10 de maio de 2022

CHINA: Céu vermelho e "apocalíptico" assusta residentes de Zhoushan, na China

© Twitter

Notícias ao Minuto  10/05/22 

As condições meteorológicas provocaram a luz invulgar mas, nas redes sociais, as conclusões foram menos científicas e mais especulativas.

Os habitantes da cidade portuária de Zhoushan, perto de Xangai, apanharam um pequeno susto no passado dia 7 de maio, quando o céu nublado passou do típico cinzento para um forte vermelho.

@Viral Video: Mysterious Blood-Red Sky Causes Panic Among People In China's Zhoushan #shorts

Segundo o Daily Mail, as redes sociais chinesas ficaram repletas de vídeos de pessoas assustadas com a cor "apocalíptica" do céu, e o assunto tornou-se rapidamente num dos tópicos mais falados na rede social chinesa Sina Weibo (semelhante ao Twitter).

Em algumas imagens, a fonte de luz parecia vir do porto da cidade, o que levou alguns utilizadores a pensar que se tratava de um incêndio.

A autoridade meteorológica da cidade, citada pelo Daily Mail, apelou à calma e explicou que "quando as condições atmosféricas são boas, há mais água na atmosfera que forma aerossóis, que refletem e espalha a luz dos barcos e cria o céu vermelho visto pelo público".

No entanto, houve habitantes que olharam para o céu de forma simbólica, como um presságio para a gestão da Covid-19 na China e em Xangai, onde a pandemia continua a paralisar a economia e a vida de dezenas de milhões de pessoas.

Um site científico também deu uma possível explicação, apontando que outros eventos históricos na região indiciam que a fonte para a luz vermelha está numa tempestade geomagnética, mas as autoridades chinesas descartaram a hipótese.

Já o jornal chinês Global Times, que faz parte dos média estatais de Pequim, descreveu que, na altura da luz vermelha registada no sábado, estava a chuviscar, e a reflexão da chuva poderá ter contribuído para o fenómeno meteorológico.

GUINÉ-BISSAU: Revisão constitucional guineense "não visa atingir nenhuma instituição"

© ANP

Por LUSA  10/05/22 

O presidente do parlamento guineense, Cipriano Cassamá, disse hoje que a proposta para a revisão da Constituição da Guiné-Bissau não pretende atingir nenhum órgão em particular, mas resolver as insuficiências e incluir elementos de que carece.

"Este é um anteprojeto de guineenses para guineenses e não visa atingir nenhuma instituição ou órgão em particular, antes pelo contrário, visa resolver as inúmeras insuficiências que a atual Constituição da República padece e introduzir os elementos inovadores de que carece", afirmou Cassamá.

O presidente da Assembleia Nacional Popular falava na abertura da segunda sessão legislativa, que foi interrompida e será retomada na quarta-feira.

"Não obstante, o momento político e particularmente sensível e por isso mesmo deve ser considerado como uma oportunidade para, conjuntamente, devolvermos confiança a todos os guineenses que depositaram em nós a nobre missão de dirigir o destino da nossa nação", salientou.

Segundo Cipriano Cassamá, a aprovação das propostas de alteração dependem do "compromisso" dos "partidos políticos com assento parlamentar e a própria sociedade".

A proposta da comissão da Assembleia Nacional Popular para a revisão da Constituição da Guiné-Bissau, a ser debatida durante a atual sessão legislativa, reforça o semipresidencialismo, de pendor parlamentar, e baliza os poderes dos órgãos de soberania.

O documento, a que a Lusa teve acesso, está dividido em quatro partes, nomeadamente princípios fundamentais, direitos e deveres fundamentais, organização económica e organização do poder político, e tem 317 artigos, contra os 133 da atual Constituição.

Segundo a atual Constituição da Guiné-Bissau, as propostas de revisão têm de ser aprovadas por maioria de dois terços dos deputados que constituem a Assembleia Nacional Popular, ou seja, 68 dos 102 deputados.

Dos 102 deputados que constituem o parlamento guineense, 47 são do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), 27 do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), 21 do Partido da Renovação Social (PRS), cinco da Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), um do Partido da Nova Democracia e um da União para a Mudança.

ONU: República Checa sucede a Rússia no Conselho de Direitos Humanos da ONU

© Reuters

Por LUSA  10/05/22 

A República Checa foi hoje eleita pela Assembleia-Geral da ONU, com uma maioria de 157 votos, como sucessora da Rússia no Conselho de Direitos Humanos, com um mandato válido até dezembro de 2023.

