quinta-feira, 29 de abril de 2021

BADEA DISPONIBILIZA 43 MILHÕES PARA FINANCIAR A CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS NA GUINÉ-BISSAU

Fonte: Rádio Jovem Bissau 

O Banco Árabe para o Desenvolvimento Economico de Africa (BADEA) vai financiar o projeto de construção de 27 quilómetros de estradas na Guiné-Bissau, anunciou esta quinta-feira, 29 de abril, o ministro das Finanças, João Mamadú Fadiá.

Segundo João Mamadu Fadiá, o projeto é  orçado em 48,6 milhões de dólares, cuja parte substancial será financiada pelo BADEA em 43 milhões de dólares e pelo executivo em 5, 6 milhões de dólares.

Em declaração aos jornalistas, após a assinatura do termo do memorando, o ministro das Finanças, João Mamadú Fadiá, revela que a missão está no país para assinar o acordo de desembolso desse valor, a título do empréstimo concecional.

"É um empréstimo concecional do BADEA, taxa de juros varia entre 1,5 e 2% e o montante em causa é de 43 milhões de dólares", explicou Mamadú Fadiá.

Segundo uma nota do Ministério das Finanças que a Rádio Jovem teve acesso, o referido banco irá financiar a construção da estrada que liga a cintura sul de Bissau, numa extensão de 12.9km, ao cruzamento de Guimental, atravessando os distritos meridionais de Cuntum Madina e termina na zona portuária.

A nota refere que BADEA financiará ainda a estrada que liga Bissau – Nhacra, numa extensão de 14, 1km, com inicio no cruzamento do bairro dos Combatentes da Liberdade da Patria em Antula e termina no centro de Nhacra, incluindo a construção da ponte sobre Rio Nhoma.   

O memorando do projeto foi assinado por uma missão do BADEA chefiado por Mounir Benseddik e por titular da pasta das Finanças guineense, Mamadú Fadiá, nas instalações do Ministério das Finanças do país.

O início deste projeto está previsto para outubro de 2021, devendo as obras de construção iniciarem no mês de maio de 2022 e termina no ano de 2024. 

Por: Alison Cabral

NOVO PRÉ-AVISO DE GREVE NA FUNÇÃO PÚBLICA GUINEENSE PARA O MÊS DE MAIO, COM O INÍCIO DAS 00HORAS DO DIA 03 ATÉ 23 HORAS E 59 MINUTOS DO DIA 31 DE MAIO DE 2021.

SINDICATO DEMOCRÁTICO DOS PROFESSORES E FRENTE NACIONAL DOS PROFESSORES E EDUCADORES (SINDEPROF E FRENAPROFE) 

            "FRENTE COMUM"

INFORMAÇÕES EM TEMPO REAL!

NOVO PRÉ-AVISO DE GREVE NA FUNÇÃO PÚBLICA GUINEENSE PARA O MÊS DE MAIO, COM O INÍCIO DAS 00HORAS DO DIA 03  ATÉ 23 HORAS E 59 MINUTOS DO DIA 31 DE MAIO DE 2021. 

Bissau, 29 de abril de 2021


O Responsável da Informação, Dinamização e Divulgação de Atividades Sindicais (Departamento da Comunicação: Mamandin Indjai & Queba Seidi)

QUEBSE

Queba Seidi  

LANÇADO PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DO CID NO PAÍS

Por radiobantaba.com 29/04/2021

Na Guiné-Bissau foi lançado esta quinta-feira, 29 de abril, o projeto de implementação do Código Internacional de Doenças (CID).

Segundo a Organização Mundial da Saúde no país, o projeto é orcado num valor de 150,000 USD com fundos da Bloomberg Philanthropies’ Data for Health initiative e Vital Strategies.

De acordo com a informação publicada na página do Facebook da instituição, a abertura foi presidida por Cornélia Aleluia Lopes Mam, Secretária de Estado da Gestão Hospitalar e a iniciativa vai ser coordenada por Quinta Sanha Insumbo, Diretora Geral do Estabelecimento dos Cuidados de Saúde.

