domingo, 6 de agosto de 2023

ALERTA CFM: Em Cameconde, secção do mesmo nome, sector de Cacine, no sul do país, um policial terá espancado um jovem de 23 anos de idade de nome Sana Haidara.

O jovem morreu quando estava a ser evacuado hoje para o hospital de Quebo. Em reação, os populares destruíram a esquadra local.👇

© Rádio Capital Fm  06.08.2023

Zelensky pede ajuda à América Latina para lutar contra "colonialismo"

© Lusa

POR LUSA   06/08/23 

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu hoje aos dirigentes e povos da América Latina que ajudem Kyiv na luta contra o "colonialismo" da Rússia e acusou o Presidente do Brasil de ter um discurso pró-Putin.

Numa entrevista à agência espanhola EFE e a vários meios de comunicação latino-americanos, Zelensky afirmou que a Rússia recolhe e exporta cereais e outros produtos agrícolas dos territórios da Ucrânia e apelou à experiência da América Latina com o colonialismo para pedir solidariedade para a causa ucraniana.

"Vocês sabem perfeitamente o que significam as consequências do colonialismo", disse o chefe de Estado ucraniano.

Além dos cereais, Zelensky mencionou a destruição da fábrica Azovstal, na cidade ocupada de Mariupol (leste da Ucrânia), e de boa parte da indústria siderúrgica que obrigou o país a deixar de exportar algumas das matérias-primas que mais vendia.

"Isto é colonialismo", afirmou Zelensky, referindo que o Presidente russo, Vladimir Putin, "não é diferente de qualquer colonizador", que "mente e manipula constantemente" e que a Rússia mata crianças e viola mulheres na Ucrânia.

Zelensky acusou ainda o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, de "coincidir com as narrativas" de Putin.

"Espero que [Lula] tenha uma opinião própria. Não me parece necessário que os seus pensamentos coincidam com os pensamentos do Presidente Putin", acrescentou Zelensky, para quem as declarações do líder brasileiro "não ajudam a trazer nenhuma paz".

O Presidente brasileiro disponibilizou-se em diversas ocasiões como potencial mediador da guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Enquanto Lula pediu que as conversas comecem já, nas atuais circunstâncias, Zelensky recusa-se a sentar para discutir até que a Rússia retire as suas tropas dos territórios que ocupa na Ucrânia.

Zelensky disse ainda, na mesma entrevista, que é fundamental "compreender" que a guerra na Ucrânia vem de "uma agressão não provocada" e defendeu que os países da América Latina - onde muitos líderes têm mostrado relutância em apoiar a Ucrânia e romper relações com Moscovo - apoiem a Ucrânia através de ajuda humanitária.

Para Zelensky, esses países podem ajudar a Ucrânia com a sua experiência na limpeza dos campos de minas, na reconstrução de cidades ou na luta contra a insegurança alimentar.

Boa parte da esquerda latino-americana que governa os maiores países da região caracteriza-se pela desconfiança para com os Estados Unidos, um dos principais aliados da Ucrânia, e uma afinidade com o discurso contra o colonialismo ocidental que promove a Rússia.

Quanto à contraofensiva de Kyiv para recuperar territórios, Zelensky pediu "paciência", afirmando que "é complicada e é possível que seja mais lenta" do que se esperava.

A invasão militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


Leia Também: Kremlin diz que Rússia "apenas" quer regiões já anexadas na Ucrânia... Dmitry Peskov deu uma entrevista ao The New York Times.

Níger: ultimato da CEDEAO expira este domingo

Por  Euronews  06/08/2023 

Este domingo termina o prazo dado pela CEDEAO aos golpistas do Níger para reporem no poder o presidente Bazoum. A junta militar terá pedido ajuda ao grupo Wagner.

A situação agrava-se no Níger. Os chefes militares da CEDEAO já definiram um plano de intervenção mas apelam a uma solução diplomática.

Abdel-Fatau Musah, Comissário para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança da CEDEAO afirmou: "Queremos que a diplomacia funcione e queremos que esta mensagem seja claramente transmitida aos líderes da Junta do Níger de que estamos a dar-lhes todas as oportunidades para reverterem o que fizeram."

Este domingo expira o ultimato de sete dias lançado pelos países da África Ocidental, que exigem que os golpistas restabeleçam a administração civil e libertem o presidente Bazoum.