A República Checa, única candidata ao lugar, precisava de uma maioria de 97 votos para ser eleita, mas superou esse número em 60 votos, num total de 180 possíveis. Foram ainda registadas 23 abstenções.

O assento foi abandonado em 07 de abril pela Rússia, após a sua suspensão do Conselho de Direitos Humanos pela Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), por iniciativa dos Estados Unidos e devido à invasão russa da Ucrânia.

O mandato da Rússia neste órgão expirava em 2023.

Com sede em Genebra, o Conselho de Direitos Humanos, composto por 47 membros, é o principal fórum das Nações Unidas para esta área.

Além de promover os direitos humanos, a sua missão é rever regularmente a situação humanitária nos países membros da ONU. Também pode abordar qualquer questão urgente durante reuniões excecionais, como foi o caso da Ucrânia, apesar da oposição de Moscovo.

Desde a invasão iniciada em 24 de fevereiro, a Rússia já foi excluída de várias estruturas internacionais, incluindo dentro do sistema da ONU, reduzindo a sua capacidade de influenciar o cenário internacional.

Além do Conselho de Direitos Humanos, Moscovo foi suspensa da Organização Mundial do Turismo (OMT, 159 Estados-membros, com sede em Madrid), com a estrutura internacional a argumentar que a ofensiva militar russa em curso na Ucrânia é contrária aos "valores" da organização.

Recentemente, em eleições da ONU em Nova Iorque, a Rússia não conseguiu ser eleita para os conselhos de administração do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da agência da ONU Mulheres, devido a candidaturas rivais de última hora, disseram diplomatas à AFP.

Nas mesmas eleições, Moscovo também perdeu ao tentar obter assentos no Comité da ONU responsável pelas Organizações Não-Governamentais (lugar estratégico para o reconhecimento das mesmas) e no Fórum Permanente sobre Questões Indígenas. Neste caso, a Ucrânia ganhou o assento originalmente destinado à Rússia.


Leia Também: 

O Parlamento lituano (Seimas) aprovou hoje, por unanimidade, uma resolução que reconhece as ações cometidas pelas tropas russas na Ucrânia como genocídio e a Rússia como Estado terrorista.

"O Seimas reconhece a agressão armada em larga escala - guerra - pelas forças armadas da Rússia e os seus líderes políticos e militares contra a Ucrânia a partir de 24 de fevereiro de 2022 como um genocídio contra o povo ucraniano", afirma a resolução, citada pelo portal de notícias Delfi.

O documento, aprovado pelos 128 deputados do Seimas, avaliou que as forças armadas e mercenários russos cometeram crimes de guerra maciços no território da Ucrânia, em particular nas cidades de Bucha, Irpin, Mariupol, Borodianka e Gostomel.

O texto também afirma que a Rússia, "cujas forças militares atacam deliberada e sistematicamente alvos civis para bombardeá-los, é um Estado que apoia e pratica o terrorismo"...Ler Mais


Em causa estão os governadores das regiões de Tomsk, Saratov, Kirov e Mari El, que terão anunciado a imediata renúncia ao cargo.

Quatro governadores regionais russos demitiram-se, esta terça-feira, na sequência do impacto tido pelas sanções económicas impostas pelo Ocidente a Moscovo por causa da invasão sobre a Ucrânia, noticia a Reuters.

Em causa estão os governadores das regiões de Tomsk, Saratov, Kirov e Mari El, que terão anunciado a imediata renúncia ao cargo. O governador de Ryazan disse, por sua vez, que não se candidataria a um novo mandato nas eleições previstas para setembro...Ler Mais

RÚSSIA: Alina Kabaeva grávida? Putin poderá ser pai pela oitava vez... Filha mais velha de Putin tem 35 anos. Presidente russo poderá ser pai outra vez.

© Reuters

Notícias ao Minuto  10/05/22 

A antiga ginasta russa, que se diz ser a namorada de longa data de Vladimir Putin, estará de novo grávida. Acredita-se que Alina Kabaeva, de 38 anos, ginasta rítmica medalhada - que mantém uma relação com Putin desde, pelo menos, 2008 - esteja grávida do quinto filho em comum com o presidente russo, avança o canal de Telegram General SVR.

"Noticiámos que ontem o Presidente russo Vladimir Putin, de acordo com testemunhas oculares, parecia deprimido e um pouco distante", lê-se no post de 3 de maio. "Isto é compreensível, ontem Putin soube que a sua namorada de longa data e mãe dos seus filhos, Alina Kabaeva, está grávida".

