sábado, 5 de novembro de 2016

A CEDEAO apenas divulgou a versão Inglesa do Comunicado Final da mediação da Presidente da Libéria, Ellen Johnson.



O Aly Silva volta a fazer uma montagem fotográfica e dá um tiro no seu próprio pé com as suas mentiras

Analisem comigo está foto:
Nós sabemos como são os guineenses.  Dá udju de kume.
Caso como eles dizem sobre enchente do pessoal, porque razão apenas 5 jovens e sem multidão?  Observem atrás dos jovens, ninguém caminhando, ninguém passando ou assistindo.
Porquê? ?? Montagem. 
Ninguém vai morrer ou  ser espancado, torturado e morto na Vossa mentira.
Fracasso total na manifestação liderada pela Direcção do PAIGC e comparsas. Querem saber porque é que o povo não caiu na cilada? Foi porque deram conta que era mentira os pretextos invocados pelos alugateres da marcha encomendada. “É povo li, ninguim cana n`ganal mas”
Quando estavam a comer ninguém chamou o povo. Agora vos mandaram para p ………… querem a solidariedade do povo.

PRESIDENTES DA GUINÉ-BISSAU E DA LIBÉRIA, JOSÉ MÁRIO VAZ E ELLEN JOHNSON, RESPECTIVAMENTE, ESTÃO REUNIDOS NO PALÁCIO DA REPÚBLICA EM BISSAU.

ANP diz que o Presidente da República é o principal foco de bloqueio e de instabilidade governativa;

PAIGC quer que lhe seja devolvido o Poder que conquistou nas eleições legislativas;

PRS defende a nomeação de uma nova figura como primeiro-ministro na base da nova maioria parlamentar como solução;

GRUPO DOS QUINZE defende o cumprimento escrupuloso do acordo de Conacri e que seja o Presidente da República a escolher a figura da sua confiança e de consenso para liderar um novo Governo;

Primeiro-ministro, Baciro Djá defende a manutenção do atual Governo que diz ter a maioria dos deputados no parlamento.
 


 
 
 






Foto de Braima Darame.

PAIGC E O GRUPO DOS QUINZE NA MESMA SALA COM MEDIAÇÃO DA CEDEAO

A delegação da CEDEAO, liderada por Ellen Johnson está reunida com a direção superior do PAIGC e representantes do grupo dos quinze deputados dissidentes do PAIGC. A reunião decorre num dos hotéis da capital.








Foto de Braima Darame.

DESOBDIENCIA DE ORDEM PUBLICA

MANIFESTAÇÃO MORTIÇO








Timor-Leste é o país lusófono com mais liberdade de educação

Timor-Leste é o país lusófono com melhor desempenho no Índice da Liberdade de Educação, da autoria da fundação Novae Terrae e da organização não-governamental Oidel, com estatuto consultivo na UNESCO e no Conselho da Europa.


O Índice da Liberdade de Educação -- que se debruça sobre a evolução das políticas nacionais e a proteção e promoção do direito à liberdade de educação -- analisa a situação em 136 países, que representam 94 por cento da população mundial, entre os quais Portugal e os lusófonos Angola, Brasil, Moçambique e Timor-Leste, e ainda Guiné Equatorial (que faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa desde 2014).
 
O índice classifica Timor-Leste na 25.ª posição. Apesar de apenas pouco mais de metade da população do jovem país asiático ser alfabetizada, o financiamento público para a educação representa 9,5% do Produto Interno Bruto -- um valor acima dos 6,5% em Moçambique, 6,3% no Brasil, 5,1% em Portugal e 3,5% em Angola.


Mais alunos em escolas não-estatais e apoios financeiros para salários de professores e custos de funcionamento dos estalecimentos de ensino privados são outros dos itens que contribuem para o bom desempenho de Timor-Leste.

Portugal, o segundo país lusófono com melhor prestação, só surge no 45.º lugar. Seguem-se Brasil (58.º), Angola (83.º), Guiné Equatorial (91.º) e Moçambique (115.º, o único dos lusófonos que não prevê o financiamento público de escolas privadas).

Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe são apenas referidos no que a lei diz sobre o direito à liberdade de educação.

A liberdade de educação é um direito universalmente reconhecido, sendo apenas proibida, entre os 136 países analisados, em Cuba, Gâmbia e Líbia.

Dos países analisados, 84 reconhecem esse direito na Constituição (a exceção, entre os países lusófonos, é a Guiné-Bissau).

Se 73 por cento dos países concedem financiamento público à educação privada, apenas 30 por cento o fazem de forma consistente, com os outros, incluindo Portugal, a darem um apoio fraco ou indefinido.

Os autores do índice assinalam as dificuldades que tiveram em obter dados em muitos países, o que revela "falta de transparência".

Os países com maior grau de liberdade estão no grupo Europa/América do Norte, liderados por Irlanda, Holanda e Bélgica. Mas, nos 15 primeiros lugares, há países de outras geografias, como Chile, Peru, Coreia do Sul e Israel.

