3 de dezembro de 2019

APESAR DA MEDIAÇÃO DOS LÍDERES RELIGIOSOS, OS SINDICATOS DOS PROFESSORES E GOVERNO CONTINUAM DE COSTAS VOLTADAS

Os Sindicatos dos Professores e o governo sentaram a mesma mesa para negociações com vista a suspensão da greve que deve começar na próxima semana. Á saída os sindicatos prometem reunir e posicionar brevemente porque a negociação não foi como o desejado

A negociação das duas partes está a ser facilitada pelos líderes religiosos e as partes conseguiram chegar ao entendimento mas segundo os sindicatos, o governo não conseguiu cumprir com a sua parte e os sindicatos tinham alertado que o facto poderia romper o acordo assinado.

À imprensa, depois do encontro, Bunghôma Duarte Sanhá, porta-voz dos sindicatos disse que saíram decepcionados com a forma como este último encontro decorreu.


Nota
“Estamos tristes porque os Lideres religiosas que estavam a mediar os problemas estavam a ser apunhalados por alguém que procurava como retirá-los os pés no chão. Vamos voltar a nossa sede e em breve vamos pronunciar alguma coisa”

Por outro lado Bunghôma disse que durante a negociação foram surpreendidos com a retirada da carga horária e que foi substituída com subsídio de giz e o facto reverte no salário dos professores.

“Os Lideres Religiosos estão a fazer um trabalho mas há alguém atrás a lançar as pedras”    

Portanto o secretário-geral do Ministério da Educação Nacional confirma que a maior dificuldade durante a negociação está ligada mais à carga horarias.

“Este nível não acabe a nós mas podemos ultrapassar esta situação, portanto o mas importante é a Guiné-Bissau”  

O Porta-voz dos Lideres religiosos, Pastor Carlos Quissanguê, aconselhou o Governo e os sindicatos a cumprirem com os seus deveres.

“Estamos num momento que não vai facilitar no desenvolvimento deste processo”  

Esta é a terceira ronda de negociação mediada pelo governo. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Turé da Silva

radiosolmansi.net

25% de abstenção ! - Não nka fia

25% de abstenção !
Será?
Não nka fia.
Alguém devidamente recenseado, ku si cartão de eleitor na mão, si bai pa vota é falal bu nome ka sta na lista, será ku kila ta falado abstenção ? 

De forma ku es eleição disputado, ku determinação e dedicação de militantes simpatizantes e amigos, nka muito fia si e número considerável de guineenses na sinta pa fala sé boca ka sta la. Nao nunca.

I bom esclareci di kuma hora ku no na papia de abstenção e so kilis ku tené badja sé cartão, ma k pa um motivo ou outro, é decidi fala sé boca ka sta la. Kilis ku ka tchiga de tené cartão de eleitor ka mati.

CNE pa questão de objetividade e transparência bo requalifica es terminologia, porque na Bairro de Enterramento, Afia ,Gabu sinho alias, bairros periféricos, gentes sai nam e na busca na cal assembleia de voto ku sé nomes sta nel.

Si e " abstenção " preocupano tanto, então pa CNE assumi si responsabilidade, es eleição tem ku limpo pus! Suma laba de nha mamés de CAIO.

Ali mbim mas pidi voto pa nha candidato.



Por Cabral Muri 

FORÇAS ARMADAS OFERECEM PRODUTOS AGRÍCOLA ÀS PESSOAS CARENCIADAS


As Forças Armadas da Guiné-Bissau reconheceram, hoje (03 de Dezembro), que a dieta alimentar dos militares nos quarteis é um grande encargo para o governo.

Hoje (03), foi feita a entrega simbólica de mais de três toneladas dos produtos agrícola aos pacientes internados nos dois principais centros hospitalares de Bissau (Hospital Nacional Simão Mendes e Hospital Militar Principal). Os alimentos produzidos pelos próprios militares também foram doados aos presos do centro de detenção da Polícia Judiciária de Bandim assim como às crianças do jardim Teresa Badinca.