VJ

Cerimónia de Entrega de Diplomas aos finalistas da 10@ Geração da Universidade Lusófona da Guiné.


Cerimónia de Entrega de Diplomas aos finalistas da 10@ Geração da Universidade Lusófona da Guiné...Parte 2
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Fonte: RadioBantaba 

Recém empossado Ministro da administração pública, recebido com pré aviso de greve

Isto porque, a União Nacional dos trabalhadores de Guiné-Bissau (UNTG) entregou esta quinta-feira 29/04/2021 um novo pré aviso de greve ao Ministro da administração pública, trabalho, emprego e segurança social, Tomane Baldé, prevista para o dia 03 a 31 do mês de Maio.

No presente pré aviso, o central sindical exige do governo cumprimento de 20 pontos, entre os quais, o início de pagamento da carga horária subtraída ao professores, como forma de desbloquear e facilitar a retoma das aulas nas escolas públicas, desbloquear salários e repor os descontos e subsídios feitos aos funcionários do Ministério das Finanças e de Saúde que aderiram a greve.

Por outro lado, exigem a criação de uma comissão multidisciplinar que integra os sindicatos com o propósito de fazer um diagnóstico real a nível da atual inflação, e propor a nova tabela salarial na função pública e definição do salário-mínimo nacional, agendar para a segunda quinzena de Maio a reunião do Conselho permanente de concertação social, com o propósito de discutir a situação dos ditos estagiários e contratados com mais de três anos de serviço na administração pública.

O documento continua a exigir o lançamento de concurso público interno entre efetivos nos diferentes Ministérios para o preenchimento das vagas de Diretores de serviços e chefes de divisão.

Ainda no pré aviso, os Sindicalistas afirmam a disponibilidade de um diálogo sério e responsável com o governo, e Caso o não cumprimento das exigências acima citadas, o Central Sindical ameaça proceder com a paralisação na função pública com início a partir do dia 03 a 31 do mês de Maio.



Com: CGB

Agência de Notícias da Guiné-Bissau

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS

Confira as medidas anunciadas pelo Executivo,  após a reunião ordinária semanal do Conselho de Ministros.



Primeira Sessão do Conselho de Ministros após a Remodelação Governamental

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau / Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

PAIGC - Comissão Permanente

Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

Nous sommes tous des athlètes d’exception. La seule différence c’est que certains s’entrainent, et d’autres non.

Toutes mes félicitations à notre champion son Excellence, Mr. Le Président de la République, le général El-Moctar Umaro Sissoco Embalo pour cette volonté politique de changer l'image de la Guinée Bissau.

#E_Possivél_Uma_Nova_Guiné.

 Alexandro Sana Djalo 

FUMADORES - Estudo revela que fumar cigarros eletrónicos aumenta risco de bronquite

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  29/04/21  

O cigarro eletrónico é comummente utilizado como alternativa para quem pretende parar de fumar os ditos cigarros normais, porém o produto inovador prejudica a passagem de muco pelas vias respiratórias.

Uma nova pesquisa realizada por uma equipa de investigadores nos Estados Unidos revela que fumar cigarros eletrónicos dificulta a passagem de muco pelas vias respiratórias. Denominado de 'disfunção mucociliar', trata-se de um sintoma vulgar em doenças do pulmão, como por exemplo asma e fibrose cística, reporta um artigo publicado na revista Galileu.

De acordo com os investigadores, o uso do dispositivo formulado como uma opção viável ao cigarro tradicional pode também elevar o risco de incidência de bronquite. Tal ocorre porque a desidratação dos fluídos faz com que o muco se torne mais viscoso, deixando os brônquios significativamente mais vulneráveis a infecções.

"O estudo foi iniciado a partir de uma pesquisa da nossa equipa sobre a influência do tabaco na depuração mucociliar das vias respiratórias", disse num comunicado emitido à imprensa, Matthias Salathe, professor de cuidados médicos na Universidade do Kansas, nos EUA.

