terça-feira, 27 de outubro de 2020

Guine Conacry Déclaration du CENI

GUINE-BISSAU - Lançamento da primeira pedra para a construção da Av. “Presidente Macky Sall”


Cerimónia oficial do lançamento da primeira pedra para a construção da Av. “Presidente Macky Sall” em Bissau. As obras para 2km de estrada vão durar quatro meses. A Arezki é a empresa executora das Obras financiadas pelo Presidente do Senegalês Make Sall.

Radio Bantaba

GUINÉ-BISSAU, ILHA DO HIPOPÓTAMOS (PNO), VENCEDOR DE MELHOR FILME DOCUMENTÁRIO DA ÁFRICA 2020.

By:  IBAP - Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas

Mais de 1200 filmes participaram do Festival de Cinema de Conservação da Vida Selvagem de 2020, que acontece atualmente em Nova York (EUA), depois a deliberação o júri elegeu o nosso documentário "Ilha dos hipopótamos" como vencedor na categoria "Melhor filme rodado em África". 

É uma notícia de impacto internacional para este filme que em breve será visto na Espanha, mais uma vez parabenizar toda a equipe técnica e colaboradores da 1080 Wildlife: Wagyu Ibérico, CBD Hábitat, #Ibapgbissau, Orango Parque Hotel e distribuidor internacional 3Boxmedia International Sales. 

# 1080WILDLIFE 

#DOCUMENTALESMADEINSPAIN #WildlifeConservationFilmFestival

O Presidente da República de Angola 🇦🇴 João Lourenço, recebeu na manhã de hoje, em audiência, o líder político da Guiné-Bissau 🇬🇼, Sr. Domingos Simões Pereira, Presidente do P.A.I.G.C.




PAIGC - I Força di Povo! 🇬🇼

By: PAIGC 2020

Leia Também:

By: Carlos Lopes

SERVIÇO MILITAR

Fonte: Quintino Na N'duk

(O Filósofo e a Sociedade)

SERVIÇO MILITAR

As forças armadas são vitais para "o Estado, implicando a vida e a morte de pessoas" que se listam nelas. A coragem é a virtude que comanda essas pessoas, e não a quota étnica. Em suma, a sobrevivência de um Estado depende apenas das pessoas que estão dispostas a defendê-lo a todo o custo, e não das que outrora se aliaram aos estrangeiros para o destruir....Ler mais


Covid-19 na Rússia: 320 pessoas morreram nas últimas 24 horas


Por SIC Notícias  
27.10.2020

É o valor mais alto de mortes por dia registado no país.

A Rússia registou 320 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número de óbitos num dia desde o início da pandemia, levando as autoridades de saúde a imporem novas medidas para combater o novo coronavírus.

De acordo com estatísticas oficiais, 16.550 novos casos positivos do novo coronavírus foram detetados nas últimas 24 horas, 4.312 deles em Moscovo, que é o principal foco infeccioso do país.

A capital russa acumula 405.352 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 e 6.503 mortes pela covid-19, 61 delas nas últimas 24 horas.

As autoridades russas anunciaram esta segunda-feira um aumento das restrições para combater a pandemia do novo coronavírus, com a obrigação de usar máscara em locais públicos e recomendações para limitar a vida noturna, num cenário de agravamento da pandemia.

De acordo com um documento publicado pela autoridade de saúde russa Rospotrebnadzor, os russos terão de usar uma máscara "em lugares lotados, transportes públicos, táxis, estacionamentos e elevadores".

A entidade recomendou igualmente que entre as 23:00 e as 06:00, eventos públicos sejam proibidos e restaurantes encerrados.

No Instagram, Rospotrebnadzor especificou que a aplicação dessas recomendações será de responsabilidade das autoridades regionais.

Apesar do ressurgimento da epidemia nas últimas semanas, em que as infeções diárias mais do que duplicaram, as autoridades russas descartaram a adoção de medidas drásticas como confinamento, recolher obrigatório ou encerramento do setor económico.