Em declaração aos jornalistas, depois das formalidades, o Brigadeiro General, Saliu Baldé, da chefe de divisão dos recursos materiais do Estado-Maior, disse que a produção da força armada está a crescer sobretudo com ajuda da república popular de China.

“A produção está a crescer porque recebemos algumas máquinas agrícolas através dos nossos parceiros entre quais a China. A ambição maior do Chefe do Estado-maior é de fazer com que um dia as forças armadas possam produzir para minimizar a despesa do governo, porque é um encargo grande para o governo a alimentação dos militares”, sustenta.

Em relação a oferta dos produtos agrícolas produzidos pela força armada, Saliu Baldé promete continuar com o gesto uma vez que este donativo é uma parte da colheita de lavoura das forças armadas.

“Este gesto vai continuar porque é uma parte de lavoura que nós [militares] já colhemos para não estragar. Decidimos oferecer às pessoas que pensamos que são carenciados, nós produzimos muitas coisas para melhorar a dieta das pessoas”, afirma.

Em nome dos beneficiários, Porna Zilli, director do serviço penitenciários de Bandim, agradeceu o gesto e promete fazer chegar a oferta ao seu destino.

“Sentimos muito honrado com este gesto das forças armadas, esperamos que não vão acabar aqui e nós [beneficiários] vamos fazer chegar ao seu destino esta oferta”, garante.

As Forças Armadas ofereceram, esta terça-feira, cerca de três toneladas de produtos agrícolas aos pacientes internados nos dois principais centros hospitalares de Bissau e os presos do centro de detenção da Policia Judiciaria de Bandim assim como as crianças do jardim Teresa Badinca.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

radiosolmansi.net

O terceiro candidato mais votado na primeira volta das presidenciais, Nuno Gomes Nabian vai apoiar, na segunda volta, O General de Povo Umaro Sissoco Embaló. O acordo político foi assinado hoje em Dakar, capital do Senegal

ACORDO PARA A VITÓRIA FIMAL: NUNO NA BIAM & UMARO SISSOCO EMBALÓ 👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻














A CONFIRMAÇÃO DE ACORDO: UMARO SISSOCO & NUNO GOMES NABIAM

O Acordo entre Umaro Sissoco Embaló e Nuno Gomes Nabiam para apoio à segunda volta foi assinado esta manhã em Dakar, Senegal


















DIA 29, VOTA MÁS NA "2" - VIVA MUDANÇA ✌🏽



Belmiro Pimentel

CNE realiza sorteio de posicionamento no Boletim de Voto dos dois candidatos apurados para a segunda volta das presidenciais entre Domingos Simões Pereira e Umaro Cissoko Embalo



Aliu Cande 
O Acordo entre Umaro Sissoco Embaló e Nuno Gomes Nabiam para apoio à segunda volta foi assinado esta manhã em Dakar. 
Os contornos do acordo que inclui o Partido da Renovação Social (PRS), devem ser conhecidos ainda esta terça-feira à tarde..

Fonte: Prs Diáspora

A SINCERIDADE, HONESTIDADE E LEALDADE SÃO DAS VIRTUDES QUE DEVEM CARACTERIZAR O PERFIL FUTURO CHEFE DE ESTADO DA GUINE BISSAU, QUE ANTES DE MAIS DEVE SER PATRIOTA E TER A CAPACIDADE DE CONCILIAR E RECONCILIAR OS GUINEENSES.

QUANDO O CHEFE DE UM PARTIDO HISTÓRICO TRAI SEUS CAMARADAS OU QUANDO SE MENTE TUDO DEIXA DE TER O SEU VALOR E  DEVIDA CONSIDERAÇÃO:



Por Rogerio Dias

Comer carne é fundamental para sobrevivência do planeta, dizem cientistas

Os animais criados para a alimentação contribuem para aumentar a biodiversidade.


