terça-feira, 21 de novembro de 2017

PSP; os índios vivem nos nossos países como reis, mas é assim que tratam os nossos compatriotas no seu país!

Esta imagem deve fazer a volta do mundo como a do caso koffi, para denunciar o comportamento bárbaro, desumano, sádico, selvagem dos nossos amigos índios contra os nossos compatriotas africanos, especialmente congolês!!!


Fonte: Poulloh seï poullaku'u· 

GOVERNO CANCELA SALÁRIOS DOS PROFESSORES POR CAUSA DA GREVE DE DUAS SEMANAS


Governo agrava a crise no sector da educação.

Notabanca soube hoje de alguns professores, que o Executivo liderado por Úmaro Sissoko Embaló cancela o salário deste mês de todos os professores guineenses.

Os professores consideram a decisão de “abuso de poder”.

Conforme os docentes, neste momento está a ser registadas as faltas de greve para serem processadas e consequente desconto aos docentes.

“Este Governo não entende nada. Nós estamos em greve. O que poderiam fazer é descontar as faltas de greve, não cancelar os nossos salários,” defendem uns professores desapontados com o cenário.

Na mesma dinâmica, o presidente da Associação Nacional dos Pais e Encarregados de Educação afirma que “pais e encarregados de educação não estão interessados na resolução dos problemas no sector do ensino público”.

Armando Correia Landim, vulgo “Papa Landim” disse que é absurdo ver pais e encarregados de educação a aplaudirem políticos quanto deveriam exigir escola para os seus educandos.
“Convocar uma manifestação no setor de ensino não aparecem país. Mas para bater palmas aos políticos isso sim, todo o mundo dançar quando os seus filhos são restringidos direito a escola,”- “Papa Lamndim”.

De referir que decorre a greve de quinze dias nas escolas publicas.

Por Notabanca; 21.11.2017  

União Africana pede sentido de Estado a líderes políticos guineenses

O Conselho de Paz e Segurança da União Africana pediu aos líderes políticos guineenses, incluindo o Presidente da República, para terem sentido de Estado e de responsabilidade para alcançarem uma solução para o atual impasse político na Guiné-Bissau.


"O Conselho convida todos os líderes políticos da Guiné-Bissau, incluindo o Presidente da República, para terem sentido de Estado, responsabilidade e a respeitarem a Constituição do país para alcançarem uma solução para o atual impasse político", refere um comunicado divulgado hoje à imprensa pela representação da União Africana (UA) em Bissau.

O documento foi emitido na sequência da 734.ª reunião do Conselho de Paz e Segurança da União Africana realizada a 14 de novembro e em que estiveram presentes o representante da organização em Bissau, embaixador Ovídeo Pequeno, e o ministro de Estado e dos Assuntos Parlamentares guineense, Soares Sambu.

No comunicado, o Conselho de Segurança da UA sublinha também como "imperativo" que seja encontrada uma solução "urgente e duradoura" para a crise existente no Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), partido vencedor das legislativas de 2014.

"O Conselho também destacou a importância de organizar eleições livres, justas e credíveis dentro dos prazos previstos na Constituição", pode ler-se no comunicado.

A União Africana instou todos os atores políticos guineenses a colocarem os "interesses do país e do povo acima de tudo e a começarem a criar condições" para a realização de eleições legislativas em 2018.

A organização mantém a sua "profunda preocupação" com a crise política da Guiné-Bissau, particularmente marcada pelo recrudescimento das tensões entre os principais atores políticos e as instituições estatais", apesar dos esforços de mediação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), UA, ONU e União Europeia.

No comunicado, a Conselho de Segurança da União Africana volta a apelar à comunidade internacional para mobilizar recursos financeiros para manter a missão militar da CEDEAO no país e a felicitar os militares guineenses pelo profissionalismo e respeito pela Constituição que têm demonstrado ao absterem-se de envolvimento na atual situação política.

O atual Governo da Guiné-Bissau não tem o apoio do partido que ganhou as eleições legislativas em 2014, o PAIGC, e o impasse político tem levado vários países e instituições internacionais a apelarem a um consenso para a aplicação do Acordo de Conacri.

