sexta-feira, 5 de julho de 2019

EAGB RUBRICA ACORDO COM ORANGE PARA VENDA DE RECARREGAMENTO DE ELETRICIDADE VIA TELEMÓVEL

A empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB) rubricou esta sexta-feira, 05 de julho de 2019, um acordo de parceria com a operadora de telecomunicações ORANGE Bissau que permite aos clientes daquela empresa pública de eletricidade poder efetuar a compra de saldo de luz através do serviço de telefonia móvel “Orange Money”, por forma a reduzir o fluxo dos clientes nas suas agências. 

O presidente do Conselho de Administração da EAGB, Carlos Alberto Barbosa de Andrade, que assinou o contrato de prestação de serviço em nome da EAGB, realça a disponibilidade da Orange em trabalhar com à equipa da sua empresa para concretizar à visão de aprovisionamento de recarregas de energia elétrica através nos dispositivos móveis, via “Orange Money”. 

“Atualmente para comprar crédito de recarregamento de luz desloca-se sistematicamente e faz-se filas longas nas agências de EAGB.  Acreditamos que durante à noite alguns clientes ficam sem créditos e sem luz elétrica e, consequentemente a empresa não fatura”, justifica, alertando que o acordo ora assinado não é de exclusividade e que estão abertos a outros atores no mercado que estejam disponíveis a propor soluções que facilite a vida da clientela EAGB.

Reconhece, contudo, que devido à fraca qualidade da rede de distribuição, às vezes,  ocorrem interrupções em algumas zonas no fornecimento da energia, mas assegurou que a empresa está a trabalhar neste sentido para garantir que haja uma energia de qualidade e que os clientes tenham a possiblidade de adquirir os recarregamentos de uma forma mais facilitada. 

Para o Diretor-Geral da Orange Bissau, Seydi Ahmed Sy Sarr, a sua empresa não vai poupar esforços para corresponder ao desafio da visão da empresa produtora e distribuidora da eletricidade para facilitar os utilizadores, ou seja, clientes de EAGB e permitir que a partir de 10 de julho [início de venda de saldos de eletricidade via telemóvel] corrente não haja rotura em termos de continuidade de serviços. 

De lembrar que a empresa EAGB produz atualmente apenas 15 Megawatts para a capital Bissau. O governo da Guiné-Bissau assinou recentemente contrato com um consórcio constituído por empresas portuguesas (EDP, ADP e LCBS) para a gestão e controlo da Empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB), durante um período de três anos, financiado pelo Banco Mundial no valor de 3,9 milhões de euros.

Por: Carolina Djemé  

OdemocrataGB 

Eng. Inussa Baldé, diretor-geral de recursos hídricos e coordenador de celula nacional da OMVG é o convidado ao programa Grande Entrevista da BOMBOLOM-FM



Nicolau Gomes Dautarim 

Lideranças do Partidos Políticos do Espaço de Concertação Democrática reunidos nesse momento na Sede Nacional do PAIGC.

Guiné-Bissau - Novos caminhos para chegarmos mais longe!





PAIGC 2019

O Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira recebe o Embaixador da China na Guiné-Bissau.




PAIGC 2019


GUINÉ-BISSAU: PJ APREENDE DROGA NO VOO DA TAP PROVENIENTE DO BRASIL


A Polícia Judiciária (PJ) guineense anunciou esta sexta-feira, 05 de julho de 2019, ter apreendido aproximadamente 10 quilos de drogas no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, em Bissau esta quarta-feira, numa operação que envolveu cidadãos da Guiné-Bissau.

A cocaína proveniente do Brasil num voo da TAP tinha já passado por Lisboa, Portugal, estava impregnada em lenções nas duas embalagens não acompanhadas, uma das novas técnicas operantes da rede transnacional para fazer a dissimulação deste produto estupefaciente.

Em declaração à imprensa após apresentação da droga, o diretor Nacional Adjunto da PJ, Domingos Monteiro Correia, reiterou a firme determinação da instituição na luta sem trégua ao tráfico de drogas no país.

“Queremos manifestar a determinação das autoridades guineenses, em especialmente a PJ em lutar eficazmente contra o tráfico de drogas para banir a Guiné-Bissau que tem sido conectada com este nome”, vincou Monteiro Correia.

Monteiro Correia diz que com as novas técnicas de impregnar a cocaína em lenções, exige da parte da polícia um reforço não só das suas valências da perícia, a capacidade de análise, de recolha de informação de trabalho no terreno, isto opõem frente a policia um desafio de criação de meios.

Neste sentido, Correia diz que a instituição de investigação criminal conta apoio do executivo e dos parceiros internacionais na criação de matérias para lutar contra o tráfico de drogas no país.

Questionado pela imprensa se ouve detidos nesta operação, o diretor Nacional Adjunto da PJ, limitou somente a dizer que a instituição esta a trabalhar neste sentido.

Em março último, a PJ fez a maior apreensão de droga da história do país, cerca de 800 quilos de cocaína seguia num camião, escondida num fundo falso, em vários sacos de 30 quilos, em pacotes pretos.

De recordar que em outubro de 2018, o executivo guineense deu posse à comissão técnica que vai elaborar o plano nacional de luta contra o tráfico de droga e que inclui magistrados judiciais, Polícia Judiciária e sociedade civil.

Por: AC

radiojovem.info

O PRS reage a nomeação do novo Governo e PGR.

Para os Renovadores é uma expressão e mobil claramente eleitoralista porquanto a criação da Secretaria de Estado de Gestão Eleitoral é um facto inédito na nossa democracia e consubstancia um "pulmão" vital para as artimanhas e irregularidades no processo Eleitoral em gestação, tanto mais que na nossa história eleitoral as funções e competências nesta matéria são partilhadas pela CNE e a GETAPE.