A informação, que começou a circular na segunda-feira, não foi confirmada de forma independente. Segundo o New York Post, o canal é dirigido por um antigo tenente-general do Serviço de Informações Secretas russo conhecido pelo pseudónimo de Viktor Mikhailovich.

Este canal é também responsável pelos rumores de que Putin terá sido operado a um cancro. 

Recorde-se que Putin é pai de Maria, de 35 anos, e de Katerina, de 34, fruto do casamento com Lyudmila Putina, que durou 30 anos. Segundo rumores, terá ainda uma filha de uma relação extraconjugal com uma empregada de limpeza da qual nasceu Luiza, que terá 19 anos.

Por fim, com Alina Kabaeva, será pai de quatro crianças, dois meninos e duas meninas, gémeos. 

Putin, que se esforça por manter a vida pessoal o mais privada possível, apenas falou publicamente das duas filhas mais velhas. 


Leia Também: Bruxelas equaciona sancionar Alina Kabaeva, suposta namorada de Putin

GUINÉ-BISSAU: Guineenses "de bom senso" não podem recusar tropas estrangeiras

© Lusa

Por LUSA  10/05/22

O presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, defendeu hoje que os guineenses de bom senso não podem estar contra a vinda de tropas estrangeiras para a Guiné-Bissau, mas o parlamento deve pronunciar-se sobre a matéria.

"Pelos factos que ocorreram no dia 01 de fevereiro, nenhum guineense de bom senso pode estar contra a vinda das tropas estrangeiras em missão de estabilização e de paz na Guiné-Bissau", afirmou Cipriano Cassamá, salientando que todos têm obrigação de recordar os "trágicos episódios" que aconteceram na história da Guiné-Bissau, que provocaram a morte de pessoas.

Cipriano Cassamá falava na sessão de abertura da segunda sessão legislativa, que foi, entretanto, interrompida e que se reiniciará quarta-feira.

"No entanto, é igualmente bom deixar claro que qualquer processo conducente à vinda de uma missão com este propósito deve cumprir todas as formalidades constitucionais e a Assembleia Nacional Popular, enquanto legítima representante do povo guineense, deve ser ouvida e pronunciar-se nesta matéria", sublinhou.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) anunciou em fevereiro o envio de uma missão de estabilização para a Guiné-Bissau.

A decisão foi tomada na sequência do ataque em 01 de fevereiro por um grupo de homens armados contra o Palácio do Governo, quando decorria uma reunião do Conselho de Ministros, em que participavam o chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, e o primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam.

A força de estabilização já começou a chegar à Guiné-Bissau, segundo confirmação do Governo, das Forças Armadas e do chefe de Estado, mas ainda não foi dada informação pública sobre o objetivo do seu mandato, duração e missão.

Fontes militares confirmaram à Lusa que a força será composta "num primeiro momento" por 631 militar e o chefe de Estado disse que incluirá elementos do Senegal, Nigéria, Gana e Costa do Marfim.

Após o início da chegada da força de estabilização ao país, o Espaço de Concertação dos Partidos Democráticos, do qual fazem parte o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e a União para a Mudança (UM), exigiram, em conferência de imprensa, o cumprimento da lei e que o parlamento fosse ouvido e a sua "resolução levada em conta na determinação do mandato e constituição de qualquer eventual força a estacionar" no país.

Na sequência daquela conferência de imprensa, o deputado guineense Agnelo Regala, líder do União para a Mudança, foi sábado vítima de um ataque junto à sua residência no centro de Bissau, tendo sido baleado numa perna na sequência de disparos feitos contra si.

"A sociedade guineense, sobretudo a política, foi surpreendida com mais um triste e cobarde ato de tentativa de assassinato ao deputado Agnelo Augusto Regala, e todos unidos devemos condenar e repudiar veemente esse atentado ao Estado de direito democrático e exigir que as autoridades competentes investiguem e se responsabilize os seus autores morais e materiais", afirmou, no discurso, Cipriano Cassamá.

O presidente do parlamento referiu-se também ao atentado de 01 de fevereiro ao afirmar que é urgente a divulgação do relatório de inquérito para conhecer as diligências realizadas em matéria de apuramento de responsabilidade e "desassombrar o clima de suspeição que, neste momento, impera na sociedade guineense".

"Do mesmo modo, que desafia a custódia militar dos civis e militares alegadamente conotados com esses mesmos acontecimentos e confirma a transparência na atividade judicante iniciada na sequência desses mesmos atos", salientou.


ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL DIZEM QUE VIOLÊNCIA GANHA PROPORÇÕES ALARMANTES NO PAÍS

Por Radiosolmansi.net

As Organizações da Sociedade Civil reunidas no Espaço da Concertação Social afirmam que a “desconstrução gradual” do Estado do direito está a ganhar proporções “alarmantes” através de instalação de milícias armadas com aprovações das forças da defesa e segurança.

A denúncia feita, ontem, durante a vigília, em Bissau, realizada pelo Espaço de Concertação das Organizações da Sociedade Civil que exige também a demissão “imediata” do ministro do Interior pela “manifestada incapacidade” de criar condições efetivas de segurança aos cidadãos nacionais e estrangeiros.

As organizações através de uma carta, lida pelo vice-presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Bubacar Turé, responsabilizam o governo pelo contexto da insegurança “generalizada” que se vive no país e, ainda exigem do governo a extinção da “milícia palaciana” e consequente cessação imediata de atos de violência gratuita contra os opositores políticos.

De acordo com a carta, as organizações da sociedade civil exortam do governo e das autoridades militares o cumprimento rigoroso das decisões judiciais relativas a liberdade de alguns detidos.

Segundo o documento, as organizações exigem do governo a assunção integral das suas responsabilidades institucionais assegurando condições de segurança a todos os cidadãos nacionais e estrangeiros.

As organizações da sociedade civil lembram ainda de vários raptos e espancamentos “arbitrários” de cidadãos.

“A Guiné-Bissau coloca-se perante uma emergência nacional que reclama a intervenção de todos e todas sem exceção sob pena de colapso coletivo com consequências internacionais”, sustenta a sociedade civil.

O espaço de concertação sublinha no mesmo momento que o envio da missão militar da CEDEAO “sem consulta nacional e assentimento das autoridades políticas competentes” representa uma desconsideração pelos órgãos da soberania nacional.

Por: Ussumane Mané

Veja Também:


FORÇAS DE SEGURANÇA IMPEDEM A REALIZAÇÃO DA REUNIÃO DO CONSELHO CENTRAL DA UNTG

Por Rádio Jovem Bissau

A Força de Segurança impediu hoje em Bissau, a realização de uma reunião do Conselho Central da UNTG, que deveria decidir sobre a realização ou não do V Congresso Ordinário da Central Sindical.

A informação foi transmitida à Rádio Jovem por um dos membros da Comissão Organizadora do Congresso, Malam Homi Injai. 

Segundo a Sol Mansi, o encontro magno foi suspenso depois da chegada de forças policiais que acompanharam os delegados do tribunal que exibiram uma ordem judicial ordenando a suspensão do encontro que estava a decorrer no salão polivalente da paróquia São Francisco de Assis em Antula. 

De recordar que o Tribunal Regional de Bissau ordenou a suspensão do congresso do maior central sindical na sequência duma providência cautelar intentada por um dos candidatos a liderança da UNTG, Laureano da Costa.

Pereira da Costa alega irregularidades no processo acusando a comissão de favorecer a candidatura de Júlio Mendonça, atual secretário do central sindical.

Numa curta declaração a imprensa no início desta reunião um dos membros da comissão organizadora do congresso, Malam Homi Injai, disse que as alegações do candidato não têm fundamentos.

Por: Djariatu Baldé

Data Sonification: Black Hole at the Center of the Perseus Galaxy Cluster (X-ray)


Since 2003, the black hole at the center of the Perseus galaxy cluster has been associated with sound. This is because astronomers discovered that pressure waves sent out by the black hole caused ripples in the cluster's hot gas that could be translated into a note — one that humans cannot hear some 57 octaves below middle C. Now a new sonification brings more notes to this black hole sound machine. This new sonification — that is, the translation of astronomical data into sound — is being released for NASA's Black Hole Week this year.

In some ways, this sonification is unlike any other done before (1, 2, 3, 4) because it revisits the actual sound waves discovered in data from NASA's Chandra X-ray Observatory. The popular misconception that there is no sound in space originates with the fact that most of space is essentially a vacuum, providing no medium for sound waves to propagate through. A galaxy cluster, on the other hand, has copious amounts of gas that envelop the hundreds or even thousands of galaxies within it, providing a medium for the sound waves to travel.