O Acordo de Conacri, patrocinado pela CEDEAO, prevê a formação de um governo consensual integrado por todos os partidos representados no parlamento e a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e da confiança do chefe de Estado, entre outros pontos.

MSE // EL
Lusa/Fim

Médico assusta ao fazer ecografia numa mulher no Líbia


Extract from mulher no cazenga : Moises Mauricio Mauricio 


EXCLUSIVO

ANP EM QUEDA LIVRE???  DJUGUDÉ MANHOTI NA BUA COM AS ASAS PARTIDAS. CHEGOU O MOMENTO DA VERDADE. 

PODERÁ A QUALQUER MOMENTO VERMOS A QUEDA DA ANP???

PREPAREM- SE

Publicada por didi lopes à(s) 18:24 

Comunicação Social - Ministério doa materiais de trabalho aos órgãos de informação públicos

Bissau 21 Nov 17 (ANG) – O Ministério da Comunicação Social doou hoje aos órgãos de comunicação social estatal, nomeadamente a Agência de Notícias, o Jornal Nô Pintcha, a Radiodifusão Nacional e a TGB, um lote de computadores e assessórios e duas ambulâncias  para transporte de pessoal .



Falando na ocasião da entrega dos respectivos equipamentos, o ministro da Comunicação Social agradeceu ao Chefe do Governo pelo empenho que permitiu melhorar as condições laborais dos órgãos públicos da comunicação social.

Victor Pereira estendeu os agradecimentos ao ministro de Estado e do Interior, Botche Candé pela pronta colaboração que possibilitou a aquisição de 12 computadores e impressoras , que já haviam sido entregues aos órgãos, e as referidas duas viaturas.

 “Também reconheço o papel do ministério das Finanças e da Função Pública que ao longo destes tempos têm vindo a ajudar para a satisfação das reivindicações”, disse  salientando  que o fornecimento de materiais de básicos indispensáveis  ao normal funcionamento dos órgãos  não deveria ser uma exigência dos sindicatos ao ponto de os lavar à greve, mas sim uma obrigação do patronato.

O governante afirmou que a entrega dos materiais mostra o compromisso do Governo em melhorar a qualidade dos serviços prestados ao público, tendo agradecido a cooperação com a Igreja “Mana”, que tem vindo a apoiar com  materiais principalmente para a TGB, desde câmaras de filmagens, tripes, ilhas de montagens, entre outros.

Victor Pereira salientou que graças a estas parcerias a Televisão da Guiné-Bissau funciona vinte e quatro sobre vinte e quatro horas por dia.

Em nome dos directores dos quatro orgãos da Comunicação Social do Estado, o Director-Geral da ANG, salvador Gomes enalteceu  o empenho do  Governo frisando que está com a esperança de que a iniciativa vai continuar.

“Por isso, peço  aos sindicatos para daqui para a frente se zelassem para o cumprimento das obrigações laborais, e compreenderem que a satisfação de algumas reivindicações não dependem do Ministério, pelo que não devem ser objeto de nova greve”, disse Gomes.

Quanto a  efetivação do pessoal por exemplo, segundo Salvador Gomes,  os Diretores-gerais são os primeiros interessados, “porque é essa gente que está a aguentar as redações dos órgãos”.

Por seu turno, o porta-voz dos sindicatos de base dos órgãos públicos, Francisco indeque disse que foi cumprida uma parte das reivindicações, salientando que ainda há aspectos que constam no memorando do entendimento assinado entre as partes que falta ser cumpridos.

“Os materiais vão nos permitir fazer o nosso trabalho e estamos abertos porque pensamos que o governo vai continuar com este espirito. Até ao fim do ano pode-se cumprir, não vamos dizer cem por cento do acordo mais pelo menos noventa. Estamos gratos e a nossa solidariedade e colaboração e total “,disse. 

No total, a ANG recebeu sete computadores e uma impressora, o jornal Nò Pintcha recebeu igualmente os mesmos equipamentos enquanto que a radiodifusão recebe uma ambulância para transporte do pessoal e cinco computadores e uma impressora e a TGB – uma ambulância, três computadores e vários outros equipamentos.









