terça-feira, 12 de novembro de 2019

NOVO DG DA MIGRAÇÃO E FRONTEIRAS PROMETE TRABALHO ÁRDUO

Alberto Demba Turé é o Director-Geral (DG) da Migração e Fronteiras empossado, hoje (12 de Novembro), na sequência da Integração da antiga Directora-Geral no Governo de Faustino Fudut Imbali como Ministra da Administração, Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social

Depois da posse o Secretario de Estado do Ministério do Interior, Mário Saiég, pede os funcionários para, em sintonia, desempenharem as suas funções condignamente e para corresponder com aquilo que se espera.

“O serviço da migração, de acordo com a legislação vigente, está sob dependência da Guarda Nacional (GN), por isso espera-se que as funções sejam exercidas com maiores condições possíveis”.

Para o Director Geral Interino recém-empossado, Alberto Demba Turé, este é um desafio novo e promete ajudar cumprir a o novo desafio dentro do quadro e programa de objectivo que p governo traçou para o sector.    

O novo Director Geral da Migração e Fronteira substituiu Celina Tavares na sequência da sua integração no governo de Faustino Fudut Imbali rejeitado pela comunidade internacional que obrigou a entrega da carta do pedido de demissão. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira

Radiosolmansi

DIRECTOR DO HOSPITAL SIMÃO MENDES DENUNCIA COBRANÇAS ILÍCITAS PRATICADOS PELOS FUNCIONÁRIOS CONTRATADOS


O director-geral do Hospital Nacional Simão Mendes considerou esta terça-feira (12/11) de falsa e infundada as acusações do sindicato de Pessoal Contratado de Saúde.

O sindicato referiu ontem, segunda-feira que a direcção tem vindo a massacrar os funcionários contratados ao longo do tempo.

A este propósito o director-geral do maior Centro Hospital do país Francisco Aleluia Lopes diz que as acusações não correspondem a verdade uma vez que o sindicato teme um bom controlo, estrutura e dinâmica imprimida pela nova direcção.

“ Estas declarações não correspondem minimamente a verdade. (...) nunca fizeram greve num período longo como agora, isso porque têm algum interesse desmantelado que tem a ver com as cobranças ilícitas o que está a ferir a sensibilidade de muitos que estão a reivindicar”, afirma para depois adiantar que “ maioria deles estão a construir casas e adquirir carros com as mesmas receitas. As receitas que apresentavam era de 400 à 600 mil francos, agora com o meu controlo, consigo arrecadar um milhão de francos CFA e nos finais de semana, arrecado quase 500 mil francos CFA ”

Por outro lado, Francisco Aleluia Lopes aconselha o sindicato no sentido de respeitar a lei geral do trabalho assim como outros instrumento que rege um bom funcionamento.

“ Nesse período de greve, devem manter o serviço mínimo consagrado na lei geral de trabalho e as faltas contraídas durante período de greve, será descontado.

De referir que o presidente do sindicato de Pessoal Contratado de Saúde Reinaldo Camala diz que até quarta-feira (13/11) se a situação não for resolvida, não vão observar o serviço mínimo nalguns departamentos desta instituição hospitalar.

Por: Marcelino Iambi

radiosolmansi

ACTO SIMBÓLICO FORMAL DE CRIAÇÃO DO "MOVIMENTO PATRIÓTICO CONTRA A COLONIZAÇÃO".


A oposição tornou-se ao público em conferência de imprensa promovido pelo promotor do Movimento Patriótico Contra a Colonização, Dr. António Artur Sanhá, Antigo Primeiro-ministro. 
Nós, cidadãos, e porquanto Patriotas, decidimos levantar a nossa voz para fazer este apelo a todos os Guineenses conscientes e amantes da nossa Pátria e da justiça.

A Conferência realizada hoje no Espaço Verde - Bairro de Ajuda, Bissau

Que Deus abençoe a Guiné-Bissau e o seu Povo!
Bem-haja a todos!

Vídeo: Rei David








JOMAV INIMIGO DI BINDIDURIS DI TERRA.

Por: Jorge Herbert

Um voto no Jomav, é um voto de um guineense para a Guiné-Bissau e não para interesses estrangeiros na Guiné-Bissau...

