domingo, 15 de julho de 2018

Modric vence Bola de Ouro, Mbappé é o melhor jovem do Mundial 2018

Luka Modric sucede a Lionel Messi

Luka Modric foi eleito o melhor jogador do Mundial'2018, recebendo a Bola de Ouro do torneio. Já Kylian Mbappé ficou com o prémio de melhor jovem do Campeonato do Mundo.

O jogador de 32 anos, que alinha no Real Madrid, foi titular em todos os sete jogos disputados pela seleção croata, tendo marcado dois golos, e foi determinante na caminhada da equipa de Zlatko Dalic até à final, naquela que foi a melhor participação de sempre da Croácia.

Kylian Mbappé, de 19 anos, foi eleito o melhor jogador jovem do torneio, depois de ter marcado quatro golos pela França, incluindo um na final, e Thibaut Courtois, que ajudou a Bélgica a alcançar o terceiro lugar, foi nomeado o melhor guarda-redes da prova.

Já Harry Kane, com seis golos, foi o melhor marcador do Mundial, ao passo que o guarda-redes belga Thibaut Courtois recebeu a Luva de Ouro, prémio que distingue o melhor guardião da prova.

ojogo.pt

10 MOTIVOS PARA CONHECER GUINÉ-BISSAU


Enumeramos dez motivos pelos quais Guiné-Bissau, um pequeno país africano, de grande diversidade cultural, que conta com mais de 20 etnias, 9 idiomas e um povo reconhecidamente hospitaleiro, merece ser visitado:

1. Carnaval Guineense

Sem dúvidas, o maior evento cultural do país. Até a época da independência de Guiné-Bissau, em 1974, o carnaval guineense era muito influenciado pela cultura europeia, entretanto, desde então, esta festa, que dura uma semana no mês de fevereiro, tem sido uma celebração das diferenças e da união das etnias que formam este país.

Carnaval 2018 na Guiné- Bissau
2. Arquipélago dos Bijagós

Classificado pela UNESCO, em 1996, como Reserva Mundial da Biosfera, devido à importância da sua biodiversidade, é o principal destino turístico do país. Esta reserva ecológica protegida é constituída por 88 ilhas, que abrigam macacos, crocodilos, aves peraltas,tartarugas marinhas, lontras, garças gigantes, pelicanos, flamingos, tubarões, entre tantos outros animais.




3. Parque Nacional das Ilhas de Orango

Parte do Arquipélago dos Bijagós,merece atenção especial devido à Lagoa Anôr, onde raros hipopótamos de água salgada podem ser observados. Eles são considerados sagrados e vivem tanto em água salgada, quanto em água doce. O parque é constituído por mangais, labirintos de água e savanas.


Hipopótamos de água, Parque Nacional das Ilhas de Orango

4. Ilha de Bolama

Abriga a cidade de Bolama, que foi a primeira capital de Guiné-Bissau, e hoje é a capital do Arquipélago dos Bijagós. Além de ser visitada pelo seu valor histórico, a ilha é procurada por suas praias, como a praia de Ofir, a mais frequentada por seus habitantes, e a praia de Bolama de Baixo, de areias finas e brancas.


Antigo Palácio de Bolama

5.Parque Nacional Marinho João Vieira e Poilão

Também pertencente ao Arquipélago Bijagós, é composto por quatro ilha (João Vieira, Cavalo, Meio e Poilão), todas elas frequentemente visitadas por três espécies de tartarugas marinhas; entretanto, uma destas ilhas, a Poilão, é o local mais importante de desova de tartarugas em todo o Atlântico Oriental, sendo assim considerada o santuário das tartarugas marítimas.


Ilha João Vieira , Bijagós , IBAP


Tartaruga marítima das ilhas , IBAP

6.Parque Natural das Lagoas de Cufada

Localizado entre os rios Buba e Corubal, é a maior reserva de água doce do país e abriga mais de 250 espécies de pássaros, além de búfalos africanos, gazelas, hienas, hipopótamos brancos, crocodilos. Serviços de alojamento, bar, restaurante e guias ecoturísticos estão disponíveis no parque.