Esta sexta-feira, a delegação da CEDEAO visitou Niamey, mas não conseguiu encontrar-se com o general Tchiani. Inicialmente, foi noticiado que a CEDEAO recusava a intervenção militar, passando a aplicar sanções. Mais tarde, porém, os chefes militares do bloco anunciaram que tinham elaborado um plano para uma invasão armada.

Estão estacionadas no Níger cerca de 1500 tropas francesas e 1000 tropas norte-americanas, bem como outras unidades de outros países da União Europeia e de África. Tanto Paris como Washington manifestaram um apoio inequívoco ao deposto presidente Bazoum e a qualquer decisão da CEDEAO, incluindo uma solução militar.

Por sua vez, os líderes golpistas do Níger pediram a intervenção do grupo de mercenários russos, Wagner, segundo diversos meios de comunicação ocidentais. 

O possível envolvimento do Wagner tem sido discutido desde o início do golpe, mas até agora não houve provas.

Dois países vizinhos, o Mali e o Burkina-Faso - que tiveram os seus próprios golpes de Estado nos últimos dois anos - opõem-se fortemente às ações da CEDEAO e prometeram apoio militar ao Níger, em caso de intervenção estrangeira.


Esta mulher vive debaixo d'água há 20 anos 😭


©Boby Curioso

Insólito. Afinal, infidelidade pode ser contagiosa... diz estudo... Sim, leu bem.

© Gossip Girl

Notícias ao Minuto  06/08/23 

Pasme-se: a traição 'pega-se'. Pelo menos, é o que revela um estudo feito pelo portal de relacionamentos extraconjugais Second Love, que indica que seis em cada 10 pessoas estão dispostos a trair a cara-metade se já existirem casos de infidelidade entre os amigos.

Para chegar a esta conclusão, a Second Love entrevistou mais de 2,4 mil pessoas, entre homens e mulheres, foram entrevistadas. O estudo revela, assim, que o ambiente de pessoas em que estamos inseridos pode ser um fator decisivo no que toca à fidelidade.

Se sente que pode estar a ser traído, clique aqui. Um detetive revela três sinais que indicam que eles e elas podem estar a ter um caso extraconjugal.


Ucrânia. Mísseis ucranianos danificam ponte que une Kherson à Crimeia

© GENYA SAVILOV/AFP via Getty Images

POR LUSA   06/08/23 

O exército ucraniano disparou vários mísseis contra a ponte de Chongar, que liga as regiões ucranianas anexadas de Kherson e da Crimeia, um dos quais danificou o seu pavimento rodoviário, disse hoje o governador pró-russo da região de Kherson.

"O inimigo efetuou um ataque com mísseis nas proximidades da ponte de Chongar, no norte da Crimeia. Parte dos mísseis foi abatida, mas um atingiu o alvo. Há danos no pavimento automóvel da ponte e as reparações já começaram. Não há vítimas", escreveu Vladimir Saldo na rede social Telegram.

O governador de Kherson afirmou também que se tratou de um míssil britânico Storm Shadow que danificou a ponte e uma escola na localidade de Chongar.

De acordo ainda com o representante pró-russo, a Ucrânia lançou 12 mísseis, "nove dos quais foram abatidos pela nossa defesa antiaérea".

"O principal ato vil do regime [de Kiev] é o ataque à escola local", escreveu também Vladimir Saldo na rede social Telegram.

Além disso, o gasoduto que abastece a localidade de Huenichesk foi danificado durante o ataque, deixando "mais de 20.000 habitantes da cidade sem gás".

No entanto, "a ligação com a Crimeia mantém-se através das pontes de Cháplinka e Armiansk", adiantou.

"Peço aos condutores que tenham isto em conta quando planearem as suas viagens", acrescentou.

Este é o segundo ataque realizado a esta ponte, depois do que foi realizado em 22 de junho deste ano e que tem como objetivo impedir a passagem das tropas russas da Península da Crimeia para o leste da Ucrânia.


Leia Também: Kremlin diz que Rússia "apenas" quer regiões já anexadas na Ucrânia


Leia Também:  'Mãe Pátria' já segura escudo com tridente nacional ucraniano. As imagens...   Símbolos soviéticos da mais emblemática estátua de Kyiv foram substituídos. Veja a fotogaleria abaixo.

