8 de janeiro de 2023

Guiné-Bissau: Quebo realiza Gamo anual em homenagem ao Califa Aladje Tcherno Rachid Djaló.

Radio Voz Do Povo

BRASIL: Manifestantes pró-Bolsonaro invadem Congresso, Supremo e Planalto

© Getty Images

Notícias ao Minuto  08/01/23 

Centenas de militantes radicais fiéis de Bolsonaro estavam acampados em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, desde o dia seguinte às eleições de 30 de outubro, nas quais Lula derrotou Bolsonaro.

Manifestantes, apoiantes do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, conseguiram, este domingo, furar um bloqueio das autoridades e invadir a Esplanada - a avenida onde se encontram os ministérios -, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto. 

O grupo, que defende teses golpistas, ultrapassou uma barreira policial e subiu a rampa que dá acesso à cobertura dos prédios da Câmara dos Deputados e do Senado.

Centenas de militantes radicais fiéis de Bolsonaro estavam acampados em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, desde o dia seguinte às eleições de 30 de outubro, nas quais Lula derrotou Bolsonaro.

A polícia brasileira usou gás lacrimogéneo para tentar repelir os manifestantes, que estavam concentrados no exterior do edifício.

A zona em torno do Congresso estava isolada pelas autoridades, mas os apoiantes de Bolsonaro, que se recusam a aceitar a eleição de Lula da Silva, conseguiram romper os cordões de segurança e várias dezenas conseguiram subir a rampa deste edifício de arquitetura moderna para ocupar a cobertura.

Vestindo maioritariamente camisolas com as cores amarela e verde e bandeiras do Brasil, os manifestantes atacaram alguns veículos da Polícia Legislativa, que assegura a segurança do Congresso.

Na sua marcha em direção ao Congresso, os manifestantes destruíram também as barreiras de proteção e armados com paus enfrentaram os agentes da autoridades no local, que infrutiferamente os tentaram conter.

De recordar que Lula da Silva não se encontra em Brasília, mas sim em São Paulo, numa visita de reconhecimento após as chuvas que afetaram a região.

Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, já reagiu no Twitter: "Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça".

Manifestantes "devem sofrer o rigor da lei com urgência"

O presidente do Senado brasileiro, Rodrigo Pacheco, repudiou hoje a invasão da sede do Congresso Nacional por apoiantes do antigo chefe de Estado Jair Bolsonaro, defendendo que "devem sofrer o rigor da lei com urgência".

"Na ação, estão empenhadas as forças de segurança do Distrito Federal, além da Polícia Legislativa do Congresso. Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência", lê-se numa mensagem divulgada nas redes sociais.   

Nas redes sociais, surgem vídeos destes momentos e dos confrontos entre polícia e manifestantes: 

As imagens impressionantes, que trazem à memória a invasão do Capitólio nos Estados Unidos da América por apoiantes do então Presidente Donald Trump, mostram uma verdadeira maré humana fluindo em direção ao Congresso, edifício onde se situam a Câmara dos Deputados e o Senado.

Lula da Silva venceu a segunda volta das eleições, em 30 de outubro, com 50,9% dos votos válidos contra 49,1% de Bolsonaro. Jair Bolsonaro, que não entregou simbolicamente o poder a Lula da Silva, deixou o Brasil antes do final do ano para os Estados Unidos.




Leia Também: Invasão em Brasília? Jornalistas relatam agressões de 'bolsonaristas'


Leia Também: Partido de Bolsonaro demarca-se da "vergonha" da violência na capital



Milhares de muçulmanos, oriundos de diferentes zonas da Guiné-Bissau, Guinee-Conacri, Senegal, Gâmbia e Mauritânia participaram na DJIARA Cheikh Kaba Djaló em Madina-Ba, arredores de Gabú.

O Ministro do Comércio, Abás Djaló e, líder do PnD é uma das figuras presidentes no ato religioso que juntou sábios religiosos, autoridades locais, poder tradicional e várias personalidades, para pedir a paz, tranquilidade e desenvolvimento.

