28 de dezembro de 2021

PREVISÕES PARA 2022 - Nova pandemia em 2022? É o que diz a vidente que previu o 11 de setembro

© Reprodução Huffington Post

Notícias ao Minuto  28/12/21 

Baba Vanga terá adivinhado que a princesa Diana iria morrer num acidente trágico, o acidente de Chernobyl e ainda a dissolução da União Soviética.

Vangelia Gushterova, mais conhecida por Baba Vanga, morreu em 1996, aos 84 anos. Contudo, todos os anos, quando chega aos últimos dias de dezembro, são reveladas novas previsões desta mulher cega, de nacionalidade búlgara, que muitos acreditam ter sido uma poderosa vidente.

Para 2022, há seis previsões assustadoras, revela a imprensa internacional, incluindo uma nova pandemia. De acordo com Baba Vanga, o próximo ano não será muito diferente de 2021.

Uma das suas profecias mais inquietantes sugere que um asteroide, de nome ‘Oumuamua’, será enviado por criaturas alienígenas em busca de vida na Terra e que este poderá levar alguns ‘prisioneiros’ como prova.

Outra previsão é de que há outra pandemia a chegar. Um vírus que estava congelado, na Sibéria, será libertado para o mundo, devido às alterações climáticas.

Baba Vanga terá previsto também que a Austrália, assim como alguns países da Ásia, serão atingidos por uma vaga de inundações desastrosas este ano. Já outros países sofrerão devido à falta de água potável.

Na Índia, as temperaturas vão atingir os 50ºC, o que levará “gafanhotos a atacar plantações, causando uma vaga de fome imensa”.

Por fim, a previsão mais verossímil da famosa vidente é que as pessoas irão passar mais tempo que nunca em frente a ecrãs e que isso poderá levar a que muitos sejam “empurrados para uma espiral onde se confunde fantasia com realidade”.

Conhecida também como ‘Nostradamus dos Balcãs, Vangelia Gushterova já terá adivinhado várias tragédias, como a morte da princesa Diana, o 11 de setembro, o acidente de Chernobyl e ainda a dissolução da União Soviética.

Antes de morrer, Baba Vanga revelou que perdeu a visão aos 12 anos, altura em que Deus lhe deu o dom da clarividência. Apesar de se falar que deixou previsões até o ano de 5079, muitos são os que refutam que as mesmas sejam realmente dela, visto que, não há nenhum documento escrito.

Apesar de algumas das profecias terem batido certo com a realidade, há também casos em que as mesmas não se verificaram, como é o caso do início da Terceira Guerra Mundial, em 2010, e Obama ser o último presidente dos EUA, em 2016.

Empresários chineses querem conhecer potencialidades da Guiné-Bissau

Por LUSA  28/12/21 

Os empresários chineses pretendem conhecer todas as potencialidades da Guiné-Bissau em termos de negócio que apresente vantagens para ambos os países, disse hoje, em Bissau, o embaixador guineense na China, Serifo Embaló.

Atualmente na Guiné-Bissau, o embaixador que tem a jurisdição para 14 países do sul da Ásia, defendeu, numa entrevista à RDP-África e agência Lusa, que os empresários daquela parte do mundo "têm um certo desconhecimento das reais potencialidades" do país.

"É uma das preocupações da embaixada, publicitar a Guiné-Bissau junto do Governo e dos empresários da China. Precisamos de um código de investimento que dê orientações claras aos empresários chineses que queiram investir na Guiné-Bissau", sublinhou Serifo Embaló.

Desde junho de 2020 embaixador residente em Pequim, Embaló, que foi ministro em vários governos da Guiné-Bissau e ainda deputado ao parlamento em várias legislaturas, disse que tem participado em feiras e colóquios para "apresentar a Guiné-Bissau".

O diplomata revelou que tem falado naqueles eventos das potencialidades do país nos domínios da agricultura, turismo, comércio e indústria, pescas, entre outros setores e que da parte chinesa tem obtido manifestações de interesse em investimentos diretos ou acordos de parcerias com empresários guineenses.

"A China precisa conhecer as potencialidades que nós temos na Guiné-Bissau e os empresários guineenses também precisam saber das potencialidades da China, que tem potencialidades enormes em todos os domínios", observou Serifo Embaló.

O embaixador guineense defendeu que tem informado os chineses que a Guiné-Bissau "é um país virgem e que deve ser procurado por empresários".

