quinta-feira, 19 de outubro de 2017

LIDERES JUVENIS DA SUB-REGIÃO DEBATEM PREVENÇÃO DOS CONFLITOS NA ÁFRICA OCIDENTAL


A segunda edição do Fórum regional de liderança juvenil e prevenção dos conflitos em África Ocidental inicia hoje até sexta-feira, na cidade de Abidjan.

O evento organizado pelo Instituto Goré do Senegal, visa ajudar a liderança juvenil sobre a prevenção e a resolução de conflitos, conforme elegeu a União Africana como um campo privilegiado da sua ação, na perspetiva de que só se alcançará o desenvolvimento se houver estabilidade política e social.

Em declarações a Radio Jovem na abertura dos trabalhos, Fréderic Kwady Ndecky, um dos elementos da organização, disse que o encontro tem por objetivo auxiliar os jovens a proporem soluções de conflitos no espaço sub-regional, incluindo a Guiné-Bissau.

“Neste espaço os jovens da nossa sub-região vão discutir os problemas cíclicas dos conflitos que impedem a estabilidade e paz nos países da Comunidade Econômica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO)”, a declarou a nossa estação emissora.

Durante três dias os jovens vão fazer a apresentação e análise sobre os seus respetivos países e as recomendações para acabar com os conflitos no espaço da Comunidade Econômica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO).

Neste sentido, Fréderic Kwady Ndecky, sublinha que os jovens têm papel importante na resolução dos conflitos que ocorrido no espaço sub-regional.

Esta é a segunda edição a ser realizada na sede de CEDEAO em Abidjan – Cote Ivoire (Costa de Marfim).

Participam no evento 09 países entre os quais a Guiné-Bissau, Benim, Burkina Faso, Costa de Marfim, Guine Conacri, Mali, Níger, Senegal e Togo.

// Cláudio António Rumal e Alison Cabral
Radiojovem

Notícia de última hora!

Nem mais nem menos....António Aly Silva, foi preso hoje em Bissau editor de blogue "Ditadura de Consenso" acusado de crime de calúnia e difamação contra honra e bom nome do Primeiro-ministro General Umaro Sissoco Embaló. Salientar que Aly Silva, acusou o primeiro-ministro guineense General Umaro Embaló, de narcotráfico e lavagem de dinheiro sem nenhum fundamento. Fonte: PJ - 18/10/2017



Prs Diáspora 

BRAIMA CAMARÁ “ NENHUM ELEMENTO DOS 15 PARTICIPOU NO ASSALTO”


O coordenador do grupo dos 15 deputados expulsos do PAIGC, Braima Camará refutou, esta quarta-feira, o envolvimento de qualquer elemento do grupo na suposta tentativa de assalto a sede do partido, que aconteceu no princípio desta manhã.

Braima Camará reagiu com indignação ao incidente, afirmando que nenhum elemento do grupo tenha participado ou tenha sido mandatário do assalto.

“ Com muita indignação e estupefacção que também tomei conhecimento dessa ocorrência. Quero que fique claro que, como coordenador não sei da participação de nenhum dirigente dos 15, ou que tenha mandatado o assalto” esclarece o coordenador do grupo.

O país vive um impasse político há cerca de três anos, depois do Presidente da República ter demitido o Governo de Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC, partido que venceu as eleições legislativas de 2014.

Na manhã desta quarta-feira, um grupo de indivíduos invadiu a sede dos libertadores e houve alguns feridos graves durante os confrontos.

Nesse sentido, Braima Camará condenou o ato de violência e considerou que todos os desentendimentos devem ser resolvidos com diálogo.

“ Condeno qualquer ato de violência” notou o dirigente, justificando que, foi por isso que embora perdeu injustamente o congresso do partido em Cacheu não disse nada a ninguém.

O Grupo dos 15 é um grupo de deputados expulsos do PAIGC, depois de votarem contra o programa do Governo submetido ao parlamento por Carlos Correia, que substituiu Domingos Simões Pereira.

Na sequência da expulsão daqueles deputados, o parlamento ficou bloqueado e está parado há cerca de dois anos.

Apesar das forças de segurança terem um dispositivo junto a sede do PAIGC, que fica localizada na Praça dos Heróis Nacionais, só intervieram quando começaram os confrontos, segundo relatos dos militantes do partido.

Confrontado com a situação na sede do partido, o presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, lamentou o comportamento da força de segurança que estavam nas imediações da sede do PAIGC.

Para Augusto Mário da Silva, as forças de segurança deveriam assumir o papel republicano para evitar os confrontos que aconteceram no local esta manhã.

“As nossas forças de segurança deviam intervir preventivamente para evitar o confronto que se registou na sede partido, porque se trata de um ato de perturbação da ordem pública no país”, declarou Mário da Silva.

O presidente da Liga e ativista dos direitos humanos, aproveitou o encontro com a imprensa para apelar as partes uma maior contenção e serenidade na resolução desta crise interna no PAIGC.

De recordar que o grupo dos dissidentes do PAIGC acusam a direção do partido de recusar a sua reintegração e, ainda de os convidar a violência.

Em conferência de imprensa na semana passada, o grupo responsabiliza o líder do partido, Domingos Simões Pereira pela divisão desta força politica.

Abel da Silva, deputado e antigo secretário nacional do PAIGC, pertencente ao grupo dos 15 acusou a direção do partido de não aceitar o repto que recentemente lançaram ao partido no sentido de abrir o canal do diálogo que possibilite a reintegração dos dissidentes expulsos.

/ /Por: Alcene Sidibé
Radiojovem