Acrescentando: "a nossa questão principal era se a vaporização que continha nicotina teria efeitos negativos na habilidade de limpar secreções das passagens aéreas de modo semelhante ao cigarro convencional".

Salathe considera que usar apenas uma vez um cigarro eletrónico pode libertar mais nicotina nas vias aéreas do que fumar somente um dito cigarro normal.

Conforme explica a Galileu, como a absorção de nicotina pela corrente sanguínea é mais diminuta para os fumadores da variante eletrónica, a zona do organismo responsável pela respiração apresenta uma concentração mais elevado do princípio ativo do tabaco durante um período mais prolongado de tempo.

"Vaporizar nicotina também apresenta riscos. No mínimo, aumenta o risco de bronquite. O nosso estudo, juntamente com outros, pode questionar os cigarros eletrónicos como uma armadilha para aqueles fumadores que usam o método para reduzir o fumo", partilhou Salathe.

O LIVRO: O PAPEL DOS BANCOS CENTRAIS NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS PAÍSES

 Autor: Caba Gano

COMITÉ INICIA ENTREGA DE BICICLETAS A 14 RAPARIGAS PARA FREQUENTAR A ESCOLA EM CATIO

 CNAPN - Comité Nacional para o Abandono de Práticas Nefastas

Com apoio de UNICEF: 

COMITÉ INICIA ENTREGA DE BICICLETAS A 14 RAPARIGAS PARA FREQUENTAR A ESCOLA EM CATIO

Catorze meninas da região de Tombali, sul da Guiné-Bissau, beneficiaram esta quarta-feira, 28 de abril de 2021, de uma bicicleta cada. As bicicletas foram oferecidas pelo Comité Nacional para o Abandono das Práticas Nefastas à Saúde da Mulher e das Crianças (CNAPN), com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

São no total 80 bicicletas que serão distribuídas para cinco regiões do país, designadamente: Tombali, Quinara, Oio, Gabú e Cacheu.

Na região de Tombali, dois setores beneficiaram desse donativo, Catio e Quebo, respetivamente. A cerimónia  da entrega das bicicletas no setor de Catio foi presidida pela presidente do Comité, Fatumata Djau Baldé, e contou com as presenças das autoridades locais e das beneficiárias. 

Na ocasião, Fatumata Djau Baldé afirmou que pretende, com a iniciativa, encorajar a escolarização das raparigas nas comunidades que declararam o abandono às práticas nefastas.

Sobre o uso das bicicletas, Djau Baldé alertou que devem ser usadas exclusivamente para frequentar a escola.

A entrega das bicicletas vai prosseguir nos próximos dias para as restantes regiões beneficiárias.

Foto: Jornalista Lulo da Silva

Ecowas Agriculture Commission : Conferência Internacional


Experiência do sistema regional de armazenamento de segurança alimentar.

A abertura oficial da conferência está agendada com inicio para quarta-feira 28 de Abril de 2021.

A Comissão da Cedeao está a organizar esta conferência de 28 de Abril a 10 de Maio de 2021.

Será uma conferência internacional online para partilhar com os seus parceiros e outras regiões do mundo, a experiência do seu sistema regional de armazenamento de segurança alimentar.

O tema está centrado em “: o sistema de armazenamento de segurança alimentar da África Ocidental: rumo a uma parceria multilateral”.

O objectivo geral desta conferência é construir as bases de uma parceria multilateral renovada para reforçar, de forma sustentável, a resiliência do sistema de armazenamento de segurança alimentar da África Ocidental e a sua capacidade de responder eficazmente à amplificação e complexidade das crises alimentares nutricionais e pastorais.

Ligação Zoom para registo: https://bit.ly/3v

CAP-GB Vai te informar tudo.

Projeto NO KUNSI GUINÉ, lança campanha de promoção turística em Bissau.