Radio Voz Do Povo

Presidente da Guiné-Bissau contribuiu para a libertação de soldados marfinenses

POR LUSA  08/01/23 

O Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, destacou "a importante contribuição" do seu "irmão mais novo", Umaro Sissoco Embaló, no processo de libertação de 46 soldados marfinenses detidos no Mali desde julho passado.

Os 46 soldados marfinenses libertados no sábado foram acusados pela Junta Militar no poder no Mali de serem mercenários e de estarem a preparar um atentado em Bamako.

Após os esforços internacionais, inclusive do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, os 46 soldados, que tinham sido condenados à pena de prisão de 20 anos, foram agraciados no sábado.

Em jeito de agradecimento, o Presidente da Costa do Marfim não se esqueceu "dos esforços do irmão mais novo".

"Saúdo igualmente o meu irmão mais novo, o Presidente Embaló, presidente em exercício da CEDEAO, que não poupou esforços para mobilizar a CEDEAO, a União Africana e o mundo inteiro para o regresso dos nossos soldados à Costa de Marfim", disse Alassane Ouattara.

Os soldados faziam parte de um contingente de militares internacionais deslocados para o Mali no quadro de proteção da missão de estabilização das Nações Unidas naquele país.

Na qualidade de presidente em exercício da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), Umaro Sissoco Embaló empenhou-se pessoalmente na libertação dos soldados marfinenses.

O Presidente marfinense agradeceu igualmente a todos os chefes de Estado africanos "que se implicaram", o que, disse, levou a que "a incompreensão fosse ultrapassada".

"Saúdo igualmente o secretário-geral das Nações Unidas que se interessou por esta questão dos nossos soldados, trazendo a clarificação necessária", afirmou Ouattara perante dignitários marfinenses e os próprios soldados libertados.

UCRÂNIA/RÚSSIA: Rússia matou 600 soldados ucranianos em Kramatorsk? "Propaganda"

© Getty Images

Notícias ao Minuto  08/01/23 

A Defesa russa adiantou tratar-se de uma manobra de retaliação, após o ataque de Kyiv sob os militares russos em Makiivka, no Ano Novo, que, segundo a Ucrânia, vitimou 400 soldados da força de Moscovo.

Findo o cessar-fogo decretado pelo presidente russo para os dias 6 e 7 de janeiro, de modo a celebrar o Natal ortodoxo, o Ministério da Defesa daquele país avançou, este domingo, ter levado a cabo um ataque de retaliação contra os militares ucranianos numa base na cidade de Kramatorsk, alegando ter 'eliminado' mais de 600 soldados. Contudo, tanto o autarca da região, como um porta-voz das forças ucranianas negam essas afirmações. Este último descreveu-as, inclusivamente, como “mais um ato de propaganda”.

"Como resultado de um ataque massivo de mísseis a esses pontos de implantação temporária de unidades das Forças Armadas da Ucrânia, mais de 600 militares ucranianos foram mortos", disse o organismo, citado pela agência TASS, esta manhã. Mais de 1.300 soldados estariam abrigados temporariamente nos dois edifícios atingidos, segundo o mesmo meio.

A Defesa russa adiantou tratar-se de uma manobra de retaliação, após o ataque de Kyiv sob os militares russos em Makiivka, no Ano Novo, que, segundo a Ucrânia, vitimou 400 soldados da força do regime de Vladimir Putin. Ainda assim, a Rússia deu conta de apenas 89 mortes.

Por seu turno, o autarca de Kramatorsk, Oleksandr Honcharenko, negou que 600 soldados ucranianos tenham sido abatidos pelas forças russas, refutando as informações anteriormente descritas. Segundo o responsável, citado pelo The Guardian, não há registo de mortos.

Também Serhiy Cherevaty, porta-voz das forças armadas ucranianas, rejeitou as alegações, que descreveu como “mais um ato de propaganda russa”, em declarações à BBC.