Fotos: PRS BISSAUANG/MSC/SG

Quando você pensa que já viu de tudo aí aparecem as paquitas da Xuxa querendo dar entrada na aposentadoria!!!


Gifs Engraçados


Robert Mugabe apresentou a sua demissão

Robert Mugabe resignou ao cargo de Presidente.


O presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, acaba de renunciar ao seu cargo, anunciou o porta-voz do parlamento.

O anúncio feito por Jacob Mudenda foi recebido com aplausos e vivas por parte dos deputados, que se encontravam reunidos desde o princípio da tarde para iniciar o processo de destituição do presidente.

A atual crise política no Zimbabué começou quando os militares tomaram o controlo do país na noite do passado dia 14, depois de, na semana anterior, Mugabe, de 93 anos, ter destituído o seu vice-presidente e aliado de longa data, Emmerson Mnangagwa, de 75 anos, que tinha estreitas ligações com os militares.

Mugabe liderava o país desde 1980.

NAOM

Comércio - “Senegal interessado nos produtos agrícolas da Guine-Bissau”, diz Presidente da República

Bissau, 21 Nov 17 (ANG) – O Presidente da República (PR), afirmou segunda-feira que o governo senegalês manifestou o interesse em adquirir produtos agrícolas do pais nomeadamente batata-doce, mancara, óleo de palma e mandioca. 

José Mário Vaz que falava à imprensa no regresso da visita realizada a República vizinha informou que, em breve, o Ministro de Comércio Senegalês, estará no pais acompanhado de empresários ligados ao sector para negociações com seu homologo guineense, sobre a comercialização dos produtos nacionais.

Ainda de acordo com o chefe de estado, para além do Senegal, a Mauritânia teria também manifestado o seu interesse em adquirir a batata doce dos agricultores guineenses.

José Mário Vaz anunciou que, para o efeito, uma delegação das autoridades mauritanas chega hoje à Bissau para negociar com as autoridades guineenses. 

“Foi uma viagem que nos deixou orgulhoso e satisfeito, porque finalmente conseguimos abrir o mercado de Senegal, evitando os intermediários que nos últimos tempos tem vindo a prejudicar os camponeses guineenses”, disse o Presidente da República, após uma visita de algumas horas ao Senegal.

ANG/LLA/JAM/SG

Mais de 30 empresários discutirem oportunidades de negócios na Guiné-Bissau

Mais de 30 empresários, a maior portugueses, participam entre hoje e terça-feira numa Feira de Empresas, na Guiné-Bissau, para discutir oportunidades de negócios.

A feira foi organizada pelo Instituto de Formação Profissional da CE-CPLP e no âmbito de uma parceria entre a União Europeia, a Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), o Ministério da Economia e Finanças guineense, do AICEP e da Câmara do Comércio Agricultura, Indústria e Serviços da Guiné-Bissau.

"O grande objetivo que temos é criar um espaço de valor acrescentado à matéria-prima local, transferindo tecnologia, criando postos de trabalho, e fazer a bola rolar para o desenvolvimento socioeconómicos dos nossos países da CPLP, neste caso a Guiné-Bissau", afirmou Salimo Abdula, presidente da CE-CPLP.

Na Guiné-Bissau, referiu, há previsões de uma estabilidade política e social que vai criar "condições para que os empresários apostem cada vez mais" no país.

O responsável salientou que a Guiné-Bissau é um país "cheio de oportunidades para desenvolver no setor agroindustrial, turismo, serviços e outras oportunidades que os empresários saberão identificar".

O presidente da CE-CPLP defendeu também que se deve dissociar as "questões de oportunidades de investimento, das questões meramente políticas.

"Desde que os estados não estejam em guerra, os empresários querem é a proteção do seu investimento. Assim sendo, a confederação vai completar esta informação e divulgar as oportunidades que a Guiné-Bissau oferece", disse.

Além da feira, que decorre numa unidade hoteleira em Bissau, começou também hoje uma conferência sobre "Parcerias para o Investimento", organizada pela Assistência Técnica para a Melhoria do Ambiente de Negócios, financiada pela União Europeia e pelo Ministério da Economia e Finanças, para fomentar o apoio ao setor privado.