MOPHU/29.04.2021

O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo Sr. Fidélis Forbs, em representação do Presidente da República da Guiné Bissau, General Umaro Sissoco Embalo participou ontem no dia 28.04 do mês corrente na reabertura de Campanha “No Kunsi Guiné”, realizado pela Secretaria de Estado de Turismo e Artesanato que decorreu no Hotel Ledger em Bissau.

Tem como lema: Guiné-Bissau, destino para visitar e investir.

Fernando Gomes e interferência política impedem audição de António Deuna

Por CNEWS 

O Capital News soube que o antigo ministro da Saúde Pública, António Deuna, compareceu esta quarta-feira (28.04) no Ministério Público, para ser ouvido no âmbito do processo de alegado desvio de 100 milhões de Francos CFA, em vários centros de saúde da região de Bafatá, no leste da Guiné-Bissau, mas a audição terá sido travada pelo Procurador Geral da República, Fernando.

Segundo a fonte do Ministério Público, a audição de Deuna que corresponde ao Processo Número 19/2021, devia ser conduzida pelo magistrado Vladmir Vieira, mas não se concretizou por ter sido alegadamente travada pelo Procurador geral da República, Fernando Gomes.

Em causa está, supostamente, de acordo com a confidente do CNEWS, as interferências das estruturas ligadas ao poder político, acrescentando a fonte que a situação terá provocado a reação do magistrado titular do processo, junto do Procurador Geral da República, para pedir satisfação.

Em consequência da suspensão da audição do ex-governante, Fernando Gomes terá ordenado que o processo fosse enviado para delegacia do Ministério Público, em Batatá, onde António Deuna deverá ser ouvido.

A batalha judicial acontece na véspera da vigília anunciada para esta quinta-feira (29.04), em Bafatá, dos Responsáveis das Áreas Sanitárias da mesma região, em protesto contra o levantamento dos 100 milhões de Francos CFA, das contas dos vários centros de saúde da região de Bafatá, por parte dos responsáveis do Ministério da Saúde Pública, no reinado do ministro António Deuna.

Secretário de Estado da Juventude e Desportos dirigiu esta Quarta-feira, o Conselho Diretivo alargado que contou com a participação dos delegados regionais.

Secretaria de Estado da Juventude e Desportos da Guiné-Bissau

Em análise estiveram pontos essenciais, nomeadamente: a divulgação de informações importantes e a situação de espaços para a construção de infraestruturas juvenis e desportivas em todas as regiões do país.

Depois das nomeações dos delegados regionais da Secretaria de Estado da Juventude e desportos, o Dr. Florentino Fernando Dias deu instruções aos confiados no sentido de efectuarem diligências com as autoridades regionais para concepção dos espaços para fins juvenis e desportivos.

No capitulo da informação, o titular da pasta da Juventude e Desportos informou ao Conselho Diretivo sobre assinatura de um memorando de entendimento com uma empresa portuguesa para construção de infraestruturas desportivas em todo território nacional, o governante informou ainda o plenário diretivo sobre os encontros mantidos com a Ministra dos Negócios Estrangeiros,Cooperação Internacional e Comunidades, para mobilização de parceiros que possam financiar os projetos  da juventude e Desportos, com o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo na perspectiva de construção de habitações sociais para a juventude guineense e com o Ministro das Pescas, para um finaciamento para criação de cooperativas.

No que se refere a questões de espaço, as regiões de Quinara, Bafata e Cacheu já obtiveram junto as Autoridades regionais um espaço para construção de infraestruturas desportivas e juvenis, as restantes cinco regiões ainda apresentam certas dificuldades para conseguir o pretendido.

O Secretário de Estado deu novas orientações aos delegados no sentido de envolverem as estruturas juvenis e do poder tradicional nos seus contatos com autoridades administrativas das suas respetivas regiões.

Neste encontro, os oito delegados lamentaram profundamente as dificuldades de funcionamento em várias ordens, e nesta matéria, o Secretário de Estado deu instruções aos delegados para identificarem  Edificios do Estado em situação de abandono, para serem reabilitados para uso do Estado e prometeu mais apoios aos delegados na realização das tarefas destes.