De notar que, na quinta-feira, o chefe de Estado russo decretou um cessar-fogo de 36 horas entre o meio-dia de 6 de janeiro e a meia-noite de 7 de janeiro, alegadamente para que os cidadãos pudessem celebrar o Natal ortodoxo. Contudo, tanto Kyiv como os seus aliados consideraram que tudo não passava de uma “hipocrisia”.

Na verdade, segundo o vice-chefe da administração presidencial ucraniana, Kyrylo Tymoshenko, um civil foi morto na região de Kharkiv e outro na de Donetsk, com nove pessoas a ficarem feridas em três outras áreas, apesar das ‘tréguas’.

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14 milhões de pessoas, segundo dados os mais recentes da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A entidade confirmou ainda que já morreram 6.919 civis desde o início da guerra e 11.075 ficaram feridos, sublinhando, contudo, que estes números estão muito aquém dos reais.


Leia Também: Rússia reivindica morte de 600 ucranianos num ataque em Makiivka

A "casa mais estranha do mundo" fica em Fafe e está aberta para visitas... É o destino perfeito para a sua próxima escapadinha.

© Casa do Penedo

Notícias ao Minuto  08/01/23 

'Casa do Penedo' é o nome de um local muito único que se esconde entre as Serras de Fafe, na região norte de Portugal. Deve o seu nome ao facto de ter sido "construída entre quatro rochas de grandes dimensões que integram a própria estrutura da casa", explica o 'website' oficial da casa. 

Existe desde 1974 e foi construída desta forma tão incomum para integrar, na perfeição a paisagem e servir, claro, como abrigo para uma família. 

Está instalada num local estratégico onde é possível estar em contacto com toda a fauna e flora, observar estrelas e paisagens únicas e muito naturais. 

Ao longo dos anos foi ganhando popularidade e até lhe foi atribuído o título de "casa mais estranha do mundo". Felizmente, quem a visita não precisa de ficar apenas pelo exterior, já que existem diferentes experiências que a envolvem. 

Existe, por exemplo, um programa apelidado de experiência piscina na montanha, tem um custo de 250 euros (grupos até 10 pessoas) e está esgotado até maio. A ideia é passar o dia na piscina da casa, feita sobre um penedo, com vistas privilegiadas para as serras. 

Também é possível escolher a experiência almoço na 'Casa do Penedo' (165 euros / mínimo oito pessoas). Inclui visita guiada, almoço, cujo menu destaca a vitela à moda de Fafe e doces tradicionais. A seguir, os visitantes são levados a conhecer a cidade, mas também a barragem. 

Existe ainda a possibilidade de apenas visitar a casa e receber uma visita guiada de manhã ou à tarde - um programa que tem um custo de 45 euros 

Guiné Equatorial desmente morte de presidente Teodoro Obiang

© Reuters

POR LUSA  08/01/23 

O Governo da Guiné Equatorial desmentiu as alegações que circulam nas redes sociais sobre a morte do presidente Teodoro Obiang, garantindo que "está vivo", segundo um comunicado divulgado hoje pela imprensa local.

A nota oficial, emitida no sábado pelo diretor-geral da imprensa presidencial, Luis Ndong Owono, assegurava que Obiang "está de perfeita saúde" e que nesse mesmo dia pela manhã realizou "a sua sessão de trabalho habitual com o seu gabinete".

"As informações que circulam nas redes sociais afirmam que o chefe de Estado foi retirado ontem (sexta-feira) num voo fretado para França para ser submetido a tratamento médico urgente e morreu horas antes de o avião aterrar no aeroporto Charles De Gaulle, em Paris", diz Owono.

No entanto, frisou, o chefe de Estado guineense deslocou-se no sábado a Riaba, a pouco mais de 40 quilómetros da capital, Malabo, em visita de trabalho com o ex-Presidente de São Tomé e Príncipe Miguel Trovoada.

"Assim, os meios de comunicação nacionais apelam à população para não dar atenção a esta informação que tende a prejudicar o atual estado de paz e estabilidade na República da Guiné Equatorial", enfatizou o comunicado, sem especificar em que redes sociais a alegação da morte do Presidente foram divulgadas.