Acordo Político de Incedência Parlamentar e Governativa pode ser assinado hoje ou amanhã, revela o Coordenador da Coligação eleitoral PAI_TERRA_RANKA, Domingos Simões Pereira após o encontro com o líder do PtG, Aladje Botche Candé.


© Radio Voz Do Povo 

Veja Também:

As negociações terminaram, mas o líder do PtG, Aladje Botche Candé recusa avançar os conteúdos em negociações que estão a dificultar as partes para firmar o ACORDO.

Termina prazo para reinstalar PR no Níger e população prepara-se para o pior

© Lusa

POR LUSA    06/08/23 

O prazo dado pela CEDEAO à junta militar para reinstalar, até hoje, o Presidente nigerino, deposto em 26 de julho, terminou sem que a exigência fosse cumprida, pelo que a população prepara-se agora para o pior.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) ameaçou recorrer à força se a junta militar que depôs o regime do Presidente democraticamente eleito do Níger, Mohamed Bazoum, não o reconduzisse até ao meio-dia de hoje, havendo, afora apelos internacionais para procurar meios pacíficos para tentar repor a legalidade institucional.

No sábado, o Senado da vizinha Nigéria insurgiu-se contra o plano da CEDEAO, instando o Presidente da Nigéria, Bola Ahmed Adekunle Tinubu, que também lidera o bloco até ao final do ano, a explorar outras opções que não o uso da força. 

A CEDEAO ainda pode avançar, uma vez que as decisões finais são tomadas por consenso pelos Estados-membros, mas o aviso na véspera do término do prazo levantou questões sobre o destino da intervenção.

A ameaça de intervenção militar surgiu na sequência do golpe de Estado de 26 de julho, quando soldados amotinados instalaram o seu líder, general Abdourahamane Tiani, como novo chefe de Estado do Níger. 

Enquanto Tiani pedia apoio nacional e internacional, crescia o receio de que a crise política do país pudesse prejudicar a luta contra os 'jihadistas' e aumentar a influência da Rússia na África Ocidental.

O golpe de Estado, aliás, observa a agência noticiosa Associated Press (AP), vem acrescentar mais uma nova camada de complexidade à região da África Ocidental, que se debate com a tomada de poder pelos militares, como Mali, Guiné-Conacri e Burkina Faso, o extremismo islâmico e uma mudança de atitude de alguns Estados em relação à Rússia e ao seu representante, o grupo mercenário Wagner.

A Argélia e o Chade, países vizinhos não pertencentes à CEDEAO e com fortes forças armadas na região, afirmaram que se opõem ao uso da força ou que não irão intervir militarmente, e os vizinhos Mali e Burkina Faso - ambos governados por juntas militares - afirmaram que uma intervenção seria também uma "declaração de guerra" contra eles.

O Presidente destituído do Níger, Mohamed Bazoum, disse que está a ser mantido "refém" pelos soldados amotinados e uma delegação da CEDEAO não conseguiu reunir-se com Tiani, que, segundo os analistas, liderou o golpe para evitar ser demitido. Agora, a junta pediu ajuda ao grupo Wagner e cortou os laços de segurança com a antiga potência colonizadora, França.

Durante a madrugada de hoje, horas antes do fim do prazo de domingo, e em resposta ao apelo da junta para que se tenha cuidado com a intervenção estrangeira e espiões, centenas de jovens juntaram-se às forças de segurança nas ruas escuras da capital do Níger, Niamey, para montarem guarda numa dúzia de rotundas até de manhã, verificando as viaturas à procura de qualquer tipo de armamento.

"Estou aqui para apoiar os militares. Somos contra (o bloco regional). Vamos lutar até ao fim. Não concordamos com o que a França está a fazer contra nós. Estamos fartos da colonização", disse Ibrahim Nudirio, um dos residentes em patrulha.

Passado o prazo, desconhece-se o que irá agora a CEDEAO fazer.

"O bloco regional não deveria ter dado à junta um prazo de uma semana para reintegrar Bazoum, mas sim de 48 horas. Agora está a arrastar-se, o que dá tempo à junta para se entrincheirar", disse Peter Pham, antigo enviado especial dos Estados Unidos para a região do Sahel, na África Ocidental, e membro destacado do Conselho Atlântico. 

