quarta-feira, 14 de junho de 2023

Portugal: Médicos admitem demissões em massa para impedir novas regras para a classe

Unidade de hemodiálise em risco. Clínica privada em Vila Real está sem doentes do público há mais de dois anos

Por Cnnportugal.iol.pt  14/06/23 

Clínicos avisam que o novo estatuto das ordens profissionais aprovado em conselho de ministros põe em causa a qualidade dos serviços de saúde prestados e avisam que uma das soluções é seguir o exemplo do coordenador da comissão para a reforma de Saúde Pública que se demitiu por recusar ser "cúmplice" do Governo

Os médicos admitem avançar com demissões em massa no Serviço Nacional de Saúde. Isto como resposta à proposta do novo estatuto da Ordem dos Médicos que foi aprovada em conselho de ministros e que prevê várias alterações, como a de o Governo poder decidir questões relacionadas com a formação de clínicos ou vagas para estágios formativos nos hospitais.

Depois da demissão do Coordenador da Comissão para a Reforma da Saúde Pública, Mário Jorge das Neves, por recusar ser "cúmplice ativo desta ofensiva liquidacionista do Governo contra os médicos e o SNS", são vários os que defendem ser esse o caminho para contestar a nova lei-quadro das ordens profissionais e o novo estatuto da Ordem dos Médicos que o Executivo aprovou e que promete gerar polémica nos próximos dias. "É uma agressão à democracia", diz Mário Jorge das Neves à CNN Portugal.

"A demissão de Mário Jorge é um exemplo de dignidade, e um dos caminhos caso esta situação se mantenha é a demissão de todos os médicos que ocupam cargos governamentais ou no SNS",  afirma à CNN Portugal o antigo bastonário dos médicos, Germano de Sousa, que não coloca de parte a possibilidade desta demissão "se alastrar a todos os médicos do SNS".

Também Miguel Guimarães, ex-bastonário, considera que essa é uma das possibilidades. "Está em causa a qualidade dos serviços de saúde. Trata-se, aliás, de uma questão patriótica. Por isso, no limite, avança-se para demissões dos que ocupam cargos no SNS."       

Segundo informação oficial da Ordem dos Médicos, que está a ser enviada a todos os profissionais de saúde, há cinco alterações que são preocupantes. Uma é a de o Governo passar a ter iniciativa de propor os programas de formação médica; outra o facto de ser o Executivo a definir e a rever os critérios de idoneidade e da capacidade formativa dos hospitais e decidir quais os serviços que podem dar formação e quantos futuros médicos poderão ser formados por ano. A terceira medida que os médicos não aceitam é a que prevê que a tutela intervenha na criação, composição e competências dos colégios de especialidade. Além destas três alterações, que os médicos consideram ser uma "interferência inaceitável" do Executivo, há ainda outras duas novidades. Entre as medidas que "alteram substancialmente as competências da OM" está ainda a possibilidade da ACSS (Administração Central do Sistema de Saúde) intervir em várias matérias como órgão de recurso em situações como recusas de inscrição de médicos na Ordem ou em colégio de Especialidade. A quinta mudança que está a deixar os profissionais em alerta é o facto de os dirigentes de instituições de saúde não poderem fazer parte dos órgãos da OM.

Médicos preparam contraproposta

Os clínicos dizem estar indignados com a situação e estão a preparar contrapropostas.

"É uma situação totalmente fora do comum em que há uma intromissão do Estado", avisa Miguel Guimarães. garantindo que com este novo estatuto a OM passará a estar ao "serviço dos interesses do Governo e não dos cidadãos", uma vez que quem decidirá a formação dos médicos “serão pessoas que não percebem de Medicina”. A questão da formação é uma das alterações que está a levantar mais polémica entre os médicos. Atualmente cabe à OM definir que critérios e que serviços dos hospitais podem formar jovens médicos e que vagas se podem abrir para essa formação, o que tem depois impacto no número de especialistas no país. O Governo quer agora mudar essa regra, para que possa ser também a tutela a tomar decisões sobre a quantidade de médicos a formar. "A Ordem investe milhões nessa área da formação pois é isso que garante a qualidade da Medicina que é prestada no país e no SNS", sublinha Miguel Guimarães, avisando estar em risco a existência da própria OM.