Jomav i Presidente ku ka seta bindi si terra. I Presidente ku misti dinheru di Estado na cofre di Estado i recursos di Guiné-Bissau na mon di Guineense, pa é tarbadjal, é transformal, i é pudi disfruta del...

I normal k bindiduris di terra ku si cumpraduris ka gosta di Jomav. Mas som povo ku tem de decidi si é misti bindi terra ou não.

Jorge Herbert

CRIADO UM NOVO MOVIMENTO : O MOVIMENTO PATRIÓTICO CONTRA A SEGUNDA (II) COLONIZAÇÃO

A MÃE PÁTRIA CHAMA POR TI .. !

■ A AUTORIDADE É NECESSÁRIA PARA TUTELAR AS LIBERDADES E GARANTIAS DE CADA UM, CONTRA A INVASÃO DAS TROPAS ESTRANGEIRAS ".
Nunca , Nunca , Nunca ...!









Fonte: Joaquim Batista Correia

Cuntum Madina sem “Toca-toca” há dois anos

Bissau,12 nov 19 (ANG) – Os moradores do bairro de Cuntum Madina informaram hoje que vivem há dois anos sem meio de transporte colectivo próprio designado “toca-toca”, a semelhança de outros bairros de Bissau, por causa de más condições da estrada.

Ouvido pela Agência de Notícias da Guiné (ANG), os moradores Maimuna Conté, João Gomes e Amado Si lamentaram as dificuldades por que passam dia-a-dia, em termos de acesso ao transporte para se deslocam para o centro da cidade.

Dizem que  são obrigados a percorrer  grandes distâncias  até aos locais de trabalho com muitas dificuldades devido a insuficiência de transportes.

Maimuna Conté disse que as vezes as pessoas ficam mais de três horas a espera do transporte e que mesmo assim não houve nenhum tipo de preocupação da parte das autoridades competentes ou seja do governo em empreender uma política de massificação e melhoria dos transportes colectivos urbanos, principalmente para o seu bairro, que nesta altura não dispõe de uma viatura própria de transporte.

 Amado Si e João Gomes partilharam a mesma opinião, acrescentando  que para além dos trabalhadores que chegam tarde aos seus locais de trabalho, as pessoas que têm de se deslocar para  grandes distâncias, se deparam com  dificuldades para terem acesso a determinados tipos de serviços, como escolas e hospitais, pelo que  precisam de transporte.  

Exortaram ao governo no sentido de reabilitar ou alcatroar a referida via para acabar com as dificuldades que os moradores enfrentam, sobretudo no período de manhã ou seja das 8h às 9 horas, momento de maior aglomeração das pessoas.

O transporte de passageiro para o bairro é assegurado por viaturas de transportes públicos, denominado “toca-toca”, de outras linhas entre os quais da linha 6 Pluba Antula; linha 2 Aeroporto, linha 3 Quelele; linha 9 Antula Bonu e linha 1, Bairro militar.

Gene Ocante Có e Augusto Nanque, dois motoristas que asseguram o serviço de transporte naquele bairro, justificaram a prestação do serviço com as necessidades de diminuir as dificuldades com que  os moradores se deparam em termos de deslocação para o centro da cidade, sobretudo as crianças para a escola e os  funcionários para os seus locais de trabalho.

.ANG/LPG/ÂC//SG




Abel Djassi

I don’t have any house outside Nigeria because it’s a waste of money – Aliko Dangote


The richest man in Africa, Aliko Dangote has revealed why he has no house outside Nigeria even though people who work under him have houses/mansions abroad.

He made this revelation while speaking at the 2019 Mo Ibrahim Forum, where he hinted that he avoids luxury things because they distract and take time.

Dangote said:
“I don’t have any holiday home anywhere. I don’t have a house anywhere but I know people who are working for me…they have houses in London.”

“But you see, a lot of people, even the younger ones, we need to be very careful because one of biggest issues with us as Africans is that we spend our projected incomes.

“Once you start doing business [and] it starts doing well, but rather than for you to invest more in the business, you start spending thinking that profit will continue to come.

“There are ups and downs in business so you need to be very focused.”

Asked of his opinion on areas young entrepreneurs should invest in, Dangote replied:
“The sectors to focus on now are ICT and agriculture. These are the 2 promising sectors.”