"Reiteramos que o Presidente da República, homem de confiança do povo da República da Guiné Equatorial nas últimas eleições de 20 de novembro, está vivo", insistiu.

"Prova disso -- acrescentou -, vamos vê-lo na segunda-feira, 09 de janeiro de 2023, na reunião que manterá com o Conselho Executivo do Partido Democrático da Guiné Equatorial na sede do Escritório Nacional em Malabo".

Na sua conta na rede social Twitter, o vice-presidente do país e filho do Presidente, Teodoro Nguema Obiang, mais conhecido por Teodorín, afirmou hoje que, "a partir de agora, as pessoas que usam as redes sociais para divulgar informações falsas, especialmente do tipo que acabaram de fazer ao chefe de Estado, serão localizados e responsabilizados judicialmente no país".

"Apelo ao bom uso das redes sociais e a evitar boatos", escreveu ainda Nguema Obiang, considerado um possível sucessor do pai na chefia do Estado.

O vice-presidente anunciou que no próximo dia 17 se reunirá com setores da "Defesa e Segurança, operadoras telefónicas e Procuradoria Geral do Estado, para analisar a situação das redes sociais" e "decidir se o país deve continuar a usar o WhatsApp após o uso abusivo que está a ser feito".

Obiang, de 80 anos, governa ditatorialmente o país desde 1979, quando derrubou o seu tio Francisco Macías num golpe, e é atualmente o chefe de Estado mais longevo do mundo no cargo, à exceção das monarquias.

O Presidente foi reeleito nas eleições de 20 de novembro para um sexto mandato de sete anos com 94,9% dos votos, segundo os resultados oficiais, que a oposição questionou após denunciar irregularidades na votação.

Desde a independência de Espanha em 1968, a Guiné Equatorial é considerada por organizações de direitos humanos um dos países mais corruptos e repressivos do mundo, devido a denúncias de prisões, torturas de dissidentes e repetidas fraudes eleitorais.

Sky Cruise: hotel voador que pode ficar anos sem pousar... Pilotado por inteligência artificial (IA), a estadia tem capacidade para 5 mil hóspedes

@Hashem Al-Ghaili  Nuclear-Powered Sky Hotel

Um projeto ousado apresentou o Sky Cruise , "um hotel futurista acima das nuvens", capaz de comportar 5 mil hóspedes sem ter que pousar por vários anos.

Trata-se de um misto de megaembarcação de cruzeiro e estação espacial. O enorme veículo "nunca ficaria sem combustível", permanecendo no ar por anos a fio, conforme explicam os criadores.

Pilotado por inteligência artificial (IA), o gigantesco hotel voador teria sua própria torre de observação (também enorme) em forma de disco. Nela, os passageiros poderiam ver as paisagens ao redor, nas alturas, "acima das nuvens", como explica um vídeo publicado pelo cientista Hashem Al-Ghaili, um dos autores do projeto, no YouTube.

O vídeo acrescenta que o Sky Cruise teria 20 motores elétricos, responsáveis pela propulsão da estrutura, alimentados apenas por um "pequeno reator nuclear" trabalhando sob reação de fusão altamente controlada. Qualquer turbulência ou outro tipo de problema durante os voos seriam previstos e analisados pela IA do veículo futurista. 

"Graças à energia nuclear, o hotel nunca fica sem combustível e pode permanecer suspenso no ar por vários anos sem nunca tocar o solo", afirmam os criadores do veículo revolucionário.

Os hóspedes voariam para o hotel nas alturas em jatos comerciais ou particulares e deixariam o local da mesma forma – e todos os reparos do veículo seriam feitos no ar.

Perguntado pelo "Daily Star" sobre quantos pilotos seriam necessários para voar no Sky Cruise, chamado também de "o epítome do luxo", Hashem respondeu:

"Toda essa tecnologia e você ainda quer pilotos? Acredito que será totalmente autônomo". 

SENEGAL: Pelo menos 40 mortos em colisão entre dois autocarros no Senegal

POR LUSA  08/01/23 

Pelo menos 40 pessoas morreram e várias dezenas ficaram feridas na colisão entre dois autocarros no Senegal, anunciou hoje a corporação de bombeiros local.