O mesmo defende Germano de Sousa. "É uma intromissão total e absoluta do Governo na vida da OM e na formação dos médicos, o que é inaceitável", diz, alertando que com este diploma a OM "vai ser destruída". 

Neste momento, entre os médicos são várias as opções que se discutem para impedir que este projeto seja aprovado. Se muitos defendem demissões em massa, há outras ideias a serem lançadas como a criação de "uma nova Associação sem poderes delegados pelo Estado" ou a "suspensão do exercício de toda a Ordem dos Médicos" com exceção do bastonário para este negociar com o Governo.

Consumo de álcool aumenta no Kremlin: Do copo para a garrafa pela manhã

© Contributor/Getty Images

Notícias ao Minuto    14/06/23 

Alguns rumores envolvem uma figura bem conhecida e as suas polémicas publicações nas redes sociais: Medvedev.

O consumo de álcool aumentou entre os funcionários do Kremlin e altas figuras da política russa desde o início da invasão à Ucrânia, segundo uma reportagem do site russo de notícias independente Verstka, que cita vários fontes dos círculos político e empresarial da Rússia.

"Bem, vamos dizer assim: na administração presidencial nem todo a gente começava o dia com um copo de vodca. Agora conheço muito mais essas pessoas e, para alguns, o copo transformou-se numa garrafa", disse uma das fontes.

Um dos casos apontados é um governador de umas das regiões da Rússia, para quem "existe até uma pessoa especial para o procurar".

"Sempre bebeu, mas não assim", disse uma fonte próxima ao responsável, justificando estes comportamentos do chefe da região com o "nervosismo por notícias, pressão do Kremlin e das elites locais".

Contudo, as histórias de alcoolismo parecem afetar algumas figuras bem conhecidas, pelo menos são esses os rumores em torno do antigo chefe de Estado e atual vice-presidente do Conselho de Segurança a Rússia, Dmitry Medvedev. Segundo as fontes citadas pelo site russo, Medvedev costuma publicar as suas mensagens no Telegram, nas quais ataca o Ocidente e faz ameaças, quando está alcoolizado.

Além disso, o próprio Medvedev produzirá algumas bebidas, que gosta de dar a membros do governo e líderes estrangeiros.

As fontes indicaram ainda que altos funcionários têm recorrido a bebidas destiladas para lidar com o stress.

Já o presidente da Rússia, Vladimir Putin, quase não bebe, segundo fonte próxima do Kremlin.


Leia Também: O Ministério da Defesa da Ucrânia anunciou hoje que as suas forças continuam a avançar no leste e sul do país, tentando romper as linhas inimigas nas regiões de Donetsk e Zaporijia.


Leia Também: O líder do grupo de mercenários Wagner reiterou hoje a recusa de assinar contrato com o Ministério da Defesa russo, após o Presidente, Vladimir Putin, insistir nessa necessidade para dar cobertura legal aos benefícios sociais dos combatentes na Ucrânia

❗️🇬🇼Presidente da República General Umaro Sissoco Embalo visita Ministério do Interior.


Presidência da República da Guiné-Bissau 

Após aumento de casos de cancro, Países Baixos distribuem protetor solar

© Michel Porro/Getty Images

Notícias ao Minuto   14/06/23 

Protetores solares serão disponibilizados em dispensadores em escolas e universidades, festivais, parques, recintos desportivos e espaços públicos.

Os Países Baixos vão começar a distribuir protetor solares de forma gratuita durante o verão aos cidadãos. Em causa, refere o jornal The Guardian, estão os níveis recorde de cancro de pele no país. 

Já este ano, protetores solares serão disponibilizados em dispensadores em escolas e universidades, festivais, parques, recintos desportivos e espaços públicos. Segundo o governo neerlandês, o objetivo é que todos os cidadãos tenham acesso à proteção solar e não sejam prejudicados por fatores como risco ou inconveniência. 

A iniciativa entrou em vigor durante o passado fim de semana num festival na cidade de Breda. 

