segunda-feira, 19 de julho de 2021

Tshisekedi vai pedir à ONU o levantamento das sancões aos militares Guineenses


O Presidente da República Democrática do Congo (RDC) igualmente Presidente em exercício da União Africana (UA), Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, prometeu que vai trabalhar juntamente com as autoridades guineenses para conseguir o levantamento das sanções impostas pelas Nações Unidas a oficiais generais guineenses implicados no golpe de Estado de 12 de Abril de 2012.

Orgãos de comunicação pública Rádio Difusão Nacional e Jornal Nô Pintcha recebem viaturas_Ministerio das Finanças

Governo de Bissau dá explicações sobre Acordo de reestruturação da dívida com Angola.

PR DA GUINÉ BISSAU GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ, QUER QUE PAÍS ASSUMA A PRESIDÊNCIA DA CPLP EM 2023

Presidente da República doa 15 viaturas para comandos regionais de policia

Bissau, 19 Jul 21(ANG) – O ministro de Estado do Interior e da Ordem Pública procedeu hoje a entrega das chaves de 15 viaturas para os Comandos de Policia e de Guarda Nacional em todas as regiões do país, doados pelo Presidente da República Umaro Sissoco Embaló.

Na ocasião, Botche Candé afirmou que os referidos meios destinam-se ao patrulhamento, combate ao tráfico, consumo de drogas, roubo de vacas entre outras práticas nocivas contra as populações, em todas as regiões do país.

“Lanço um apelo à todos os responsáveis de comandos de polícia de diferentes regiões, de que as viaturas não foram dadas para usos particulares, mas sim para o combate à criminalidades, de forma a garantir uma tranquilidade efectiva às nossas populações”, avisou.

O governante disse que os meios materiais  agora disponiblizados, aliados com a capacidade, formação e empenho  dos elementos das forças de ordem, a segurança das populações estão, com certeza, garantidos.

Botche Candé sublinhou que o Ministério do Interior nunca teve privilégio de receber tantas viaturas e outros materiais como agora, acrescentando,  só no decurso do seu mandato  já beneficiaram mais de 40 carros.

Segundo o  Secretário de Estado da Ordem Pública,Alfredo Malú, que recebeu as chaves das viaturas das mãos do ministro, dos quinze carros, sete vão para o Comando Geral da Guarda Nacional e oito para o Comissariado de Polícia da Ordem Pública.

 Malú sublinhou que o objectivo fundamental é o combate à diferentes tipos de crimes, desde tráfico e consumo de drogas à roubos.

Das oito viaturas destinadas as Forças de Ordem Pública, duas serão para o Comando de Polícia de Bafatá, duas para o de Gabú, uma para o Comando Regional de Sul, em Buba, uma para o Comando de Norte, em Bissorã, uma para o de sector de Quinhamel, uma para Bolama Bijagós, uma para o sector de Catió.

Para as Forças de Guarda Nacional foram disponibilizadas duas viaturas para o Comando de Tombali, uma para o de Oio, uma para Gabú,  uma para Cacheu, uma vitaura para o de Biombo e uma para o de Bafatá.


Fotos: Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

ANG/ÂC//SG

O Presidente da República entregou a Bandeira Nacional aos atletas que vão participar nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A comitiva olímpica foi chefiada pelo Secretário de Estado da Juventude e dos Desportos, Sr. Florentino Fernando Dias.
O nosso país será representado por três atletas, a Taciana Lima Cesar, o Augusto Midana e o Diamantino Iuna Fafé.

PAIGC e JAAC não têm DNA da democracia...O Democrata Osvaldo Osvaldo

Guineenses

Sobre a conferência de imprensa da JAAC, em matéria do esclarecimento sobre o congresso para eleição do Secretário-Geral da JAAC, mas que depende exclusivamente do Domingos Simões Pereira. Quem não percebeu isso pela realidade ou pelo facto, é um lunático. 

Os sem convicções políticas próprias vão para rupturas despóticas sem reservas. PAIGC e JAAC não têm DNA da democracia. 

Primeiro, na Guiné-Bissau, quem decide sobre o futuro do País é o Povo, como é que o JAAC vem fazer este tipos de afirmações sobre o destino do País, senão brigas sem convicções políticas !?

A tentativa ou a sugestão das vossas brigas, vem ilustrar mais uma vez, o desconhecimento e pouco interesse que MCCI e JAAC tem sobre a realidade Bissau Guineense, se essas organizações estivessem interessados em ajudar, poderiam tê-lo feito através da verdade Nacional e não servir de braços armados. Mas, como não é o caso, e sim, tratando-se da visão de subserviência baseada na influência político, geoestratégica e mais nada!

Quem às pressas iludiu na política, desmoraliza mais rápido. Cidadão patrióta, veja, é evidente para qualquer cidadão Guineense que é minimamente decente, sério e equilíbrado, sabe de que o PAIGC e JAAC são rigorosamente a mesma coisa, refiro a natureza de "escorpião" a traição.

Sob ponto de vista do respeito ao rito democrático, os dois não têm nada!

Isso é muito importante para o grande público assimilar e avaliar para o futuro próximo, é duro para mim dizer isso, mas os Guineenses precisam amadurecer é vice-versa. 