Para Pham, o cenário mais favorável para uma intervenção seria a entrada de uma força com a ajuda dos que estão no interior.

A intentona é um rude golpe para os Estados Unidos e aliados que viam o Níger como o último grande parceiro antiterrorista no Sahel, uma vasta área a sul do deserto do Saara onde os 'jihadistas' ligados à Al-Qaida e ao grupo Estado Islâmico (EI) têm vindo a expandir o seu raio de ação e a ameaçar Estados costeiros como o Benim, o Gana e o Togo.

Os Estados Unidos, a França e os países europeus injetaram centenas de milhões de dólares de assistência militar no Níger. A França tem 1.500 soldados no país, embora o seu destino esteja agora em causa. Os EUA também têm 1.100 militares no Níger, onde operam uma importante base de 'drones' (aparelhos voadores não tripulados) na cidade de Agadez.

Embora os líderes golpistas do Níger tenham afirmado que agiram devido à crescente insegurança, os incidentes de conflito diminuíram quase 40% no país em comparação com o semestre anterior, de acordo com o projeto Armed Conflict Location and Event Data. 

Tal contrasta com o aumento dos ataques no Mali, que expulsou as forças francesas e se associou aos mercenários do grupo Wagner, e no Burkina Faso, que também se livrou das forças francesas.

A incerteza no Níger está a piorar a vida quotidiana de cerca de 25 milhões de pessoas num dos países mais pobres do mundo. Os preços dos alimentos estão a aumentar depois de a CEDEAO ter imposto sanções económicas e de viagem na sequência do golpe de Estado. A Nigéria, que fornece cerca de 90% da eletricidade no Níger, cortou parte do abastecimento.

Grupos humanitários no Níger alertaram para os "efeitos devastadores" na vida de mais de 4,4 milhões de pessoas que necessitam de ajuda. Alguns dos residentes do Níger, já em dificuldades, afirmaram que a intervenção militar não é a resposta.

"Só o facto de comer é um problema para nós. Por isso, se houver uma guerra, isso não vai resolver nada", frisou Mohamed Noali, um residente de Niamey que anda a patrulhar as ruas.


Kremlin diz que Rússia "apenas" quer regiões já anexadas na Ucrânia... Dmitry Peskov deu uma entrevista ao The New York Times.

© Reuters

Notícias ao Minuto  06/08/23 

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a Rússia não quer mais território na Ucrânia do que as quatro regiões anexadas.

Em entrevista ao The New York Times, após ser questionado sobre se Moscovo quer anexar mais territórios ucranianos, Peskov foi direto: "Não".

"Nós apenas queremos controlar todas as terras que agora escrevemos na nossa Constituição como nossas", acrescentou.

Recorde-se que apenas sete meses depois de invadir o país vizinho, a Rússia anexou, ilegalmente, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e as regiões de Kherson e Zaporíjia, áreas no leste e sul da Ucrânia.

Além das quatro regiões anexadas, a Rússia já tinha incorporado no seu território a península ucraniana da Crimeia, em 2014.

A Ucrânia e a generalidade da comunidade internacional não reconhecem a soberania russa nas regiões anexadas.

A devolução dos cinco territórios é uma das exigências de Kyiv para negociações com Moscovo sobre o fim da guerra.


Leia Também: Ucrânia diz ter abatido 30 mísseis de cruzeiro e 27 'drones' na madrugada

JAPÃO: Nos 78 anos do bombardeamento de Hiroshima, líderes criticam Rússia... Em causa estão as constantes ameaças nucleares por parte de Moscovo.

© Kyodo/via REUTERS

Notícias ao Minuto   06/08/23 

Assinalam-se este domingo, 6 de agosto, 78 anos desde a tragédia de Hiroshima. O primeiro-ministro do Japão aproveitou a ocasião para criticar as constantes ameaças nucleares da Rússia. Uma crítica que foi acompanhada por outros dirigentes mundiais.

"O Japão, como a única nação que sofreu bombardeamentos atómicos na guerra, continuará os seus esforços para um mundo livre de armas nucleares. O caminho para isso está a tornar-se cada vez mais difícil por causa do aprofundamento das divisões na comunidade internacional sobre o desarmamento nuclear e a ameaça nuclear da Rússia", começou por dizer Fumio Kishida, citado pela imprensa internacional, na Cerimónia Memorial da Paz.