O número de mortos foi confirmado pelo Presidente senegalês, Macky Sall, que declarou luto de três dias a partir de segunda-feira, segundo a agência de notícias Europa Press.

O chefe de Estado senegalês afirmou, na rede social Twitter, que na segunda-feira realizará um conselho interministerial "para tomar medidas firmes em matéria de segurança rodoviária e transporte público de passageiros".

De acordo com a Brigada Nacional de bombeiros, citada pela agência de notícias AFP, 87 pessoas ficaram feridas no acidente.

Os meios de comunicação senegaleses estimam entre 70 e 115 pessoas, segundo fontes do meios de comunicação Sene News e ActuDakar, citados pela Europa Press.

O acidente ocorreu na madrugada de hoje, às 03:15 locais (01:15 em Lisboa), perto da cidade de Kaffrine, cerca de 250 quilómetros a sudeste da capital Dacar, segundo um comunicado de imprensa da Brigada Nacional de Bombeiros.

As vítimas foram transportadas para o hospital de Kaffrine, os restos dos autocarros foram retirados e a estrada reaberta ao trânsito, segundo os bombeiros. O governador da região e o autarca de Kaffrine foram até ao local do acidente.

Este foi o acidente mais mortal no Senegal nos últimos anos.

Na semana passada, pelo menos catorze pessoas morreram e 73 ficaram feridas numa colisão entre dois autocarros em Yamoussoukro (centro) e 18 pessoas morreram num acidente entre dois veículos no norte da Nigéria.

Os acidentes com autocarros são frequentes em África, devido à má manutenção das viaturas, estradas em más condições, mas também a erros na condução dos veículos.

@Agence de Presse Africaine Apanews  Sénégal : 40 morts dans un accident de la circulation à kaffrine (Centre)☝


Leia Também: Proibida manifestação convocada pela oposição senegalesa em Dacar


Leia Também: Pelo menos 17 mortos e 22 feridos em acidente rodoviário na China


Leia Também: Acidente de autocarro junto à fronteira Quénia-Uganda provoca 21 mortos

UCRÂNIA/RÚSSIA: Podolyak atira farpas a Guterres por não "punir" a Rússia

© Getty Images

Notícias ao Minuto  08/01/23 

Segundo o responsável, o conflito na Ucrânia persiste porque, entre outras razões, o secretário-geral da ONU decidiu dissolver a missão que investigava o assassinato dos prisioneiros de Olenivka.

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, atirou, este domingo, farpas ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, por não “punir” a Rússia pelas ações na guerra da Ucrânia, apesar de o país ser membro do Conselho de Segurança daquele organismo.

Propondo-se a esclarecer as “razões pelas quais a guerra continua”, Podolyak apontou, em primeiro lugar, o facto de Guterres ter dispensado “a missão que investigava o assassinato dos prisioneiros de Olenivka”, controlada por separatistas pró-russos, a 29 de julho.

Nessa linha, o responsável apontou que “a Federação Russa... não dá à missão da ONU garantias de segurança e acesso ao local”, denunciando ainda que “Guterres não se oferece para punir a Federação Russa”, apesar de o país ser membro do Conselho de Segurança da ONU, agindo, por isso, “como se nada tivesse acontecido”.

De notar que, a 5 de janeiro, o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse que Guterres decidiu dispensar a equipa de investigação ao ataque por falta das “devidas garantias de segurança”, esperando, contudo, “que no futuro existam as condições adequadas”.

Recorde-se ainda que a Rússia alegou que os militares ucranianos utilizaram lança 'rockets' fornecidos pelos Estados Unidos para atacar a prisão em Olenivka, uma localidade controlada pela República Popular de Donetsk, apoiada por Moscovo, a 29 de julho. As autoridades separatistas e russas disseram ainda que o ataque matou 53 prisioneiros de guerra ucranianos e feriu outros 75.

