sexta-feira, 7 de abril de 2017

Presidente Sporting da Guiné-Bissau apresenta demissão

O presidente do Sporting Clube da Guiné-Bissau, Daniel Mango, revelou hoje à agência Lusa que se demitiu das suas funções, na sequência de "clima de difamação e de sabotagem" contra si por parte de um grupo de sócios e dirigentes.

Daniel Mango diz que, apesar de ser "um grande sportinguista", a sua dignidade está em primeiro lugar, pelo que não poderia continuar na direção do clube perante "a calúnia e traição" de que era alvo.

O agora ex-presidente do Sporting lembrou que foi eleito "democraticamente pelos sócios", em janeiro, e tomou posse no mês seguinte, mas ainda nem apresentou o seu plano de trabalho e já é alvo de sabotagem.

Daniel Mango considerou ter sido vítima também de "perturbações injustificadas", pelo que achou que o melhor seria deixar o lugar de presidente.

Um grupo de sócios tem vindo a questionar a gestão de Mango, a quem acusam de falta de diálogo, de apropriação de bens do clube e ainda de conduzir o Sporting Clube da Guiné-Bissau à segunda divisão.

O grupo, encabeçado pelo sócio Midana Sambú, diz que Daniel Mango mandou dispensar os melhores jogadores do Sporting, alegando falta de dinheiro para os pagar salários e prémios do jogo.
Mango nega aquelas acusações.

O Sporting Clube da Guiné-Bissau será agora dirigido, até novas eleições, pelo presidente da assembleia-geral, Hugo Paquete.

MB // NF
Lusa/Fim

Cão morre ao atacar bombista suicida e salva multidão em casamento

Forças de segurança vigiam um campo de refugiados para deslocados na Nigéria  |  REUTERS AFOLABI SOTUNDE
Animal não soltou a jovem que trazia explosivos até que estes se detonaram

Um cão impediu que uma jovem bombista suicida matasse várias pessoas num casamento na Nigéria, este domingo. O animal atacou a mulher que trazia explosivos e não a largou até que estes acabaram por se detonar, matando os dois, na cidade de Maiduguri.

Segundo o porta-voz da polícia Victor Isuku, citado pelo Telegraph, a jovem viu-se obrigada a "detonar os explosivos enquanto lutava para se livrar das garras e das dentadas do cão".

Buba Ahmed, uma testemunha, contou que a jovem bombista tentava aproximar-se da multidão que celebrava um casamento quando foi atacada pelo cão.

De acordo com o Independent, Ahmed disse que os convidados do casamento sentem que o cão "sacrificou a vida para os salvar" e por isso estão muito agradecidos.

A polícia nigeriana revelou que, horas antes deste incidente, outros três bombistas suicidas tinham sido mortos em atentados falhados em cidades vizinhas.

Os locais acreditam que a jovem bombista tenha sido enviada pelo grupo terrorista Boko Haram, que tem cometido vários atentados do género no país.

No ano passado uma bombista foi linchada, também na cidade de Maiduguri, por "uma multidão irada" depois de o colete de explosivos que transportava não ter explodido.

Dn.pt

DSP ANUNCIA LANÇAMENTO DOS SITES DO PAIGC E DA UDEMU EM BUBA

“Foi-nos dado a conhecer a criação e operacionalização dos sites do partido e da UDEMU e que serão apresentados e lançados durante a realização do Congresso. Sentimo-nos honrados com mais esta realização e incentivamos as bases do partido a se manterem nesta senda e a reforçarem a nossa mobilização politica para resgatar o nosso futuro colectivo.”

No entender do Simões Pereira, “contamos que estes instrumentos possam aproximar ainda mais a UDEMU e o PAIGC às suas bases, no secretariado e nas regiões, no país e na diáspora e mobilizar a uma participação de todos de forma avisada e responsável no debate sobre as principais opções na governação do nosso grande partido e para a governação futura do país”. Diz DSP em Buba.

A União Para a Mudança (UM) pela voz do seu Presidente, Agnelo Augusto Regalla saudou e solidarizou-se com o PAIGC e suas Organizações Sociopolíticas pela corajosa e digna luta pela consolidação da democracia e do Estado Democrático e desejou sucessos à UDEMU nos trabalhos da sua reunião magna.