Dn.pt

Justiça - Tribunal de Contas se depara com enormes dificuldades para cumprimento cabal das suas missões

Bissau, 21 Nov 17 (ANG)- O  representante do Presidente do Tribunal de Contas disse hoje numa palestra que a referida instituição necessita de condições normativas para que possa desempenhar cabalmente as suas funções.

Segundo a Rádio Sol Mansi, Adelino Francisco Sanca falava numa palestra organizada pelo Tribunal de Contas no quadro da celebração de 25 anos da sua existência .
“Existem ainda situações em que valores públicos não são garantidos de qualquer forma de controlo, devido a falta de meios. São os casos da corrupção, desperdícios, fraudes entre outros”, explicou.

Acrescentou que ao longo dos 25 anos, o Tribunal de Contas alcançou um prestígio na sociedade guineense graças ao esforço dos seus técnicos. 

“É inegável a importância crescente que a sociedade democrática assume na questão de controlo exterior e independente das finanças públicas”, considerou aquele responsável.

Sublinhou que o controlo exercido pelo Tribunal de Contas na apreciação de actividade financeira pública contribui, de forma decisiva , para melhor utilização dos recursos públicos e constitui um factor importante no processo do desenvolvimento do país.

Na palestra foram debatidas os temas: “Tribunal de Contas face à reforma com o recrutamento do pessoal de administração pública e prestação de contas ao Tribunal de Contas”.

ANG/AALS/ÂC/SG

NÍGER - Apreendidas mais de 13 toneladas de medicamentos falsificados

A polícia do Níger apresentou na segunda-feira à comunicação social mais de 13 toneladas de medicamentos falsificados encaminhados para Niamey, a partir da Índia, através de um porto do Gana, segundo um dos seus responsáveis.


Estas falsificações, destinadas ao mercado local, foram encomendadas por operadores com "a cumplicidade" de um "agente corrompido" de uma sociedade certificada oficialmente na distribuição de produtos farmacêuticos, disse uma porta-voz da polícia.

As embalagens apreendidas não contêm nem referência do fabricante nem etiqueta. Numa delas podia mesmo ler-se: "Deixar ao alcance das crianças".

O Procurador-Geral da República, Chaibou Samna, afirmou que "é preocupante constatar que o Níger esteja a ser, na sub-região, o destinatário destes produtos".

O mercado dos falsos medicamentos é florescente no Níger, onde chegam a ser leiloados, nas cidades e na proximidade das farmácias oficiais.

Desde há décadas que sindicatos e proprietários das farmácias solicitam às autoridades que desmantelem as redes de traficantes, por detrás das quais se encontram por vezes influentes comerciantes e políticos.

Mas a pobreza extrema das populações é citada como fator explicativo da persistência deste mercado.

Noticiasaominuto

Presidente do Irão declara o fim do Estado Islâmico

Hassan Rouhani, líder iraniano, fez uma declaração pública ao país.

O presidente do Irão, Hassan Rouhani, anunciou, esta terça-feira, através de uma declaração pública ao país,transmitida pela televisão estatal, que o grupo terrorista autoproclamado Estado Islâmico chegou ao fim.

O Major General do país e alto cargo dos Guardas Revolucionárias, Qassem Soleimani, também fez essa mesma declaração, dando ainda mais força às palavras do presidente iraniano.

Rohani agradeceu, num discurso transmitido pela televisão, a todas as forças militares e políticas envolvidas "nos esforços para acabar com um grupo" responsável pela "maldade, miséria, destruição e assassinato".

"O Estado Islâmico é um grupo terrorista que foi alimentado e armado pelas principais potências mundiais e alguns países reacionários da região", denunciou o presidente do Irão referindo-se aos Estados Unidos, Israel e Arábia Saudita.

Na mesma transmissão, o presidente iraniano afirmou que a "erradicação" do Estado islâmico da Síria foi possível graças a uma luta conjunta que contou com a ajuda e participação do Irão.

"A maior parte do trabalho foi realizado pelo povo e pelos exércitos da Síria, do Iraque e do Líbano. Nós ajudamos, com base no nosso dever religioso islâmico", sublinhou Rohani.