Muitas pessoas escolhem o veganismo ou vegetarianismo não apenas como uma forma de manter uma dieta mais saudável, mas também com o intuito de proteger o planeta. Todavia, investigadores indicam que excluir a carne da alimentação diária não é tão ecológico quanto se pensa. Isso porque os animais criados para a alimentação ajudam a aumentar a biodiversidade. Sem eles, portanto, a natureza também poderia ser prejudicada.

Os cientistas sublinharam ainda que a carne é crucial para alimentar a população mundial, especialmente porque contém nutrientes importantes, como a proteína, que acarretam benefícios para a saúde física e mental.

“A carne tem enormes vantagens sociais. É uma fonte importante de proteína, energia, micronutrientes altamente biodisponíveis e até pequenas quantidades de alimentos de origem animal têm um efeito realmente importante no desenvolvimento cognitivo e físico de crianças e adultos”, comentou Geoff Simm, da Universidade de Edimburgo, na Escócia, ao jornal The Telegraph. 

Mudanças no mercado pecuário

Os cientistas afirmaram ainda que muitos produtores se sentem hostilizados pela recente 'demonização' da carne como solução para o uso da terra. De acordo com os especialistas, embora essa preocupação seja válida, estudos mostram que reduzir a produção pecuária interfere pouco nessa questão. 

Adicionalmente, destacam que muitos produtores estão a procurar soluções para diminuir as emissões de metano para ajudar o meio ambiente. Uma dessas alternativas sustentáveis é a criação de animais que crescem mais rápido e comem menos. Mike Coffey, da Faculdade Rural da Escócia, destacou que a diferença de emissão de metano entre o gado considerado 'melhor' e 'pior' é de cerca de 30%, portanto, se todos os produtores se empenharem em criar um gado mais eficiente, as emissões poderiam cair em um terço. 

Outro projeto em desenvolvimento envolve a rotulagem do produto para que o consumidor possa saber o quão poluente é a carne que está a comprar. Aqueles realmente preocupados com o meio ambiente optariam pela carne mais ecológica, o que estimularia a adaptação do mercado.

Já Andrea Wilson, da Universidade de Edimburgo, acrescentou que pouco se sabe a respeito do real impacto do veganismo no meio ambiente, o que torna necessário a realização de estudos para confirmar se o método realmente poderia ser uma alternativa mais ecológica. “Sabemos muito sobre o setor pecuário porque as pessoas analisaram [essa questão]. Mas sabemos muito pouco sobre o setor vegan. E o perigo disso é que acabamos por demonizar um e dar preferência ao outro demasiado rápido”, concluiu. 

NAOM

Confira a declaração dos veteranos da guerra da independência

O POVO GUINEENSE JÁ QUER AS MUDANÇAS POLITICAS, PELO QUE ABRAÇA A NOVA GERAÇÃO DE PARTIDOS POLITICOS, SOBRETUDO AQUELE QUE PROMETE: ALTERNANCIA DEMOCRÁTICA -  MADEM-G15:
Ouçam Almame Queba Djassi, José Saico Baldé e outros:



Bissau Última-Hora

PESSOAL CONTRATADO DO HNSM EM GREVE DE 17 DIAS


O Sindicato de Pessoal Contratado de Saúde (SPCS) inicia a terceira vaga de greve geral de 17 dias úteis, no Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM) que é considerado maior centro hospitalar da Guiné-Bissau.

A greve iniciou, esta segunda-feira (02 de Dezembro), e terminara à meia-noite do dia 24 do corrente mês.

Perante a paralisação, numa entrevista telefónica à Rádio Sol Mansi (RSM), o presidente do Sindicato do Pessoal Contratado da Saúde, Reinaldo Camala, disse que estão a exigir a retorno dos funcionários contratados expulsos assim como a devolução do salario dos funcionários e do pagamento dos seis meses de salário em atraso.

“Estamos a exigir a devolução do salario dos funcionários, o pagamento do salário em atraso de seis meses «Junho a Novembro», o pagamento de subsídio de vela e prémio dos exactores assim como a melhor condição de serviço e seguros dos funcionários contratados”, explicou o presidente do Sindicato de Pessoal Contratado de Saúde do HNSM.