Delegações de Partidos presentes e de Organizações similares saúdam a UDEMU em Buba.

Recordamos que o congresso da UDEMU decore sob o lema: “ UDEMU Unida e Coesa ao Serviço do PAIGC”.

Notabanca

Ministro guineense e líder do PRS acusa presidente do Parlamento de bloqueio

Florentino Mendes Pereira recebido pelo Presidente de Cabo Verde
Florentino Mendes Pereira diz que PRS, deputados expulsos do PRS e outro parlamentar do PND, garantem maioria parlamentar
O ministro de Estado, da Indústria e Energia da Guiné-Bissau e líder do principal partido do Governo, o PRS, acusa a mesa da Assembleia Nacional Popular de bloquear o agendamento da plenária e, consequentemente, a aprovação do programa do Governo.

Florentino Mendes Pereira, secretário-geral do Partido da Renovação Social, fez estas declarações na Praia, aonde se deslocou para entregar uma mensagem do Presidente José Mário Vaz ao seu homólogo cabo-verdiano Jorge Carlos Fonseca.

Pereira afirma que o PRS, com os 15 deputados expulsos do PAIGC e um do PND, constituem a maioria parlamentar, com condições para aprovar o programa e o Orçamento de Estado, “bastando o presidente da Assembleia Nacional Popular marcar a plenária do Parlamento”.

Quanto ao barulho em torno da nomeação do chefe do Governo, que o PAIGC considera ser contrária ao Acordo de Conacri, o ministro considera que “determinadas pessoas apenas estão a ler alguns pontos do acordo de Conacri, ignorando outros, nomeadamente o artigo 1. que fala da nomeação do primeiro-ministro da inteira confiança do Presidente da República”.

Florentino Mendes Pereira entende que o diálogo sério entre os guineenses é aprincipal via para a resolução da crise política, que tem tido consequências sociais para a vida do país e do povo.

O ministro de Estado, Indústria e Energia não concorda com a ideia de eleições antecipadas defendida por alguns círculos, mas garante que o PRS não tem medo e que o seu partido está melhor preparado para a disputa eleitoral.

Na Praia, Florentino Mendes Pereira tem encontros marcados com o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva e outras personalidades cabo-verdianas.

VOA

Procurador da Guiné-Bissau ameaça acção judicial contra ex-vice-presidente da Federação

António Sedja Man anunciou intenção em conferência de imprensa.


O Procurador-Geral da República da Guiné-Bissau, António Sedja Man, prometeu hoje, em nota à imprensa, que vai intentar uma acção judicial contra o ex-vice-presidente da Federação Guineense de Futebol, Inum Embaló.

Em conferência de imprensa, na passada terça-feira, Embaló acusou António Sedja Man de estar a "impedir o avanço de um processo" judicial, por si intentado, contra os atuais presidente e secretária-geral da federação, Manuel Lopes e Virgínia da Cruz, respetivamente.

Segundo disse, o Procurador avocou o processo - que corre os seus trâmites no Ministério Público- há mais de 40 dias quando a lei diz que a diligência não pode ultrapassar oito dias.

Para Inum Embaló, António Sedja Man, "deve estar a tentar esconder algo".

Em nota à imprensa, o Procurador-Geral guineense refutou as declarações de Embaló e ainda prometeu acionar mecanismos judiciais e legais para o esclarecimento do conteúdo das afirmações proferidas na conferência de imprensa.

O ex-dirigente federativo acusou o presidente Manuel Lopes e a secretária-geral Virgínia da Cruz de terem utilizado, sem qualquer justificativo, cerca de mil milhões de francos CFA, cerca de 655.000.

Embaló diz ter provas de utilização desses fundos a partir de uma "conta bancaria oculta", que era apenas do conhecimento dos dois dirigentes federativos.

Acusou ainda o Procurador de desautorizar uma ordem dada pela magistrada titular do processo de investigação do que diz ser corrupção na federação ao mandar descongelar uma conta bancaria que tinha sido encerrada pela magistrada.

