11 de março de 2021

CNE ANUNCIA INÍCIO DA ATUALIZAÇÃO DAS CARTOGRAFIAS ELEITORAIS DENTRO DE UMA SEMANA

O presidente da Comissão Nacional das Eleições (CNE), José Pedro Sambú, anunciou esta quinta-feira, 11 de março de 2021, que dentro de uma semana a CNE vai iniciar os trabalhos de atualização das cartografias eleitorais, tendo lembrado que o novo cronograma eleitoral prevê a realização da primeira eleição municipal na Guiné-Bissau ainda este ano. 

José Pedro Sambú fez esse anúncio à saída da audiência com o Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, a quem disse ter entregue o cronograma eleitoral para 2021.

“O novo cronograma também prevê  atualizações de cartografias eleitorais,  atualização de caderno eleitoral e  realização das eleições autárquicas”, sublinhou.  

Aos jornalistas, o presidente da CNE frisou que “cabe ao órgão competente decidir e criar condições financeiras para que seja atualizado o caderno do recenseamento eleitoral e a realização de eleições municipais”.

Em dezembro de 2020, quando circulavam rumores sobre uma eventual decisão do chefe de Estado em dissolver a Assembleia Nacional Popular (ANP), José Pedro Sambú reuniu-se com Sissoco Embaló. Da reunião, presidente do orgão gestor do processo eleitoral disse ter informado ao Presidente da República que, antes de tomada de qualquer posição, era preciso observar alguns aspetos pré-eleitorais concernentes à atualização da cartografia e o recenseamento eleitoral.

“Apenas transmitimos uma opinião técnica sobre aspetos práticos previstos na lei eleitoral que julgamos serem  fundamentais  para observar”, disse.

De recordar que em dezembro de 2020, a CNE tinha previsto a atualização de recenseamento eleitoral de  janeiro a março de 2021, com base na lei eleitoral.

Difusão de informações de Covid-19 - Secretaria de Estado da Comunicação Social assina acordo de 30 milhões de francos CFA com Alto Comissariado para covid-19.😉😉😉


Bissau, 10 Mar 21 (ANG) – A Secretaria de Estado da Comunicação Social assinou hoje um acordo de 30 milhões de francos CFA com Alto Comissariado para covid-19, no quatro da melhoria de informação sobre a pandemia no país.

Em declarações aos jornalistas, o secretário de Estado de Comunicação Social  Conco Turé disse que o acordo ora assinado terá a duração de um ano e que será feito em duas prestações com disponibilidade de primeira prestação ainda hoje.

O governante informou que, as modalidades de actuação dos imprensa, no que toca as informações do covid-19,  estão acordadas naquele documento estratégico que assinaram, acrescentando que compete a cada órgão em sua área executar os trabalhos previstos no acordo.

ʺO Alto Comissariado para Covid-19, vai desbloquear 50 por cento dos 30 milhões para que os órgãos de comunicação social, possam começar os trabalhos e quando apresentarem justificativo daqueles valores com actos e relatórios e será desbloqueado o outro 50 por cento”, explicou aquele responsável.

Turé disse ainda que os valores acordado vai beneficiar todos órgãos de comunicação social em função ao nível nacional, desde públicos, privados e comunitários onde os serviços dos mesmos vão ser de sensibilizar e divulgar as informações de acordo com a capacidade de cada órgão.

Afirmou que a execução do plano começou a partir do momento em que foi assinado o acordo e que todos têm a responsabilidade de assumir e fazer os trabalhos para dar prova que estão envolvidos neste processo com conhecimentos que têm como comunicadores  e formadores de opinião publica.