Em Moscovo, a autoridade municipal limitou-se, por enquanto, a ordenar o regime de teletrabalho para pelo menos 30% de funcionários de empresas e organizações.

Também recomendou aos maiores de 65 anos e doentes crónicos que fiquem em casa e saiam de casa apenas em caso de absoluta necessidade.

"O sistema (de saúde) está a funcionar hoje em plena capacidade, por isso é fundamental que todos nós nos unamos para impedir esse processo infeccioso", disse hoje o ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko.

O ministro sublinhou que o comportamento responsável dos cidadãos é a chave para conter a epidemia de covid-19.

"Temos alguns meios para combatê-lo, mas por enquanto não há remédio no mundo que mude radicalmente o equilíbrio de forças", alertou Murashako.

Com um total de 1.547.774 casos, a Rússia é ataulemente o quarto país do mundo em número de infeções pelo novo coronavírus depois dos Estados Unidos, Índia e Brasil.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 43 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Guiné-Bissau: Foi feito hoje o lançamento da 1ª pedra para a construção da Av. Macky Sall, pelo Ministro das Obras Públicas, na presença de vários membros do Governo, do Embaixador do Senegal e de representantes da empresa Areski.

Este ato simboliza o bom estado das relações de Amizade e de Cooperação entre a Guiné-Bissau e o Senegal, que iniciam assim, um novo caminho da Paz, solidariedade e fraterno entre os 2 países.



By: Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

Leia Também:

LANÇADA A PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DA AVENIDA MACKY SAL


O governo da Guiné-Bissau através do Ministério das Obras Públicas procedeu esta terça-feira 27 de Outubro de 2020 ao lançamento da pedra para a construção da avenida Macky Sal que liga a subida de Cabana e estrada de Bôr.

A estrada cuja execução vai ser da empresa Arezki terá uma duração de 4 meses e uma extensão de dois quilómetros com os seus respectivos passeios, postes de luz e esgotos de água.

O ato presidido pelo Ministro das Obras Públicas Construção e Urbanismo Fidelis Forbs que na ocasião afirmou que o ato consubstancia-se na criação de condições para melhoria de vias urbanas de Bissau demonstrando equivocamente o estado de relação de amizade e cooperação e solidariedade existente entre a República da Guiné-Bissau.

De acordo com o titular da pasta das Obras Públicas a construção de infra-estruturas para diferentes sectores tanto publicou privado, constitui a base e o suporte do desenvolvimento do país. Tendo afirmado que o momento valoriza a abordagem de cooperação colaboração e solidariedade entre o Estado Guineense e do Senegal.

Presente no ato Embaixador de Senegal na Guiné-Bissau Ngor Ndjai em representação do presidente Macky Sal, sublinhou que o lançamento da construção, visa inaugurar um novo caminho de tranquilidade paz e prosperidade uma vez que segundo ele, Senegal e Guiné-Bissau são países amigos e irmãos de longa data.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Bissau Luís Intchama sublinhou a importância da construção da avenida. Tendo exortado a direção de Arezki empresa que vai executar a obra a ter em conta aspectos ligados passeios esgotos que vai permitir uma maior circulação dos cidadãos.

Por: CGB

COVID-19 PALLIATIVES: – I FORGIVE MY ACCUSERS – SADIYA FAROUQ

By Joseph Akinrinade October 27, 2020 Native Reporters

Sadiya Umar Farouq, the Minister of Humanitarian Affairs, Disaster Management and Social Development, has said that she has forgiven those who accused her of hiding COVID-19 palliatives meant for the poor.

Farouq stated this while fielding questions from journalists in Gusau on Monday.

“I’m aware many people have made various spurious allegations and accusations against my person and my ministry over the way we distributed Federal Government palliatives to cushion the effect of COVID-19.

“I have always said I am carrying out my duties and responsibilities to the best of my ability and with fairness to all parts of the country.

“Now that they have realized their mistakes, l will only pray to God to forgive us all,” she maintained.

NAN reports that the minister had earlier paid homage to the Emir of Gusau, Alhaji Ibrahim Bello, where the monarch appealed to the federal government to take a second look at the security situation in the state.