Na nota, o Procurador afirma que ordenou a reabertura da conta bancária por considerar que o congelamento da mesma fora feito sem que a "outra parte", neste caso, a federação, tivesse sido ainda ouvida nos autos.

Também a magistrada tomou aquela decisão sem antes comunicar o Procurador-Geral da República, refere a nota, assinada pelo responsável do gabinete de imprensa e relações públicas do Ministério Público.

O documento ressalva também ser falso quando Inum Embaló diz que o processo de investigação está parado por ordens do Procurador-Geral, realçando que foi entregue a um novo magistrado.

A nota esclarece que o Procurador avocou o processo igualmente para averiguar a suspeição levantada pela federação em como a magistrada que tinha o caso, Fatumata Embaló, ser parente do denunciante, Inum Embaló.

Desporto.sapo.pt

Bashar al-Assad diz que ataque dos EUA foi "imprudente" e "irresponsável"

O Presidente sírio, Bashar al-Assad, classificou hoje como "irresponsável" e "imprudente" o ataque norte-americano contra uma base aérea síria em Homs, que fez pelo menos nove mortos.


O comunicado do Gabinete do Presidente sírio refere que o ataque com mísseis realizado pelos Estados Unidos reflete a continuação de uma política norte-americana - independentemente da administração que ocupa a Casa Branca - e que se baseia na "subjugação das pessoas".

No mesmo documento, Assad afirma que o ataque da madrugada de hoje contra a base aérea de Shayrat, perto de Homs, não se baseia em factos verdadeiros.

Forças militares dos Estados Unidos lançaram hoje de madrugada 59 mísseis de cruzeiro contra a base aérea síria de Shayrat, de onde terão partido os aviões envolvidos no ataque com armas químicas que na terça-feira matou pelo menos 86 pessoas em Khan Sheikhun, no noroeste do país.

O ataque matou nove pessoas, entre as quais quatro crianças, anunciou hoje a agência oficial síria Sana.

"A agressão norte-americana provocou a morte de nove civis, incluindo quatro crianças, fez sete feridos e provocou importantes estragos em habitações das aldeias de Al-Shayrat, Al-Hamrat e Al-Manzul", próximas da base atacada, escreveu a agência.

O texto não precisa se este balanço inclui os seis mortos anteriormente anunciados pelo exército sírio.

NAOM

MISSÃO BRASILEIRA PRETENDE INVESTIR NO AUMENTO DE PRODUÇÃO DE ARROZ NA GUINÉ-BISSAU

A missão brasileira que está no país para estudar possibilidades de investir na agricultura pretende enviar 15 técnicos brasileiros para iniciar os trabalhos na região de Bafatá, leste do país

A equipa dos brasileiros encontrou-se com o Presidente da República, José Mário Vaz, quem mostrou-se disponível em apoiar o projecto na luta contra a fome na Guiné-Bissau.

Numa conversa à imprensa, Sinfrónio Júnior, presidente da Câmara do Comércio do Brasil e igualmente antigo coordenador da conferência da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) sobre a fome disse que o projecto pretende preservar os camponeses sendo que no país existem mais de 120 mil camponeses.

“O projecto também pretende capacitar e enviar jovens para formações no estrangeiro e trazer tecnologia tudo com muita responsabilidade, mas não é para trazer máquina para estragar vamos montar centros de serviços com mecânicos”, promete.

O responsável dos projectos internacionais da Fundação Getulio Vargas, Cleber Guarany disse que pretendem aumentar quatro vezes (04) mais a tendência de produção do arroz no país.

“Agora vamos trabalhar forte para a mecanização de agricultura para subir a produtividade que hoje está em 1.500 toneladas para 6.000 e com o potencial da água que tem aqui (na Guiné-Bissau) pode ser alcançado muito rápido. A nossa ideia é focar a produção de arroz imediatamente”, explica.  