Atualmente, o hospital de Venlo-Venray está a trabalhar com seguradoras de saúde para financiar um projeto-piloto, que pretende distribuir os protetores solares em dispensadores usados para álcool gel, que foram usados durante a pandemia de Covid-19.

Segundo o The Guardian, as autoridades médicas registaram um aumento recorde dos casos de cancro de pele nos últimos anos, sendo a forma de cancro prevalente nos Países Baixos. 



EUA: Milhares de peixes mortos dão à costa em praia no Texas. Ora veja

© Quintana Beach County Park / Facebook

Notícias ao Minuto   14/06/23 

Os funcionários do Quintana Beach County Park pediram aos visitantes que mantenham a distância por motivos de segurança.

Milhares de peixes mortos apareceram numa praia no condado Brazoria, Costa do Golfo, no Texas, na sexta-feira passada, levando os funcionários da praia a pedir aos visitantes que mantenham a distância por motivos de segurança.


De acordo com o Texas Parks & Wildlife, citado pela NBC News, o fenómeno aconteceu como resultado de baixos níveis de oxigénio dissolvido na água, que são comuns no verão.

Quando as temperaturas sobem, os peixes não conseguem "respirar" debaixo de água, acrescentou o departamento.

Um vídeo partilhado pelo Quintana Beach County Park (e que pode ver acima) mostrou os milhares de peixes à beira da água em Bryan Beach.

Funcionários do Quintana Beach County Park pediram aos visitantes que evitassem a costa, referindo que há níveis altos de bactérias e podem magoar-se nas barbatanas afiadas dos peixes mortos.

"A nossa recomendação é que evite totalmente a praia até que o fenómeno termine", salientaram.


China prevê que Estados Unidos abandonariam Taiwan em caso de conflito

© Getty Images

POR LUSA   14/06/23 

O Governo chinês disse hoje que os Estados Unidos estariam dispostos a abandonar Taiwan à sua sorte a qualquer altura, acusando Washington de usar a ilha como "um peão para conter" a China.

A porta-voz do Gabinete para os Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, Zhu Fenglian, reagiu assim em conferência de imprensa à publicação, por órgãos de comunicação estrangeiros, da existência de um alegado plano dos Estados Unidos para retirar os seus cidadãos de Taiwan no caso de um conflito com a China.

Se tal plano existir, "fica claro que os Estados Unidos estão a usar Taiwan apenas como um peão para conter a China e que abandonariam o território a qualquer momento", disse a porta-voz.

Acusou alguns políticos norte-americanos de "encherem a boca a falar na importância da paz e estabilidade no Estreito de Taiwan", enquanto "encorajam continuamente a venda de armas" a Taipé.

A funcionária instou os "compatriotas de Taiwan" a discernir se os EUA os estão a apoiar ou a prejudicar, bem como a avaliar se o Partido Democrático Progressista, atualmente no poder em Taipé, "está a agir como um guardião ou em detrimento" do território.

ina e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas. Pequim considera Taiwan parte do seu território e ameaça a reunificação através da força, caso a ilha declare formalmente a independência.

A questão de Taiwan é um dos principais pontos de atrito entre Pequim e Washington, já que os EUA são o principal fornecedor de armas e o maior aliado de Taipé.


Leia Também: China deve "refletir" sobre a sua relação com Moscovo, dizem analistas

Condecoração do Sr. Facinet Sylla Diretor Executivo do Fundo Monitário Internacional (FMI)


 @Presidência da República da Guiné-Bissau 

O Chefe do Estado, General Umaro Sissoco Embalo recebeu em audiência o líder do PARTIDO LUZ DA GUINÉ-BISSAU, Lesmes Mutna Monteiro.

 Radio Voz Do Povo

CHEFE DE ESTADO RECEBE O LÍDER DO PARTIDO MADEM-G15, BRAIMA CAMARÁ

 
@Radio Voz Do Povo  "A coligação que venceu as eleições legislativas não precisa de bengala para governar", afirmou hoje o líder do Madem_G15 Braima Camara após o encontro com o PR General Umaro Sissoco Embalo.

Radio Voz Do Povo / Presidência da República da Guiné-Bissau

PR Umaro Sissoco Embalo recebeu esta quarta-feira (14.06) em audiência o líder PnD, Abás Djaló, acompanhado pela direcção superior do PARTIDO no âmbito das legislativas 04 junho.