 ANG/MI/ÂC

🔴EM DIRETO/VISÃO:Antigo Primeiro-ministro, Baciro Djá, comenta neste momento atualidade política na Guiné-Bissau, nos estúdios da Rádio Jovem. O líder da FREPASNA é entrevistado por Lassana Fati :


Rádio Jovem Bissau 

Detectar a diferença...Spot the difference

  1 
2
                                       


"Malfeitores roubam Tampas de Comportas (da barragem), num montante de 27 milhões e meio de Fcfa, instaladas pelo PADES na Bolanha de São Miguel, setor de Empada Região de Quínara”

 Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural

"GOVERNAÇÃO DE CAMPO 2021"

"Malfeitores roubam Tampas de Comportas (da barragem), num montante de 27 milhões e meio de Fcfa, instaladas pelo PADES na Bolanha de São Miguel, setor de Empada Região de Quínara”

A situação obrigou a deslocação do Ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural ao local para se inteirar da situação, no início desta semana.

Abel da Silva Gomes, acompanhada da sua equipa técnica, levou acabo uma investigação séria no local que resultou na recuperação das Tampas.

O governante lamentou a situação apelando a colaboração de todos para o sucesso do setor agrário.

“Devemos colaborar e abdicar das situações que possam pôr em causa o desenvolvimento da agricultura, ninguém vai ser perdoado roubando os materiais instalados, com o apoio dos parceiros, para a modernização da nossa agricultura ” avisou o ministro.

O caso resultou na detenção de três suspeitos incluindo o chefe da tabanca de São Miguel.

De acordo com as autoridades locais, os suspeitos vão ser traduzidos a justiça.

Durante a sua estadia no sul do país, o Ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Abel da Silva Gomes, presidiu a reunião de Comité de Pilotagem onde participaram os técnicos do seu ministério e os responsáveis do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Económico das Regiões do Sul (PADES).

Ao presidir a abertura dos trabalhos, Abel da Silva Gomes pediu o empenho de todos na luta pela mecanização e modernização do setor agrário.

Durante o encontro os participantes procederam o balanço das atividades previstas e realizadas no PTBA 2020 do PADES, discutiram e aprovaram o PTBA e PPM 2021 e no final dos trabalhos elaboraram e apresentaram as recomendações finais do encontro.

O assessor de imprensa 

Mamadú Baldé 

11 de Março de 2021

Presidente da República da Guiné-Bissau - Audiência com o Sr. José Pedro Sambu, Presidente da Comissão Nacional de Eleições, com o objectivo de abordar questões relacionadas com as eleições autárquicas.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Presidente da República da Guiné-Bissau - Cerimonia de posse dos novos Conselheiros:

- Sr. Ernesto Dabo - Conselheiro Especial do Presidente da República;

- Sr. Alfredo Lopes Cabral - Conselheiro do Presidente para assuntos Diplomáticos.

A Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau acusa o Presidente da República de ameaçar diretamente o seu porta-voz, Silvestre Alves, através de uma chamada telefónica.

Em comunicado divulgado hoje em Bissau, a Ordem repudia o que considera de arbitrariedades de Sissoco Embaló e fala em falência do Estado de Direito. Confira:👇👇👇

Por Carlos Santiago




Guiné-Bissau: Cerimonia de inauguração das instalações do Comissariado Nacional da Policia de Ordem Pública.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO PESQUEIRA APLICADA – CIPA

ASSINATURA DE PROTOCOLO GERAL DE COPERAÇÃO ENTRE A UNIVERCIDADE DO ALGARVE (PORTUGAL) E PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO COM O CENTTRO DE CIÊNCIA DO MAR DO ALGARVE (CCMAR) 

O Ministério das Pescas Através de Centro de Investigação Pesqueira Aplicada CIPA, e a Universidade do ALGARVE em Portugal e Centro de Ciência do mar do ALGARVE assinaram ontem 10 de Março de 2021 dois Protocolos entre os quais:  

• PROTOCOLO GERAL DE COPERAÇÃO ENTRE A UNIVERCIDADE DO ALGARVE (PORTUGAL)

• PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO COM O CENTTRO DE CIÊNCIA DO MAR DO ALGARVE (CCMAR)

O protocolo de acordos foi assinado pelo Director Geral da CIPA, Dr. JEREMIAS FRANCISCO SANHA e pelos Reitor da UALG, Prof. Doutor PAULO ÁGUAS e Adelino Vicente Mendonça Canário da CCMAR. 