Ainda esta quinta-feira o presidente José Mário Vaz manteve encontros com o embaixador do Brasil que esteve acompanhado de alguns técnicos brasileiros da Escola de Formação Profissional do Brasil / Guiné-Bissau com quem falou do desejo em ver o centro expandido para todo território nacional.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iasmine Fernandes
Radiosolmansi

GOVERNO PRETENDE UNIFORMIZAR CERTIFICADOS E DIPLOMAS EMITIDOS NO PAÍS

O governo da Guiné-Bissau quer dar mais segurança e credibilidade aos diplomas e certificados emitidos em todos os liceus, universidades e escolas de formação superior do país

Para o efeito e em parceria com INACEP e a empresa da Eslovénia “Cetis”, foi produzido um único modelo de certificado e diploma, apresentado no ato experimental de emissão do referido documento, na tarde desta quinta-feira (06/04), no Liceu nacional Kwame Krumah.

Para o ministro da educação nacional, Sandji Fati, este é um passo extremamente importante não só pela uniformização mas por dar maior segurança, credibilidade e fiabilidade aos documentos emitidos pelo ministério de educação.

“Se tudo correr bem até o próximo ano poderemos ter certificados na base da empresa “Cetis”, temos verificado no momento dos pedidos de bolsa um conjunto de certificados falsificados e temos que evitar isso, por isso o nosso pedido vai ao ministério da justiça no sentido de informatização dos serviços de registo civil e da emissão de Bilhete de identidade” apela.

O representante do ministro da comunicação social, Mamado Sano, quem fez a entrega oficial da emissão dos referidos documentos ao ministro da educação, explica que esta é a primeira fase do projecto que será instalado em 6 liceus da capital e que em breve será expandido para os liceus a nível nacional.

Para o responsável este é um sistema centralizado, independentemente do lugar onde o certificado e controlo vão ser feitos e a ultima validação cabe ao ministério de educação e a preocupação vem na sequência preocupação do governo na modernização de Estado e a entrega do projecto de emissão de certificados e diplomas tem a ver com a questão sobretudo da segurança para reduzir “drasticamente” a questão de falsificação dos diplomas e certificados

“A falsificação dos diplomas e certificados que eu acho que é cancro no país, e esperamos que estes materiais possam ser bem usados para que num futuro possamos fazer chegar este sistema a todo o país”, adianta.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes
Radiosolmansi

Partido do novo Presidente da Gâmbia vence eleições legislativas com maioria

Banjul, Gâmbia, 07 abr (Lusa) - O presidente da Comissão Eleitoral da Gâmbia anunciou hoje que o partido do novo Presidente, Adama Barrow, ganhou as eleições legislativas e conquistou a maioria dos lugares no parlamento.


O United Democratic Party (UDP, Partido Democrático Unido) conquistou 31 dos 53 lugares da Assembleia Nacional.

A antiga força dominante ao longo de duas décadas, a Alliance for Patriotic Reorientation and Construction (APRC, Aliança para a Reorientação Patriótica e Construção) do regime de Yahya Jammeh, ficou reduzida a cinco deputados.

Alieu Momarr Njai, presidente da comissão eleitoral, considerou as eleições livres e justas e disse estar aberto caminho para Barrow avançar com transições prometidas em direção a maiores liberdades.

A Gâmbia realizou na quinta-feira as primeiras eleições legislativas depois da saída do Presidente Yahya Jammeh, que gerou uma grave crise no país ao tentar manter-se no poder após perder as presidenciais de 2016.

LFO // PJA
Lusa/fim

Guiné-Bissau beneficia de mais de 200 km de linha elétrica a partir de 2018


O alto-comissário da Organização para Aproveitamento do Rio Gâmbia (OMVG) garantiu esta quarta-feira, 5 de abril, que Guiné-Bissau vai beneficiar de parte da energia da barragem de Kaleta, situada na Guiné-Conacri, a partir de setembro de 2018.

Segundo a “Radio Sol Mansi”, a Guiné-Bissau vai beneficiar de 218 quilómetros de linha elétrica de Saltinho, Bambadinca, Mansoa e do Setor Autónomo de Bissau, para além de quatro estações de transformação de alta tensão.

Lansana Fofana quadro do Ministério da Energia, revelou ainda que em parceria com a OMVG vai ser construída a barragem do Camposa, no Rio Geba, o maior rio da Guiné-Bissau.