Serifo Embaló anunciou que já no próximo ano empresários chineses vão participar diretamente na campanha de comercialização da castanha do caju, principal produto agrícola do país até aqui exportado para a Índia.

Antes de regressar para a China, em janeiro, o embaixador guineense vai organizar, juntamente com a Câmara do Comercio, Indústria, Agricultura e Serviços da Guiné-Bissau, um colóquio para apresentar aos empresários as potencialidades do país asiático.

CASO ALICIAMENTO NA ANP AS BANCADAS DO PRS E MADEM G-15 REAGEM À DENÚNCIA

AS DUAS BANCADAS PARLAMENTARES  NEGAM CATEGORICAMENTE TER RECEBIDO 2 MILHÕES E MEIO DE FRANCOS CFA, CADA DEPUTADO POR PARTE DO PRIMEIRO MINISTRO NUNO GOMES NABIAM.👇

Comunicação Social: SINPOPUCS suspende a segunda vaga de greve devido ao entendimento alcançado com Governo

Bissau, 28 Dez 21 (ANG) – O Sindicato Nacional dos Profissionais dos Órgãos Públicos da Comunicação Social (SINPOPUCS), suspendeu hoje a segunda vaga de greve de cinco dias, iniciada as 00 horas do dia 27 de corrente mês, devido ao acordo alcançado com o Governo.

Entre os quatros pontos constantes no Memorando de Entendimento assinado hoje com o Governo, estão a conclusão do processo de efetivação em curso até 25 de Janeiro de 2022, com abrangência também dos profissionais em regime de contrato de provimento.

Outro comprormisso inscrito no memorando tem a ver com o pagamento, até 10 de janeiro, de mais três meses de subsídio em dívida.

Também está a criação da Comissão de atualização dos Estatuto de jornalistas e técnicos de comunicação social, e consequente elaboração da tabela salarial  e, por último, a reposição, até finais  de Fevereiro de 2022, do complemento salarial de incomodidade suspenso em 2018, pel então governo em decorrência  do aumento salarial verificada na Função Pública.

Durante o acto de assinatura do  Memorando de Entendimento, o chefe de gabinete do ministro da Comunicação Social, Leonidas Miranda disse que o Governo está ciente que tem uma tarefa para cumprir com os profissionais da Comunicação Social.

“Mas, convém realçar os passos que o mesmo tem dado, a fim de procurar  recursos para desenvolver o sector que é muito importante para o desenvolvimento do país”, sustentou Leonidas Miranda.

O Director-geral de Trabalho, Fernando Domingos Gomes assegurou que, o Governo juntamente com o Sindicato, vai redobrar esforços para o cumprimento dos  pontos inscritos no Memorando de Entendimento assinado hoje pelas as partes.

Gomes agradeceu  a vontade demonstrada pelas partes durante o encontro que tiveram na Segunda-feira, e que culminou  com a assinatura do referido Memorando.

Por sua vez, o Presidente do Sindicato Nacional dos Profissionais dos Órgãos Públicos da Comunicação Social (SINPOPUCS),  Domingos José Gomes, lamentou que em menos de duas semana, o Sindicato e o Governo assinaram dois acordos sobre a mesma problemática, algo que o sindicalista considera que não devia  acontecer.

José Gomes desejou que esse  memorando seja o último  e lamenta o facto de outros terem sido assinados desde 2010 mas que não foram cumpridos.

 “Gostaria que o Memorando assinado hoje fosse a verdade das inverdades que estamos a receber aqui, e queremos ilustrar com este proverbio, que vamos mais uma vez apelar aos nossos colegas para regressarem ao trabalho, fazendo fé que o ano 2022 seja um ano de mais força e energia, para fazermos o nosso trabalho cabalmente”, disseJosé Domingos Gomes.

Em consequência da assinatura deste Memorando, o SINPOPUCS suspendeu a segunda vaga de greve de cinco que vinha observando desde segunda-feira, dia 27.

ANG/LLA/AC//SG  

Festividades fim do ano: Estado-maior General das Forças Armadas proíbe disparos de armas de fogo

Bissau, 28 dez 21(ANG) – A Divisão Central de Operação e Treino do Estado-maior General das Forças Armadas avisa a  população em geral, aos militares e paramilitares que durante a comemoração da passagem do ano é expressamente proibido o disparo de armas de fogo.

Segundo um comunicado enviado hoje à ANG, o Estado-maior General das Forças Armadas proíbe igualmente o lançamento de foguetes sem sua autorização prévia e da Câmara Municipal de Bissau.