 
Radio Voz Do Povo

O Presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá recebe o Presidente da CNE. Npabi Kabi deu ponto dos trabalhos para publicação dos resultados eleitorais definitivos, publicação no Boletim Oficial e tomada de posse do novo parlamento.

Radio Voz Do Povo

Bielorrússia já começou a receber armas nucleares táticas russas

© Getty Images

Notícias ao Minuto   14/06/23 

O líder bielorrusso disse que algumas destas armas são três vezes mais potentes do que as bombas atómicas que os Estados Unidos lançaram sobre Hiroshima e Nagasaki em 1945.

O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, deu conta, esta quarta-feira, de que o país já começou a receber as armas nucleares táticas anteriormente prometidas por Moscovo.

"Temos já mísseis e bombas que recebemos da Rússia", confirmou em entrevista à televisão estatal russa, aqui citadas pela Sky News. Nesse momento, o líder bielorrusso afirmou ainda que algumas destas armas são três vezes mais potentes do que as bombas atómicas que os Estados Unidos lançaram sobre Hiroshima e Nagasaki em 1945.

A notícia surge após o presidente bielorrusso ter proferido declarações que parecem contradizer a posição do chefe de Estado russo, Vladimir Putin, acerca do uso potencial desse armamento. Isto porque o presidente russo enfatizou que Moscovo manteria o controlo sobre a eventual utilização desse armamento, ao passo que Lukashenko afirmou que não hesitaria em utilizá-lo caso a Bielorrússia fosse alvo de uma agressão.

Este é o primeiro destacamento de armas nucleares táticas para fora da Rússia desde a queda da União Soviética, numa altura em que ambos os países têm vindo a fortalecer os seus laços. É uma movimentação que tem sido acompanhada atentamente pelos países aliados, como os Estados Unidos, mas também da China, que tem advertido repetidamente contra a utilização de armas nucleares na guerra da Ucrânia.

Na terça-feira, Alexander Lukashenko tinha já dito que, de facto, as armas nucleares russas seriam fisicamente transferidas para território bielorrusso "dentro de alguns dias" e que o país dispunha, ainda, de instalações para acolher mísseis de maior alcance, caso fosse também necessário.

A guerra na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Segundo os mais recentes cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU), quase nove mil civis morreram e mais de 15 mil ficaram feridos na sequência dos combates no terreno.


Veja Também: "Há aqui um mentiroso: ou Moscovo, ou Lukashenko"

Unicef Guiné-Bissau : Visite o posto mais próximo da sua casa e receba o seu mosquiteiro MILDA até dia 16 de Junho.

Por Unicef Guiné-Bissau 

Já estamos na época chuvosa!

As inundações aumentam o risco das doenças transmitidas pelos mosquitos.

Para se proteger a si e aos seus familiares devem:

🛏️ Dormir debaixo de mosquiteiros MILDA

🦟 Usar repelentes de mosquitos

🧥 Vestir roupas de mangas compridas

Precisamos de lutar juntos contra a malária!

Visite o posto mais próximo da sua casa e receba o seu mosquiteiro MILDA até dia 16 de Junho.

Hoje é um dia especial para os trabalhadores da Guiné-Bissau, pois o Secretário-Geral Dr. Júlio António Mendonça irá dirigir-se à sessão do Comité de Aplicação das Normas da OIT para apresentar a necessidade urgente dos trabalhadores de um direito fundamental, nomeadamente o direito a um salário mínimo nacional, a última fronteira que distingue a dignidade da exploração.

Fonte: Página "Untg Untgcs"

Comissão Europeia vai apoiar Estados em situação de seca com 330 milhões

© iStock

POR LUSA    14/06/23 

 A Comissão Europeia vai ativar 330 milhões de euros da "reserva de crise agrícola" da União Europeia (UE) para todos os Estados-membros, muitos afetados pela seca, anunciou na terça-feira, em Estocolmo, o comissário da Agricultura, Janusz Wojciechowski.