Lagoas de Cufada, Buba

7.Parque Nacional de Cantanhez

Trata-se da última floresta tropical de Guiné-Bissau. Entre mais de 200 plantas e mais de 30 espécies de mamíferos identificados no local, os chimpanzés são a maior atração, sendo o período da manhã, o melhor momento para observá-los.


Parque Nacional de Cantanhez, Tombali, IBAP
Chimpanzés no parque nacional de Cantanhez

8.Quinhámel

Capital da região de Biombo, faz um belo passeio de dia inteiro ou até mesmo uma viagem de final de semana. Pode-se admirar paisagens de manguezais e cajueiros, passear pela ampla praça principal, tomar um banho refrescante no rio Mansôa e comer as famosas ostras. Casa do povo Papel e da ONG Artissal, que promove a cultura regional, além de produzir e exportar panos pente, tecelagens simbólicas de caráter sagrado.


Ostras de Quinhámel

9.Festival de Bubaque

Evento de música mais conhecido do país, que acontece anualmente no fim-de-semana da Páscoa, reunindo os melhores músicos nacionais do momento, assim como artistas internacionais. O festival é gratuito e tem por objetivo promover a música, a cultura, a gastronomia, o potencial turístico e as belezas naturais de Guiné-Bissau.


Festival de Bubaque, Bubaque

10. Gastronomia tradicional guineense

Uma mistura entre as cozinhas africana e portuguesa, o paladar é marcado pelos sabores intensos de condimentos indispensáveis como o limão e a pimenta malagueta. Entre os pratos mais típicos de Guiné-Bissau estão:Caldo de Mancarra (caldo de amendoim com carne ou peixe), Sigá (guisado de quiabos, carne ou peixe e camarões), Pitche-Patche de Ostras (arroz de ostras).


Caldo de Mancarra (caldo de amendoim)

Fonte: thisisguinebissau.com

MUNDIAL'2018 - França vence a Croácia e regressa ao trono do futebol Mundial

Golos de Griezmann, Pogba e Mbappé e um autogolo de Mandzukic construíram o triunfo gaulês por 4-2.


A França é a nova campeã mundial! A formação orientada por Didier Deschamps venceu a Croácia, este domingo, no estádio Luzhniki, em Moscovo, por 4-2, e regressou assim ao trono do futebol. Os golos de Griezmann, Pogba e Mbappé e um autogolo de Mandzukic construíram o triunfo gaulês e transformaram a tristeza de 2016, no Europeu, em euforia e orgulho.

Com um 4x3x3 habitual, com Modric nas costas do homem mais avançado, Mandzukic, a Croácia entrou pressionante e com o objetivo de travar bem alto a iniciativa francesa que, como Giroud e Griezmann na frente de ataque, se apresentou no tradicional 4x4x2. No primeiro quarto de hora só deu Croácia, mas seriam os comandados de Didier Deschamps a chegarem à vantagem, quase sem saber como. Na sequência de um livre lateral, onde ficam muitas dúvidas sobre a falta que lhe deu origem, Griezmann colocou a bola da área, Varane tentou o desvio, mas a bola acabou por raspar na cabeça de Mandzukic, traindo Subasic e fazendo o primeiro autogolo da história das finais do Mundial.

Um duro castigo para os croatas que, até então, controlaram a partida. No entanto, a reação não tardou. Sempre com Modric como maestro, a Croácia respondeu e chegou ao empate 10' minutos depois, por Perisic. Após um primeiro 'amorti' de Vida, o extremo do Inter tirou Kanté da frente e disparou um verdadeiro 'míssil' de pé esquerdo, não dando quaisquer tipo de hipóteses a Lloris. Estava relançada a final, graças a mais um golo de belo efeito.

Com tudo igual, a toada manteve-se e a felicidade gaulesa também. Sem conseguir sequer aproximar-se da baliza croata, a França conseguiu voltar à vantagem, num lance 'caído dos céus'. Lloris pontapeou a bola, originando um canto, Griezmann cobrou-o, Matuidi não conseguiu o desvio e Perisic, nas costas do médio, passou de herói a vilão ao cometer grande penalidade, por mão na bola. O árbitro Néstor Pitana ainda recorreu ao vídeo-árbitro para rever o lance e, depois, não teve dúvidas em apontar para a marca dos 11 metros, de onde Griezmann, com a frieza necessária, enganou Subasic e fez 'explidor' de novo a nação francesa. Até ao intervalo, Vida ainda teve na cabeça uma nova igualdade, mas a bola passou ao lado.

