segunda-feira, 28 de outubro de 2019

ÚLTIMO HORA: Está a decorrer nesse momento conselho de estado






Junior Gagigo 

ENTREVISTA GENERAL DE POVO RFI - Umaro Sissoco Embaló, candidato do MADEMG-15 às presidenciais na Guiné-Bissau, esteve hoje nos estúdios da RFI para apresentar o seu programa eleitoral. O antigo primeiro-ministro falou ainda do processo eleitoral

Ouçam o vídeo

A morte é sempre um acontecimento trágico que lamentamos profundamente.

Por isso, o Ministério do Interior tem todo o interesse que se esclareça as circunstâncias da morte do malogrado Demba Baldé, para que fique claro quem teve responsabilidades e para que os culpados possam ser responsabilizados.

Aqui, apresentamos o relatório de autópsia feita ao cadáver por parte da medico legista do Serviço Nacional de Saúde.





ministerio2019interiorgb@

Ministério do Interior da República da Guiné-Bissau

Ataques no norte do Burkina Faso matam pelo menos 19 pessoas

Pelo menos 19 pessoas morreram em alegados ataques por grupos 'jihadistas' durante o fim de semana no norte do Burkina Faso, noticia hoje a comunicação social local.


De acordo com a estação de rádio Omega, vários atiradores atacaram a aldeia de Pobe Mengao, na região Sahel do país, matando pelo menos 16 pessoas.

Segundo as informações divulgadas hoje pela Omega, os atacantes roubaram vários veículos motorizados e queimaram lojas.

A Agência de Informação do Burkina Faso (AIB), a agência noticiosa do país, avançou também a morte de três pessoas, incluindo um professor, em Rounga, província de Lorum, na sexta-feira e no sábado.

Vários grupos extremistas associados à al-Qaida e ao autoproclamado Estado Islâmico atravessaram a fronteira entre o Mali e o Burkina Faso nos últimos meses, provocando centenas de milhares de deslocados.

NAOM

Presidente guineense adia Conselho de Estado de hoje

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, adiou a reunião do Conselho de Estado, marcada para hoje, para data a determinar, segundo uma nota de agenda enviada pela Presidência guineense.


O Conselho de Estado estava marcado para as 17:30 (mesma hora em Lisboa) mas acabou por ser adiado, quando o Presidente guineense ouvia os partidos com assento parlamentar.

José Mário Vaz convocou o Conselho de Estado, depois de no sábado ter responsabilizado o Governo por agravar a discórdia e desconfiança sobre o processo de preparação das eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro, com a repressão de um protesto não autorizado pelo Ministério do Interior, em Bissau, que provocou um morto.

“A mortífera violência da repressão policial contra uma marcha pacífica de cidadãos indefesos, que não constituía uma ameaça à segurança, nem às instituições ou à propriedade, representa uma disrupção que se afasta vertiginosamente dos valores que temos promovido, semeando mais crispação e discórdia, agravando as desconfianças em relação ao processo de preparação da eleição presidencial”, afirmou José Mário Vaz, numa mensagem à Nação.

“Um Governo que não só não garante a segurança dos cidadãos, como violenta e abusivamente põe em causa a segurança e a integridade física dos nossos irmãos, não está a servir os interesses da Nação guineense”, salientou o Presidente.

Em conferência de imprensa no domingo, o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, salientou que a pessoa que morreu não foi vítima de confrontos com as forças de segurança e que está a decorrer um inquérito para determinar o local da sua morte.

Aristides Gomes disse também que há “ameaças sérias” para a estabilização do país e criticou a posição do Presidente, que acusou de condenar, sem julgar.

O chefe do Governo guineense já tinha denunciado a semana passada uma tentativa de golpe de Estado, envolvendo o candidato às presidenciais do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15, líder da oposição).

interlusofona.info

MCCI - Grupinhos de estraveste do País - Agora é a hora da verdade, chega de palavras


FRUSTRAÇÃO e DESESPERO, LOUCURA e PÂNICO, INDIGNAÇÃO e SUSTO PSICÓLOGO; o Lesmes Monteiro procura Hospital psiquiátrico, sendo Sua Excelência Mário Vaz, JOMAV o comandante em chefe das forças armadas revolucionárias do povo, sobre às ordens da constituição Ele manda
e as forças armadas revolucionárias, do povo obedecem se for Ele o garante da constituição é simplesmente assim, porquê? Porque a força do País está sobre o seu comando, e Ele é o dono do poder delegado pelo povo na Unanimidade da Pátria, portanto é mais do que claro de que ninguém lhe tira esse poder até novo presidente da República eleito pelo povo Democráticamente pela Lei e pela ordem constitucional.

Quem afirma é o Democrata em ação, aqui dentro do País.

