16 de outubro de 2018

JOVENS GUINEENSES ENGAJAM NA CRIAÇÃO DOS PRÓPRIOS NEGÓCIOS


Jovens empreendedores guineenses estão satisfeitos com a evolução de seus negócios e convidam a juventude guineense a sair das sombras para produzir

No dia em que se celebra o dia do empreendedorismo guineense, os 50 jovens beneficiários do financiamento de Banco Mundial, no projeto desafio GB reuniram-se, em Bissau, esta terça-feira (16), para falar das suas conquistas.

Mikael dos Santos, técnico informático, e Aurora Espirito Santo, de confissões de roupas e igualmente licenciada em contabilidades, falam dos seus projeto.

“Eu confeciono roupas e desenho ao mesmo tempo corto e costuro por conta própria. Já tenho, muitos benefícios e agora vivo mesmo das minhas criações”, testemunha Aurora.

“Eu sou técnico informático e tenho neste momento 3 pessoas no meu cyber que trabalham e pagam os seus estudos. Neste momento, graças ao nosso negócio queremos investir mais”, diz Mikael.

Carina dos Santos que descasca e vende arroz para deferentes clientes, diz que o público-alvo também são diabéticos e hipertensos.

“Eu descasco e vendo arroz para diferentes camadas sobretudo os doentes de diabete e supertensos. Neste momento tenho máquinas e transportes em ação para quem comprar o arroz transportamos até a sua casa”, explica.

O desafio GB do governo da Guiné-Bissau é um projeto financiado pelo Banco Mundial e já beneficiou 50 jovens pequenos empreendedores.

Nos últimos tempos os jovens guineenses estão a escolher o caminho de empreendedorismo muitos dos quias licenciados que não conseguiram emprego nas áreas de formação. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iasmine Fernandes

radiosolmansi.net

MOTORISTAS DE TRANSPORTES PÚBLICOS PARALISAM O PAÍS COM GREVE QUE AFETA EDUCAÇÃO E SAÚDE


Vítimas de cobranças que consideram de abusivas da parte de elementos da Direcção Geral de Viação e Transportes Terrestres, da Direcção Geral de Polícia de Trânsito e da Brigada de Trânsito da Guarda Nacional, que igualmente efectua o serviço de controlos nas estradas, a Federação Nacional das Associações de Motoristas de Transportadoras da Guiné-Bissau iniciou esta segunda-feira, 16 de outubro 2018, uma greve de três dias com o intuito de exigir do executivo guineense o cumprimento de dez pontos acordados no memorando assinado entre as partes.

A greve “matou” parcialmente a capital Bissau. A greve afetou mais os sectores da Educação e da Saúde, dado que obriga os alunos e pacientes a fazerem o percurso a pé. Nas ruas da capital vê-se apenas a circulação de  viaturas particulares e motorizadas, para além de pessoas que resistem e deslocam-se a pé para os respectivos locais de serviço.

Entre os dez pontos cujo cumprimento é exigido pelos motoristas, destacam-se a definição das competências entre as direções gerais de Viação e Transportes Terrestre, da Polícia de Trânsito e da Brigada de Trânsito da Guarda Nacional, como também a melhoria de condições das vias rodoviárias do país.

“Exigimos igualmente a redução dos postos de controlo nas estradas a nível do país, bem como a calendarização de operações de ‘STOP’, a criação de um ‘Guichet’ nas diferentes localidades do território nacional e a construção do terminal rodoviário central em Bissau”, explicou o porta-voz da Comissão da Greve, Mamadu Conté, para de seguida avançar que a greve iniciada hoje termina no próximo dia 18 do mês em curso e que, se não se chagar a um entendimento com as autoridades, poderão seguir-se outras estratégias de luta.

O Democrata soube que a federação reuniu-se esta manhã com o ministro da Função Pública, mas não se registou nenhum progresso ou engajamento do executivo em relação às exigências dos motoristas sobre o cumprimento do memorando. O Governo guineense convocou uma reunião do Conselho de Ministros extraordinário no início da tarde desta terça-feira, onde será analisada a situação de greve dos motoristas que paralisou o país parcialmente. 

Por: Assana Sambú

OdemocrataGB

EXECUTIVO GUINEENSE REALÇA O TRABALHO DO GTAPE NO RECENSEAMENTO ELEITORAL


O executivo da Guiné-Bissau felicitou, esta terça-feira (16.10), os membros do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) e das Brigadas de Recenseamento espalhadas pelo país pelos esforços que vêm desenvolvendo para o registo dos eleitores, não obstante as dificuldades decorrentes da insuficiência dos kits.