"Dada esta situação, é ainda mais importante trazer de volta o ímpeto internacional para a realização de um mundo livre de armas nucleares. A devastação trazida a Hiroshima e Nagasaki por armas nucleares nunca poderá ser repetida", acrescentou.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, também divulgou um comunicado para assinalar a data. "Alguns países estão a acenar de forma imprudente o sabre nuclear mais uma vez, ameaçando usar essas ferramentas de aniquilação", disse. "Diante dessas ameaças, a comunidade global deve falar como uma só. Qualquer uso de armas nucleares é inaceitável", defendeu.

As críticas foram apoiadas pelo autarca de Hiroshima, Kazumi Matsui. "Líderes de todo o mundo devem enfrentar a realidade de que as ameaças nucleares agora expressas por certos formuladores de políticas revelam a loucura da teoria da dissuasão nuclear", afirmou.

Recorde-se que nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos utilizaram, pela primeira vez na história da humanidade, bombas atómicas. A bomba atómica em Hiroshima matou 140.000 pessoas entre agosto e o final de 1945, e a bomba lançada sobre Nagasaki a 9 de agosto de 1945 matou 74.000 pessoas. O contacto com a radiação matou muitos dos sobreviventes nos dias seguintes, e quem sobreviveu teve de o fazer com as doenças causadas pela radiação.


PAI Terra Ranka: Assinatura do acordo de incidência parlamentar com PTG

Por Hernani Kafft Kosta

Rússia ataca centro de transfusão de sangue no leste da Ucrânia

© Lusa

POR LUSA  06/08/23 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, denunciou no sábado à noite um bombardeamento aéreo russo que deixou vários mortos e feridos num centro de transfusão de sangue na região de Kharkiv, no leste do país.

"Um míssil aéreo guiado russo [atingiu] um centro de transfusão de sangue na Ucrânia. Esta noite, na comunidade de Kupiansk, na região de Kharkiv. Mortes e feridos são relatados", escreveu o líder do Executivo ucraniano.

Zelensky disse na plataforma de mensagens Telegram que "a Rússia disparou foguetes e mísseis de cruzeiro na noite de sábado" e "alguns dos foguetes foram abatidos por caças de defesa aérea ucranianos".

O Presidente ucraniano qualificou o ataque como "um crime de guerra", que "por si só diz tudo sobre a agressão russa", e garantiu que os serviços de emergência estão a trabalhar para extinguir o incêndio provocado pelo bombardeamento.

Zelensky apelou "a todos aqueles que valorizam a vida", para quem "derrotar os terroristas" é, na sua opinião, "uma questão de honra".

Horas antes, o chefe de Estado tinha confirmado um outro ataque com mísseis russos contra edifícios pertencentes ao fabricante de aviões Motor Sich, na região de Khmelnytsky, no oeste da Ucrânia.

Na sexta-feira à noite, as forças ucranianas atacaram um petroleiro russo que transportava crude no Mar Negro, uma operação para a qual Moscovo prometeu uma retaliação.

Nos últimos dias, vários ataques de 'drones' (aparelhos não tripulados) ucranianos tiveram como alvo a cidade de Moscovo, a península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, e navios russos no Mar Negro.

Os ataques russos aconteceram numa altura em que decorria na cidade de Jidá, na Arábia Saudita, uma reunião de conselheiros de segurança nacional e representantes de 40 países sobre o conflito na Ucrânia.

Zelensky disse no sábado que o encontro discutiu o plano de paz apresentado pela Ucrânia em 2022, com 10 pontos que Kiev considera serem indispensáveis para aceitar um entendimento com Moscovo.

O plano representa "o retorno à ordem internacional" que "a Rússia violou com a sua agressão" contra a Ucrânia e que "é necessário restaurar", acrescentou o Presidente.

O plano exige a retirada das tropas russas, incluindo da Crimeia, a cessação das hostilidades, a garantia da segurança nuclear e segurança energética, a implementação da Carta das Nações Unidas, justiça, a prevenção da escalada, a proteção do meio ambiente, libertação de prisioneiros e deportados, comida segura e a confirmação do fim da guerra.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


Leia Também: Ataque russo atinge instalações de fabricante ucraniano de aviões


Leia Também:  A coordenadora humanitária da ONU para a Ucrânia condenou hoje os ataques russos em Izmail e outros portos ucranianos, que destruíram milhares de toneladas de cereais que seriam suficientes para alimentar cerca de 66 milhões de pessoas por dia.