O Democrata Osvaldo Osvaldo

GUINÉ-BISSAU - PM guineense recusa presença em Conselhos de Estado

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau recusou hoje participar em reuniões do Conselho de Estado convocadas pelo atual Presidente do país, José Mário Vaz, e reiterou que está a ser preparado um golpe de Estado para impedir as eleições presidenciais.


"Não fui convocado até agora. E mesmo que recebesse um convite não ia, porque eu já disse que o Conselho de Estado, tal como existe hoje, é caduco", defendeu Aristides Gomes, à saída de uma reunião com os representantes da comunidade internacional sediados em Bissau.

O primeiro-ministro guineense disse ter convocado o encontro para expor aos elementos da comunidade internacional "as ameaças que pairam sobre o Governo" - em funções desde junho - e consequentemente sobre o processo das eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro.

O Presidente guineense iniciou hoje auscultações com os partidos com assento parlamentar, que tem questionado sobre se acham que o Governo tem condições de continuar ou não.

José Mário Vaz tinha convocado para esta tarde o Conselho de Estado, mas acabou por adiar a reunião para data a determinar.

Aristides Gomes considera ainda que o órgão não tem condições de funcionar pelo facto de os seus membros não terem sido ainda empossados, desde as eleições legislativas de março.

O primeiro-ministro guineense afirmou que o que se passa no país é a preparação de um golpe de Estado que, disse, seria a única forma de parar com o processo eleitoral em curso.

"Pairam ameaças, já há uma semana, sobre o Governo, indiretamente sobre as eleições, numa altura em que estamos prestes a iniciar a campanha para as presidenciais", observou Aristides Gomes.

A acontecer um golpe que pare o processo eleitoral, o primeiro-ministro guineense avisou que "os autores terão que arcar com a responsabilidade" do ato.

"Tanto nós, Governo, como a comunidade internacional, ficamos com a mesma leitura sobre este ponto: quem interromper o processo eleitoral estará a protagonizar um golpe de Estado", observou Aristides Gomes.

Por NAOM

ONU na Guiné-Bissau - COMUNICADO DE IMPRENSA


O Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) está consternado e preocupado ao tomar conhecimento da morte de um civil e ferimentos em vários outros, alegadamente após uma manifestação em Bissau no sábado, 26 de outubro de 2019.

O UNIOGBIS apela à população e aos partidos políticos da Guiné-Bissau a que se mantenham calmos e serenos e expressa suas mais sinceras condolências à família e aos entes queridos do falecido, e deseja uma rápida recuperação dos feridos. O UNIOGBIS congratula-se com a decisão do Ministério do Interior de iniciar um inquérito independente sobre as circunstâncias e as consequências da manifestação e aguarda com expectativa a sua pronta conclusão.

Juntamente com outros membros da comunidade internacional, o UNIOGBIS tem acompanhado de perto os preparativos para a eleição presidencial de 24 de novembro. O UNIOGBIS congratula-se com a decisão da plenária da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de usar o mesmo caderno eleitoral usado nas eleições legislativas de março de 2019. O UNIOGBIS também felicita a decisão de todos os candidatos de enviarem as suas fotografias, permitindo a produção atempada dos boletins de voto.

O UNIOGBIS aproveita esta ocasião para renovar sua expectativa de que as eleições presidenciais de 24 de novembro se realizem de forma livre, justa, credível e transparente e solicita às autoridades nacionais e a todos os atores políticos que continuem empenhados na preparação e promoção de um ambiente de paz social, estabilidade e respeito pelo Estado de Direito e pelos direitos humanos.

Feito em Bissau, em 28 de outubro de 2019

ONU na Guiné-Bissau

Todos os partidos com acento parlamentar que compõe a nova maioria, fizeram aparecer na audição convocado pelo presidente da república! Entre eles APU-PGB -5 deputados, MADEM-G15-27 deputados e PRS-21 deputados





Seque para conselho de Estado


Notícias ao minuto GB

Francisco Jose Gomes Fernandes - Pronto, para o que der e vier, à Guiné-Bissau será livre!





Francisco Jose Gomes Fernandes

Estamos o início da audição dos partidos políticos com acento parlamentar. O Presidente da República José Mário Vaz, esta neste momento ouvir o Movimento para Alternância Democrática da Guiné-Bissau, o MADEM - G 15 e a seguir o PRS, depois APU-PDGB e restantes partidos





Declaração à imprensa do MADEM - G 15 depois de audição com Presidente da República




Audição do PRS com Presidente da República


Declaração à imprensa do PRS depois de audição com Presidente da República



Líder do APU-PDGB Engenheiro Nuno Gomes Nabiam em audição com Presidente da República, Dr. José Mário Vaz



Declaração à imprensa do APU-PDGB depois de audição com Presidente da República 

Termina à audição do Presidente da República com partidos políticos com acento parlamentar e o PAIGC partido no poder e seus aliados não compareceram na audição e nem sequer uma comunicação prévia para justificar sua ausência no encontro.