O executivo encoraja as entidades referidas l(GTAPE e Brigadas de Recenseamento) a prosseguirem com o registo de eleitores, procurando aperfeiçoar, cada vez mais, a metodologia de trabalho e o espírito de serviço, em ordem ao atendimento condigno dos cidadãos eleitores, em estrita observância do período fixado na lei, refere, em comunicado divulgado à imprensa, o Conselho de Ministros.

No comunicado que a Radio Jovem teve acesso, o coletivo governamental apela as populações no sentido de prestarem a sua contribuição patriótica para o sucesso do recenseamento eleitoral para o bem da democracia guineense e apela a afirmação do Estado Democrático na Guiné-Bissau, assinalando com toda a objetividade os eventuais atropelos a lei e apresentando as devidas provas.

“Instruir o ministro do Interior, Mutaro Djaló, no sentido de tomar todas as disposições legais em relação as tentativas já registadas ou as que, eventualmente, se venham a registar, podendo defraudar ou perturbar o normal desenrolar do processo do recenseamento eleitoral, nos termos previstas na lei”, lê-se ainda no comunicado.

O comunicado que saiu da reunião extraordinária desta terça-feira, com propósito de analisar o processo do recenseamento eleitoral em curso no país, acrescenta também que o governo vai submeter ao Chefe de Estado, José Mário Vaz, uma informação detalhada sobre o andamento do processo do recenseamento eleitoral.

Por fim, a nota refere que o governo vai indigitar, por despacho do primeiro-ministro, Aristides Gomes, os membros do executivo para apoiarem o processo do registo de eleitores a nível das regiões e dos sectores administrativos do país.

De recordar que o processo eleitoral em curso na Guiné-Bissau tem provocado fortes críticas dos partidos sem assento parlamentar e da sociedade civil, que tem pedido que as legislativas sejam adiadas.

Em causa está, essencialmente, o recenseamento eleitoral que não decorreu entre 23 de agosto e 23 de setembro, como previsto, devido a atrasos na chegada dos equipamentos para recenseamento biométrico.

A Nigéria acabou por se disponibilizar para doar 350 'kits' de registo biométrico, mas apenas 150 chegaram ao país, devendo os restantes ser recebidos no sábado, dia em que termina o atual recenseamento.

O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral está a fazer o registo de eleitores em todo o território nacional e diáspora com apenas 150 'kits'.

O recenseamento começou a 20 de setembro e deve terminar sábado e até segunda-feira estavam registados cerca de 200 mil eleitores.

A previsão da Comissão Nacional de Eleições aponta para cerca de 900 mil eleitores no país.

Por: Redação da RJ

Recenseados quase 200.000 eleitores na Guiné-Bissau - GTAPE

O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) da Guiné-Bissau recenseou, até domingo, quase 200.000 eleitores, segundos dados divulgados à Lusa por aquele gabinete.


Segundo os números disponibilizados, até 14 outubro foram recenseados no total 188.420 eleitores.

Por regiões, os mesmos dados indicam que, na região de Bolama/Bijagós foram recenseadas 6.531 pessoas, em Tombali 13.199, em Quinará 10.328, em Oio 28.905, em Biombo 10.038, em Bafatá 26.480, em Gabu 19.966, em Cacheu 26.839 e em Bissau 46.134.

O processo eleitoral em curso na Guiné-Bissau tem provocado fortes críticas dos partidos sem assento parlamentar e da sociedade civil, que têm pedido que as legislativas sejam adiadas.

A previsão da Comissão Nacional de Eleições é de que haja cerca de 900.000 eleitores no país.

Em causa está, essencialmente, o recenseamento eleitoral que não decorreu entre 23 de agosto e 23 de setembro, como previsto, devido a atrasos na chegada dos equipamentos para recenseamento biométrico.

A Nigéria acabou por se disponibilizar para doar 350 'kits' de registo biométrico, mas apenas 150 chegaram ao país, devendo os restantes ser recebidos no sábado, dia em que termina o atual recenseamento.

O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral está a fazer o registo de eleitores em todo o território nacional e diáspora com apenas 150 'kits'.

dn.pt/lusa

A marcha dos partidos sem assento parlamentar, incluíndo PRS, foi remarcada de 18 para 21 deste mês.

O adiamento foi anunciado pelo líder da União Patriótica Guineense-UPG.

Em nome do coletivo dos partidos, Fernando Vaz disse que o adiamento tem a ver com a greve dos motoristas. 

Nando Vaz defende que é preciso um novo CRONOGRAMA ELEITORAL para recensear todos os potenciais eleitores.

O recenseamento eleitoral iniciado há 20 de setembro termina no próximo dia 20. 

O GTAPE avança que entre os 900 mil eleitores projetados, 200 mil já foram recenseados.