O sindicalista denuncia a tentativa da direcção do hospital em contratar outros funcionários para dar a cobertura aos serviços afectados por causa da greve por isso alerta que, caso a situação persistir até sexta-feira, vão fechar o HNSM por completo e sem serviço mínimo.

“Negociamos o serviço mínimo com a direcção, agora estão a contratar outros funcionários para cobrir os serviços afectados com a greve. (…) Caso a situação continuar até sexta-feira (06 de Dezembro) vamos a um outro tipo de greve sem a observação do serviço mínimo”, adverte Reinaldo Camala que disse esperar um acordo com a direcção do HNSM para o levantamento da greve para o bem-estar da população mais carenciada.

“Esperemos que até esta vaga de greve terminar poderemos chegar a um acordo com a direcção de HNSM para aliviar a dificuldade da população que procura o serviço”, sustenta.

O presidente do Sindicato de Pessoal Contratado de Saúde Reinaldo Camala promete trabalhar para dignificar os funcionários através de uma “luta justa, transparente e digna” como a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG).

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi

Belmiro Pimentel - NÔ BAI VOTA DIA 29 DE DEZEMBRO NHA ERMONS. VIVA MUDANÇA.



Belmiro Pimentel 

Lina De Sa fez uma transmissão ao vivo



Lina De Sa 

Iazid Sadjali Baio KUMA, SÓ QUIM KU BURRU BURRU BURRU MÁ BURRU DI BARDADE KUTA OBI MITOS IKATA PUNTA NA INTERNET ITA PEGAL PA BARDADE. NA PLENA SEC.21. KUMA SISSOCO KABA NA NONA (9') CLASSE.

MÁ NA PUNTA CUMA CU ALGUIM PUDI LICENCIA NA LISBOA KU SERTIFICADO DE NONA(9') CLASSE.

ANTA LISBOA GOSSI BISSAU OU MADRID TAMBI BÁFATÁ





Iazid Sadjali Baio

Jorge Herbert - POVO DA GUINÉ-BISSAU LIVREM-SE DO PAIGC PARA SE LIVRAREM DE UMA NOVA COLONIZAÇÃO...

Por Jorge Herbert

Lebsimenti tem na nha pátria bó! Organizações internacionais é que organizam marcha da paz, para os guineenses! Que assumam de vez que estão a fazer política ativa de forma vergonhosa na Guiné-Bissau, em prol de um candidato e sem respeito pelo povo e a sua soberania! Depois admiram haver reações populares desproporcionais!

Esta marcha foi concerteza autorizada e ninguém será espancado até à morte!

POVO DA GUINÉ-BISSAU LIVREM-SE DO PAIGC PARA SE LIVRAREM DE UMA NOVA COLONIZAÇÃO...

Caminhada matinal
A representante da UE lembrou-se de fazer uma caminhada matinal de apoio a DSP. Todos sabem o que significa o "celebrar da parceria" (que já custou 25 milhões de euros, ou seja, mais de 10 000 CFA por guineense) com a CEDEAO. A presença da ECOMIB, ao contrário do que afirma, não "desempenha um papel central" nem "reconhecido" na "garantia da paz e da segurança no país". 
A CEDEAO, como colectivo de Chefes de Estado, foi militarmente humilhada pelo Chefe de Estado Maior das Forças Armadas guineenses (ao desautorizar o envio de mais tropas de ocupação, aliás contestadas pela aliança parlamentar maioritária).

A marcha é uma ofensa à soberania nacional e uma grosseira ingerência na campanha eleitoral em curso. A senhora trocou as voltas ao percurso, o qual deveria acabar no aeroporto, com o embarque para a procedência, pois é indesejável no país, tal como os mercenários que se gaba de pagar. A insónia candidata-se a pesadelo, mas, mais tarde ou mais cedo, terá de pagar a respectiva factura. Para já, marchará sozinha, com o DIPLOmata da CEDEAO.//J. F. Gomes