FUNCIONÁRIOS DENUNCIAM DESVIO DE 6 MILHÕES DE FRANCOS CFA NOS FUNDOS DA ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DA ENERGIA DE BAFATÀ


Por radiosolmansi.net

Os funcionários acusam o administrador e o director regional de delegacia de energia da região de Bafatá de desvio de quase seis (06) milhões de francos cfa.

A denúncia feita pelos funcionários em entrevista à Rádio Sol Mansi (RSM), hoje (28 de Abril de 2021), depois de horas de reunião para se posicionarem diante dos “actos de corrupção” que alegadamente se verifica naquela instituição.

Á RSM, os funcionários sustentam a acusação devido a falta de justificação de vários recibos de pagamento da luz eléctrica. Portanto, antes destas denúncias, o sindicato anunciou que nove (09) funcionários foram suspensos sob acusação de desvio de fundos internos.

O porta-voz do colectivo, Adulai Candé, diante do desvio de fundos, aponta o dedo acusador ao administrador e o director regional da energia de Bafatá. 

“Ficamos surpresos com a suspensão por 60 dias dos 9 membros do sindicato acusados de tomarem desviarem o dinheiro dos consumidores. Estes funcionários desviaram valores pequenos, enquanto o administrador e o director regional desviaram valores superiores a 6 milhões de francos cfa e sem contar com os mais de 100 milhões de dívidas”, acusa o porta-voz dos sindicatos que sustenta que os funcionários em causa não foram pagos os seus salários há 11 meses e, no entanto, correm risco de serem despedidos.

Os funcionários suspensos do trabalho na direcção da energia pedem ainda as instituições nguineenses competentes a intervirem “urgentemente” na investigação e a consequente responsabilização dos envolvidos no acto.

“O que nos deixa em choque é que as pessoas ainda continuam a pagar a luz e a dívida de milhões no banco ainda não foi amortizada”, sustenta Adulai Candé que questiona o paradeiro do dinheiro pago pelos clientes.

Entretanto, em jeito de resposta, a RSM ouviu o administrador da delegacia de energia de Bafatá, Samba Buaro, que refuta todas as acusações, mas justifica que os funcionários confirmam o envolvimento do desvio dos fundos.

Samba sustenta ainda que o processo dos funcionários está na esquadra Polícia da Ordem Pública de Bafatá, mas garante ter em mãos todos os justificativos das despesas feitas ao longo de meses.

Há anos, a cidade de Bafatá enfrenta polémica a volta do fornecimento da luz eléctrica. Recentemente, os funcionários estiveram em reivindicações e a cidade ficou no escuro por muitas semanas, portanto, a administração foi acusada de má gestão. Os populares tentaram por varias vezes manifestar mas foram impedidos.

No entanto esta é mais uma polémica do desvio de fundos públicos na cidade de Bafatá. Pois, na semana passada foi descoberto um possível furto de selos que superaram os 4 milhões de francos cfa.

A menos de 15 dias foi denunciado o levantamento de 100 milhões de francos cfa nas contas dos centros sanitários da mesma região e o ministro da saúde admitiu que o procedimento não foi legal, os dois casos já estão a ser investigados pela PJ.

No início do ano de 2021 também foi denunciado o desaparecimento de 7 Milhões no comité de Estado de Bafatá.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

PR - Audiência com os membros da Comissão Eleitoral para as eleições do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

PR - Hoje, recebi em audiência, o Coletivo de Jovens Visionários para Ações Concretas

Audiência com o novo Comissário da Guiné-Bissau na UEMOA - Sr. Serifo Jaquite

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

GUINÉ-BISSAU 🇬🇼 & PORTUGAL 🇵🇹.

O Presidente Português Marcelo Rebelo de Sousa visita a Guiné Bissau de 17 à 18 de Maio a convite do seu homólogo Guineense General de exército Umaro Cissoco Embaló.

Gaitu Balde