sábado, 13 de julho de 2019

Restam 250.000 chimpanzés no continente africano

Apenas 250.000 chimpanzés vivem atualmente no continente africano, repartidos por 21 Estados, quando há 10 anos eram cerca de dois milhões, em 25 países, assegurou à agência Efe a diretora adjunta do Instituto Jane Goodall, Laia Dotras.


Este “muito drástico” declive populacional é provocado “sobretudo pela perda do habitat”, devido à exploração de madeira e recursos minerais”, com destino a países ocidentais, segundo Dotras.

Entre esses recursos figura um mineral usado na microeletrónica, telecomunicações e indústria aeroespacial, que nos últimos anos se converteu num material estratégico pela aplicação nestes fins.

A estes riscos há que somar a caça furtiva, uma atividade que, de acordo com a especialista, pode considerar-se “uma das maiores crises de biodiversidade” da era atual.

A situação, na sua opinião, é “crítica” e, se não forem tomadas medidas urgentes, estes animais “não tardarão a desaparecer”.

Para evitar a extinção definitiva destes primatas em perigo é “essencial educar e fazer entender os problemas socioambientais locais” e poder, assim, trabalhar eficazmente na proteção do ambiente para “assegurar a sustentabilidade a longo prazo”, defendeu.

O trabalho passa por incentivar o desenvolvimento sustentável em diferentes regiões africanas, por forma a garantir o bem-estar da população local, gerindo ao mesmo tempo de forma correta os recursos naturais para melhorar o estado de conservação, tanto dos chimpanzés como do seu habitat.

“A pobreza e o desconhecimento induzem muitos africanos a usar os recursos do seu meio ambiente de forma insustentável”, asseverou Dotras.

Assim acontece com o corte e queima de bosques, pelo que “muitas zonas ficam quase desertas e a terra já não se pode aproveitar para cultivar”.

Daí a importância da formação e educação ambiental das populações africanas para a conservação do ambiente e, portanto, dos chimpanzés, sustentou.

interlusofona.info

Quando um bombeiro tenta apagar o fogo, mas atira mais lenha ou petróleo para a fogueira! Caso para se dizer; Ou são parvos ou pensam que somos todos parvos.

Nos textos das nomeações, está claramente exposto o seguinte: “ com direitos e regalias inerentes ao cargo”, isso está impresso em todas as nomeações. Penso eu, que o significado de “direitos” (salários) e regalias ( bónus, ofertas, extras) todos sabemos.

Quando nos dizem que a “maioria” dos recém nomeados não aufere ou irá auferir salários nem regalias, porque já recebem um salário mensal vitalício (para toda uma vida) por terem sido membros de Governos passados!!!!! Mais se percebe à terrível situação em que o País se encontra.

Quer dizer, qualquer gato pingado que tenha sido Ministro ou Secretário de Estado na Guiné-Bissau, nem que seja através de atos ilegais, (golpes de estado/ Governos de transição)fica com um ordenado chorudo para toda a vida, as custas do erário público da Guiné-Bissau!!!

Quando se diz que estas nomeações não tem ou terá nenhum impacto no OGE, é uma tremenda mentira, essas pessoas não só foram nomeados para papar do erário público, mas para se servirem do selo do estado da Guiné Bissau, para negociatas de carácter privado.

É uma vergonha, a única solução, é a reversão destas nomeações JÁ!

Nenhuma MENTIRA será convertida em verdade.

Francisco José Gomes Fernandes
(Braima DJalo)






Fonte: Francisco Jose Gomes Fernandes 

COMUNICADO DE GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO




Rádio Jovem Bissau

CADOGO, CARLOS GOMES JÚNIOR, ANTIGO PRIMEIRO-MINISTRO ANUNCIA CANDIDATURA ÀS PRESIDENCIAIS.

Carlos Gomes Júnior responde a solicitação de alguns Movimentos de Apoio para se apresentar como candidato independente às presidenciais de 24 novembro.


Carlos Gomes Júnior vai apresentar se as presidências de 24 novembro como candidato independente. O antigo primeiro-ministro fez este anuncio esta manhã em resposta a solicitação dos movimentos de apoio.