Depois de ter apoiado os países que fazem fronteira com a Ucrânia, Bruxelas "está a preparar a decisão de ativar o remanescente da reserva de crise, ou seja, 330 milhões de euros, para os outros 22 Estados-membros afetados pelos fenómenos climáticos e, de uma forma mais geral, que sofrem as consequências da guerra na Ucrânia", indicou.

O responsável falava no final de uma reunião dos ministros europeus da Agricultura em Estocolmo, na Suécia, sobre uma reserva com uma dotação anual de 450 milhões de euros, que será aumentada para um total de 530 milhões de euros, "em particular para apoiar os agricultores atingidos pela seca ou pelas inundações em Itália", além dos efeitos do conflito na Ucrânia, sublinhou o responsável polaco, sem adiantar mais pormenores.

A distribuição desta ajuda seguirá a distribuição dos pagamentos diretos no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC), acrescentou, esperando que o plano esteja finalizado "na próxima semana".

Esta reserva de crise já foi ativada três vezes este ano por Bruxelas: além dos fundos atribuídos às explorações agrícolas italianas e polacas atingidas pela gripe aviária, foram concedidos dois envelopes aos países da Europa Oriental desestabilizados pelo afluxo de cereais ucranianos devido à guerra, que estão a saturar os seus silos e a fazer baixar os preços locais.

Depois de ter atribuído 56 milhões de euros no final de março, a Comissão propôs, em meados de abril, a distribuição de mais 100 milhões de euros a cinco países: Polónia, Hungria, Bulgária, Roménia e Eslováquia.


Leia Também: IPMA. Seca agravou-se em maio e chegou a todo o território continental

SENEGAL: ONU "profundamente preocupada" com direitos humanos no Senegal

© Getty Images

POR LUSA   14/06/23 

A Organização das Nações Unidas (ONU) mostrou-se hoje "profundamente preocupada" com a evolução dos direitos humanos no Senegal e vê "um precedente sombrio" no uso de armas de fogo pela polícia contra manifestantes, acusados por Dacar de "terrorismo".

"A utilização de armas de fogo pelas forças de segurança durante as manifestações constitui um precedente sombrio para o Senegal", sublinhou o Alto Comissariado para os Direitos Humanos (ACDH) das Nações Unidas, num comunicado citado pela agência France-Presse.

O Senegal, país vizinho da Guiné-Bissau, mergulhou na pior situação de violência dos últimos anos no início deste mês, após Ousmane Sonko, opositor do Presidente, Macky Sal, ter sido condenado a dois anos de prisão por "aliciamento de menores", num caso em que era acusado de violação de uma massagista. O veredicto impede Sonko de concorrer às presidenciais de 2024.

O balanço oficial das autoridades aponta para 16 mortos, em consequência dos confrontos, mas a organização de defesa dos direitos humanos Amnistia Internacional contabilizou 23 vítimas mortais, enquanto o PASTEF, partido de Sonko, denunciou a morte de mais de 20 pessoas.

O Governo do Senegal anunciou hoje a abertura de uma investigação, após a divulgação de vídeos, nas redes sociais, em que aparecem homens armados à paisana, acusados terem atacado violentamente manifestantes.

"Notamos que as autoridades iniciaram investigações e exortamo-las a garantir que sejam céleres, independentes e aprofundadas, e que levem qualquer pessoa considerada responsável pelo uso da força injustificado ou desproporcional a responder pelos seus atos, independentemente do seu 'status' e afiliação partidária", salienta o ACDH, no comunicado.

A agência da ONU registou "pelo menos" 16 mortos, 350 feridos e mais de 500 detidos nos três dias de manifestações.

"Estamos também preocupados com as reiteradas restrições à liberdade de expressão e de reunião pacífica, após as manifestações", referiu o Alto Comissariado.

O ACDH dá como exemplo o caso da Walfadjiri TV, um canal de televisão privado, que cobria as manifestações em direto e que foi suspenso em 01 de junho, "sem justificação legal clara e até hoje não foi reativado".


PRESIDENTE VISITA ESTADO-MAIOR-GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS

@Presidência da República da Guiné-Bissau

PRESIDENTE RECEBE O DIRECTOR EXECUTIVO DO FMI

@ Presidência da República da Guiné-Bissau

O Presidente recebeu, hoje, dia 13 de Junho, o Director Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI), Facinet SYLLA, administrador do FMI para o Grupo África II, que integra 24 países, incluindo a Guiné-Bissau.