Um acadêmico visionário atento com mérito próprio e, que quer ser ativista da causa POLÍTICA amanhã, com o que está acontecer agora no JAAC, deve e é obrigado saber de que, as alianças se baseiam em coisas práticas, objetivas e concretas. Que respondam aos problemas dos Guineenses e não das pessoas que falam de forma absolutamente objetiva sobre os problemas óbvios com a vivência social, cultural e que consulta o nosso povo Soberano, estimulando à inteligência acadêmica do País, face ao confronto para derrotar os conjuntos de valores trágicos que os incompetentes representam na Guiné-Bissau. 

O que vai nos permitir a restauração da autoridade Nacional e construir a Guiné-Bissau do futuro, não será o MCCI e JAAC, que agora estão arcam com as consequências. Quem semeia o vento acolhe o tempestade, quando o orgulho e a vaidade caminham juntos, à vergonha e o remorso seguem de perto.

O porta-voz da JAAC falou muitas coisas interessantes, mas lhe falta maturidade política e ainda ele fala com muita emoção, é imperativo um acadêmico falar telegráficamete e superficialmente com alterações neurológicas dos argumentos ao público, sem usar vocabulários repetitivos! Tentar ser efetivamente indelicado chama-se cobardia, quando é o imperativo NACIONAL, fala sem reservas, porém, falta de pronome lhe levou a certas incongruências teóricas e mentais. Quando afirmas de que o PAIGC vai trabalhar para voltar ao Poder, é natural e normal, mas é preciso muita coisa. Vais ser um grande político porque tens ambição.

Realmente tens vontade para fazer a política, mas sua conferência de imprensa foi um pouco ambíguo. 

Gostei porque tens convicções políticas sólidas, força e determinação. Portanto, continua frequentemente nos debates públicos para consolidar os seus argumentos acadêmicos. 

Parabéns irmão Usumane.

Afirma o Democrata em ação.

Jaac em conferência de imprensa _preparativos do IIIo Congresso da Juventude do Paigc.👇


Governo tenta remediar um problema ambiental criado nos anos 80 com o fecho do caudal do rio na ponte NSALMA, provocando corte de comunicação hidráulica.

 
Por RadioBantaba

Segundo o Ministro do Ambiente e Biodiversidade, Viriato Soares CASSAMA, o governo já apresentou aos parceiros internacionais um Mega Projeto de Adaptação Baseado em Ecossistemas “Caso Nsalma”, orçado em 300 milhões de dólares.

Devido à gravidade do impacto da distribuição dos ecossistemas em Mansoa e arredores, o Ministro Soares CASSAMA anuncia ações pontuais urgentes para minimizar o sofrimento das populações.

FINAL DA TAÇA DA GUINÉ-BISSAU: O Presidente da República Úmaro Sissocó Embaló mostrou-se indignado com a reação dos "Lobos" de Canchungo após a derrota frente do SB Benfica.

Rádio Jovem Bissau

O chefe de Estado recusou de entregar medalhas aos atletas do FC Canchungo por condenar atitudes praticadas após apito final.

Alguns dirigentes do clube em causa, dirigiram ao árbitro principal da partida protestando sua atuação no decorrer do jogo, no momento nota-se de alguns comportamentos agressivos.

Para além dessa situação, os jogadores foram chamados para subir ao tribuna ao fim de receberem suas medalhas, mas esses demoraram antes de cumprirem o habitual cerimônia de gênero.

Embaló deu orientações ao Ministro das Obras Públicas, Fidélis Forbes e o seu conselheiro Fernando Delfim da Silva para entregassem as medalhas aos respetivos jogadores da Equipa nortenha.

"Será que são primeiros a sofrer derrota?", questionou.

Benfica e o FC Canchungo defrontaram neste domingo (18/07/21) o final inédita da taça da Guiné em futebol, num jogo em que as "águias" e "Lobos" procuvam evitar uma época em branca.

De recordar que, o árbitro guineense Gilberto dos Santos (vulgo Beto), elegido melhor árbitro da época 2020/2021, foi quem dirigiu a partida disputada no Estádio Nacional "24 de Setembro".

Leia Também: 

O treinador do FC Canchungo Marciano Mendes (conhecido por Mister Moreira), durante conferência de imprensa depois do jogo.


Na sua comunicação, afirmou que tudo foi planeado para Sporting ser campeão nacional e Benfica vencedor da Taça da Guiné.

“Como Benfica perdeu o campeonato, significa que, tem que ganhar a taça, porque as coisas foram bem orquestradas, Sporting campeão nacional e Benfica campeão da taça, mas vou desejar-lhes boa sorte“, Lamentou.

Os técnicos e adeptos do clube de Canchungo Babok, criticaram fortemente a equipa de arbitragem que dirigiu o Final da Taça de Guiné, acusando-a de influenciar no resultado.

Benfica venceu por duas bolas sem resposta. Os golos da partida foram marcados nos primeiros quarenta e cinco minutos.

O treinador do SB Benfica, João Natchigna, afirmou este Domingo (18.07.2021) que, não gosta de comentar e nem avaliar atuações dos árbitros nos jogos do seu clube.

Natchigna falava aos jornalistas durante conferência após vencer por duas bolas sem resposta a equipa de Canchungo. Na qual mostrou que as águias fizeram boa época, onde jogou 18 partidas com apenas uma derrota.

Por: João Paulo Djata

Final da Taça da Guiné_ FC Canchungo  0 vs SB Benfica 2. 

1@ Parte