Fonte: celebritiesbuzz.com.gh

Junior Gagigo - DE PASSAGEM EM GÃ MAMUDU. NORTE DO PAÍS. EM DIREÇÃO A CIDADE LESTENHA. VOTA JOMAV. NUMERO 10.




Junior Gagigo 

Communicado Final da Sessão Extraordinaria da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO sobre a Guiné-Bissau - Niamey, 8 de novembro de 2019















Fonte: ONU na Guiné-Bissau

Foram assassinadas 323 pessoas em Luanda em apenas seis meses

Os últimos dados do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional (PN) relativos ao primeiro semestre deste ano apontam para a ocorrência de um total de 12.617 crimes, o que corresponde a cerca de 70 por dia.

A criminalidade violenta, avança o site Plataforma, está a aumentar na capital angolana tendo as forças policiais registado 323 homicídios voluntários e 389 violações sexuais em apenas seis meses.

O porta-voz da PN em Luanda, intendente Hermenegildo Brito, salientou, na apresentação de resultados da ‘Operação Reforço’, que 82 por cento dos homicídios voluntários resultaram da resistência a assaltantes durante roubos.

A PN associa grande parte dos crimes de roubo e furto “à proliferação dos mercados informais para o comércio de artigos de segunda mão”.

Publicado em 6 Set, 2019
Fonte: portaldeangola.com

O PRS está a higienizar o Partido, o Conselho Nacional de Jurisdição está em acção




Estamos a Trabalhar

PRESIDENCIAIS 2019 - Caravana da Campanha do Candidato Presidencial. UMARO SISSOCO EMBALO - MANSABA



Sarathou Nabian

O lider do Partido da Nova Democracia(PND), Iaia Djaló e candidato do partido às presidenciais de 24 de novembro, em ação da campanha eleitoral no bairro de hafia, em Bissau.




Alison Cabral 

FUNCIONÁRIOS CONTRATADOS DO HOSPITAL SIMÃO MENDES INICIAM GREVE PARA EXIGIR SALÁRIOS

Os funcionários contratados do Hospital Nacional Simão Mendes iniciaram na manhã desta segunda-feira, 11 de novembro de 2019, a segunda vaga de greve para exigir o pagamento de cinco meses de salários em atraso bem como a afetação dos funcionários contratados expulsos por terem aderido à  greve convocada pelo mesmo sindicato, como também pediram  a reposição do dinheiro retido em conquencia da à greve.

Cerca de 178 funcionários contratados nos diferentes serviços do maior estabelecimento hospitalar do país exigem igualmente do patronato o pagamento de subsídios de vela e prémio dos exatores, seguros dos contratados e a melhoria das condições do serviço, de acordo com o caderno revendicativo da greve. O sindicato informa ainda que vai prestar o serviço mínimo nos diferentes serviços do hospital.

O presidente do Sindicato de pessoal Contratado de Saúde (SPCS), Reinaldo Camalá, explicou durante uma entrevista concedida ao Jornal O Democrata e a Rádio Sol Mansi, com o intuito de abordar a razão que levou os trabalhadores daquela categoria a desencadear a segunda vaga da greve que a direção do hospital não está interessada em negociar com o sindicato, porque não quer cumprir os pontos em causa.

Informou que o serviço mínimo foi salvaguardado, tendo em conta a negociação mantida e promovida pela direção geral do sistema da saúde, enquanto a direção do hospital continua indiferente.

“Reunimos com a direção do hospital, mas, não chegamos a lugar nenhum”, contou. 

Assegurou que a greve afetou apenas o hospital Nacional Simão Mendes, porque o ministério da tutela reagiu positivamente, pagando três, dos 20 meses que estavam em dívida, razão pela qual deram o benefício de dúvida ao ministério de saúde, uma vez que a cada pagamento corrente comprometeu-se liquidar um mês em atraso.

Garantiu que se a direção do hospital Simão Mendes continuar “indiferente” às suas reivindicações, serão obrigados a radicalizar-se e que durante a grave os serviços mínimos serão limitados apenas ao banco do socorros e laboratório.