Nós aqui estamos assistir tudo que vai acontecer posteriormente.....


Imagem: Dauda Sanó!

Rei David / Junior Gagigo

Procuradoria-Geral da República abre processo de inquérito para apurar as circunstancias da morte do cidadão DEMBA, na sequência da marcha dos partidos da oposição e alguns candidatos às presidenciais de 24 novembro.




Aliu Cande

PAIGC não reconhece poderes no actual Presidente para que seja convocado à auscultação

Maior partido do País, PAIGC, alerta militantes, sociedade guineense e comunidade internacional para que redobrem a atenção aos passos antidemocráticos do Presidente Cessante, JOMAV.
PAIGC não reconhece poderes no actual Presidente para que seja convocado à auscultação.
Defendemos a democracia e jamais iremos tolerar actos que sejam praticados ao arrepio das leis.







Fonte: ditaduraeconsenso /PAIGC 2019

No Comment


Doka Ferreira was live.- EXCLUSIVO Queda de Governo liderado por Aristides Gomes. Decreto dentro de momentos



Doka Ferreira

Gervasio Silva Lopes was live.



Gervasio Silva Lopes

Guiné-Bissau - O Democrata Osvaldo Osvaldo - O País vive de nojo da impunidade, o que gera no coração do nosso povo, e a sensação de desproteção


Guineenses

--------------------------Bom dia-------‐--------------------


Estou com o meu querido amigo irmão, de longa data, vou aproveitar dizer que Eu sempre achei que havia sido Ele a estar ao meu lado, trabalhamos juntos e somos amigos, a vida me fez compreender tudo isso abrigado, Guineenses estamos neste exato momento precisamente Eu e Ele estamos a descutir a situação atual que o País se encontra.

O que aconteceu

é um acto bárbaro, porque estamos a ser governados pelos bárbaros. A vida humana é um bem a defender e preservar.

Assim analisando o teatro MONUMENTAL do
O primeiro-ministro Aristides Gomes, Dizer para Ele de que os homens não deveriam ser deseducados, e anarquistas.

PM
afirma de que; O Cidadão morto no passado dia /26 do corrente mês pela agentes do /PI//POP/, que seu morto não tem nada haver más nada mesmo com repúdio e brutalidade do Governo Anarquista ditatorial e norco autoritário exibicionista tropicalista, o Regime Totalitário e sanguinário Vigarista, os policias contra manifestantes segundo o PM a perda de vida Humana não se trata de golpes ou agressões físicas, o primeiro-ministro ainda avança com afirmações numa conferência de imprensa do dia 27/10/ perante as órgãos da comunicação social, frente frente a milhares de Cidadãos menos atentos ditos locutores.


Lembrando de que
O Aristides é caracterizado como o melhor promutor de ilegalidades, e violaçoes sistematicas das Leis do País, sistematicamente e designadamente, a Constituiçao e de demais outros Leis, ordinários do País, duma forma grosseiramente agressivo e desonesto.

- O que aprova a avaliação d" Declaraçao Universal dos Direitos do Homem, tirando a vida Humana troféu mais valioso que leva a batalha ou jogos políticos.

Dizer que
um País que tem maus filhos na África, no qual, o povo vive bem na pobreza extrema, é identificado como República da Guiné-Bissau, mas lá proporcionalmente quando o povo de classe média fica melhor de vida que já é, fica mais ainda, em outras palavras, se o classe média fica mais rico o rico fica mais rico ainda na custa do povo, aí eles acham isso desigualdade, a lógica é básica , mas o povo tem a própria "lógica" reversa que isso é errado e ainda manipulados pelo mesmo PEAGECISTAS.

Vão as ruas por uma suposta causa "ninguém bate ninguém e ninguém mata ninguém" mas aparentemente esquecem como foi bom a ditadura desse monstro, "há" na verdade esse pessoal mais jovem não a viveu e faço uma aposta que 90% de quem sempre está nas ruas amando do PAIGC, não tem mais de 40 e não fazem ideia do que passou 4 décadas atrás.

Com um relatório atual na minha mente de que foram mais de 2 mil mortos e 3 mil pessoas torturados por PAIGC no País anos através, é um detalhe que não podemos ocultar, coisa que a mídia Guineense está fazendo é de louvar, lá está sendo distribuídos cartinhas a falar do progresso ensinando como fazer um protesto, logo, isso explica porque tanta violência e tados os mortos no País, sem nenhum julgamento do ato criminoso e curruptos Corruptíveis do PAIGC, o País vive de nojo da impunidade, o que gera no coração do nosso povo, e a sensação de desproteção.