Também na Síria e no Iraque o Daesh tem vindo a perder gradualmente os vastos territórios que conquistou em 2014. 

Recorde-se que as autoridades de Bagdad anunciaram na sexta-feira a reconquista de Rawa, a última localidade controlada pelo ISIS no território iraquiano.

Após a perda de Rawa, os 'jihadistas' não têm mais que 4% do território do Iraque, segundo referiu um especialista iraquiano, Hicham al-Hachemi, em declarações à agência francesa France Presse (AFP).

Já ontem, o Exército sírio e os seus aliados expulsaram o Estado Islâmico de Boukamal, última cidade nas mãos da organização terrorista, afirmou uma fonte militar.

Com a perda desta cidade do leste da Síria, o Daesh só controla algumas bolsas naquele território, depois do afundamento do seu 'califado' autoproclamado há três anos.

Donald Trump e Vladimir Putin vão conversar hoje sobre a Síria

Por outro lado, Vladimir Putin e Donald Trump prevêem reunir-se hoje para conversar justamente sobre a Síria, na véspera de uma cimeira tripartida sobre o conflito, no sudoeste da Rússia, indicou o Kremlin.

"A partir de hoje [segunda-feira] está prevista uma conversa com o emir do Qatar, e amanhã [terça-feira] com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump", declarou Putin, de acordo com um comunicado do Kremlin.

NAOM

Atentado no nordeste da Nigéria faz pelo menos 50 mortos

Pelo menos 50 pessoas morreram num atentado suicida numa mesquita no nordeste da Nigéria, disse o porta-voz da polícia do estado de Adamawa.


“Neste momento, temos pelo menos 50 mortos” e muitos feridos, disse Othman Abubakar, citado pela Associated Press, acrescentando que o bombista era um adolescente e detonou os explosivos quando se encontrava entre os fiéis reunidos para a oração da manhã.

"O 'kamikaze' fez-se explodir entre os fiéis durante as orações da manhã. Uma quinzena de fiéis morreram e muitos outros ficaram feridos", disse, por seu lado, um responsável da agência de gestão de emergências (Sema) do estado de Adamawa, Haruna Furo, citado pela agência France-Presse.


Apesar de o ataque ainda não ter sido reivindicado, as suspeitas apontam para o grupo extremista islâmico Boko Haram, que está baseado no estado vizinho de Borno e tem sido responsável por numerosos atentados do mesmo tipo.

Por 24.sapo.pt

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA ADMITE RECANDIDATAR-SE À LIDERANÇA DO PAIGC

O presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, admitiu esta segunda-feira, 20 de Novembro 2017, que se todos os órgãos do partido aceitarem o pedido dos militantes, apresentará sua candidatura à liderança daquela formação política para o segundo e último mandato.

Domingos Simões Pereira falava na sede dos libertadores em Bissau, perante centenas de militantes de diferentes estruturas regionais que vieram manifestar a sua solidariedade pela forma como está a dirigir o partido, pedindo-lhe que recandidatasse para o segundo mandato.

Dirigindo-se aos presentes, Simões Pereira disse que os militantes do PAIGC não devem perder muito tempo em criticar as pessoas “irresponsáveis” que estão a criar “barreira” ao partido.

“Durante quatro anos, fizemos um exercício muito positivo em termos da democracia, mas continuamos a ver muitos militantes do partido com capacidade e competência a contemplar com o que está passar neste momento no país. Chegou a altura, sem qualquer complexo de assumirmos a nossa responsabilidade de colocar o partido a mais alto nível, enquanto instrumento que temos para modificar a Guiné-Bissau para sempre”, exortou Domingos Simões Pereira.

Presente na cerimónia, o presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, assegurou que o atual líder dos libertadores, Domingos Simões Pereira, pode contar com o seu apoio total e incondicional, sendo que é um presidente que sempre optou pelo comprimento dos estatutos do partido e dirigindo de uma forma responsável, apesar de intrigas de José Mário Vaz em dizer coisas que não correspondem à realidade e até ao ponto de retirar o poder ao PAIGC para entregar a outro partido.