Segunda parte de loucos

No segundo tempo, a Croácia regressou com a determinação de correr atrás do prejuízo, mas a França voltou a provar que é na eficácia que está o ganho e, em dois lances de inspiração, de Paul Pogba, aos 59' minutos, e de Mbappé, aos 65', dilatou a vantagem para 4-1. Primeiro, o médio do Man. United fez 'magia' e, com um pontapé fantástico, de pé esquerdo, à entrada da área, colocou a bola longe do alcance de Subasic, e, depois, o avançado do Paris SG, com um belo pontapé de fora da área, arrumou praticamente com a questão do novo campeão mundial.

Erro para 'borrar' a pintura

Com o jogo praticamente decidido, Hugo Lloris ainda deu alguma emoção ao último quarto de hora. Num lance aparentemente inofensivo, o guardião facilitou, quase sem se perceber como, tentou a finta sobre Mandzukic e... deu-se mal. O avançado croata aproveitou para reduzir a desvantagem para 4-2 e 'reacender' a esperança dos comandados de Zlatko Dalic. Contudo, a partir daí, Croácia acusou o cansaço e, até ao final, não conseguiu o tão esperado milagre. Dois anos depois, as lágrimas dos franceses no Europeu são convertidas em sorrisos gritos de felicidade. A França é a nova campeã do mundo, enquanto a Croácia deixa uma verdadeira lição de perseverança, trabalho, qualidade e bom futebol. Daqui a quatro anos há mais...

Confira o direto do jogo:

FINAL DA PARTIDA! A FRANÇA É A NOVA CAMPEÃ DO MUNDO!

90' - Vão jogar-se mais cinco minutos neste Mundial.

 87' - Remate de Fekir para as mãos de Subasic.

83'- Livre diretamente para as mãos de Lloris.

81' - A Croácia também mexe. Sai Strinic e entra Pjaca.

80' - Substituição na França. Sai Giroud e entra Fekir.

77' - Que perigo! Belo pontapé cruzado de Rakitic, mas a bola passa ao lado.

75' - Remate de Vrsaljko ao lado da baliza francesa.

73' - Alteração na França. Sai Matuidi e entra Tolisso.

71' - Substituição na Croácia. Sai Rebic e entra Kramaric.

 68' - GOLOOOO DA CROÁCIA! Que erro de Lloris! O guarda-redes gaulês tenta dominar a bola e, sem se perceber como, oferece o golo a Mandzukic. Jogo de loucos! Está feito o 4-2!

65' - GOLOOOOO DA FRANÇA! Que tiro de Mbappé! Grande remate do avançado do Paris SG, uma das figuras deste Mundial, a fechar as contas do vencedor. A França tem o título praticamente garantido!

61' - Canto para a França. 

59' - GOLOOOO DA FRANÇA! Primeira tentativa de Pogba contra a defensiva croata, a bola sobra de novo para o médio do Man. United, que, de pé esquerdo, coloca a bola fora do alcance de Subasic. Que magia do francês! O título está cada vez mais perto!

54' - Substituição na França. Sai Kanté e entra N'Zonzi.

53' - Grande bola de Rakitic, uma vez mais, e Lloris, no 'terceiro andar', a afastar.

53' - Jogo parado por várias invasões de campo.

52' - Quase o golo da França! Melhor lance coletivo da formação gaulesa, com Mbappé a impor a velocidade e a obrigar Subasic à primeira defesa digna de registo.

49' - Novo para a Croácia.

47'- QUE DEFESA DE LLORIS! Grande jogada de Rakitic e Rebic a obrigar o guarda-redes francês a uma bela intervenção. Canto para a Croácia.

 47' - Remate de Griezmann para as mãos de Subasic.

COMEÇOU A SEGUNDA PARTE 

INTERVALO

45' - Quase o golo da Croácia! Canto de Rakitic e Vida a cabecear ao lado.