Fonte: Aliu Cande 

ABERTURA DE CLÍNICA OFTALMOLÓGICA EM BISSAU


Exmo(as) Senhores(as),

A Clínica Oftalmológica Rufino Ribeiro, S.A. com sede no Porto, Portugal (www.co-rufino-ribeiro.pt), abriu no passado dia 8 de Abril a sua Sucursal em Bissau.

Passamos assim a oferecer todos os nossos serviços de consulta e cirurgia de oftalmologia em Bissau com caracter permanente.

Para mais informações visite o site e o Facebook da nossa sede
www.co-rufino-ribeiro.pt

https://web.facebook.com/co.rufino.ribeiro/
E o Facebook da sucursal em Bissau

https://web.facebook.com/corr.gw/

Agradecemos a divulgação desta informação por todos os que possam estar interessados.
Visite-nos.
Contactos:
+245 956 341 348
+245 966 896 822
Email: geral@corr.gw

Fonte: conosaba.blogspot.com

Em que parte sua excelência Presidente da República da Guiné-Bissau acusou o Cadogo e a filha do desvio de 12 milhões de dólares?

"...os 12 milhões, resumindo e concluindo, eles foram utilizados para satisfazer as necessidades do país naquela altura..."



Por Abel Djassi

ENGRAVIDAR - A leitora perguntou: É possível ou não engravidar durante a menstruação?

Não é raro ouvir mulheres (e até mesmo homens) a falar sobre o assunto. Alguns ficam mais ‘à vontade durante aqueles dias’, mas é importante estar sempre atento, já que cada organismo é diferente. Afinal, é possível engravidar durante a menstruação?


Sim, é possível engravidar durante o período menstrual. Primeiro, porque os espermatozoides podem sobreviver dentro do corpo por muito mais tempo do que a maioria das pessoas pensa.

O normal é que continuem ativos por três a cinco dias. “Mas alguns podem resistir até sete dias dentro do útero”, explica Livia Daia, supervisora médica e ginecologista da Clínica Daia Venturieri, em São Paulo, no Brasil, em declarações à revista Women’s Health. “Dependendo do ciclo menstrual, pode ocorrer ovulação assim que acabar a menstruação".

Adicionalmente, em alguns casos, o óvulo pode ser fertilizado cerca de uma semana depois do inicio do período menstrual, com o espermatozoide já dentro do útero ou das trompas de falópio – algo extremamente raro –, mas apenas um resquício do mecanismo evolutivo para garantir a preservação da espécie humana. “A chance é pequena, mas existe”, diz Livia.

Portanto, sim: é possível engravidar durante a menstruação. A dica é sempre manter relações sexuais com o uso do preservativo. Além de evitar uma gravidez indesejada, trata-se do único método capaz de prevenir doenças sexualmente transmissíveis.

NAOM

EUA - Meio milhão quer invadir Área 51. "Vamos ver os alienígenas"

Quase meio milhão de pessoas confirmou, nas redes sociais, a intenção de invadir a misteriosa Área 51, uma zona militar em que as forças armadas dos EUA guardariam provas de vida extraterrestre, como apontam várias teorias desde há décadas.


"Assaltemos a Área 51. Não nos podem parar a todos" é o lema desta curiosa iniciativa que, depois de ser publicada na rede social Facebook, recebeu o apoio de 493 mil pessoas, que, a meio da tarde de sexta-feira, confirmaram a sua presença nesta ação, que está marcada para 20 de setembro.

"Vamos encontrar-nos no Centro Turístico Alienígena e coordenar a nossa entrada. Se entrarmos à bruta, podemos mover-nos mais rapidamente que as balas", segundo a convocatória, que conclui de forma concludente: "Vamos ver os alienígenas".

A iniciativa suscitou, além de uma surpreendente adesão, uma série de 'memes' com imagens de homenzinhos verdes e diversos símbolos da cultura 'freak', como o personagem Sheldon Cooper, da série Big Bang Theory.