Na ocasião, o Sr. Sylla enalteceu a magistratura de influência do chefe de Estado em prol da retoma do programa financeiro com FMI, e apelou à continuidade das reformas em curso nas finanças públicas.


CHEFE DE ESTADO RECEBE O LÍDER DA COLIGAÇÃO PAI-TERRA RANKA

 
@Presidência da República da Guiné-Bissau

O chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, recebeu em audiência, o líder da coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI- Terra Ranka) vencedora das eleições legislativas, Domingos Simões Pereira. Na ocasião passaram em revista a situação política do país e abordaram diversos temas de interesse nacional.


TikTok ganha terreno nos jovens com perda de influência do Facebook

Por  SIC Notícias     13.06.2023  

O relatório documenta "como o conteúdo assente em vídeo, distribuído através de redes como TikTok, Instagram e Youtube estão a tornar-se mais importantes para as notícias", especialmente no sul, enquanto plataformas como o Facebook "estão a perder influência".

A rede social chinesa TikTok está a ganhar terreno entre as audiências mais jovens, à medida que o Facebook perde influência, revela o relatório Reuters Digital News Report 2023 (Reuters DNR 2023) divulgado esta quarta-feira.

O Reuters DNR 2023 é o 12.º segundo relatório anual do Reuters Institute for the Study of Journalism (RISJ) e o 9.º relatório a contar com informação sobre Portugal, em que participam 46 países.

"Com o interesse e a confiança nas notícias a caírem em muitos países, a recessão económica colocou mais pressão sobre os modelos de negócios de notícias", refere o estudo.

A edição deste ano do Reuters DNR 2023 "fornece evidências de que as audiências de notícias estão a tornar-se mais dependentes das plataformas digitais e sociais, pressionando ainda mais os modelos de negócio baseados em anúncios e assinaturas" de organizações de media "num momento em que os gastos das famílias e das empresas estão sendo espremidos".

O relatório documenta "como o conteúdo assente em vídeo, distribuído através de redes como TikTok, Instagram e Youtube estão a tornar-se mais importantes para as notícias", especialmente no sul, enquanto plataformas como o Facebook "estão a perder influência".

Tanto o interesse como a confiança nas notícias "continuam a cair em muitos países à medida que a conexão entre jornalismo e a grande parte do público continua a se desgastar", refere o estudo, apontando que "há evidências" que o público continua a evitar seletivamente histórias importantes "como a guerra da Ucrânia e a crise do custo de vista", na tentativa de reduzir o consumo de notícias que consideram deprimentes e proteger a sua saúde mental.

Estas são algumas das conclusões da 12.ª edição do relatório, que está disponível em www.digitalnewsreport.org/2023.

Segundo o estudo, o Facebook está a tornar-se "muito menos importante como fonte de notícias" e, inerentemente, isso tem uma implicação como motor do tráfego nos 'sites' de notícias.

"Apenas 28% dizem ter tido acesso a notícias via Facebook em 2023 em comparação com 42% em 2016", conclui o estudo, referindo que este "declínio" é explicado, em parte, pela menor relevância da rede social como fonte das notícias e, por outra, pelo papel das redes sociais baseadas em vídeo, como o Youtube e o TikTok, que estão cada vez mais a capturar grande parte da atenção dos utilizadores mais jovens.

Por exemplo, o consumo semanal de notícias no Twitter "permaneceu relativamente estável na maioria dos países após a aquisição [deste] por Elon musk, com o uso alternativo de redes como o Mastodon extremamente baixo", refere.

Agora, o TikTok "é a rede social que mais cresce no nosso estudo" e é usada por 44% dos jovens na faixa etária entre os 18 e os 24 anos "para qualquer finalidade (20% para notícias)".

O TikTok, que é propriedade da chinesa ByteDance, "é mais usado em partes da Ásia, América Latina e África".

Os utilizadores do TikTok, Instagram e Snapchat tendem a prestar "mais atenção" a celebridades e 'influencers' [influenciadores das redes sociais] do que a jornalistas ou empresas de media quando se trata de tópicos de notícias.