45' - Vão jogar-se mais três minutos na primeira parte.

45' - Mais um canto para os croatas.

44' - Defesa gaulesa consegue afastar o perigo. Jogo parado para assistência a Umtiti.

44' - Umtiti cede novo canto.

43' - Canto para a Croácia.

41' - Cartão amarelo para Lucas Hernández.

40' - QUE PERIGO! Grande cruzamente de Perisic e Rebic acerta nas 'orelhas' da bola. Boa reação dos croatas! 

39' - GOLOOOO DA FRANÇA! Griezmann não treme e converte a grande penalidade. Bola para um lado, guarda-redes para o outro e a França estão de novo na frente do marcador.

36' - Pitana assinala penálti para a França! Dá a ideia que Matuidi não toca na bola e, por isso, esta vai direta à mão de Perisic.

34' - Quase que Matuidi consegue o golo, mas Perisic desvia para novo canto. A França pede penálti. Néstor Pitana vai ao vídeo-árbitro rever o lance.

33' - Canto para a França.

 33' - Bom trabalho de Rebic, mas o cruzamento sai diretamente para as mãos de Lloris.

29' - GOLOOOOO DA CROÁCIA! Primeiro 'amorti' de Vida, Perisic tira Kanté da frente e dispara um verdadeiro 'míssil' de pé esquerdo, não dando quaisquer tipo de hipóteses a Lloris. Está restabelecida a igualdade e relançada esta final. Grande jogo em Luzhniki!

27' - Cartão amarelo para Kanté, depois de travar um contra-ataque da Croácia.

24' - Remate de Rakitic por cima da baliza francesa.

23' - Mais um livre de Modric diretamente para Lloris aliviar.

22' - Curiosidade: Mandzukic apontou o primeiro autogolo de toda a história das finais do Campeonato do Mundo.

21' - Responde a Croácia, também na sequência de um livre, com Vida a cabecear muito por cima, após cobrança de Modric.

19' - GOLOOOO DA FRANÇA! Livre cobrado por Griezmann no lado direito, Varane tenta o desvio, mas a bola raspa em Mandukic e Subasic não consegue evitar o golo francês. Eficácia tremenda dos gauleses e um castigo para uma Croácia que dominava por completo desde o primeiro minuto. Ficam, no entanto, muitas dúvidas sobre a falta que dá origem ao livre. 

17' - Livre perigoso para a formação gaulesa.

16' - Primeira vez que a França chega perto da área da Croácia, através de uma jogada de Mbappé, pela direita, mas a sem perigo.

14' - Boa iniciativa de Perisic pela esquerda e Umtiti a evitar males maiores para os comandados de Didier Deschamps. 

12' - Curiosidade: Kylian Mbappé torna-se hoje o quarto jogador com menos de 20 anos a discutir a final do Mundial, depois de Rubén Morán (Uruguai, em 1950), Pelé (Brasil, em 1958) e Bergomi (Itália, em 1982). Curiosamente, os três anteriores sagraram-se campeões.

11' - Grande passe de Rakitic e Perisic a não conseguir dominar a bola, já na cara de Lloris.

8' - Giroud afasta o perigo em momento defensivo.

7' - Primeiro canto do jogo e é para a Croácia.

6' - Conjunto gaulês a sentir dificuldades em trocar a bola no meio-campo croata.

3' - Pressão dos croatas nos primeiros minutos, a tentarem 'estancar' bem alto o jogo francês.

1' - França começa a final do Mundial num 4x4x2, com Griezmann e Giroud na frente de ataque, enquanto a Croácia se apresenta no tradicional 4x3x3, com Modric nas costas do avançado Mandzukic.

INÍCIO DA PARTIDA

Onze de França: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Hernandez; Pogba e Kanté; Mbappé, Griezmann e Matuidi; Giroud.

Onze da Croácia: Subasic; Vrsaljko, Vida, Lovren e Strinic; Rakitic e Modric; Rebic, Brozovic e Perisic; Mandzukic.

NAOM

AVIAÇÃO - Cabo Verde Airlines estima retomar operação normal na próxima semana

A companhia de aviação Cabo Verde Airlines (TACV) estima retomar a normalidade operacional a partir da próxima semana, depois de sábado ter chegado um primeiro avião ao país e de estar prevista para segunda-feira a chegada do segundo.