© e-Global Notícias em Português

O GOVERNO DO REINO DE ESPANHA, A EXEMPLO DE VÁRIAS OUTRAS ORGANIZAÇÕES E PAÍSES, VEM ENCORAJANDO OS ESFORÇOS DO GOVERNO DE GUINÉ BISSAU NA SUA LUTA PELA NORMALIZAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO.

Cooperação

O GOVERNO DO REINO DE ESPANHA AO CONCEDER EMBARCAÇÕES APROPRIADAS E DESTINADAS A BRIGADA COSTEIRA DO GUARDA NACIONAL, VEM COROANDO OS ESFORÇOS DO GOVERNO DE GUINÉ BISSAU NA SUA LUTA PELA NORMALIZAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DO PAÍS.

Enquanto os ex-membros dos governos demitidos desenvolvem campanhas contra a Guiné-Bissau e seu povo o Governo do General UMARO SISSOCÓ EMBALÓ  vem realizando e implementado as linhas mestras do seu Programa de Governação. 

Dado ao pragmatismo e o empenho e seriedade na gestão prática dos parcos meios e recursos internos algumas organizações e países atentos aos sinais fortes de boa governação associam-se aos esforços de estabilização do país, rumo ao desenvolvimento.


Assim, as Autoridades guineenses recebem vedetas de fiscalização marítima doadas pela Espanha, possibilitando a um melhor controle dos nossos mares e geração de mais e novas receitas para os COFRES DE ESTADO.


Segundo a ANG - O Primeiro-ministro manifestou-se hoje convicto que as duas vedetas de patrulha doadas pelo governo de Espanha irão capacitar os agentes da Guarda Nacional na fiscalização da Zona Económica Exclusiva (ZEE) nacional.

Umaro Sissoco Embalo que falava na cerimónia de entrega oficial das duas embarcações às autoridades nacionais, sublinhou a importância das mesmas no combate as actividades haliêuticas ilícitas, que se verificam nos mares do pais.
Na sua curta declaração no acto, o chefe do executivo guineense agradeceu ao governo espanhol pelos apoios que tem vindo a proporcionar à Guiné-Bissau no quadro da cooperação entre os dois países, no domínio da segurança, tendo exortado aos elementos da Guarda Nacional para fazerem o bom uso dos meios postos a sua disposição.



Com estes meios, segundo o porta-voz da Guarda Nacional guineense, a corporação está dotada de capacidades para fiscalizar todo o mar territorial da Guiné-Bissau.

"Enquanto país costeiro e com uma posição geográfica de valor estratégico no Atlântico Sul, a Guiné-Bissau poderá jogar um papel de charneira na luta contra a pirataria ", indicou Samuel Fernandes que salienta que desta forma se pode contribuir para a paz e segurança na sub-região.

De acordo com este responsável, a doação vem na sequência do projecto entre a Espanha e os países da sub-região chamado "West-Sahel", e que visa a união de esforços para fazer face à pesca ilícita, pirataria, migração clandestina, tráfico de drogas e de seres humanos.

O Embaixador, da Espanha no país, Juan Armando Porosa disse que o acto demonstra o nível de amizade e cooperação entre os dois países e ressalvou a importância destes meios na luta contra a prática de actos ilícitos no mar.



A cerimónia oficial de entrega dos dois patrulheiros marítimos, baptizados com os nomes de "3 de Agosto" e  "Ocante da Silva", foi assistido pelos membros do governo, conselheiros presidenciais e chefias das forças de Defesa e Segurança.





Publicada por Ditadura do Progresso

Síria: "Rússia tem sido ou cúmplice, ou incompetente", dizem EUA

A Rússia falhou nas suas responsabilidades na Síria, acusou na quinta-feira o secretário de Estado norte-americano, mas Moscovo foi avisado antes do ataque à base síria para evitar que militares russos fossem atingidos.


"Os russos foram avisados" antes do ataque de 59 mísseis contra a base aérea síria, através da linha de comunicação especial estabelecida entre militares norte-americanos e russos, para evitar incidentes na Síria, indicou o porta-voz do Pentágono, Jeff Davis.