A designada Área 51 é um terreno militar situado em pleno deserto do Nevada, que está envolvida desde há anos, devido ao secretismo que a rodeia, num halo de mistério que tem motivado numerosas teorias extravagantes.

Uma das mais generalizadas é a de que o governo norte-americano usou este terreno militar para esconder provas de vida extraterrestre.

De facto, o governo norte-americano nunca reconheceu a existência desta instalação militar até agosto de 2013, quando a CIA desclassificou uma série de documentos que confirmavam a existência desta base militar.

Aquela teoria sustenta, entre outros pontos, que foi para ali que se transferiram os restos de uma alegada nave extraterrestre, que se tinha despenhado em Roswell, no Estado do Novo México, em julho de 1947.

NAOM

Elon Musk anuncia primeiros voos do seu Starship. Destino? A Lua

Starship

O modelo de nave da SpaceX pensado para voos de curta duração e que pode levar humanos à Lua já a partir de 2023 começa fase de testes esta terça-feira, o dia em que se celebra os 50 anos do primeiro homem na Lua – na missão Apollo 11.

Desde que o fundador e CEO da SpaceX (que também lidera a Tesla), Elon Musk, revelou o protótipo de Starship, que há muita antecipação para ver descolar o modelo que promete voltar a colocar humanos a passear pelo espaço – primeiro a Lua, depois Marte.

O modelo protótipo real que também usa o nome de “Starhopper” é um veículo construído para voos curtos e está pronto para ser começar os primeiros testes de voo.

Foi o próprio Musk a anunciar isso mesmo no seu Twitter e os primeiros voos serão já na terça-feira, que permite também assinalar o 50º aniversário da missão da NASA Apollo 11, que transportou pela primeira vez humanos para a superfície da lua em 1969.



1.331 pessoas estão falando sobre isso

O modelo está a ser desenvolvido numa instalação da SpaceX em Boca Chica Village, no Texas. Houve um pequeno teste já em abril onde se tentou uma decolagem breve com um único motor Raptor a fornecer energia ao aparelho. Agora será um teste mais próximo com o voo final.

Se o teste for bem sucedido, vai permitir colocar a SpaceX no caminho ambicioso traçado, onde se espera que a nave atinja os 20 quilómetros de voo em poucos meses.

Musk admitiu já que quer levar com esta nova nave um grupo de artistas num passeio em redor da Lua já em 2023.

insider.dn.pt

Uma em cada quatro pessoas teve de pagar subornos em serviços públicos em África

Uma em cada quatro pessoas teve de pagar subornos em serviços públicos em África, segundo um estudo da Transparência Internacional, que revela também que a maioria da população acredita que a corrupção está a aumentar no continente.


O Barómetro Global da Corrupção África 2019, da organização Transparência Internacional em parceria com Afrobarometer, revela que mais de um em cada quatro cidadãos que recorreram a um serviço público africano nos 12 meses anteriores ao inquérito, teve de pagar um suborno, o que equivale a cerca de 130 milhões de pessoas.

O barómetro inclui dados de 35 países, incluindo Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, entrevistou 47 mil pessoas e decorreu entre setembro de 2016 e setembro de 2018.

A República Democrática do Congo (RDC), com 80%, é o país com a maior percentagem de utentes dos serviços públicos que pagaram subornos, enquanto, no extremo oposto, as ilhas Maurícias são o país com menor percentagem de pagamento de subornos pela população, 5%.

Em Moçambique, 35% (34% em 2015) dos utentes dos serviços públicos declararam ter pago subornos, percentagem que é de 16% (23% em 2015) em São Tomé e Príncipe e de 8% (2% em 2015) em Cabo Verde.

O estudo revela ainda que a maioria dos cidadãos (55%) acredita que a corrupção aumentou no seu país durante o mesmo período, enquanto 23% pensa que está em declínio e 16% não identificam qualquer mudança.

Em 22 dos 35 países, são significativas as percentagens (acima de 60%) de cidadãos consideram que a corrupção está em crescimento.