“The federal government should support the state in opening more access roads to expose the hideouts of criminal elements and give security operatives easier access to counter all terrorists.

“We should also be considered for more federal appointments because currently, we only have one permanent federal secretary.

“I want to assure you that we will continue to support all federal government programmes geared towards improving the wellbeing of the people,” the emir said.

Guiné-Conacri: Diallo não aceita derrota e pede "mobilização nas ruas"


Autoridades divulgam 21 mortos em violência após as eleições que levam Alpha Condé ao terceiro mandato. Líder da oposição diz que não acredita em mediação internacional e exige "respeito pela verdade das urnas".

Governo divulgou dados oficiais sobre os confrontos no país após as eleições presidenciais. Líder oposicionista convoca população

A vaga de violência na sequência das eleições presidenciais de 18 e outubro na Guiné-Conacri já causou 21 mortos, conforme números oficiais divulgados no final da noite de segunda-feira (26.10). Além de civis manifestantes, integrantes das forças de segurança estão entre as vítimas.

As autoridades haviam relatado até segunda-feira cerca de 10 pessoas mortas enquanto a oposição, pelo menos 27.

Em conferência de imprensa, as autoridades também divulgaram que mais de 240 pessoas foram detidas em todo o país nos últimos oito dias. "Estes não são simples delitos que cometidos [aleatoriamente], mas casos comprovados de ações criminosas ardilosamente planeadas com antecedência para manchar a imagem das instituições do Estado", disse o Ministro da Justiça Mory Doumbouya.

O ambiente é tenso em Conacry. A Frente Nacional para a Defesa da Constituição (FNDC) convocou uma nova manifestação contra um terceiro mandato de Alpha Condé - candidato da Assembleia do Povo da Guiné (RPG), declarado vencedor das eleições – mas o apelo teve pouca ou quase nenhuma resposta. Muitos cidadãos dizem que temem pela sua segurança.

Enviados das Nações Unidas, da União Africana (UA) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) chegaram no domingo a Conacri (25.10) e continuaram os seus esforços de mediação, cumprindo agendas com ministros, comissão eleitoral e corpo diplomático.

Nesta segunda-feira também encontraram-se com o líder da oposição, Cellou Dalein Diallo – da União das Forças Democráticas da Guiné (UFDG) - que se declarou vitorioso no dia seguinte à votação.

"Não espero muito destes emissários (...) que, na realidade, sempre estiveram do lado de Alpha Condé. Mas é importante aproveitar todas as oportunidades para comunicar a informação que realça a nossa vitória e para chamar a atenção para a repressão sangrenta que se abate sobre os guineenses," tweetou Diallo pouco depois da reunião.

"Vamos continuar a nossa mobilização nas ruas e praças públicas para exigir o respeito pela verdade das urnas. Não há volta a dar", acrescentou ele.

Diallo denunciou o "rapto" de dois dirigentes da UFDG, Fodé Oussou Fofana e Kalemodou Yansané.

A maioria das lojas permanece fechada ao longo da estrada Fidel Castro, que conduz do centro da cidade ao aeroporto, passando por distritos considerados pró-governamentais.

Mais a norte, nos grandes subúrbios dominados pela oposição, correspondentes das agências de notícia descrevem que há forte presença das forças de segurança. Ouviram-se tiros em bairros como Cosa e Sonfonia, sem que se soubesse se houve mortos ou feridos.

Condé faz comício após a votação na capital

Na área de Wanindara, um dos bastiões da oposição, ainda há marcas dos confrontos dos últimos dias: carcaças de dois camiões queimadas, pneus incendiados, pedras no chão e edifícios saqueados.

A relatos de que jovens apoiantes do RPG e da UFDG são protagonistas dos confrontos. Segundo a Amnistia Internacional, as forças de segurança usaram força excessiva durante a última semana, disparando munições letais contra os manifestantes. A ONG também condenou os cortes na Internet, cujo acesso ainda era muito difícil na segunda-feira, de acordo com os jornalistas da AFP.