Revelou ainda que não é por falta de meios que o hospital não paga seus funcionários, porque o hospital gere uma grande soma de fundos provinientes dos pagamentos dos serviços prestados aos utentes, mas a direção prioriza outros assuntos e sacrifica os seus funcionários que contribuem para a recolha dos referidos fundos.

“Entre 16 de agosto a 23 de outubro, o hospital conseguiu uma receita aproximada de 50 milhões de Francos CFA. Mas não se compreende porque não nos pagam o salário.  Decidiram recrutar pessoas para prestarem os serviços que fazemos e pagam-nas diariamente uma soma de 2500 (dois mil e quinhento) Francos CFA”, criticou o sindicalista, que entretanto, considera de desumana a atitude da direção do hospital. 

Por: Epifânia Mendonça

Foto: E.M

OdemocrataGB

JOMAV entrega cabeça "à Virgem Maria"

José Mário Vaz, presidente da Guiné-Bissau SEYLLOU / AFP 

José Mário Vaz, presidente cessante da Guiné-Bissau e candidato às presidenciais de 24 de Novembro, afirmou este fim-de-semana que não tem medo de ninguém e que entrega a sua cabeça "à Virgem Maria" e aos guineenses. 

Num comício em Canchungo, norte do país, José Mário Vaz acusou o actual primeiro-ministro, Aristides Gomes, de influenciar a comunidade internacional para que o sancione.

O presidente cessante diz que não tem medo dessas possíveis sanções, nem tem medo de ninguém: “entregamos a nossa cabeça à Virgem Maria e ao povo” guineense.

Entretanto, no próximo sábado, deve chegar a Bissau uma delegação de seis chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental para comunicar as decisões da cimeira ao Presidente guineense.

No comunicado final da cimeira extraordinária realizada esta sexta-feira em Niamey, no Níger, os chefes da CEDEAO decidiram “reforçar a Ecomib para permitir fazer face aos desafios que se colocam antes, durante e depois das eleições”.

No documento, recordam a José Mário Vaz, que é “presidente interino” desde 23 de Junho, e que “todos os seus actos devem ser subscritos pelo primeiro-ministro, a fim de lhe conferirem legalidade”.

A CEDEAO havia dado um prazo, que terminou na sexta-feira, para que o Governo de Faustino Imbali se demitisse.

O primeiro-ministro que tinha sido recentemente nomeado pelo Presidente cessante da Guiné-Bissau acabou por apresentar a sua carta de demissão do cargo, precisamente na sexta-feira. Mas, até ao momento, José Mário Vaz ainda não se pronunciou sobre o assunto.

A Guiné-Bissau tem eleições presidenciais agendadas para 24 de Novembro. Na corrida à presidência estão 12 candidatos.

RFI 

Eleições Presidenciais 2019 - Intervenção do José Mário Vaz Canditado di Paz, no Bairro de Cuntum Campo de Platine


À sair do Campo de Platine ine, Jomav “Presidente di Paz", passa pela zona de Sobrade Cuntum.




JOMAV Presidente di Paz

PRESIDENCIAIS 2019 - Caravana da Campanha do Candidato Presidencial, UMARO SISSOCO EMBALO - BISSORÃ e MANSOA






Sarathou Nabian 

Canchungo faz festa para receber o próximo Presidente da República da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira.

Assista em directo ao discurso do Líder amado pelo seu povo.



Grande Comício em Canchungo



#Vota2✌🏾
Tchon Na Fria, Pa Terra Ranka!

Fonte: DSP Presidente

Abstenção preocupa Domingos Simões Pereira que espera ganhar na primeira volta das eleições na Guiné-Bissau

O candidato à presidência da Guiné-Bissau Domingos Simões Pereira está preocupado com o nível de abstenção que defende deve ser combatido, mas espera vencer as eleições do próximo dia 24, logo na primeira volta.


“O povo é que decide. Eu penso que, por aquilo que nós temos visto, há uma grande determinação do povo em resolver tudo à primeira volta. Agora há um grande desafio, que é reduzir o nível da abstenção”, afirmou Domingos Simões Pereira, candidato apoiado do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), numa breve em Canchungo, norte da Guiné-Bissau.

Domingos Simões Pereira falava aos jornalistas antes de iniciar mais um comício da campanha eleitoral.