In this new sonification of Perseus, the sound waves astronomers previously identified were extracted and made audible for the first time. The sound waves were extracted in radial directions, that is, outwards from the center. The signals were then resynthesized into the range of human hearing by scaling them upward by 57 and 58 octaves above their true pitch. Another way to put this is that they are being heard 144 quadrillion and 288 quadrillion times higher than their original frequency. (A quadrillion is 1,000,000,000,000,000.) The radar-like scan around the image allows you to hear waves emitted in different directions. In the visual image of these data, blue and purple both show X-ray data captured by Chandra. Credit: NASA/CXC/SAO/K.Arcand, SYSTEM Sounds (M. Russo, A. Santaguida)

Segunda seção ordinária do ano legislativo 2021/2022.

Ordem do dia   

1 - eleição do primeiro vice presidente da ANP.

- Apresentação, discussão e votação do relatório e contas da ANP do 2021.

3 - Apresentação, discussão e votação do progeto de Resolução que aprova o estatuto e careira dos funcionários parlamentar.





 Silas Silas Da Rosa /Dionisio Pereira

EUA: Dezenas de sem-abrigo dormem em metro durante a noite em Seattle... Utentes dos transportes públicos dizem-se preocupados.

© Reprodução Twitter

Notícias ao Minuto   10/05/22 

Um vídeo filmado em Seattle, nos EUA, mostra dezenas de pessoas sem-abrigo a usar o sistema público de transportes como abrigo.

Um filme registado por um funcionário da Sound Transit e enviado ao jornalista Jason Ratz, mostra cerca de 30 pessoas a dormir dentro do metro.

A situação tem contornos preocupantes não só pela situação dos sem-abrigo, bem como por questões de segurança para os utentes dos transportes.

Durante o dia, a situação não é evidente, mas nas primeiras horas da manhã, ou à noite, quando a fiscalização dos transportes é reduzida, os utentes queixam-se do sentimento de falta de segurança que sentem ao andar nos transportes públicos da cidade.

A empresa refere que tem feito "vários esforços" para fazer frente ao problema, sendo que neste momento estão focados em mostrar alguma compreensão para com estas pessoas, ao mesmo tempo que tentar garantir a segurança de todos, reporta a Fox News.

Missão da ONU estima que haja “milhares de civis” mortos em Mariupol

Mariupol, Ucrânia

Sicnoticias.pt 10 Maio, 2022 

 Informação só pode ser confirmada quando a missão tiver acesso à cidade.

Uma missão de observação da ONU estimou hoje que “milhares de civis” morreram na cidade ucraniana de Mariupol na sequência da invasão russa, mas admitiu que só poderá comprovar a informação quando tiver acesso à cidade.

O escritório de Direitos Humanos da ONU confirmou a morte de quase 3.400 civis desde o início da guerra, “mas os números reais são muito maiores, o grande buraco negro é Mariupol, onde é difícil corroborar a informação”, disse a chefe da Missão de Direitos Humanos das Nações Unidas na Ucrânia, Matilda Bogner, em conferência de imprensa hoje em Genebra.

“Em termos do país como um todo, tudo o que posso dizer é que existem mais milhares (de civis mortos) do que conseguimos identificar até agora”, avançou.

Bogner sublinhou que em visitas a 14 cidades das regiões de Kiev e Chernigov, os observadores da ONU recolheram informações sobre a morte de mais de 300 homens, mulheres e crianças, principalmente nas áreas do norte da capital ocupadas por tropas russas até final de março.

Nesses locais, a missão da ONU, liderada pela alta-comissária para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, recolheu evidências de assassínios, execuções sumárias, tortura e violência sexual.

“Cada morte é uma tragédia. Dependendo das circunstâncias, a morte de um único civil ou de alguém que não participe na luta pode ser um crime de guerra, porque [os civis] são pessoas protegidas pelo direito internacional”, lembrou Boger.

Segundo adiantou, alguns crimes foram seletivos, mas outros foram completamente aleatórios, contra pessoas que viajavam nos seus veículos ou tentavam atravessar uma rua.

Os ‘snipers’ (atiradores especiais) também são conhecidos por dispararem sobre civis, alegadamente para os impedir de saírem de casa, acrescentou.

Embora reconheça que “vai levar muito tempo para perceber toda a magnitude do que aconteceu”, Boger referiu que o que foi visto até agora “oferece uma ideia clara de quais são as preocupações”.

A missão da ONU trabalha na Ucrânia desde 2014, após o início do conflito na região leste do Donbass, na fronteira com a Rússia, e agravada pelo fornecimento de armas e mercenários russos a grupos separatistas.