Aliu Cande

Comunicado do Conselho de Ministros






ditaduraeconsenso.blogspot.com

Transporte público - Greve de motoristas atinge quase cem por cento de adesão

Bissau, 16 Out 18 (ANG) – Os Motoristas de transportes público iniciaram hoje uma greve geral de três dias, cuja adesão atingiu cerca de 100 por cento, conforme relatos dos correspondentes do programa matinal “ Aló Guiné” da Radio Bombolom Fm.


Os grevistas exigem do governo a construção de um terminal e a definição das competências dos agentes de trânsito e da Guarda Nacional.

Os relatos dão conta de que em todas as regiões do país os condutores suspenderam a circulação das viaturas de transportes mistos a espera que o executivo satisfaça as suas reivindicações.  

Os serviços públicos do estado estão quase que paralisados devido a ausência da maioria de funcionários que não pude se deslocar para os seus postos de serviço.

A greve de três dias foi convocada pela confederação dos motoristas que reclama igualmente a redução de ”Operações  Stop”, realizadas de forma considerada excessiva pela Polícia de Trânsito nas ruas do país,  e criação de uma caixa única para pagamento das multas aplicadas aos condutores que violarem as regras de trânsito.

O Secretário-geral da confederação dos motoristas, Mamadu Conté disse segundo feira à saída do encontro com ministro dos transportes que o executivo não assumiu qualquer compromisso formal sobre as suas reivindicações, por isso vão avançar com paralizações até que haja um compromisso da parte do governo.

O secretário-geral da confederação dos motoristas recusou assumir qualquer que seja compromisso que não seja formal.

Segundo a Radiodifusão nacional, o Diretor-geral de Viação e Transportes Terrestres, Bamba Banjai prometeu fazer tudo, em colaboração com o Ministério dos Transportes e Comunicações, para satisfazer as exigências dos condutores, e pediu aos motoristas para suspenderem a greve.

Disse que as reivindicações dos motoristas serão objeto de análises hoje na reunião de Conselho de Ministros.

A greve afeta também vários outros serviços públicos e privados, nomeadamente as escolas privadas, cujos professores e alunos que dependem de transportes públicos não puderam estar presentes.  

Por ANG/LPG//SG

A greve geral dos transportes públicos do país convocado pela Federação Nacional das Associações dos Motoristas Transportadores da Guine Bissau deixa cidade quase deserta









Presidente da Sociedade Civil: “NÃO VAMOS SUBSCREVER RECENSEAMENTO QUE NÃO ATINGIR 80 POR CENTO DE CIDADÃOS PREVISTOS”

O presidente do Movimento da Sociedade Civil da Guiné-Bissau, Fodé Caramba Sanhá  ameaçou esta segunda-feira, 15 de Outubro 2018, que a organização que dirige não vai subscrever o recenseamento que não atinja 80 por cento dos cidadãos previstos para se recensearem.

À saída de um encontro com a direção do Partido da Renovação Social (PRS) com o propósito de analisar o processo do recenseamento, Fodé Caramba Sanhá, disse aos jornalistas que “não é realista” realizar eleições no dia 18 de Novembro,  alegando o limite do tempo.

“Vamos posicionar ao lado dos que não forem recenseados devido ao curto período de recenseamento. Não mandatamos nenhum partido ou a CNE encurtar o período do recenseamento. Quem encurtar este parâmetro de 60 dias do recenseamento será responsabilizado”, advertiu o activista, que entretanto, promete accionar os mecanismos legais para que o recenseamento abrange todo o cidadão maior de idade, com base na lei eleitoral guineense.

Explicou que a iniciativa levada a cabo pelo movimento de estabelecer contactos com os partidos políticos, Grupo de P5 (Comunidade Internacional), Governo, a CNE e o GTAPE, visa ajudar na gestão do processo em curso na base da legalidade, tendo em conta as ondas de reclamações que recebem sobre a forma como decorre o recenseamento.

“A direcção superior dos renovadores abraçou a ideia, como também apontou algumas irregularidades verificadas no terreno face ao presente recenseamento eleitoral, prometeu trabalhar junto dos seus agentes em diferentes regiões e setores de forma que estes possam agir perante algumas irregularidades”, contou.

Para as eleições legislativas agendadas para o dia 18 de Novembro, prevê-se o recenseamento de 900 mil potenciais eleitores no território nacional e na diáspora. A últimas estatísticas divulgadas na semana passada, pelo gabinete encarregue do processo, apontam para 100 mil eleitores registados. O governo liderado por Aristides Gomes fixou a data limite do recenseamento eleitoral a 20 de Outubro em curso. 

Por: Epifania Mendonça

OdemocrataGB