A RDC lidera uma vez mais a lista com 85% dos seus cidadãos a sustentarem que o país está mais corrupto, mas em países como o Sudão ou o Gabão as taxas atingem também os 83% e os 80% respetivamente.

Nos lusófonos analisados, São Tomé e Príncipe regista a maior percentagem de cidadãos que acreditam que a corrupção aumentou no país (56%) seguido de Moçambique (49%) e Cabo Verde (39%).

Por contraste, quase metade dos cidadãos do Burkina Faso (54%) e da Gâmbia (46%) disseram que a corrupção nos seus países recuou.

O barómetro conclui também que a corrupção está a atingir os mais vulneráveis, adiantando que os pobres (36%) mais propensos ao pagamento de subornos do que os ricos (19%), retirando-lhes dinheiro para necessidades básicas como alimentação ou saúde.

A polícia surge como a instituição mais corrupta (47%) e com maiores taxas de suborno (28%).

As empresas de fornecimento e eletricidade e água e os serviços que emitem documentos de identificação, como cartas de condução e passaportes, as escolas e os serviços de saúde registam também altas taxas de suborno, de acordo com o estudo.

Membros do governo (39%) e do parlamento (36%), gabinetes do presidente ou primeiro-ministro (34%) e juízes e magistrados (34%) são também vistos como afetados pelo fenómeno da corrupção, que segundo os inquiridos atinge também os governos locais, os chefes tradicionais, as organizações não governamentais e os líderes religiosos.

A maioria (53%) dos inquiridos acredita que os cidadãos podem fazer a diferença no combate à corrupção, mas 67% (2/3 dos inquiridos) receiam sofrer retaliações se denunciarem os casos de que têm conhecimento.

Na avaliação ao papel dos governos no combate à corrupção, 59% defendem que os seus governos estão a fazer um mau trabalho contra 34% que aprovam a atuação governamental.

O estudo sublinha ainda que os subornos estrangeiros e a lavagem de capitais desempenham um “papel maior” na promoção da corrupção em África, considerando que muitos países que exportam grande volumes de mercadorias e serviços estão a falhar na investigação e punição das empresas que pagam subornos no estrangeiro.

O documento apresenta uma amostra de países com empresas implicadas no pagamento de subornos em África, onde se incluem, entre outros, Portugal, Espanha, Brasil, China ou Estados Unidos.

O Barómetro Global sobre Corrupção África 2019 atualiza dos dados do último estudo sobre corrupção em África da organização Transparência Internacional, que datava de 2015.

interlusofona.info

A Primeira-Dama da Guiné-Bissau, Maria Rosa Teixeira Goudiaby Vaz, participou, no passado dias 7- 8 deste mês, em Niamey, Capital do Níger, num encontro promovido pela Organização de Primeiras-Damas Africanas para o Desenvolvimento (OPDAD), sob o lema: "luta contra casamento precose e promoção de escolarização das raparigas na África Ocidental".


O encontro, que decorreu à margem da 12ª Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estados e de Governos da União Africana, serviu, igualmente, para a adoção de um Plano de Ação Estratégico 2019-2030, eleição de novos corpos sociais e a aprovação de estatutos da organização.

Após o encontro, seguiu-se, logo a tarde, uma outra reunião de alto nível sobre a eliminação das doenças tropicais negligenciadas (DTN) e patrocinada pela Primeira-Dama da República do Níger, Dra. Aissatu Issoufou Mahamadou, Presidente da Fundação “Guri-Vie meilleure”.

De salientar que a região da África Ocidental e Central são as mais atingidas pelo fenómeno de casamento infantil em todo o mundo, com uma média de 40 por cento de raparigas casadas antes de atingirem os 18 anos de idade.

De realizar que a Primeira Dama Maria Rosa Vaz, sempre instou os seus pares a intensificar a luta contra o casamento infantil, especialmente a da rapariga, e a promoção da sua escolaridade.

Rosa Vaz continua a condenar o comportamento desumano contra as meninas inocentes, acrescentando que, enquanto seres humanos têm direito à vida com dignidade e respeito.

