Afirma o Democrata em ação.

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Nem o tempo poderá apagar a sua marca física o seu lutuoso sacrifício pela democracia! E a sua vida tirada cobardemente

A sua alma palpitara para sempre, no pulsar solene de todos os corações dos verdadeiros democratas! Que encontre Nirvana camarada Demba Balde




Rei David - 
A comitiva do PRS chegou a terra natal do malogrado ontem em Cambaju. Foi assim sentimento de dor e de muita tristeza dos familiares e amigos
A morte do Demba Baldé, não se deveu à confrontação com a polícia. Deveu-se a quê então? Ou ninguém morreu durante a manifestação?
Afirma o primeiro-ministro Aristides Gomes em declaração!




Carlos Sambu / Rei David

ÚLTIMA HORA : Presidente convoca Conselho de Estado para hoje

O Presidente da República, José Mário Vaz vai receber esta segunda-feira, em audiências separadas, os partidos políticos com assento parlamentar ( PAIGC, MADEM-G15, PRS, APU-PDGB, PND e UM ), a partir das 15h30 até 16h25.

Para o final da tarde, José Mário Vaz convoca o Conselho de Estado, o Órgão Consultivo do Chefe de Estado, informa a presidência guineense.







Braima Darame


Comunicado conjunta a imprensa dos partidos políticos da oposição e candidatos independentes para as eleições presidenciais de 24 de Novembro de 2019.




Joelson da Silva

R Kelly R Kelly Sané - I tem guineense pah contam kin ku mindjer di Aristides Gomes PM? Ou i solteiro??

Ma 99% di população guineense ka kunssil ??? 

Francisco Jose Gomes Fernandes was live — with Jorge Herbert - ARISTIDES GOMES DIZ QUE MORTE DE MANIFESTANTE NÃO OCORREU DEVIDO A CONFRONTO FÍSICO COM POLÍCIA



GUINÉ-BISSAU.
Mas alguem acredita no relatorio Medico de Medicina Legal?
Só falta dizer: 
O MORTO NÃO ESTÁ MORTO.

Na Guiné-Bissau TUDO SE COMPRA. ATÉ RELATORIOS MEDICOS DE MEDICINA LEGAL.
OU FAZ ASSIM OU MORRE

ARISTIDES GOMES DIZ QUE MORTE DE MANIFESTANTE NÃO OCORREU DEVIDO A CONFRONTO FÍSICO COM POLÍCIA 


Jorge Herbert -
É de bradar aos céus, ouvir o Primeiro-ministro da Guiné-Bissau classificar de profissionalismo, a intervenção policial que culminou na morte de um manifestante de uma manifestação pacífica!
É revoltante a insensibilidade dessa gentinha que quer a todo o custo continuar no poder, apenas pelo poder, valendo tudo para a sua preservação, inclusive concordar com o assassinato de um cidadão desarmado que não constituía qualquer perigo à sociedade nem às forças de segurança!
O cúmulo dos cúmulos é ouvir esse mentecapto a afirmar que a vítima não morreu no local onde houve os confrontos, como se tivesse sido morto noutro local e ter sido aproveitado a sua morte para retirar dividendos políticos! O PAIGC é tão maquiavélico que chega a julgar todos guineenses através dos seus próprios valores e forma de funcionar!
Preferi não acabar de ver a conferência de imprensa do primeiro-ministro, para não vomitar! Como é possível uma única boca, mesmo tão grande como do Primeiro-ministro, proferir tanta estupidez e tanta barbaridade numa só conferência de imprensa?!


Salvemos a Guiné-Bissau dos criminosos do ,.....???

Francisco Jose Gomes Fernandes - 
Eu tinha dito que pela Guiné-Bissau, estou disposto à TUDO! Dou graças à DEUS (Allah) pela minha vida. Evidências da repressão violenta da PIR [ Polícia de Intervenção Rápida]


Joelson da Silva -
Primeiro-ministro Caduco A..., kuma Policias ka mata ninkim! Kuma alkim ku muri ika fasi parti de manifestantes, kuma nim kila ka sta ba na marcha. Kuma kurpu di Falicido ka tene nim sinal de faqueamento, nim tortura i nim bala ka toca quila, por último kuma kila muri di ATAQUE CARDÍACO! Na punta: SERA KI ALKIM TA MURI DI ATAKI CARDIECU KU SANGRAMENTO NO CURPU?
Anos no mati no sta ba la, cidadão Demba mata pa policias na ki grupu ista ba la um policial tchomadu SABINO el i um dos autoris.

No ka avança ku Nomis desdi aonti papia no pensa ba kuma kusa sta na fórum judicial por além i segredu di stadu. Ma suma i asim gox nona tisi bos Nomis de tudu policias ku mati na assassinato di Jovem político Demba Baldé.