Contudo, as forças de Kyiv negaram ser responsáveis pelo ataque, revelando, em agosto, ter evidências de que os separatistas locais apoiados pelo Kremlin conspiraram com o FSB russo, a principal agência sucessora da KGB, e o grupo mercenário russo Wagner, para minar o quartel antes de "usar uma substância inflamável, o que levou à rápida propagação do fogo".

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14 milhões de pessoas, segundo dados os mais recentes da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A entidade confirmou ainda que já morreram 6.919 civis desde o início da guerra e 11.075 ficaram feridos, sublinhando, contudo, que estes números estão muito aquém dos reais.


Leia Também: ONU encerra investigação a homicídios em prisão da Ucrânia

Cientistas descobriram que as cobras fêmeas têm clitóris

A cobra-da-morte (Acanthophis antarcticus), uma cobra venenosa australiana, foi uma das espécies que esteve em destaque na investigação. Créditos: Blickwinkel/Alamy Stock Photo

Cnnportugal.iol.pt, 08/01/2023

Autora de trabalho cientifico diz que são necessários mais estudos para revelar exatamente a razão pela qual as cobras têm clitóris

De acordo com um novo estudo, os cientistas descobriram que as cobras fêmeas têm um clitóris – uma parte anteriormente negligenciada ou ignorada da sua anatomia, bem como em muitos outros animais.

“É uma área ainda considerada um tabu. Por vezes a genitália feminina não é um assunto fácil de abordar. As pessoas ficam contentes por dizer que ‘isso não existe. Não há necessidade de uma cobra ter um clitóris'”, disse Megan Folwell, a principal autora do estudo e estudante de doutoramento na Universidade de Adelaide, Austrália.

Folwell decidiu investigar a genitália feminina das cobras depois de perceber que tinha sido feita pouca pesquisa sobre o assunto. De acordo com o estudo publicado recentemente na revista científica “Proceedings of the Royal Society B”, foi descoberto que o órgão variava entre as várias espécies de cobras e ocupava a maior parte da região anterior da cauda em algumas.

“As pessoas não estavam à procura e era difícil encontrá-lo. Não é a estrutura mais fácil de ver em algumas espécies de cobras”, explicou Megan Folwell. A autora acrescentou que alguns investigadores já tinham confundido o clitóris das cobras com glândulas odoríferas.

Este trabalho esclareceu, em definitivo, a questão de saber se o clitóris existe nas cobras, enquanto oferece algum contexto sobre o propósito que pode ter, disse Kurt Schwenk, professor de ecologia e biologia evolutiva da Universidade de Connecticut. Schwenk não estava envolvido na investigação.

O papel da genitália feminina

Ao conduzir a investigação, Folwell analisou cuidadosamente a genitália de nove espécies diferentes, incluindo a da cobra-da-morte, que representava quatro famílias principais de cobras: Elapid, Viperid, Pythonidae e Colubridae. E encontrou o órgão sexual em todas as cobras que examinou no estudo.

Oficialmente conhecido como hemiclitóris, uma vez que tem duas partes distintas, o órgão das cobras-da-morte parecia ter a forma “de duas lágrimas que formavam uma estrutura de coração”, disse Folwell. Em répteis como as cobras, o pénis é conhecido como hemipénis, uma vez que também possui uma estrutura dupla.

Folwell disse que são necessários mais estudos para revelar exatamente a razão pela qual as cobras têm clitóris. No entanto, de acordo com a investigação, um conjunto de terminações nervosas no hemiclitóris sugere que desempenha um papel na excitação sexual. Talvez crie “um maior estímulo para a cobra fêmea durante o namoro e na cópula, o que pode promover acasalamentos mais longos e frequentes. Isso leva a um maior sucesso de fertilização”.

Schwenk disse que isso poderia, de igual maneira, dar informações à cobra fêmea. Assim, esta decide se quer interromper a cópula e reduz as hipóteses de se reproduzir com um macho em particular.

“Isto dá à fêmea o poder de tomar decisões que lhe permitem controlar a cópula e com que macho copula”, disse Schwenk. “Houve uma tendência histórica de ver as fêmeas de outras espécies – bem, não apenas de outras espécies - como recetores passivos do comportamento copulatório masculino ou até mesmo como vítimas”.