Exortou ainda os dirigentes do PAIGC para estarem mais unidos, apresentando assim a única lista de candidatura liderada por Domingos Simões Pereira, a fim de “salvar” o país nos próximos anos.

Em nome do coletivo dos militantes das diferentes estruturas regionais do partido, o Deputado, Helder de Barros, disse que todas as realizações e conquistas são atribuíveis em grande medida à capacidade de organização política e liderança de Domingos Simões Pereira há quatro anos.

“Queremos aqui testemunhar que a atual direção liderada por Domingos Simões Pereira fez realizações nunca vistas no partido há muito tempo, por isso, que os militantes e simpatizantes do PAIGC querem te ver a frente do partido e da governação deste país, porque desde que nos impuseram a crise política vigente há mais de dois anos, nunca mostrou nenhum sinal de cansaço e muito menos da resignação, deste modo, o coletivo dos militantes vem apenas lhe dar força e pedir-lhe a continuar essa missão do partido: recandidatando-se a sua própria sucessão em honra da memória dos combatentes da liberdade da pátria”, enalteceu Helder de Barros. 

Por: Aguinaldo Ampa

Fotos: A.A.
OdemocrataGB

TIRE UM TEMPO PRA LER ESSE TEXTO - O ÚLTIMO DESEJO :( :( 😪😭😭

Um preso condenado à pena de morte a aguardar pela execução, pediu como último desejo um lápis e papel. Após escrever por vários minutos, o condenado chamou o guarda prisional e pediu que essa carta fosse entregue à sua mãe biológica.

A CARTA DIZIA...

Mãe, se houvesse mais justiça neste mundo seríamos os dois executados e não apenas eu. És tão culpada quanto eu sou pela vida que tenho levado.

LEMBRA quando roubei e levei pra casa a bicicleta de um menino como eu?
Você me ajudou a escondê-la para que meu pai não descobrisse.

LEMBRA quando roubei dinheiro da carteira do vizinho?
Você foi comigo gastá-lo no centro comercial.

LEMBRA quando discutiu com meu pai e ele foi embora? 
Ele só queria corrigir-me por eu ter roubado o resultado final do curso que acabei sendo expulso.

Mãe, eu era só uma criança, pouco tempo depois tornei-me um adolescente problemático e agora sou um homem bastante mal formado.

Mãe, eu era apenas uma criança que precisava de correção e não de aprovação. Mas mesmo assim eu te perdou! 

Só peço que faça essa carta chegar ao maior número de pais do mundo, para eles saberem que o que faz todos os homens se tornarem pessoas do bem ou do mal...é a EDUCAÇÃO.

Obrigado mãe, por me teres dado a vida e por me ajudares a perdê-la. 

Ass: O teu filho delinquente.

#REFLEXÃO:

Quem se nega a castigar seu filho, não o ama. Quem o ama não hesita em discipliná-lo. ( Provérbios 13: 24 )

A educação é a arma mais poderosa que tu pode usar para mudar o mundo ( Nelson Mandela )

Educação e repreensão começa nos primeiros anos da infância e duram até o último dia de vida ( Pitágoras )

Educar as crianças, para que não seja necessário punir os adultos ( Pitágoras )

SE VOCE LEU ATÉ O FINAL DEIXA UM #UP E COMPARTILHE 👏👏

Por Brasil Notícias

Guterres diz que futuro do mundo está nas mãos das crianças e lembra os seus direitos

O secretário-geral da ONU disse hoje num discurso para celebrar o Dia Mundial da Criança que é nas mãos destas que está o futuro do mundo e a comunidade global não pode continuar a falhar com as crianças.


“O futuro do nosso mundo está nas mãos das crianças. Mas não podemos esquecer que o futuro das crianças está nas nossas mãos. Não há responsabilidade maior do que essa, ou trabalho mais importante”, disse António Guterres.

O secretário-geral da ONU falava numa cerimónia organizada pela Unicef para marcar o Dia Mundial da Criança, celebrado a 20 de novembro para marcar o aniversário da adoção da Convenção dos Direitos da Criança.