A região Ásia-Pacífico (muito importante em termos de peso demográfico) está bem qualificada, graças ao desempenho de países como Japão, Índia, Coreia do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Singapura e Timor-Leste. A China ainda está abaixo da média mundial.

Entre os países árabes, apenas Líbano, Jordânia e Qatar estão acima da média.

No documento assinala-se que países como Espanha, Nicarágua e a "surpreendente" Suécia proibiram recentemente o ensino doméstico, o que já vigora na Alemanha, por exemplo.

Ora, para os autores do relatório, "o ensino doméstico é um bom indicador de confiança do Estado nos pais e na sociedade civil".

O relatório conclui que "o ensino doméstico é um fenómeno em crescimento" em todo o mundo, exceto nos países árabes e africanos. Esse aumento "pode ser interpretado quer como um desajustamento da escola às necessidades da população, quer como um sintoma de fracasso do sistema educativo formal", reflete.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

O PRS ORGULHA-SE DO SEU PASSADO E ACREDITA NUM FUTURO RISONHO PARA A GUINÉ-BISSAU, BASEADA NA PARTICIPAÇÃO ACTIVA, DE TODOS OS HOMENS E MULHERES GUINEENSES.






"Clinton está sob influência de Satanás. É pecado votar nos democratas"

Uma igreja de San Diego espalhou panfletos e está a fazer campanha contra Hillary Clinton.


© Reprodução Huffington Post

A Igreja Católica Imaculada Conceição, em Old Town, San Diego, emitiu um polémico boletim em que os fiéis eram aconselhados a votar “como católicos”, sendo incitados a votar em Donald Trump.
 
“É um pecado mortal votar no Partido Democrata”, pode ler-se num texto que foi distribuído em diversas alturas e em que são abordados temos sensíveis como o aborto, reporta o Huffington Post.


Inicialmente foi distribuído um panfleto escrito em inglês e em espanhol onde havia um guia para que os católicos votassem em conformidade com a religião. Pouco tempo depois surgiu um folheto que apresentava cinco posições políticas democráticas que são contra os ensinamentos da Igreja.

Nesse segundo panfleto estava escrito que Hillary Clinton estava “sob influência de Satanás” e que nenhum católico deveria votar nela, caso contrário iria estar a cometer um “pecado mortal que leva ao inferno”.

O padre da igreja em causa, Richard Perozich, explicou ao New York Daily News que disse aos seus fiéis que iriam para o inferno se votassem na candidata democrata. Contudo, frisou também que o panfleto não é da responsabilidade da igreja e que a folha foi tornada pública fora do context.



Read also:

Várias partes de emails de Hillary Clinton foram classificadas

O Departamento de Estado norte-americano classificou hoje partes de mais dois correios eletrónicos enviados a Hillary Clinton, atual candidata democrata à Casa Branca, durante o seu mandato como secretária de Estado... Ler Mais


Tem 80 anos, uma força de vontade enorme e é exemplo a seguir

"A natureza determina idade mas não o estado de espírito", diz Wang Deshun
© IMAGINECHINA

Se o mundo da moda é conhecido por proporcionar carreiras exponenciais mas curtas, Wang Deshun quer mudar esse paradigma e mostrar a si mesmo (e aos outros) que é possível manter a forma mesmo quando a idade continua a aumentar.

O ator e artista chinês tem 80 anos e pretende continuar a desafiar-se a si mesmo, sendo que a moda é um dos seus principais objetivos.

No último ano, Wang deu que falar na Semana da Moda da China ao estrear-se nas passadeiras e ao tornar-se um ícone nacional.

Porém, agora voltou a estar ao centro das atenções devido a um vídeo em que fala de si próprio e conta parte da sua história de vida.

Em entrevista ao The New York Times, Deshun contou que continua a trabalhar três horas por dia, em que ensina moda e organiza desfiles.
 
“Tem a ver com estado de espírito, não com idade”, disse, acrescentando que “a natureza determina idade mas não o estado de espírito”. A chave apresentada pelo idoso é arranjar sempre uma meta e nunca desistir.


noticiasaominuto.com

FREIRAS FRANCISCANAS ABANDONAM NHOMA DEPOIS DE AMEAÇA DE MORTE


Freiras Franciscanas de Imaculada de Conceição decidiram abandonar, quinta – feira (03/10), a paróquia Nossa Senhora da Paz em Nhoma, norte do país, região de OIO, em consequência dos actos de vandalismo de que estão a ser vítimas por pessoas não identificadas

Os autores destes actos ameaçam, através de uma carta, violentar as irmãs caso estas não abandonarem a paróquia num prazo de quatro (04) semanas.