Mas investigações como esta mostram que, provavelmente, as fêmeas têm um papel muito mais ativo no acasalamento do que se acreditava até agora, acrescentou.

Investigações sobre a genitália feminina no reino animal são relativamente escassas. De acordo com o estudo, tal deve-se ao “foco dominador sobre a genitália masculina”.

É importante não projetar características humanas em diferentes espécies. Contudo, é impossível separar completamente o clima sociopolítico da maneira como os cientistas conduzem as suas investigações, disse Schwenk. Quer seja por causa do preconceito, quer seja pelo que é mais fácil de observar, a maioria das questões da investigação biológica tem-se concentrado na anatomia e no comportamento masculinos.

Algumas biólogas tentam corrigir esse desequilíbrio. No ano passado, Patricia Brennan, professora associada de ciências biológicas na Universidade Mount Holyoke e coautora do novo estudo sobre cobras, revelou que os golfinhos também têm um clitóris funcional.

Iraniano detido por suspeita de preparar atentado biológico na Alemanha

© Getty Images

POR LUSA 08/01/23  

Um iraniano de 32 anos, suspeito de preparar um atentado biológico com cianeto e ricina, foi detido no oeste da Alemanha, anunciaram hoje a polícia e o escritório do procurador-geral em Dusseldorf.

As acomodações do suspeito, em Castrop-Rauxel (Renânia do Norte-Vestfália), foram revistadas durante a noite para encontrar possíveis "substâncias tóxicas" destinadas a realizar um ataque, segundo um comunicado do gabinete do procurador-geral e da polícia de Münster.

O iraniano é "suspeito de ter preparado um grave ato de violência que ameaça a segurança do Estado ao obter cianeto e ricina com o objetivo de cometer um ataque de extremismo islâmico", especificaram os investigadores.

As autoridades não deram, no entanto, detalhes sobre a existência ou não de uma ameaça concreta e imediata e qual era o nível dos preparativos.

A ricina é um agente muito tóxico classificado pelo Instituto Robert Koch, responsável pela vigilância médica médico e sanitária na Alemanha, como "arma biológica" e é extraído das sementes da planta ricina. Pode ser um veneno mortal, como o cianeto.

Uma segunda pessoa também foi detida durante a operação. Segundo o canal de televisão público WDR, trata-se do irmão do principal suspeito.

De acordo com os meios de comunicação alemães, a busca envolveu polícias vestidos com roupas de proteção devido ao risco biológico.

Segundo o jornal Bild, as autoridades alemãs foram avisadas há dias por um serviço de informação estrangeiro sobre a ameaça de um ataque com uma "bomba química".

Em 2018, a polícia alemã já tinha detido um tunisiano de 31 anos e a sua mulher, suspeitos de terem preparado aquele que teria sido o primeiro atentado biológico do país.

Com o casal, que havia jurado lealdade ao grupo Estado Islâmico (EI), os investigadores encontraram 84,3 miligramas de ricina e cerca de 3.300 sementes da planta usada para fazer este veneno. Após dois anos, o homem foi julgado e condenado a 10 anos de prisão e a sua mulher a oito anos.

A Alemanha foi alvo nos últimos anos de vários ataques islamitas, incluindo um ataque com um camião a um mercado de Natal em dezembro de 2016, que deixou 13 mortos.


Leia Também: Menina de 12 anos esfaqueia irmão de 9 em Tulsa. Criança morreu

Putin assiste a missa de Natal sozinho (e agradece à Igreja Ortodoxa)

© Getty Images

Notícias ao Minuto  08/01/23 

Numa mensagem partilhada pelo Kremlin, Putin apontou que encara a Igreja Ortodoxa como uma força estabilizadora da sociedade, naquilo que caracterizou como um conflito histórico entre a Rússia e o Ocidente.