O Boeing 757, que aterrou na madrugada de sábado no aeroporto Nelson Mandela, na cidade da Praia, é dos primeiros aviões adquirido em regime de lease operacional de longo termo, segundo informou, em comunicado, a empresa.

Os contratos de lease operacional dão ao locador a opção de compra do aparelho no final do contrato.

Segundo a Cabo Verde Airlines, o avião entrará em operação imediatamente após as últimas verificações obrigatórias para a operação comercial.

"A companhia está a trabalhar para brevemente retomar a estabilidade operacional, adquirindo mais um avião em 'wet lease' (aluguer de avião com tripulação) previsto para operar a partir desta segunda-feira", afirma a empresa.

A Cabo Verde Airlines, companhia pública de aviação cabo-verdiana, estava sem aviões desde o início de julho, na sequência do fim do contrato de gestão com a Icelandair, o que levou ao cancelamento de mais de 50 voos e afetou mais de 7.500 passageiros.

"A proteção aos passageiros lesados em todos os países pelos cancelamentos irá continuar, estando a companhia a acarretar com todos os custos adicionais que incluem deslocação e transporte, bem como o alojamento, refeições e a viagem, segundo as regras internacionais", explicou.

A Cabo Verde Airlines está em processo de reestruturação, tendo o Governo assinado com o grupo islandês Icelandair um contrato de gestão, de forma a preparar a empresa para a privatização.

O contrato de gestão terminou e o Governo cabo-verdiano estima poder avançar brevemente com a privatização da empresa através da venda direta de 51% a um parceiro estratégico.

A Icelandair tem sido apontada como esse parceiro estratégico, mas a empresa ainda não divulgou se vai avançar para o negócio.

Com um passivo acumulado de mais de 100 milhões de euros, a companhia, que mudou a sua base operacional da capital cabo-verdiana para a ilha do Sal, assegura agora apenas as ligações internacionais, depois de ter sido cedido à Binter Cabo Verde o mercado doméstico.

O processo de privatização da TACV prevê a venda total da empresa, reservando 51% do capital para um parceiro estratégico, 39% das ações para investidores institucionais e 10% para emigrantes e trabalhadores.

NAOM

ARISTIDES GOMES - CPLP devia evoluir para além da cultura e língua

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, defendeu hoje que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa "devia evoluir para além" do aspeto que dominou a criação da organização, que é a promoção da cultura e língua.


Em entrevista à agência Lusa e à RTP África, o chefe do Governo analisou o que foi a presidência brasileira e antecipou o que poderá vir a ser o desempenho de Cabo Verde à frente da organização que congrega nove países.

Para Aristides Gomes, a CPLP "deve evoluir tendo em conta os problemas económicos dos países", criando facilidades nas trocas comerciais, para buscar proveito económico e distribuição de riquezas entre os povos lusófonos.

"Em termos de perspetiva, acho que devíamos evoluir para além do aspeto dominante no momento da criação, a cultura, o desenvolvimento da nossa língua comum, que é o português", sublinhou Aristides Gomes.

Tomando esse caminho, a CPLP estaria a seguir aquilo que é a tendência mundial atualmente, notou o primeiro-ministro, para frisar ser impossível deixar de lado a questão económica na "rentabilização da cooperação internacional".

"Todas as organizações internacionais estão condenadas a ter em conta o atual ritmo da mundialização das economias", salientou o chefe do Governo guineense, que considerou positiva a presidência rotativa brasileira, iniciada em 2016 e que agora vai ser assumida por Cabo Verde.

Em relação ao futuro, Aristides Gomes disse ser "preciso e desejável" que o desenvolvimento da cooperação entre os países lusófonos seja perspetivado em termos de trocas comerciais, por ser, defendeu, "o único caminho que permite o estreitamento cada vez mais da cooperação".

Gomes adiantou que a Guiné-Bissau "está a trabalhar" no sentido de apresentar um nome para a direção executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), na XII cimeira de chefes de Estado e de Governo, que vai ter lugar na terça e na quarta-feira, na ilha do Sal, em Cabo Verde.