Fundação Rosa Goudiaby Vaz

COOPERATIVA ESCOLAR SÃO JOSÉ INAUGURA NOVO EDIFÍCIO DE 18 SALAS DE AULAS E UM BLOCO ADMINISTRATIVO

A Direção Executiva da Cooperativa Escolar São José já dispõe de um novo edifício escolar construído de raiz com dois pisos, dezoito salas de aulas, sala de professores e um bloco administrativo.

Trata-se da escola “São José de Mindará”, que já teve paredes de bambu coberto de palha e iniciou as aulas em 1987. Hoje, completamente renovada, ainda, com luz e água.



A Cooperativa Escolar São José é uma instituição do ensino privado harmoniza  três centros escolares, nomeadamente; Mindará, Jericó e Cuntum. E, leciona de pré-escolar (jardim infantil) à 12º ano de escolaridade.



A cerimónia da inauguração do edifício contou com a presença do representante do ministério da Educação Nacional, Voluntários da Fundação João XXIII de Portugal entre outros parceiros da escola.
No ato, o diretor da escola afirmou que o edifício inaugurado “não passa de um lugar de educar, ensinar e apreender.”  Pelo que, esclarece, “o sistema Educativo, o ensino e a aprendizagem, não dependem de um lugar luxuoso, pobre, países mais ricos ou menos ricos, mais sim, a ambição de querer aprender e ser perseverante em busca dos conhecimentos seja aonde for.”

Confere o discurso de Raúl Daniel da Silva na integra:
Raúl Daniel da Silva

Sua Excia Sr. Ministro da Educação Nacional e do Ensino Superior;
Reverendíssimo Padre Joaquim Luís Batalha, Presidente de Conselho de Administração da Fundação João XXIII Casa do Oeste, Irmãos e Jovens Portugueses nossos visitantes;
Reverendíssimo Pároco; Irmãos e irmãs da Paróquia Santo Antônio de Bandim, em particular as Irmãs e as Educadoras de Jardim de Infância Bolanha.
Ilustres Convidados e Professores da CESJ;
É com muita honra que a Direção da CESJ, vos acolhe neste espaço, para mais uma inauguração de um novo edifício, agradecer a todos, pela generosidade de nos honrar com a vossa presença;
Digo, a inauguração de um novo edifício e não de uma nova escola, sem sombra de dúvidas, este lugar não passa apenas de um edifício sugerido que se transforme numa escola, o lugar de Educar, ensinar e apreender.

Muitas pessoas poderiam perguntar-se porque afirmo que é inauguração de um edifício e não de uma escola Ɂ

Para pessoas atentas, e para mim em particular, descobri que uma escola não um edifício alto, baixo,bonito ou seja como for, mas sim, quando se tem a consciência esclarecida das atividades que se almejam desenvolver neste espaço e saber valorizar com a determinação  ação   planificada  em prol dos seus destinatários.

No primeiro parágrafo da historial de São José, testemunhamos que este espaço outrora, desempenhou o papel duma escola, ainda em condições muito precária com as paredes em querintins, mais tarde, substituída com as paredes de adobe se foi possível formar muitas crianças, hoje senhores e senhoras, excelentes Quadros e Funcionários, servindo este País nas distintas instituições públicas e privadas.

Com esta verdade, queremos lançar um importantíssimo apelo aos futuros utentes deste edifício, um espaço totalmente modificado, a não se deixarem influenciar pela sua beleza ou aparência.

Aos Pais e Encarregados de Educação, o nosso apelo,ajudar a esclarecer os vossos filhos, de que o sistema Educativo, o Ensino e a aprendizagem, não depende de um lugar luxuoso,pobre, países mais ricos ou menos ricos, mais sim, a ambição de querer aprender e ser perseverante em busca dos conhecimentos seja aonde for.

Aos professores propomos atitude da ética profissional, isto é, assumir os seus compromissos e aceitar trabalhar com   o amor paternal, reconhecido como Educador em primeiro lugar, só depois transmissores dos conhecimentos na qualidade do mestre e orientador pedagógico imitando assim São José com menino no braço, sinal de caridade e  de amor que se dá sem limites.