O presidente russo, Vladimir Putin, marcou presença numa missa de Natal da Igreja Ortodoxa Russa, na Catedral da Anunciação, em Moscovo, junto ao Kremlin, naquele que foi o último dia do cessar-fogo implementado pelo chefe de Estado. Sozinho, o líder russo assistiu ao serviço de perto, tecendo agradecimentos à Igreja Ortodoxa Russa pelo seu apoio às tropas de Moscovo na Ucrânia.

O responsável optou por estar sozinho na missa, em vez de se juntar aos fiéis que marcaram presença em celebrações públicas naquele país, como poderá ver na galeria acima.

Numa mensagem partilhada pelo Kremlin, Putin apontou que encara a Igreja Ortodoxa como uma força estabilizadora da sociedade, naquilo que caracterizou como um conflito histórico entre a Rússia e o Ocidente, principalmente devido à guerra na Ucrânia.

“É profundamente gratificante observar a enorme contribuição da Igreja Ortodoxa Russa e de outras denominações cristãs na unificação da sociedade, preservando a nossa memória histórica, educando os jovens e fortalecendo a instituição da família", diz a nota, citada pela agência Reuters.

"As organizações da Igreja dão prioridade [...] em apoiar os nossos guerreiros que participam na operação militar especial. Esse trabalho massivo, complexo e verdadeiramente altruísta merece respeito", remata.

De notar que, na quinta-feira, o chefe de Estado russo decretou um cessar-fogo de 36 horas entre o meio-dia de 6 de janeiro e a meia-noite de 7 de janeiro, alegadamente para que os cidadãos pudessem celebrar o Natal ortodoxo. Contudo, tanto Kyiv como os seus aliados consideraram que tudo não passava de uma “hipocrisia”.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse, inclusivamente, que a Rússia pretendia “usar o Natal como disfarce para parar, pelo menos temporariamente, o avanço dos combatentes [ucranianos] no Donbass e trazer equipamentos, munições e homens mobilizados para mais perto das [suas] posições".

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14 milhões de pessoas, segundo dados os mais recentes da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A entidade confirmou ainda que já morreram 6.919 civis desde o início da guerra e 11.075 ficaram feridos, sublinhando, contudo, que estes números estão muito aquém dos reais.


Leia Também: As imagens da celebração do primeiro Natal Ortodoxo na Ucrânia em guerra

A Costa do Marfim quer retomar relações normais com o Mali após o regresso no sábado de 46 dos seus soldados que tinham estado detidos em território maliano durante quase seis meses.

© Reuters

POR LUSA  08/01/23 

Mali: Costa do Marfim quer normalizar relações após regresso de soldados

A Costa do Marfim quer retomar relações normais com o Mali após o regresso no sábado de 46 dos seus soldados que tinham estado detidos em território maliano durante quase seis meses.

Os soldados, detidos a 10 de julho de 2022, acusados de serem "mercenários" pelo Mali e condenados a 20 anos de prisão, regressaram no dia seguinte a ter sido concedido um perdão.

Os soldados, vestidos com uniformes militares, saíram um a um brandindo uma pequena bandeira da Costa do Marfim, e foram recebidos fora do avião pelo Presidente, Alassane Ouattara.

Seguiu-se imediatamente uma cerimónia na presença dos soldados, das famílias e das mais altas autoridades do Estado e do exército, durante a qual Alassane Ouattara disse que queria "retomar relações normais" com o Mali.

"Obviamente, agora que esta crise já passou, seremos capazes de retomar relações normais com o país irmão do Mali, que precisa de nós e que nós também precisamos", afirmou.

A libertação dos soldados tinha sido exigida desde o início pela Costa do Marfim, que, juntamente com as Nações Unidas, disse que iria ajudar a garantir a segurança ao contingente alemão de forças de manutenção da paz no Mali, atingido pela violência.

O caso causou uma grande tensão entre dois países vizinhos com relações já complicadas: o Mali tinha acusado a Costa do Marfim de ter incitado os seus parceiros da África Ocidental a endurecer as sanções contra os autores militares de dois golpes de Estado, em agosto de 2020 e maio de 2021, sanções essas finalmente levantadas em julho.