"Estamos a trabalhar para apresentarmos um candidato que tenha uma competência no domínio da linguística", disse o chefe do executivo guineense.

Aristides Gomes defendeu ainda, por uma questão de princípio, que a CPLP deveria ter uma representação em todos os países que integram a organização, como, disse, acontece com outros espaços de concertação.

Essas representações "seriam espaços de estruturação, de reflexão de propostas comuns" não só no domínio da promoção da língua portuguesa, "mas também de estreitamento de cooperação económica", destacou o líder do Governo guineense.

Aristides Gomes respondia desta forma à pergunta sobre se a Guiné-Bissau vai solicitar, na cimeira de Cabo Verde, um representante da organização em Bissau.

Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Por LUSA

CNE PROJETA RECENCIAR CERCA DE 900 MIL POTENCIAIS ELEITORES PARA AS LEGISLATIVAS DE NOVEMBRO

O presidente da Comissão Nacional de Eleições, José Pedro Sambú, afirmou que o país estima poder recensear cerca 900 000 (novecentos mil) potenciais eleitores para as eleições legislativas de 18 Novembro próximo, contra os cerca de 780 mil registados em eleições gerais de 2014.

José Pedro Sambú lançou a intenção este sábado, 14 de Julho 2018, no final de uma visita às Comissões Regionais de Eleições (CRE) de Bafatá e Gabú, no leste do país.

A visita de acordo com um comunicado de imprensa do Gabinete de Comunicação da CNE, que a nossa redação teve acesso, ocorreu um dia depois de terem sido conferidos posse aos novos presidentes das Comissões Regionais de Eleições  (CRE).

Segundo a nota, Pedro diz estar satisfeito por constatar que as sedes regionais estão em condições muito boas para o início do processo eleitoral.

A CNE espera que o aumento da densidade populacional e a mobilidade das populações de uma zona para outra, com maior incidência na região de Bafatá, não venham a constituir obstáculos ao processo do recenseamento eleitoral.

O responsavel garantiu, no entanto, que houve um trabalho conjunto realizado nesse sentido entre a CNE e o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GETAPE) que resultou na inauguração, na semana passada, de um novo Mapa Cartográfico que vai definir as assembleias de votos a nível nacional.

Segundo José Pedro Sambú, um dos objetivos da CNE é que todos os guineenses com capacidade eleitoral ativa sejam registados durante o processo do recenseamento.

Por sua vez, os presidentes das comissões Regionais de Eleições de Bafatá e Gabú, esperam contar com a intervenção da sociedade civil para que o processo tenha sucesso.

De referir que continua por se anunciar a data do início do recenseamento eleitoral para registar os potenciais 900 mil eleitores divididos em 2.022 distritos, de acordo com o mapa apresentado no passado dia 10 de julho.

Por: Redação

OdemocrataGB

Uma variedade de milho que dá até 10 espigas, é nos camarões

Une variété de maïs qui donne jusqu'à 10 épis, c'est au Cameroun


culturebene

BOM DIA - Mito ou facto: Será que beber café o deixa sóbrio e cura a ressaca?

Pode pousar a chávena. Ao que parece, a cafeína não reverte os efeitos do consumo de álcool em excesso.


Bebeu demais ontem à noite? E, entretanto, já bebeu dois ou três cafés? Esqueça… os cientistas avisam que ingerir cafeína após o consumo excessivo de álcool não faz grande diferença no organismo.

Tal como foi revelado pelo professor Tony Moss, da Universidade London South Bank, num documentário transmitido pelo Channel 4 (estação televisiva britânica), e divulgado pela publicação The Independent, o café não ajuda, de facto, a diminuir o nível de álcool no sangue.

Ao invés, o académico sugere que, apesar de poder sentir-se mais alerta devido à toma de cafeína, a sua coordenação motora e visual permanecerá afetada pelo álcool presente no organismo.

De modo a testar esta teoria, Moss convidou cinco estudantes para participarem numa experiência, durante a qual cada um bebeu uma vodka com tónico (que continha álcool suficiente, segundo a altura e peso de cada voluntário, para os deixar embriagados).