Presidente da Argélia rejeita intervenção militar da CEDEAO no Níger

© Lusa

POR LUSA   06/08/23 

Argel, 06 ago 2023 (Lusa) -- O Presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune, disse no sábado à noite que o país recusa "categoricamente qualquer intervenção militar" da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) no Níger como "uma ameaça direta à Argélia".

"Não haverá solução sem nós [Argélia]. Somos os primeiros afetados", disse Tebboune, numa entrevista transmitida pela televisão argelina. "A Argélia partilha quase mil quilómetros" de fronteira com o Níger, recordou.

"Em que situação estão hoje os países que sofreram uma intervenção militar?" perguntou o chefe de Estado argelino, apontando como exemplo a Líbia e a Síria, dois países que vivem há anos em guerra civil.

A 30 de julho, quatro dias após o golpe que derrubou o Presidente eleito do Níger, Mohamed Bazoum, a CEDEAO deu aos militares um ultimato, cujo prazo termina hoje, para restabelecerem a ordem constitucional, sob pena do recurso à "força".

Tebboune lembrou que o Mali e o Burkina Faso, vizinhos do Níger governados também por militares após golpes de Estado, "estão prontos para entrar na batalha" ao lado do Níger. Em caso de intervenção militar "todo o Sahel será incendiado", alertou.

O Mali e o Burkina Faso, que estão suspensos dos órgãos de governo da CEDEAO, declararam que qualquer intervenção armada no Níger seria considerada "uma declaração de guerra" e teria como consequência a sua retirada do bloco da África Ocidental.

Tebboune sublinhou que a Argélia -- que não faz parte da CEDEAO -- é pela "legitimidade institucional". Os golpistas do Níger "devem regressar a essa legitimidade. Estamos prontos para ajudá-los a se unirem", garantiu o Presidente.

"A Argélia não usará a força com os seus vizinhos", prometeu o chefe de Estado. "Os nigerinos respeitam a Argélia e não se aproximarão das fronteiras argelinas", acrescentou.

O general Mousa Salaou Bramou, nomeado no sábado Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Níger, recebeu na sexta-feira uma delegação da CEDEAO, que se deslocou à capital, Niamey, para tentar iniciar uma negociação com os golpistas.

Os contornos de uma "possível intervenção militar" contra os militares golpistas no Níger foram "definidos", confirmou na sexta-feira o comissário para os Assuntos Políticos e de Segurança da CEDEAO, Abdel-Fatau Musah.

Ainda assim, a CEDEAO continua a privilegiar a via diplomática para resolver a crise, garantiu Musah, no final de uma reunião de três dias, na capital da Nigéria, Abuja, dos chefes de Estado-Maior da organização.

Vários países da África Ocidental, como o Senegal e a Costa do Marfim, disseram estar prontos para enviar soldados, avançou à agência de notícias France-Presse uma fonte da delegação da Costa do Marfim em Abuja, que pediu anonimato.


Leia Também: Junta do Níger pede ajuda ao grupo Wagner perante ameaça de intervenção

O Camarada 𝗚𝗲𝗿𝗮𝗹𝗱𝗼 𝗝𝗼𝗮𝗼 𝗠𝗮𝗿𝘁𝗶𝗻𝘀 foi escolhido como candidato da Coligação PAI Terra Ranka ao Cargo de Primeiro-Ministro.

O Bureau Político do PAIGC deste sábado escolheu ainda 𝗖𝗮𝗹𝗶𝗳𝗮 𝗦𝗲𝗶𝗱𝗶 como líder da bancada parlamentar da Coligação.

A bancada parlamentar terá a seguinte composição:

 - Deputado António Patrocínio Barbosa, 1º Vice-Presidente;

 - Deputada Matilde Indequi, 2a Vice-Presidente;

 - Deputado Mário Mosante, 1º Secretário;

 - Deputado Bacar Djassi, 2º Secretário 

 - Deputada Djenabu Sambu Djassi, 3ª Secretaria

TERRA RANKA

Por  Domingos Simões Pereira