De acordo com dados provisórios anunciados no sábado, Diallo obteve 33,5% dos votoscontra 59,5% de Condé. O líder da oposição confirmou na segunda-feira a sua intenção de recorrer contra estes resultados junto ao Tribunal Constitucional.

Com/DW

BREAKING: Unknown Gunmen Abducted 60 Persons in Nigeria. (See Details)

Unknown Gunmen
9newsng.com  October 27, 2020 Shom Akor Breaking News, Zamfara 

Gunmen have stormed Lingyado village in Maru Local Government Area of Zamfara State, abducting more than 50 men and children in the area.

DAILY NIGERIAN gathered that the gunmen stormed the village in the early hours of Sunday on motorcycles, three per each and both of whom were wielding AK47 rifles.

A witness who spoke with the BBC Hausa service on Monday on condition of anonymity said bandits had been terrorizing the village for years.

According to him, despite the repeated attacks, the village had no presence of security agents for more than three years.

He said: “For more than three years now many of us can’t sleep in our homes, we sleep in the bush. We go to bed with the fear of bandits attack every night.

“We did not have any security assistance.

“We want to be sleeping peacefully at our homes too like every other citizen.”

The source, therefore, called on the Federal and State governments to come to their rescue and “save our community from these gruesome attacks”.

“I want to seek the intervention of the state government and the Nigerian Police to please come to our rescue, and save our community from these gruesome attacks,” he added.

Reacting, the police spokesperson in the state, SP Muhammad Shehu, confirmed the attack, saying, however, that the number of the abducted persons was not up to 50.

He said: “According to the report we received from the DPO of the area, the kidnappers took along the village head and 4 others with them.

“The remaining people assembled by the kidnappers were left behind as they couldn’t leave with them all.

“The commissioner of police in conjunction with other security agencies pledges to tackle the menace in the village, and secure the return of the abducted people “

COVID-19: PAÍS REGISTA DEZ NOVOS CASOS NA ÚLTIMA SEMANA

radiobantaba  26/10/2020

Na Guiné-Bissau registou-se na última semana mais 10 casos positivos de infeções do novo coronavírus, elevando o total para 2.413

Segundo os dados divulgados esta segunda-feira, 26.10.20, pelo Alto-Comissariado para a Covid-19 foram dados mais 30 pessoas como recuperados.

A alta  Comissária Magda Robalo que falava do boletim epidemiológico, durante  a sua comunicação semanal revelou também que o país tem atualmente 518 casos ativos, 1.848 recuperados e 41 vítimas mortais.

Relativamente às regiões, o Setor Autónomo de Bissau continua a liderar com mais casos positivos para o novo coronavírus, seguido das regiões de Biombo, Bafatá e Cacheu, enquanto que o arquipélago dos Bijagós permanece sem registo de casos.

Durante o período entre 14 e 24 de outubro foram testadas no país 1.318 pessoas, das quais 691 com viagens marcadas.

Em setembro, depois de vários meses em estado de emergência, as autoridades guineenses declararam a situação de calamidade e emergência de saúde até ao início de dezembro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e quase 42,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em África, há 41.262 mortos confirmados em mais de 1,7 milhões de infetados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Quanto aos países lusófonos, Angola regista 268 óbitos e 9.381 casos, seguindo-se Cabo Verde (94 mortos e 8.396 casos), Moçambique (86 mortos e 11.986 casos), Guiné Equatorial (83 mortos e 5.079 casos), Guiné-Bissau (41 mortos e 2.413 casos) e São Tomé e Príncipe (15 mortos e 935 casos).

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de mortos (quase 5,4 milhões de casos e 157.134 óbitos), depois dos Estados Unidos.

VJ

Situação de Esgoto do Hospital Simão Mendes constitui um Atentado a Saúde pública, numa entrevista com Aua Mané morradora deste Bairro falou a nossa Reportagem sobre o perigo que o Referido Esgoto constitui a Saúde pública dos Moradores do Bairro de Tchada.


CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO _01

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO _02

Bxo 27/10/2020

By: Tony Goia

SOFIA Discovers Water on a Sunlit Surface of the Moon


Scientists using NASA’s telescope on an airplane, the Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy, discovered water on a sunlit surface of the Moon for the first time. SOFIA is a modified Boeing 747SP aircraft that allows astronomers to study the solar system and beyond in ways that are not possible with ground-based telescopes. Molecular water, H2O, was found in Clavius Crater, one of the largest craters visible from Earth in the Moon’s southern hemisphere. This discovery indicates that water may be distributed across the lunar surface, and not limited to cold, shadowed places. 

Leia Também:


Astronomers have been aware of water ice present on the surface of the Moon, but it had only ever been discovered in deep, perpetually shadowed impact craters at its poles. That water could be exposed to intense solar radiation in Luna’s practically nonexistent atmosphere and not boil off into space seemed unlikely, at the very least. However, a recent mission by NASA’s Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA) has confirmed just that, the space agency announced on Monday.

“Today, we are announcing the important discovery by SOFIA, that the previously detected hydrogen on the sunlit surface is located in water molecules,” Paul Hertz, director of the Astrophysics Division in the Science Mission Directorate at NASA, said during a press conference. “This discovery raises new questions about how water is created on the surface of the moon, and how it can persist in the harsh airless sunlight conditions of the lunar surface.”

SOFIA is an airborne observatory that uses a modified Boeing 747SP to fly a 100 inch (2.5 meter) telescope 45,000 feet into the atmosphere where it conducts surveys in the far infrared band of the electromagnetic spectrum. Previous surveys had detected the presence of hydrogen on the lunar surface via hydration, however, because those spectrographic techniques utilized infrared at the 3 micron wavelength, researchers were unable to determine whether that was hydrogen as present in H2O (aka water) or hydrogen as present in OH (hydroxyl), a close chemical cousin. SOFIA’s 6-micron wavelength survey confirmed the presence of water within Clavius Crater by “identifying the chemical fingerprint unique to the water molecule,” Hertz said. What’s more, it was found in concentrations ranging from 100 to 412 parts per million — roughly 12 ounces of liquid in a square meter of lunar soil or about 100 times drier than the Sahara.

“Without a thick atmosphere, water on the sunlit lunar surface should just be lost to space,” Casey Honniball, the lead author and postdoctoral fellow at NASA’s Goddard Space Flight Center, said in a statement. “Yet somehow we’re seeing it. Something is generating the water, and something must be trapping it there.”

NASA researchers already have a few ideas as to how that water might be getting made. It could be arriving aboard the micrometeorites that routinely rain down upon the lunar surface and are being protected from the harsh environment within pencil tip sized beads of glass formed during impact. Or, it could be created on the lunar surface itself where hydrogen arriving on solar wind reacts with oxygen-bearing minerals in the Moon’s regolith to create hydroxyl which is then bombarded with solar radiation to convert it into water.

“Understanding the source of water and its retention helps piece together the broader history and role water plays in our solar system and on other elements bodies like asteroids,” Honniball continued. It “may have implications for human exploration.”

“Water is extremely critical for deep space exploration,” Jacob Bleacher, chief exploration scientist for the Human Exploration and Operations Mission Directorate, noted. “It's a resource of direct value for our astronauts.” Water can be converted into into breathable oxygen, burnable fuel or just used a drinkable liquid. However, water is heavy which makes launching it out of our gravity well aboard spacecraft an expensive and energy intensive venture.

“Anytime we don't need to pack water for our trip,” Bleacher continued, “we have an opportunity to take other useful items with us. For instance payloads to do more science. So you can imagine, easily being able to use water that is already at the moon, would be a big help for us.”

NASA must also determine how easy it is to actually access these sources of water. Whether Artemis crew members can simply process the lunar top soil to extract liquid water or will have to mine water ice out of frozen craters — literal holes where the sun don’t shine — will make a big difference in the planning and execution of future lunar missions.