De seguida, os participantes foram submetidos a um teste simples de forma a averiguar o seu estado de coordenação motora e visual, sendo-lhes pedido que manuseassem um aro de metal à volta de um arame, sem lhe tocar. Todos falharam.

Após terem ingerido uma chávena de café forte, os participantes sentiram-se mais alerta e tentaram realizar novamente aquele teste… e falharam mais uma vez.

Ao verificar o nível de álcool presente na corrente sanguínea dos indivíduos, através do uso de um bafómetro, Moss detetou que os índices dos participantes não tinham sofrido nenhuma ou quase nenhuma alteração após ingerirem café, e que só existe mesmo uma forma eficaz de ficar sóbrio: esperar.

“Tendo como base inúmeras pesquisas sabemos que o café não é de modo algum um antídoto para o álcool. A única coisa que o vai deixar sóbrio é o tempo. Descanse e aguarde”, disse.

POR LILIANA LOPES MONTEIRO

NAOM

ESTATÍSTICAS - Número de nascimentos na China diminuiu 3,2%

O número de nascimentos na China diminuiu 3,2% entre 2016 e 2017, segundo dados divulgados hoje pela Comissão Nacional de Saúde citados pela imprensa estatal.


Em 2016, o primeiro após o fim da política do filho único, os números apontavam para 18,46 milhões de nascimentos, com um aumento de 11,5% em relação a 2015. Agora, em 2017, registou-se o nascimento de 17,58 milhões de bebés, sendo que 51% não eram filhos únicos.

O governo chinês eliminou a política do filho único a 01 de janeiro de 2016 para combater o envelhecimento demográfico e permitiu que as famílias tivessem dois filhos.

No entanto, apesar do aumento inicial no primeiro ano, a desaceleração em 2017 e os números relativos ao primeiro semestre de 2018 estão a levar as autoridades a ponderar eliminar todos os limites de nascimento, de acordo com notícias publicadas pelos media chineses, algo que pode acontecer já este ano.

Após o fim da política do filho único, que foi introduzida em 1979, os nascimentos não aumentaram como o esperado pelas autoridades devido ao alto custo para as famílias com a habitação nas grandes cidades e serviços relacionados com a educação ou a saúde.

NAOM

ENTREVISTA - Trump quer recandidatar-se à Presidência dos Estados Unidos em 2020

O Presidente dos Estados Unidos anunciou a sua intenção de se recandidatar em 2020 à Presidência dos Estados Unidos, em entrevista publicada hoje pelo jornal britânico Daily Mail, e afirmou não vislumbrar nenhum opositor Democrata capaz de o vencer.


"Bem, eu tenho toda a intenção de fazer isso, parece que todo mundo quer que façamos", disse Donal Trump ao jornalista que o entrevistou. "Eu sinto-me bem", enfatizou, quando questionado se se vai candidatar à reeleição.

"Você nunca sabe o que acontece com a saúde e outras coisas", acrescentou, contudo, Trump, de 72 anos.

Questionado se vê algum candidato democrata capaz de o vencer nas eleições presidenciais que vão realizar-se em 2020, respondeu: "Não. Eu não vejo ninguém, conheço todos e não vejo ninguém".

[Notícia em atualização]

Por lusa

DROGAS - Brasileira morre em hotel português com droga no estômago

Uma amiga, que prefere manter o anonimato, diz que Deyse sonhava em fazer uma cirurgia plástica e seria para isso que usaria o dinheiro que ia receber com a droga.


Deyse Ricarte, de 28 anos, morreu num hotel lisboeta depois de ter aceite transportar droga no estômago do Brasil para Portugal, noticia o G1.

Antes de morrer, a jovem gravou um vídeo onde dizia que amava os pais. Segundo uma amiga, a mulher aceitou transportar os estupefacientes em troca de 12 mil reais [mais de 2.600 euros].

A mulher terá embarcado em Belo Horizonte, no dia 8 de julho, com destino a Lisboa. Morreu na madrugada do dia 9.

A polícia acredita que Deyse terá engolido varias cápsulas de cocaína e que uma terá rebentado dentro do seu organismo, provocando-lhe uma overdose.

NAOM