Logo após o ataque ser anunciado, o secretário de Estado norte-americano disse que a Rússia "falhou na sua responsabilidade" de cumprir um acordo de 2013, que ajudou a fechar, para destruir o arsenal de armas químicas da Síria.

"Ou a Rússia tem sido cúmplice, ou a Rússia tem sido simplesmente incompetente na sua capacidade de apresentar resultados", afirmou Tillerson.

Um responsável da Casa Branca informou que o ataque foi realizado com "59 mísseis" contra a base aérea de Shayrat, que está "associada ao programa" sírio de armas químicas e "diretamente ligada" aos "horríveis acontecimentos" de terça-feira.

Os Estados Unidos acusaram o regime de Bashar al-Assad de ter utilizado um agente neurotóxico do tipo 'sarin' na terça-feira com a localidade rebelde de Khan Cheikhun, no noroeste da Síria.

Pelo menos 86 pessoas morreram no ataque de terça-feira.

O Departamento de Estado informou que Tillerson falou ao telefone com Lavrov após o ataque químico, para avaliar a posição russa.

Para Moscovo, ataques aéreos sírios atingiram um armazém onde rebeldes estavam a fabricar armas químicas, algo que os Estados Unidos questionam.

NAOM
RIP: Morreu hoje, em Dacar, a Sra. Maria, mulher do deputado do PRS, Caramo Camara. As mais sentidas condolências a toda a família e que descanse em paz. 

AAS

Estados Unidos atacam Síria

Missil Tomahawk
Quase 60 mísseis lançados contra infra-estruturas militares

Os Estados Unidos lançaram 59 mísseis Tomahawk contra uma base aérea na Síria.

Os mísseis foram disparados a partir de navios americanos que estão no Mediterrâneo Oriental.

Esta é a primeira acção directa dos Estados Unidos contra Bashar Al-Assad e representa uma mudança significativa na política americana na região

Fontes do Governo americano admitem que a ofensiva é uma resposta militar ao ataque químico ocorrido na Síria esta semana e que matou mais de 100 pessoas.

A Turquia, após realizar autópsia em três vítimas, afirmou que há indícios de que foi usado gás sarin.

O regime de Bashar Al-Assad, por sua vez, nega que tenha usado armas químicas.

Os Tomahawk, mísseis de médio alcance, voam junto ao solo, acompanhando o relevo, e são quase invisíveis ao radar, tendo um nível de precisão muito elevado.

Rússia avisa

Minutos antes do ataque, a Rússia advertiu os Estados Unidos que uma acção militar contra a Síria teria "consequências negativas".

"Se houver uma acção militar, toda a responsabilidade recairá sobre os que tiverem iniciado uma empreitada tão trágica e duvidosa", declarou o embaixador russo na ONU, Vladimir Safronkov, à saída da reunião do Conselho de Segurança da ONU.

Antes, Donald Trump tinha afirmado que "o que Assad fez é terrível".

"O que aconteceu na Síria é uma vergonha para a humanidade e está no poder, então penso que qualquer coisa pode acontecer", disse o Presidente americano.

O secretário de Estado americano, Rex Tillerson, prometeu "uma resposta apropriada às violações de todas as resoluções prévias da ONU e das normas internacionais".

"O papel de Assad no futuro é incerto com os actos que cometeu. Parece que não deve desempenhar qualquer papel para governar o povo sírio", declarou Tillerson ao receber na Flórida o Presidente chinês, Xi Jinping.

VOA

UDEMO REALIZA Vº CONGRESSO ORDINÁRIO

A União Democrática das Mulheres da Guiné (UDEMO) está reunida no quinto (Vº) congresso ordinário para também estudar estratégia para redinamizar e unir a classe com o propósito de enfrentar os desafios nacionais

O encontro que começou esta quinta-feira (06/04) junta 529 congressistas de todo o país decorre em Buba, sul do País, sob o lema “Unido e Coesão ao serviço do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) ”. Para o cargo disputam cinco candidatas, entre elas, Blone Nhasse (antiga ministra da mulher e família), Odete Semedo (antiga ministra da educação nacional) e Cadi Seide (antiga ministra da saúde pública).