Na nota, o Estado-maior General das Forças Armadas informa que quem violar a ordem  será punida conforme a Lei.

ANG/ÂC//SG

𝐒𝐄𝐒𝐒Ã𝐎 𝐃𝐀 𝐀𝐒𝐒𝐄𝐌𝐁𝐋𝐄𝐈𝐀 𝐌𝐔𝐍𝐈𝐂𝐈𝐏𝐀𝐋 | 𝐕 𝐒𝐄𝐒𝐒Ã𝐎 𝐎𝐑𝐃𝐈𝐍Á𝐑𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐕𝐈𝐈𝐈 𝐌𝐀𝐍𝐃𝐀𝐓𝐎

Estão a decorrer trabalhos da V Sessão Ordinária do VIII Mandato, no salão nobre da Câmara Municipal do Porto Novo, com a presença do deputado Antonio Watna Embana.

Fonte:  Alison Cabral

Primeiro-ministro recebe partidos políticos com assento parlamentar. O primeiro foi o Madem-g15. À saída, Luís Oliveira Sanca, vice-presidente do Movimento, disse que à convite do Chefe do Governo, Nuno Gomes Nabiam, o Madem_ g15, recebeu esclarecimentos sobre o evoluir da situação do Acordo de Gestão e Cooperação com Senegal e o avião retido no aeroporto de Bissau.

Parlamento Nacional Infantil fala sobre acontecimento dia 25 .12 que causou perda de vida duma criança e 24 feridos na discoteca em Safim.

Parlamento guineense adia votação global do OGE devido a ausência do ministro das Finanças

@ANP: Sessão  Extraordinária ...Ordem do dia: Votação  Final e Global do OGE ...Local: Hotel Dunia

Por LUSA  28 dez 2021

O parlamento da Guiné-Bissau adiou hoje a votação global da proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2022 devido à ausência do país do ministro das Finanças, anunciou o presidente do órgão, Cipriano Cassamá.

A sessão deverá ter lugar na quarta-feira, disse Cassamá, dirigindo-se aos deputados que já se encontravam na sala à espera do início dos trabalhos de discussão e votação final global da proposta do OGE.

O líder do parlamento manifestou que estava incomodado pelo facto de só hoje ter recebido uma carta do gabinete do primeiro-ministro, Nuno Nabiam, a sugerir o adiamento da sessão devido à ausência do país do ministro das Finanças, João Fadiá.

Cipriano Cassamá recordou que o Governo já tinha sido informado sobre a realização da sessão de hoje.

"Falámos com o primeiro-ministro, por telefone, fomos muito duro com ele, fizemos-lhe ver que esse pedido (de adiamento) devia ter sido formulado antes", disse Cipriano Cassamá, reportando para os deputados a conversa mantida com Nuno Nabiam.

O presidente do parlamento guineense afirmou ainda que o ministro das Finanças, que se encontra em missão de serviço no Senegal, garantiu-lhe que deverá regressar ao país ainda hoje.

Cassamá defendeu ter compreendido as justificações do Governo "em nome da interdependência e colaboração institucional", mas que tinha deixado "bem claro que a sessão é para ter lugar amanhã (quarta-feira)".

O Orçamento Geral do Estado foi aprovado na generalidade no início de dezembro, com 53 votos a favor, 39 votos contra e uma abstenção.

A proposta do Orçamento para 2022 tem o valor de cerca de 246 mil milhões de francos cfa (cerca de 375 milhões de euros), contra os 386 milhões de euros aprovados em 2021.

O Orçamento Geral do Estado regista um défice de cerca de 67 mil milhões de francos cfa (cerca de 102 milhões de euros).

Cipriano Cassamá sublinhou que o documento será apreciado e votado de forma global na sessão marcada para começar às 10:00 de quarta-feira, mesma hora em Lisboa.

MB // VM


O TER leva você: Bem-vindo a bordo do Trem Expresso Regional 🇸🇳 oficialmente colocado em operação nesta segunda-feira, 27 de dezembro de 2021.

Transporte gratuito por 15 dias do centro da cidade de Dakar para Diamniadio

🚉 TER vous emmène : Bienvenue à bord du Train Express Régional 🇸🇳 officiellement mis en service ce lundi 27 décembre 2021. 

🤩 Transport gratuit pendant 15 jours De Dakar centre ville à Diamniadio

By: Hello Sénégal



Leia Também:

África. O novo comboio do Senegal já fez a primeira viagem


Notícias ao Minuto  28/12/21 

A inauguração foi feita ontem, numa viagem que partiu da capital do país, Dakar.