“It was, in fact, the first time SOFIA has looked at the Moon, and we weren’t even completely sure if we would get reliable data, but questions about the Moon’s water compelled us to try,” Naseem Rangwala, SOFIA’s project scientist at NASA's Ames Research Center, said in a statement. “It’s incredible that this discovery came out of what was essentially a test, and now that we know we can do this, we’re planning more flights to do more observations.”

Andrew Tarantola yahoo.com  Mon, October 26, 2020, 4:26 PM GMT


Senado confirma Amy Coney Barrett juiza do Supremo Tribunal e é empossada pela Presidente

Amy Coney Barrett jura na Casa Branca

Por VOA

Posse aconteceu logo após aprovação no Senado

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta segunda-feira, 26, a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal.

Como esperado, foram 52 votos a favor e 48 contra, dos quais 47 democratas, que tiveram o apoio de uma senadora republicana.

A oposição democrata argumentou, sem sucesso, que a nomeação de Barrett era uma manobra para que republicanos ampliarem a maioria de juizes conservadores no órgão supremo da justiça americana e que o Presidente a ser eleito no dia 3 escolhesse a juiza para vaga deixada pela morte de Ruth Bader Ginsburg no mês passado.

Os republicanos tiveram outro entendimento e apoiaram a decisão do Presidente Donald Trump.

Barrett passou nas últimas semanas por várias audiências no Senado.

Logo a seguir à votação no Senado, a juiza foi empossada na Casa Branca, numa cerimónia em que o Presidente Donald Trump agradeceu aos senadores republicanos pelo processo que permitiu a nomeação da juíza,

"Hoje, a juíza Barrett é a primeira mulher mãe de crianças em idade escolar a ocupar o Supremo Tribunal", destacou Donald.

Em seguida, a juíza prestou juramento diante do juiz Clarence Thomas, o mais antigo do Supremo Tribunal.

Ao discursar, a magistrada disse que o trabalho de uma juíza se difere da actuação do senador porque, enquanto o parlamentar elabora políticas a partir de suas convicções, um juiz não pode agir da mesma forma.

"Eu vou fazer o meu trabalho sem medo ou favorecimentos, e vou fazer isso de maneira independente dos outros poderes políticos e de minhas próprias preferências", prometeu Barrett.

Com a nova juíza, serão seis conservadores contra três liberais.

A juiza

De 48 anos de idade e mãe de 7 filhos, sendo dois adoptados, Barrett é católica e tende a ter visão conservadora em temas como a legalização do aborto, casamentos homossexuais e cuidados de saúde.

Ela trabalhou para Antonin Scalia, juiz do Supremo Tribunal, falecido em 2016 e a quem a juíza considera um mentor.

Ele também era católico e considerado uma das vozes mais proeminentes do conservadorismo americano no tribunal.

A juíza ocupou Tribunal de Apelações do 7º Circuito de Chicago, cargo para o qual a magistrada também recebeu indicação de Trump.


Leia Também:

Rota para a presidência apresenta-se mais díficil mas ainda possível para Trump

Donald Trum em campanha na Pensilvania estado vital para vencer as presidenciais

A uma semana das eleições americanas as sondagens continuam a indicar vantagem para o candidato democrata Joe Biden. Mas a possibilidade de uma vitória para Donald Trump não pode ser posta de parte.

Convém recordar aqui que as eleições presidencias americanas não são feitas à escala nacional. São feitas estado a estado para escolher representantes para um Colégio Eleitoral em que o número de delegados é de 538 e 270 é o numero de delegados necessários para se vencer. Cada estado tem representantes no Colégio Eleitoral de acordo com a sua população.

Certos estados são dados como certos para um ou outro candidato. Por exemplo a Califórnia com 55 delegados é certamento um estado que vai dar os seus delegados a Biden, o Texas é quase uma certeza para Donald Trump com os seus 38 delegados.

Isto faz com que a campanha eleitoral esteja centrada naquilo que os americanos chamam de “swing states” ou “battle grounds states”, estados que podem mudar de eleição para eleição ou estados de batalha.