De acordo com SANHA, O protocolo Geral de Cooperação visa a promoção de iniciativa que promovam a cooperação científica, académica e técnica entre a UALG e o CIPA.

A Cooperação será estabelecida nos domínios de interesse para ambas instituições, nomeadamente no que respeita a: Intercâmbio de docentes, investigadores e estudantes;

No que concerne a Protocolo de Colaboração, consideram de muito interesse o desenvolvimento de um projecto conjuntos que visem investigação conjunta e acção de capacitação para a investigação em biodiversidade marinha, com vista à compreensão, previsão e mitigação dos efeitos das alterações climáticas e outras perturbações ambientais na biodiversidade marinhas; 

Segundo o responsável máximo do Centro de Investigação Pesqueira Aplicada CIPA Dr. JEREMIAS, os objectivos que se pretendem atingir com a celebração do presente protocolo são:

• Acção de capacitação local em metodologia de Investigação em Biologia Marinha, pescas e aquacultura;

• Desenvolvimento, em parceria, de projectos de investigação de âmbito nacional e internacional;

• Desenvolvimento em parceria de programa de inventariação e monitorização da biodiversidade marinha e condições ambienteis, para a compreensão e previsão dos efeitos das pescas, das alterações climáticas e outras perturbações ambientais;

• Desenvolvimento, em parceria, de formação avançada de investigação para compreensão e previsão dos efeitos das alterações climáticas e outras perturbações ambientais;

• Intercâmbio de conhecimento


Fonte: Ministério das Pescas GB

Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática - COMUNICADO


 Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática

COMUNICADO FINAL | Reunião ordinária semanal do Conselho de Ministros.

Descubra as medidas anunciadas pelo executivo.👇



Juntos somos mais fortes 

                  GOVERNAR PARA TODOS 

#ChefiadogovernoGB2021 

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Boletim Diário N. 44 - 54 novos casos de COVID-19

Boletim Diário N. 44

O Reforço da estratégia de vigilância ativa da infeção pelo SARS-CoV-2, nas diferentes instituições, contribuiu para o aumento de número de amostras testadas e consequentemente a deteção de mais casos positivos.

_ 54 novos casos de COVID-19

_ 12 pessoas recuperadas da doença

_ 615 casos ativos

_ 10 pessoas internadas com COVID-19

Mantenha as medidas de proteção individual!

#somos2milhões

#somos2milhõesdecomportamentos

Alto Comissariado para o Covid-19

O Barco Militar de Setúbal/Portugal está no Porto de Bissau por uma visita de trabalho, o navio inciou um périplo a muitos países Africanos.

Os marinheiros do mesmo barco, receberam a visita de delegação Chefiada por Sua Excelência Ministro da Defesa Nacional e Combatentes da Liberdade da Pátria, Tenente General Sandji Fati, Embaixador de Portugal, Embaixador de Espanha, Embaixadora da UE e várias personalidades do Ministério da Defesa, do Estado Maior General das Forças, Embaixada de Portugal...

O Ministro Tenente General Sandji Fati e a sua comitiva, foram recibos com a honra militar.

Depois da explicação técnica e meticulosa do Capitão do barco, a delegação passou a visita quase em todas as áreas do navio.

Tenente General, não escondeu a sua satisfação sobre o que viu e ouviu. Mostrou-se o interesse do país para a compra de navios para a fiscalização do nosso Mar.

De recordar que o navio dispõe todo equipamento tecnológico que facilita a navegabilidade e de habitabilidade dos homens no barco.

A Embarcação tem um cumprimento de 82 metros e 12 metros de largura.





Por  Ministério da Defesa Nacional e Combatentes da Liberdade da Pátria