segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Agência Universitária da Francofonia (AUF) quer cooperar com a Guiné Bissau em vários domínios nomeadamente na mobilidade dos estudantes e dos pesquisadores dos países-membros dentro do espaço universitário francófono.

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

A intenção foi transmitida hoje, pelo Professor Doutor Oumar Diallo, embaixador para africa lusófona da Agência Universitária da Francofonia (AUF) durante encontro de trabalho com o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior e o Secretário do estado do Ensino Superior e Investigação Científica.

Oumar Diallo, considera de extremamente importante integração da Guine Bissau na família da Agência Universitária da Francofonia, começando logo com alguns projecto que podem ser muito uteis para o desenvolvimento do ensino superior Guineense para depois formalizar afiliação da Única Universidade Publica do país (UAC) na quela organização.

Agência Universitária da Francofonia que congrega mais de 1000 Universidades do Mundo quer abrir no país o mais breve possível um escritório com um ponto focal, para iniciar as suas actividades sublinhou Oumar Diallo.

A principal missão do ponto focal a ser indigitado é apoiar na formação, na mobilidade de professores e estudantes, apoiar em termos materiais e conectar a Universidade com as outras universidades do Mundo.

Diallo disse que esta no país para ver as dificuldades da UAC, necessidades fundamentais em termos da formação logística e pesquisa. 

Apos ouvir atentamente o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior Cirilo Mamasaliu Djalo, deu instruções aos serviços competentes, para trabalharem com Oumar Diallo, e aproveitaram no máximo as oportunidades que são oferecidas pela Agência Universitária da Francofonia.

O Secretario do Estado do Ensino Superior e Investigação Cientifica Garcia Biifa Bedeta, prometeu total engajamento neste projecto, e dessa parceria.

O secretário do estado aproveitou para anunciar a visita do Director Geral do Ensino Superior da UEMOA em Outubro 2021 para conhecer de perto as preocupações e dificuldades do ensino superior Guineense.Bissau 

30 de Agosto 2021 

Assessor de Imprensa e Porta-voz 

Amadu Uri Djalo

Ministra dos Negócios Estrangeiros, Suzi Barbosa em conferência de imprensa.

Ministra de Estado Suzi Barbosa faz balanço da visita de Estado ao Brasil.👇
Por:  Rádio Jovem Bissau 

Alto Comissariado para o Covid-19 ...Atualização dos Dados ...30 de agosto de 2021

 
Assista ao vídeo completo Aqui...

Assista ao vídeo completo Aqui...

Alto Comissariado para o Covid-19 

Posição Associação dos Comerciantes do Mercado de Bandim_restrições impostas_Estado de Calamidade.

Por  RadioBantaba 

This Is What a 550lb Giant Tortoise Looks Like Compared to a Human

Baiseck Cassama ...Domingo, agosto 29, 2021

30 de agosto, Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados.

O Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados ocorre a 30 de agosto com o objetivo de unir os líderes dos países no combate contra os desaparecimentos forçados em todo o mundo. A ONU estima que centenas de milhares de pessoas em pelo menos 85 países foram vítimas em situações como conflitos ou períodos de repressão.  

A data foi instituída pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2010, através da resolução 65/209.


Fonte: União Europeia na Guiné-Bissau 

Líder supremo talibã está na cidade afegã de Kandahar

© Lusa

Notícias ao Minuto  29/08/21 

O líder supremo dos Talibãs, Hibatullah Akhundzada, que nunca aparece em público, encontra-se no Afeganistão, na cidade de Kandahar, disseram hoje porta-vozes do movimento que tomou o poder no país em meados de agosto.

"Ele está em Kandahar. Ele vive ali desde o início", afirmou o porta-voz talibã, Zabihullah Mujahid.

"Em breve aparecerá em público", assegurou o porta-voz adjunto Bilal Karimi.

O papel preciso do Hibatullah Akhundzada, que tem liderado os talibãs desde 2016, é pouco conhecido, sendo a sua atividade pública limitada a mensagens anuais durante os feriados muçulmanos.

Nunca apareceu em público, mesmo desde que os talibãs recuperaram o controlo do Afeganistão, na sequência da retirada das tropas dos EUA.

Os talibãs há muito que mantêm o seu líder supremo na sombra.

O fundador do movimento, o enigmático Mullah Mohammad Omar, era conhecido por levar a vida de um eremita e raramente visitava Cabul, quando os talibãs detinham o poder no país nos anos 90.

Kandahar é o local de nascimento do movimento dos Talibãs.

Esta revelação acontece no memo dia em que quase cem países, incluindo Portugal, comprometeram-se a continuar a emitir vistos para as pessoas que queiram sair do Afeganistão e afirmaram esperar que os fundamentalistas islâmicos talibãs cumpram a promessa de as deixar embarcar.

Numa declaração conjunta subscrita por 97 nações, pelo secretário-geral da NATO e pelo representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, divulgada hoje pelo Departamento de Estado norte-americano, é afirmado o seu compromisso em garantir que os seus cidadãos, funcionários e afegãos que consigo trabalharam "possam continuar a viajar livremente para destinos fora do Afeganistão".

Salientam que receberam " garantias por parte dos talibãs" no sentido de qualquer afegão com "autorização de viagem" emitida por qualquer um dos países signatários poder aceder "segura e ordeiramente" a pontos de partida fora do Afeganistão.

"Temos a expectativa e o compromisso dos talibãs de que [pessoas com autorização de viagem] possam viajar para os nossos respetivos países. Notamos as declarações públicas dos talibãs a confirmar este acordo", referem.

Os Estados Unidos abrandaram hoje o ritmo de retirada de pessoas do Afeganistão, com 2.900 cidadãos retirados do aeroporto da capital, Cabul, menos de metade do número de sábado e menos de um quarto do que se verificou na sexta-feira.

As pessoas foram retiradas em 32 aviões norte-americanos e em nove aeronaves da coligação internacional.

No sábado, o Pentágono declarou que tinha começado a fase final da retirada do Afeganistão, com saída de material militar e início da retirada de cerca de cinco mil militares norte-americanos que ainda estavam no aeroporto de Cabul.

No dia 15, os talibãs entraram em Cabul sem resistência, depois de terem controlado praticamente todas as províncias do país, levando o presidente afegão, Ashraf Ghani, a fugir do país.

Candidatura de Florentino Mendes Pereira à presidência do PRS está em conferência de imprensa.

 

Fonte: RadioBantaba