twitter para lamentar as mortes, sublinhando que o Governo "deve garantir a segurança de todos os candidatos eleitorais e dos seus apoiantes, qualquer que seja a sua afiliação política".

SENEGAL - Centenas de pescadores no Senegal afetados por doença de pele misteriosa

© Getty Images

Notícias ao Minuto 19/11/20 

Pelo menos 300 pescadores senegaleses regressaram a terra com sintomas de uma doença de pele de causa desconhecida, mas que poderá ter uma "origem tóxica", informou hoje o ministro da Saúde.

"Nos últimos dois dias, assistimos ao aparecimento, na zona de Thiaroye [um porto a sul de Dacar], de uma doença misteriosa que ataca pescadores que regressam do mar, a quem frequentemente aparecem lesões", disse à imprensa o ministro, Abdoulaye Diouf Sarr.

Os meios de comunicação social têm mostrado homens, todos pescadores, com rostos, bocas ou membros com numerosas bolhas.

"Até à data, detetámos mais de 300 casos e a identificação continua, à medida que os pescadores regressam do mar. Destes casos, 18 estão hospitalizados e os outros estão a ser tratados em locais próprios", explicou o ministro.

O Instituto Pasteur e o centro antiveneno do ministério foram chamados a analisar as causas da doença, acrescentou Sarr.

"O que podemos dizer hoje é que não está de modo algum relacionado com a covid-19, porque os testes foram negativos, e também não vimos a presença do vírus, o que evidentemente nos pode fazer pensar numa origem tóxica", sublinhou o governante, segundo o qual os serviços ambientais vão analisar a água do mar.

De acordo com o ministro da Saúde, "não há suspeita" de que a doença seja contagiosa, uma vez que "apenas os pescadores que regressam do mar são afetados" e não há propagação em casa.


Comunicação do Governo de Cabo Verde sobre a abertura da Embaixada de Cabo Verde na Guiné-Bissau

Fonte Embaixada Da Guiné Bissau 

Comunicação do Governo de Cabo Verde sobre a abertura da Embaixada de Cabo Verde na Guiné-Bissau 

O Governo de Cabo Verde através de Sua Excelência Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros, Dr. Luís Filipe Tavares fez  esta tarde, dia 19 do mês em curso, uma comunicação ao país sobre a decisão do Executivo em abrir Embaixada na Guiné Bissau.

Na intervenção, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana explicou que o seu país sempre pensou em ter uma Missão Diplomática em Bissau, mas a Diplomacia exige trâmites a seguir, pelo que agora sim Cabo Verde terá uma Representação, " a Guiné-Bissau é um país irmão e cabo Verde sempre esteve ao seu lado, mas agora queremos elevar o nível da nossa Representação, pelo que a Guiné-Bissau terá brevemente uma Embaixada que irá reforçar as relações entre os dois países", concluiu o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana.

Já a Sua Excelência Sr. Embaixador Dr. Mbála Alfredo Fernandes louva a iniciativa " é com uma grande honra e satisfação que estou cá em nome do Estado guineense para assistir este momento ímpar e simbólico que jamais será apagado na nossa história recente da diplomacia e dos estados unidos pelos laços sanguíneos.  A iniciativa em sí, já é um passo gigantesco", considerou o Diplomata.

O Representante do Estado guineense em Cabo Verde fez recordar que as Autoridades do seu país decidiram em momento certo criar a primeira Missão Consular em Cabo Verde em 2011, com o intuito de acudir a primeira vaga de seus filhos que escolheram a terra da Morabeza para viverem e criarem os seus filhos", concluiu.

Para o Chefe do Executivo este o seu Governo de Cabo Verde está  interessado em estreitar as relações Diplomáticas, quer multi 

 como bilaterais com aquele que considera "um país irmão com laços de unidade seculares". Ainda prometeu que se tudo correr como previsto, fará questão de estar em Bissau para a inauguração da Chancelaria cabo-verdiana o mais breve possível.

A cerimónia simbólica contou com Chefe do Governo, Ministros dos Negócios Estrangeiros, Director Nacional da Política Externa, Directora Nacional do Protocolo de Estado, Directora  das comunidades, Assuntos Consulares das e Migrações, Deputado da CEDEAO, Corpo Diplomático, funcionários no Ministérios dos Negócios Estrangeiros, Membros de algumas Associações entre outras personalidades.