Isto "marca um forte contraste" com as redes sociais como Facebook e Twitter, onde as empresas de notícias ainda atraem atenção e lideram conversas.

Paralelamente, "as preferências declaradas pelas audiências para visitar diretamente 'sites' de notícias continuam em declínio", aponta.

Entre os 46 mercados em análise no estudo, a proporção daqueles que afirmam que o seu principal ponto de acesso é feito através do 'site' de notícias ou uma 'app' (aplicação) caiu de "32% em 2018 para 22% em 2023, enquanto a dependência no acesso às redes sociais aumentou", constata o estudo.

O estudo

O Reuters Institute Digital News Report 2023 (Global) tem como autores Nic Newman, Richard Fletcher, Kirsten Eddy, Craig T. Robertson e Rasmus Kleis Nielsen.

O OberCom - Observatório da Comunicação, enquanto parceiro estratégico, colaborou com o RISJ na conceção do questionário para o mercado português, bem como na análise e interpretação dos dados.

O tamanho total da amostra é de 93.895 adultos, com cerca de 2.000 por mercado.

O trabalho de campo foi realizado no final de janeiro/início de fevereiro deste ano e o inquérito foi realizado 'online'.

Casa Branca preocupada com reaproximação entre África do Sul e Rússia

© Reuters

POR LUSA   13/06/23 

A Casa Branca expressou hoje preocupação com uma possível reaproximação entre a África do Sul e a Rússia, em resposta a um apelo de congressistas norte-americanos para sancionar Pretória.

"Compartilhamos as preocupações do Congresso sobre uma potencial parceria de segurança entre a África do Sul e a Rússia", disse a jornalistas Judd Devermont, responsável pela África subsaariana na Casa Branca.

O embaixador norte-americano em Pretória, Reuben Brigety, acusou recentemente o governo sul-africano de fornecer armas à Rússia, país que há mais de um ano trava uma ofensiva militar contra a Ucrânia, provocando fortes protestos nos Estados Unidos da América (EUA).

Segundo o diplomata, um cargueiro russo atracou em dezembro perto da Cidade do Cabo antes de retornar à Rússia carregado de armas e munições.

Em carta, influentes congressistas norte-americanos pediram que a África do Sul deixasse de se beneficiar de vantagens comerciais no âmbito de uma lei norte-americana para o desenvolvimento de África.

A Lei Africana de Crescimento e Oportunidades (AGOA), que expira em 2025, concede acesso privilegiado ao mercado norte-americano a países africanos que cumpram determinados critérios democráticos.

As autoridades eleitas dos EUA sugerem que tal entrega de armas, se comprovada, violaria as sanções norte-americanas e pediram que a próxima reunião no âmbito da AGOA, anteriormente planeada para decorrer na África do Sul, ocorra agora em outro país.

A África do Sul, próxima do Kremlin desde os tempos da luta contra o regime de segregação racial do 'apartheid', recusou-se a condenar a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, dizendo que queria permanecer neutra.


Nigéria. Mais de 100 mortos em naufrágio no regresso de um casamento

© iStock

POR LUSA   13/06/23 

Mais de 100 pessoas morreram hoje na Nigéria depois de o barco que transportava famílias que regressavam de um casamento se ter afundado num rio, segundo autoridades locais e policiais.

O barco transportava passageiros num rio do estado nigeriano de Kwara, no centro-norte do país, quando ocorreu o acidente, relataram a polícia local e o gabinete do governador do estado.

O porta-voz da polícia de Kwara, Okasanmi Ajayi, disse à agência France-Presse que morreram 103 pessoas no naufrágio e que outras 100 sobreviveram.

"As operações de salvamento ainda continuam o que significa que os números podem aumentar", acrescentou.

As vítimas estavam de volta ao distrito de Patigi, no estado de Kwara, depois de celebrarem um casamento no estado do Níger, informou o gabinete do governador do estado de Kwara.

Naufrágios em rios da Nigéria são acidentes comuns, geralmente provocados por barcos sobrelotados, má manutenção e falta de cumprimento das regras de segurança.


Leia Também: Quatro mortos após naufrágio de barco com turistas em Itália