As irmãs foram apedrejadas na noite de sábado (29/10) por um individuo não identificado: No domingo a janela do armazém das irmãs foi violada e supostamente a mesma pessoa levou oito (08) sacos de cimento e vinte (20) litros de gasolina; mesmo com estes actos na última segunda-feira (31/10), pelas 20 horas de Bissau, supostamente o mesmo grupo vandalizou a viatura das irmãs quando estavam na oração.

Face a esta situação foram encerrados o posto de sanitário e jardim infantil das irmãs onde trabalhavam as irmãs.

Em jeito de solidariedade o liceu São Bernardino de Cena de Nhoma encerrou as suas portas. Para esta sexta-feira (04/11) uma reunião dos comités de tabanca de sector de Nhacra, com o objectivo de buscar uma solução conjunta para desencorajar estas práticas criminosas.

O pároco da Paróquia da Nossa Senhora da Paz de Nhoma, Frei Renato Ciumento, disse que a decisão das irmãs abandonarem o sector foi tomada depois de uma reunião com o responsável máximo da Igreja guineense.

“As irmãs vão continuar a trabalhar no bairro de Cuntum Madina, em Bissau, porque a sua superiora no México decidiu que não existe segurança suficiente para continuarem a trabalhar”, explica.

Entretanto, a administradora do sector de Nhacra, Maria Sábado Indela, exorta o ministro do interior no sentido de reforçar os efectivos policiais no sector para desencorajar estes actos de violência.

“Na Nhacra só temos quatro (04) efectivos e eles não podem fazer nada (tendo em conta o numero de violência registado). A missão católica precisa de segurança e, nós, estamos na Nhacra sem comissário policial”, revela.

Sobre o assunto, ouvido pela Rádio Sol Mansi (RSM), o ministro de Estado do interior, Botche Cande, promete ainda ontem, quinta-feira (03/10), usar “todos os mecanismos” para pôr cobro a esta situação, e, se for preciso irá recorrer aos militares no sentido de reforçarem as forças de segurança, para estancar actos de vandalismo que se verificam contra estas irmãs, na localidade de Nhoma…

“Temos que garantir segurança para que aquelas irmãs possam continuar os seus trabalhos. Porque, de facto, o que aquelas irmãs fazem para o povo guineense é louvável e se existir pessoas a violarem os direitos daquelas freiras o governo não irá admitir isso. Vamos abandonar o nosso gabinete e onde existir violência estaremos presentes e mesmo se for preciso com a intervenção do chefe das forças armadas. Vamos acabar com estes actos de violência no país, custe o que custar”, promete Botche Cande.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

PRS CONDENA AMEAÇA DE MORTE CONTRA FREIRAS DE NHOMA

 

Radio Sol Mansi, 04 Nov 2016 - A Direcção Superior do Partido da Renovação Social (PRS) condena a ameaça de morte a que as Freiras Franciscanas da Imaculada de Conceição são alvos por pessoas não identificadas na secção de Nhoma, sector de Nhacra, região de OIO, norte do país
 

A condenação foi ouvida no princípio da tarde desta sexta-feira (04/10) após a reunião que a direcção superior do partido, chefiado pelo seu presidente, Alberto Nambeia manteve com o Bispo de Bissau.

Vice presidente do PRS, Sertório na Biote, disse que o seu partido irá fazer todas as diligências junto das autoridades para trazer a justiça os autores deste acto.

Na Biote manifestou por outro lado a total solidariedade do PRS para com a Igreja Católica guineense pedindo as autoridades de sector de Nhacra e a população no sentido de retornar a estabilidade na referida missão e apoiarem para que as freiras tenham condições de trabalhar com segurança.


O Presidente do PRS, Alberto Nambeia, lamenta o facto e pede a colaboração para descobrir os autores deste acto tendo garantido que o seu partido tudo fará junto das autoridades para solicitar segurança para a retoma das actividades das freiras na secção de Nhoma.


Freiras Franciscanas de Imaculada de Conceição decidiram abandonar, quinta – feira, a paróquia Nossa Senhora da Paz em Nhoma, norte do país, região de OIO, em consequência dos actos de vandalismo de que estão a ser vítimas por pessoas não identificadas


Os autores destes actos ameaçam, através de uma carta, violentar as irmãs caso estas não abandonarem a paróquia num prazo de quatro (04) semanas.

Face a esta situação foram encerrados o posto de sanitário e jardim infantil onde trabalhavam as irmãs e como consequência mais de 900 crianças estão sem estudar.


Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Amadu Uri Djalo

Radiosolmansi

O secretário de Estado da Ordem Pública , esteve na TGB a apelar para que a população não aderira à manifestação de amanhã , porque eles não garantirão segurança e fecharão as avenidas .

O Ministério do Interior da Guiné-Bissau emitiu esta noite um comunicado no qual, informa que não consegue assegurar duas marchas autorizadas para praça de Império do dia 5 de Novembro. Uma marcha dos Cidadão Inconformados e outra do Movimento JOMAV Presidente. A razão é que amanhã, Ellen Johnson Saerlif, presidente da Libéria estará em Bissau.


SS 04.11.2016