Biden com mais opções

Biden tem neste momento várias vias para se alcançar os 270 delegados porque as sondagens indicam que ele pode vencer em muitos estados ganhos por Donald Trump em 2016 e isso tornará tudo mais fácil

Biden está por exemplo em boa posição na Florida, Carolina do Norte e Arizona. Está também a criar dificuldades no Ohio, Iowa e Georgia e mesmo no Texas Biden estava a ter bom apoio pelo menos até ao último debate quando afirmou que está pronto a elimianr a indússtria petrolífera, algo de importante na economia do Texas

De qualquer modo Biden tem muitas opções para angariar os 270 votos mas fontes do Partido Democrata dizem que a etratégia mais lógica e segura para vencer passa pela Pensilvania, Michigan e Wisconsin.

Trump não pode perder estados que ganhou em 2016

Para Trump ganhar há que assumir que ele não perde nenhium dos estados ganhos em 2016 (e muitos como vimos estão em risco) porque se isso acontecer basta lhe vencer apenas um desses tres estados.

Na noite das eleições um estado a tomar em atenção contudoé a Florida com 29 delegados e sempre um estado muito renhido .Se Trump perde na Florida tuda fica quase que impossivel.

Corey Lewandowski é um dos directores da campanha de Donald Trump e disse estar confiante numa vitória na Florida.

“Quando Trump vencer por grande margem a Florida na noite das eleições isso vai marcar o caminho paa o resto da noite”, disse

É contudo uma possibilidade que Trump possa perder alguns dos estados que ganhou em 2016 como o Arizona, a Carolina do norte e mesmo a Georgia eé por isso que as sodanges indicamque poderá ser uma noite dificil para Trump se perder algun desse estados.

Jonathan Swan é correspondente na Casa Branca do portal Axios e diz que a campanha de Trump pensa que pode vencer

"O que a campnha de Trump está a pensar é que precisam de manter estados como o Texas, Florida, Carolina do Norte, Iowa, Ohio, Georgia e depois vencer um dos estados da parte norte do mid west e os dois estados onde eles estao a concetrar-se são a Pensilvânia e Michigan”, disse .

“ Eles não dizem isso em público mas práticamente desistiram de Wisconsin”, acrescentou Swan.

Trump precisa de grande afluência às urnas no dia 3

Na verdade Trump precisa de garantir uma grande afluência às urnas no dia das eleições porque milhões de americanos já votaram antecipadamente e à boca das urnas confirma-se que é quase o dobro de eleitores Democratas que votaram antecipadamente ate agora.

Para além disso e como dissemos as sondagens indicam vantagens de Biden não só à escala nacional mas mesmo nos “estados de batalha”.

Frank Luntz um especialista em sondagens disse que Trump reduziu nos últimos dias a vantagem que Biden contava mas acescentou ter dúvidas que isso seja o suficiente.

“Mas veja se as sondagens vierem a demosnrar estar errada e que Donald Trump está correcto e as sondagens estão erradas então pessoas como eu vão ter que encontrar outra profissão,” disse o especialista.

“Mas como as coisas estão agora posso dizer que Trump esteve bem no debate mas não sei se foi o suficiente”, acrescentou.

Na próxima terça-feira vamos a ver se as sodagens estão certas ou se com em 2016 estão erradas e Luntz terá que, como ele disse, procurar outro emprego

Guine Bissau - Atualidade nacional - RTP Africa

O Ministro de Defesa Nacional, Sandji Fati visitou hoje o Estado maior da Marinha de guerra Nacional


O Ministro de Defesa Nacional, Sandji Fati visitou hoje o Estado maior da Marinha de guerra Nacional.

Tenente general Sandji Fati, acompanhado pelo vice chefe do Estado-maior das Forças Armadas, declarou que o governo está determinado em construir infraestruturas militares. O ministro Sandji Fati destacou a questão de recrutamento de jovens  no âmbito do serviço  militar obrigatório, mas aproveitou para desmentir as informações que Guiné-Bissau teria introduzido armas na Guineé-Conakry.

Aliu Cande RTB Bissau