16 de abril de 2014

RESULTADOS PROVISÓRIOS/LEGISLATIVAS/PRESIDENCIAIS

LEGISLATIVAS

PAIGC 55 MANDATOS
PRS 41 MANDATOS 
PSD 2 MANDATOS 
PND 1 MANDATO 
UM 1 MANDATO

PRESIDENCIAIS

José Mário Vaz (PAIGC)252, 269 votos - 40, 98%

Nuno Gomes Nabiam (INDEPENDENTE):154, 784 votos - 25, 14%

Paulo Gomes (INDEPENDENTE): 600, 789 votos - 9;87% 

Abel Incada (PRS): 43,293 – 7,3%

2ª volta: dia 18 de maio.  
José Mário Vaz do PAIGC disputa a segunda volta das presidenciais com o candidato independente, Nuno Gomes Nabiam.

OPINIÃO: ANDAM POR CÁ" INSTIGANDO, LANÇANDO BOATOS PARA INSTABILIZAR AS ELEIÇÕES

Por: Incanha F. Intumbo
Sobre a Doutora Ana, EURODEPUTADA, que acusa a CEDEAO de ter patrocinado o 12 de Abril. A Doutora Ana ainda sugeriu que a as personalidades guineenses saberiam as consequências que poderiam advir se se registasse algum episódio de instabilidade ou de uma eventual recusa de resultados eleitorais (nas entre linhas) ou de qualquer outro ato que perturbasse o clima de serenidade que precedeu e perdurou durante o ato eleitoral.

Ora bem Doutora, muito lhe agradecemos o facto de há algum tempo ter sugerido ao Governo Português que não tivesse medo de sujar as mãos - paráfrase minha - (julgo eu que se trata de sujar as mãos de sangue). Tanto que vieram navios e aviões militares (incluindo um avião de vigilância) supostamente para ajudar num (eventual) resgate e evacuação de refugiados.

A CEDEAO e a ECOWAS, senhora Doutora, a serem duas organizações (cá para mim é uma organização, sendo uma sigla francesa/portuguesa e a outra inglesa), sabe(M) o que se passa na Guiné Bissau (GB). Pessoalmente lamento os sucessivos golpes e perturbações das legislaturas e dos mandatos presidenciais protagonizados por alguns dos nossos concidadãos. Isso tem de ter um fim.

Mas, para ser curto e claro DOUTORA, saiba que a calma e a serenidade que reinou no período a que V. Excia faz referência é o resultado da vontade dos guineenses de uma mudança profunda e o povo expressou-se nas campanhas e na votação DOUTORA. Cerca de 80% dos recenseados foram votar e expressar que querem uma mudança genuína. Isso é resultado do medo? O povo guineense, pelos menos a maioria de nós, dispensamos os discursos mesquinhos e paternalistas que algumas personalidades gostam de lançar quiçá para se manterem na luz da ribalta. Veio "vigiar" a eleições, tinha de ser vista na TV a trabalhar. Se tinha de ser vista na TV, tinha de dizer algo pomposo.

Sabe bem quem pode estar a promover a instabilidade na GB. A CEDEAO nunca acolheu e deu guarida a um Presidente que convocou exércitos estrangeiros para atacar o seu próprio povo e exército. Sabe o que a França fez aos "genocidas" do Ruanda? Levou-os a Tribunal.

Quem deu guarida a um "assassino confesso" de um Presidente da República em exercício das funções para as quais tinha sido eleito? Esse indivíduo, ao que consta, teria voltado ao país e provocado mais uns tiroteios em consequência dos quais morreram jovens guineenses. As diferentes versões deste episódio estão por ser clarificadas. Mas nesta data é o que consta.

Quem deu guarida a dirigentes que, estando lá, "andam por cá" instigando, lançando boatos para instabilizar as eleições e assim dar pretexto para eventuais bombardeamentos contra guineenses?

Quem deu guarida a perturbadores que "estando lá", "andam por cá" inventando factos contra pobres cidadãos estrangeiros nossos amigos, ensinando as pessoas a fabricar coktail's molotov's, tentando pôr os nossos nobres concidadãos felupes contra os nossos nobres concidadãos balantas?

Dr. Incanha F. Intumbo

Fonte: IBD


OMS Epidemia de Ébola persiste na região ocidental de África


O diretor regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) disse hoje em Luanda que persiste a epidemia causada pelo vírus Ébola na África Ocidental, que até ao momento regista 200 casos suspeitos e 121 mortos.

As declarações da eurodeputada Ana Gomes é um “acto ridículo, barato e gratuíto” — Porta-voz do governo guineense


“Esta senhora [Eurodeputada Ana Gomes] deve ter proferido estas afirmações depois do almoço” – Fernando Vaz

Bissau (GBissau, 15 de Abril de 2014) – O ministro de Estado da Comunicação Social e dos Assuntos Parlamentares da Guiné-Bissau criticou duramente as declarações da eurodeputada portuguesa Ana Gomes, segundo as quais, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) teria “patrocinado” o golpe de estado de 12 de Abril.

Fernando Vaz, que é igualmente o porta-voz do governo de transição, acusou Ana Gomes de querer “reacender os incêndios já extintos” ou porque a eurodeputada “não queria passar despercebida” na Guiné-Bissau, criando assim “este tipo de incidentes”.

O porta-voz do governo guineense disse que Ana Gomes terá que apresentar “no mínimo provas”, caso contrário as suas declarações de “tipo colonialista” não deixam de ser um “acto ridículo, barato e gratuíto”.

A eurodeputada portuguesa integra a missão de observação eleitoral da União Europeia na Guiné-Bissau. Numa das outras declarações, Ana Gomes disse que, “se alguém colocar em causa os resultados da votação de domingo passado, sofrerá as consequências”.

Para Fernando Vaz, o que a Guiné-Bissau precisa mais neste momento é a paz e a estabilidade. Para ele, estas condições têm sido possíveis graças aos apoios da CEDEAO. “A CEDEAO foi a organização que mais contribuiu para a pacificação da Guiné-Bissau”, afirmou o porta-voz do governo de transição.

Aliás, no ponto de vista de Fernando Vaz, se não fosse a assistência desta organização regional, as outras internacionais “não estariam na Guiné-Bissau neste momento para presenciar as eleições e reconhecê-las como justas e transparentes”. O ministro guineense considerou os posicionamentos das missões de observações internacionais como “um reconhecimento do mérito deste mesmo governo”.

Por fim, o porta-voz do governo disse esperar o reactar do relacionamento entre a Guiné-Bissau e a União Europeia depois destas eleições, tendo apelado “a contenção necessária” entre as partes.

Quanto às eleições gerais, Fernando Vaz que é também o líder partidário da União Patriótica Guineense (UPG), reconheceu a derrota do seu partido nas eleições legislativas do domingo. Na Guiné-Bissau, de acordo com Fernando Vaz, o voto é “uma expressão de quem tem mais dinheiro… as pessoas votam em quem dá mais dinheiro”. “Se o PAIGC ganhar, temos que o reconhecer. É o sistema que temos. O que eu sei é que nós perdemos”, concluiu Fernando Vaz.

Eleições Divulgação de resultados provisórios prevista para hoje

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau prevê divulgar hoje às 19:00 os resultados provisórios da votação de domingo, disse à agência Lusa a secretária-executiva do organismo, Kátia Lopes.