Em relação à abstenção, o candidato mostrou-se confiante pelo trabalho de sensibilização em curso.

“Penso que é o próprio povo que está determinado em reduzir o nível dessa abstenção”, considerou Domingos Simões Pereira.

De acordo com a Comissão Nacional de Eleições, a abstenção, nas últimas eleições, as legislativas realizadas em março, situou-se na ordem de 15,3%. Dos 761.676 inscritos, exerceram direito de voto 645.085 pessoas.

Sobre a campanha eleitoral, Domingos Simões Pereira referiu estar a decorrer “muito bem”, destacando ser “uma festa da democracia” com mobilização e participação do povo nas localidades que já visitou.

O político reuniu-se hoje com alguns chefes tradicionais de algumas aldeias das quais ouviu preocupações e pedidos caso venha a ser eleito.

À Lusa respondeu sobre o que pensa ser o papel dos líderes tradicionais no futuro da Guiné-Bissau.

“Eu entendo que é fundamental que se deva ter em conta o enquadramento do poder local, o poder tradicional na estrutura da organização do Estado, porque senão é uma sequência que se parte em algum sítio”, defendeu Domingos Simões Pereira.

O candidato frisou ainda que o poder tradicional é eleito pelo povo nas bases, daí ser “um complemento do poder do administrativo mais moderno”.

interlusofona.info

Campanha eleitoral: SISSOCO PEDE ÀS CANDIDATURAS DE JOMAV, NABIAM E CADOGO PARA ASSINAREM UM PACTO DE APOIO NA SEGUNDA VOLTA

O candidato do Movimento para Alternância Democrática – Grupo 15 (MADEM-G 15) às eleições presidenciais, Úmaro Sissoco Embaló, exortou esta segunda-feira, 11 de Novembro de 2019, às candidaturas de José Mário Vaz, Nuno Gomes Nabiam e Carlos Gomes Júnior (CADOGO) para assinarem um pacto no qual se comprometem em apoiar o candidato que passar à segunda volta, para fazer face ao candidato do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira.

Embaló suportado pelo seu partido que detém a segunda maior força no parlamento guineene e que conta também com o apoio de outras formações políticas e de algumas individualidades, fez este pedido durante um comício popular realizado na cidade de Bissorã, região de Oio no norte do país. 

Sissoco disse no seu discurso perante populares daquele sector que, se for eleito o Presidente da República da Guiné-Bissau, usará a sua magistratura de influência para apoiar o executivo a construir escolas, hospitais, furos de água e garantir a energia a população bem como melhorar as condições das estradas, por forma a minimizar o seu sofrimento.

Na caça ao voto, Úmaro Sissoco Embaló voltou a criticar aquilo que considera de ingerência da comunidade internacional em particular, da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na Guiné-Bissau, tendo afirmardo que neste momento o país está a ser gerido e controlado pelas forças de interposição [ECOMIB]. Embaló prometeu que se for eleito Presidente da República, a Guine-Bissau será gerida pelas forças de defesa e segurança que serão capazes de garantir a dignidada ao povo guineense.

Por: Carolina Djemé

OdemocrataGB

TERRA RANKA: Gabu com mais 1 megawatt

TERRA RANKA: O prometido é devido, o Governo intalou esta tarde na central elétrica de Gabú, um grupo gerador Caterpillar de 1 MW e, aumenta assim a capacidade de produção e consequente o fornecimento da luz elétrica àquela cidade leste do país.

 Este, é mais um ato que demonstra o engajamento do Governo liderado por Aristides Gomes, em atender as demandas das populações.

O Governo havia prometido instalar um grupo gerador novo em Gabú, depois de há sensívelmente 3 dias, ter transferido um grupo gerador da central elétrica local para Bafatá, onde a produção da energia elétrica era inexistente, devido a avaria do único grupo que ali funcionava.

Resolvida a questão, o Primeiro- ministro Aristides Gomes desloca-se em pessoa à Gabú esta terça-feira, para assistir a entrada em funcionamento dessa nova central.

Num trabalho quase que titânico, o Ministro dos Recursos Naturais e Energia Eng. Issufo Baldé, acompanhou os técnicos, em todo o processo da instalação do novo grupo gerador em Gabú.

Fonte: ditaduraeconsenso