“Como secretário-geral, faz parte do meu trabalho encontrar-me com algumas das pessoas mais ponderosas e importantes do mundo. Mas nenhuma dessas pessoas é tão importante, ou inspiradora, como as crianças que conheço”, disse o português, acrescentando que queria falar diretamente para as crianças da sala.

“Queridas pessoas jovens, o futuro do nosso planeta, a paz futura do nosso mundo está nas vossas mãos. Tenho pena de dizer que nós, adultos, apesar de tentarmos, estamos a desiludir-vos. Milhões de meninos e meninas estão em perigo, e estamos a falhar para com eles”, disse António Guterres.

O responsável lembrou as crianças que fogem de conflitos em todo o mundo, que passam fome, que não têm acesso a cuidados médicos, que foram separadas dos pais, que vivem em campos de refugiados, que são vitimas de ‘bullying’, que sofrem discriminação devido à cor da sua pele, religião, ou etnia e até aqueles são explorados por adultos.

“Tudo isto é completamente inaceitável. Como comunidade global, não podemos continuar a falhar com as nossas crianças. Por isso, fica aqui o meu compromisso: não vou poupar esforços para garantir que a ONU trabalha todos os dias, todas as horas, todos os minutos, em defesa dos vossos interesses, e a UNICEF estará na linha da frente desse trabalho”, garantiu.

Lembrando que “todas as crianças têm direito a uma infância segura, saudável e em paz para desenvolver o seu potencial”, Guterres disse ainda que quer ouvir as sugestões das próprias crianças.

“Que tipo de mundo desejam? Quero ouvir as vossas ideias e sonhos para o futuro. Sempre que conheço crianças, sobretudo aquelas que vivem nas situações mais pobres e desesperantes, sofrendo dificuldades terríveis, elas nunca deixam de me inspirar com os seus sorrisos, a sua visão e a sua esperança. Num mundo que parece sem esperança tantas vezes, precisamos da esperança das crianças mais do que nunca”, concluiu o secretário-geral.

24.sapo.pt

GRUPO DOS QUINZE QUALIFICA DECISÃO DO TRIBUNAL REGIONAL DE BISSAU DE “ABERRAÇÃO JUDICIAL”


“Grupo dos 15” veio ao público acusar o Tribunal Regional de Bissau de desvio judicial quanto a crispação política no seio do PAIGC.

Tumane Mané, um dos deputados expulsos do PAIGC, qualifica de uma “aberração judicial”, proibir o uso dos símbolos e o nome do PAIGC nos eventos do grupo dos “Quinze”.

O parlamentar fez essas observações, domingo 19 de novembro em Ganadú, região de Bafatá num encontro com os apoiantes dos “Quinze”.

Tumane Mané ameaçou que, o próximo congresso do PAIGC será organizado pelo grupo dos “Quinze”. Adiantando que o PAIGC é uma conquista dos Combatentes da Liberdade da Pátria, agora dirigido pelas pessoas que o desconhecem. 

Tomas Gomes Barbosa vulgo “Tó Barbosa”, um dos suspensos nos libertadores teceu duras críticas contra a direcção superior do PAIGC, admitindo que houve falhas na escolha na liderança do partido, porque conforme disse, o PAIGC está a ser guiado por uma “liderança autocrática”.

No entender de Gomes Barbosa não há democracia interna no PAIGC. Os dirigentes da atual direção do partido não souberam aproveitar os ensinamentos de Amílcar Cabral, que dizia:
“Sempre aprender através da vida, através do povo, através dos amigos, através do livro,” disse “Tó Barbosa”.

Tomás Barbosa anuncia que o grupo dos “Quinze” dispõe de mais de duzentos mil militantes do partido, que serão apresentados num momento oportuno.
   
“Tó Barbosa” acusa ainda a direção do PAIGC de afastar alguns dirigentes nas fileiras do partido e alerta o perigo a vista nesta formação política nas próximas eleições legislativas, caso não forem eliminadas as querelas internas.

Por Notabanca; 20.11.2017

ÉS I LISTA DO DJINTIS KU NA VAI CONGRESSO DI PARTIDO NA UMA DAS ESTRUTURAS DE BASE DO PAIGC.



Fonte: NO TERRA SABI