O Expresso Regional do Senegal encontra-se já em funcionamento e conectará Dakar com Diamniadio, uma cidade industrial que se situa a cerca de 40 quilómetros de distância.  

Realizou-se, ontem, a primeira viagem nesta nova ferrovia, cujo valor investido foi de aproximadamente 1,1 mil milhões de euros.  Com a modernização do sistema de transporte público que estava em ruínas, o governo senegalês pretende também aliviar o congestionamento do trânsito.

Os novos comboios têm ar-condicionado, o que se espera que contribua para a redução da poluição em Dakar, na esperança de que a população opte por estas viagens em vez das de táxi ou autocarro. A viagem terá uma duração de 45 minutos e o Wi-Fi terá um custo de, aproximadamente, três euros. Porém, segundo a Reuters, o preço será mais barato em viagens mais curtas.

"O povo senegalês merece viajar com conforto e segurança, enquanto controla o seu tempo, com um massivo sistema de transporte que corresponde aos melhores padrões internacionais", disse o governo do Senegal num comunicado.

A estimativa do governo é que cerca de 115.000 passageiros realizem diariamente o percurso de Dakar a Diamniadio. No futuro, os planos passam por criar outras rotas que liguem o aeroporto principal e, eventualmente, outras cidades e vilas.

Braima Camará (Ba Quecuto) Ba di Povo não adquiriu a liderança, mas nasceu com ele...

Existe Líder nato Braima Camará (Ba Quecuto) Ba di Povo é um dos ele. 
Ba di Povo não adquiriu a liderança, mas nasceu com ele...

A águia não luta com a cobra no chão...

Por Omar Buli Camará 

A águia não luta com a cobra no chão. Ela leva a cobra para o céu, muda o campo de batalha, e logo depois a solta.

A cobra não tem nenhuma resistência, poder e nenhum equilíbrio no ar.

Em seu terreno a serpente é poderosa e mortal, mas no ar ela é inútil, fraca e vulnerável.

Leve a sua luta para o céu em oração e Allah (Deus) assumirá as tuas batalhas.

Não lute contra o inimigo na sua zona de conforto, mas mude o território da batalha.

Leve-a para o alto e Você terá a certeza da vitória!!

Allah (Deus) é contigo! Seja qual for a sua batalha olhe para o Céu e entrega tudo a Allah (Deus)! O Senhor Dos Exercitos luta por Nós!!! Amém

Braima Camará (BA QUECUTO) Ba di Povo

COVID-19. GUINÉ-BISSAU AINDA SEM REGISTO DE CASOS DA NOVA VARIANTE ÓMICRON

 Rádio Jovem | dez 27, 2021

O secretário do Alto Comissariado para a Covid-19 na Guiné-Bissau, Plácido Cardoso, disse hoje que o país ainda não registou nenhum caso suspeito da nova variante de covid-19, numa altura que a Guiné-Bissau atingiu 37% de vacinação da população alvo.

ʺEstão em curso o processo da recolha e tratamento das amostras, mas ainda não temos os resultados e pensamos tê-lo a qualquer momentoʺ, disse.

ʺMas é bom dizer o outro aspecto a referir é sobre a vacinação. Neste momento, estamos com uma taxa de cobertura de 37% da população alvo complemente vacinado e cerca de 57% alvo que já pelo menos uma doseʺ, declarou Plácido Cardoso.

Cardoso adiantou ainda que o Alto Comissariado para a Covid-19 perspectiva uma nova campanha nacional de vacinação contra a pandemia de forma a melhorar a cobertura para proteger dos vírus de Covid-19.

O médico guineense falava na actualização do boletim epidemiológico semanal de covid-19 entre os dias 20 a 26 de dezembro no país, na qual indica que a Guiné-Bissau registou 10 novos casos positivos e 10 pessoas recuperados da doença.

Em relação a situação da pandemia no país, nos últimos tempos, Plácido Cardoso revela que nas últimas três semanas o país registou um aumento gradual dos novos casos positivos.

Na ocasião, o secretário do Alto Comissariado para a Covid-19 anunciou a instalação de postos fixos de informação e sensibilização sobre medidas de prevenção contra a pandemia em Bissau.

Segundo explicação de Cardoso, o objetivo é aumentar o numero de pessoas vacinadas e continuar a sensibilizar as população a cumprir com as medidas sanitárias contra a covid-19 ainda em vigor no país.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e actualmente com variantes identificadas em vários países.

Por Alison Cabral