O PRS entende que este facto para alem de ser sobreposição de Competências é uma prova formal e material de servilismo e compensação a quem foi um dos mentores de Resenciameto seletivo, desorganizado e fraudulenta a margem de todas as leis e em benefícios do seu partido o PAIGC.

O Racional e desejável era a criação duma estrutura vocacionada a promoção da descentralização da administração local ou seja a autarquia local.




PRS Bissau

NOVO MINISTRO DA ENERGIA GARANTE NORMALIZAÇÃO DAS REDES ELÉCTRICAS

O novo ministro da Energia afirmou que a qualidade do fornecimento de energia e água está ligado a redes eléctricas que tem que ser normalizado e ter qualidades técnicas para permitir um bom funcionamento.

Issuf Baldé falava durante a cerimónia de passação esta sexta-feira (5/7)no ministério que ocupa oficialmente hoje.

“A qualidade do fornecimento está ligada a rede eléctrica. A rede eléctrica tem que ser normalizada, tem que ter qualidades técnicas para permitir um bom fornecimento da energia. Isso, é um dos trabalhos que temos para fazer e também em relação a água. Tem que ter mais furos para ter mais águas conforme consta no programa do governo “terra ranka”.

Para o ministro cessante António Serifo Embaló sublinhou que deixa a função de consciência tranquila e do dever cumprido.

“Pela experiencia que tenho aqui, quando chega um novo ministro tudo vai bem, mas com o tempo, começam as fofocas e começa-se a dizer isto, aquilo. Vou sair daqui com a consciência muito clara e cabeça erguida porque cumpri o meu dever e me disponibilizo para qualquer informação que se precisa porque é o trabalho do estado e não dos partidos. O partido fica nas sedes e aqui e só o estado”, sublinha Serifo Embaló

O novo ministro dos recursos naturais energia entra em função numa altura em que alguns bairros de Bissau estão sem água potável há mais de duas semanas e alguns recebem correntes de baixa potencia.

Por: Iasmine Fernandes

radiosolmansi.net

Justiça - Novo Procurador Geral da República promete total independência e imparcialidade no desempenho das suas funções

Bissau,05 Jul 19(ANG) - O novo Procurador Geral da República promete total independência e imparcialidade no desempenho das suas funções como detentor de acção penal.

As promessas de Ladislau Embassa foram feitas hoje no acto de recepção do dossiê daquela instituição judicial das mãos do seu antecessor Bacar Biai.

“Garanto à sociedade, aos funcionários do Ministério Público a minha total independência, total objectividade e imparcialidade no exercício das minhas funções. É isso que a sociedade espera do Ministério Público”, sublinhou.

O novo Procurador geral da República disse que irão inaugurar uma nova era num contexto muito complicado e difícil e que diria mesmo “tóxico”, em termos de conflitualidades que existem e que afectam todas as instituições do Estado.

“Mas seja como for conto com a colaboração e apoio de todos. O Ministério Público é uma instituição repleta de quadros com capacidade e com muitas experiências e é  este dispositivo humano que vou ter em mãos, e aproveitar para desenvolver as minhas funções”, salientou Ladislau Embassa.

Aquele responsável prometeu  introduzir ideias próprias que tem sobre a instituição para fazer face aos desafios que tem pela frente.

Apelou aos magistrados do Ministério Público para trabalharem na base de respeito à legalidade, exercendo as suas  funções com sentido de responsabilidade e de missão, e atento ao papel essencial que dispõe no quadro Constitucional e do Estado de Direito.

“Os magistrados do Ministério Público são detentores da acção pela, defensores da legalidade e protectores dos direitos fundamentais dos cidadãos e é nesta base e com o referido propósito que vamos desempenhar as nossas funções”, disse.

Por sua vez, Bacar Biai, o Procurador Geral da República cessante afirmou  estar disposto a colaborar com a nova direcção para o bem da instituição e da magistratura guineense.

Disse que, na verdade, o magistrado do Ministério Público nunca pode exibir das suas responsabilidades, que é de combatente contra o crime.

 “Nós somos combatentes contra o crime temos que combatê-lo em qualquer sítio para o bem da sociedade e de todos nós”, destacou.

Ladislau Mebassa Juiz Conselheiro foi nomeado no âmbito de uma das resoluções da última Cimeira dos chefes de Estados e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental realizado recentemente em Abuja(Nigéria).

ANG/ÂC//SG

Supercomputador chega a Portugal. Saiba onde ficará instalado

Maquinaria tem capacidade de processamento para projetos em medicina ou inteligência artificial.


Portugal está prestes a entrar no grupo de países que têm máquinas de supercomputação. O supercomputador chega a terras lusas esta sexta-feira e vai ficar instalado no datacenter da REN, na subestação de Riba de Ave, em Santa Maria de Oliveira (Famalicão).

A inauguração vai contar com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Portugal foi um dos países escolhidos para instalar um dos oito supercomputadores europeus, maquinaria com capacidade de processamento para projetos em medicina ou inteligência artificial. O supercomputador, que fará parte do projeto Minho Advanced Computing Centre (MACC), foi cedido pela Universidade do Texas (EUA) à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

A máquina tem uma capacidade de memória de 266 terabytes, uma capacidade de armazenamento de cerca de um petabyte, capacidade de cálculo de um PFlop e vai ainda incluir 20 bastidores da plataforma de computação avançada STAMPEDE 1.

Os restantes supercomputadores vão ser instalados em Espanha, Luxemburgo, Itália, Bulgária, República Checa, Eslovénia e Finlândia.

Por DN Insider