A presidente da comissão organizadora do congresso das mulheres do PAIGC, Maria Adiato Djalo Nandigna, diz à Rádio Sol Mansi (RSM) que durante os três dias do encontro não será recebida nenhuma candidatura e espera-se a maior união das mulheres.

Para a abertura dos trabalhos é esperado ainda esta quinta-feira a presença do líder dos libertadores, Domingos Simões Pereira.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos
Radiosolmansi

INSPECÇÃO-GERAL DO COMÉRCIO APREENDE CASTANHAS DE CAJU COMPRADA A MENOS DE 500 FRANCOS CFA

O Inspector-geral do comércio afirma esta quinta-feira (06 de Abril) que seu pelouro apreendeu na região de Biombo alguns sacos de castanha de caju comprado no preço de 350 francos CFA.

Carlos Manuel Biaguê que falava a Rádio Sol Mansi disse que foram apreendidos igualmente as castanhas dos comerciantes que não tiveram documentos legais. “ As medidas já estão a ser aplicadas. Ainda ontem recebi informações de que a delegacia da região de Biombo apreendeu alguns sacos com castanha de caju onde os compradores não tinham documentos legais para tal e outros que compravam no preço de 350 francos CFA”, diz.

O inspector deixou claro também que ao trocar um quilograma de arroz com o de castanha de caju, o comerciante deve devolver o troco de 150 francos, tendo adiantado que colocaram inspectores em todo o território nacional para fazer cumprir o preço oficial.

«Pedimos as populações que denunciem os comerciantes com intensão de comprar castanha no preço de 350 francos. Também aproveitamos para informar as populações de que ao trocar um quilograma de castanha por um quilograma de arrozes que peçam troco de 150 porque um quilograma de arroz é 350 não 500 francos».

Entretanto, anunciou que para a campanha deste e ano não vão recrutar fiscais para trabalhar no terreno e justificou porquê. “ Passamos por uma situação no ano passado onde os fiscais venderem castanha de caju de um comerciante em Bubaque e não os podemos responsabilizar porque não eram funcionários de estado”, tendo adiantado que os inspectores que estão no terreno são melhores conhecedores dos trabalhos de inspecção e poderão ser responsabilizados se tiverem algum problema no terreno.

De referir que sobre compra de castanha no preço de 350 francos, a Rádio Sol Mansi tentou falar com o presidente da Associação Nacional dos Agricultores da Guiné mas sem sucesso.

Por: Nautaran Marcos Có
Radiosolmansi

Falta oxigénio no hospital de Bissau

Hospital Simão Mendes, Bissau. 
A falta de reservas de oxigénio no hospital Simão Mendes em Bissau está a colocar em questão a sobrevivência dos pacientes que dele necessitam, havendo já relatos de óbitos devido a esta situação. Os medicamentos e a alimentação ainda podem ser adquiridos pelos familiares dos pacientes, o mesmo não sucedendo com o oxigénio medicinal que é produzido pelo hospital em parceria com uma empresa portuguesa que entretanto, na ausência de pagamento pelos seus serviços, interrompeu a produção.

Esta situação está a provocar uma rotura do stock do oxigénio medicinal no hospital Simão Mendes, o director desta unidade de saúde, Orlando Lopes, admitindo que há efectivamente problemas embora, na sua óptica, não existam há motivos para pânico. Contudo, a RFI apurou por outras fontes designadamente através de familiares de doentes internados que já houve mortes por falta de oxigénio e que também alguns pacientes estão a sair do hospital à procura de alternativas noutras unidades clínicas.

A falta de oxigénio medicinal tem sido um problema recorrente nos hospitais guineenses, pelo que a inauguração em Outubro do ano passado de uma pequena unidade de produção de oxigénio ligada ao hospital Simão Mendes tinha suscitado muitas expectativas. Isto era todavia sem contar com a instabilidade política que, do ponto de vista do director do hospital Simão Mendes, tem tido por consequência de deixar pouco tempo aos sucessivos responsáveis que são nomeados para a Saúde Pública de se inteirarem da problemática do fornecimento do oxigénio ao hospital, um produto vital para a assistência medica. Mais pormenores com Mussa Baldé.

Por RFI