Com este princípio, este edifício que hoje inauguramos, poderá ser designado uma escola, caso contrário seria apenas um lugar de armazenamento das crianças e não uma escola que se pretende.

                              II


No folheto historial, deixamos bem explicita a idéia e o objetivo de surgimento de escola primaria São José de Mindara em 1987, foi de acolher as crianças em idade escolar e sem matriculas nas escolas públicas outrora insuficiente para o atendimento de todas as crianças em idade escolar.

Esta realidade está bem patente ainda hoje nas nossas tabancas e quase em todas as Regiões.  Vimos tabancas com centenas de crianças sem salas de aulas, sem os professores.

Por outro lado, vimos muitas crianças que são obrigadas a deslocar e percorrer vários quilômetros a pé a procura de uma sala de aula com professor.

Cooperativa Escolar São José, desejava continuar a fazer face a esta situação e cumprir com os objetivos inicialmente traçados,  mas  com as  limitações financeiros, não será fácil,  optou então com a sua equipa Técnica  pedagógica, apoiar as iniciativas comunitárias apesar das dificuldades,mesmo assim, os Jovens voluntários das escolas comunitárias, são assistidas com seminário de formação e o seguimento no terreno através das comissões de estudos intensivos aos sábados, e são apoiado também nas avaliações e exames finais.

Neste quadro de parceria temos a nossa frente estes Jovens voluntários de tabancas de Seção de Binar Setor de Bissorã, Região de Oio que aspiram tornar-se bons professores.

Para além das tabacas acima referenciadas, temos as solicitações das tabancas de outras regiões por exemplo de Cantanhez Sul do País, com o qual tivemos oportunidade de fazer um intercâmbio, visitas de estudos com os alunos de ambas as escolas no mês  de Abril e Maio de 2019.

É com  muita pena, lamentamos, de não podermos atender todas as solicitações de parceria com as escolas comunitárias das  tabancas, por faltas de condições financeiros para fazer face as despesas.

                              III
Senhor Ministro da Educação Nacional e do Ensino Superior, na qualidade do nosso servidor, temos a recomendar-lhe o seguinte:
1 – O Senhor foi nomeado num Sector Social, num contexto muito complexo, e com muitos problemas, Este Setor,necessita de soluções não só urgentes, como também exige tomadas das decisões refletidas e acertadas. Aconselhamos a ter coragem e confiar em Deus, reflete o nosso Lema: Sem Mim, Nada Podereis Fazer; portanto,não contes com a tua própria força, mas confiante no poder de Deus, tudo se resolve.

1.1 -    O Senhor Tem a sua frente a primeira batata quente, salvação ou a nulidade parcial do ano letivo findo 2018-2019. que fazer Ɂ

1.2 -  Sabe-se que ainda não foi resolvido a situação de greve no Sector do Ensino público, e já é tempo de preparativos para o início de um novo ano letivo 2019 – 2020.  Que fazer Ɂ

1.3 – Senhor Ministro, aconselhamos a não deixar ser influenciado pelas decisões Políticas, exorto abertura ao diálogo franco com os Sindicatos dos professores, e se possível convocar o Conselho Diretivo alargado em busca de melhor Solução do final deste ano 2018-2019 e o início do novo ano letivo 2019-2020.Ter sempre em conta que um ano letivo são os dias contabilizados e aproveitados.

                                                               IV
2 - Aos SINDICATOS dos professores imploro, do fundo de coração seguinte, mudar o formato das reivindicações dos Vossos direitos, refletir e optar para um novo formato que estabelece equilíbrio, respeitando também os Direitos das Crianças à escola, evitando que as crianças continuem a ser principais vítimas das vossas reivindicações.

Não Temos em nossas mãos as Soluções de Todos os Problemas do Ensino, mas perante estes problemas temos as nossas mãos. Sem Mim Nada Podereis Fazer.  disse Jesus.

Obrigado a Todos.

Bissau, 11 de Julho de 2019
Raul Daniel da Silva. 





















Por: notabanca.blogspot.com