Atualmente, a missão conta com vários escritórios em diferentes localidades e 55 observadores na Ucrânia, que viajaram para verificar e documentar a destruição e os crimes cometidos desde 24 de fevereiro, quando a guerra começou.

Bogner disse que, desde então, a forma como a Rússia conduz as hostilidades mudou, já que passou de atacar alvos militares para bombardear áreas povoadas, com o consequente impacto sobre a população.

Leia Também:

Mais de mil militares ucranianos, incluindo centenas de feridos, ainda permanecem no complexo siderúrgico de Azovstal, cercado por tropas russas em Mariupol, disse hoje a vice-primeira-ministra ucraniana à agência de notícias France-Presse (AFP).

Após a retirada de todos os civis com a ajuda da ONU na semana passada, "mais de mil" militares, incluindo "centenas de feridos", permanecem nas galerias subterrâneas deste vasto complexo industrial, declarou Iryna Vereshchuk à AFP por telefone.

"Há feridos graves que exigem uma retirada urgente", afirmou a vice-primeira-ministra ucraniana.

Iryna Vereshchuk também desmentiu a informação de que ainda haveria civis no complexo siderúrgico, passada por duas autoridades regionais.

"Isso não é verdade", disse a vice-primeira-ministra, indicando que o líder do regimento Azov "afirmou oficialmente" a funcionários do Governo ucraniano e a um representante da ONU "que nenhum civil, nenhuma mulher, criança ou idoso permaneceu em Azovstal"...Ler Mais


Notícias ao Minuto  10/05/22 

O investigador especialista em Defesa Rob Lee diz que este será o primeiro vídeo em que podemos observar os canhões Howitzer de 155 mm.

A administração Biden e os países da NATO dizem estar a fornecer armas à Ucrânia com base no que as forças ucranianas dizem precisar. 

No mais recente pacote de ajuda à Ucrânia, foi enviado pelos norte-americanos equipamento no valor de 758 milhões de euros. Entre a ajuda militar já enviada, estão incluídos helicópteros Mi-17, canhões Howitzer de 155 mm e mais drones Switchblade.

Segundo o investigador especialista em Defesa Rob Lee, num post no Twitter, este é o primeiro vídeo onde se pode ver as forças armadas ucranianas a utilizar canhões Howitzer, enviados pelos Estados Unidos. 

Segundo o mesmo, as imagens serão captadas no leste da Ucrânia. 

O presidente norte-americano Joe Biden aprovou esta segunda-feira uma atualização ao 'Lend-Lease Act', uma medida que permitiu aos Estados Unidos acelerar o envio de armas durante a Segunda Guerra Mundial para os países aliados, apoiando na luta contra a Alemanha nazi.

A medida, que já fora aprovada no final de abril pelo Congresso, permitirá agora aos Estados Unidos acelerar o armamento das tropas ucranianas, no combate à invasão russa.

Na Casa Branca, Joe Biden afirmou que os Estados Unidos apoiam o povo ucraniano na sua "luta para defender o seu país e a sua democracia contra a guerra brutal de Putin".


O número de pessoas deslocadas internamente na Ucrânia devido à guerra iniciada pela Rússia ultrapassou a marca de 8 milhões, mais 24% do que os valores publicados anteriormente, anunciou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A estimativa da organização, feita com base numa pesquisa realizada entre 17 de abril e 03 de maio, adianta que a maior necessidade referida pelos deslocados é apoio financeiro.

Segundo o relatório da OIM, dois terços dos entrevistados identificaram o apoio em dinheiro como a sua principal necessidade, um número muito superior aos 49% que pediam sobretudo ajuda financeira no início da guerra.

Mais de 70% dos entrevistados disseram precisar de dinheiro para cobrir despesas de alimentação e/ou médicas...Ler Mais

Notícias da Guiné-Bissau: Atualidade Nacional 9-5-22 ...RTP África Repórter África

Bissau: Cerimônia de Abertura de VII Seminário e Assembleia Geral Extraordinária da Organização das Instituições Superiores de Controlo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Presidente da República Umaro Sissoco Embalo preside a Cerimônia.

PM de Cabo-verde, José Ulisses Correia no Parlamento da Guiné-Bissau.

Lançamento da Publicação sobre a Contribuição das ISC da CPLP para a Agenda 2030

Presidente Parlamento Cipriano Cassama recebe o PM de Cabo-verde, José Ulisses Correia e Silva em visita de Estado_BISSAU .